O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 1 de junho de 2015

A anos-luz das falsidades que se querem passar como verdades absolutas

. 35 comentários
E pronto, é isso...

Do seu 11 base, da primeira para a segunda época, Jorge Jesus perde:
David Luís, Di Maria e Ramirez

Da segunda para a terceira perde Fábio Coentrão e Sálvio (emprestado)

Da terceira para a quarta perde Witsel, Javi e Bruno César (suplente muito utilizado)

Da quarta para a quinta perde Matic

Da quinta para a sexta perde Markovic, Enzo, Cardozo, Siqueira, Rodrigo, Oblak e Garay

E da sexta para a sétima perde Gaitan (muito provevelmente) e só não perde Sálvio porque os Deuses ajudaram.

Ou seja, de seis onzes de Jesus, Jorge Jesus só perde 17 (18 se contarmos com Bruno César) jogadores absolutamente fundamentais.

Fora deste lote mas ainda assim importantes poderíamos incluir Saviola e Aimar mas, fiquemo-nos pelos 17/18, porque 20 já parece demais!

E tem muita malta aqui, a lata de rotular estes seis anos de Jesus como os anos dos maiores investimentos de sempre! Podiam arranjar qualquer rótulo mais honesto como os anos das maiores vitórias dos últimos 30 anos, os anos das maiores vendas de sempre, os anos dos maiores lucros de sempre de uma política de transferências, os anos do melhor futebol visto na Luz nos últimos 30 anos, mas não... O que se arranja para resumir tudo isto, para se resumir o trabalho do treinador português mais titulado de sempre do Sport Lisboa e Benfica é... os seis anos do maior investimento de sempre!

E é assim que cada um constrói a sua verdade!

A política de continuidade no Benfica é uma treta, como treta é invocar os seis anos de Jesus como um projeto de longo prazo, como se lhe tenha sido dado neste tempo oportunidade de melhorar de uma época para a outra o quer que seja ou partir para a época seguinte um passo à frente de onde estava dois meses antes! Jorge Jesus recomeçou sempre atrás, excetuando a época passada se quisermos onde os danos só chegaram em Janeiro, ainda assim um ano em que ganhámos tudo internamente e chegámos à final da Liga Europa!

A única coisa que em seis anos aumentou com Jesus de uma época para a outra foi a exigência e a responsabilidade! Nunca o investimento, como alguns gostam de lançar para o ar! Mesmo este ano com um plantel globalmente pior que os anteriores, claramente inferior ao do maior rival, como se vê, três vitórias não chegam para satisfazer alguns. Faltou a Liga dos Campeões caramba, com o Pizzi e o Talisca no miolo a distribuir cartas!

Quando se quiser comparar Jesus aos grandes treinadores europeus, compare-se também nestas coisas...

Que se comparem seis anos de Ferguson no Manchester com seis anos de Jesus na Luz, mas também nestes pormenores...

Nas oportunidades que certos treinadores têm de todos os anos manterem o que de melhor têm e se reforçarem com o que de melhor os outros têm, com outros treinadores que todos os anos perdem aquilo que de melhor têm, e para os quais têm de inventar novas soluções em cima do joelho, voltar ao trabalho de base, disfarçados depois com estes epítetos que alguns inventam de mascararem tudo isto com “trabalho de continuidade", que na realidade não existe!

Continuidade uma ova! Continuidade não é vender todos os anos um ou dois craques para um clube da Rússia que paga o que nós não podemos pagar, e a quem depois se nos exige a obrigação de ganhar e os eliminar no mesmo grupo da Liga dos Campeões! Isto é um contrassenso de todo o tamanho!

E que isto não sirva para que se pense que tento elevar Jorge Jesus ao nível dos Deuses! Tem defeitos e coisas menos boas, às quais nunca tive problema nenhum em referir.

Mas que também não serve para me demover da profunda convicção que tenho, que para esta altura Jorge Jesus se andar a bater de igual para igual com os grandes tubarões europeus, com os tais treinadores de elite que Deus perdoe que se tente comparar Jesus com eles, não teriam sido precisos investimentos de 30 nem de 40 milhões por cabeça! Bastaria apenas um clube com capacidade de aguentar de ano para ano os seus melhores jogadores!

Andar-se anos a fio, há falta de melhores argumentos, a invocar-se o investimento como razão para o sucesso alcançado, para tudo o que de bom se fez e que qualquer outro faria, é de uma desonestidade intelectual de todo o tamanho!

Investimento uma ova! A não ser que se chame investimento a uma politica em que todos os anos se vendem os consagrados por uma pipa de massa e se traz sangue novo por muito menos dinheiro, porque obviamente é necessário substituir aqueles que saem com jogadores inexperientes ainda por polir, e na esperança de que um dia possam atingir o sucesso daqueles que vieram substituir.

Que se dê a oportunidade a Jesus de todos os anos manter os seus melhores jogadores, que todos verão que o argumento da necessidade de investimento cai por terra. O investimento é uma necessidade, porque o desinvestimento é uma realidade indesmentível, tão simples como isso!

Depois claro, podemos também invocar que nesta roda viva de saídas em catadupa, muitos dos reforços não corresponderam ao que se esperava deles...

Mas aqui já não interessa comparar Jesus aos treinadores de elite europeia...

Aqui já não interessa lembrar que Van Gaal só este ano gastou 200 milhões em reforços e nem um se impôs com a categoria que se exigia... Já para não falar nos Mangalas e nos Fernandos do Pellegrini, nos Bales do Real Madrid, ou dos Quadrado e dos Schurles do Chelsea...

Aqui não! Aqui já todos os treinadores de elite podem falhar em jogadores de 30 milhões para cima, MENOS Jorge Jesus que tem de acertar em todos aqueles que vêm por 5, 8 ou 10 milhões, e que só vai buscar porque a isso o obrigam!

São esses os argumentos que alguns querem invocar para discutir comigo os méritos ou deméritos de Jorge Jesus nestes seis anos de Benfica?!

A esses, àqueles que durante seis anos só encontraram razões para dizer mal eu lanço um desafio:

Que sejam capazes de escrever duas páginas sobre Jorge Jesus em que refiram apenas os méritos destes seis anos... Há muita coisa boa por onde pegar assim haja essa vontade, e aí sim, teremos as bases lançadas para uma boa discussão que se quer sadia.


Mas também entendo claro a impossibilidade da concretização desse desafio, tendo em conta ódios de estimação assumidos, e o enviusamento em função disso da realidade a que se assistiu (e leu) durante os últimos seis anos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Bom Post.
    Quanto aos anos de maior investimento, claramente os anos de maior investimento foram as épocas anteriores a Jorge Jesus, onde se investiu no Estádio, Pavilhões e Centro de Estágio.

    Também é verdade que tem existido desinvestimento (no plantel) nos últimos 6 anos.
    Apenas contratamos jogadores que equivalem a 40% do valor das vendas, nos últimos 6 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas para alguns a lógica é esta:

      Eu tenho um património de 100 casas, e a partir de agora todos os anos compro 5 e vendo 15. Daqui a 9 anos em vez de 100 já só tenho 10 casas!

      Mas como nesses 10 anos comprei 5 casas e dantes só comprava 3 sem ter de vender nenhuma, esses 10 anos passaram a ser os de maior investimento de sempre, mesmo que o meu patrimonio tenha sido reduzido drasticamente.

      É essa a matemática de algumas pessoas!

      Eliminar
    2. Anónimo2/6/15 12:57

      ... Intelectualmente mentirosas essas teorias. Estes 6 anos SIM foram os de maior investimento financeiro no plantel. Dizer isto no entanto é intelectualmente mentiroso também. O SLB só vendeu tão bem nestes anos porque desde que entrou o JJ o LFV fez o investimento que fez (e novamente, estou a falar apenas do plantel). Agora, sim também é verdade que dizer "o JJ foi alvo do maior investimento de sempre no SLB" é querer esconder que com JJ também tiveram o maior retorno de sempre.
      No meio disto, onde fica o passivo? Esta pergunta não está a querer esconder o investimento em infraestruturas, que tal cm disseste foram feitos antes de JJ (e cm todos sabemos não se pagam a pronto, mal fora).

      Eliminar
    3. Anónimo2/6/15 13:13

      EDIT: Com o que disse em cima não estou a tentar esconder que o JJ desde que aí está tem valorizado sempre os jogadores que entram na equipa principal.

      Eliminar
  2. E o Siqueira? Não era titular?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escapou esse! Foi à pressa! Mas é somar mais um ao lote! :)

      Eliminar
  3. Anónimo1/6/15 21:31

    Amanhã não sei, mas neste momento jesus é a nossa melhor opcao

    PM

    ResponderEliminar
  4. Caro Redmoon,

    Tiro o chapéu. Muito grato por este seu texto.

    Abraço,
    Isaías

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/6/15 21:41

    "Da terceira para a quarta perde Witsel, Javi e Bruno César (suplente muito utilizado)"

    Esta foi quanto a mim a melhor temrada de Jesus, 12&13, perde em Agosto Javi e Witsel, e "coze" em competição, de um 8, molda um 6, e de um ala cria um 8, JJ qual artifice criou Matic/Enzo, e gera valor desportivo e financeiro!

    "Da quinta para a sexta perde Markovic, Enzo, Cardozo, Rodrigo, Oblak e Garay"

    Falta Siqueira, e Cardozo nao era titular absoluto, e perdeu Salvio nessa temporada durante 6 meses!


    JJ ja renovou?

    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui claro:

      1- JJ sai;

      2- Rui Vitória - entra;

      3- iNani - assina.

      Quanto ao resto apenas floreados de circunstância.

      Brunão continua no jogo do xadrez. Quem dará o xeque-mate?

      Eliminar
    2. JJ já não vai para o Scp? Por amor de Deus...
      Jesus já cedeu...quinta renova...deixe de alimentar tretas!

      Eliminar
    3. Anónimo2/6/15 02:24

      Caro amigo. A continuidade ou n de JJ no Benfica sera decidida no dia de hoje com uma reuniao entre as partes. Caso JJ n continue, o treinador melhor posicionado e Marco Silva.

      Quanto ao Nani, o jogador pediu tempo para analisar outras possibilidades.

      Abraco

      Daniel M.

      Eliminar
  6. Anónimo1/6/15 21:51

    Excelente post até que enfim que alguém neste blog escreve de verdadeiro Interesse dos benfiquistas , porque de falsos benfiquistas e com muito ódio em relação há direção do Benfica e ao próprio Jorge Jesus estão os benfiquista fartos.Estes do contra o que eles gostariam era que o Benfica tivesse um presidente tipo burro de carvalho e um treinador rui chouriço.
    Benfica sempre.

    ResponderEliminar
  7. Edumarquez1/6/15 21:53

    Caro Redmoon, tocas-te num ponto fulcral... na saída de jogadores chave do onze de época para época, algo que não acontece em nenhuma equipa de topo com os badalados treinadores de topo! Será que treinadores como Mourinho permitiriam perder mais de meio onze de uma época para outra, como aconteceu no Benfica na época passada para esta?! e se acontecesse, será que tinham arcaboiço para começar do zero e continuar no topo?!
    Relembro-te Redmoon que da época passada para esta, para alem de perder-mos os jogadores que referis-te, perdemos também o Siqueira, e o fejsa (lesionado praticamente uma época). Sem falar sequer da perda de jogadores fulcrais na equipa, devido a lesões, em alturas importantes da temporada.
    Vejam o que aconteceu a Guardiola esta época, a quando de perda de 3 jogadores do onze para lesões... só não perdeu o campeonato, porque tinha uma vantagem pontual enorme, de resto foi tudo de vela (champions, taça), as ultimas jornadas no campeonato foram penosas!!!
    Aquilo que eu gostava de ver discutido, era por exemplo, o porquê de o Benfica não ter sofrido golos de bola parada esta época... será sorte?! será o acaso?! será dedo do treinador?! Será que o treinador JJ limitado e sem capacidade de evoluir, passou a perna a maior parte desses monstros sagrados e pôs a equipa a defender cantos de uma forma única, com a precisão de um relógio suiço?! forma essa, que não ha-de faltar muito e vamos ver equipas por essa europa fora a fazer da mesma forma?!

    Isto é que são discussões produtivas, é com este tipo de discussões que se consegue aferir melhor e perceber a qualidade de um treinador... mas atenção, não é vir agora para cá, arranjar uma época em que o Benfica tenha sofrido golos de bola parada e dizer... ah e tal afinal o Benfica sofre de bola parada, o JJ não é nenhum monstro das bolas paradas etc etc.!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres melhor exemplo do que o do Borussia Dortmund? Clube fantástico, treinador fantástico, mas que tal como o Benfica não pode resistir aos milhões que lhe são oferecidos pelos melhores jogadores.

      A perder constantemente os melhores jogadores, que milagres operou Klopp este ano? Pois, nenhuns!

      Eliminar
  8. Caro Redmoon, que a clarividência esteja sempre contigo!
    E que esteja sempre no meio de nós!

    ResponderEliminar
  9. Jesus 'recebe' uma equipa para 2014/15 em queda livre devido às saídas e os maus jogos de pré-época mostraram que JJ teria que "inventar" muito para criar uma equipa competitiva. E JJ "INVENTOU"! Sem a qualidade individual da época anterior (Rodrigo, Enzo e Matic assim à cabeça) conseguiu criar um coletivo fortíssimo capaz de bater um Fuitócuporto com uma qualidade individual muito superior à do Benfica. Odeio colocar-me neste papel mas tal como diz o A.Oliveira (não foram exatamente estas as palavras mas não me apetece googlar o nome do gajo) "o Jesus com este plantel do FCP virava o campeonato com 10pontos de avanço".
    O JJ é claramente o melhor treinador para o Benfica porque é, de longe, o melhor treinador em Portugal! Falem lá dos investimentos e tretas acerca de salários mas se o JJ se mantiver o Benfica é claramente primeiro candidato a ganhar o 35... Eu sei que os do #vocêssabemlá é que dizem partir na Pole Position mas quem tiver Jesus nas fileiras é que pode dizer CLARAMENTE que parte como favorito.
    Factos sobre JJ:
    2010 - campeão com 2 derrotas (FCP 3º com quatro derrotas - Braga 2º com três derrotas (lembram-se que foi a equipa deixada por Jesus?))
    2011 - 2º lugar com sete derrotas (FCP campeão com zero derrotas)
    2012 - 2º lugar com três derrotas (FCP campeão com uma derrota)
    2013 - 2º lugar com uma derrota (FCP campeão com zero derrotas)
    2014 - campeão com duas derrotas (FCP 3º com sete derrotas)
    2015 - campeão com três derrotas (FCP 2º com duas derrotas)
    Será que ninguém consegue perceber excelência no trabalho de JJ? Com Jesus ou é campeonato no bolso ou lutar até ao fim, taco-a-taco, com exceção na época brilhante de Libras Boas em 2011.

    ResponderEliminar
  10. Por onde andam aqueles que diziam que o JJ tinha renovado??

    Bem me parecia que iam fugir. Parecem hienas de gemido poliédrico.

    Por onde andais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só começaram a reunir-se agora...treteiro!

      Eliminar
  11. João Couto1/6/15 23:19

    Para defenderes JJ escusavas de atacar o Benfica! Levas a discussão para o Deus e o diabo!

    JJ é um dos melhores treinadores do mundo, mas pôde demonstrá-lo no Benfica. Não sei o que fará o Benfica sem ele nem o que fará ele longe do Benfica!

    O que o Benfica não merece é a tua doutrina! Ele não é salvador do que quer que seja! Ele (lá está, parece que estou a falar de Deus), não é único! Merece o melhor e estou-lhe muito grato mas, reconheço, da formação zero, é vê-los brilhar longe e na liga dos campeões!

    Como pode um clube com tão boa (como nunca na história) formação, conviver com um treinador muito bem pago e que não aposta na formação e isto em tempo de vacas magras! São 45 milhões, em três jogadores, que para o ano vão jogar a liga dos campeões e como titulares!

    O problema não é JJ ir-se embora, é quem o substituirá! Se ele se fosse e por exemplo o substituto fosse o Vitor Pereira eu não ficaria muito preocupado! E viria por muito menos dinheiro!

    Fica-te mal tanto desrespeito pelo clube. Olha para as modalidades e, se não for da continuidade, de JJ não é, pois ele é só treinador de futebol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se JJ é tão primordial ao Benfica, e tem o mérito de fazer milagres com tantos jogadores que depois o Benfica vende, porque razão nenhuma equipa interessante a nível, já só digo europeu, o vem buscar a custo zero? Talvez porque não reconheçam em JJ as qualidades que aqui em Portugal lhe querem atribuir. Os clubes que estão interessados nele podem-lhe dar dinheiro a ganhar, mas não lhe dão prestígio. Com a idade dele, embora ele talvez não precise, talvez fosse melhor ir um ano ou dois ganhar umas boas massas e depois reformar-se.

      Eliminar
  12. Anónimo1/6/15 23:28

    Excelente análise sobre o trabalho de um treinador que devolveu à maioria dos benfiquistas a alegria das vitórias e o prazer de voltar a ver futebol como desde há muito não se via no Estádio da Luz. Independentemente do que vier a acontecer, tenho como dado adquirido a gratidão que os benfiquistas sentem pelo trabalho desenvolvido pelo J.Jesus.
    Não entendo nem aceito a perseguição que lhe tem sido movida por uma certa C.S. e sobretudo por alguns elementos de uma certa estação de televisão privada; como se a sua baixa literacia alguma vez tivesse sido um obstáculo e um travão, ao desenvolvimento das suas capacidades e ao seu profundo conhecimento do mundo do futebol.
    Quem pretende ver ópera no Royal Albert Hall, sabe de antemão que tem de abrir os cordões à bolsa :-)

    Porteiro do Inferno

    ResponderEliminar
  13. Anónimo1/6/15 23:28

    a soluçao e tao facil marco silva benfiquista po benfica jj sportiguista po sporting e o benfica fica melhor servido com um tecnico mais novo e com ganas de vitorias vitor luis

    ResponderEliminar
  14. Nunca se teve orçamentos e gastos com contratações como de 2009 para cá. Ponto final, parágrafo, travessão.
    É factual. Defender o contrário é não ter o mínimo de boa fé.
    Se também houve mais receitas com vendas. Obviamente. Na maior parte das vezes, uma coisa leva a outra. Se perdeu jogadores, perdeu, mas os anteriores treinadores não perdiam porque nunca chegavam a ter plantel quantitativamente e qualitativamente tão valioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...ou porque não conseguiam valorizar o que tinham. ... o di maria foi contratado antes do Jesus e todos o consideravam flop e queriam despacha-lo, por exemplo.

      Eliminar
    2. Anónimo2/6/15 01:10

      Petruci,

      Completamente errado, ja estava no Benfica de Quique, Cardozo, Maxi, Luisao, David Luiz, Coentrao, Aimar, Ruben Amorim, Katsuranis, Suazo (emprestado), Jorge Ribeiro, Quim, Leo, Nuno Assis, Di Maria, Carlos Martins, Reyes (emprestado), Nuno Gomes...........

      Pela tua logica esses foram de borla.......e nao me lembro de terem valorizado com os treinadores anteriores, grande parte dos q sairam por milhoes depois estavam no tempo do Quique, encostados.........

      Obvio q apos valorizaçao existe a possibilidade de reinvestimento e somas mais avultadas, pq anteriormente era sempre a inchar.

      Tenho duvidas q o nosso plantel actual seja tao caro como era o do Quique.........como se falou aqui, desinvestimento.

      Zé Moina.

      Eliminar
  15. Toda esta conversa sobre Jorge Jesus já vem da pré-história. Mas quem olha para isto desassombradamente, e um Benfiquista não tem que ser um tolinho faccioso, cuja paixão pelo Clube lhe tolde o raciocínio, vê claramente que Jorge Jesus é um treinador de topo, um homem que subiu a pulso e foi cimentando a pouco e pouco o seu saber. O Benfica está muito grato pelo sucesso que este treinador lhe trouxe e JJ está muito grato pelo Benfica lhe ter dado a possibilidade de expor toda a sua sabedoria. A mim, não me interessam as estatísticas, os investimentos, os títulos, os resultados para aferir que Jesus é um grande treinador. Basta observar! Todos aqueles que dizem mal fá-lo-ão na maioria das vezes por motivos inconfessáveis, alguns por razões inconscientes, outros apenas porque são idiotas. Não querendo parecer arrogante, devo dizer que existe muita gente que nem a esquerda e a direita percebe muito bem, confundindo-as, quanto mais reconhecer talento num treinador de futebol... Se o projeto que LFV lhe apresentar for aliciante, JJ fica. Se quiser partir para outra aventura, desejo-lhe as maiores felicidades. O Benfica, esse, continuará a existir, mesmo que volte a fazer uma longa travessia no deserto...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo2/6/15 00:14

    RedMoon, desculpa, mas estás a mais neste blogue, onde diariamente se publicam vómitos de aziados ( alguns deles até ofensivos) doutros clubes, enquanto se censuram os de benfiquistas, como já aconteceu comigo, que o sou já lá vão mais de 60 anos. Parabéns pela tua lucidez, e um abraço.

    Diamantino Cunha

    ResponderEliminar
  17. RedMoon deixa lá isso rapaz, se eu escrevesse para o blog nem me dava ao trabalho de reponder ao Shadows. Basta ler um ou dois posts para perceber que dali não vem nada construtivo, por isso já deixei de ler os posts dele há muito tempo.
    A melhor resposta que lhe podem dar é escreverem os vossos posts com argumentos lógicos e racionais e deixar que o tempo se encarregue do resto... afinal, os cães ladram e a caravana passa. E neste momento o condutor da caravana está lá muito bem.
    Abraço benfiquista.

    ResponderEliminar
  18. da minha parte, não respondo pelos outros, quando falo que este treinador teve muito mais recursos à sua disposição, se lhe quiseres chamar investimento chama, do que outros treinadores que o antecederam é com base naquilo que custou cada plantel.
    vai lá então somar o que custuram todos os jogadores que compuseram os planteis do camacho, do trappatoni, do koeman, do fs, do quique e o faz o mesmo aos seis planteis à disposição deste treinador e vais chegar à conclusão que apenas o quique teve os mesmos recursos todos os outros ficam a milhas.

    outra coisa que podias fazer era ir ver quantos jogadores é que sairam de uma epoca para a outra e quantos desses é que sairam não por obrigação financeira mas porque o treinador já não os quiz, posso te dizer uma coisa o numero é enorme.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo2/6/15 02:27

    - Reuniao decisiva no dia de hoje para decidir continuidade ou saida de JJ.

    - Caso JJ saia o treinador melhor posicionado e Marco Silva.

    - Nani pediu tempo para analisar outras possibilidades pk quer jogar em Espanha ou Italia.

    Abraco

    Daniel M.

    ResponderEliminar
  20. NauBenfica2/6/15 09:23

    Nem mais, REDMOON!

    PS:
    Como pode um benfiquista querer Vítor Pereira a treinar o Glorioso, como vou lendo aqui e acolá? Vítor Pereira?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking