O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Uma saída de Jorge Jesus será o nosso "Apocalypse Now"?

. 34 comentários

Será Jorge Jesus o coronel renegado visto como um Deus entre a "tribo" de benfiquistas e será Luis Filipe Vieira o "Capitão Willard" que irá procurar "acabar" com coronel?

Eu assumo a minha preferência pela permanência do treinador. Já aqui expliquei e não vou voltar a repetir, mas estou longe de considerar isso o fim do Mundo se não acontecer, mas mesmo muito longe disso. Sempre defendi que Jesus é melhor que podemos pagar, mas não é seguramente o único que pode levar o SLBenfica a vitórias. 

Com mérito de Jesus, muito mérito, mas acima de tudo com mérito do actual Presidente (não confundam isso com concordar com tudo o que é feito, porque sabem que não concordo), o actual SLBenfica depende muito menos de Jesus do que o SLBenfica que venceu em 2009/10 e mesmo o SLBenfica que venceu em 2013/14. Nos últimos dias tenho tentado explicar isso mesmo e creio que os menos dependentes de dogmas na leitura das opiniões que expressamos, concordarão comigo.

A imprensa tem trazido a lume nomes como Marco Silva, alegadamente o treinador de saída do SportingCP (que estupidez!), Rui Vitória, Vitor Pereira e José Peseiro. Está claro que a preferência de Luis Filipe Vieira, a fazer fé nestas notícias é por um treinador português e com provadas dadas, não necessariamente com títulos conquistados.

Destes, arrisco que Vitor Pereira talvez seja o mais bem preparado por aquilo que demonstrou ser capaz no FCPorto. José Peseiro deixou obra feita no SportingCP mas depois disso nunca mais chegou a planos semelhantes. Marco Silva gosto imenso, mas ainda não me convenceu o suficiente para uma máquina tão grande como a do SLBenfica (não se pode comparar com a "maquinazinha" que é o Sporting). Já Rui Vitória deixa-me como "mixed feelings" pois é um grande benfiquista e não tem vergonha de apostar na formação - mas também nunca teve um projecto em que pudesse não apostar, por outro lado, nunca deslumbrou.

Muitos consideram que nenhum destes está ao nível de poder dar continuidade ao que Jesus fez. Não concordo de todo. Uns têm melhores qualidades e piores defeitos, mas no geral considero que com poucos recursos o Jesus é melhor... mas como recursos, organização e estrutura de qualidade como tem o Benfica... são quase todos equivalentes no que devem ser as funções de um treinador numa estrutura da dimensão do SLBenfica.

Mais uma vez, mas se eu pudesse escolher entre a continuidade e renovação, optaria pela continuidade. Porém, não me assusta a renovação da estrutura técnica, na medida em que penso que hoje em dia é mais verdade aquela frase do capitão Mário Wilson "no SLBenfica qualquer um se arrisca a ser campeão".

Agora, há uma coisa que é preciso ter cuidado: mudar a estrutura técnica é uma coisa. Mudar a estrutura técnica e também mudar a estrutura base da equipa e/ou a estratégia de construção do plantel já pode ser arriscar de mais.

O que quero com isto dizer é que o impacto de vender Gaitan e Salvio, claramente os dois elementos mais relevantes do sucesso desta temporada, será tão menor quanto menos coisas mudem no clube.

E nem sequer quero aqui pensar em que o SLBenfica permita a saída de Luisão e Maxi Pereira. Luisão fala-se sempre nisso e Maxi está em final de contrato. Saírem o treinador, os dois capitães e os dois jogadores mais relevantes da equipa... isso já seria brincar com o fogo.

Se sair Jesus, qualquer outra mudança tem que ser avaliada muito criteriosamente e esse sim é o factor que me preocupa.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

34 comentários

  1. Vou arriscar o enxovalho, mas aqui vai: O Benfica para provar que já tem uma estrutura que ganha Ligas precisa que JJ vá embora. Após o passo que foi a conquista do bicampeonato, só falta este objetivo para inverter totalmente o paradigma das últimas 2 décadas. Qdo não dependermos de um Messias para nos levar à vitória então estaremos no topo. Abraços benfiquistas de um maritimista do Funchal que vai à final da Taça da Liga ver e gozar o jogo da sua vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica não tem que provar nada, só tem que ganhar mais nada.

      Juca Chaves

      Eliminar
  2. Não tenho dúvidas de que JJ é um treinador de elite mundial. Ponto.

    Mas isso nada tem a ver com achar que "é um deus". Nada disso. Quanto ao Benfica: obviamente deve renovar. E deve oferecer-lhe um contrato igual ao anterior. 2 anos, mesmo salário. Se ele sair, que seja porque teve proposta muito aliciante e não porque LFV teimou em querer cortar-lhe no salário. Jesus é barato! Caro este ano foi o Lotopegui.

    Se JJ sair? Vitor Pereira é bom treinador. Marco Silva também parece ser. Rui Vitória já acredito menos que possa ter êxito num grande.

    Mas não acredito que NEM UM DELES tivesse sido campeão com um plantel de manéis, que perdeu 6 titulares no verão e outro em janeiro, com diversas lesões pelo meio.

    E este plantel vai provavelmente perder gaitan e sálvio. ainda será mais de manéis. Querem êxitos europeus??? Acordem. Isso não pode ser com manéis, nem que tivéssemos a treinador um curzamento de Guardiola com Sacchi dos anos 90 com Rinus Michels dos anos 70.

    ResponderEliminar
  3. Se há coisa que estes 6 anos mostram é que até no porto que ganhou bis, tris, tetras e pentas nos últimos 30 anos o treinador não é uma peça qualquer. Os tempos de que qualquer treinador no Benfica se arrisca a ganhar já passaram. Não é por ganharmos um bi que isso mudou. Um pouco de humildade e menos sobranceria (ou noção da realidade) dava jeito. Por ganharmos 2 anos parece que os que até agora só criticavam agora andam cheios de peito. O Porto encheu de de bis tris tetras e um penta e não é qualquer um que ganha lá porque agora temos um treinador que lhes dá luta. É claro que se jj sair o Benfica continua e continua grande, enorme, o maior de todos. Mas com ele estamos mais perto de ganhar outro campeonato.
    Tendo em conta que não se sabe se ele permanecerá acho que não se devia entrar em especulação sem sentido.
    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Nuno, até porque os tais BI, Tris, Tetra e Penta que o Fruta Corrupção do Porto foram ganhos e muito, não pela qualidade ou falta dela dos treinadores que estiveram presentes nessas conquistas, mas sim pelos árbitros heróis corruptos ao serviço do Pinto da Costa.

      Juca Chaves

      Eliminar
    2. Caro juca o ponto principal do comentário não são as arbitragens mas o facto de se acreditar que a estrutura ganha campeonatos, aliás o facto de o Porto controlar as arbitragens e mesmo assim precisar de um bom treinador ainda mais comprova o argumento de ser sempre necessário ter o melhor treinador possível. Ora se nem numa estrutura com o cadastro da do Porto se pode negar a importância do treinador quanto mais numa estrutura que ganhou um bi passados 30 anos. Há pessoas que acreditam (ou tentam fazer acreditar) que por ganharmos 2 campeonatos que temos uma hegemonia consolidada sendo que as mesmas pessoas no início do ano diziam que íamos lutar com o braga... E de lutar com o Braga até qualquer um ganha vai uma distância muito grande!
      Nuno

      Eliminar
    3. O treinador é fundamental na estrutura! Não venham com as teorias da boa organização porque essa só é demonstrada como um todo, ou seja, as pessoas que a compõem e o treinador faz parte dela. O contrário é que ocorre, um bom treinador numa má organização não faz milagres.
      O Benfica para continuar a ganhar terá de ter sempre um bom treinador!
      António F

      Eliminar
  4. nunca poderemos saber se não acontecer... sinceramente que se jesus garante trofeus não sei se outro treinador com qualidade não o conseguirá também... depois de ver 1 equipa que em 6 trofeus na epoca passada conquistou 4 perdendo 16 jogadores sendo destes 7 titulares e depois duma sangria destas com 1 equipa muito inferior arrisca-se a ganhar 3 em 6 esta epoca, acredito em tudo!
    Não deixa de ser interessante também achar o treinador mais parecido com jj ser o vitó! e ambos tem 1 coisa em comum não apostam em jogadores de formação, e gostam de investir!
    1 solução mais de contenção passava por rui vitoria ou marco silva!
    JJ existe jogadores que jamais jogarão na sua equipa ao contrario de outro qualquer treinador que va aparecer!
    Existem jogadores com muito potencial emprestados ou na equipa b, sendo que as posições de gr suplente e extremos que ocupem desde ja a titularidade são as que não temos soluções!
    Acho que vão sair Artur (fim da linha), Maxi e Gaitan (infelizmente), Ola John e acredito Lima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... só que JJ é futebol espetáculo e assistências garantidas, já com Vitor Pereira bem pelo contrário; futebol enfadonho, assistências fraquinhas, adormecidas e aborrecidas com aquele futebol de posse estéril, sempre na esperança que apareça um Pedro Proença para desbloquear o jogo, um pouco á imagem de Flopetegui... o problema aqui é que o Benfica não tem árbitros heróis e nem o seu presidente recebe árbitros em casa para dar aconselhamento matrimonial.

      Juca Chaves

      Eliminar
  5. "...não tem vergonha de apostar na formação." Vergonha tenho eu de benfiquistas que insistem que Jesus não aposta na formação. Jesus aposta na qualidade e competência! Isso existe na formação? Sim: André Almeida e André Gomes. O primeiro André aposta continuada. Querem mais? O JJ também. Venham eles que ele aposta. Agora, apostar só porque é formação... O treinador acaba de conquistar o bicampeonato apostando em quem ele entende e continua-se a malhar na história da formação! Não têm qualidade suficiente? Vendam-se 2 ou 3 por época a 15 milhões cada e a aposta na formação está ganha!

    Claro que existe vida para além de JJ. O Benfica não irá acabar quando ele sair. Mas compreenda-se que vão ser tempos muito complicados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por repetirem muitas vezes que o André Almeida (que veio para a Luz no primeiro ano de sênior) vai passar a ser da formação, tal como o André Gomes que veio no último ano de Junior...

      Mas podes continuar a tentar

      Eliminar
    2. Isso não interessa para nada. Não são formação? Who cares? Interessa é ter uma equipa competitiva e ganhadora, sendo ou não constituída por jogadores da formação. Custa assim tanto entender isso? O que é que me interessa integrar 5 jogadores da formação e ficar em terceiro lugar na liga e ter que ir ao play off da Champions? Tu queres ganhar campeonatos ou formar jogadores? Quando as duas se conjugarem, melhor! Mas isso não tem a ver com qualquer embirração do treinador. E então o JJ que adora moldar jogadores ( Matic, Enzo, Samaris, Pizzi...) porque não acharia interessante pegar em miúdos da formação? Simplesmente eles não chegam em número e em qualidade às suas mãos. Veremos na próxima época o que vai acontecer. Se ele pegar no Guedes e no Teixeira será que vão parar de dizer que ele não aposta na formação?

      Eliminar
    3. mas por exemplo que se jj apostasse em jogadores como a.gomes e bernardo seriam 1 aposta ganha e poupava-se em cristante 6 milhoes e talisca 4 milhoes... 10 milhões á vida! JJ disse que so apostaria num jogador de formação que para ele tem qualidade... Guedes! Fora este parece gostar de lindelof e teixeira... todos os outros para ja não contaram em nada!
      Chegar 1 rui vitoria ou marco silva e pegar na equipa que conhece, nos jogadores da formaçao que conhece, no campeonato que conhece podera o benfica competir sem ter que investir muito...ou nada

      Eliminar
    4. Apostar por apostar na formação é querer andar a discutir o acesso às pré-eliminatórias da LC com o Sporting e o Braga.

      Juca Chaves

      Eliminar
    5. paulo, aí estamos a entrar no campo dos «ses», tão do agrado dos escribas deste blog. Tu não sabes se era uma aposta ganha. Pensas que seria mas não podes ter a certeza. E pegando nisso para criticar as opções do treinador não é correto. Também podes ver a coisa noutra perspetiva: esses 10 milhões (que não foram à vida porque foram transformados em ativos) foram colmatados pela venda do André Gomes e ainda sobraram 5 milhões.

      Eliminar
  6. Abelourinha22/5/15 00:12

    Tenho a certeza que o JJ será o '' novo'' treinador do Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Quando se fala na possibiliadade de Vitor Pereira treinar o Benfica, tá tudo dito.

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião, JJ, a trabalhar sempre sozinho nestes 6 anos, merecia uma estatua ao lado da do Eusébio. Nao só pelo que fez, mas tb pelos recursos que tinha e a qualidade com que desenvolveu jogadores ate à classe mundial.

    Nao concordo quando se pode fazer pensar que a saída de Jesus será o apocalipse do Benfica. Nao é. Mas também nao concordo, em nada, com a teoria do Mario Wilson, especialmente quando a estrutura em redor do futebol é inexistente.

    Quer queiramos quer nao, JJ é um grande treinador e fez MUITAS omeletes sem ovos. Ja disse e repito: se ele for inteligente, nao fica. E, se assim for, desejo-lhe muitas felicidades e agradeço o excelente desempenho.

    ResponderEliminar
  9. Mas porque carga d'água é que o Benfica by GB continua a pensar que o SLB tem que fazer do seu Centro de Treinos o nosso " IEFP " e fornecedor da nossa equipa principal ?
    Porra, dizem que só os burros é que não mudam de opinião ...

    ResponderEliminar
  10. Calma que LFV vai exigir a JJ a aposta na formação!
    Loool


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem vai exigir nem tem de exigir... O meu clube não é o Sporting de Lisboa para lutar pelo título da formação.
      Já agora há assim tantos jogadores históricos da formação? Só me recordo de um! Rui Costa!
      Nuno

      Eliminar
    2. E o Paulo Sousa, Nuno com duas ligas dos campeões?

      Eliminar
    3. No Benfica? Estamos como os lagartos a festejar os títulos do ronaldo? Eles são ridículos e nós queremos ter argumentos iguais? O Paulo Sousa ganhou o quê no benfica? 1 titulo a treinar atrás da baliza? Se consideras um jogador histórico do benfica o Paulo Sousa o que dizes p.ex. do Amorim?
      Nuno

      Eliminar
  11. O corenel kurtz era crítico na forma de como os americanos levavam a guerra do Vietname. Para ele as forças armadas americanas eram indisciplinadas, faliveis, talvez por não terem motivação para uma guerra sem sentido... ele admirava os soldados vietnamitas por serem o contrário dos americanos.
    O mestre JJ tem muito de coronel kurtz, é o homem ideal para comandar as nossas tropas.... a diferença é que nós nesta "guerra" não somos os americanos, nós, benfiquistas, somos os vietnamitas.... famintos e sedentos de vitórias.

    Nota: nós já fomos os americanos, mas neste momento parece que esse aburguesamento subiu para norte.

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que a malta não tem noção de quanto custa um treinador do quilate do JJ. Quando falam no Vitor Pereira dá-me vontade de rir porque é mesmo conversa de futeboleiros. Vocês têm noção só de quanto custa a equipa de basquetebol do Olympiakos? Custa mais do que todas as nossas modalidades de pavilhão juntas durante várias épocas consecutivas. O Vitor Pereira ganha balúrdios. Renovem com o Jesus e deixem-se de merdas... basta não comprar um César por época. Esta febre do salário do Jesus começou nos antis e já alastrou forte e feio na familia benfiquista.
    Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Jesus já provou que sai barato. Caros saem os que nada ganham.

      Eliminar
    2. "Esta febre do salário do Jesus começou nos antis e já alastrou forte e feio na familia benfiquista."

      Isto é algo muito importante.
      Basta um anti aparecer colocar uma afiramção contundente na CS, que há logo uma legião de benfiquistas que vai atrás. Basta dizer que determinado jogador não presta, para ser imediatamente queimado pelos nossos adeptos. Lembro do Enzo há uns anos. Este ano lembro-me do inicio de época do Samaris - há 3ª jornada já havia quem quisesse a cabeça do homem, bastando para tanto que algum adepto de um rival tivesse dito que não prestava para nada. Moral da história, temos de dar tempo aos jogadores, mesmo aqueles que não têm logo o rendimento esperado.
      O mesmo se passa com o salário do JJ. Concordo com salários com objectivos e se o homem os cumpre merece o salário que recebe (basta não comprar uns 3 ou 4 jogadores para emprestar que está resolvido o problema). Os jogadores também não parecem ter problema com o salário do treinador, pois todos eles sabem que se há treinador capaz de os potenciar para mais altos voos é o JJ.
      A única critica que faço ao salário do JJ, é que no contrato tem de lá estar com objetivos bem definidos, boas prestações na LC.
      UReis

      Eliminar
  13. Como conclui o GB, o apocalipse pode vir da conjugação de vários factores.
    O meu maior receio é que saia meia equipa Gaitan, Sálvio, Luisão e Maxi (já Ola J pode sair à vontade) e que saia também o JJ e a equipa técnica. É que ainda me lembro de ver um filme parecido em 1995.

    Quanto a entradas - era muito bom que fosse ponderada a contratação de um excelente preparador fisico.
    O nosso Benfica não se pode dar ao luxo, como sucedeu nos últimos anos, de acabar o campeonato em subrendimento (vejam-se os jogos fora nesta 2ª volta).
    Muito menos podemos fazer meia época com grande parte da equipa no estaleiro,

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente se o Benfica quiser mesmo diminuir o salário do JJ como é lógico ele sairá.. é literalmente gozar com a cara dele!!
    Mas também vos digo se isso acontecer é porque ao contrário do que tentam passar cá para fora, a situação financeira está mesmo muito muito má......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O LFV nunca falou em reduzir o salário a JJ. Disse sempre que ele renovaria quando quisesse, nos mesmos moldes. Isto do salário é mais um argumento dos antis para tirara JJ do Benfica.

      Eliminar
  15. isto e' um nao assunto tal como tem sido ha' 6 epocas seguidas....o Jesus continuara de aguia ao peito nao haja duvidas...o resto e' folclore e circo para se venderem jornais....

    ResponderEliminar
  16. A saída de Jesus implica uma mudança de ciclo, uma mudança de ciclo dificilmente corresponde a um ciclo vitorioso no imediato, até devido ás restrições orçamentais óbvias... é lógico que Rui Vitória é a pessoa melhor preparada para uma equipa de jovens (é o que tem mais experiência - para um projecto similar ao AJAX de Amesterdão)... mas uma equipa de jovens "não ganha regularmente"... uma equipa de jovens vai lutar com o SCP para o segundo lugar isso é ÓBVIO, as saídas de Gaitan e Salvio,... e eventualmente de Lima, vão deixar a equipa realmente órfã... temos que ter essa consciência, ou não,... lá está...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha intuição diz-me...
      Rui Vitória - Equipa de Jovens, projecto de médio prazo.
      Marco Silva - Ambição, determinação, coragem, conhecimento e capacidade de motivação.
      Vitor Pereira - Estratega e equilíbrio. Muita experiência.
      José Peseiro - A Grande Incógnita! Muito conhecimento mas... que tipo de liderança tem no balneário?

      Eliminar
    2. Pode-vos parecer estúpido mas para mim, para quem não gosta de correr riscos, Vitor Pereira é a aposta mais segura de todas...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking