O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Quem defende a festa do futebol?

. 27 comentários

Pelo visto, ninguém.

Como foi notório, as declarações do membro dos órgãos sociais do Vitória SC foram demasiado graves para se deixar passar em claro as mesmas.

Embora não sejam nada de novo,  revelam uma estratégia de continuidade por parte do eixo FCP-Sp. Braga-Vitoria SC.
Uma estratégia que visa condicionar de forma permanente a demonstração de clubismo por parte dos milhares de benfiquistas que vivem no norte do país.

Tem sido assim no Porto,  em especial depois da festa monumental de 2005, que demonstrou uma manifestação tal de benfiquismo que envergonhou qualquer outra festa do clube condenado por corrupção.

Passou a ser assim em Braga,  cujo radicalismo dos anormais passou a ser o procedimento oficial desde que António Salvador assumiu o clube.

Agora alastra a Guimarães, cujo presidente tem sido um dos novos discípulos da doutrina do ódio, conforme o desprezível Pedroto ensinou ao seu aprendiz Pinto da Costa.

Num país em que o respeito pelas instituições e pelo espetáculo fossem primordiais, já dirigentes e clubes teriam sido gravemente sancionados.

Já até mesmo governantes teriam vindo a público defender a festa do desporto, com rivalidade sã mas sem violência.

Mais importante, Luís Duque e Fernando Gomes já teriam vindo a público condenar a apologia da violência e exigir aos clubes e autoridades a defesa dos adeptos,  sejam de que clube forem.

No próximo domingo,  não haverá necessariamente festa do título. O Vitória é uma boa equipa,bem orientada, e está na luta pelo acesso à Europa.
Consta também que receberão até prémio de jogo por um empate.

Mas exista ou não festa do título, quem quer fazer do norte um país diferente onde os criminosos fazem a lei e onde o ódio é o combustível que alguns utilizam para justificar a sua existência, está muito enganado.

Pode haver quem prefira ficar em casa, por receio. Pode haver quem ache que exercer os seus direitos constitucionais é armar-se em Rambo.

No dia em que ficar em casa for a resposta para termos liberdade, nada nos vai diferenciar de uma Venezuela ou de uma África do Sul.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. 100% de acordo!

    E este reles e ressabiado pasquim de garagem, "dragões digital ou lá o que é" que surgiu do nada, e todas as semanas faz pressão descarada sobre os árbitros???

    Se essa merda de ?publicação? fizer parte do fruta com putas, não seria já tempo de se averiguar e castigar o clube???


    JOSE INACIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois parece que os responsáveis do futebol português assobiam para o lado.

      Eliminar
  2. Estou completamente de acordo com os teus posts mais recentes, e já comentei anteriormente... As palavras do dirigente do Vitória são provocadoras. Mas reforço o que já disse num outro post. O problema não está em festejar se estivermos todos juntos, porque não existe força que nos consiga parar. O problema surge no regresso a casa, quando nos separamos em grupos mais pequenos e vai cada um para seu lado. No caminho de regresso muito cuidado na zona do castelo e nas entradas das autoestradas, principalmente se se tiver que parar para tirar tickets para as portagens. Na zona do castelo já assisti e fui vitima de apedrejamentos, mesmo com a presença da policia de intervenção. Quando fomos campeões no Bessa, não tive problemas nem no estádio nem nas imediações do mesmo, porque era uma massa imensa de benfiquistas, e apesar de alguns insultos ninguem se aproximou, mas vi pessoas a ser insultadas e agredidas por grupos na zona das portagens na viagem de regresso a casa apenas porque levavam adereços do Benfica.

    É verdade que ninguém nos pode retirar o direito de nos manifestarmos e festejarmos, mas por experiência própria, não aconselharia as pessoas a andarem sozinhas ou em grupos reduzidos com adereços do Benfica em algumas zonas da cidade de Guimarães. Infelizmente é essa a realidade.

    Só um aparte... as direções que passem pelo Vitória podem ser influenciadas pelos azuis, mas os adeptos não... Os adeptos são vitorianos. Podem não gostar de nós, mas também não gostam dos azuis. Defendem primeiro que tudo a cidade e o Vitória.

    VR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VR,

      Sei que assim é mas parte da direção do Benfica exigir à polícia uma operação de segurança cabal na cidade de Guimarães.

      Para mim, quem procede dessa forma não são vitorianos ou sequer adeptos do futebol

      São criminosos que têm de ser reprimidos, se preciso pela força.
      Sei que em cidades ou terras mais pequenas por vezes todos se conhecem e as forças de segurança têm alguma reserva em agir.
      Mas então que se envie polícia de outro lugar.
      Há medo em exigir isto porquê? Onde andam os dirigentes que devem zelar pelos adeptos?

      Eliminar
    2. Shadows, desta vez assino o teu texto por baixo :) mas quanto á segurança que falas, não é o Benfica que tem que a exigir é dever e obrigação das autoridades de proceder a um dispositivo que assegure a mesma, tendo em conta as declarações terroristas e assassinas do dirigente do VG. O que está aqui em causa não é a segurança dos Benfiquistas ou dos Vimanarenses é a segurança dos cidadãos em geral e a defesa do estado de direito.

      Evidencias

      Eliminar
    3. Evidências, é dever e obrigação das autoridades garantir a segurança dos adeptos e dos cidadãos em geral tal como dizes, mas quando os direitos dos cidadãos não são garantidos, e nós sabemos que isso acontece muitas vezes no futebol, cabe-nos a nós denunciar. Estes são casos delicados, e uma reacção oficial do Benfica neste momento pode incendiar ainda mais os animos, mas as declarações do dirigente do Vitória já deviam ter sido recriminadas pela liga ou pela fpf. A direcção do Benfica pouco pode fazer para garantir que a segurança dos adeptos seja salvaguardada, mas pode e deve exigir junto das autoridades competentes (e acredito que isso aconteça, porque existem reuniões entre clubes e forças de segurança) que se garanta a segurança dos seus adeptos, e deve denunciar os casos em que essa segurança é ameaçada ou posta em causa, como foi o caso. O dispositivo de segurança ou as caixas de segurança garantem a integridade fisica dos grupos organizados e garante que estes não provoquem muitos estragos. Mas não existe forma de garantir a segurança dos milhares que vão ao estádio de forma isolada. No fundo o que é triste é que tenha que se retirar centenas de policias da rua e de outras funções para que se possa realizar um jogo de futebol.

      VR

      Eliminar
    4. Caro VR completamente de acordo :) como disse e bem, neste momento qualquer declaração pública por parte do Benfica, pode ajudar acender o rastilho que alguns mentecaptos querem que aconteça. Como disse igualmente bem, o que o Benfica tem que fazer é falar, comunicar e pedir ás autoridades que salvaguardem qualquer situação que coloque em risco a segurança dos cidadãos e o estado de direito. Já quanto á FP Futebol e Liga, também deve fazer o mesmo perante as autoridades e colocar os mentecaptos de alguns dirigentes do VG no seu devido lugar, mas não dar publicidade a esse facto, pois poderia tambem servir de rastilho. Por agora acredito que é isto que se está a passar, pois os mentecaptos por agora fecharam as matracas.

      Evidencias

      Eliminar
  3. Vê se percebes. Toda a gente está de acordo com a ideia de que devíamos ter liberdade para festejar em qualquer lado. Mas a realidade é diferente.
    Exercer os direitos constitucionais é muito bonito de dizer o problema é que há quem não respeite esses direitos. Vai para o meio deles festejar e quando estiverem a agredir te diz que só estás a exercer os teus direitos constitucionais... Vais ver que ele param logo cheios de sensibilidade pela constituição e até te pedem desculpa. Que fantasia. Nós que já fomos a Guimarães é que sabemos como somos tratados. Eu não vou levar uma criança de 3 anos a um estádio para festejar a saber que pode levar com uma pedrada, só porque tenho o direito constitucional de me exprimir. Que pai leva uma filha a um local a saber que há uma forte probabilidade de ser agredido?
    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que o Sadows não percebe!! Não percebe porque está atrás de um computador em Lisboa e não conhece a realidade no "campo", eu continuo a dizer que a malta deve ter cuidado com aqueles marginais!

      Eliminar
  4. O Dirigente do VG apenas aconselhou.. mas apenas para evitar, prevenir males maiores. O Dirigente do VG se calhar até é mais benfiquista que tu
    oh Shadows. Aliás, os de Guimarães são conhecidos pro terem duas caras. E é verdade, e no futebol são do Vitória e do SLB.

    Por muito que insistas e gostes de te enganar a ti próprio, nunca que o FCP ou os seus Dirigentes foram condenados por corrupção. Já exemplos
    de Vales, Varas, Veigas, Vibis.. temos às dezenas!!! Até o 44 é um emérito benfiquista.

    E não, não foi o Presidente do FCP que assumiu que emprestadeu dinheiro por várias vezes ao VG.. sem falar nas compras fantoche dos Alexs e
    Nunos Assis e dos protocolos estabelecidos no futebol Juvenil!!

    MPV Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MVP Pinto, nem vou estar com meias medidas, vai para p... que te pariu, mais a m***a de conversa mansa que tens. Vai chupar os tomates e a p*ça ao corrupto do teu presidente corrupto, que só por acaso foi um dos que foi visitar o preso 44, deve ter sido para agradecer os favores judiciais do tempo do Apito Dourado. Mete-te no cara***.. Já não há pachorra para conversas de mansos como tu, pá. Espeta um tiro no meio desses cornos, mas vê lá onde o fazes para não espalhar m***a por todo o lado.

      Eliminar
    2. O meu nome é Borrego e sou Portista.
      Caro MPV Pinto não sei que idade tem e se alguma vez foi a uma AG do FCP? Mas sabe por acaso quem era o tristemente célebre Guarda Abel? Sabe a quem ele servia de forma canina? Colocando os interesses de uma pessoa acima do seu juramento de fazer cumprir a lei e a constituição. Olhe que não eram só os adeptos, sócios e dirigentes de outros clubes que eram provocados ou espancados por ele e os seus pirros... também os Portistas que não estavam de acordo com o pensamento único eram vítimas das suas criminosas ações a mando de Pinto da Costa.
      Não é a condenação de um tribunal que faz alguém ou não criminoso de facto. Se assim fosse o Al Capone era meramente um pequeníssimo criminoso, pois a única condenação que acabou por ter de um tribunal, foi a de fugir aos impostos.

      Eliminar
    3. O sr Borrego, escusa de se fazer, fingir de portista.. porque toda a Blogoesfera sabe bem que não é. Também sabemos na Blogoesfera que o sr Borrego tem uma
      pequena deficiência - atraso - mental congénita (que para o caso nem é importante) mas, por favor deixe lá essa treta de dizer que é portista.

      O Guarda Abel sim, era uma espécie de moços de recados.. isto depois de se reformar da GNR. Era mais um pobre coitado sem grandes alardes intelectuais mas
      que nunca fez fez nem metade daquilo de que o acusam.

      Como sempre digo, eu escrevo, interajo com a esperança de ser lido por gente crescida, por gente, pessoas bem formadas e com massa cinzenta na cabeça. Aos
      outros, peço educadamente que evitem de me tentar dar bicadas. É que não vale a pena. Sou formado em Psicologia...

      MPV Pinto

      Eliminar
  5. Acabei de falar com uma amiga, tanto ela como o companheiro são andrades, puseram o filho com 5 anos a jogar no dragon force, e o miúdo acabou de pedir à mãe uma camisola do Benfica. Só temos de ganhar e ganhar, até no Porto os miúdos voltaram a perder a vergonha de dizer à boca cheia nas escolas que são do Benfica. É essa a liberdade que interessa. Nem os Vitórias e os Fóculs deste mundo nos calam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito perfeitamente que isso seja verdade, pois eu também presenciei o oposto.. já vi muitos miúdos/as mudarem do SLB para o FCP.
      E por isso é que é importante vencer, ser campeão, fazer a festa. Nessas alturas cativam-se muitos jovens para os clubes. Mas, repito,
      não foi por acaso que nestes últimos 20 anos, o FCP passou a ter quase 3 milhões de adeptos em Portugal e que SCP e SLB baixaram
      no número de adeptos que, actualmente estará, andará + /- assim:

      SLB - 4,223 milhões
      FCP - 2,987 milhões
      SCP - 2,634 milhões

      Mas é verdade, se o SLB for BI como se espera, irá captar mais miúdos e miúdas.. dos 6 aos 12 anos que é quando eles se decidem.
      E depois já não mudam de clube.

      MPV Pinto

      Eliminar
  6. O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.
    Martin Luther King

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras sábias e certeiras que muitos se esquecem.

      Evidencias

      Eliminar
    2. Palavras certeiras para os gritos dos Gabrieis, Guardanapos e afins...

      Eliminar
  7. Concordo absolutamente Shadows

    Agora é apanhar o lope qqr coisa e desmascará-lo. Já leste o meu último artigo?

    SAUDAÇÕES GLORIOSAS

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião, eu acho que está na altura de o Benfica defender, os sócios os sdeptos e fair play, não pode o sr LFV ficar calado tanto tempo, não pode deixar de vir a publico deixar uma palavra não só de repudio as palavras do senhor de Guimarães como promover o respeito, a festa do futebol, o fair play e acima de tudo apelar á massa adepta do Benfica q compareça no estádio para ajudar a apoiar! Ele tem o dever de defender o Benfica e os seus adeptos e socios, não podemos servir só para encher o estadio da luz fazer festa nas bancadas enquanto a turma do croquete come e bebe nos camarotes e dão entrevistas á BTV! É muito grave que ninguém do Benfica continue calado enquanto um pai ou mãe tem medo de levar um filho mais pequeno a ver o Benfica possivelmente campeão!!
    Infelizmente nao vai haver qualquer palavra vinda de algum orgao do Benfica, não houve aquando os preços dos bilhetes, não houve nem há por parte do Benfica a defesa ao nosso treinador, não há nem vai haver explicações ás constantes multas ao Benfica como nunca vai haver até andarmos em primeiro uma resposta as acusaçoes do FCP sobre os alegados favorecimentos dos arbitros....mas andamos em primeiro ta tudo maravilha, enquanto ola luz enche ta tudo perfeito....

    ResponderEliminar
  9. Caro Shadows,

    Totalmente de acordo.
    Mas é óbvio que eu, caso o Benfica ganhe, irei festejar em Guimarães, como muitos outros benfiquistas.
    O que estes dirigentes deviam eras incentivar o são convivio entre simpatizantes de clubes diferentes.

    Pedro R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Guimarães no Toural não vais, nem deves celebrar. Tal como no Porto na Avenida dos Aliados não deves celebrar..

      É que acima de tudo e para além de tudo.. é falta de respeito ir celebrar, festejar na casa dos outros.


      MPV Pinto


      Eliminar
  10. São estes textos esporádicos que fazem com que eu continue a vir a este blog.

    ResponderEliminar
  11. Totalmente de acordo. Mas neste caso para além das instâncias do futebol o governo também se devia pronunciar... Mas parece que o desporto só serve para aparecer na fotografia quando não provoca divisões de eleitorado... E todos sabemos que em Portugal o fair play é uma treta... Ou seja poucos sabem o que é o desportivismo mas muitos são apologistas de vencer a qualquer custo...

    ResponderEliminar
  12. Não deixa de ser irónico os Benfiquistas falarem em festa do futebol, respeito, quando numa final da taça do Jamor, enquanto o Vitória recebia a Taça, a equipa do Benfica "respeitosamente" abandonou o relvado. Ainda falam em celebrar em Guimarães? Vocês acham mesmo que eles se esqueceram dessa atitude mesquinha? Parem de se armar em arautos do desportivismo, os telhados estão a cair de podre. Reflictam.

    Cumprimentos

    C.Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hu la la... quem fala assim não é gago. Grande PT

      Eliminar
  13. Espero que haja respeito acima de tudo, entre os adeptos e que corra tudo bem.
    Eu sou um fiel vitoriano e não quer que nada de mal aconteça a benfiquistas e vitorianos só quero ver o jogo do título. Agora se os benfiquistas se armarem em espertos e começarem com provocações, ai, pode haver confusões fora do estádio. E espero bem que não venham festejar para o Toural, podem ganhar mas que festejem noutros lado, para alem de dentro do estádio claro. Aqui ninguem festeja não ia ser este ano...se vierem festejar para o Toural é mesmo para pedir confusão. A policia nao vai deixar de certeza tambem!!
    Saudações

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking