O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 30 de maio de 2015

OS FACTOS: O que vai acontecer ao SLBenfica sem Jesus

. 69 comentários

Resposta: NADA! Porém isso não invalida uma nota prévia: eu só pretendo com isto contribuir para o fim dessas conversas apocalípticas de que sem Jesus não voltamos a ganhar, por mim já sabem que prefiro manter o treinador, ainda que não fique em pânico se ele sair.

Vejamos o percurso de Jesus:
- 89/90 a 92/93 no Amora
Chegou à II Honra, desceu em 91/92 e venceu a II B em 92/93
- 93/94 a 96/97 no Felgueiras
Subiu à I Divisão em 95/96 e desceu no ano seguinte 96/97
- 97/98 no U. Madeira
13º na Div. Honra
- 98/99 a 99/00 no Estrela da Amadora
Dois oitavos lugares
- 00/01 a 01/02 no Setúbal


Subiu o Setubal e ficou em 13º no ano seguinte
- 2002/03 no Estrela da Amadora


Subiu o Estrela (3º na II Honra)
- 2003/04 no Guimarães
14º na I Divisão
- 2004/05 no Moreirense
Desceu o Moreirense à II Liga
- 2005/06 no Leiria
Sétimo lugar a 5 pontos da Europa


- 06/07 e 07/08 no Belenenses
5º e 8º lugares
- 2008/09 no SCBraga


5º lugar
- 2009/10 a 2014/15 no SLBenfica
Campeão em 09/10, 13/14 e 14/15, uma Taça Portugal e uma Supertaça (6 Taças da Liga)

Convenhamos, Jesus cresceu tanto com o SLBenfica como o SLBenfica cresceu com Jesus.

Se tomarmos o percurso do Rui Vitória, por exemplo, em 4 épocas no Fátima subiu a equipa duas vezes à II Liga, desceu uma e manteve outra. Depois dele nunca mais o Fátima voltou a esses "palcos".

Lançou o Paços de Ferreira para um patamar onde nunca tinham chegado, ficando a um ponto da Europa em 2011, alicerces aproveitados daí em diante.

No Guimarães teve um 6º lugar, um 9º e um 10º, uma Final da Taça de Portugal vencida ao SLBenfica de Jorge Jesus e este ano fez um 5º lugar.

Ora, porque motivo, olhando aos percursos destes dois treinadores haveremos de acreditar que, por exemplo, com Rui Vitória o SLBenfica ficará atrás do FCPorto ou de um SportingCP com Jorge Jesus?

A título de exemplo, com recursos muitíssimo limitados, muito mais limitados do que Jesus tinha por exemplo em Braga ou mesmo no Belenenses (onde teve jogadores como Weldon, Silas, Rolando, Amorim, Eliseu, Meyong, Ze Pedro, Hugo Leal, Dady...), Rui Vitória fez um trabalho fabuloso no Guimarães com a necessidade de muitas vezes utilizar jogadores da equipa B.

É muito fácil olhar para a estatística de Jorge Jesus no SLBenfica onde teve DiMaria, Saviola, Aimar, Garcia, Witsel, etc.

Mas não podemos considerar que outro com capacidade fará pior que Jesus!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

69 comentários

  1. excelente post.
    muito bem feito e sem margens para duvida...
    mas mesmo assim penso k marco silva seria uma aposta acertada...
    mas com rui vitoria, concerteza ira haver aposta nos nossos jovens...
    ass marco machado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quer ver aposta nos jovens do sei clube mude para o Sporting de Lisboa. Passa é a não ganhar nada. Eu como benfiquista quero ganhar títulos. O Eusébio é da formação? O Coluna? O Bento? O Benfica alguma vez foi conhecido por apostar na formação? Diz que é adepto do clube errado... Troque.
      Nuno

      Eliminar
  2. Ainda bem que já deu o salto e já está nesta fase de comparar aquele que vai ser ex (JJ) e o futuro treinador do Glorioso (Rui vitória).

    Porém, eu recorde-lhe:
    Estou em condições de avançar que Jorge Jesus não será treinador do Benfica na próxima época.

    Nani será contratado pelo Benfica - uma espécie de exemplo para aquilo que aí vem - apostar maioritariamente em jogadores portugueses e potencializar o Seixal.

    Rui Vitória será anunciado na próxima semana.

    JJ vai tudo indica para o SCP lutar para demonstrar que com ele tudo é possível. Uma outra opção é fazer uma sabática em Portugal, enquanto não se resolve a questão do pai. Até se pode dar o caso de acabar no Porto. Marco ou Jesus - eis a questão.

    Marcelo ou Rui Rio nas presidenciais? Tudo depende do timing...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais escrever isso em todos os tópicos?

      Eliminar
    2. Devias era exigir que se isso não acontecer...como a mim me confirmaram, que ele deixasse de comentar

      Eliminar
    3. Olha, já somos 3!

      Também já me confirmaram que o Vieira está a empurrar o Jorge Jesus para fora do Benfica, e que ele está prestes a assinar pelo Sporting.

      Eliminar
    4. Apenas repeti, porque gosto de provar a muitos que um ano pode ter 365/366 dias e as minhas rotinas são quase sempre as mesmas. Mas... mas há sempre alguns dias que fuja a elas... Em concomitância parece ser muito previsível...mas há alguns dias que mudo as rotinas e apanho muita gente desprevenida, uma vez que não contavam que eu pudesse aparecer...

      A melhor forma de apanhar alguns é essa. Ser demasiado previsível, criando a ideia que se é previsível. Estuda-se a cena e quando eles consideram que a previsibilidade é demasiado óbvia... Trocamos-lhes as voltas e zás... Ficam surpreendidos... e não gostam... Sou assim...lixado.


      Repito:

      Porto: Marco Silva;

      Benfica - Rui Vitória;

      SCP - JJ.

      Se tal não acontecer, retrato-me e peço desculpa.

      Eliminar
    5. Vento Lusitano, não tens nada a retratar.
      Tu, tal como outras pessoas, sabem o mesmo que eu já adiantei.
      Vieira está a forçar a saída de Jorge Jesus, só que não o vão conseguir empurrar para o estrangeiro.
      Ele está prestes a assinar pelo Sporting. E o culpado será Luís Filipe Vieira.

      Só um volte-face de Vieira poderia manter Jorge Jesus no Benfica ... que não abdica do salário actual, e não aceita o desinvestimento no plantel.

      Eliminar
    6. Benfica Eagle, em relação ao salário do JJ já ouvi/li em algum lado que os angolanos disponibilizam os 4M€ para a contratação. Até aí tudo bem. Mas acabas de dizer que JJ não aceita um desinvestimento no plantel do Benfica. Então vai aceitar treinar o SCP que não tem capacidade financeira nenhuma?. No Sporting vai aceitar trabalhar com a formação?. Não estou a perceber isso. Cumprimentos

      Eliminar
    7. Mas aceita o mesmo salário e trabalhar jogadores da academia de Alcochete e refugo de outros países. Se assim for (duvido) chama-se a isso coerência.

      Eliminar
    8. Romel, suspeito que , se JJ for contratado , a Holdimo (provavelmente futuro proprietário o SCP SAD) ponderaria apoiar investimento adicional no plantel dos lagartos.

      Bravo

      Eliminar
    9. Bravo e como fica a questão do fair play financeiro de que tanto se fala?. Eu gosto muito de ler o Benfica Eagle, mas parece que quando as perguntas se tornam incómodas, ele desaparece. Cumprimentos

      Eliminar
    10. Fonix, ele assinar pelo Sporting seria um twist enorme neste conto do renova ou não renova.
      Ficaria extremamente surpreendido se tal acontecer.
      Na minha cabeça, Jesus só não renova para sair para o estrangeiro. De outra forma, manter-se-á no Benfica já que-quero acreditar-não é parvo e sabe bem que não é com Rosells, Adriens e Capels que vai atingir o estatuto de treinador de classe mundial.

      Eliminar
    11. Serás tu o amigo de infância do Rui Vitória, que diz, que só com um grande volte-face ele não irá para o Benfica?

      Eliminar
    12. A Holdimo é accionista do Sporting (aliás , eu suponho que será provavelmente um dos potenciais interessados em ficar com a maioria da SAD, no ambito das famosas VMOCS), e Alvaro Sobrinho terá certamente bastante influência sobre potenciais parceiros/sponsors para o Sporting. Não é necessário obrigatoriamente quebrar o Fair Play para criar ali um projecto ambicioso. Mas , mais facilmente o farão (porque hoje em dia isto é um negócio) se não tiverem garantias que a equipa técnica é ambiciosa e com qualidade para garantir rendimento (desportivo e financeiro).

      Daí ser um erro achar que o JJ só terá a proposta de 4/5 milhões do Sporting (suportados pela Holdimo). Deve estar acoplada de certeza a possibilidade de nos próximos 2 anos ter capacidade para ir buscar algumas trutas.

      Ou seja, para nós é arriscado perder este activo , não apenas porque o Porto continuará a investir forte, mas porque um JJ com 3/4 trutas pode ficar em segundo... e ficar em terceiro é perder uns 12 milhões do acesso directo , é perder vendas de jogadores, são menos subscritores da Benfica TV, etc etc... portanto não sei se pr um milhão não estaremos a arrisacr demais.

      a ver vamos..

      Bravo

      Eliminar
    13. Por um lado seria giro ver JJ nos lagartos e ser despedido a meio da epoca, é que em vez de jogar o Manel jogaria o Fódil. Peter Pan

      Eliminar
    14. Quem te contou? Foi o J.C.

      Tretas…!!!!!

      Eliminar
  3. É fácil concordar com o que foi escrito, pois é verdade. Tanto o Benfica cresceu nestes 6 anos como Jesus tambem cresceu.
    Prefiro mil vezes que Jesus renove do que vir outro treinador pelo simples facto de que com Jesus o Benfica está muito mais perto do sucesso do que com outro treinador. Jesus neste momento é a aposta segura, quase "risk-free", enquanto que com outro treinador a história irá ser diferente com tendência para a negativa. Mudar é sempre positivo mas penso que na próxima época essa mudança seria prejudicial, seria como um "ano 0" a la Sporting.
    Portanto a fim de nao arriscar, dava ao Jesus mesmo ordenado e imposição de 2, 3 elementos da formação no plantel (Guedes, Nuno Santos e, quiçá, Bruno Varela pois sao os unicos que me parecem ter neste momento estaleca para figurar nos quadros da equipa A) e um investimento inferior ao da época anterior mas melhor investido, ou seja, em vez de um contentor de jogadores por 35M€ contratar um DE, um MC e um PL de qualidade inequivoca ou com grande potencial. Terá tambem de haver uma limpeza no plantel, eu faria o seguinte:

    Saídas:
    Eliseu
    Lima
    Ruben Amorim
    Gaitan
    Ola Jonh
    todos por venda (no caso de Gaitan tentava negócio com o Liverpool com o regresso de Markovic, um gajo pode sonhar) e substituir estes por bons valores, tipo o Mitrovic do anderlecht.

    ResponderEliminar
  4. Luis Filipe Vieira está a empurrar Jorge Jesus para fora do Benfica ao propor-lhe a redução de salário!!!!
    Sobre isso nem uma linha. Pouca vergonha!!
    Se Luis Filipe Vieira mandar embora Jorge Jesus, deve demitir-se!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde viu essas declarações do lfv? Também quero ver?
      Nuno

      Eliminar
    2. Ele não esta a empurrar ninguem para fora.. O contrato de JJ acaba este ano..
      Se fosse JJ aceita baixar o ordenado base para metade, com objetivos como a conquista do tri , chegar a uns quartos-de final da champions e vencer outra taça interna, a render mais uns 3 M, desde que se fizesse uma aposta forte, em 3/4 jogadores para posiçoes fulcrais ( DE,DC,MC,ME,) admitindo que Maxi e Salvio fiquem ate ao final da próxima temporada

      Eduardo

      Eliminar
  5. Que pouca vergonha de análise... Jorge Jesus ganhou 6 TITULOS nas 2 últimas épocas!
    Como é que é possível, sequer pensar-se em manda-lo embora?
    Onde é que o Rui Vitoria se compara o Mister Jorge Jesus?

    Rodrigo

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo. Acho que o Rui vitoria tem capacidade para treinar o Benfica... E acho que é o treinador indicado para apostar nas camadas jovens.... O rui tem tanta ou mais capacidade de qd o jesus começou a treinar o Benfica...

    Para mim , se jj sair:
    1ªMarco Silva
    2ºRui vitoria

    Ps:pfv, nao falem em peseiros, paulos bento, ou queiroz..

    Eduardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leonardo Jardim seria assim tão impossível?

      Eliminar
    2. Leonardo Jardim seria Impossível?

      Bravo

      Eliminar
    3. Creio que o Leonardo Jardim não irá sair do Monaco.
      Renovou a pouco tempo...
      Apontei aqueles porque parece-me que (dos que estao disponiveis) sejam os mais indicados para a aposta nos jovens da casa...

      Eduardo

      Eliminar
    4. Também estou de acordo. Acho que RV não é inferior ao JJ em nada, nós é que temos medo da mudança. Isto não quer dizer que outro treinador volte logo a ser campeão nem podemos afirmar que JJ o vá ser, porque isso depende dos valores que lhe derem e do poder dos principais adversários. Quando falam nos possíveis sucessos de JJ antes de chegar ao Benfica, eu acho que quem lhe seguiu fez melhor que ele. Exemplo de Guimarães e Braga. No ano em que veio para o Benfica, disputou o campeonato até à última jornada com o Braga comandado por Domingos.
      Anos atrás, os treinadores só estavam 2 anos no porto e eles não deixaram de ganhar e conseguir mesmo o penta.

      Eliminar
    5. Rui Vitoria para os B assim apostara em jovens da cantera. Marco

      Eliminar
  7. Porra!

    Eu pensava que vinha aí estatística bombástica, mas afinal era isso? Lembrar o que um fez no Amora e o outro no Fátima?!

    Mas que importa isso?! Se até os melhores (de maior renome) treinadores mundiais têm boas e más épocas?

    Mas será que ainda não se percebeu que ninguém está com medo que o Benfica acabe após JJ?! Será que ainda não perceberam que toda a gente admite que haja um qualquer outro treinador que possa fazer igual ou até melhor?!

    O que está em causa é, havendo uma forma que resulta e que tão bons resultados tem dado, POSSA haver um Presidente (que por sinal já teve mais que oportunidades antes de JJ para provar que não percebe nada de futebol), deitar tudo às malvas por causa de um milhão de euros para dar um tiro no escuro, que pode resultar, mas que pode também ser um fiasco completo!

    Isso é o que está em causa nesta discussão que se tem tido!

    O Benfica tem um bom treinador que no Benfica tem resultado, de quem 99% dos Benfiqustas gostam, de quem os nossos adversários receiam, que formou um grupo com mentalidade ganhadora, e é isso que era importante manter.

    O que está aqui em discussão não é o Benfica poder acabar após JJ! O que está em questão É PODER haver um presidente disposto a levar um terrível acto de gestão adiante por causa de um milhão de euros!

    Isso é que eu não concebo, A SER VERDADE, repito! Porque eu, como já disse, não acredito que seja, e como também já aqui disse, pode ser que o futuro de JJ venha a ser conhecido muitíssimo em breve e venha a surpreender muito boa gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Red Moon, por acaso também pensei o mesmo quanto à "estatística" :)))

      Quanto à tua posição, "O que está aqui em discussão não é o Benfica poder acabar após JJ! O que está em questão É PODER haver um presidente disposto a levar um terrível acto de gestão adiante por causa de um milhão de euros!
      ".... concordo a 100%.

      Eliminar
    2. Como não há qualquer dado público que indicie "...haver um presidente disposto a levar um terrível acto de gestão adiante por causa de um milhão de euros...", bem pelo contrário, conforme entrevista à BTV em agosto de 2014, não penso que seja sequer uma questão. Nunca ninguém do SLB falou disso e mesmo o «downsizing» de que se fala já tinha sido assumido publicamente e diz respeito a investir menos no plantel, recorrendo à formação. Coisa que pode muito bem já ter sido acordada com JJ. A redução do salário do Mestre Jesus é uma ideia lançada pelos nossos adversários e amplamente amplificada neste blog, não se percebendo bem porquê. É aguardar calmamente e se JJ sair será quase de certeza para um clube estrangeiro. Embirro particularmente com o "posso adiantar de fonte fidedigna" ou o asseguraram-me pessoas bem informadas". Se sabem alguma coisa em concreto escrevam-no preto no branco!

      Eliminar
    3. Pois... daí a Leonor Pinhão ter falado da memória do Youtube.

      Basta recordar o velho ditado de António Pimenta Machado: "no futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira".

      Recordo ainda coisas do arco da velha acontecidas no Benfica:

      1- O despachar de forma sádica de Gutman e Tóni. Agora é a vez de JJ.

      2- Florentino Perez também fez isso com Vicente del Bosque, após ter vencido a LIga dos Campeões e o campeonato, substituindo-o, para provar a tal estrutura, Carlos Queirós e o inefável Peseiro (este como adjunto).

      3- Recordo ainda os desastres de José Luís Nunes no Barcelona, depois de considerar a estrutura mais forte do que o resto do clube. Acabou mal. Muito mal. Agora tem a polícia à perna assim como a família.


      Será que os egos e o poder alcoolizam???

      Vieira trava enquanto é tempo.

      Infelizmente já não podes travar. O facto está consumado: JJ- rua; Rui Vitória o senhor que se segue, tendo como Nani a bandeira da portugalidade. o Benfica português: Seixal + jogadores portugueses que sobressaem nas outras equipas portuguesas. Com a devida distância da grandeza entre clubes: replicar o modelo do Guimarães.

      Eliminar
    4. Atenção que eu não estou a falar para vocês. Eu estou a falar para os IMENSOS comentários que aqui escrevem a dizer que depois de Jesus não ganhamos

      De resto 100% de acordo contigo.

      Eliminar
    5. Só não percebo porque é que Vieira tem que escorraçar JJ. Ele não termina o contrato? Então, amigos, amigos, negócios à parte... Essa de que LFV está a baixar o salário para obrigar JJ a sair descredibiliza por completo essa teoria. Sim teoria, porque não há quaisquer sinais à vista. Vamos aguardar e ver o que acontece...

      Eliminar
    6. Sobre a estatística:

      Não é analisar as épocas mas: é analisar as épocas boas e que recursos houveram para uns e outros nessas épocas

      Eliminar
    7. "Mas será que ainda não se percebeu que ninguém está com medo que o Benfica acabe após JJ?! Será que ainda não perceberam que toda a gente admite que haja um qualquer outro treinador que possa fazer igual ou até melhor?!" Toda a gente diz isso mas há dois colegas seus que o único argumento que tem para oferecer de modo a denegrir o treinador e procurar defender a sua saida (embora digam que apoiam a continuidade) é que o Benfica não vão acabar e que se calhar outro pode ter sucesso. Há uns dias também argumentavam que o Benfica tem uma estrutura que garante que quem vier pode lutar contra quaisquer adversário mas foram confrontados com as palavras de início de época onde diziam que este ano era lutar para ir a Europa e que agora é que se ia ver a qualidade do treinador e tiveram de largar não desse argumento.
      Nuno

      Eliminar
    8. GB coloca aí um, só um, desses IMENSOS comentários.
      Nuno

      Eliminar
    9. Achas que tens mais conhecimentos para gerir o Benfica que LFV para o criticares se ele mudar de treinador? Se calhar eras dos que o criticaram por ele não o ter despedido à 2 anos. Eu fui. Se JJ ganha 4M€, com os encargos fica ao clube em pelo menos 5M€, fora os prémios. LFV é que está dentro dos números e sabe onde pode ir ou não buscar investimento ou investidores.

      Eliminar
  8. Se o Vieira mandar embora o Jorge Jesus por causa do salário, que se DEMITA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para acalmar as massas há sempre um bom discurso na BTV, na RTP1. Tudo a seu tempo.

      Haverá ainda Nani para abafar a ida de JJ para o SCP. Haverá igualmente outras diversões de magnitude bombástica. Tudo a seu tempo. O importante é provar que a estrutura irá funcionar sem JJ.

      Como diz o povo não há duas sem 3.

      Depois do despedimento como um cão de Gutman e das facadas dadas a Toni, temos a cereja no topo do bolo, com a rasteira passada a Jesus. Já dizia o outro larápio Vale e Azevedo: um cêntimo é um cêntimo. Um milhão é agora um milhão.

      Como dizia repetidamente ontem um grande jornalista desportivo da antena1: o futebol é uma coisa muito bipolar. Talvez a mais bipolar...

      Eliminar
    2. 75% pretende a manutenção de Jesus com o mesmo salário
      80% está contra o desinvestimento no plantel.

      Neste momento Vieira já está em minoria, e depois do fracasso da próxima época ficará sem saída possível.
      As eleições são logo ao virar da esquina.

      Eliminar
    3. Eu que sempre o apoiei. Pode ser que desta vez não o faça e ajude a que apareça alguém credível que o embata olhos nos olhos...

      Eliminar
    4. Vento Lusitano,

      E apoiarás o Vice Silva como putativo candidato?

      Bem, o Vice Silva na SIC semanalmente está em campanha permanente, mas não deixa de estar dentro também.

      Se Vieira foi sócio do Sporting e do FC Porto, o Vice Silva "o motivador de massas" (O Conceição agradeceu), mas o Vice Silva é também o sócio nº 3773 do Sp Braga, a pluralidade clubistica no Benfica é natural!

      E para suceder a Vieira, ninguem melhor que o Nobre (não, não é salsichas), Fidalgo e distinto Vice Silva, descendente da linhagem Nobre dos Silvas, será o Vice Silva o legitimo herdeiro em Fidalguia do Dr Borges Coutinho!

      "Vice Silva no poder, os adversários irão tremer" !

      Manuel Carroilas

      Eliminar
  9. Esta semana no programa Grande Área o Rui Vitoria foi convidado especial e no fim perguntaram lhe como seria se treiná-se um grande. E o próprio admitiu que por vezes o estilo de jogo que usa é o contra ataque e por vezes no bola para a frente, mas porque tem consciência das dificuldades de alguns jogadores que tem então tem de jogar assim, mas que como futebolista foi centro campista e que gostava poder aplicar um futebol mais trabalhado.

    Acho que não faz sentido estar a dizer que o Rui Vitoria não serve no Benfica nunca o tendo visto num grande.
    Também nao via no JJ um curriculum suficiente para o Benfica.
    Já Marco Silva como já esteve num grande já dá para perceber que teria sucesso no Benfica.

    Acho que com qualquer um dos 3 não ficaremos mal servidos.
    Embora devido à experiência em outros palcos JJ e MS dão mais garantias.

    ResponderEliminar
  10. Sven-Göran Eriksson: «Não sei os planos de Jesus mas espero que fique»

    Otto Glória diria o mesmo.

    ResponderEliminar
  11. QUE ESTATÍSTICA MARTELADA ESTA. IGNORA AS CIRCUNSTÂNCIAS DE TUDO E DEPOIS ESQUECE CONVENIENTEMENTE O QUE JESUS FEZ EM BELÉM E BRAGA. QUE JESUS FOI QUEM MONTOU O BRAGA QUE FICOU EM SEGUNDO.

    mais demagogia que isto só mesmo no dragões diário.

    com jorge jesus: percentagem de pontos no campeonato superior ao benfica dos anos 60...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHA mas o Rui Derrota é que é bom AHAHAHAHA

      Eliminar
  12. O mal é cair-se no erro de olhar para as posições das tabelas e não para as ideias de jogo das equipas e treinadores. Rui Vitoria não servirá para o Benfica pelo simples facto de ter uma organização ofensiva medíocre, e equipas grandes têm que atacar, os mesmos processos que o fizeram ter sucesso no Guimarães e Paços (muita gente atras da linha da bola e muito jogo directo) serão irrelevantes no Benfica.

    Com o mesmo tipo de currículo que o Vitória existe o Manuel Machado, isso tudo vale o que vale...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como é que queres que algum treinador tenha uma organização ofensiva boa, quando tem jogadores de equipas B e do campeonato nacional de seniores, o Vitoria na primeira volta praticava um futebol que não era mau de se ver...e nºao t esquecas que perdeu 2 jogadores importantes na manobra ofensiva do jogo..

      Se o Homem nao tem ovos nao pode fazer omeletes :D

      Eduardo

      Eliminar
    2. Tenho pena que a maioria dos adeptos ainda olhe para resultados/classificações como único critério para avaliar o trabalho de um treinador. Ainda por cima com estatísticas marteladas ao sabor de opiniões individuais, ao invés de de construir uma opinião com base em uma avaliação imparcial das estatísticas gerais.
      O desporto rei ainda pactuar com tamanha ignorância no que concerne ao entendimento dos diversos momentos de organização de uma equipa é de facto triste. No dia que o entenderem vão conseguir chegar ao porquê de o Jesus ter conseguido fazer alguma coisa quando quase todos falharam.

      A.L.

      Eliminar
    3. A.L. 1000% de acordo.

      Eduardo, isso dos ovos e omeletes, para mim, não é nada. Vê o exemplo do Paulo Fonseca no Paços, tem mais ovos que Rui Vitória? É que eu vi o Paços sempre a jogar um futebol sempre de melhor qualidade, como mostrou, por exemplo, nos jogos contra o Benfica. O Rui Vitória em dois jogos contra o Benfica tem, se muito, uma ou duas ocasiões de golo e não podemos dizer que para o nível de um campeonato português o Guimarães seja uma equipa de sapateiros...

      Eliminar
    4. Só vês as equipas do RV a jogar com outras mais bem apetrechadas, mas mesmo assim, a jogar à defesa como tu dizes, ganhou-nos a Taça de Portugal depois de estar a perder 1-0.
      Vi vários jogos do Fátima quando ele lá estava, e não só eu, mas muitos adeptos do Fátima gostavam bastante dele e ficaram com muita pena dele ter saído. Eu só lá ia ver os jogos por ele ter sido Campeão de Júniores pelo Benfica, (talvez por jogar à defesa) coisa que os júniores não conseguiam há vários anos.

      Eliminar
    5. GPPC, não tem mais ovos que o RUI Vitoria, mas conseguiu colocar a equipa dele nos lugares da Europa? Não! Se olhasses para o plantel do Vitoria no inicio de epoca, dizias que era um plantel para ficar no meio da tabela.. Eles perderam 3/4 jogadores que eram titularissimos, E mesmo assim, conseguiu lutar com o Braga pela 4ªposição quase ate ao fim, tendo o Braga o triplo do orçamento.

      Ainda mais, Vitoria como o ALM disse ja ganhou uma taça de portugal... ao contrario do JJ que nao tinha ganho nada antes de chegar ao benfica..

      Eu gostava que jj ficasse, mas 4M e muita fruta para o benfica..

      Eliminar
  13. Perdoai-lhes Senhor Jesus que não sabem o que dizem. Comparar JJ com Rui Vitória é de quem não percebe nada de bola. O que dizem TODOS os actuais e ex jogadores do Jorge Jesus??? Simplesmente o melhor treinador que tiveram.... Se LFV n renovar com Jesus é um erro histórico e vamos voltar 10 anos para trás. Mas parece que há pessoas com saudades desses tempos.
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  14. Neste post lemos :

    "Lançou o Paços de Ferreira para um patamar onde nunca tinham chegado, ficando a um ponto da Europa em 2011, alicerces aproveitados daí em diante...."

    Mentira, quem lançou um Paços de outra dimensão, nem foi Fonseca, nem Vitória, foi mesmo Jose Mota, em 2003 foi 6º, e em 2007 voltou a ser 6º e foi á Europa, coisa que Vitória não fez. Depois de Mota, e anterior a Vitória, Paulo Sergio em 2009 foi à Final da Taça de Portugal, e por essa via o Paços regressou à Europa, isto é, o estatuto de maturidade competitiva do Paços não foi alcançado com Vitória, já tinha esse estatuto!

    Todavia, na minha modesta opinião, caso Jesus termine o seu "consulado" no Benfica, há outro nome com mais valencias e competencias, e esse nome nem tem sido abordado pela Imprensa escrita/falada, falo justamente de Paulo Bento. E Bento porquê? Tem uma forte estrutura mental, com passagens complicadas pelo Sporting (com uma longevidade anormal em Alvalade, foram 4 temporadas consecutivas, e poucas jornadas em 2009/10), 4 vezes vice-campeão, venceu 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças, 4 participações na Champions, com orçamentos frugais, reforços oriundos da formação (Moutinho, Nani, Veloso, Patrício, entre outros, alguns geraram mais valias financeiras). Posteriormente acumulou experiência na Seleção de Portugal, com a participação nas fases finais de um Europeu e de um Mundial. Pelo estofo, pelo perfil, pela forte mentalidade e personalidade, pelo know-how no aproveitamento da formação no Sporting, pela experiência acumulada num grande e na Seleção, com a inevitável pressão, mas também o facto de ser um reconhecido benfiquista,

    Será comparavel um Bento a um Vitória e em contextos vários? Não me parece!

    Se Vitória está próximo do perfil pretendido por Vieira, porque em Guimaraes investiu e potenciou jovens da "cantera". Todavia, terá estofo para suportar tamanho legado? Bom, tem uma passagem pelos juniores do Benfica, e a pressão de uma massa adepta vitoriana, sempre exigente, não deixa de ser uma excelente carta de recomendação, mas este não é o Vitória SC com uma grande exigencia de resultados, da exigente massa adepta, este Vitória SC, tem gozado da tolerancia da massa adepta, sem pressão de ganhar pelos orçamentos curtos, e limitações financeiras.

    Mas, não é comparável um Vitória de consumo interno, a um Benfica candidato e com uma enorme pressão, sobretudo em termos de exigência desportiva/competitiva. O Rui Vitória, não deixará de se ser uma opção de risco, mas sob grandes reservas, sobretudo, porque, caso se confirme, sucederá a JJ!

    Para terminar, Rui Vitória esteve no Zona Mista do Carlos Daniel, e nada acontece ao acaso, fortes probabilidades de ser o Treinador do Benfica. Depois, o silencio de Jesus quanto à renovação, permite ler nas "entrelinhas" que quase a 90% terminou a era Jesus no Benfica!

    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueces-te da aliança do scp/fcp em que o ceportem se sujeitou a ficar sempre em 2º e ir à LC, para afastarem o Benfica dos 1ºs lugares. Até os Super Dragões se aliaram a uma claque do ceportem para criarem a claque de apoio à selecção, em que assaltavam tudo por onde passavam. Isto não quer dizer que não goste de Paulo Bento.

      Eliminar
  15. Ja cansa essa choradeira por jesus. Ele ganhou uns titulos... ok, mas basta desse mecenas k se acha o bam bam bam da coisa toda. O benfica é muito maior do k esse indivíduo k mal sabe fazer uma conferência de imprensa. Eu quero um Benfica com espirito de evolução. Está na hora de instalar um novo paradigma, pois este ja n vai mais longe do k isto. Chega de cegueira em relação ao jj, só gente pequena se apega ao pouco. Eu quero mais... muito mais. Jorge jesus deve sair e apregoar seu ego pra outro lado. Agradeço-lhe pelos troféus e espero k tenha muita sorte. The show must go on.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se reparaste mas a choradeira é precisamente oposta. Já viste JJ falar sobre a sua continuidade? Pois...

      Eliminar
  16. Post completamente ignorante em todos os aspectos e com honestidade intelectual a roçar o 0.. NUNCA MAS NUNCA vi ninguém dizer que o Benfica acabava sem o jj. Ninguém sem ser 2 bloggers que a único argumento é que o Benfica não acaba poe essa questão. No máximo há quem diga que é uma situação parecida com 1994. Logo o ponto de partida é uma falácia! Claro que com ou sem jj o Benfica vai continuar a ganhar, embora seja mais garantido com jj. Se não sabe o que é uma estatística não utilize o termo! Aqui ninguém é do jjfc... Somos (quase todos) do SL Benfica por isso a comparação (e não estatística) que se deve fazer é do Benfica com e sem o jj. Interessa me lá bem o jj e a sua carreira do Benfica. Mas já agora o que ganhou o Mourinho até chegar a um clube que lhe deu condições? O que ganhou Guardiola no Barcelona b? Será tão difícil perceber que a relação Benfica jj é uma simbiose em que ambos ganham e não uma relação parasitária em que um se aproveita do outro? Aqui só se vê as coisas como oposição. Ou é de um ou do outro. Não se vê nada de forma integrada.
    Trocar o jj por outro por muita capacidade que tenha é trocar o certo pelo incerto,trocar ser competitivo e ganhar pelo se calhar pode fazer igual. Aliás é só ver o apoio dos lorpateguis a saida do jj... Eu como quero ver o Benfica ganhar quero que o lotopato continue eles como também querem que o clube dele ganhe sabem bem que a forma mais fácil é que o melhor treinador do campeonato saia do principal rival.
    Nuno

    ResponderEliminar
  17. Penso que manter a calma e esperar... e aceitar a decisão do presidente será o suficiente... na realidade se o clube tiver que avançar para Rui Vitória, Vitor Pereira ou Marco Silva... estará tudo bem...

    ResponderEliminar
  18. Se achas que o Jesus fez um bom trabalho no Benfica apenas porque tinha bons jogadores então pela mesma ordem de ideias ele se fez um mau trabalho noutros clubes foi apenas porque tinha maus jogadores. A estatística não vale nada se não se usar os mesmos critérios. E ele este ano segundo muitos bem tinha o melhor plantel...

    PS claro que o Benfica não será o mesmo sem o Jesus. Claro que mais tarde ou mais cedo vamos ganhar... Mas garantidamente que não pensem que será fácil... Os Andrades é que mal um jogador ou treinador sai passa logo do melhor a um qualquer... No Benfica e bem lembramos quem nos levou a glória

    ResponderEliminar
  19. Não faz sentido o JJ sair. Mas só uma teoria da conspiração, o Domingos Soares Oliveira não é sportinguista?

    TS

    ResponderEliminar
  20. O que eu gosto é da coerência daqueles que antes reclamavam do salário de JJ e agora acham que o presidente é mau porque não lho continua a dar.

    Bem, mas deixemos isso e as teorias estapafúrdias que por aí andam!

    O que eu peço é que o escriba deste post se chegue à frente e diga quem cumpre com este requisito:
    "Mas não podemos considerar que outro com capacidade fará pior que Jesus!"

    Porque se acham que é o Rui Vitória ou o Marco Silva... bem, não percebem um vintém disto.

    O Paneira, infelizmente, já está no Tondela. Este é Benfiquista e um treinador interessante, mas já não se vai a tempo. Era a solução para me responderem, já não dá.

    Portanto... Quem é esse treinador que com grande investimento na equipa a desmantelar-se (coerente em não o serem...) vem e é campeão?

    ResponderEliminar
  21. Manuel Carroilas, o vice Silva Gomes nem para porteiro...Mas cuidado, será o primeiro a afiar a faca se necessário for. Assim o fez a Pedro Santana Lopes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que se retrate...
      JJ continua....certinho!

      Eliminar
  22. No Belenenses, o JJ foi 2 vezes 5°. No segundo ano tiraram-lhe pontos no fim, por causa do caso Mateus, daí o 8°. Mas no campo acabou em 5°.

    Falta também a Intertoto com o Braga.

    O José Rachão também ganhou uma taça ao Benfica.

    Mas deves ter razão. Deve ser facílimo substituir um treinador que foi bicampeão ao fim de 30 anos, foi a uma final europeia ao fim de 27 (2 seguidas ao fim de 60). Levámos este tempo todo porque há treinadores destes aos pontapés.

    ResponderEliminar
  23. Todos sabem muito, mas no geral sabem nada, quando JJ falhou todos o queriam na rua , agora que ganhou ja o querem , culpa do Vieira pá que o ta a afastar. Já o disse e vou voltar a repetir o Jesus nao sai, e se sair nao sera por o Vieira querer, conheco o Vieira e else garantiu que a proposta a Jesus Sera muito parecida a ultima. Os vassalos do Rui Santos que aki comentam babam pelo JJ mas para o ano é tri com o JJ.ass RGS

    ResponderEliminar
  24. Uma análise muito interessante: ao analisar o percurso de Jesus, não interessa o antes e depois dos clubes por onde ele passou.
    Já ao analisar o Rui Vitória, cabem considerações sobre o que aconteceu depois se piorou(Fátima) mas já lhe cabe o mérito de feitos futuros quando melhorou(Paços)!!! Muito imparcial, sem dúvida.
    O "pormenor" do Belenenses ter demorado anos a atingir o mesmo nível do que com Jesus não interessa nada nem muito menos o facto do Braga depois de Jesus passar a lutar pelo título e ultrapassar desportivamente o Sporting. Aí não houve "aproveitamento dos alicerces deixados", pois não?
    Já agora, também não ficou esquecida uma taça europeia pelo meio? Mais "pormenores" que não interessam nada para esta discussão, concerteza....
    Esta enorme parcialidade ao tentar deturpar todos os factos que possam demonstrar que o Jesus foi um excelente treinador ao serviço do Glorioso custa-me a aceitar e a entender.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking