O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O que falhou nas operações de segurança ontem - parte 2

. 12 comentários
Quando este dia deveria ser de alegria e reflexão sobre o #34, eis que a violência em Guimarães e em Lisboa emergem como alvo prioritário de análise.

Em Lisboa:
Na minha opinião, o erro foi,  como já li num comentário neste blogue, fazer uma festa a pensar na TV e em imitar outras festas como as de Madrid.


Toda a cerimónia com os jogadores e as mensagens dos antigos atletas teria sido o ideal para fazer no último jogo na Luz. E o lógico. A segurança de todos, inclusive dos atletas, é assegurada. Além de que isso lugar certo para isso é mesmo o Estádio da Luz!

Então a ideia de montar uma "tenda VIP" nas imediações é ridícula e típica de novos-ricos. O SL Benfica não é nada disso.

Mas além do planeamento da festa,  antes teria de haver o planeamento de segurança. E mais uma vez aí também há falhas graves.
 
No ano passado, a festa embora espontânea na medida do possível teve um planeamento diferente privilegiando o contacto com todos os adeptos. 
Em termos de segurança, evitou o que se passou este ano.


No ano passado, devido à passagem do autocarro descoberto com os atletas foram criadas várias caixas de segurança que impediam a circulação descontrolada de pessoas. Num ajuntamento com tanta gente isso é uma mais valia. 

No ano passado quem queria festejar e saudar os jogadores esperou onde estava.

Este ano não existiam caixas de segurança. 
O arremesso de dezenas de petardos e de latas de cerveja cedo começou a anunciar o que viria a suceder.


Eram às dezenas a quantidade de gandulos que circulavam aos encontrões em toda a gente, sempre com uma postura provocatória e esperando reacção.


A PSP ía fazendo o que podia com algumas detenções. Enquanto a equipa aterrava na Portela, já alguns feridos eram assistidos.

Segundo alguns relatos que me chegaram da zona onde tudo começou, já desde as 22h e pouco alguns elementos estavam preocupados em contar o número de policias na zona bem como o número de carrinhas das forças da ordem na zona do Marquês.

Elementos esses que seriam vistos a arremessar garrafas mais tarde contra 
a multidão e a polícia.

As imagens dizem o resto. 
O fim de festa antecipado pelas piores razões.


Uma polícia que usa a força de forma desproporcionada com arruaceiros e com cidadãos pacatos. 
Uma polícia que tem nas suas fileiras gente mal formada e que usa estes momentos para descarregar, como o polícia que coloca o cacetete na virilha num gesto inqualificável e indigno de um agente da autoridade.


Quem um dia disse que limpar cadastros seria uma medida para não marcar ninguém para o futuro esqueceu-se de que agora alguns desses antigos cadastrados hoje, fruto dessa limpeza, vestem uma farda.


Mas a polícia e os arruaceiros, no âmbito do fenómeno desportivo,  não ficam com todas as culpas. 
Na parte 3 abordarei essa vertente.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. O ano passado, foi muito espontânea a festa no Marquês.

    ResponderEliminar
  2. Isto ia dar merda de qualquer forma por causa dos papagaios que têm tempo de antena nos media... Os comentários de não "podem comemorar por isto e aquilo" são coisas que num contexto de picanço têm tudo para correr mal.

    É isso que explica em parte as cenas que ocorreram no estádio do Guimarães...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. Não me revejo em nada que cheire a violência e a destruição de propriedade alheia. Acho bem que o Benfica pague os estragos. Agora, o presidente da assembleia geral do Guimarães foi quem acendeu o rastilho...

      Eliminar
  3. Parece que havia lagartada no meio.

    ResponderEliminar
  4. Já vi que preferem escrever sobre arruaças do que falar no bicampeonato!Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh não diga isso. Sobre o bi fizeram 100 copy-paste da palavra campeões e puseram umas imagens. Se calhar queria um post de 10 parágrafos como para cada golo do Nelson? Você de certeza que não é benfiquista ou pensa que o Benfica nasceu em 1994.
      Nuno

      Eliminar
  5. Águia Preocupada18/5/15 20:49

    Lamentável o que se passou! Quando me apercebi que havia preparação no Marquês para a festa, torci o nariz! E pensei: Aquilo tem tudo para correr mal!
    Aquilo foi uma pimbalhice! Nada teve de espontâneo! Nada teve de emoção! Nada teve de festa! PIMBALHICE! IMITAÇÃO!
    O Benfica é um clube do povo! Nascido do povo e para o povo! Por isso, as festas não podem ser preparadas, encenadas!
    Ao ver as imagens, senti saudades do campeonato que ganhamos no Boavista! A chegada da equipa à Portela e a enchente da Segunda Circular ao Marquês! Isto sim, foi uma festa e uma comemoração à Benfica do povo e para o povo!
    Quanto gastou o clube à empresa que imaginou aquilo?
    Não! Não falo agora porque correu mal! Antes, ainda no sábado, comentei com os meus amigos que tanta encenação e euforia só poderia dar mau resultado!
    Quer, exijo, o regresso às origens!

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada18/5/15 20:53

    Quanto à violência em Guimarães, enviei este e.mail ao comando da PSP de Guimarães e Braga:

    Exmos. Senhores,

    Depois de ver as imagens que envergonham este país, não posso deixar de manifestar aqui a minha indignação e o meu veemente repúdio pela barbárie, desumanidade e extrema cobardia que esse Filipe Silva mostrou ao país e ao mundo.
    Numa época de crise, em que alguma elite da qual esse e outros senhores de farda polidinha e bem brilhante fazem parte, não se coibirem de uma manifestação de força tão brutal e animalesca, contra quem lhes paga os proventos que lhes colocam o pão na mesa onde se fartam e às suas famílias de suculentas refeições enquanto muitos passam fome, é sintomático da baixeza moral e de uma prepotência sem limites que reina nessas cabeças.
    Certamente que esse Filipe Silva sofre de algum complexo de inferioridade que óbviamente tem que o inibir de continuar numa instituição que tem como fim defender os cidadãos - a integridade física (que ironia!) e os seus bens - pois não sabe exercer essa condição.
    Essa criatura, que de ser humano/homem só tem a fisionomia, não pode, nem tem condições psicológicas para exercer uma profissão tão elevada como a de polícia em Portugal!
    Como cidadão deste país e parte integrante da entidade patronal desse Filipe Silva, exijo a sua expulsão dessa instituição e uma punição tão forte, quanto a força por ele utilizada nas imagens que já correm mundo!
    Não ficará por certo sem emprego, sem ganha pão! Tanta valentia, terá com certeza eco numa qualquer organização jhiadista ou islâmica rasicais! Estas sim, oferecerão a esse Filipe Silva o ambiente que a sua indignidade e ausência de nobreza de carácter cobiçam!
    Os portugueses não precisam de corajosos dessa dimensão! Os portugueses não merecem esses Filipes Silvas, que se exibem tão fortes com os fracos e tão fracos nos seus sentimentos de revolta perante a felicidade de outros!
    Se me estivesse a despedir desse Filipe Silva, diria: " A Bem da Nação! Mas como acredito que há muitos profissionais que sabem dignificar a farda e a função para que foram investidos, aguardo com serenidade o castigo severo que só admito seja a expulsão.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  7. o Benfica não é um clube de bairro

    aparentemente há quem tenha ficado parado no tempo... têm bom remédio... sejam adeptos de clubes pequenos

    ResponderEliminar
  8. Os incidentes que se passaram quer em Guimarães quer em Lisboa, e aqui pelo que se conta, terão existido além do Marquês, incidentes em Alvalade e no Restelo, foram lamentaveis, não só pela sua gravidade, mas principalmente, porque na minha opinião foram premeditados.

    Em Guimarães era previsivel que assim fosse, primeiro, porque acontece muitas vezes, e segundo porque o ambiente ja de si hostil, foi ainda mais incendiado com as palavras do dirigente do Vitória. Essas palavras serviram como incentivo para que alguns elementos fossem a Guimarães para de forma premeditada fazerem uma demonstração de força ( e isto são coisas de claques), e isso aconteceu quer dentro quer fora do estádio, e mais uma vez quem paga (no corpo) são os adeptos que se deslocam aos estádios de forma isolada e sem qq tipo de proteção policial. Quanto á familia agredida, o presidente do Benfica já teve uma atitude louvavel ao convidar os muidos para entregar a taça. Mas gostava igualmente que o Benfica se mostrasse disponivel para prestar qq tipo de apoio aos envolvidos, desde apoio psicologico às crianças até a apoio legal, caso seja necessário, ao pai e avô daquela familia. Quanto ao PSP envolvido deveria ser bem punido, pois do que se vê nas imagens nada justifica aquelas agressões.

    Os incidentes em Lisboa, tal como em Guimarães parecem premeditados. Não vou discutir as questões de segurança que foram tomadas para que se realizasse as festa, até porque é um assunto que me ultrapassa. também não vou discutir a questão de poderem ter sido provocados por 'infiltrados'. O meu juizo baseia-se apenas nas imagens televisivas, e as primeiras imagens que aparecem mostram apenas um ou outro agente a perseguir elementos perfeitamente identificados e que se encontravam no meio da multidão... Terão sido esses a provocar os primeiros arremessos, e parecia uma questão fácil de resolver, mas de um momento para o outro existe uma carga indiscriminada sobre toda a gente e uma chuva de garrafas (poderá não ter sido necessariamente por esta ordem, mas a sequência que surge nas tv´s é essa). No fim acabaram por pagar dezenas de milhares de pessoas devido a umas dezenas de elementos.

    Acho que de uma vez por todas, tem que se identificar esses elementos, e não será dificil, visto que existem camaras, quer nos estádios, quer nas ruas. Existem igualmente imagens das tv´s e fotos que permitem identificar muitos desses elementos. Se esses criminosos não respeitam as regras de urbanidade, que sejam encarcerados em qualquer sitio durante várias horas antes e depois dos jogos. Metam-nos numa arena de touros ou em fábricas abandonadas. De certeza que as coisas correriam melhor nos estádios e nos acessos aos mesmos, e não seriam necessários centenas de agentes para andar a servir de amas a esses criminosos, antes, durante e após os jogos.

    Concluindo, o que se verificou ontem, é que o Benfica é mais que uma nação e somos imensos. Que existem óptimos profissionais nas forças de segurança e o exemplo do PSP que retira a criança da confusão e a impede de ver a agressão bárbara que o pai estava a sofrer (e para todos nós os nossos pais, principalmente naquela idade, são os nossos primeiros heróis) é de louvar. Infelizmente existe igualmente uma enormidade de individuos que não merecem envergar o traje das forças de segurança publica nem a camisola do Benfica (ou de outro clube).

    VR

    ResponderEliminar
  9. em guimarães não desculpando os incidentes, que não tem desculpa e foram feitos pelos de sempre, mas eles em muito foram provocados pelas declarações dos dirigentes de guimarães estupidez pura em vez de acalmarem uma situação que tinha tudo para ser dificil ainda incendiaram mais a coisa, quem semeia ventos colhe tempestades.

    em lisboa nada desculpa aquilo são sempre os mesmos mas o pessoal anda sempre a fechar os olhos a tudo porque apesar de disso são os que apoiam sempre mesmo quando corre mal e que vão a todo o lado mas não é por falta de aviso em dia eles vão causar graves problema ao clube.

    agora este ano aconteceram varias coisas que não sei se influenciaram a situação ou se são um sintoma da situação.
    existiu um distanciamento enorme entre os jogadores e o publico que tornou a coisa fria muito pouco popular.
    este ano muitos benfiquistas, demasiados na minha opinião, estavam muito mais preocupados com os outros em responder aos outros em provocar os outros do que em festejar o benfica como é nosso habito e tradição.

    ResponderEliminar
  10. BENFIQUISTA DE GAIA19/5/15 12:26

    ORA ..ai esta ....RUI GOMES DA SILVA EXPLICOU BEM EXPLICADO......1.30.horas 6500 pessoas inclausorados sem agua sem casas de banho sem comunicaçoes etc...isto era o que o vieira devia repudiar...mas nao veio logo preocupar-se com os estragos e mandar pagar seja o que for...O RESTO O QUE OS BENFIQUISTAS DO NORTE QUE RESPONDERAM AO APELO PARA ESTARMOS EM PESO EM GUIMARAES que se fodam ...nem uma palavra

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking