O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O que falhou nas operações de segurança ontem? Parte 1.

. 12 comentários
Quando este dia deveria ser de alegria e reflexão sobre o #34, eis que a violência em Guimarães e em Lisboa emergem como alvo prioritário de análise.
Neste post escrevo sobre Guimarães.
Em Guimarães:
Não foi por falta de aviso. Não foi porque não se antevia o que aconteceu.
Onde está agora o presidente da AG do Vitória? Onde andam os opinadores que andaram a semana toda preocupados em assegurar que o SL Benfica não festejava o #34 ou simplesmente não podia festejar em Guimarães?
Os adeptos do Benfica entraram em Guimarães como carne para canhão. Daí terem sido recebidos com pedradas do alto de prédios.
Onde estava o planeamento policial?
O autocarro do Benfica é recebido com pedras e adeptos do Benfica são ameaçados e alguns agredidos por gente com cartão de claque ao pescoço.
Quem reprime estas acções? Não a PSP de Guimarães.
3 ou 4 seguranças privados tentam a muito custo segurar as redes de proteção. Ao fim de alguns minutos a PSP de Guimarães lá vem ajudar,  depois de minutos a contemplar os acontecimentos.
Depois disto emergem aqueles que se misturam entre os adeptos do futebol para realizarem as suas reais intenções: agredir, roubar, destruir. Infelizmente íam muitos assim mascarados de benfiquistas.
Polícia de Guimarães e dirigentes do Vitoria. Uns incompetentes e outros incendiários.
O caso revelado pela CMTV é a prova de que agentes que agem como o comandante Filipe Silva não têm capacidade para gerir sequer uma mercearia quanto mais a ordem pública.
Filipe Silva não merece ser pago pelos contribuintes para os servir. Para os defender.
Não é no entanto caso único, em termos de uso desproporcionado de meios ou força. É mais um sintoma de um Estado autista, castrador e para quem o cidadão é um estorvo necessário.
Todos ficamos revoltados com aquilo que vimos nas imagens. Mas onde está a revolta dos cidadãos quando lemos notícias de casas penhoradas a famílias por dívidas ao fisco 500 ou mais vezes inferiores ao valor do imóvel?
Não é isso também uso desproporcional de meios e abuso de poder?
Culpamos o polícia mas ele é apenas um dos elos da sociedade produto das nossas decisões.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Perguntem-se:
    E se não houvesse policia ontem no Marquês?
    Tudo teria acontecido na mesma ou pior?
    Nada ou muito menos do que aconteceu teria acontecido?
    Todos concordarão que com a presença e intervenção da policia não pode resultar uma situação pior da que resultaria da sua ausência.
    Saudações,
    Lopo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Lopo,

      Isso depende: a presença e intervenção da policía não pode resultar numa situação pior PARA QUEM? Para os adeptos honestos e autênticos foi sim, pior.

      Cordialmente,
      Isaías

      Eliminar
    2. Caro Isaías,

      É exactamente esse o ponto!
      Esclarecendo primeiro que nunca está em causa o direito da policia a estar presente, porque esse direito não existe. A policia deve estar e intervir onde e na forma em que a sua a presença seja benéfica para a segurança e ordem publica. Ou seja é um dever e não um direito. Isto esclarecido, passamos a analisar a situação concreta e no minimo ficamos com sérias duvidas se a forma escolhida de presença e de intervenção foi a que salvaguardou esse dever ou se pelo contrário pode ter sido e foi um agente para as lamentáveis incidências.
      A mim parece-me e sem ter estado presente nem ter acesso a informação muito detalhada que na verdade a forma escolhida de presença e de intervenção foi um agente das lamentáveis incidências.
      Nunca está em causa para mim que ninguém tenha qualquer especie de justificação para agir criminosamente como agiram uns poucos de cidadãos naquela noite.
      Mas está em causa para mim a forma como os profissionais da segurança publica decidiram estar presentes... uma forma muito ostensiva e pouco discreta e a forma como esses profissionais decidiram intervir... uma forma de grande escala musculada e ostensiva, quando o que se pediria seriam acções muito discretas precisas e localizadas de extração de cidadãos com condutas criminosas.
      Tenho a certeza que a policia tem ao seu dispôr meios, conhecimentos e experiência para adaptar a sua intervenção a estas circunstâncias. Agentes à civil integrados no meio da multidão coordenados em pequenos grupos facilmente e com relativo pouco reboliço removiam os criminosos de entre a multidão civica que apenas queria festejar.
      Quando não existem dois lados antagonistas a presença e a forma de intervenção da policia teria que ser de forma a não se tornar ela própria no outro lado antagonista. Que foi o que aconteceu!

      Lopo

      Eliminar
  2. https://vine.co/v/eAbKwMtx1dr

    Falhou uma polícia com ética e respeito,à muito tempo que fazem mal ao Benfica e a esta sociedade.
    Andam com azia...só pode ser.:/
    Vejam o link acima e digam algo.

    ResponderEliminar
  3. Bom, depois da noite de terror vivida ontem em Lisboa, depois da Direcção do Benfica e bem, se ter prontificado a pagar as despesas dos estragos e roubos que aconteceram no Estadio do Vitória... Depois das elevadas declarações do Vice Silva,ficamos esclarecidos, este Benfica não sabe perder, mas mais grave, não sabe ganhar, e a culpa é da Policia (mas, repudio as imagens que todos vimos com tres gerações de benfiquistas).

    Na temporada passada quando JJ naquele Estadio agrediu num Policia, a blogosfera encarnada criou a teoria estapafurdia que até roubaram o relógio a JJ!

    Num outro blog que é prodigo na mentira, ou na omissão, por exemplo, os atletas emprestados pelo FC Porto nunca o defronta, mas omitem um Tózé que até marcou e roubou 2 pontos, e omite-se um Rosa &Deyverson (ambos desvinculados), ou então omitem que o Urreta, o Fonte, o Ruben Pinto ou o Fabio Cardoso, tambem não defrontaram o Benfica (e quanto a mim bem, emprestados não devem defrontar o Clube Mãe). Mas um tal Hugo Gil, manipula a verdade, com falácias. Bom, mas nesse blog apontarem o dedo a Sportinguistas pelas cenas de pura violencia urbana da noite de ontem? É de uma estupidez e imbecilidade sobrehumana :

    http://hugogil.pt/sportinguistas-apanhados-no-marques-a-arremessar-pedras-a-psp-video/

    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá, já somos campeões, podes desmontar a feira! O blog que referes é apenas um dos blogs que mais defende o Benfica e um adepto do clube mais mentiroso de que há memória chamar aos outros mentirosos... Por falar em mentira, obrigado por me despertares atenção para o video que referes: e não é que o gajo que se vê a atirar pedras está mesmo com uns calções do sporting? Onde está a tua dúvida? Mas garanto-te desde já que admito que muitos dos arruaceiros eram do Benfica. Num universo de 6 milhões há-de haver muita merda. Só ser do Benfica não é garante de integridade de carácter. Isso não belisca em nada o facto de sermos campeões com toda a justiça. Tudo o resto é acessório. Como comecei por dizer: podes desmontar a feira!...

      Eliminar
    2. " depois da noite de terror vivida ontem em Lisboa, depois da Direcção do Benfica e bem, se ter prontificado a pagar as despesas dos estragos e roubos que aconteceram no Estádio do Vitória... "

      " Na temporada passada quando JJ naquele Estadio agrediu num Policia, a blogosfera encarnada criou a teoria estapafurdia que até roubaram o relógio a JJ! "

      Mais um ungulado e ainda por cima desmemoriado com as chamadas teorias conspiratórias ...
      Como se as cenas dentro de aviões fretados, dentro das lojas Duty-Free dos aeroportos, e os roubos perpretados em lojas no Algarve, na Madeira, em Malaga, e nas Lojas de Conveniência das autoestradas fossem histórias para adormecer meninos ...!
      Vir para aqui armado em santinho é quase obsceno...quando numa célebre noite no Dragão mais de 300 bolas de golfe, pedras contra o autocarro ,e até uma galinha foram arremessados contra os nossos jogadores !

      Carroilas vai levar onde levam as galinhas pretas !


      Porteiro do Inferno

      Eliminar
  4. Tudo errado. As nossas muralhas continuam impenetráveis meus caros. Festejaram em 1/4 do estádio, cá fora nem cheiraram. Os "maiores adeptos de Portugal" afinal disparam armas de fogo numa cidade Património Mundial, batem em crianças e mulheres e destroem estabelecimentos comerciais. Cá vos esperamos na terra do Rei outra vez, é aí é que vão pagar os estragos que fizeram na cidade. Guimarães lembra-se.

    Parabéns pelo título!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um menino do coro de Santa Cecilia !
      A cidade berço não merece que energúmenos do tipo dos White Angels e Insane Guys conspurquem uma cidade que foi há tres anos atrás a Capital Europeia da Cultura ...
      Pelo que acabei de ler, podemos deduzir que não aprendeste nada... valentão !

      Porteiro do Inferno

      Eliminar
  5. Ó TRUE BLUE,vai para a puta madre que te pariu!!!

    ResponderEliminar
  6. Caro Shadows, a ignorância é muito atrevida. Estive em Guimarães e não vi só isso que contas. Os adeptos de Benfica portaram-se exemplarmente??? Pá, tens de começar a vir aos jogos e a deixares de emprenhares pelos ouvidos.
    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, lê com atenção. Onde é que digo isso?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking