O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 27 de maio de 2015

O ajuste fundamental.

. 55 comentários

As palavras de DSO, como o Benfica by GB destacou no post anterior, não deixam margem para dúvidas.
O futuro do Benfica passa por fazer mais...com menos. É um caminho a que os clubes portugueses não podem escapar.

Daí que o sinal que será dado pelos valores de uma eventual renovação do contrato de Jorge Jesus seja fundamental.

Como escrevi ontem, defendo que se possa renovar o contrato a Jorge Jesus desde que o seu vencimento seja reduzido e que os prémios de vitória no campeonato sejam indexados à performance nas competições europeias.

É fácil mandar números ao ar com os valores das vendas dos últimos anos. Mas e que dizer dos custos com aquisições e salários?
Têm contabilizado os milhões que o Benfica perdeu durante estes anos que não se qualificou para os oitavos de final da Champions?

O que espera um patrocinador como a Emirates? Visibilidade. É o campeonato nacional que a dá? Claro que não. São as competições europeias. Em especial a Champions.

É desnecessário o discurso dos coitadinhos de que não podemos competir com outros clubes mais ricos. A história dos clubes portugueses sempre foi a inferioridade de meios mas qualidade, humildade e crença superiores.

Quem estiver disposto a trabalhar com o que o Benfica pode dar, será o próximo treinador.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

55 comentários

  1. Bom dia na minha maneira de ver, até me posso enganar vamos regredir 10 anos. Nos próximos anos vamos ver o titulo por um canudo, em primeiro lugar não renovar com o Jejus é um erro gravíssimo, qual treinador fará o que ele fez com o cascalho que teve a sua disposição, mas enfim é o Benfica que temos, os cabeçudos não aprendem.
    Abraço Mário Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de pânicos. Vamos ver se JJ renova ou não.
      Mas o Benfica está longe de depender de JJ. Já o contrário...

      Eliminar
    2. Scp e Holdimo são bem reais...

      Eliminar
  2. Na realidade esta tendência para o suicídio ou para outra coisa qualquer que nem consigo catalogar é confrangedora.

    Parece que estamos a fazer uma analepse até 1994, quando se destrói por capricho uma equipa campeã e arrogantemente se fez uma limpeza miserável, criminosa e ruinosa do balneário. Também nesse período foram contratados "os grandes jogadores do tugão": Paredão, Nelo, Tavares, King, Marcelo e mais uns desconhecidos: Pringle, Bermudez, etc, etc, etc. Foi miserável. Criminoso. Essa gente devia ter sido processada por danos graves cometidos contra o glorioso.

    Posto isto, com a devida distância, parece-me que num outro século, numa outra década a ladainha do eterno retorno está de volta. Replicar o modelo posto em prática em Guimarães é demasiado arriscado e falso como judas. O Porto novamente sobreviverá...Não sei se é destino, teoria da conspiração, ou uma mescla de tudo.
    Uma coisa é certa: a lavagem cerebral, junto dos adeptos do Benfica, anti Jesus já está em marcha. Lamento. Nesta hora da saída eu só tenho a dizer: obrigado por tudo. Não foi fácil esta aproximação ao Porto, discutindo com eles taco a taco, olhos nos olhos, após quase duas décadas de acanhamento, de misérias morais e de outras reviengas. Tudo de bom, porque merece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomas por certo que ele sai? Eu esperava. vivi esse Benfica de Damásio coveiro. Foi ele e Artur Jorge, outro infiltrado.

      Eliminar
    2. Caso o JJ saia deixo de pagar cotas e desligo a Benfica TV

      Eliminar
    3. Sim. Vai sair. Para mim é uma verdade (quase) absoluta.

      Porto- Marco Silva;

      Benfica - Rui Vitória;

      Sporting - Jorge Jesus.

      Para Jorge Mendes não há impossíveis. Lotopegui sairá diplomaticamente em alta e Marco entrará. Jesus por questões familiares neste momento nunca deixará Portugal. Sporting paga-lhe os 4 milhões e garanto-vos que com a equipa que Marco Silva tinha, dependendo de quem estivesse no Benfica, corria sérios riscos de ser campeão. Mas cá estaremos para o ano para ver como andam as modas e as danças de vários protagonistas. A sede de protagonismo é filha da mãe... E com JJ muitos ficaram sem protagonismo no Benfica. Está novamente a chegar a sua hora idolatrada de pés de barro. Siga para bingo...

      Eliminar
    4. A ideia de implosão sem JJ será (talvez) um exagero, ... espero que seja antes Porto - Rui Vitória e Benfica - marco Silva ou Vitor Pereira, mete lá uma cunha ó Lusitano... :)

      Eliminar
  3. a questão de não haver dinheiro para pagar ao JJ, resolvia-se muito facilmente... em vez de andarmos todos os anos a comprar e pagar ordenados a "entulho", apostava-se o dinheiro só em jogadores com qualidade reconhecida e o resto dos reforços era com os miúdos da formação! Mas o que nós mais uma vez estamos a assistir?! para esta epoca que vem, já contratamos um marçal e os 3 moços do R.Ave...estes jogadores não são nenhuma mais valia para o clube. O dinheiro que vamos pagar na transferência e ordenados destes, já dava para manter o ordenado do JJ pelo menos por um ano!
    Ass: Luís

    ResponderEliminar
  4. "O que espera um patrocinador como a Emirates? Visibilidade. É o campeonato nacional que a dá? Claro que não. São as competições europeias. Em especial a Champions."

    Não tens ideia nenhuma do que dizes. A Emirates não precisa nem quis visibilidade lá fora ao fazer contrato com o Benfica. Simplesmente quer entrar no mercado Nacional!!

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que significa o mercado nacional para uma multinacional como a Emirates? Oh Pedro...! Nem parece teu.

      Eliminar
    2. Shadows o Pedro tem razão

      Eliminar
    3. Existe uma ligação aérea Lisboa-Dubai da Emirates por isso o Pedro tem razão. Já o Shadows é o habitual.

      Eliminar
  5. a questão de não haver dinheiro para pagar ao JJ, resolvia-se muito facilmente... em vez de andarmos todos os anos a comprar e pagar ordenados a "entulho", apostava-se o dinheiro só em jogadores com qualidade reconhecida e o resto dos reforços era com os miúdos da formação! Mas o que nós mais uma vez estamos a assistir?! para esta epoca que vem, já contratamos um marçal e os 3 moços do R.Ave...estes jogadores não são nenhuma mais valia para o clube. O dinheiro que vamos pagar na transferência e ordenados destes, já dava para manter o ordenado do JJ pelo menos por um ano!
    Ass: Luís

    ResponderEliminar
  6. Por este prisma Bella Guttmann era um treinador caro. muito caro!

    Mas eu não o trocaria por um Rui VItória qualquer...

    ASNEIRA.

    ResponderEliminar
  7. Portanto, imaginando que um Shadows, é contratado por uma multinacional de gabarito para atingir determinados objectivos. Durante o contrato de 6 anos "supera" os objectivos propostos. A empresa cresce e é valorizada de ano para ano com resultados acima das expectativas.
    O CEO acha que é tempo de lhe reduzir o vencimento, e de inclusivé lhe impor condições na sua equipa!!! Quer quer, não quer...adeuzinho.
    Mas em que mundo é que vives?
    A sério...fico incrédulo com tamanha barbaridade que escreves.

    O Jesus devia assinar quando quiser e pelos anos que quiser com as mesmas condições contratuais. Mas onde é que está a dúvida? Não sei pq insistem tanto neste assunto. Ou até sei...Tal como os nossos rivais (que se habituaram a ver-nos ganhar) também há muito pseudo-Benfiquista que o quer ver fora do Benfica. Percebe-se porquê!
    Para voltar-mos ao passado recente.

    Tenham juízo!

    ResponderEliminar
  8. Eu estou disponível. Posso ir eu? Se não for eu tenho um vizinho que está desempregado e que não se importa de ir ganhar 10000 euros por ano e está disponível para aceitar que condições forem. pode ser ele?
    Essa estória do mais com menos é tão, mas tão LAGARTO! Mais com menos porque? Se temos o maior patrocínio da nossa história? Se os prémios da champions sobem este ano? Dizes que é fácil mandar números para o ar? Fácil é dizer que tem de se reduzir quando os rc indicam que estamos tranquilos! Capitais positivos, mais receitas que nunca, passivo a começar a descer. E ao contrário do que tu e o gb dizem, o dso também falou no investimento em betão. Sim porque é muito fácil perguntar para onde vai o dinheiro e esquecer a qualidade das nossas infraestruturas. Vê lá que o teu sporting de lisboa nem pavilhão tem.
    A hipocrisia é tanta e tão básica que vens com uma conversa de contabilizar os milhões perdidos por não ir aos oitavos da champions, subentendendo-se que a culpa é do jj... esqueceste é que antes dele simplesmente não íamos nem a fase de grupos! Não é discurso de coitadinhos... é a historia como ela é. Em mais de 60 anos de competições europeias, durante diversos anos com 3 competições, as equipas portuguesas ganharam quantas? 7! Dá uma competição por década! No nosso caso? 2! Dá uma competição europeia de 30 em 30 anos! Tu não deves ser muito bom a fazer contas. Como é que o porto (que ganhou recentemente) ganhou as competições eurpeias que ganhou? Foi a investir para ganhar lá fora? NÃO! Foi a consolidar o domínio interno e depois de tantas vezes lá ir, houve uma em que teve sorte no sorteio e chegou longe! Tem de ser esse o método português. Estar presente e tentar aproveitar quando os grandes candidatos vacilarem!
    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para ser mais exacto quanto á teoria da humildade e crença das equipas portuguesas contra o dinheiro das outras: Taça das taças 39 edições 1 vitoria portuguesa; Champions 60 edições 4 vitórias; Uefa/Europa 44 edições 2 vitórias; ou seja a humildade e crença ganhou em 7 em 143 competições. Depois a conclusão de um inteligente é que quem acha que não se pode exigir vitórias é que é o discurso do coitadinho, quando nunca como hoje existiu tanta discrepância entre ricos e pobres, sem influência do rendimento desportivo (ou seja, uma equipa inglesa de final da tabela tem SEMPRE mais dinheiro que uma de top PT).
      Nuno

      Eliminar
    2. Se o Nuno não entendeu... vou-lhe explicar melhor o que o Shadows quis dizer.

      A Emirates (Patrocinador) não 'exige' ao SLB que seja Campeão ou Vencedor de qualquer Título Europeu...

      A Emirates (Patrocinador) 'exige' é que o SLB não fique em último lugar numa fase de grupos e que depois nem à LE vá !!!

      Ou seja, o Shadows apenas quis dizer, significar foi que se pede a qualquer clube 'coitadinho' português que chegue pelo
      menos aos 8ºs ou 4ºs de Final.. ou que chegue, dispute uma Meia Final da LE.

      Porque já sabemos bem que os 4 Finalistas da LC serão sempre os mesmos Tubarões...

      Mas uma coisa é poder dizer que nadamos com Tubarões... outra coisa, é ficar na praia a ver, a assistir !!! E isso é
      válido para o SLB como para o FCP.

      Certo?!

      Tiago Vidigueira

      Eliminar
    3. Quando o apoio do Shadows são os vidigueiras e os pintos!!! Um patrocinador não exige nada. Patrocina e em retorno obtém a visibilidade correspondente ao que está no contrato. Se não quisesse patrocinar uma equipa que nesse ano ficou em 4º do grupo não patrocinava... tão fácil como isso. Se não se quisesse ligar a um 4º do grupo negociava com outra equipa!
      O teu clube nadou com os tubarões? Ficou na praia porque só jogou com equipas da LE. No único adversário nível champions que apanhou envergonhou os patrocinadores. As únicas marcas que se quiseram ligar ao teu clube após essa eliminatória foram os sites porno!
      Nuno

      Eliminar
    4. "A Emirates (Patrocinador) 'exige' é que o SLB não fique em último lugar numa fase de grupos e que depois nem à LE vá !!!"
      E no entanto renovou o contrato com o Milan...
      Kazim

      Eliminar
    5. Tudo certo o que escreveste. É uma análise lúcida sobre o real valor das equipas portugueses.
      Se conseguisses ficar com os melhores sem os venderes, como o Oblak, Garay, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Matic, Ramires, Witsel, Enzo, Di Maria, Markovic ou Rodrigo, aí digo que éramos capaz de lutar por uma Champions. Mas, como se tem visto, de modo algum podemos almejar uma Champions com a delapidação que fazemos aos plantéis todos os anos.

      Para já, preocupa-me o jogo de 6.ª Feira. Depois... depois veremos o que aí vem.

      Gostava que JJ ficasse, o historial fala por si. Se fui a favor da sua renovação na época em que perdemos tudo no fim, neste momento nem coloco isso em questão.
      Tenho perfeita noção de que pode ser Campeão no Porto ou no Sporting. Mas, já agora, pergunto-vos: em Portugal, digam-me qual é o treinador sobre o qual podem afirmar de igual forma que também seria Campeão, tanto no Benfica, Porto ou Sporting?
      Eu respondo: nenhum!

      Eliminar
    6. Eu não apoio o Shadows... eu limitei-me a dar a minha opinião. A dizer apenas o que penso.

      O FCP por muito que não gostes, chegou aos 4ºs de Final da LC e facturou mais de 30 Milhões.
      O FCP jogou sem laterais em Munique e por isso foi goleado. Mas ao cabo e ao fim o FCP perdeu 7-4
      com o Bayern. A seguir o mesmo Bayern perdeu 6-3 com o Barcelona. ISSO, esses resultados, não têm
      nada, nada a ver com Patrocinadores e com o tema do Post...

      O Milan é um dos históricos do Futebol Mundial.. e ainda agora disse que vai investir 150 Milhões na nova
      época. Querer misturar alhos com bugalhos, não tem por onde que se lhe pegue. falemos só do tema do Post.

      Obrigado

      Tiago Vidigueira

      Eliminar
  9. Jorge Jesus rejeitou a redução de salário do Benfica e vai para o Sporting.
    Leram aqui primeiro.

    ResponderEliminar
  10. Se o JJ for para o Sporting faz dos lagartos campêos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens duvidas, eu não

      Eliminar
    2. não precisa de ser campeão. basta-lhe ficar à frente do Benfica, treinando o Sporting.

      Eliminar
    3. porra vai lá vai, com que jogadores? O Shikabala? sabes que o Nani e o William já foram de carrinho, os únicos com estatura no plantel... a equipa do SCP está ao nível do Braga ou abaixo...

      Eliminar
    4. moleculasdeamor, estás a falar daquele clube a quem vocês não ganharam um único jogo esta época? Aquele em que o Benfica, em alvalade, praticou anti-jogo de início ao fim, borrados de medo e no fim ainda festejaram o empate como se tivessem ganho a "Champions League"? Olha que tu, realmente...

      P.Claro

      Saudações

      Eliminar
    5. P. Claro, diz-me lá quais os jogadores do SCP que são claramente atletas de nível elevado,médio alto! e por favor poupa-me a Rui Patricios e Adriens ou Andrés... atletas que façam a diferença!, Jacksons, Quaresmas, Gaitans, Salvios, Luisões, Jonas, Tellos, Danilos, Alex Sandros, Quinteros, Maxis, jogadores desse nível!

      Eliminar
  11. Mas alguém acredita que JJ vai para o zboring????

    Cambada de psicopatas! Um clube falido que paga prêmios de jogo ao nível da 3a divisão


    Jose Inácio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Inácio, são os angolanos que poderão pagar o salário do Jorge Jesus e disponibilizar orçamento para reforços, no Sporting.

      Eliminar
    2. Lavagem de dinheiro, Bes Angola Holdimo!

      Eliminar
    3. O problema é que JJ não quer o dinheiro do Sportém.

      Eliminar
  12. Continuem a assobiar contra a lagartada, dizendo que é irreal o JJ no scp. Comecem a preparar-se para essa realidade - JJ no SCP. Lentamente não vai doer tanto...

    ResponderEliminar
  13. Sporting tenta Jorge Jesus - JN
    www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=4577459

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Carvalho levou com os pés do JJ. Ainda ontem o lagarto Rui Santos o afirmou.

      Eliminar
  14. Benfica é uma coisa.
    JJ é outra coisa.
    Benfica + JJ são muito fortes.

    Já agora Sérgio Conceição no sporting.

    André Silves

    ResponderEliminar
  15. Também posso fumar dessa erva? Deve ser de grande qualidade ;)

    ResponderEliminar
  16. O problema é que no tempo a que te reportas a Lei Bosman era para todos: e aí, os clubes portugueses conseguiam "pedir meças" aos colossos europeus, pois de facto os portugueses "têm jeito para a bola" - ou seja, eramos competitivos.....quando os ingleses jogavam com ingleses, os franceses com franceses....etc etc.
    Porém, o paradigma agora é diferente (e temos como exemplo a lagartagem, que já há muito não € para brincar aos plantéis de futebol): a Lei Bosman foi abolida pelos princípios da EU e os grandes clubes europeus têm os melhores jogadores (mesmo que sejam 11 da mesma nacionalidade que até pode ser diferente da do clube onde alinham), e quanto a isso, meu caro, não é com meninos de Alcochete, do Seixal muito e menos do Olival que o futebol tuga lá vai; só se for para fazer a figura que os lagartos fazem (e recentemente os corruptos), e sermos envergonhados.
    Gostaria que reflectissem sobre isto. É que eu creio que o JJ tem razão nas escolhas que faz para o plantel: no sistema do JJ algum dia o Seixal dá um 6 / 8 como os que temos tido (Matic, Fesja, Witsel, Javi etc. etc. )???
    Bernardos ? Migueis Rosas ? Andrés Martins ? Moutinhos ? Eu imagino estes meninos ao lado do Yaya Touré, do Schweinsteiger, do Busquets, etc. etc. enfim….no agregado era - como já vimos, aos 12…..É que por muito que se queira a dimensão física é também hoje muito importante e os portugueses, por norma, não são de grande estatura…..os centrais, p. ex., no futebol moderno têm de ser fortes e um deles mais rápido que o outro……é o Fábio Cardoso, queres ver ????
    O único grande jogador do SLB (do Seixal…e que não é bem do Seixal é o A. Gomes….) esse sim fugia um pouco a isto de venho de dizer e era capaz de se impor nas campanhas europeias…..os demais, é para ganhar no Coimbra da Mota e quejandos….
    Enfim: o que pretendo significar é tão só isto: o jogador português não é hoje capaz de se impor (sendo competitivo) nas campanhas europeias quando o futebol de hoje permite que os (€€€) grandes (€€€) clubes têm os jogadores que têm (ex. Barça, Chelsea, Real, City, PSG, etc. etc.) .....não é fácil e o desafio que hoje se coloca não é, com o devido respeito, como tu o colocas: é bem mais complexo e difícil......

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Meus caros: vcs ainda não perceberam que tudo isto é contra-informação...
    1- JJ não vai sair e provavelmente n vai reduzir o seu salario. Apenas coloco a possibilidade de aumentar os prémios de jogo e duração do contrato/ diminuido o valor fixo.
    2- O SLB não vai desinvestir coisa nenhuma. Aumentamos patrocínios, vendemos tb já na formação,e muito bem, a BTV vai de vento em popa! Nunca como agora este projecto mostra o seu sucesso...
    3- A mensagem é a penas aquela que a direcção do SLB quer que passe e alguns meios de comunicação social aproveitam...
    socio slb nº 218219

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho boa memória e o ano passado por esta altura era a mesma coisa, muito ruído porque não querem o Benfica vencedor da Taça da Liga e querem JJ ainda mais depressa fora da Luz! E há benfiquistas que alinham na conversa.

      Eliminar
  18. Este novo patrocinio vai ter que despertar outros vôos.

    ResponderEliminar
  19. Começou a limpeza agora foi na FIFA, de seguida até me posso enganar mas esses Jorges Mendes, e esses Presidentes dos clubes ditos ricos que se aquatelem porque a justiça tarda mas não falha
    Mario Melo

    ResponderEliminar
  20. A lingua portuguesa é muito traiçoeira, aquando da assinatura do contrato com a Fly emirates LFV afirmou o seguinte: "...Esta parceria é um novo marco da vida do Benfica, projecta a nível global e responsabiliza-nos como clube. Ficamos ainda mais próximos dos adeptos - já que a Emirates voa para todo o mundo" será que depois vão despachar tudo o que renda dinheiro e voltarmos ao período negro da nossa história? Se porventura se vier a verificar aquilo que tem sido dito e escrito na diversa comunicação social da nossa praça, vale mais LFV e seus muchachos fazerem as malas e irem vender bolas de berlim para o Bugio Porque será que foram contratar três jogadeiros ao Rio Ave e depois vem mais um do Nacional? O SLB tem tanto Lixo nas suas fileiras porque aumentar o numero? Se JJ não ficar vão buscar um treinador que nos insultou do piorio enquanto treinador do clube da porrada? É preciso ter lata. Será que a "união"com os corruptos do porto na liga implicou esta associação tipo,ganhas tu ganho eu?

    ResponderEliminar
  21. daqui a pouco pedem que o Luisão só continue se baixar o salário...

    se é para reduzir que seja nas gorduras e não na carne...

    ResponderEliminar
  22. Se tem povos na miseria e há expcepção de Portugal todos fizeram ajustamentos e baixaram salarios e mordomias, porque razão não pode o JJ baixar o salario?
    Senão se pode pagar o salario, e o mesmo está completamente desfazado da realidade do país, teria justificação se tivesse ganho a Liga dos Campeões, como isso não aconteceu, é a normalidade da historia do clube, alguem diss que quem treina o Benfica é candidato a ser campeão, logo JJ fez jus a essa frase, mas como dizia, não se pode pagar o salario, então baixe-se o salario e aumente-se os premios por objectivos, não vejo mal nisso, mas por aquilo que se lê, parece tudo gente rica, depois admiram-se do país estar como está, mas hoje em dia é normal gerir dividas em vez de se reduzir e pagar as dividas, já estou como o outro, até parece que comprar a prestações é mais barato que comprar a pronto

    ResponderEliminar
  23. TODA A VERDADE!27/5/15 15:06

    PACTO SECRETO ENTRE VIEIRA E PINTO DA COSTA - TODA A VERDADE

    Vieira não quer deixar cair Pinto da Costa, e para que tal aconteça o Porto na próxima época terá de vencer o campeonato (3 épocas sem ganhar nada, seria o fim de Pinto da Costa). Só que essa estratégia esbarra em Jorge Jesus. O actual treinador do Benfica quer mais, sempre mais, quer vencer o Tri-campeonato e ser competitivo na europa, tendo ao seu dispor bons reforços.

    Manter Jorge Jesus no Benfica é um enorme risco para o "pacto secreto" entre vieira e pinto da costa. Esta época o Porto de Lopetegui com 50 milhões de euros em reforços, e com a saída de 8 titulares do Benfica, teve insucesso e o Benfica de Jorge Jesus ganhou na mesma o campeonato.

    A machadada final do "pacto secreto" foi a proposta de renovação a Jorge Jesus reduzindo o salário para metade, além de Vieira não disponibilizar grande orçamento para reforços, forçando a que o treinador do Benfica aceite uma das propostas que existem do estrangeiro (mesmo que não sejam de clubes de topo). Vieira já acertou a contratação de Rui Vitória para a próxima época.

    O que Vieira e Pinto da Costa não contavam era com o facto de Jorge Jesus estar a ponderar a proposta do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não metas mais tabaco nisso...que vais ver onde vais parar.....
      Pedro

      Eliminar
  24. Não acredito em pactos secretos, acredito sim que JJ fique no Benfica vamos rebentar com os porcos carrega benfica

    ResponderEliminar
  25. Eu nunca li tanta asneira junta em tão curto espaço de tempo !

    Mas que cambada de otários !

    Shadows ainda gostava que me explicasses o que é que percebes de marketing sobretudo o que é direccionado para a aviação comercial e que envolve os mercados turisticos mundiais ...
    Eu que andei lá durante 32 anos não consegui aprender tudo... limita-te a falar do que sabes pá, e deixa-te de armar ao pingarelho !

    Porteiro do Inferno

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking