O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O agente Filipe Silva vai ficar impune?

. 17 comentários


As agressões efectuadas sob a capa da farda da PSP não podem passar com um simples “castigo”, como se estivéssemos a penalizar um miúdo que bateu noutro miúdo.
O agente Filipe Silva demonstrou uma brutalidade incompatível com a sua profissão e posição.

A PSP, como qualquer outra força da ordem, tem uma posição relativa no sistema português. Em lugar nenhum da constituição lhe é fornecido o poder absoluto de agredir qualquer cidadão, sem razões válidas e previstas na lei.

As imagens da CMTV foram claras. Não existiam motivos para as agressões bárbaras ao cidadão e à sua família.

Um agente da autoridade transporta consigo uma responsabilidade enorme de fazer cumprir a lei, que deve ser complementada por tacto, bom senso, empatia, capacidade de avaliação rápida, cabeça fria e respeito pelos cidadãos.

Um agente da autoridade, em especial quem está em forças de reacção rápida ou de intervenção, não pode ser alguém desequilibrado ou incapaz de manter o controle dos seus sentidos e acções.
Naquela situação, o agente Filipe Silva demonstrou uma manifesta falta de características humanas para ser um agente da autoridade sob pressão.

Nada naquela situação, em que um pai de forma legítima acudia ao filho mais novo depois de muito tempo presos numa bancada sem condições mínimas, justificou as agressões e a voz de prisão.
Qualquer um, no mínimo, teria respondido com um par de palavrões a alguém que demonstrou não ter qualquer sensibilidade humana face a um miúdo que estava apenas a beber água.

Esta situação não pode passar sem um castigo exemplar para este acto bárbaro, digno de uma ditadura e não de uma democracia.

O agente Filipe Silva, que nem a humildade de se desculpar publicamente pelo que fez, não pode continuar a usar farda e arma.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. BENFIQUISTA DE GAIA25/5/15 19:34

    BEM DITO ...presos que nem carneiros..independentemem-te do que aconteceu aquela familia ..muitas outras ja se encontravam em desespero..e isso foi escamuteado ..praticamente por toda a gente.inclusive.o vieira..em defesa dos BENFIQUISTAS..mas nao ainda passamos por ladroes.desordeiros etc..quanto ao policia ..no comemt...mau demais....

    ResponderEliminar
  2. Claro que vai ficar impune. Como ficam impunes os adeptos que pilham e que destroem a propriedade alheia.

    Isto é reciprocidade. Quem vai para estas coisas está sujeito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. és mesmoidiota JP és tão criminso como essa espe´cie de gente que por acaso é polícia.
      O que é que uma coisa tem a ver com outra?
      Com a frase: "Quem vai para estas coisas está sujeito..." está tudo dito.
      Devias era bater com os costados na cadeia. que grande BESTA me saíste. Oxalá que um dia qualquer o não sejas agredido brutalmente á frente do teu filho e ainda que o teu pai não leve uns sopapos no focinho.

      VAI Á MERDA!

      RA

      Eliminar
  3. Este tipo é mais um que carrega alguma frustração.

    Apanhei alguns tipos deste género no serviço militar,e...quem são:

    Bem,normalmente são idiotas que não conseguiram fazer o 12ºano via normal e então recorrem aos cursos técnico profissionais(não sei se a designação ainda é a mesma),para tirar o tal 12º,depois vão para o exército,para posteriormente irem para a escola sup.de polícia...ou até directamente do tal curso profissional,que pode ser de electricista,cozinheiro ou qualquer outro.

    Como é que um merdas destes depois tem uma posição de poder intermédio e pode ter bom senso.

    Depois quer mostrar aos colegas que frequentaram com ele o 1º e 2º ciclo e que tiveram média de 17,18 e 19 e tiraram Medicina que também são alguém...GRUNHOS destes conheço alguns e são complicados de aturar porque pensam que sabem dizer alguma coisa.
    Oh pá...é que são burros,logo teimosos e com algum poder.Que perigo este tipo de calhaus.

    Pluribus unum

    ResponderEliminar
  4. Que grande lata! E os policias, esses sim barbaramente, agredidos no marquês? Ou o assistente de recinto agredido pelo Sr José? Quem não quer ser lobo que não lhe vista a pele....

    ResponderEliminar
  5. Impune, impune, não direi, mas duvido que passa de pena suspensa no processo criminal (dentro de 5 anos!), e uma suspensão temporária da PSP, no processo disciplinar.

    ResponderEliminar
  6. Caro Shadows,
    Estou indignado... ingenuidade minha certamente, mas como é possível que comentários do tipo do JotaPé sejam publicados!?!?!?!?

    Não me venhas cá com democracias e que todos têm direito à opinião. CLARO QUE TODOS TÊM DIREITO À OPINIÃO, mas há que ser responsável.
    Em tempos que já lá vão ouve alguém que disse sábiamente :" ... TODOS TÊM DIREITO À LIBERDADE (neste caso de expressão) À EXCEPÇÃO DAQUELES QUE QUEREM DAR CABO DELA"...

    Como tal, tu deixarias passar e publicar aqui comentários que façam apologia ao Fascismo ou ao Nazismo?!?!?!?

    Estou simplesmente chocado e até revoltado que num blog que (penso eu de que)´defende os valores do meu clube desde a sua fundação, quando não era fácil ser-se democrata e livre....

    Desculpa-me o desabafo.

    RA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentario do JP, pode não ter sido dos mais felizes, mas deixa estar que a tua resposta superou e muito o comentario dele.

      O problema disto é que as pessoas deram cabo do espectaculo futebol, pois é inadmissivel estar-se horas para entrar e sair num estadio de futebol, numa coisa que devia ser uma festa, parece uma arena de frustados, infelizmente por culpa das pessoas que frequentam as claques, não todos, mas a sua grande maioria, é que isto chegou ao ponto que chegou e só vai parar quando um dia acontecer algo tipo Heysel Park, só ai as entidades vão tomar medidas a serio, até lá é um regabofe total, é a democracia.

      Futebol é festa, é divertimento, é convivio, devia ser frequentado por familias inteiras como era antigamente, mas hoje em dia qualquer pessoa deve pensar muito bem quando quiser levar filhos ou mulher a um jogo de futebol, o aconcelhavel será ir a um daqueles jogos com assistencia media e estar descansado, depois lá dentro há 3 resultados possiveis, não podemos ficar todos contentes, mas dai partir para as coisas que se tem visto, a distancia devia ser enorme, felizmente que fiquei farto do ambiente do futebol e das pessoas que rodeiam o futebol, razão teve alguem que disse que o melhor do futebol é a bola.

      Aconcelho-vos a ir presenciar ao vivo um GP seja de F1 ou de motas, e apesar de haver uns a torcer por um piloto ou equipa e outros por outros, apreciem o convivio e a festa que são esses eventos comparados com um jogo de futebol, é como comparar a noite com o dia, os campos de futebol hoje em dia mais parecem arenas de gladiadores, não para ver quem é o mais forte, mas para o que faz mais disturbios, estraga, parte, ofende, e rouba mais, mas têm a conivencia dos dirigentes e dos governantes

      Eliminar
    2. Oh Zé
      Fiquei sem perceber onde o meu comentário "não ficou atrás do jotapê"
      Alguma vez me viste a fazer a apologia de qualquer tipo de violência?
      Não aceito lições de ti ou de quem quer que seja sobre o que é estar confinado durante horas dentro de estádios sem o mínimo de condições ou da maneira como somos tratados dentro das ditas caixas de segurança....
      Que fique bem claro, que sou CONTRA qualquer tipo de violência, venha lá ela de onde vier.
      Abomino os petardos e fumos no meio da multidão.
      O post do Shadows é sobre a besta do polícia agressor e não sobre os inegumeros do M. Pombal, saque do armazém do Guimarães etc etc
      FIZ-ME ENTENDER OU NEM POR ISSO?

      RA

      Eliminar
    3. Meu amigo se há coisas que nâo dou é lições, atenta bem nos nomes que chamaste ao JP: Besta, Criminoso, Idiota, Vai á merda, não quis dar lições como disse, mas ao não quereres dar razão a alguem não percas tu a razão em função do que dizes, só isso entendido?
      Penso não ser necessario empregar tais termos para responder a alguem, pelo menos por estes motivos.

      Ainda que pensa e ache que o futebol deve e devia ser para todos, mas não é, e o facto é que levar crianças para este tipo de jogos, é altamente arriscado, é de pendsar bem antes de ir, eu por exemplo quando quero levar uma criança ao futebol, escolho um jogo tipo com meia casa e sem stresses, há que ser proactivo e não activo, e isto não é criticar ninguem é apenas zquilo que eu penso

      Eliminar
    4. Então vamos lá a ver se nos entendemos.
      Existe toda a liberdade de opinião para o JoTaPê fazer os comentários que fez, eu já não tenho o direito de o mandar à merda e achar que ele foi idiot naquele comentário etc. etc. tal
      Sabe uma coisa amigo Zé, estou farto, cansado e velho demais para certo tipo de moralismos bacocos.... Se calhar preferirá o amigo Zé que tivesse escrito com a fina ironia típica do corrupto lá de cima (ups, peço desde já desculpa de me referenciar ao Ex.mº Sr. Pinto da Costa esse vulto da honorabilidade Nacional, como "corrupto lá de cima") acredite que foi apenas um "lapsus linguae" da minha parte.
      Reparei que o amigo Zé também está de acordo com ele para não "se colocar a jeito" e como tal não leva os filhos a jogos mais "difíceis" digamos assim. Está em seu pleno direito, oxalá que nunc alhe apareça á frente, nesse tipo de jogos, um polícia(?) como aquele agressor ou aquele/aqueles outros que cegaram um adepto (olhe que ele nem sequer levou os filhos, num IMPORTATÍSSIMO JOGO DE ALTO RISCO um Guimarães - Boavista....
      Lindo pais este, até onde chegámos, grande povo este do "come e cala" muito bem... é por este e outros tipos de atitudes que fomos governados durante 48 anos do seculo passado, como fomos.... olhe que os valores do meu clube (o Benfica, se é que ainda não percebeu) e de muitos que o ajudaram a fundaram sofreram na pele essas arguras daqueles tempos e não ficaram em casa no "jogos dificéis"

      RA

      Eliminar
    5. Infelizmente ninguem está a salvo de levar com pessoas com aquelas atitudes como a que teve aquele policia, evitar os problemas não é comer e calar.

      RA não se trata de moralismos, trata-se é que o JP no caso não chamou nomes a ninguem, e o meu amigo chamou-lhe varios, continuo a pensar que para mostrarmos o nosso desacordo com a opinião das pessoas, não é necessario chamar-lhe nomes, e isto nada tem de moralismo, a mim apetece-me chamar muitos nomes, a quem nos anda a desgorvernar e a roubar há mais de 40 anos, a esses sim, agora aqui não creio, porque no fundo com opiniões divergentes, gostando mais ou menos de determinada personagem, todos queremos é que o Benfica ganhe o mais possivel.

      Não tem comparação comparar desporto, ainda que o tenham transformado num campo de batalha, com a situação e a nossa vida no país, são coisas diferentes, e haverá opiniões tão ao mais divergentes que no futebol, o futebol não afecta a minha vida em nada, o que fazem os nossos desgovernantes isso afecta a minha vida, a do RA e a de todos, e isso é que é grave

      Se souber que indo por uma rua pode ser complicado, porque não atravessar a rua para o outro lado e evitar o problema? sabe qual é a primeira defesa que existe em defesa pessoal? evitar o problema, é que para a gente se saber defender é preciso saber, é preciso aprender, não é o comum dos mortais que se sabe defender se não aprender

      Não siginifica nada, mas posso dizer-lhe que estive presente naquele que considero o jogo com pior ambiente que alguma vez existiu em Portugal, o Porto-Benfica de 1991. Como não sou heroi, quando sai do estadio guardei o cachecol no saco, e fui ver a confusão na porta onde saiam jogadores no antigo estadio das Antas, e o ambiente era terrivel, só visto, depois na estação de campanhã, mais de 2h depois do jogo acabar a claque ou parte dela, do Benfica foi agredida a chegar à estação, esses individuos depois entraram numa pasteleria onde estava e que estava cheia de benfiquistas, chamaram de todos os nomes aos benfiquistas, que por sorte, sabe-se lá de quem, os que estavam identificados estavam todos ao fundo da sala, felizmente não passaram dos insultos, senão teria sido complicado, até os donos do estabelecimento foram ofendidos e não fizeram nada, que foi a melhor opção que tomaram, pois como ninguem lhes passou cartão, foram embora, por coincidencia na 2ª vinha a fotografia do energumo que fazia parte dos superdragoes na gazeta dos desportos.

      Continuo a dizer-lhe que é preciso pensar bem antes de levar crianças para jogos de alto risco do Benfica, pricipalmente fora de casa, se for no estadio da luz é bem mais acessivel, é a minha opinião, é que quando houver confusão as pessoas devem valer de si proprios e não pelo facto de serem muitos

      Eliminar
    6. Muito bem,

      Cá estou eu a pedir a minhas sinceras desculpas (sem qualquer tipo de rebuço, ironia ou sarcrasmo) ao JoTaPê e a todos aqueles que se tenham sentido ofendido pelos insultos.
      Mas mantenho a minha opinião, que os comentários que ele escreveu se enquafram, na minha opinião nos insultos que proferi.
      Para que não haja mais mal-entendidos quero deixar claro que na minha modesta opinião quando se diz: "... o que o sr. está a dizer é mentir"... isso não significa que estou a chamar directamente ao dito cujo mentiroso.
      Mas repito, admito perfeitamente que o que escrevi, possa ter caído como insulto mais à pessoa do JoTaPê do que ao que ele escreveu daí as minhas desculpas.
      Tudo o resto queo amigo Zé escreveu, eu concordo consigo, mas também repito que esse não era o tema do post original.
      Ninguém aqui, pelo menos por mim falo, faço qualquer tipo de apologia à violência, venha lá ela de onde vier.

      Os meus cumprimentos

      RA

      P.S. Não é só há 40 anos que estamos a ser desgovernados.... conv`em não esquecer, nem tão pouco branquear o que era a vida dos portugueses nos 50 anos anteriores..... também é a minha opinião

      Eliminar
    7. RA, mas estes parece-me que têm roubado não peço desculpa, desviado muito, estão todos ricos e o povo na miseria.

      Não vivi muito temo nos outros anos, já foi mais no tempo do Marcelo Caetano, mas tambem foii um periodo em que passamos por uma guerra mundial, e para não sermos afectados por ela tivemos que fazer acordos e ceder em algumas coisas e depois mais outra gueraa, e essa sim já afectou a vida de todos nós, talvez por isso tenha sido mais dificil, além de outras coisas desagradaveis que havia no antigo regime

      Eliminar
  7. Caro Shadows, temos de ser honestos e afirmar que a impunidade parece manter-se para todos os actores, conhecidos e desconhecidos, desse fatídico e mágico dia que resultou em mais uma conquista. O polícia devia ser punido??? certo! a malta que roubou em Guimarães, fica impune? Não tem direito à indignação da nossa parte? Os adeptos e os agentes do marquês, não acontece nada? Devemos reforçar e clamar por justiça, mas não devemos fazê-lo de forma selectiva. Ainda há pouco em Guimarães um adepto do Boavista cegou em resultado de uma agressão de um agente da autoridade. Que repercussões teve na nossa imprensa?? Será que agora só é notícia o que é filmado ou é a cor da camisola que define a notícia???
    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente deve ser punida quando prevarica. Infelizmente muitas vezes n~ao 'e poss'ivel identificar quanto mais provar os culpados, que acabam por ficar impunes.

      Mas neste caso h'a tudo, o homem est'a mais que identificado, h'a provas, h'a testemunhas. As autoridades est~ao a propelar o assunto at'e deixar de ter grande interesse `a opini~ao p'ublica para depois dar um castigo limitado, sem consequencias pr'aticas (ex: pena suspensa).

      N~ao vale a pena misturar com outros casos na l'ogica de "e estes?" porque as coisas n~ao funcionam assim. Meter tudo no mesmo lote 'e uma Lello'ice, chavascal po'itico no seu pior.

      Grüße aus München

      Eliminar
  8. Impune ou nao todos sabemos o nivel dessa pessoa e a familia dele deve estar orgulhosa.
    Silva

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking