O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Não é assim que se defende Jesus! Até porque ele não precisa de defesa...

. 12 comentários

Sinceramente há discussões que ainda não consegui perceber... Ao cabo de 6 anos não consigo perceber o interesse em discutir Jorge Jesus na dimensão dos defeitos e virtudes.

Custa-me que quem gosta tente defender com argumentos obtusos e quem não gosta procure pequenas minudências para suportar essa posição.

Recuso-me discutir se os antecessores de Jesus tiveram ou não os mesmos milhões que ele enquanto o argumento disso for que nos últimos 20 anos quase não ganhávamos e que Quique Flores teve muitos investimentos, quem lê isto até parece que Quique Flores teve esses 20 anos no Benfica... e que o investimento feito nos empréstimos de Suazo e Reyes. Recordo que as aquisições de DiMaria (19 anos) e Cardozo já vinham do ano anterior de Fernando Santos.

Ao admitir essa conversa terei que me esquecer que Quique Flores liderava a Liga quando fomos ROUBADOS na Luz com o Nacional com um penalty que nunca existiu e no Dragão com o penalty fantasma do Yebda e com isso em dois jogos passámos da liderança para trás do clube da corrupção.

Mas não quero mesmo entrar por aqui porque não quero reduzir a comparação que se tenta fazer entre os últimos 20 anos antes de Jesus... e os últimos 6 anos com Jesus. SIMPLESMENTE É UMA COMPARAÇÃO ABSURDA!

Antes de Jesus havia no Benfica jogadores como Moretto, Bynia, Miguelito, Manduca, Zoro, Derlei, Paulo Jorge, Makukula, Manu, Bergessio, Sepsi, Edcarlos... querem mesmo que continue?

Quando Jesus chegou ao SLBenfica, DiMaria iniciava a terceira época e depois de deixar o 3º anel à beira de um ataque de nervos, com Quique Flores (ou melhor com Paco Ayastaran), David Luiz, DiMaria e Cardozo fizeram um trabalho físico que lhes permitiu no ano a seguir aparecerem já na pré-temporada a "parecerem outros". Querer acreditar que Jesus fez magia em três semanas é apenas obtuso.

Onde quero chegar com isto é que Quique Flores faria o mesmo que Jesus se tivesse chegado ao SLBenfica quando Jesus chegou ou com o que Jesus teve? Claro que não...

O único ponto que penso que é fundamental é que não se extremem posições. Nem Jesus "fez magia" nem o passado poderia ter feito o que Jesus fez. Mas outros no seu lugar, possivelmente não teriam feito igual a ele (porque ele é dos melhores) mas seguramente que não teriam cometido alguns erros que lhe custaram caro (apenas porque o perfil é outro!), falo por exemplo de Fernando Santos que possivelmente ainda estaria no SLBenfica se tivesse tido este tipo de materia prima, o que não faz dele um treinador tão bom com Jesus... mas é seguramente muito bom. O Quique Flores também saiu para vencer uma Liga Europa, mas precisou de jogadores de qualidade.

Essa discussão do que Jesus fez e outros não fizeram é absurda, porque Jesus não esteve no passado distante nem os outros estiveram no presente.

Jesus beneficiou de um presente muito melhor do que o passado fora, por mérito de Luis Filipe Vieira que, errando bastante em questões básicas acertou e melhorou mais do que falhou, e um desses méritos do Presidente foi a dada altura ter reconhecido que Jesus teria que ser por momentos o Director Desportivo e o Treinador. Hoje em dia nem Jesus nem ninguém pode nem tem que o ser no SLBenfica. Uns anos anos, a Jesus teria acontecido o que lhe aconteceu em alguns clubes quando foi despedido... teria saido do SLBenfica pela porta pequena também, pois era "outro Benfica".

Não importa reduzir os méritos de Jesus, nem importa elevar os méritos de outros que não conseguiram o mesmo que ele. Importa perceber o que é uma grande verdade e foi aqui exposta pelo Redmoom. Vieira e Jesus são a melhor opção que podemos ter para esses cargos. Não porque sejam Deuses, mas porque são o melhor que a nossa vista, conhecimento e carteira alcança.

Se vou cair nessa discussão do que dizem de Jesus, dos elogios? Claro que não... só quem não percebe a dimensão da "máquina" Benfica é que pode ignorar as coisas que são feitas e ditas "por encomenda" com objectivos claros. Mas não é só no Benfica, é em todo o lado! Chama-se "real politiq"... mas sim, eu também prefiro acreditar que os ex-jogadores resolveram todos mandar videos para o SLBenfica a dar os parabéns e com uma mensagem de grande determinação, ao invés de pensar racionalmente que foi uma "manobra" de marketing (bem feita!) do SLB! O facto de não ter sido inusitado, não quer dizer que não tenha valor.

Nem tudo é branco ou preto!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. O JJ sabe-se defender. Olhem para a ultima....

    "até me sinto doente... com a falta de pressão"

    Uma fortaleza mental.

    ResponderEliminar
  2. Cuauhtemoc22/5/15 22:46

    Off topic. E para acabar a época em beleza temos que trabalhar para o Jonas que precisa 'só ' de 3 golos para ser o melhor marcador, com a qualidade que tem penso ser possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou o Lima 4

      Jose Inacio

      Eliminar
    2. E porque não o Lima 4 e o Jonas 3, ao mesmo tempo?
      Isso é que era tabaco!!!

      Eliminar
  3. Isto e mesmo necessario?Somos Bi Campeoes com merito de todos,jogadores,equipa tecnica,direccao e adeptos.

    ResponderEliminar
  4. "O único ponto que penso que é fundamental é que não se extremem posições"

    Benfica by GB, quando pensares escrever mais algum dos teus Posts sobre o futebol de formação, Nelson Oliveira, Bernardo Silva, JJ e a formação etc... Não te esqueças de ler, reler, voltar a reler, ler mais uma vez, outra e mais outra, esta tua frase... é que se há alguém que normalmente extrema posições és tu; de tal forma que leva que muitas das vezes não se consiga destinguir se estás a defender alguma ideia ou simplesmente um dogma.

    Evidencias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pura realidade.

      Saudações
      JorgeGN

      Eliminar
  5. Saindo do âmbito do tema, unicamente porque o assunto está na " ordem do dia " deixo este comentário de um jornalista da RTP 1 que na minha opnião, merece uma profunda reflexão .

    " Alguém ficou surpreendido? Eu não. Estava-se mesmo a ver. Depois de uma época televisiva inteira de insultos e ataques entre dirigentes, treinadores e comentadores, o campeonato só podia terminar desta maneira. Violência, confrontos, pilhagens e detenções. No final quem se lixa é apenas a polícia e os adeptos, porque os verdadeiros culpados, esses estão calados e bem calados. "

    http://www.dinheirovivo.pt/opiniao_blogs/interior.aspx?content_id=4582766

    Porteiro do Inferno

    P.S. E os bloggers também tem a sua quota-parte de responsabilidade ...

    ResponderEliminar
  6. De facto, discutir a importância do Jesus e a sua continuidade não faz sentido nenhum.

    ResponderEliminar
  7. off topic espero que o benfica mesmo sendo bi campeao nao acabe com os mesmos pontos que o porto lol se o jj sair porque nao tentar o treinador do sevilha agora tem de ser tudo portugues ou que mase blabla ou entao pra ganhar uma prova europeia porque nao o rafa benitez perceberam a dica lol hahahahahahah nao sinceramente acho que o benfica se ganhar a taça da liga fica novamente na frente em numero de titulos do porto mas falta a cereja no topo do bolo conquistar uma prova europeia sera possivel benfica??????? eu nao sei talvez tem a palavra o vieira marco borges

    ResponderEliminar
  8. Há o before , and the after.

    ResponderEliminar
  9. Lol, vocês sentem-se tão atingidos pelos posts racionais do Redmoon que até se dão ao trabalho de responder a um suposto companheiro de blog. Que tristeza. Já agora a expressão é "realpolitik", instrua-se meu caro.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking