O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 12 de maio de 2015

Esclarecimento: arbitragem SL Benfica - Penafiel

. 10 comentários

Esclarecimento pelo nosso companheiro e ex-árbitro Reborn:

Relativamente à análise do jogo Benfica vs. Penafiel, e porque nunca é tarde para nos retratarmos de uma opinião errada ou que não corresponda à verdade, novas imagens permitiram-me ter outra visão sobre um lance em particular do jogo.

O lance de Sálvio, em que menciono que Pedro Ribeiro o pisa, mas não o faz de forma intencional, à luz das imagens que fui vendo ao longo do dia de ontem (Segunda), fizeram com que a minha opinião obviamente mudasse, tal a clareza e a nitidez da atitude de Pedro Ribeiro.

Parece-me agora bastante claro que Pedro Ribeiro pisa intencionalmente a cara de Sálvio, uma vez que a colocação do seu pé não é natural, e evitar o contacto poderia, e devia ter sido totalmente possivel. Pedro Ribeiro pisou porque quis. Logo deveria ter sido assinalada grande penalidade favorável ao Benfica, e consequentemente Ribeiro deveria ter recebido ordem de expulsão.

É sempre dificil julgar a intencionalidade num lance destes, numa primeira instância pareceu-me não intencional, mas à luz das imagens que fui vendo ao longo do dia de ontem, tenho naturalmente que mudar a minha opinião.

Portanto:
A arbitragem de Jorge Tavares, ao sumário feito junta-se o facto de não ter expulso 1, mas sim 2 jogadores do Penafiel. Tudo o resto se mantém.

A um anónimo que deixou comentários sobre este lance na caixa de comentários: o meu obrigado por me ter feito pesquisar mais sobre este lance, e a respectiva confirmação que me parece que a opinião dele estava mais próxima da verdade que a minha. Haja debate com respeito para se chegarem a consensos.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Eu referi na altura no comentário que fiz precisamente isso, que não concordava que tinha sido uma pisadela acidental. E que havia outros árbitros que também tinham visto o mesmo. Mas ainda bem que me deram razão. Pênalti e expulsão. A mesma coisa se aplica ao lance do Indi com o avançado do Gil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aqui estamos nós para dar razão a quem a tem, quando isso merecem...
      Obrigado pela participação, e por permitir que o lance não caísse no esquecimento...
      Cumprimentos...

      Eliminar
  2. Não fui eu, mas esta semana não li a análise. Acho que na altura da pisadela o árbitro já está a olhar para outro lado e o fiscal de linha deveria ter apontado a situação. No decorrer do jogo no entanto também me pareceu um lance casual e só com as repetições ficou evidente que a acção é deliberada. Infelizmente enquanto não se puder utilizar o recurso a imagens e repetições, este tipo de lances continuará...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi precisamente o que me sucedeu...e nem nas primeiras repetições percebi...só depois de ver o lance inúmeras ocasiões especialmente no dia de ontem é que fiquei com a convicção que ele poderia ter evitado a pisadela..as novas tecnologias já vem tarde..acho que é que acabarão por nunca vir..infelizmente!

      Eliminar
    2. Tenham juízo... como se os jogadores tivessem asa ou um botão no cérebro para ordenar às pernas que evitem de baixar pela lei da gravidade!!

      Só mesmo mentes doentias e fanáticas podem dizer que os jogadores têm intenção de magoar de propósito. Então no caso do Indy isso é notório.
      Como é que ele poderia evitar de tocar no adversário caído no chão?! Já sei se calhar devia evaporar-se!!

      Será que ex-árbitros não sabem que as imagens enganam?! e que por isso o Cinema tem tanta beleza, com o make believe, o faz de conta...

      Tiago Videira

      Eliminar
    3. Caro co-anónimo,

      É só rever as imagens para perceber que o movimento do jogador do Gil não é um movimento natural, ou seja, ele não "tropeça" depois do contacto, ele "tropeça" ainda antes de tocar no jogador do Benfica, causando assim o contacto, que teria sido evitado se ele tivesse dado uma passada normal.

      Como foi referido, no contexto do jogo é fácil e humano não nos apercebermos desse movimento, com o recurso à tecnologia isso fica mais evidente.

      Eliminar
    4. Quanto ao lance do Indi não sei, não vi...relativamente ao lance do Pedro Ribeiro, não existe intenção de magoar, nem é preciso, basta haver a intenção de agredir...agredir não significa propriamente lesionar. Lembro-me de no ano em que o FC Porto foi campeão europeu pela última vez, no jogo da meia final em casa, Jorge Andrade ter sido expulso por ter dado um ligeiro pontapé a Deco, naquilo que ambos designaram como um toque que até era mais de "amizade" pelo seu conhecimento mútuo, que outra coisa qualquer, e o árbitro expulsou o jogador do Corunha na altura. Muitos colegas portistas que tenho recordo-me de isentarem o árbitro de culpa, porque não era obrigação dele saber se são ou não amigos.
      Aqui não compete ao árbitro saber se existe intenção de lesionar ou não, apenas analisar se existe intenção de cometer infracção - e ela existe, por mais doentia e fanática que seja a análise.

      Mas ainda, quanto a isto : "Só mesmo mentes doentias e fanáticas podem dizer que os jogadores têm intenção de magoar de propósito"
      Deixo um pequeno excerto -

      "I'd waited long enough. I f------ hit him hard. The ball was there (I think). Take that you c---," Keane wrote in his first autobiography.
      "And don't ever stand over me sneering about fake injuries. Even in the dressing room afterwards, I had no remorse. My attitude was, f--- him.
      "What goes around, comes around. He got his just rewards. He f----- me over and my attitude is an eye for an eye."

      Roy Keane a falar sobre a lesão que ele provocou a Haaland e que lhe terminou a carreira. Só quem não andou lá dentro, é que pode dizer que o cérebro dos jogadores e dos árbitros por vezes para.

      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Passando para deixar saudações Gloriosas.

    Visitem.-http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. SE PORTUGAL FOSSE COMO A GRÉCIA

    “”Ameaça de despromoção paira sobre o Olympiakos
    11:20 - 12-05-2015
    A- A A+
    Praticamente um mês depois de ter conquistado o 42.º título de campeão grego, o quinto consecutivo, o Olympiakos, desde janeiro orientado pelo português Vítor Pereira, corre o risco de ser despromovido devido a uma caso de corrupção que envolve o presidente do clube, Vangelis Marinakis.

    A acusação foi confirmada esta terça-feira pelo Ministério Público e amplamente noticiada pelos órgãos de comunicação gregos. O caso remonta a 2013, quando Marinakis terá «combinado» com George Arvanitides, homólogo do Veria, um «resultado de 3-0 favorável» à equipa de Atenas, disputado a 6 de janeiro desse ano, referente à 16.ª jornada do campeonato.

    Arvanitides já se encontra formalmente acusado pelo Ministério Público e o mesmo deverá acontecer com Marinakis. A comprovarem-se as acusações, o Olympiakos poderá ser despromovido e afastado da Liga dos Campeões.””


    ATÉ DE ESPANHA SE VÊEM
    AS ASNEIRAS DO SR LORPATEGO

    “”Associação espanhola de treinadores aconselha Lopetegui a moderar o discurso
    13:06 - 12-05-2015
    A- A A+
    O “caso” de José Mourinho no Real Madrid serviu de exemplo a Xavier Juliá, presidente da Associação de Treinadores de Espanha, para aconselhar Julen Lopetegui a moderar o discurso.

    «Quando estás noutro país e noutra forma de entender o futebol, há que tentar conhecer essa sociedade. Continuar nisto, vai prejudicá-lo em vez de beneficiá-lo. Mesmo que o clube te apoie, no final o que conta é o rendimento da tua equipa. Neste caso, a equipa não esteve de acordo com as expectativas. O trabalho foi bom, mas os resultados não o acompanharam. E podes ficar sozinho, como sucedeu com Mourinho em Espanha, que num primeiro momento tinha o apoio do clube [Real Madrid] e depois isso não se confirmou. São situações que há que controlar, que te podem afetar e deixar sozinho», disse em entrevista à rádio Renascença.””

    ResponderEliminar
  5. BENFIQUISTA DE GAIA12/5/15 14:55

    ja que estamos todos de acordo sobre esse lance ,queria a vossa opiniao sobre a unica oportunidade de golo do penafiel ..criou-se ou criaram sobre o julio cesar a fama de imperador...bom akilo que vi em penafiel a mim nao me espanta..agora de um guarda-redes do BENFICA..por amor de DEUS..e de se partir a rir ..vai para um lado vai para outro .abandona a baliza atira-se sosinho para o chao ..enfim parecia que estavamos num circo..ganhamos 4.0.tudo bem agora nos jogos aonde os erros pagan-se caros .como foi a nossa participaçao na europa..simplesmen-te vergonhosa..com muita culpas dos nossos g-redes..aqueles golos na luz com o zenit e em leverkusem sao simplesmente frangos ...que ainda hoje sao explorados pelos adversarios .como que ganhamos ou vamos ganhar o campeonato +orque fomos beneficiados pelos arbritos...PRESISAMOS de um guarda-redes ja nao digo bom ..digo normal...porque depois do aurtur temos o julio cesar que e uma fotocopia...OLHEM O fabiano.?????????

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking