O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 5 de maio de 2015

E se Abrahamovic investir 200 milhões no FCP?

. 56 comentários
A chegada de José Mourinho ao Chelsea em 2004 marca sem dúvida alguma uma época no futebol. O Chelsea tinha sido adquirido por Abrahmaovic um ano antes, os grandes investimentos no clube tinham-se iniciado no clube, Cláudio Ranieiri tinha feito uma época assim-assim, e Mourinho chegou ao clube para ganhar e exigiu investimentos de acordo com a sua ambição.

E investiu. E muito. Na primeira época de Mourinho foram investidos em jogadores 143 milhões de libras (quase 200 milhões de euros).

Quem esteja mais atento a estas coisas vai achar piada ouvir falar José Mourinho este ano na treta do Fair Play financeiro por causa do Manchester City. Se ele não tiver memória curta (e não tem seguramente), vai saber muitíssimo bem que não há memória na Premiership de nenhuma época em que o desfasamento do nível de investimento entre um clube e os adversários fosse tão grande, como aconteceu em 2004!

Para se ter ideia do que digo, nesse mesmo ano de 2004/2005, o Manchester United, clube que dominava a Premiership como queria, investiu apenas 50 milhões de libras (contra os 143 do Chelsea), e praticamente tudo na compra de um só jogador, Wayne Rooney.

Na época seguinte, o Manchester United investiu... 28 milhões de libras contra os 81 do Chelsea, e em 2006/2007, outros curtos 27 milhões de libras contra outros 80 do Chelsea *(fonte:transfermarkt)

Não querendo aqui de maneira nenhuma retirar o mérito a José Mourinho nas conquistas do Chelsea, mas a realidade era esta – a realidade Abrahamovic – que alterou o paradigma da Premierhip por completo. Não mais a gestão dos clubes se faria por paradigmas de receitas e despesas. Havia agora a possibilidade que clubes sem história nenhuma “comprassem” grandeza e títulos, não através da gestão das receitas que o clube gera, mas através da fortuna pessoal de uns quantos magnatas que não sabem onde gastar o dinheiro.

Resultado: O Chelsea ganhou a Premiership nos primeiros dois anos de Mourinho, e Alex Ferguson e o Manchester United foram os primeiros a perceber que se queriam competir com o Chelsea, a solução só podia ser uma: acompanhar o Chelsea no investimento, porque a grandeza do Manchester United apenas, não chegava!

Na época seguinte, em 2006/2007, e já cansado de ver o Chelsea correr sozinho no mercado de transferências, Alex ferguson disse basta! E o Manchester investou 91 milhões de libras em jogadores...

...E os outros clubes que ambicionavam títulos tiveram também eles de ir atrás... E investiram também.

Os magnatas do petróleo lembraram-se de brincar ao futebol, compraram o West Ham, o Manchester City, o Portsmounth, o Birmigham, e tantos outros, e o futebol virou um jogo descontrolado onde se investe aquilo que os clubes têm e não têm e as receitas que não geram, tudo em nome de uns quantos latões nas vitrinas e da felicidade dos adeptos...

...E quem não gastou ficou para trás... E foi gozado, como o Arsenal tem sido gozado constantemente por José Mourinho, clube que pelo menos teve a decência de não entrar neste circo, e manter equipas competitivas a vender muito, a comprar pouco, porque durante 5 anos a prioridade foi pagar o estádio novo que construíram (e pagaram)!


Extrapolando toda esta história para o caso português, o que eu gostava era que cada Benfiquista aqui refletisse nas politicas que defenderiam, SE, um qualquer Abrahamovic se lembrasse por exemplo de investir uma qualquer fortuna pessoal num clube como o FCPorto.

O que defenderia cada um como rumo para o clube? Abdicar dos títulos em nome do controlo do passivo? Investir aquilo que se tem e o que se não tem, porque um clube como o Benfica vive sobretudo de títulos e da paixão dos adeptos?

Iriam aqueles que hoje defendem a maioria da SAD no clube mudar de opinião e defender que também o Benfica deveria ser vendido a um qualquer magnata de camelos, para que pudesse disputar competições em Portugal e na Europa?

Bem, eu tenho a minha opinião...

A racional, que me diz que o Benfica é dos sócios, que o Benfica tem de ter contas equilibradas e que deve lutar com as armas que tem...

E a emocional que me diz, que se f&$a isso tudo! Eu quero é ganhar títulos, eu quero é gritar Benfiiicaaaaa bêbado no Marquês, eu quero é ver os tripeiros sofrer com as nossas alegrias, e se é o magnata dos camelos que me dá isso, pois que se jogue com a foto de um camelo na camisola!


Retirando aqui agora este hipotético cenário Abrahamovic no FCP e falando de um modo mais realista, Luís Filipe Vieira já anunciou a necessidade de redução de custos na próxima época, e um investimento mais limitado no futebol.

O SCP foi o primeiro a fazê-lo, o Benfica parece vir a seguir (uma ideia que no papel qualquer Benfiquista aplaude), mas... E se o FCP não o fizer?

E se o FCP, por artes mágicas, continuar a ter soluções para investir no mercado e construir planteis bem mais fortes que o nosso?

E se o FCP continuar a ter mais condições para ganhar?

O que dirão então os Benfiquistas? Grande LFV que foi capaz de equilibrar e estancar o crescimento do passivo? Ou “Vai para a rua LFV, que contigo foram apenas 3 campeonatos em 20 anos?!”

Esta é pois a pergunta em que tem de se refletir...

Eu continuo a pensar como sempre pensei: O Benfica vive de títulos, e se quer ambicioná-los, a ÚNICA solução é encontrar soluções para continuar a investir ao nível dos outros candidatos!

Não há outra solução! Não há cá falinhas bonitas de o que importa é o passivo, porque um Benfica que não ganhe não é um Benfica equilibrado, é um Benfica que perde receitas de televisão, de vendas de jogadores, de quotas de sócios, de merchandising, estádios mais vazios, ano após ano!

Num ano em que se anuncia redução de custos e em que os fundos de jogadores parecem ter os dias contados, projetar um Benfica de ambições europeias parece-me uma utopia de todo tamanho...

Podiam até ter razão alguns críticos de que com Jesus o Benfica nunca será um Benfica Europeu!

Podiam até ter razão alguns críticos de que Jesus só é bom contra os Penafiéis e as Académicas!

Como sabem eu discordo dessa visão, mas ainda que assim fosse, eu sou dos que acha que até mesmo para ser bom com Académicas e Penafiéis é preciso ter arte! E nem todos a têm! Se é Jesus que me garante campeonatos nacionais com regularidade, aquilo com que acho realisticamente ser possível sonhar neste momento, digam-me onde assino, que eu assino já.

E ainda assim... Apenas até ao dia em que um qualquer Abrahmovic pegue no FCP... E obrigue o Benfica a ir atrás...

Sim,

A politica desportiva do Benfica será sempre um camaleão, e estará sempre dependente daquilo que os seus rivais fizerem...

O caminho do Benfica é APENAS E SÓ GANHAR, com o Vieira, com o Quintino ou com o Abrahamovic, com sócios ou clientes, com receitas dos bilhetes ou das prostitutas da Albânia...

A missão de LFV é encontrar receitas que tornem a ambição dos Benfiquistas um sonho possível de alcançar...

No dia em que não conseguir, no dia em que os sócios tiverem de optar entre balanços equilibrados e golos, será sempre quem for capaz de garantir os golos, o candidato que falará mais alto ao coração dos Benfiquistas.


LFV saberá seguramente isso como ninguém.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

56 comentários

  1. essa palavra "investir"....quem e' o locuo que vai investir no futebol portugues? um futebol sem visibilidade alguma e que o que se possa ganhar em transferencias de jogadores sao peaners para estes magnatas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi criado um cenario para obrigar à reflexao.

      O que querem os adeptos? Golos ou contas equilibradas?

      Eliminar
    2. as contas equilibradas é o que permite ter capacidade de fazer "golos" continuamente... e por isso sou completamente a favor de um equilíbrio e de não dar um passo maior que a perna

      por isso, sou absolutamente contra apostas fortes no curto prazo porque como se viu no passado depois paga-se a factura a quintuplicar... ou então como se viu este ano com o Porto um investimento forte não significa um retorno imediato e falta saber o custo da aposta do Porto ou se não terão de repetir o investimento colocando mais em risco o equilíbrio

      isto não significa que não saiba que contas equilibradas num clube da dimensão do Benfica é ter um passivo muito considerável

      sobre o cenário avançado, sou completamente contra atirar o clube para o precipício só porque outros já saltaram

      é que se é certo que os investidores milionários têm mudado o panorama futebolístico, também não é menos verdade que nem todos os projectos onde tem sido investidos milhões têm o retorno expectável... até porque alguns servem mais para lavar dinheiro e por isso gastam muito mas mal

      querias por exemplo ter um dono como o do Tottenham ou do Mónaco que à primeira oportunidade vendem as pérolas pelo melhor preço?

      quero ganhar mas não a qualquer custo ;)

      Eliminar
  2. RedMoon, mesmo que um magnata pudesse investir 200M€ no Porto, as despesas nunca poderiam superar as receitas do clube (FAIR-PLAY FINANCEIRO), e o magnata não poderia cobrir prejuízos no médio-prazo, nem contratar jogadores via FUNDOS.

    Foi o Fair-play financeiro que deitou abaixo o projecto megalómano do Mónaco (com Falcão, James, etc).
    E com o fim dos fundos de investimento em jogadores, o cenário ainda se complica mais para os magnatas.
    Agora os clubes têm de gastar o que ganham em receitas. E acho muito bem.
    Os Chelseas, Man. City, PSG sugiram em poucos anos... antes do Fair-Play financeiro. Agora será muito mais difícil.
    O Peter Lim ainda comprou alguns jogadores ao Benfica, através de um fundo (Meriton Ltd). Agora isso vai ser mais difícil.
    Ou seja, não é pelo facto de um magnata investir em Portugal, que isso fará com que o clube possa gastar milhões em novos jogadores, ou em salários megalómanos.
    Abraço

    PS: Quanto ao Mourinho, é um ressabiado de primeira, que meteu os pés com as mãos com o Jorge Jesus, tal como agora Flopetegui. Perante esses 2 factos deixo as seguintes perguntas:
    Será COINCIDÊNCIA que ambos os treinadores (Mourinho e Flopetegui) sejam agenciados por Jorge Mendes?
    Será que o Jorge Mendes anda a querer atacar o Treinador do Benfica?? ;)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O expert em financas és tu, e acredito no que dizes...

      Este futebol moderno é uma treta, e mal dele se continuasse neste caminho...

      Que os clubes sejam obrigados a adoptar a sua realidade financeira às receitas que geram.

      O futebol e o espectaculo agradecem.

      Eliminar
    2. "Quanto ao Mourinho, é um ressabiado de primeira, que meteu os pés com as mãos com o Jorge Jesus, tal como agora Flopetegui."
      Benfica Eagle obrigado por revelar que as suas análises são carregadinhas de clubite...
      Mourinho aziado com Jesus...muahaha...
      Leu as declarações do seu "nobre " treinador ao Sol?
      Lopetegui só foi exigir que deixasse de trocar o seu nome...ao qual seguiu-se a arruaça típica já em Jorge Jesus...
      Quanto à teoria da treta de tirar Jorge Jesus...por parte de Jorge Mendes...
      Quem foi responsável pelos negócios necessários esta época? Não era o inimigo?
      Assim a sua credibilidade cai por terra até pelo parcialismo que demonstra...

      Eliminar
    3. Já agora garanto que 30 a 40 M serão gastos pelo Benfica na próxima época...
      Até agora os negócios feitos são para "entreter"...
      Jesus ficando...a aposta na formação será para vender...
      A compra do Rio Ave pelo Peter Lim tem. Jorge Mendes no bico...

      Eliminar
    4. Caro Benfica Eagle:

      Não achas que a questão do Fair Play Financeiro é facilmente contornável nesse caso? Por Exemplo um magnata da Russia, que seja dono da XPTO Technologies, faz um contrato de patrocinio de camisolas/Naming do Estádio etc com o clube por valores de 200M/Ano... Ou estou a ver mal o filme?

      Abraço

      Eliminar
    5. Anónimo5/5/15 16:07

      Vem este falar em parcialismos quando afirma que o arruaceiro é o JJ. E o "Lotopegui" é o quê? Mete-te nos blogs do teu clube e deixa o pessoal em paz.
      António F

      Eliminar
    6. Paulo Malheiro, o ataque de Mourinho e Flopetegui (a mando de Jorge Mendes) não é coincidência.
      Não se lembra no inicio da época, a tentar que Jorge Jesus fosse para Mónaco, Valência ou AC Milan? :)))

      João Laranjeira, o Man. City tentou fazer isso com um patrocínio de 200M€ por parte de um fundo do mesmo país do "dono", e isso não foi aceite para efeitos de fair-play financeiro.
      Isso já foi pensado, já foi feito, e já foi penalizado com uma multa de 60M€ pela UEFA! :)

      Eliminar
    7. Com essas historietas Jesus conseguiu auferir aquilo que queria...
      Mas os clubes de topo...não vêem o guru JJ?
      Curiosamente não responde aquilo que disse..
      Leu a entrevista ao Sol...para deixar de ser ridiculo? Leia...
      Jesus assume que foi ele que insultou Lopetegui. ..espera Jorge Mendes também mandou JJ dizer isso...
      Não foi neste blog que diabolizaram Jorge Mendes...mas quem trouxe o Peter Lim...
      Ainda me lembro da treta que Enzo só saía quando Jackson saísse...
      Lopetegui à beira de Jesus tem sido um santo...mas continue com a diarreia mental!

      Eliminar
    8. Já agora Jorge Jesus não esteve em qualquer evento com Jorge Mendes...o tal diabo...
      Treta facilmente desmontável...
      Mourinho apenas não gostou brejeirice que costuma ser alvo de bajulação aqui no Tugão, de Jorge Jesus...nomeadamente a estupidez que disse sobre Talisca!
      Mourinho vir dar recados a pedido de Jorge Mendes o tal diabo.

      Já pensou em escrever um livro?
      O pior é que há gente que acredita nestas tretas....

      Eliminar
    9. Paulo Malheiro, você anda é a levar com muito "sol" na cabeça.
      Esse é o seu mal. Depois escreve disparates.

      Cumprimentos.

      PS: Jackson já está vendido. Ainda não foi é anunciado. Fica a novidade ;)

      Eliminar
  3. Anónimo5/5/15 13:48

    Mais facilmente o glorioso arranjaria grandes investidores que o foculporto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/5/15 14:58

      Sem qualquer dúvida. É o clube com mais exposição nacional e internacional, não é por acaso que a Emirates investe no Benfica, é o maior e o único que mantém audiências que conseguem encher os estádios no país, é o único que tem modalidades que começam a ganhar no estrangeiro cada vez mais, etc.
      Os milionários investem em projectos que lhes afaguem o ego e em Portugal só o Benfica lhes permite isso.

      Eliminar
  4. Anónimo5/5/15 13:48

    Parabens pelo post redmoon.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/5/15 14:03

    ALERTA!!

    Pensei que, com o empate na Luz, a agremiação corrupta tinha ficado convencida que este ano já não tinham hipóteses para o campeonato. Engano meu.

    http://www.sapo.pt/noticias/arbitro-jorge-tavares-no-benfica-penafiel_5548b9ad0234617d2db63fcf

    Muita atenção ao "aveirense" que mora perto do Olival. Este é um peão da agremiação e não tem nenhum problema em se queimar em favor da agremiação corrupta.

    MUITA ATENÇÃO.

    Pato Bravo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé do Telhado5/5/15 14:41

      É rolo compressor logo desde início e meter 5 lá dentro antes do intervalo, que não há apitadeiro que aguente...

      Eliminar
  6. Vou recortar este comentario e guardar :))))

    Ah nao, espera, podes gostar da reflexao mas nao concordar e vir o contraditorio ja a seguir! Hahahh

    O melhor é aguardar lol

    ResponderEliminar
  7. Mais facilmente um qualquer magnata investia esses 200 milhões no Benfica do que no clube da fruta, pois assim investia no clube que tem mais adeptos do que os outros todos juntos, logo seria muito mais fácil recuperar o investimento por exemplo em receitas da televisão do clube ou outras iniciativas para gerar receita

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/5/15 14:31

    fm.carv O campeonato Francês é atractivo?A marca PSG é mais atractiva que a marca Benfica?
    Não esqueçamos que em Portugal parte do capital é pertença das SAD o que afasta os investidores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/5/15 14:59

      O que tem isso a ver com este assunto? Uma decisão da AG mudava isso facilmente.

      Eliminar
    2. Anónimo5/5/15 16:09

      Levar a decisão a AG seria fácil, agora que ela fosse aprovada tenho as minha duvidas.
      António F

      Eliminar
  9. O post é muito oportuno, em particular face à supostamente anunciada contenção orçamental.

    De facto, Luis Filipe Vieira tem sido muitissimo contraditório no que diz respeito a finanças. Desde as proclamações sobre o estado das finanças permitir não vender jogadores, até ao estado actual em que se pretende reduzir, ainda mais, o orçamento, vai uma grande distância. Essa distância, incompreensível para mim, é da exclusiva responsabilidade de LFV e sus muchachos (entenda-se Domingos Soares de Oliveira), ou porque abriram de mais a boca antes, ou porque a gestão actual falhou onde não devia.

    A distância é tanto mais incompreensível quando pensamos, por exemplo, que as receitas do Benfica com transmissões televisivas aumentaram e deverão passar de 7 milhões / ano para, no mínimo, 20 milhões / ano. Onde está a magnífica gestão, se agora, a avaliar pelo que se lê e ouve, não poderemos contratar mais Gaitans, Enzos e similares. Que sentido tem termos uma equipa que não é competitiva, se a concorrência, com menos meios do que o Benfica, por via de menor mercado, consegue ter equipas com orçamentos subtancialmente superiores.

    A menos que se descubra petróleo em Contumil, a gestão do Benfica, como maior clube nacional, com um número sigificativamente maior de adeptos, não só em Portugal, mas também por esse Europa e mundo fora (considerando emigrantes, ex-colónias, etc), tem de ser capaz de fazer tão bem como a concorrência directa. Eu, como adepto, faço a minha parte: 3 sócios cá em casa, acções, BTV, jogos na Luz quando posso. A direcção tem de fazer a sua parte e manter o Benfica competitivo. Se não for capaz, tem de lugar a quem seja. Ponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nos podemos esquecer que quando LFV pegou no clube este estava falido. Mesmo assim foi possível, não sei como, ir arranjando fundos para investir na equipa de futebol, isto depois de se ter construído o novo estádio e o centro de treinos. Estou convencido que as receitas que o SLB foi tendo com vendas de jogadores para o estrangeiro apenas serviram para reduzir o buraco enorme que permanecia nas finanças do clube ano após ano.. É verdade que um clube com a dimensão e objectivos do SLB tem de investir muito, mas acho bem que a estratégia a médio prazo passe por delinear qual é o tecto até ao qual o clube pode investir anualmente, de modo a garantir a sustentabilidade das contas aqui para a frente, até porque a galinha de ovos de ouro que eram os fundos acabaram, e tem de se arranjar outras maneiras mais subtis de fazer entrar dinheiro de investidores no clube.

      Eliminar
    2. Zé das Quinas5/5/15 15:52

      ai que temos aqui memória curta... O Benfiquista tendencioso disse tudo: "Não nos podemos esquecer que quando LFV pegou no clube este estava falido".

      Eliminar
    3. O problema é que para conprares caro tens de vender caro. E as trutas vendaveis por muito dinheiro estao a chegar ao fim.

      Os dois ultimos anos de compras foram globalmente maus, e sem vendas milionarias desses craques é obrigatorio fechar a torneira.

      Eliminar
    4. Anónimo5/5/15 16:11

      Se o 1º ministro também o faz porque não LFV. Nesta sociedade actual o que é hoje verdade amanhã é mentira...para tudo!!!
      António F

      Eliminar
    5. Anónimo5/5/15 17:02

      Os 2 últimos anos de compras foram globalmente maus. Quem, Samaris, Talisca, César, Gonçalo Guedes, Cancelo, Pizzi, Cristante e mais 3 ou 4? O DiMaria também não valia 30M depois de um ano.

      Eliminar
    6. Não sou de desvalorizar o contributo de LFV, mas também não podemos cair no extremo oposto. Eu fiz-me sócio do Benfica depois da vitória de Vilarinho, com o propósito de contribuir para ajudar a recuperação do Benfica, depois da gestão ruinosa de Vale e Azevedo. Não há dúvida que o sucesso que finalmente começa a chegar, em termos desportivos, em particular nos últimos anos, tem o mérito de LFV. Não há dúvida, também, que a organização do Benfica, hoje, não tem nada a ver com o que era à altura. Não podemos, no entanto, 12 anos depois do primeiro mandato, estar ainda a pagar a lembrar o que era o clube há 12 anos. Com Vale e Azevedo, o clube não tinha crédito e hoje tem, e hoje tem também uma organização e um conjunto de infraestruturas que não tinha e que são mérito da gestão que as construiu.

      Por isso, se queremos julgar LFV, julgue-mo-lo pela gestão dos últimos anos, que reputo de mais positiva do que negativa, em vez de estarmos aqui a recordar o que se passou há 12 anos. Já houve vários actos eleitorais depois disso e LFV já foi recompensado pelos sócios com a reeleição. Agora, trata-se de pensar no futuro e de manter o Benfica desportivamente competitivo, porque essa é a matriz do Benfica, esse é o Benfica que faz sentido, esse é o Benfica capaz de enchar o país de vermelho, de ter uma televisão inovadora, geradora de mais valias financeiras e não só, esse é o Benfica que nos faz mexer a todos que o amamos.

      Isto não significa que o Benfica tenha de ganhar sempre. No desporto, nada garante vitórias, nem os maiores orçamentos o garantem, mas a gestão tem de ser capaz de manter um Benfica desportivamente competitivo, como o conseguiu no futebol nestes últimos 6 anos e como tem vindo a conseguir, cada vez mais, nas modalidades. É esse Benfica competitivo que tem de ser mantido, porque essa é a exigência da nossa história, da nossa massa de adeptos, da razão de ser do Benfica.

      Eliminar
  10. Anónimo5/5/15 14:46

    Eu tenho aquela coisa de defender o modelo económico da Bundesliga e ser contra fundos de jogadores, portanto estamos conversados...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/5/15 14:54

    E porque é que o Abrahamovic ou outro milionário investiria em Portugal, um país pobre, periférico e sem audiências, num clube que é apenas o 2º ou 3º no seu país, quando o pode fazer em Espanha ou França, dois países com mercados muito maiores e mais atractivos?
    Ele já tem um brinquedo que já lhe ocupa o tempo, o dinheiro e lhe oferece a satisfação ao ego de que ele necessita.

    ResponderEliminar
  12. É uma boa reflexão, e podia ser aplicada à actualidade. Foi exactamente porque o porto investia muito mais que em 2008 Vieira se viu forçado a endividar o clube para lhes fazer frente. Antes disso as contas eram bastante saudáveis mas... não se ganhava nada. Tal como o Sporting com esta política só vai ganhar um campeonato em 30 anos, e já estou a ser optimista.

    Concordo a 1000% que se o porto vendesse a sua SAD (e já existiram sondagens para isso) os benfiquistas até podiam aguentar uma época ou duas, mas era certinho que fariam uma AG para aprovar a venda do futebol profissional tal como aprovaram a entrada de estrangeiros.

    E vejo em alguns comentários muita ingenuidade. Se o porto fosse vendido a um Lim não havia Fair Play Financeiro que salvasse o Benfica.

    Portanto resta continuar a fazer tudo para ganhar títulos e rezar para que eles não se Abramovichem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Águia5/5/15 15:35

      Não havia fair play financeiro porquê? Seriam uma excepção porque iriam pagar ao Blatter com rameiras para fechar os olhos? Está bem abelha! O FPF não abre excepções!

      Eliminar
    2. Exacto. O porto depois de mourinho comecou a comprar caro porque comecou a vender caro tambem.

      E o benfica teve de ir atras. Primeiro investindo o que nao tinha, em aimares, saviolas e outros, e como correu bem, e comecamos a vender bem, pudemos tambem continuar a comprar bem.

      O problema sao estes dois ultimos anos de compras. Gastou se dinheiro em jogadores que ate ver nao valem muito dinheiro. E nao vendendo bem, as conpras caras acabam-se.

      E no resto de acordo. Se o Porto fosse comprado, o Benfica era comprado logo a seguir. Nao havia outra solucao.

      Eliminar
    3. Essa questão não me preocupa neste momento pois ainda há Gaitan e Salvio (que valem no mínimo 55M€), além de imensos emprestados que podem ser vendidos (além de mais milhões através da Champions). Mas é verdade que é necessário alimentar a máquina daí estar a contar com a chegada de 2 ou 3 craques entre Julho e Agosto. Resta aguardar por novidades.

      Eliminar
    4. Qual champions? Onde ficaram em 4o lugar?
      Nenhum clube Pt ganhou tanto como o Fcp...que veio do Playoff...

      Eliminar
  13. Zé Águia5/5/15 15:04

    "E se o FCP, por artes mágicas, continuar a ter soluções para investir no mercado e construir planteis bem mais fortes que o nosso?"

    Artes mágicas? Só se encontrarem petróleo no Olival, que nem é deles. Deixem-se de tretas! Dentro de um ano estão iguais ao Sporting. E no ano seguinte nem à champions vão. Depois é que vamos ver.
    Reality is a bitch! Karma too!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/5/15 15:33

      Já ouço essa conversa há mais de 10 anos.... e o FCP continua vivo e bem vivo e lá fora, é o Clube português com mais prestigio. Cá em Portugal, os Zé Águias deste País continuam a acreditar nas galgas, nas tretas e petas que são publicadas pelos pasquins de Lisboa. E ainda por cima tem fraca memória, pois quem esteve quase para implodir
      em Julho de 2014 foi o seu clube. Aliás, o dobro das Dívidas aos Bancos e o dobro do Passivo Acumulado devem querer significar algo?

      Tiago Videira

      Eliminar
    2. Tenha calma vem já aí o Toc Benfica Eagle...

      Eliminar
    3. Anónimo5/5/15 16:17

      Não é só o Benfica Eagle que é TOC, os infiltrados também são especialistas em contas!! Deve ser da experiência no retalho da FRUTA. Ide-vos...
      António F

      Eliminar
    4. E vocês continuam a acreditar que o fcp é o clube com mais prestígio lá fora... https://www.youtube.com/watch?v=5NYkkaxngj0

      Eliminar
    5. Águia Preocupada5/5/15 22:42

      Pois é Tiago Madeira... O teu clube até tem o prestigio da fama de comprar títulos no supermercado... Ah! Ah! Ah!
      E de estar na lista onde "são sempre os mesmos... corruptos!"
      Queres que a malta esqueça... Não esquecemos... não...

      Eliminar
  14. jcnaguiar5/5/15 15:12

    o exemplo do chelsea é o mesmo do Benfica em Portugal, investiu o que mais nenhum outro investiu a nao ser o Porto que viu que para acompanhar o benfica teve de fazer o mesmo e este ano prolongar ainda mais esse investimento.

    ResponderEliminar
  15. Ui, tenho muito medo quando leio alguns sugerir aprovações de coisas em assembleias gerais...

    Se bem me lembro, das ultimas vezes que isso aconteceu, o Benfica deixou de ser dos sócios...

    Que querem mais agora?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5/5/15 16:03

    Nem mais!!! Mas para aqueles que são sempre do contra, se fizessem esta reflexão, provavelmente estariam calados.
    António F

    ResponderEliminar
  17. "O que querem os adeptos? Golos ou contas equilibradas?"

    Podemos ter ambos.

    Obviamente que o fcp com 200 milhões fica com condições superiores às do SLB mas não significa que fique melhor que o SLB. Só a partir do momento em que fazemos tudo o que está ao nosso alcance e, mesmo assim, o adversário está melhor que nós é que nos podemos "render". Até lá o SLB pode fazer muita coisa para colmatar esses milhões todos.

    Com muito critério nas contratações é possível errar menos e canalizar verbas para contratações de real mais valia. Isso será sempre um passo fundamental para um clube mais forte, tenha o fcp 200 milhões ou apenas 20.

    ResponderEliminar
  18. Houve um penálti escandaloso no jogo dos corruptos este fim de semana e ninguém fala nisso, está tudo caladinho. Jornais, televisões, ninguém viu nada. Imaginem aquele lance em Barcelos quando estava 1-0. Imaginem como seria a semana.

    E vocês, em vez de falarem nisto, que é o mais importante nesta altura, passam a semana toda a atacar o Benfica. A sério que não entendo a vossa agenda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso imaginar. Estão a dizer há dias que o gajo do gil sofreu penalty quando se encostou ao Luisão e quando este deu dois passos atrás, o palerma caiu!

      Há muita gente que se está a preparar para engolir muitos sapos no mês de maio...

      Eliminar
  19. Anónimo5/5/15 17:09

    Já vi que andam aqui muitos saudosistas do Vale e Azevedo.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5/5/15 17:18

    Meu caro REDMOON.
    Está descansado que o Porto não se vai meter nos próximos anos,numa aventura tão arrojada como a deste ano.Basta ver o que foi o floop de 11 milhões com o Adrien,e não esqueçamos que os jogadores fundamentais do Porto são emprestados.Terá o Porto dinheiro para os adquirir a titulo definitivo?Tenho muitas dúvidas.

    ResponderEliminar
  21. BENFIQUISTA DE GAIA5/5/15 18:17

    SO NAO PERCEBO UMA COISA E AGRADECIA SE ALGUEM ME AJUDASSE...ENTAO O BENFICA DA ANTERIOR DIREÇAO TINHA UM PASSIVO QUE ESTA ESCRITO DE 80M..E ESTAVA NA FALENCIA...AGORA DEVE 600 E ESTA FORTE E RECOMENDA-SE...porra..tenho a impressao que o BENFICA tornou-se numa qualquer relegiao..ja existem tantas ...e mais uma

    ResponderEliminar
  22. O que os adeptos querem?? Eu pelo menos queria competencia e um treinador competente que tenha a competencia d montar uma equipa mista de jovens valores do Benfica com a experiencia de jogadores que ja lá estao, quero um presidente que em vez de se colar ao sistema currupto que todos aqui acusaram de e agora assobiam para o lado percebesse um pouco de futebol e finanças!! Como é possivel ler um post destes quase a roçar a conivência com uma gestao danosa e preocupante á falta de titulos nestes ultimos anos!!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo5/5/15 23:48

    Caro Redmon,

    Contrariamente ao que muitas vezes acontece, desta vez discordo em grande parte da tua visão, embora a considere lógica.
    O Benfica depois de ter feito investimentos de risco significativo, mas necessários ( infraestruturas, organização ...), numa determinada fase em que o acesso ao crédito era possível, tem agora que racionalmente reduzir o nível de endividamnteo sem deixar de ser competitivo, mas não entrando em loucouras, mesmo que o Porto as cometa.
    Não há almoços grátis e a factura mais tarde ou mais cedo aparece, como apareceu a Glasgow Rangers, Parma, Deportivo, Fiorentina, Valencia ... sendo que estes 2 últimos estão novamente à tona da água num caso porque foi criado um novo clube e no outro porque um magnata o comprou.
    Quanto ao Porto estou deveras curioso naquele que será o seu plantel para o próximo ano, pois as reengenharias estão a esgotar-se e o Benfica deixou de ser apenas um perseguidor para se tornar no potencial alvo a atingir.
    Quanto ao José Mourinho, que admiro enquanto profissional, mas que considero ser pateticamente arrogante, um da arrepender-se-á de cultivar tantos ódios. Como acontece em situações semelhantes quando chegar o seu ocaso será rápido e definitivo.
    Pedro R.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking