O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Confesso Presidente, que duvidei que fosse capaz!

. 20 comentários
Não, não vou aproveitar este momento em que o Benfica está em alta para dizer “Granda Presidente, estive sempre consigo e sempre soube que eras o maior!”

Não seria verdade. Já houve alturas em que estive mais com LFV, outras em que estive menos, em termos da avaliação que faço do seu trabalho...

...Mas acho que posso dizer sem qualquer margem de erro que estive do seu lado durante a maior do tempo, nomeadamente nos tempos mais difíceis, nos tempos em que as vitórias desportivas eram uma paisagem com que só podíamos sonhar...

Nos tempos em que vitórias nem vê-las, quem se lembrar do que era este blogue há 5/6 anos atrás, lembrar-se-á certamente que da minha parte sempre houve a defesa acérrima deste presidente e do seu trabalho, contra a critica, muitas vezes destrutiva que muitos fizeram do que ia fazendo, às vezes até entrando por caminhos de ordem pessoal, sustentado obviamente pela frustração (que entendo obviamente) que era ver o FCP levantar todos os canecos ano após ano.

O papel do Redmoon deste blogue há 6 anos atrás era na realidade isso mesmo: quase sempre a defesa de LFV contra os ataques que diariamente lhe eram feitos.

Esses foram tempos em que compreendi e vi o esforço. Que vi um clube reerguer-se lentamente, construir um estádio, andar com a casa às costas, a jogar no Estádio Nacional e a treinar em Massamá, construir Seixais e pagar contas antigas, enfim, criar condições para que um dia o Benfica pudesse voltar a ser grande e ganhar de forma sustentada...

O Benfica não ganhava? Não, não ganhava, mas não tinha condições para ganhar, isso era claro para mim... Não tinha planteis ao nível do FCP, não tinha verbas para aquisições ao nível do FCP, não tinha sequer os benefícios arbitrais do FCP... O FCP ganhava, e para mim, justamente!

Se há altura em que mudei o chip por assim dizer em relação a LFV foi na altura em que é o próprio a assumir que a reestruturação do clube está feita, e em que assume uma reeleição sob a bandeira do “mandato dos resultados desportivos.”

Ora, a partir daí, e ao ouvir LFV assumir que estávamos em condições de disputar as competições de igual para igual com o FCP, o mandato dos resultados desportivos foi um desastre e era resultados que eu lhe exigia, porque de facto, pouco ou nada ganhámos. Ora era por este falhanço estrondoso que LFV tinha de responder, até porque essa era a bandeira assumida da sua reeleição.

No mais assumo aqui aquilo que sempre defendi: LFV não tem de perceber muito de futebol, como eu acho que não percebe. Eu não lhe exijo isso. O que eu lhe exijo é que ele assuma que não percebe. Sempre que LFV informou (ameaçou) os Benfiquistas que iria acompanhar mais de perto a pasta do futebol eu torci o nariz, porque daí nenhum bem poderia vir para o clube. E nunca veio.

O papel de LFV é gerir o clube, criar condições para que o clube cresça (e isso tem-no feito), e angariar receitas para que o investimento no futebol possa ser ao nível que precisa ser feito para que os sonhos dos Benfiquistas sejam realizáveis. Sem dinheiro não há sonhos nem competência que nos valha.

Em relação ao futebol, o que LFV tinha de fazer era delegar... O que fez brilhantemente com Jorge Jesus, e também com Rui Costa para não sermos injustos...

Com Jesus no relvado e LFV no gabinete, LFV fez tudo bem feito. E esse é para mim o seu grande mérito: ter apostado nos Recursos Humanos certos finalmente, e ao fim de vários anos a dar tiros nos pés, ganhou a aposta.

Ora aquilo que foi diferente nestes últimos seis anos foi... Jorge Jesus.
Jorge Jesus treinou, encantou, ganhou, escolheu muitíssimo bem vários jogadores, soube valorizá-los, vendê-los por muito dinheiro, continuar a contratar, a investir, a manter a roda a girar.

Se JJ foi importante nestes seis anos na parte desportiva, não tenho a menor dúvida que para LFV foi também uma cartada importantíssima e muitíssimo feliz para que o clube pudesse ter dado o salto qualitativo que deu ao nível das infra-estruturas e da estabilidade.

Mesmo no ano do desastre e das 3 finais perdidas no espaço de uma semana, no final da época não deixou de se realizar muito dinheiro em vendas de jogadores... E se calhar o Benfica até precisava bem mais do dinheiro do que dos títulos!

Por isso, para mim LFV voltou a passar a ser o presidente certo para o Benfica na altura em que o mandato dos resultados desportivos passou a ter resultados desportivos. Tão simples como isso.

E não, não atribuo nenhum mérito especial a LFV neste Bi-Campeonato. Não lhe atribuo mais méritos no futebol do que atribuo nas imensas vitórias que temos obtido nas modalidades por exemplo. Mas isto não é denegrir o seu trabalho de maneira nenhuma. Isto é apenas considerar que LFV foi brilhante na criação das condições para que o futebol e as modalidades pudessem ganhar, mas que depois as questões do terreno, têm outros intérpretes, jogadores e treinadores e pessoas com muito mais mérito do que ele.

LFV é para mim o presidente certo para o Benfica neste momento. Mas continuo a não lhe reconhecer grande competência em termos de gestão de uma máquina gigantesca como é o futebol...

1. Continuo a achar que o dossier Cardozo por exemplo foi há dois anos muitíssimo mal gerido. Não se arrasta um problema de uma época para a outra e se anda 4 meses a desvalorizar um ativo publicamente. Não se cria ao treinador uma guerra nas bancadas, ter um treinador fragilizado pelo final da época anterior, e ter metade do estádio a gritar Jorge Jesus e a outra metade a gritar Cardozo. Isto é um erro absolutamente inadmissível!

2. Continuo a achar que um clube que assume que quer ganhar tudo, ou vende as suas pérolas no Verão ou não vende em Janeiro. Não vejo Pinto da Costa cometer esse erro (corrijam-me se estiver enganado). Com Matic se calhar, a Liga Europa tinha sido nossa. E já sei o blá, blá blá dos jogadores que exigem sair e temos que lhes fazer a vontade... Mas não pode ser assim. Um clube como o Benfica não pode colocar em causa os objetivos e sonhos de tanta gente para satisfazer os caprichos de uma pessoa. Se no Porto funciona, no Benfica também tem de resultar;

3. Continuo a achar que perder-se 6 titulares indiscutíveis numa só época é meio caminho andado para se viver uma época desastrosa. Esta foi de sucesso mas tinha tudo para correr mal;

4. Continuo a achar que vender-se Witsel e Javi no último dia do mercado é mandar o treinador para a forca e comprometer o seu trabalho irremediavelmente. Já sei que correu bem e apareceu Enzo, mas também podia não ter aparecido;

5. Continuo a achar que anunciar um Benfica Made in Benfica e 7 jogadores da formação no plantel  principal do próximo ano faz pouco sentido e coloca pressão estúpida no treinador. Essa aposta pode ser feita sem anúncios. Não é LFV que tem competência para avaliar talento e formar plantéis. Esse é o papel do treinador. Se LFV assume essa bandeira, também tem de assumir que o treinador estará a salvo se os resultados não forem o que ele espera.


Por isso, na minha forma de ver, LFV continua a cometer erros sempre que tem de intervir diretamente no futebol. O que não lhe retira o mérito em tudo o que de excelente tem feito em outras áreas.

Para mim, e como sabem, a grande fatia do mérito deste Bi-Campeonato é atribuída aos jogadores e principalmente ao treinador... Assim tem de ser, tal como no Chelsea o grande obreiro da vitória não pode ser Abrahmovic... O que foi diferente este ano não foi o russo, foi o José Mourinho!

Jorge Jesus tem sabido encontrar solução para todas as dificuldades, algumas delas até colocadas nas suas mãos um tanto infantilmente pelo próprio presidente.



LFV é o presidente certo para o Benfica neste momento? Absolutamente. Tal como Jorge Jesus é o treinador certo, uma dupla de excelência, cada um na sua área e ao leme das responsabilidades que lhes competem.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Assim muito resumido: este blogue vale apenas por aquilo que aqui escreves (redmoon)! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Enumeraste 5 casos em que achas que LFV errou. Até te dou alguma razão. Mas o Witsel não foi vendido no último dia... accionaram a clausula de rescisão depois do prazo terminar para clubes portugueses. E também nunca saberemos se o caso Cardozo tivesse sido resolvido de outra forma teria corrido melhor. A saída de 6 titulares também não me parece ter sido uma escolha. Já as vendas do Matic e Enzo foram escolhas. Se não foram vendidos mais cedo também foi o resultado de escolhas. Será que teríamos sido este ano campeões se o Enzo não tem jogado até Janeiro? Duvido muito. Portanto o que eu mais contesto no LFV é fazer promessas que ele pode não cumprir simplesmente porque ninguém pode. Num clube como o Benfica não se pode pensar em vencer a Liga dos Campeões num determinado ano. Pode-se é pensar em fazer o melhor todos os anos pensando que num deles podemos ter a estrelinha de campeão. Tal como não se pode prometer uma aposta num determinado ano em jogadores da formação. O que se pode e deve prometer é uma aposta continuada. Agora se os jogadores chegam ou não ao plantel principal é outra história. Por exemplo, depende se os melhores da formação vão lutar por uma vaga com os piores do plantel principal.

    E no reverso da medalha quantos casos podemos enumerar de momentos em que LFV acertou. Ora o que tento fazer em relação ao LFV, Jesus, Rui Costa etc e se acertam mais que erram. Por isso acho um absurdo falarem de uma ou outra contratação falhada, de uma ou outra substituição tardia. Temos de analisar no conjunto e ver se os objectivos foram alcançados. É que todos erram. Ter a capacidade para aprender com os erros e errar cada vez menos é que não é para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo na generalidade... E quem analisa e escreve sobre o que ve, tanto tem de elogiar qd ve algo bem feito como critica qd algo parece mal feito. É isso que tento fazer.

      E tb é verdade que nem qd se perde foi tudo mal feito como as vezes ganha se e errou se demasiado.

      Abraco

      Eliminar
    2. E não esquecer os quase 80 jogadores comprados em 6 anos de Jesus, +/- 40 sem qualidade; o passivo de +/- 420 Milhões ; Mas claro que há coisas boas e referiste algumas.....atendendo ao nosso passado recente antes de LFV é dificil dizer se a intervenção de LFV em 14 anos foi positiva ou negativa!!!
      O Witsel não accionaram a clausula, isso foi uma mentira contada por LFV, pois a mesma só é accionada quando o valor é pago a pronto e isso não aconteceu!!!

      Eliminar
    3. "...atendendo ao nosso passado recente antes de LFV é difícil dizer se a intervenção de LFV em 14 anos foi positiva ou negativa!!!..." Eh pá, foi negativa de certeza! Reerguer um clube desta dimensão, centro de estágios top mundial, canal próprio de televisão único no mundo, contratação de um treinador que todos criticam mas todos querem ver fora do clube ou no clube deles, faturação anual de dezenas de milhões contra dezenas de milhões de prejuízo dos nossos rivais, modalidades a crescer e a pouco e pouco tornarem-se hegemónicas, bicampeonato ao fim de 30 anos, isto num país dominado pela corrupção desportiva... enfim, de certeza que outro faria melhor, olha o... o... porra que muitos dizem mal mas não arranjam ninguém minimamente credível para fazer melhor.

      Eliminar
    4. Eu admito que há coisas boas e referiste algumas. Mas calma, eu sigo e adoro que as modalidades ganhem títulos como têm ganho; mas não nos podemos esquecer que investimos mt mais que os outros! Queres comparar o orçamento do nosso basquete com o do Guimarães? O volley com o F. Bastardo, o Hóquei, o futsal....calma!!!
      Exemplo de fonte segura : O Nosso orçamento do basquete é de 600 mil o do Guimarães é quanto ?? Para ai 150 mil !!! Vês a diferença!!!
      E também é mais é fácil investir e aumentar a divida…..só de Empréstimos Bancários são mais de 300 Milhões!!!!
      Há que dar valor a quem consegue tanto credito isso é verdade….mas como dizes e bem, tb é importante saber se existe ou não alternativa credível!!

      Eliminar
  3. Grande Redmoon, cada vez mais admiro o que escreves. Faço-te um desafio...escreveres sobre o papel, para mim bastante discreto, do Rui Costa. Quais as suas reais funções, o seu papel, a sua influência. Gostaria de saber um pouco mais sobre Rui Costa. Um abraço.

    Pedro Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro, mas eu não sei nada homem... Sei lá eu o que faz o Rui Costa! Mas pergunta ao Shadows e ao GB que eles sabem :)

      Eliminar
  4. Errar faz parte da condição humana...mentir é opcional...

    ResponderEliminar
  5. Enquanto na agremiação do norte diz-se que e passo a citar:

    «Estamos na fase final de elaboração do orçamento para o próximo ano, que vai ser inferior ao orçamento deste ano. Mas isto não significa que haja menor investimento na equipa de futebol. Significa que vai na despesa global do clube algum emagrecimento em várias áreas onde é possível fazer esse emagrecimento»,


    Caos para questionar qual é a modalidade que vai fechar a seguir, aceitam-se palpites.


    Lolada empréstimo obrigacionista de 45 milhões para pagar o anterior, às vendas do DAnilo e Jackson é para pagar despesas correntes, senão fosse a Liga dos Campeões acho tinham ido ao fundo.

    Ps: Quanto ao tema do post quero aguardar pelo final da temporada, ainda não é altura e balanços, pois ainda se encontra um competição em disputa/trofeu.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o teu Benfica, nada em dinheiro. É impressionante, a acefalia das pessoas encarnadas, baseadas em populismo barato de uma personagem cadastrada, que teve de desviar um cartão de sócio de outrem para poder desempenhar o cargo actual. Deixa-o sair de lá, que já vais ver a "saúde financeira" do teu clube. Com uma agravante, desta vez, não têm a Ferreira Leite para impedir o pior. Continua a viver e a pensar num mundo à parte. É só rir com vocês.

      Cumprimentos

      C.Ribeiro

      Eliminar
    2. Ó ribeirinho, troca aí Benfica por FCPorto e pessoas encarnadas por azuis e o teu texto assentar-te-á como uma luva!

      Eliminar
    3. Lamento que o tico e o teco tenham dado a sola dessa coisa que tens na cabeça e que se costuma chamar cérebro, mas também eles chegaram a conclusão que estavam num beco sem saída se aí permanecessem.

      O Benfica pode não estar a nadar em dinheiro, mas tem os activos que superam os valores em dívida e mais engraçado ainda são activos Estádio/Seixal/Benfica TV/ e SAD que geram lucros. O Porto tem um pavilhão pago por todos nós e um estádio pela 2ª vez na sua história tb pago na ordem de 70% por nós contribuintes e que vive acima das suas possibilidades, eu só constatei factos, são cruéis lá para os teus lados mas só tem aquilo que merecem, um clube corrupto só merece um destino a extinção.

      Quanto ao termo como te diriges assenta-te bastante bem sabes que existem comprimidos para Azia, Compensan dizem que faz milagres!

      Ps: Aguardemos quanto tempo vão levar a presentar um novo patrocinador é que não é só a das camisolas que está em causa mas sim de parte do estádio e com os videos da corrupção que correm pela net em inglês não vejo mts patrocinadores a quererem-se associar a um clube que lhes pode denegrir a imagem!

      Ass: Madskinn

      Eliminar
    4. Que activos? O estádio? Não está pago apesar do mitómano ter prometido o contrário. Seixal? Com os esquemas do Mendes? Mais parece uma lavandaria. Vamos ver a que custo, porque ninguém injecta dinheiro sem nada em troca. Benfica Tv? Num relatório onde só apresentam o lucro, mas não revelam as despesas reais? O patrocínio? Ganham mais 2 Milhões e meio que o anterior. Para quem tem um passivo pornográfico, maior parte do património por pagar, sobrevivem com empréstimos obrigacionistas uns atrás dos outros com taxas de juro altíssimas, um PresiMente que deve 600 Milhões ao BES, estão com um paleio elevadíssimo. "Vamos ser mais fortes que o R.Madrid", não é? Depois como é que não querem ser motivo de gargalhada geral? A sério...

      Cumprimentos

      C.Ribeiro

      Eliminar
    5. Riam, riam, que nós vamos colecionando títulos. Olha, na sexta-feira vem aí mais um!

      Eliminar
    6. C. Ribeiro, falas do que não sabes e inventas coisas; relatório que só apresentam lucro e não revelam as despesas reais ????? Mentira!!! Não sabes!!! No relatório e contas do SLB estão mencionadas os custos com o pessoal que aumentaram substancialmente devido aos encargos com a Benfica TV!! Tu não lês...não sabes!!!

      Eliminar
  6. Este blog estava há muito ' cortado ' para mim. Pecava pelo que menos tolero: ingratidão. Este texto, que em boa hora me fizeram chegar, faz-me pensar que posso voltar a ser leitor assíduo. Um abraço ao autor.

    ResponderEliminar
  7. 2 posts 2 tiros completamente no centro do alvo. Pode haver um ou outro ponto específico de discórdia num ou noutro post mas na globalidade de acordo. E não são 2 posts daquelas banalidades que 99,9% da população concorda sempre. Agora é guardar os links para quando aparecerem os não carneiros. Os eternamente insatisfeitos que só estão qb satisfeitos com a perfeição.
    Nuno

    ResponderEliminar
  8. João Couto22/5/15 23:52

    Sinto que és sincero naquilo que dizes e por isso também o vou ser!

    Gostei de ler o texto nos primeiros parágrafos. Tinhas toda a razão no que dizias e é verdade. Sei porque li algumas coisas desse tempo. Mas continuas a perder-te pelo caminho... Foi decepcionante ler o resto. É demasiado pobre!

    Se LFV não tivesse renovado com JJ há dois anos atrás nunca seria campeão este ano! Se Abrahmovic (que correu com Mourinho) não o tivesse contratado de volta nunca o Chelsea seria campeão este ano. Mas como diz o Enorme, que se ressuscitou ao fim de 2 anos, isso são amendoins!

    Não consegues escrever um texto em que pretendes realçar alguém sem lhe apontar defeitos. Começas por homenagear um homem que o merece plenamente e que terá de ficar na historia do nosso clube acabas por o anular à condição de subalterno no que ao mérito do título diz respeito!!! Eu já sei que ele não é perfeito, que comete muitos erros e cometeu, mas também sei que nos valeu muito! Foram muitas promessas e foram muitos fracassos mas, caramba, quando faço as contas eu tenho de lhe estar muito, mas muito grato. Não me interessa se tem dotes de treinador, ou de olheiro, o que sei é que foi ele quem contratou JJ e permitiu que ele lá estivesse 6 anos!

    Não tenhas vergonha de defender LFV.! O Homem merece-o. És inteligente e sabes que muitas vezes quem ocupa determinados cargos tem de acreditar e levar os outros acreditar e ele fez-lo!

    Como é possível afirmar-se algo como: "E não, não atribuo nenhum mérito especial a LFV neste Bi-Campeonato....". Pergunto-te o que dirias se LFV não tivesse renovado com JJ há dois anos atrás e ele tivesse ido para o Porto e fossem eles os BI-Campeões!!! Sinceramente Red-Moon, não encontro o teu norte...

    Mandar treinador para a forca?!?!?! Que raio de expressão é esta? Coaduna-se com nível dos leitores? Quando escreveres sobre JJ vais atirar-lhe à cara o Bernardo Silva?

    "3. Continuo a achar que perder-se 6 titulares indiscutíveis numa só época é meio caminho andado para se viver uma época desastrosa. Esta foi de sucesso mas tinha tudo para correr mal;". Pois eu acho que é aqui que se vê a diferença do Benfica das últimas décadas. Estão lá as condições para se poder ganhar: Um enorme treinador e equipa técnica, mas jogadores de enorme de benfiquismo, grandes condições de trabalho, uma televisão própria que deveria ser um orgulho para todos e muito mais...

    Mas a minha gratidão para com LFV foi levar-me de volta aos anos oitenta e ao orgulho em ser benfiquista no que isso tinha de mais nobre!

    Para mim ele percebe muito de futebol pois foi ele quem contratou JJ e lhe deu as condições para ganhar,o resto são... amendoins!

    ResponderEliminar
  9. Estavas errado na previsão que fizeste no post anterior, porque no geral torno a concordar contigo, principalmente porque não vês o 'reinado' do LFV em tons cor de rosa, em que tudo foi bem feito, mas também não pintas um cenário negro onde não se aproveita nada. Esta quase década e meia com o LFV teve altos e baixos, e é o que retratas aqui. Poderá até ter mais alguns méritos e deméritos, mas no geral é isto que aqui está escrito.
    Acho que o maior elogio que lhe fazes (com o qual concordo), é ele ter tido a capacidade para se rodear de pessoas competentes. O Benfica tem vindo a construir de forma lenta mas segura uma estrutura tanto a nivel organizativo, desportivo e de estruturas que cada vez mais tem deixado de ficar dependente de um ou outro elemento. E acredito que se tem segurado o Fernando Santos, se calhar hoje seria esse um dos obreiros dos titulos conquistados. O pior são mesmo algumas ameaças, e algumas promessas não cumpridas, principalmente a sempre repetida e anunciada independência financeira.

    E agora vou ver o Lima marcar 4 golos, e o Paulo Lopes a ser campeão.

    VR

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking