O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ainda a festa do Marquês. O que Comunicação Social não quer juntar!

. 25 comentários
Eu dei-me ao cuidado de percorrer as notícias do último Domingo e percebo o seguinte:

Tudo começou quando alguns autocarros com adeptos do Benfica estacionaram no interface do Campo Grande. Nessa altura, cerca de cinco dezenas de elementos das claques leoninas ainda se encontravam nas imediações do recinto e foi nessa altura que da troca de palavras aos atos de violência foi um instante, valendo a intervenção da PSP. in O Jogo

Ora, segundo notícia e imagens da TVI, a PSP interveio e reteve em Alvalade alguns elementos claque do Sporting, mas outros sairam antes desta intervenção e ao que parece terão ido procurar a "retaliação" na festa do Marquês.

Tal como noticiou o SapoDesporto, um adepto do Sporting revela que esteve no Marquês "para estragar festa do SLB".

A própria CMtv divulgou imagens que mostram um adepto do Sporting, equipado com calções do Sporting entre os que estiveram até às 3.00 da manhã a mandar garrafas e pedras à PSP.

Quanto ao início dos confrontos, segundo as notícias divulgadas, como esta do Observador (para não ir a nenhum publicação "habitual"): "Ouviram-se petardos a rebentar antes de se verem garrafas de vidro e pedras da calçada serem arremessadas entre a multidão." também o Maisfutebol refere o mesmo: Os incidentes tiveram lugar numa altura em que tocava o hino dos encarnados, que conseguiram este domingo o 34º título de campeão nacional. Várias garrafas foram arremessadas e petardos lançados, e das imagens televisivas há a retirar o registo de vários feridos. 

Ora, vamos lá reconstituir todas estas notícias:

- Autocarros chegam ao Campo Grande com benfiquistas, onde JÁ ESTÃO vários elementos da PSP e intervêm rapidamente quando uns celebram e provocam outros que reagem. Curiosamente apenas os adeptos do Sporting foram "controlados" pela PSP ao ponto de haver relatos de tiros disparados.

- Segue-se a festa no Marquês onde há notícias que MOSTRAM adeptos do Sporting envolvidos no meio da festa e declarações nas redes sociais a dar conta do interesse em "estragar a festa".

Mas agora reparem bem neste detalhe, que é basicamente a chave de toda a situação:

Tudo começa com petardos a rebentar em direcção à polícia DURANTE o hino do SLBenfica.


A minha leitura então das notícias e factos conhecidos:

Todos sabemos que o momento do hino do SLBenfica é um momento quase "sagrado" para os benfiquistas. Eu NUNCA ouvi nada que interrompesse o hino do SLBenfica, mesmo nos momentos mais complicados do do clube.

Portanto, torna-se claro que houve gente com intenção deliberada de estragar a festa do Marquês e para tal uns quantos misturaram-se entre os benfiquistas e procuraram criar desestabilização directamente com as forças policiais.

Ora, 10 ou 20 sportinguistas (que fossem) se tivessem ido para o Marquês desafiar os benfiquistas o que aconteceria? Possivelmente levavam um enxerto de porrada e poucos saberiam do que se teria passado...

... mas se eles forem para o Marquês e aproveitarem um momento em que estejam todos focados na festa e desafiarem a polícia, o que acham que acontece? Quando a polícia reage, TODOS vão reagir contra a polícia e todos os meliantes sejam eles de que clube forem, rapidamente reagem CONTRA a polícia.

A ideia era estragar a festa e atacar a polícia. Missão cumprida para quem o quis fazer.

Pelo caminho, a PSP que sabia bem o que poderia acontecer, pois estiveram em Alvalade nos primeiros desacatos, em total desnorte "pôs-se a jeito" com os incidentes de Guimarães e com a conduta de alguns polícias no Marquês e rapidamente viraram os culpados da história.

Em sua defesa, vieram alegar que afinal a festa não tinha sido aprovada por eles como sendo segura, apontando a culpa para a CML e para o SLBenfica.

... Nos pingos da chuva, nenhum orgão de comunicação social pareceu querer juntar as peças e dar conta dos factos como manda a deontologia do jornalismo. A minha leitura dos factos, e não sou nenhum investigador e muito menos jornalista, juntando as diferentes notícias, parece-me claro que a "azia" demonstrada pelos sportinguistas em Alvalade quando chegaram os autocarros, teve como retaliação a infiltração dos elementos afectos ao Sporting no meio da multidão, aproveitando o momento do hino para provocar a polícia e causar a confusão a que rápida e erradamente, levados pela confusão criada, alguns benfiquistas meliantes e vândalos se juntaram, numa óbvia dinâmica de grupo.

Na verdade, a polícia terá tido culpa, é verdade, mas pela forma como agiu depois. A polícia há-de ter tido culpa, é verdade, mas pelo que "incendiou" em Guimarães. O SLBenfica, que se "limitou a ser campeão" e a proporcionar uma festa diferente e memorável aos benfiquistas, na minha óptica não teve culpa nenhuma, tal como não teve a CML que procurou facilitar a festa - talvez tenham tido pouco cuidado com a história das garrafas de vidro.

Na verdade tudo isto teve como reais culpados um conjunto de vândalos e meliantes que procuraram estragar a festa por vingança e provocação.

Tal como alguns já defendem, talvez as horas e horas de programas desportivos como o Dia Seguinte, o Trio d'Ataque ou o Contra-Ataque que visam acima de tudo acicatar estas diferenças... talvez as posições públicas de ruptura como tem procurado regularmente o presidente do Sporting possam explicar muitas destas situações. Tal como já disse antes, eu aponto responsabilidades por este clima hostil ao Presidente do Sporting e a estes programas que só debitam lixo e procurar criar clivangens entre adeptos de clubes diferentes.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Eu tenho muita pena que não seja possivel carregar no video on demand da Meo o programa que supostamente teria começado ás 1.15 no CMTV, é que foi o unico sitio onde vi a policia a carregar os adeptos que estavam numa zona longe do palco principal e onde estavam várias tochas acesas o que dava cobertura à movimentação policial, que ataca nesse momento, foi o unico sitio onde vi essas imagens e é uma pena não conseguir ver essa emissão novamente nem ter visto em lado nenhum essas imagens.

    ResponderEliminar
  2. Há muito, muito tempo que não vou à Luz sem ouvir rebentar petardos durante o hino. Ora, o hino do Sport Lisboa e Benfica é um momento sagrado para todos os adeptos que amam o Sport Lisboa e Benfica. Momento que leva a uma emoção sem paralelo. Quem lança os petardos, vou chamar os bois pelos nomes, ali do lado dos No Name (nos No Name há boas pessoas, atenção), têm pouquissimo a ver com o Sport Lisboa e Benfica quando nem o hino respeitam. Essa escumalha devia ser banida do clube, do estádio, pois faz lá ZERO de falta... Não é essa, de todo, a justificação que pode ser usada para "estamos todos concentradissimos, lá iamos fazer asneiras durante o hino"... porque há ali meninos bem capazes de o fazer e sim, de estragar a festa de campeão. Porque eles vão lá para fazer porcaria, e não para festejar.

    Se foram efectivamente adeptos do Sporting, então que se apure tal coisa. Lançar essa acusação como se de verdade absoluta se tratasse, sabendo nós a escumalha que existe também do nosso lado, é atirar areia para os olhos dos leitores deste blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estive no Marquês. Conheço quem esteve e que me assegura que tudo começou quando um membro dos NoName, já bastante alcoolizado, tentou trepar as vedações e subir ao palanque montado junto à estátua. Foi agarrado por polícias e quando o puxaram para baixo, ele deu com uma garrafa na cabeça de um deles. Outros elementos, ali perto, começaram a arremessar o que tinham à mão "para a molhada" que entretanto se gerou. Terá sido este o rastilho. Atenção, isto é o que me foi contado! Não tenho razões para duvidar de quem mo contou, como também não ponho as mãos no fogo por este relato. Assim como não acredito que a polícia começasse à bastonada sem razão (mesmo que essa razão seja dúbia), também acho que depois de tudo começar, as forças de segurança não souberam atuar, contendo a situação e envolvendo o mínimo possível de inocentes.

      Neste momento, o mais importante para mim como benfiquista é que o Clube se demarque o mais possível destas situações. Continuo sem perceber como se consegue entrar com petardos na Luz. Nas claques há boa gente? Então esses que ajudem a direção a limpar as claques dos elementos indesejáveis. É tão emocionante ver como vibram as claques nos jogos, como o apoio delas é tão importante! Podemos ter só essa parte e deitar fora a violência, a escumalha, os petardos, as rivalidades sanguinolentas?

      Eliminar
  3. e os ecrãs gigantes também mostraram momentos antes para todos os que estavam no marquês ver as agressões despropositadas e chocantes do policia em Guimarães... isto quando a confiança dos cidadãos no estado e na policia anda por um fio... isto porque têm sido recorrentes os casos em que a policia é forte com os fracos e fraca com os fortes

    ResponderEliminar
  4. GB,

    Não querendo defender nem sequer explicar o que aconteceu no Marquês convêm dizer que faz todo o sentido a PSP "apenas" controlar os adeptos do sporting em Alvalade pq eram eles os agressores. Eram eles os elementos perigosos e não os benfiquistas que, por lapso ou inconsciência total, foram parar ali com o final do jogo em Alvalade poucos minutos antes. E já lá estão elementos da PSP por ter ocorrido um jogo em Alvalade. Perfeitamente normal até pq com a vitória do SLB seria natural alguns encontros. Não vejo problema algum aí.

    No Marquês há uma coisa estranha. A conversa que foram atiradas garrafas para o palco, onde estavam os jogadores. Se isto é verdade então há mais qqr coisa por detrás da confusão do que se pensa e a história de infiltrados faz sentido. Não sendo verdade o que aconteceu mais não é do que problemas "normais" em ajuntamentos deste género: muito alcool, roubos, gangues rivais. Problemas sociais que nada têm a ver com futebol, Benfica ou claques.

    A reacção da PSP é outra história. E, olhando para as declarações recentes mencionando até que o SLB não devia ter feito a festa no Marquês (!!!!!!!!!!!!!!) começa-me a cheirar a armadilha política.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Pedro, até porque duvido que Benfiquistas fossem atirar garrafas para os jogadores. Numa primeira abordagem, também sou levado a duvidar que fossem infiltrados (sejam sportinguistas, anarquistas, agentes à paisana ou outros) até porque tinham que estar juntos e em numero razoavel, para se atreverem a fazer esse numero, caso contrário corriam o serio risco de ser linchados, mesmo estando disfarçados. Mas uma coisa estranha que parece contrariar essa minha ideia, é que na tv, a primeira vez que se vê a PSP a intervir, é quando alguns agentes perseguem um outro elemento no meio da multidão. E de um momento para o outro, essas perseguições isoladas transformam-se numa carga generalizada e indiscriminada e no arremesso de garrafas. Ou seja, por alguma razão, passou-se de elementos que por qualquer razão (arremesso de garrafas, petardos, roubo ????) foram identificados e perseguidos por um ou dois agentes, para um 'varrimento' da praça. A primeira reacção da policia parece ser a mais adequada, mas a carga indiscriminada é muito desproporcional, até porque se vê muitas pessoas a fugir, outras a tentar acalmar os animos e impedir o arremesso de garrafas, e principalmente vê-se muita gente com medo e sem saber como reagir. A intervenção da PSP, e posso estar enganado, mas parece-me que foi mesmo para acabar com a festa. E os criminosos, sejam eles infiltrados ou não deram-lhes um pretexto. Tantos uns como outros puseram em risco a integridade de milhares de pessoas e devem ser responsabilizados.

      VR

      Eliminar
    2. VR, totalmente de acordo.

      Eliminar
  5. Se tivesses atento vias que esse adepto sportinguista que "esteve" la, nem sequer esta em Portugal e muito menos esteve la nessa noite. mas como te convem para essa tua teoria esta bem, tal como a dos calções, ninguem ve que akilo é do sporting, so quando a CM é que lançou o boato e que começou essa teoria, pq voces conseguem ver perfeitamente bem que akilo é do sporting, CM TV... quando convem sao amigos, quando nao convem ja nao sao os parceiros. enfim, isto nao passa de uma grande mentira para branquear o que se passou, que quem causou tudo isto foi quem mostrou em directo as imagens do policia ter espancado o adepto em guimarães, tambem nao puseste ai um video dos adeptos entrevistados em directo a dizer que a culpa foi dos benfiquistas que começaram a lancar a confusao depois das tais imagens mas pronto. é o branquamento e a isencao de culpa total.

    ResponderEliminar
  6. BENFIQUISTA DE GAIA21/5/15 16:35

    trazer o presidente do sporting para aqui como culpado.e brincadeira de mau gosto...a certos BENFIQUISTAS que sao pobres e mal agradecidos ...o sr.bruno de carvalho atacou ferozmente o pinto d.costa e o BENFICA beneficiou com isso ..ou nao e verdade ..ou ja se esqueceram que o pinto da costa tem que ter amigos em lisboa..o presidente do sporting nao e amigo de certeza de pinto da costa..ja o mesmo nao podemos dizer sobre o vieira..estrategica dizem alguns...uma coisa e certa ainda nao acabou o campeonato e o jorge mendes ja esta a facturar...depois admirem-se que o RUI COSTA bate com a porta.....vai ser bonito vai.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UI, ui, este diz-se de Gaia mas cheira a lagarto!

      Eliminar
    2. Finalmente assumes que não és benfiquista.
      Sr bruno de carvalho?quem é? Conheço um nome parecido que é o do presidente do Sporting de Lisboa mas esse é o burro do caralho. O do tirar o vermelho da bandeira. O da ironia. Dos telefonemas aldrabados. Pareces o velho do Restelo do Camões... Vão ser bonito! Enxerga te lagarto.
      Nuno

      Eliminar
  7. O Sportinguista que começou aquilo tudo estava... na Suiça! lol enfim ridículos como sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estava nada, que ele veio no mesmo avião que eu.

      Eliminar
  8. Mas ó Pedro. Mesmo quando se lançam petardos aquando do Hino do Glorioso, nunca há bordoada nem cacetada, nem caneladas no vizinho do lado. Os petardos, não são mais que "gritos de júbilo" ante aquele momento SAGRADO.
    De qualquer modo sou sempre contra os petardos , que fique aqui registado.
    Naquelas 300 mil pessoas do Marquês, seguramente estavam lá duas dúzias de rufias para tirar o brilho incandescente da vermelhura dos festejos!!!

    ResponderEliminar
  9. Claro!

    E foi tudo organizado pelo Bruno de Carvalho!

    Que seres ridículos em que os "benfiquistas" se estão a tornar. A grande maioria, hoje, não passam de lampiões. E dos inimputáveis.
    Talvez tenha a ver com o exemplo que vem de cima, condenado por roubo, dívidas pessoais colossais, uso de capangas e esquemas "por outro lado" para atingir os fins. Uma verdadeira tristeza.

    Um pouco de decoro e vergonha na cara, se possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto dito por alguém que nem o comentário se digna assinar! Um pouco de decoro e vergonha na cara, se possível.

      Eliminar
    2. O palhaço, e tu assinas?

      Eliminar
    3. Não estás a ver um nick escrito a vermelho aqui por cima, Romel Alexandre? Ah, posso chamar-te Romel Alexandre porque TU ASSINASTE! Não interessa se é o teu nome verdadeiro, escreves e assumes com o teu nick. Os palhaços aqui são os anónimos. Um gajo que vem a um forum e que comenta como anónimo está a faltar ao respeito aos outros que assinam nem que seja com um nick, percebeste?

      Eliminar
  10. era para responder, sobre os inflitrados numa festa do benfica, até escrevi o texto, depois lembrei-me que este texto é escrito para Benfiquistas, não vale a pena, deixem-se estar, está excelente a teoria do Sporting ter estragado a festa do benfica, este nosso poder já viram, 10 Sportinguistas conseguem por 200 mil a correr para casa fantástico

    ResponderEliminar
  11. DEVEMOS RESPEITAR A SUA
    PROVECTA IDADE

    """O antigo presidente dos leões, António Dias da Cunha,
    garante que o Sporting venceria o campeonato
    se não fossem os erros de arbitragem.

    "O Sporting foi prejudicado nos dois jogos que realizou com o Benfica.
    Além disso, foi manifestamente prejudicado em outros jogos nos quais empatou.
    O Sporting teria ficado à frente do Benfica", afiançou, em declarações à rádio Antena 1"""

    SÓ ASSIM PARA INICIO DE CONVERSA
    BASTAM DOIS JOGOS:

    -TIREM AO SPORTING OS PONTOS QUE LHE
    DERAM NOS DOIS JOGOS CONTRA A ACADÉMICA
    EMPATOU E TINHA PERDIDO
    GANHOU E TERIA EMPATADO

    -TIREM AO SPORTING OS PONTOS QUE LHE DERAM EM BRAGA
    COM A FAMOSA BARREIRA A 14 PASSOS EM VEZ DE 11 PASSOS

    GANHOU E TERIA EMPATADO (E COM O BRAGA EM ALVALADE
    HOUVE XISTRALHADA)

    SÓ NESTES TRÊS JOGOS FORAM 5 PONTOS
    FORAM SÓ 5 PONTOS

    MAS NÓS RESPEITAMOS A SUA FALTA DE MEMÓRIA


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que essa merda toda que escreveste têm a ver com o post?

      Eliminar
  12. A culpa é do Pinto da Costa!

    ResponderEliminar
  13. Benfica by GB

    Pára com estas teorias idiotas. A direcção do clube já está mais que avisada sobre o constante mau comportamento de parte dos nossos adeptos.

    http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/39042/language/pt-PT/Nao-feche-as-portas-do-Estadio-da-Luz.aspx

    EMI

    ResponderEliminar
  14. Águia Preocupada21/5/15 22:54

    Acho que está-se a falar demasiado de algo que nos envergonha. E culpar Bruno de Carvalho, é dar-lhe a importância que ele não tem. Nem tem a tal culpa de que falas. Culpas, todos temos. Os dirigentes, os adeptos, os polícias e sobretudo os jornalistas que dão significado e fazem leituras abusivas de algumas declaraçõe que não passam de desabafos.
    O que se passou no Marquês, foi obra do que falta e muito no Portugal de hoje e que se chama EDUCAÇÃO e CIVISMO!
    Hoje, a afirmação pessoal, o divertimento, a noção de força, são demonstrados com manifestações de agressão e violência!
    É o estado caótico de ausência de valores morais de que enferma a sociedade que provoca situações como as do passado fim de semana!
    Não podemos olhar para isto com hipocrisia, culpando os outros e demitirmo-nos das nossas responsabilidades.

    ResponderEliminar
  15. Os adeptos do teu clube comportam-se como uma cambada de vândalos e de arruaceiros, como se viu em Guimarães e em Lisboa, e a culpa está claro é do Bruno de Carvalho e dos adeptos do Sporting!!! Boa tese pá, acho que desta nem mesmo o cérebro de um Rui Gomes da Silva se lembraria...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking