O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 27 de abril de 2015

O minuto 92, por Jorge Jesus.

. 58 comentários



Fantástico ambiente no estádio da Luz para o jogo mais importante da temporada, face à classificação do campeonato.
Desde logo os parabéns a quem idealizou a coreografia nas bancadas pois foi impressionante! 

Infelizmente, o jogo não esteve à altura dos adeptos. Foi um jogo medíocre, sem quase nenhuma ocasião de golo que merecesse esse nome. Muito mastigado a meio campo, não se via de parte a parte uma jogada com princípio meio e fim.

Do lado do Benfica, JJ optou por Talisca para o lugar de Salvio, mantendo a restante estrutura já habitual. Não só essa opção foi incompreensível face ao problema disciplinar que envolveu Talisca que quebrou uma das regras do regulamento interno do clube, como em termos futebolísticos Talisca vale pouco mais que zero naquela posição.
Não ajudava a defender, não atacava em condições e raramente conseguiu sequer fazer um bom passe. Foi um elemento a menos enquanto esteve em campo, com a excepção daquele remate fraco.

Também optou por manter Eliseu a titular e desde o início da partida que se percebeu que seria um dos caminhos preferidos do FCP. Curiosamente, Eliseu melhorou a sua produção depois de ser amarelado e louvo-o por isso. Mas ainda assim sempre a precisar de muletas, ora Jardel ora Pizzi que até valeu uma discussão entre eles durante a primeira parte.

Pizzi foi também um elemento problemático. Perdeu muitas bolas, chegou atrasado a imensas outras e apesar de lhe reconhecer um empenho e concentração no jogo acima da média, a sua qualidade como jogador não chega. 

Gaitan passou ao lado do jogo assim como Lima e Jonas que raramente tiveram bola ou espaço para tentar sequer rematar à baliza. Aquela do Jonas ser eleito o homem do jogo só pode ter sido por quem não viu o mesmo.

Destaco Luisão e Jardel por quase não terem tido uma falha bem como Samaris que fez um bom jogo.
Júlio César empresta uma estabilidade a todos que mesmo quando tem menos participação no jogo nota-se a sua presença.

O treinador do Benfica preferiu jogar para o empate. O seu discurso no final do jogo deixou isso claro para quem não tivesse visto o jogo. 
Enunciou que o SL Benfica tinha 2 objectivos: vencer e em segundo lugar não perder.
Jorge Jesus mostrou neste jogo a sua essência: em jogos decisivos e importantes só sabe jogar para não perder. Uma equipa que chega ao final da primeira parte, no seu estádio, perante a sua gente, sem qualquer remate à baliza, não pode afirmar com honestidade que joga para ganhar.

Chego nesta minha análise ao minuto 92. Ontem fizemos uma exibição parecida com aquela em que jogamos com o FCP de Vítor Pereira. A diferença foi que para segurar o resultado desta vez JJ meteu Fejsa e não o Roderick que todos menos Jorge Jesus já tinham percebido que não tinha maturidade para ser opção num jogo daqueles.

A falta que Fejsa faz sobre, salvo erro, o Herrera e em que leva amarelo foi de um jogador inteligente e preparado para não deixar chegar bola à sua baliza. Nesse fatídico jogo, a equipa não tinha essas instruções e por isso perdeu.

Ontem o SL Benfica tinha que fazer tudo para ganhar o jogo. Sem ataques desenfreados ou desmedidos mas tinha que ter feito mais perante um FCP que estava claramente partido, sem chama e que só teve mais bola porque tem alguns bons jogadores e porque o SL Benfica jogou à defesa.  

O treinador do Benfica preferiu apostar no minuto 92. Como assim? Vamos viver vários minutos 92 nas próximas semanas. Em Barcelos que é um campo tradicionalmente complicado e em Guimarães onde também o Benfica não tem sido muitas vezes feliz sob a batuta de Jorge Jesus.
Serão os minutos 92 deste campeonato que poderão deitar tudo a perder.

No final do jogo, as palmas foram merecidas para os atletas que fizeram o melhor perante as instruções e escolhas do seu treinador.

Jorge Jesus mostrou porque não é um treinador de topo ou de elite. Ontem não vimos táctica. Não vimos um jogo à Trapattoni como já lhe vi chamar. É um treinador medroso que não sabe muito mais que isto e que nem sequer quer aprender. Não aprendeu com o jogo do minuto 92 de Kelvin. 

Palavras avisadas e sábias de Luis Filipe Vieira que avisou todos para não festejarem porque ainda não ganhamos nada. 

Estamos mais perto do título 34? Matematicamente sim. Futebolisticamente não.

Nota: Não vi uma única referência ao gesto de Danilo na segunda parte que, ao efectuar um lançamento lateral, abaixou-se para cuspir numa cartolina vermelha que estava aos seus pés. Ao nível do seu treinador azeiteiro.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

58 comentários

  1. Caramba, pensei que ias referir que a amereleinha nao funcionou porque trocaram os ingredientes...num jogo onde podeiamos terbo titulo na mao acabamos por mais uma vez esperar que o Benfica tenha sorte em jogar fora de casa e fazer finalmente um bom jogo! O resto JJ provou mais uma vez que com Academicas deste campeonato é o maior...

    ResponderEliminar
  2. Muito difícil esconder a azia pelo bom resultado e pelo pelo banho táctico dado ao Lorpategui espanhol. Um novo recorde de de disparates para o Guiness! O texto não tem pés por onde pegar.

    ResponderEliminar
  3. A entrada do Fejsa nada tem a ver com a entrada do Roderick. A entrada de Fejsa foi para corrigir o erro parvo de colocar Talisca na ala. Roderick entrou para defender o resultado.

    De resto é o JJ que conhecemos. Sempre borradinho e incapaz de se mostrar superior num jogo destes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comparo quanto à qualidade e mais valia do escolhido face ao momento do jogo, Pedro.

      Eliminar
    2. Borradinho estava o flopatego que jogou com 2 trincos e apenas um anvançado e queria ganhar. O Benfica jogou sempre com 2 avançados e um trinco. O JJ deu um banho ao basco.

      Eliminar
    3. Sublinho, Anónimo 14:10
      O Jesus deu um banho tático ao lotoqualquercoisaassim.
      Não percebo uma coisa. Bem, perceber, percebo. Se o Benfica ontem tem jogado com nota artistica e perdido, hoje culpavam o Jesus por ter jogado de peito aberto e não em ter segurado o jogo. Como segurou o jogo e empatamos, é o pior.
      Continuo a achar o Jesus muito bom a nivel tatico, mas durante o jogo ainda não evoluiu muito. Ontem foi diferente. Todas as substituições foram bem feitas, mas a titularidade do Talisca provou-se ter sido um erro. O jogador está em baixo de forma e mais vale apostar em outros nesta altura.
      De resto, é para ganhar os 4 jogos que faltam.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
  4. Mais um final de época igual a muitos outros, com as calças na mão a espera de não fazer borrada. É assim que eu vejo mais um final de campeonato, perdemos a oportunidade de colocar um ponto final no campeonato, mas não, aconteceu.
    E agora o que falta?

    http://pt.blastingnews.com/futebol/2015/04/o-que-falta-ao-benfica-para-ser-campeao-00366441.html


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto mais adiarmos as decisões, mais difícil será.

      Eliminar
  5. Não percebes puto de bola. O Benfica deu uma lição tática ao Porto. O Porto é que tinha de marcar, o Benfica foi pragmático. Foi tudo aquilo que não foi quando perdemos o campeonato no Dragão. Fomos superiores na contenção, em cortar a profundidade ao adversário, em anular as linhas de passe. Anulou por completo uma equipa com valores individuais superiores. É que o somatório de bons jogadores não faz uma boa equipa. É nisto que Jesus é bom. Após o desmantelamento da equipa no ano passado estamos com boas hipóteses de sermos campeões. Só dependemos de nós. Por acaso viste o Arsenal-Chelsea? Pois, tens aí o que é necessário para ganhar um campeonato.

    Pedro Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe Almeida27/4/15 12:46

      nem mais. como é óbvio, o Porto tem vários jogadores de elite, dos laterais ao Jackson, passando pelo Brahimi e Oliver. São jogadores capazes de competir em qualquer grande equipa da Europa. Infelizmente, no Benfica não temos nenhum fora de série capaz de ser titular em equipas de topo. Se nesta altura do campenato estamos à frente, ao JJ se deve e à capacidade que todos lhe reconhecem de estabelecer no Benfica uma organização defensiva como há pouco.
      Tenho a certeza que se o Lotopegui continuar para o ano, e e o FCP não perder muitos jogadores, será quase impossível fazer o tri (assumindo que o Bi já não nos escapa, claro).

      Eliminar
    2. Pedir-lhe para entender isso é muito.

      Eliminar
    3. O meu nome é Carlos Borrego e sou Portista.

      Caro Filipe Almeida mas acha mesmo que o Helton ou o Fabiano são melhores que o Julio César? Acha mesmo que há algum central do FCP é melhor que o Luisão ou mesmo que o vosso patinho feio do Jardel? Viu bem o que o Máxi fez na sua ala onde pontificavam dois dos melhores jogadores do FCP, Brahami e Alex Sandro e o que Danilo não consegui fazer, onde pontificavam os patinha feios do Eliseu e do Talisca! Eu por mim trocava já sem olhar para trás o Gaitan e o Salvio por um qualquer jogador do meu clube, excepto Jackson. Trocava sem pestanejar o Casemiro, por Samaris ou o Fejtsa por exemplo. E dava em troca o Andrien Lopez e o Aboubakar por Jonas ou mesmo Lima. Claro que para isto resultar trocava igualmente de treinadores; vocês ficavam com o Lopetegui e nós com o JJ... isto se o Lopetegui rejeitar substituir o Ancelotti no RM.
      Eu sei bem o porquê de se andar desde o início da época a sobreavaliar em demasia o FC Porto e a subavaliar a equipa do Benfica; é que assim e se o Benfica ganhar esta liga; todos vão dizer que o FCP é que falhou redondamente etc.... ou seja a ideia é mesmo a de se poder achincalhar avontade a equipa e a estrutura do FCP; quando na verdade é que a realidade se sobrepôs á imaginação que o FCP tinha um plantel e jogadores de um outro mundo.
      Se o FCP tivesse os tais jogadores de elite que penso que são alguns daqueles que estão emprestado pelos seus clubes de origem e esses sim de elite, eles não teriam sido emprestados e muito menos perderiam como perderam o jogo da 2 mão com o Bayern e se o Benfica não tem nenhum jogador da craveira do FCP e se o Lopetegui é melhor do que JJ, como é possível não termos cilindrado o Benfica no dois jogos que realizamos convosco.
      Eu sei que há adeptos que vivem fora da realidade sejam de que clube sejam... mas não é o meu caso, por muito que a realidade me custe.

      Eliminar
    4. o benfica perdeu 16 jogadores e o porto perdeu 3 e fez o maior investimento da sua história, e agora se correr mal como espero, o porto para além de danilo, casemiro e oliver, irá perder jackson e aleksandro! para o ano o porto terá de investir fortemente e perder 5 titulares enquanto no benfica só há suposições pra ja!
      O meu colega portista também é capaz de colocar o porto no topo quanto às competições europeias em que teve o grupo mais acessivel, apanha o adversario mais fraco dos oitavos, e depois quando tem azar e finalmente apanha uma equipa do TOP 5 a nivel europeu nos ultimos 10 anos essa mesma equipa não passa de 1 conjunto de retalhos sem 9 jogadores nas 2 eliminatórias, que em caso da presença dos mesmos chegariamos facilmente a um total de 2 digitos para o bayern

      Eliminar
    5. Banho de Bola27/4/15 14:24

      Estou de acordo com o portista Borrego que é mais inteligente do que aquela cáfila toda junta. O que diz é tão verdade mas foram os próprios adeptos do porto que começaram a dizer desde o princípio do ano que o Porto ia ganhar tudo até a Champions. O único que queria é o Jackson. Danilo não é melhor que Maxi.
      Maxi e Julio César são de nível internacional. JJ é muito melhor que Lorpatego.

      Eliminar
    6. O meu nome é Borrego e sou Portista.

      Caro Banho de Bola é tão verdade o que diz em relação ao embadeirar em arco dos adeptos Portistas como com o entrar em depressão de muitos Benfiquistas. O que acontece é que eu como outros adeptos que gostam, percebem de futebol e independentemente do seu amor pelo clube do coração, mas que pensam pela própria cabeça e não se deixam manipular por pelos comentadeiros do costume, sabiam que a realidade era bem diferente da fábula que estava a ser contada. A fábula era de tal forma fantasiosa que até o Sporting foi dado como o principal opositor do FCP á conquista do título anunciado; uma equipa que só um cego não percebia que faltava quantidade e qualidade mínima para tal milagre acontecer. Já o Benfica e apesar da razia de elementos da craveira de Oblack, Garay, Siqueira, Matic, Enzo, André Gomes, Markovic, Rodrigo e Cardozo, a realidade é que já na época passada jogou uma grande parte da época sem alguns deles a titulares, caso de Oblack, Siqueira, Matic, André Gomes, Markovic e Cardozo; ou seja, só mesmo Enzo e Garay é que foram titulares indiscutíveis durante toda a época num plantel esse sim de excepção. E aqui não nos podemos esquecer que todas as vezes que Garay, um dos melhores do mundo na sua posição não pode jogar; Jardel o patinho feio fez sempre figura de patinho bonito e esta época demonstra que não foi por acaso. A grande perda mesmo que o Benfica teve acabou por ser Enzo... mas que acabou por fazer toda a primeira parte do campeonato e contribuindo em muito na vitória alcançada no Dragão.
      Em conclusão o plantel do Benfica esta época na minha opinião ficou mais fraco, mas não tanto como quiseram fazer crer, principalmente lembrando algumas das equipas que apresentou em alturas fundamentais da época, como nos jogos contra o meu clube para as taças e mesmo no final da UEFA. E a somar a isso soube ir buscar jogadores com a qualidade e a experiência de um Julio César e de um Jonas, mas também mais uma surpresa que foi o Samaris nas mãos de JJ. Não tenho pejo em reconhecer que se O Benfica tem desde o início da época Samaris, Fejtsa e Ruben Amorim ao melhor nível, há muito que o Benfica tinha encomendado as faixas de campeão. Assim só me basta ter esperança.

      Saudações desportistas

      Eliminar
    7. Filipe Almeida27/4/15 21:54

      caro anonimo,
      Para mim, é evidente que individualmente, no geral o Porto tem melhores jogadores por posição. No entanto, os 6 anos de JJ no Benfica permitiram-lhe criar e cimentar uma ideia de jogo bem definida e principalmente uma organização defensiva quase irrepreensível. O problema é que em jogos maiores, a equipa não consegue esticar o jogo. Neste jogo em concreto, pareceu-me evidente que o FCP conseguiu anular o principal desequilibrador (Gaitan) e fazer com que os outros que por vezes desequilibram com equipas mais fracas nem existissem, sendo o Pizzi o caso mais flagrante.

      Eliminar
  6. JediVermelho27/4/15 12:29

    Infelizmente, mais do mesmo: um Benfica incapaz de matar o campeonato em tempo útil e com sofrimento reservado até ao fim! Lógico que o nosso plantel é curto, pois basta termos uma ausência de vulto que o 11 fica logo "manco". Talisca, defendido ainda por uns quantos tansos que se pensam espertíssimos, é uma nulidade em qualquer posto que JJ lhe reserve.
    Jesus foi sim, pragmático, pois não lhe resta outra coisa senão caçar com gato uma enorme ratazana chamada Porto. Porém, como muitos apelidam, Jesus fará um milagre se for campeão com este plantel diante de um suiposto super Porto. Mas o curioso é que esses não apontam responsabilidades a ng por um plantel tão fraco...

    ResponderEliminar
  7. Outra vez a conversa dos jogos decisivos? Quantos jogos decisivos ganhámos a época passada? Ainda esta época fomos ganhar 0-2 no ladrão, o que, neste momento, o torna um jogo decisivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No entanto, se em Barcelos ou em Guimarães, campos sempre complicados, a coisa correr mal, o que terá sido decisivo?

      Que exibições tem feito o Benfica fora da Luz?
      Se tu não estás preocupado e ansioso com tudo isto, ainda bem para ti. Eu estou.

      Eliminar
    2. Não se trata de preocupação. Trata-se de continuares a repetir que JJ falha nos jogos decisivos, quando isso, pelo menos ultimamente, não é verdade.

      Eliminar
  8. Qual é a opinião com a qual concorda? a do Benfiquista Shadows ou com a do Portista do Carlos Borrego que passo a transcrever:

    Anónimo26 abril, 2015 22:00
    O meu nome é Carlos Borrego e sou Portista.

    O jogo foi aquilo que eu esperava, extremamente táctico de parte a parte, onde o resultado final seria sempre mais importante que a exibição. O que eu não esperava é que mais uma JJ fosse superior a Lopetegui na forma de montar a equipa e a estratégia que mais se adequava aos objectivos de cada uma das equipas, tendo em conta que só a vitória interessava ao FCP, enquanto o empate só servia mesmo os interesses do Benfica. Como JJ reconheceu no fim do jogo a equipa tinha sido montada tendo em vista um só objectivo: ganhar, mas de forma e a acima de tudo a não perder o jogo. Já Lopetegui, não o afirmou, mas deu para ver que montou a equipa com o mesmo objectivo; só que o empate nunca serviria os interesses do FCP. Em conclusão Lopetegui caiu no mesmo erro de Marco Silva aquando do jogo em Alvalade com o Benfica; o "medo" de perder sobrepôs-se à "vontade" e acima de tudo há necessidade de ganhar. JJ mostrou nas duas vezes todo o seu pragmatismo; primeiro o resultado e só depois e se possível a nota artística. Diria mesmo que esta faceta de JJ é uma das imagens de marca de Mourinho. Eu sinceramente preferia ver aquele Benfica que desde o primeiro ano de JJ nos deu autênticos banhos de bola, mas por essa mesma razão acabava por em determinados momentos perder momentaneamente o controlo real do jogo; infelizmente desde a época passada que não é assim e se é também é verdade que desde essa altura a nota artística não é tão boa, já quanto a resultados, a realidade é que o FCP nunca mais ganhou ao Benfica de JJ.
    Já agora para aqueles Benfiquistas e igualmente Portistas em dois jogos ficou demonstrado há saciedade que infelizmente o plantel e os jogadores do FCP não são tão bons como alguns quiseram fazer crer, muito menos os jogadores do Benfica e o seu plantel, não era tão maus como alguns andaram toda a época afirmar.
    Sinceramente, ainda não compreendi quais as reais intenções desses senhores; mas para mim era mesmo para sub-avaliar o Benfica e sobre-valorizar o FCP, de forma a que a equipa do Porto e de todos os Portistas pensassem que isto já estava ganho e acabasse por acontecer o que está acontecer e desta forma ajudou igualmente o Benfica a unir-se em torno de si próprio e os jogadores jogo a jogo, criticados por todos e mais alguns, mostrar como todos estavam enganados.
    No outro dia li aqui um artigo do Redmoon que como Benfiquista que é, ele tinha a opinião que dificilmente algum jogador desta actual equipa do Benfica tinha lugar no actual FCP, a excepção era Gaitan; pois eu como Portista tenho uma opinião bem diferente e diria que Julio César, Luisão, Samaris, Fejtsa em forma, Salvio e Jonas, no caso do FCP jogar com dois PL eram de caras titulares no actual FCP. Mas ainda digo mais o vosso patinho feio Jardel é muito mais jogador que qualquer um dos actuais centrais do FCP, Maxi não é Danilo, mas Danilo também não é Maxi e as qualidades de um são o defeito do outro e a verdade é que e hoje vi Maxi a dar conta do recado na sua ala, e o mesmo vi acontecer com o velhinho Eliseu na ala do Danilo... isto para mim diz muito do que atrás afirmei.
    Em conclusão a minha grande esperança este ano de ver o Benfica perder este campeonato, não vinha da minha fé da equipa do FCP ser superior, mas sim que os adeptos do Benfica fossem na onda que se quis fazer passar que esta equipa do Benfica era uma porcaria e aos poucos ir minando a união essencial entre a equipa e adeptos e por fim desestabilizando-a de vez... infelizmente isso não aconteceu, pelo menos na sua maioria.

    JotaParvo Sombrinha Mal Cheirosa de Gaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JotaParvo, para a próxima paga direitos de autor :)

      Carlos Borrego.

      Eliminar
  9. "Também optou por manter Eliseu a titular e desde o início da partida que se percebeu que seria um dos caminhos preferidos do FCP. Curiosamente... o velhinho do Eliseu que deu e sobrou para as encomendas, na ala onde está aquele supercraque que foi vendido ao RM por mais de 30 milhões de euros, o tal de Danilo. E eu é que sou burro?

    Scolari

    ResponderEliminar
  10. Dizer que ontem não vimos táctica da parte de Jesus e do Benfica, é no meu entender falta de objectividade, ou então denota pouco mais de zero de conhecimento de futebol.
    O treinador do FCP, esse sim, foi em durante todo o jogo claramente inferior ao JJ na leitura do que se estava a passar em campo.
    Temos de ser honestos e assumir que na generalidade o FCP tem jogadores de melhor qualidade do que o SLB, acho que o JJ esta época está a operar um verdade milagre com o plantel que tem à disposição, não obstante a todas as teimosias e danosa gestão que lhe são reconhecidas.
    É a a minha humilde opinião, não a tomo com sendo melhor do que a tua.
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens a tua opinião que embora eu numa reveja nela, respeito.

      Acho que face à valia das restantes equipas do campeonato, à diferença de condições financeiras e desportivas, e a toda a liberdade de escolha que foi dada a JJ, ele não está a fazer nenhum milagre.
      Tirando o jogo no Dragão, não ganhou nenhum outro face a equipas de qualidade superior à média nacional.

      Eliminar
    2. Não é falta de objectividade, infelizmente o Shadows tem um ódio visceral a LFV e JJ.
      Esse ódio cega-lhe o pensamento e isso reflete-se nos posts que ele faz, desvalorizando sempre JJ e a Direcção do Clube.
      Até quando o Porto perde 6-1 ele consegue arranjar argumentos para criticar JJ.
      Ó shadows, eu ja te disse uma vez, tu tens uma exposição aqui neste teu blog e poderias utilizá-la melhor se em vez de estares sempre com o botabaixismo apoiares quem lá está, independentemente quem seja. Vês algo positivo no trabalho de JJ e de LFV?
      Dois campeonatos, a caminho do terceiro não é bom?

      Eliminar
  11. O Benfica nos 17 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa nos últimos 7 campeonatos apenas conquistou 51% dos pontos. Quer seja contra o Porto ou contra uma equipa das mais fracas do campeonato a probabilidade do Benfica ganhar os 3 pontos em disputa com Jorge Sousa é muito Baixa. Para que conste nesses 17 jogos ele já nos penalizou com 3 penaltis desfavoráveis e apenas viu dois penaltis favoráveis ao Benfica mas em contrapartida ainda não assinalou nenhum penalti desfavorável ao F.C. Porto nos 13 jogos que dirigiu, mas já assinalou 4 penaltis favoráveis ao F.C. Porto.
    Em tão poucos jogos haver uma diferença de 5 penaltis entre duas equipas que nos anos em análise tiveram com todos os outros árbitros um rendimento muito semelhante, é demasiado. Infelizmente, ainda existem alguns que nos querem fazer crer que se estivesse outro no lugar do Jorge Jesus o Benfica teria melhor rendimento nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa. Abram os olhos!
    http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/JORGE%20SOUSA

    ResponderEliminar
  12. Águia Preocupada27/4/15 13:58

    Por muito que argumentem, o Benfica fez um jogo abaixo do sofrível! E tudo por culpa do catedrático que em vez de leccionar a matéria oficial e constante dos livros, prefere inventar e fazer sofrer.
    Concordo que tácticamente JJ foi superior ao Loucotegui... Mas podia tê-lo sido sem tanto sacrifício para os jogadores e com menos sofrimento para nós adeptos.
    Ele gosta de complicar porque isso lhe eleva o ego! Se ganhar, incha com a razão que teve... Se não ganhar a culpa é sempre de outrem!
    Posso perceber pouco de futebol, mas que raio de pensamento foi aquele de colocar Talisca em campo e para mais num lugar que não é o seu habitat natural? Por acaso Rúben Amorim não teria dado mais garantias e retirado esforço desnecessário aos jogadores que tiveram que se desdobrar para ajudas mútuas? Pareciam umas baratas tontas nas corridas às dobras sem um passe certo, sem terem tempo e capacidade para engendrar uma jogada de jeito! Alan Jhon não poderia também ter sido opção? Se bem que eu gosto mais de o ver a jogar na esquerda...
    Se era para empatar, ou para não perder, então que o tivesse tentado e montasse a equipa com jogadores habituados a lugares mais defensivos...
    E porque continuou a teimar em Eliseu? O André Almeida não oferece mais garantias?! Sorte teve JJ em ter do outro lado um treinador medíocre que não soube aproveitar o destrambelho do Eliseu colocando o Quaresma em campo! E quando o fez, o cigano já estava com a cabeça tão feita em merda (é o que ele tem dentro dela!) que levou logo amarelo... e mudou para a outra ala!... Se o Loucotegui fosse um treinador, estaríamos hoje a carpir mágoas muito mais dramáticas!
    Repito que JJ deu lição de táctica ao pateta lá do norte, mas com jogadores errados e a custo de um esforço, sacrifício e sofrimento desnecessários!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui a cerca de um mês se verá se JJ tem razão.
      Já fat pouco ....

      Eliminar
  13. És muita atrasado mental!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vindo de ti é um elogio!!

      Eliminar
    2. Águia Preocupada27/4/15 17:47

      Poderei ser atrasado mental! Mas não podes dizer que não sei argumentar... Já tu... Nem para isso tens capacidade! Argumenta, explica lá porque é que sou atrasado mental... Ou dizes por dizer e nem isso sabes justificar?!
      Tanta incultura que até arrepia...

      Eliminar
  14. Sinceramente, acho que há muita má fé nesta analise. Só assim consigo perceber o teor deste opinião. Má fé por claramente não gostares do JJ. Respeito. Mas tenho de dizer que só por esse razão não me parece que consigas escrever aqui de forma isenta ou minimamente imparcial . O Benfica fez o que lhe competia: não perder. Não perdendo precisa de 3 vitórias em 4 jogos se o FCP ganhar os 4 que lhe restam. O Benfica não se expôs, defendeu de forma quase perfeita e apenas pecou quando, no momento em que o FCP arriscou, os jogadores tomaram más decisões na fase final da construção de jogo. A estratégia estava lá e estava bem definida. Talvez se tivessemos equipas de outros anos , outro galo cantaria, mas com estes jogadores aceita-se. Vir agora dizer que a diferença esteve no Fejsa em vez do Roderick é de uma falacidade quase desarmante. Em 180 minutos o SLB não sofreu qualquer golo deste porto de estrelas. Marcou 2 no dragão e tem assim o campeonato no bolso. Em nenhum momento o porto foi superior ao benfica e se isso não te chega então meu caro estiveste em coma durante muitos anos e achas que o futebol foi inventado a semana passada. O teu treinador "que não é de top nem de elite" esteve 93 jogos consecutivos a marcar golos. O teu treinador que "não é de top nem de elite" , com o plantel mais fraco dos últimos anos está com conforto em 1º lugar , à frente de uma equipa que gastou o que tinha e o que não tinha para desesperadamente travar a inversão de domínio do futebol português que tem no teu treinador "que não é de top nem de elite" um dos principais responsáveis. O porto , que fazia tremer qualquer adepto do benfica sempre que cá vinha, não nos ganha vai para quase 2 anos. Isso é uma vitória maior do que a derrota moral que queres transformar o jogo de ontem . Com um treinador "que não é de top nem de elite" , com um plantel com Eliseu , Talisca e Ola John. Ah espera, provavelmente teriamos ganho ontem se o Nelson Oliveira tivesse entrado de ínicio, aí sim. Ah com o Nelson já seriamos campeões há duas ou três jornadas porque esse craque, marcou um golo de canto ao fim de 9 jogos no colosso Swansea o que só prova que se puseres alguém que gostes muito o tempo suficiente em campo, eventualmente a bola bate-lhe e entra na baliza.
    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo completamente esta opinião... e digo mais. Olhamos nesta altura para o banco do Benfica, e quem é que temos que possa entrar para mudar um jogo a correr mal, alguém que se diga que pode mudar completamente o jogo? NINGUÉM.

      Compare-se isso com o ano passado e isso dará uma melhor ideia do trabalho feito no Benfica e do trabalho do Jesus. Corremos o risco sério de ganhar o 3º campeonato em 6 possíveis, algo que não acontece há mais de 30 anos!

      A azia de alguns que se dizem Benfiquistas é absolutamente incompreensível.

      Eliminar
  15. Oh Shadows.. um belo Post cheio de benfiquismo e no fim voltaste a burrar (borrar) a pintura para quê?! A que propósito?! Querem ver que agora o simples acto de cuspir,
    de limpar a garganta no calor do jogo, o jogador em causa, seja ele quem for, tem de estar a ver se a saliva caiu no chão.. Menos Shadows. Menos !!

    Devias era preocupar-te com os trincos, ferrolhos, fechaduras, aloquetes, correntes com que o JJ acabou o jogo.. a jogar em casa e as pessoas na bancada a dizer:
    está na hora, está na hora!!! Essas. sim com medo, receio, pavor, fanico ao minuto 90 + 2 !!!

    É que tu sabes bem Shadows, que na 1ª volta, no Dragão o resultado certo, justo seria 2-2. Logo hoje, teriam 73 pontos e o FCP outros 73 pontos...

    Sabes tu e sabem todos os benfiquistas.. com 2 dedos de testa!!!

    MPV Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deal, a gente da vos os vossos 2-2 imaginários e vocês os 30 anos de campeonatos roubados.

      Eliminar
    2. Vejo (pratico, leio, comento) futebol há cerca de 40 anos.. Admito que em meia dúzia de Campeonatos, o FCP tenha sido beneficiado.

      O saldo a vosso favor é 5 vezes mais.. não o querer admitir, é não ser sério.. como se por ex., nos anos 30 / 40 / 50 / 60 / 70 / 80...
      vocês também não tivessem sido beneficiados.

      Como se em 2005, 2010, 2014, e agora em 2015, vocês tivessem sido prejudicados, espoliados !!!

      Eliminar
    3. O meu nome é Borrego e sou Portista.

      Caro MPV Pinto, mas afinal a quem era fundamental ganhar o jogo para não ficar dependente de terceiros? Pois é, só a vitória nos interessava, mas como ontem analisas-te e bem, mal viste qual era a equipa titular escolhida pelo Lopetegui e perdeste logo toda a esperança de vencer o jogo. Como é possível uma equipa que tem que fazer tudo para ganhar o jogo, entra com dois trincos e acaba o jogo como iniciou, com um só avançado!!! Ou seja, Lopetegui montou uma equipa á semelhança daquela que JJ montou no Dragão, uma equipa que joga no erro do adversário; só que no primeiro jogo um empate do Benfica seria sempre um resultado positivo para eles; já neste jogo um empate para o Porto saberia sempre a derrota. Não sei se sabes este tipo de estratégia ontem aplicada tanto por Lopetegui, como por JJ normalmente só resulta na perfeição quando uma delas assume um jogo de ataque declarado como se constatou no primeiro jogo no Dragão. Daí o sentimento de "medo" de perder ser superior á vontade de ganhar quer por Lopetegui, quer por JJ; mas como se sabe o empate só servia mesmo ao Benfica.
      Quem me dera a mim, a ti e a qualquer portista que JJ ouvisse todos aqueles Benfiquistas que queriam que JJ fizesse o jogo que mais interessava á estratégia delineada por Lopetegui e que assumisse o jogo e o ataque continuado. A esta hora estavam eles a chorar a perda da liderança e com a equipa e os adeptos em fanicos.
      Já agora e para terminar; já te deste conta que o futebol de posse praticado actualmente pelo FCP é em grande parte inconsequente pela sua excessiva lateralizarão e pouca profundidade que dá ao seu jogo. Infelizmente não é só com um Benfica bem fechado que este futebol pouco ou nada resulta como se pode observar com equipas como o Boavista no Dragão por exemplo.

      Abraço

      Eliminar
  16. O benfica tem um plantel com poucos recursos em relação ao fcp e muito estão os nossos jogadores a fazer.Carregaaaaaaaaa benficaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ruben Neves com 18 anos. Oliver com 19 anos, Casemiro com 21 anos, Evandro um jogador vulgar, Herrera um jogador vulgar.. Hernani ?! Quaresma no ocaso..
      Maicon, Marcano.. são estes os jogadores que vocês ontem tanto temeram?!

      Mas que raio de benfiquistas são vocês, sempre com desculpas.

      Vocês com poucos recursos em relação ao FCP?! Onde?!

      Eh pá... menos!!

      Eliminar
  17. Concordo ctg até começares a falar do JJ... Em 2 jogos com o fcp, o JJ mostrou que tacticamente é dos melhores treinadores. Em 180 minutos (e mais uns pozinhos), deu quase sempre a iniciativa de jogo ao porto, deixou-os ter a bola, mas não os deixou fazer nada (e em alvalade com o scp aconteceu o mesmo). Em 180 minutos o porto teve no máximo 4 oportunidades de golo. Defensivamente fomos quase perfeitos. Se estamos mais perto do 34? Futebolisticamente? Sim. Matematicamente? cada vez mais perto.

    Quanto à maturidade do Roderick deveria ser tanta como a do Kelvin... A diferença é que um deles decidiu mal e não arriscou, e o outro fez precisamente o contrário...

    VR

    ResponderEliminar
  18. Eu habituei-me durante anos a ver o Benfica a jogar contra o clube da fruta com 2 pontas de lança e perder.
    Dai nasceu o mito do meio campo trabalhador tripeiro, nao valendo a diferença de jogar sempre mais um jogador nessa area do terreno.......
    Ontem simplesmente jogamos com o mesmo numero de jogadores na mesma zona do terreno, e ai foi o q foi.
    Quem precisava de ganhar ?
    Quem teria q jogar com frieza no erro do adversario ?
    JJ fez o q lhe competia, geriu a seu belo prazer e manteve a sua equipa na liderança com a diferença pontual nascida da vitoria no dragay.
    Se nao tem mérito por isso entao nao sei quem tem.
    Talisca merecia um castigo interno sim, mas dai a passar por cima dos interesses desportivos e financeiros do clube vai uma diferença enorme, quem tem q gerir e tomar decisao tem q o fazer no interesse do clube e nao por birrinha.
    No celebre jogo dos 92min, o Roderick era o unico defesa no banco, ontem entrou o fejsa mas tb tinha o Lisandro no banco, o Roderick nao foi opçao, foi o unico recurso disponivel pra tentar reforçar a defesa. E se bem me lembro foi preciso os fruteiros ganharem mais uns pontos pra ser campeoes (penalty fora da area no PF), nao o sairam desse jogo, logo a teoria do campeao confortavel remonta a muitos mais anos.......
    Verdade q esse jogo deixou uma azia enorme, mas passadas 2 epocas e verifiando a quantidade de trofeus amealhados depois pela agremiaçao das boites, constato q esse tera sido ai o inicio do declinio, o q me alegra.
    Onde esta neste discurso a critica as aquisiçoes ? A diferença abismal de qualidade nos 2 planteis ? Entao com jogadores medianos, aquisiçoes furadas e enorme quantidade de flops nao é motivo pra relevar a qualidade do trabalho da equipa tecnica ?
    Afinal o Samaris ja é jogador ? O Jadel ja é melhor q Indi Maicons e restantes flops juntos ?
    Agora ja tinhamos equipa pra ir pra cima e ganhar de peito feito ? Onde anda a coerencia do seu discurso caro Shadows ?
    Anedotico como sempre........va la, com esta equipa de flops, este treinador mediocre, e esse presidente tasqueiro, daqui a umas jornadas pode ser q nos encontremos no Marquês, e o caro Shadows, na maior cara de pau........

    Cumps.

    Zé Jarbas

    ResponderEliminar
  19. Desconfio que não se pudesse fazer melhor... creio que JJ sabe muito bem as lacunas da sua equipa... o Benfica neste momento é processo e rigor tático, jogadores de elite são Júlio, Maxi, Luisão, Gaitan, Salvio e Jonas...ontem não estava lá uma das asas do futebol do Benfica... temos que ser conscientes pessoal... somos campeões este ano mas para o ano uiiiiiii, com as saídas de Gaita, Maxi e provavelmente de Salvio...uiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da época passada para esta saíram Oblack, Garay, Siqueira, Matic, André Gomes, Enzo, Rodrigo, Cardozo uiiiiiiiiiiii e continuamos na frente :)
      Há duas épocas atrás saíram Witsel e Javi e apareceram Enzo e Matic. Saiu Matic e apareceu Fejtsa, este lesionou-se e apareceu André Gomes, sai este e aparece Ruben, este lesiona-se e aparece Samaris e agora Fejtsa uiiiii e espera para o ano e vais ver quem é realmente Cristante e provavelmente o Mukatar e se for aquilo que eu espero que irá acontecer tendo em conta a qualidade destes dois jogadores daqui a dois anos estás a dizer outra vez uiiiii com a saída destes dois do Benfica por muitos milhoes.

      Jacobino

      Eliminar
    2. Tens razão Jacobino fui exagerado, não ligues... é parvoíce...

      Eliminar
  20. Ze Amaral27/4/15 16:37

    Mas o Benfica com 60000 pessoas na bancada, com um adversario depois de ter levado 6 na pa, joga cagado?
    E tds a convencerem-se que foi um grande resultado.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... quando dentro de 3 semanas tivermos o caneco na mão o que interessa esta conversa?

      Eliminar
  21. Oh Shadows pá! Mais do mesmo! Um treinador sem táctica não tirava o Talisca e punha o Fejsa como aconteceu, digo eu. E se o Fejsa tem marcado aquele golo se calhar não estavamos a ter esta conversa! O primeiro objetivo era vencer. Não podendo ganhar não perder era a melhor solução! Foi o que aconteceu e continuamos na frente e líderes do campeonato! Era o que o Trapp dizia. Se não se pode ganhar que pelo menos não se perca! Foi um jogo dificil para ambas as equipas! Nenhuma quis dar o braço a torcer e nenhuma tentou correr riscos desnecessários dada a importância que o desfecho teria para ambas! Só dependemos de nós e o resto é conversa!!

    ResponderEliminar
  22. O Jesus ao longo dos ultimos anos aprendeu a ser pragmático. O que interessa é o resultado no final da época e não o resultado de um jogo..
    o Jesus de à uns anos atrás, ontem, para ganhar tinha tirado por exemplo o Pizzi e colocado o ola John.. e se calhar o resultado tinha sido outro.. O Jesus de hoje é muito mais calculista e é assim que se ganha campeonatos. Ainda este fim de semana o Chelsea de Mourinho fez a mesma coisa.. o que interessa é chegar a frente em primeiro!
    O Lopetegui esse sim ontem é que borrou completamente a cueca, se havia equipa que tinha que ganhar era a dele. e tira o Brahimi para colocar o Quaresma, tira o Ruben para colocar o Herrera isso é arriscar? Pensando com a cabeça e não com o coração temos que admitir que o Benfica ontem teve um jogo bastante inteligente.
    Precisamos de 9 pontos em 12 possíveis e agora mais do que nunca vão haver imensas jogadas de bastidores.. gostaria de saber, por exemplo, os prémios que vão existir para os jogadores das equipas que nos vão defrontar em caso de vitória... Mas apesar de tudo tenho a máxima convicção que o Benfica não deixará fugir este campeonato.

    ResponderEliminar
  23. John Bastos27/4/15 18:21

    Cut the crap! Isto para alguns o campeonato é só ter de ganhar ao Porto! Ganhámos a tudo e todos mas se perdemos ou empatamos com o Porto uiii é a desgraça e o homem ja nao presta pra nada!! Como disse o colega em cima, o que interessa é o resultado no final da época. Nao quero saber se perdemos ou empatamos com o fcp desde que no final eles fiquem a ver o Benfica a festejar no Marquês! Isso e o que mais me interessa. Ser campeao! o resto? são peaners.

    ResponderEliminar
  24. " Jorge Jesus mostrou porque não é um treinador de topo ou de elite "

    Há bastante tempo que eu achava que o David Borges andava a espreitar o NGB... é que ontem na SIC Notícias imediatamente a seguir ao jogo,e na apreciação ao mesmo, entrou num bate-boca muito pouco edificante com o prof.Nuno Rogeiro, e como não tinha como pegar no JJ que tinha acabado de dar uma
    ensaboadela tactica ao lopatego, foi por pegar num assunto que aqui tem sido esmiuçado, criticado, repisado, e repetido até à exaustão... a " não aposta nos jogadores jovens " ... !
    Simplesmente deplorável, a pobreza de espírito e a paupérrima argumentação exibida pela maioria dos jornalistas que são " convidados " a comentar nos canais televisivos da nossa terrinha...

    Porteiro do Inferno

    ResponderEliminar
  25. Amigo quando e o Mourinho a 10 mnts fo fim tira Diego Costa e poem Zouma e um genio, quando o JJ poem o Ola J. a 3 mnts do fim e um cagao. Ja agora, sou apreciador do Mourinho

    ResponderEliminar
  26. o treinador só tem duas maneiras de abordar o jogo ou ataque desenfreado ou o quase zero ofensivo não tem meio termo.
    ainda assim tem tirado ultimamente melhores resultados da segunda abordagem do que da primeira.

    ResponderEliminar
  27. Texto com algumas verdades mas, desprovido de lógica na sua ideia principal. Este blogue já teve melhores dias... Cumprimentos

    ResponderEliminar
  28. "Jorge Jesus mostrou neste jogo a sua essência: em jogos decisivos e importantes só sabe jogar para não perder. "

    Perante isto so digo uma coisa, nos anos anteriores o JJ foi brutalmente criticado por nao ser equilibrado e nao saber ser inteligente nos jogos importantes. Esta epoca que conseguimos algo inedito em mais de 20 anos, que foi nao perder com os outros grandes, e que ao se confirmar a vitoria no campeonato podemos dizer que foram gracas a estes pontinhos que o vamos conseguir, estas a cascar no homem.
    Shadows ganha juizo que de futebol percebes zero, nem chega a ser opiniao, as opinioes sao validas quando ao menos se percebe qualquer coisa do assunto.
    O Eliseu jogou muito mal a primeira parte, isso ja seria de esperar, mas tens um jogador que tem jogado a epoca toda e tem cumprido, mas agora que jogou mal eh facil criticar o JJ por ter escolhido este ou aquele...
    JOGANDO BEM OU MAL, tendo o plantel com metade do potencial do da epoca passada, a jogar contra um plantel de milhoes, o JJ esta em vias de nos levar ao BI CAMPEONATO.
    Deviam te tirar permissoes de escrever sobre futebol neste Blog, foca te em falar sobre os assuntos administrativos e fora relvado.

    Ass: Araujo

    ResponderEliminar
  29. Como complemento ao que disse aqui ficam as declarações de Mourinho acerca do futebol bonito:

    «O Barcelona jogava um futebol bonito todas as semanas. Quando é que atingiram o ponto mais alto? Foi quando o Real Madrid se sagrou campeão? O que é o jogo bonito?», interrogou o treinador português, para logo dar a resposta:

    «Para mim, jogo bonito é saber exatamente o que fazer em campo. Contra o Arsenal fomos brilhantes do primeiro ao último minuto».

    Se tiverem dúvidas leiam aqui http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=545515

    Shadow, tu só ficarás contente quando o Jesus se for embora. Eu vou ter pena de quem vier.

    Pedro Martins

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking