O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Formação por imposição não resulta!

. 4 comentários
Todos sabem que eu defendo uma maior aposta, no futebol português em geral, no futebol de formação. 

Agora... Apostar "porque sim" não faz sentido! Ter jogadores no plantel que "têm que lá estar" vai resultar mal para todos, incluindo para os atletas que não serão reais apostas, por isso não serão suportados no seu desenvolvimento.

Volto a referir que a PRIMEIRA coisa a fazer não é nada disto, mas sim tirar a formação de "pelouro" do Domingos Soares Oliveira. A escolha do líder da formação, não sendo mandatório, era importante que fosse feita em alinhamento com a estrutura de futebol profissional, ao fim ao cabo são eles os "clientes" da formação. 

Eu apostaria, numa primeira fase, num estrangeiro. Apostaria num profissional com experiência de escolas de formação como Clairefontaine, Auxerre, Ajax.. Por aí!

A ideia seria manter tudo o que de muito bom já é feito, tendo como "braço direito" alguém que estivesse já alinhado como seu sucessor depois de um contrato de dois/três anos, o papel desse profissional seria colmatar o evidente "buraco" entre os últimos escalões de formação e as necessidades da equipa profissional.

Depois sim, podem pensar em ter mais gente que não seja imposta, mas que se imponha de uma forma tão simples que nem os mais casmurros como o JJ podem resistir
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. A ideia!! concordo em absoluto, aliás já tinha escrito uma cena semelhante a esta... o JJ só usa mesmo 17 ou 18 jogadores portanto... quanto aos jogadores podem fazer parte da A e da B evoluem ou na A ou na B,... existem actualmente jogadores com enormíssimo potencial como Lystov, Lindelhof, Guedes, Teixeira, Sanches, Nuno Santos, Hélder Costa, Cavaleiro, eventualmente o próprio Semedo e na equipa de juniores estão lá mais uns 6 ou 7 (não se deixem enganar pelos resultados da fase final)... portanto Lindelhof, Lystov, Teixeira, Guedes, Hélder Costa, Cavaleiro (com todo o respeito mas vale o mesmo ou mais que Ola John) Nuno Santos e Sanches são tudo menos figurantes são OITO JOGADORES! Mas tudo depende dos jogadores que vão ser dispensados... Júlio César, ... , (ouvi falar muito bem no Thierry Graça - penso que está lesionado?, Varela sinceramente não me convence), Maxi (tem que ficar...),Lindelhof (faz a lateral direita), Luisão, Lisandro, César, Lystov. Eliseu, Silvio, Salvio, Hélder Costa, Ruben Amorim, Samaris, Cristante, Fejsa, Teixeira, Pizzi, Gaitan, Cavaleiro, Sanches, Lima, Guedes, Jonas, Nuno Santos e Jonathan... penso que era um plantel muito equilibrado... como os dezoito mais temos, Júlio, Maxi, Luisão, César, Lisandro, Eliseu, Silvio (que faz as duas faixas), Salvio, Gaitan, Ruben, Samaris, Fejsa, Cristante, Pizzi, Lima, Jonas e Jonathan... talvez falte um extremo experiente que faça as duas alas... não era preciso comprar mais que um guarda-redes e um extremo... manter Salvio e Gaitan com o decréscimo enorme da folha salarial parece-me exequível... abraços...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/4/15 00:38

    Oh o texto do record e tao mal feitto que eles ate se esqueram dos emprestados, so os que hoje estao na equipe B e que contam. Percebo a tua ideia de apostar nun estrangeiro mas nao concordo. Acho que uma pessoa como "Nuno Gomes" era mais indicado. Quanto a suposta imposicao, a gente ja sabe que iria acontecer, o presidente ja o tinha dito o record e que nao tinha nada oa escrever e lembraram-se disto. Temos tambem de cumecar a dar um bocado mais de credito ao que o presidente diz, ja o comeca a merecer na minha opuniao.
    O teu colega de blog dis que e Rui Costa nao risca nada no futebol que e apenas o outro geitoso que manda. A tua opiniao e igual tambem? E isso que cunheces do Rui?
    Rui M Barros

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/4/15 00:52

    Eu sou dos que acha que o plantel A, e devido a termos uma equipa B formação de qualidade, deveria ser composto por apenas 18/20 jogadores. Todas as outras necessidades seriam supridas pelos elementos das equipas B e formação.
    Por isso, imposição por si só não concordo... mas limitação no numero de jogadores da equipa A acho que deve ser o caminho.

    Ao nivel do treino, poderia certamente contar com jogadores que o treinador achasse que estavam na rampa de lançamento para ocupar alguma das vagas dentro dos 18/20.

    Luis

    ResponderEliminar
  4. O FORMATIVO, FORMADO PELA FORMAÇÃO.3/4/15 18:44

    Caro GB, recomendo-te uma dose de tranquilizantes bem forte!

    Bem sei, que o Benfica vai em primeiro, mas isto já quase um caso clínico! Existirá alguma coisa no universo, para lá da palavra: FORMAÇÃO, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO..........?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking