O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 14 de abril de 2015

A questão dos fundos de investimento.

. 30 comentários

Ontem no programa "O Dia Seguinte" da SIC Notícias o tema dos fundos de investimento foi novamente aflorado, face às mudanças que podem vir a acontecer a partir de 1 de Maio.

A posição de Rui Gomes da Silva, vice-presidente do SL Benfica, é clara, assim como o foi no tema Sport TV e Olivedesportos.

A minha opinião vai de encontro à de RGS. Os fundos devem ser proibidos de entrar no futebol, seja de que forma for.

O  jornalista Paulo Garcia destacou um ponto importante neste tema. É que alguns dos actuais proprietários de clubes ou SAD's fazem-no também através de fundos de que são proprietários. Eu aí vejo a diferença de que nesses casos sabemos quem são. Sabemos de onde vem o seu dinheiro.

Mas que dizer dos outros fundos, as "Doyens" da vida? 
Ninguém sequer sabe quais são os verdadeiros "donos do dinheiro" nem sequer a sua origem.
E é nisto que se revela a discussão pouco séria da parte dos que defendem a manutenção dos fundos como intervenientes em negócios e propriedade de jogadores.
Na maioria dos casos, quem defende os fundos são os mesmos que beneficiam da sua falta de transparência.

Acho curioso como ainda num passado recente alguns benfiquistas defendiam de mão no peito um tipo que ninguém conhece de lado nenhum nem sequer pode atestar de onde vem a sua fortuna.  O seu nome é Peter Lim. No entanto, parece que já era tipo visita de casa pela forma como se defenderam negócios com este senhor.

Aliás, o carrossel de comissões é enorme, mas mesmo assim dá lucro. Entendo que os principais utilizadores de fundos estejam preocupados. As fontes de rendimento de muita gente são colocadas em causa com o fim dos fundos no futebol.

Basta olhar para o passado recente. Nem instituições que estavam sob a alçada do BP ou do BCE foram suficientemente auditadas de forma a prevenir a crise que surgiu. Quem é que pode então dizer que sabe de onde vem o dinheiro do fundo X? 

Como no caso das Off-Shores, que todos criticam mas a que ninguém coloca um fim, também os fundos são um exemplo de dinheiro sem cara, sem origem, mas que existe e limita e muito o que é o futebol de hoje.

Fundos registados e de que são conhecidos os gestores e investidores? Seria o menos mal. 
Mas os fundos que operam no futebol europeu são de outro nível. E desses quero distância.

Os clubes de futebol, ao contrário do que se diz, não têm beneficiado nada com as suas relações com os fundos. Os negócios podem ser de dezenas de milhões, mas enquanto os fundos prosperam, os clubes estão endividados e prisioneiros do dinheiro que os fundos libertam para as aquisições. 
Isso é beneficiar quem?

Certamente que este tema fará parte do dia-a-dia do futebol nos próximos tempos. Espero que se concretize a proibição.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Muito Atento14/4/15 15:07

    Não compete ao Benfica nem a nenhum clube investigar a origem do dinheiro, isso é a função das autoridades fiscais e judiciais de cada país. O dinheiro não tem cor, não tem nacionalidade é supra nacional. Esse tipo de argumentos não colhe.
    Poderá colher outros argumentos, como a titularidade dos fundos e eventuais conflitos de interesses. Mas isso pode-se resolver sem a sua proibição.Afirmar que o dinheiro limita o futebol dehoje é de alguém que não tem qualque noção.
    O que é que os fundos têm a ver com a crise? O que é que os off-shores têm a ver com a crise? Quem faz afirmações destas não percebe nada do que se passa no mundo.
    Ser contra os fundos é uma coisa, inventar argumentos idiotas para defender a sua proibição é outra coisa completamente diferente.
    Muito mais grave e ameaçador para a verdade desportiva do que os fundos são as apostas desportivas online.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vamos olhar para o lado e aceitar qualquer dinheiro ou oferta que surja porque a responsabilidade não é do Benfica?
      Por esse raciocínio, podemos fazer acordos com o FC Porto e Pinto da Costa porque não somos fiscais das irregularidades expostas no Youtube. E como não foram condenados na justiça vamos fingir que não aconteceu.

      O que os fundos ou as off-shores tiveram a ver com a crise? Muito. Quase tudo. Esse dinheiro sem controlo e sem pagar grandes impostos ou mais valias evitaria muito do que se passou. Bem como uma regulação eficaz. Assim como gente séria que não mentisse com todos os dentes quando asseguravam a solidez financeira das instituições.

      O que os adeptos e dirigentes têm de fazer é viver à medida das suas possibilidades. É a única forma de assegurar o futuro.
      Podem fazê-lo usando endividamento bancário mas não alienando o controlo dos jogadores ou decisões a entidades cujo interesse não é desportivo mas financeiro. E só o seu.

      Eliminar
    2. Muito Atento14/4/15 15:46

      O dinheiro dos offshores nem todo fugiu ao fisco. E cabe apenas às autoridades fiscais fazer o que devem fazer, fiscalizar.
      Além disso, uma grande parte do dinheiro das off shorts é de novo investido nos vários países e cria riqueza e empregos. Falam sem saber nada nem ter noção.

      Eliminar
    3. Cria riqueza? Pois cria. Cria empregos?! Isso é mesmo conversa de quem não faz a mínima do que está a falar.

      Diz lá quantos empregos tem criado a Doyen ou o Peter Lim. Quantos empregos criou o Zahavi ou a Traffic. Só para mencionar os envolvidos no desporto.

      Não sejas ridículo.

      Eliminar
    4. Muito Atento14/4/15 18:24

      Tu não tens vergonha de difamar pessoas e organizações que desconheces.
      Tens provas que a Doyen e o Peter Lim tem dinheiro colocado em contas off shore? E isso é ilegal? É tão ilegal como ter dinheiro em qualquer conta bancária. Sabes que todos os bancos do mundo têm contas em off shore, Luxemburgo, Holanda, Gibraltar, Lichetentein tudo países da União Europeia são considerados off shore. Sabes o que significa off shore?
      Sabes quem está por detrás da Doyen, a que se dedica Peter Lim e como ganhou o dinheiro? Não sabes mas preferes difamar.
      Tu falas sem saber. Deves ser a pessoa mais ignorante que escreve aqui.
      Muitos biliões que estão off shore são investidos de volta nos países de origem. Se não sabes não fales.

      Eliminar
    5. MA, mais uma vez misturas tudo e tentas baralhar.

      O que sei é que dispenso que o Benfica sirva de plataforma branqueadora de dinheiro cuja origem não está certificada como segura e honesta.
      Se tiveres provas que assim é, então esclarece lá o pessoal.

      As sociedades de advogados especialistas em direito fiscal realmente nem usam as off-shores nem nada.

      Aliás, convido-te a leres as investigações sobre a Doyen na europa. Deves andar a dormir.

      Eliminar
    6. Este "Muito Atento " deve ter fumado uma coisa muito estranha !

      Eliminar
    7. Shadows aprecio muito as tuas análises e problemas que prevês muito antes de ser dado adquirido para os mais desatentos.

      Se a proibição dos fundos avançar a 1 de Maio, na tua opinião que consequências terá no Benfica? E como poderá o Benfica prevenir perdas e maximizar gastos?

      A partir de 1 de Maio o que vai acontecer os passes de jogadores que têm x % pertencente a fundos? Entregam-nos aos clubes?

      Obrigará a apostar na equipa A mais em jogadores da formação (pois há mais probabilidade de com estes o clube ter já a totalidade do passe) e/ou a fazer contratações de passes na totalidade, mas de jogadores com preços mais baixos?

      Terá o Sporting chegado a uma pole position ao ter no ano passado conseguido ficar com a totalidade dos passes da maior parte dos seus jogadores e tendo já muitos jogadores da sua formação a jogar regularmente na sua equipa A com experiência de jogar numa equipa grande com regularidade (algo que Benfica e Porto não têm e poderão ver-se obrigados a fazer esta transição à pressa a partir de 1 de Maio).

      Será assim?

      Eliminar
  2. A UEFA e a FIFA querem é acabar com a questão dos passes partilhados.. Fundo sempre houve e sempre haverá.

    Os Países, as Empresas e os Clubes podem e devem recorrer aos Fundos.
    E, como disse e bem o Paulo Garcia (alertado por mim e por muitos outros que não usam palas).... os Donos dos clubes
    tipo Man City, United, Chelsea, Liverpool, PSG, Valência, Mónaco, Sporting... ESSES aí, esses sim, já podem comprar
    quem bem lhes apeteça, lhes der na gana. MAS, o FCP ou o Benfica, como não têm Donos ricos, aí já ficam prejudicados.
    Ficam em desvantagem.

    E esclareço meti o Ex-porting nesse lote porque toda a gente sabe que o Dono do Sporting é o Angolano Sobrinho.

    Assim que, Shadows, deixa de ser lírico e ingénuo... Fundos sempre houve e sempre haverá.. e mesmo que a UEFA
    os proiba, a UEFA não pode proibir-te a ti, ou a mim ou a qualquer um, de poder comprar o passe de um jogador e pô-lo
    a jogar no Porto ou no Benfica... tal como fez o actual dono do Valência ainda antes de ser proprietário. Certo?!

    Ou queres mais um desenho?!

    Podem acabar com os Fundos, que os clubes irão dar a volta e arranjar outras formas de se financiarem!!!


    MPV Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mpv Pinto, a Uefa não me pode proibir de pagar por um jogador mas pode proibir que o titular dos direitos económicos e desportivos não seja um clube ou o próprio jogador.

      As diferenças de capacidade financeira entre os clubes portugueses e outros dos principais campeonatos sempre existiu e não foi por isso que deixamos de ter grandes prestações.

      Os fundos sem face são inimigos dos clubes. Querer fingir que não é não ter noção da realidade.

      Eliminar
    2. Sim, e depois o clube ou o jogador assinam um papel ou até um simples acordo verbal comigo ou contigo, salvo seja, a dizer que numa futura venda,
      eu tenho direito a receber o meu pilim, a minha fatia, a minha parte, o meu quinhão acrescido de juros.. e a UEFA nada tem com isso. Ou seja, em teoria,
      para enganar a UEFA, o jogador A, B ou C são do Porto ou do Benfica.. mas, na prática, na realidade eles podem ser meus ou teus ou da Doyen, ou da
      Meriton, ou do Jorge Mendes ou do Sobrinho !!!

      OK?!

      MPV Pinto

      Eliminar
  3. Concordo apenas em parte com o post... Existe uma questão pertinente, que é a origem do dinheiro de fundos!! será que é do tráfico de armas, drogas, etc?! existe aqui uma questão ética! Os fundos investem, colocando jogadores em clubes como Benfica ou porto, porque sabem que possivelmente terão um retorno financeiro enorme em 1/2 anos... Já a razão de alguns magnatas decidirem queimar dinheiro num clube só para brincar ao "FM" real acho mais estranho, e não encontro explicação, a não ser jogadas de bastidores.
    Não concordo contigo, quando dizes que os clubes não tem beneficiado nada com os fundos! Dou-te dois exemplos: Não achas que o Benfica beneficiou tanto desportivamente como financeiramente, por ter tido no plantel o Markovic e Ramires? Desde que um clube, recorra apenas a 1 ou 2 contratações por meio de fundos, não dependendo os restantes jogadores do plantel da vontade do fundos, não vejo problemas!! Se os fundos deixarem de existir, a qualidade dos nossos clubes muito provavelmente irá decrescer, e o fosso que existe para os grandes colossos como R.Madrid, B.Munique será ainda maior.
    Ass: Luís

    ResponderEliminar
  4. Grande sombras....já te disse várias vezes que o melhor é nao falarmos de coisas em que somos leigos! E tu nesta material....0....bolinha!

    Então explica-me lá como se eu fosse muito burro como é que compras casa propria! Sabes de onde vem o dinheiro que o banco te empresta? Se soubesses o BES , o BPN e outros tantos não tinham implodido!

    Explica-me lá tambem onde é que o pais onde vives se teria financiado para pagar a divida astronómica que criou á conta dos politicos que elegemos e das opções desastrosas que vários cidadãos tomara? De onde vem o dinheiro do FMI? (queres que escreva por extenso o significado de FMI?....)

    Explica-me lá onde é que irias buscar dinheiro para as milhentas ajudas sociais que o estado ofereçe neste momento aos cidadaos que nao trabalhamos (e até áqueles que trabalham mas fingem que nao o fazem para sacar mais uns cobres....)?

    Fundos e mais fundos! Por todo o lado!

    Há que utilizar o cerebro antes de escrever umas patacuadas com risco de se cair no ridiculo de estár a usufruir a titulo pessoal de beneficios apenas possiveis devido á existencia de fundos....

    benfiquista atento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ba, fazes o normal neste tipo de temas. Misturas tudo e insistes nuns chavões reveladores da falta de vontade em discutir este tema.

      Não leste mais acima que o endividamento bancário é uma solução? Desde que nos limites da capacidade financeira?

      Compreendo que para ti rácios, tier 1 ou até mesmo Basileia te passem ao lado.

      Por andar tudo a viver acima das possibilidades é que se abriu a porta a esse dinheiro sem rosto. Assim como os antigos agiotas ou donas Brancas andavam a prometer coisas irreais.

      Realidade, meu caro. É o que falta a muita gente.

      Eliminar
  5. Jorge Vieira14/4/15 17:24

    Bom, concordo com algumas coisas aqui escritas. Não há muito tempo eu era claramente a favor dos fundos no futebol. Tinha a ilusão que eram seres mágicos com dinheiro que ajudavam os clubes mais pequenos a prosperar. Por clubes mais pequenos, entenda-se os Benfica desta vida em comparação com os Bayern e Real Madrid.
    A verdade é que me informei e acabei por abrir os olhos para a realidade dos fundos.

    Bem vistas as coisas e a verdade é que os fundos não ajudam os clubes, acabam sim por concorrer directamente com eles na compra dos jogadores. Uma das provas é o Brahimi que foi oferecido ao Sporting por 20 milhões e ao Porto por 6,5 (ou 8, dependendo do ponto de vista). Este jogador nunca foi negociado directamente com o clube mas sim com o fundo. Se tivesse sido negociado com o clube, provavelmente teria vindo para Portugal por menos dinheiro, tal como muitos outros.
    Os fundos acabam por inflacionar o passe de alguns jogadores para os desviarem para determinado clube, fazendo com que nós não consigamos concorrer de igual com outros clubes com as mesmas posses que nós ou até posses menores, apenas porque determinada pessoa assim quis.
    Depois há a situação de compra em pacotes. Para vir para cá jogador X por vezes temos de comprar o jogador Y. Isto também acontece em compras directas com clubes mas muito mais facilmente irá acontecer com os fundos que precisam despachar "carga".

    Ao proibir os fundos as coisas não vão mudar muito, não acreditemos nisso. As estratégias vão mudar, isso sim. Vamos ver fundos a comprar clubes de futebol e a fazer empréstimos com opção de compra, provavelmente.
    O futebol está podre, não acredito que se consiga dar a volta a isso.


    Uma última nota em relação à proveniência do dinheiro dos fundos. Alguém sabe de onde vem o dinheiro do BES/Novo Banco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Vieira, só uma pergunta?

      Tens provas, factos, testemunhos de que o Bhraimi foi oferecido ao Ex-porting por
      20 milhões.. ou estás só apenas a repetir tipo disco riscado, a engolir as aldrabices do Novo Vale Tudo e Azevedo Verde?!

      Pensa nisso.

      E sobre os Fundos, é lógico que eles são feitos para ganhar dinheiro...
      é como com os Bancos!!! ou não?!

      MPV Pinto


      Eliminar
    2. Jorge Vieira14/4/15 23:17

      oh infiltrado, é apenas um exemplo, há muitos mais com vários clubes, basta pesquisar no Google.
      Claro que são feitos para ganhar dinheiro, o ponto a que eu quero chegar é que muitas vezes concorrem directamente com os clubes para a compra dos jogadores, encarecendo-os

      Eliminar
  6. Shadows aprecio muito as tuas análises e problemas que prevês muito antes de ser dado adquirido para os mais desatentos.

    se a proibição dos fundos avançar a 1 de Maio, na tua opinião que consequências terá no Benfica? E como poderá o Benfica prevenir perdar e maximizar gastos?

    A partir de 1 de Maio o que vai acontecer os passes de jogadores que têm x % pertencente a fundos? Entregam-nos aos clubes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que consequências terá no Benfica!!!??? Ó amigo o BES faliu e quem andou a vender o plantel?

      Eliminar
    2. Ó amigo sim que consequências e quais poderão ser as estratégias e acções práticas da gestão do Benfica para lidar com essa realidade e precisamente evitar o remediar como sucedeu com a situação do BES.

      Obrigará a apostar na equipa A mais em jogadores da formação (pois há mais probabilidade de com estes o clube ter já a totalidade do passe) e/ou a fazer contratações de passes na totalidade, mas de jogadores com preços mais baixos?

      Terá o Sporting chegado a uma pole position ao ter no ano passado conseguido ficar com a totalidade dos passes da maior parte dos seus jogadores e tendo já muitos jogadores da sua formação a jogar regularmente na sua equipa A com experiência de jogar numa equipa grande com regularidade (algo que Benfica e Porto não têm e poderão ver-se obrigados a fazer esta transição à pressa a partir de 1 de Maio).

      Será assim?

      Eliminar
  7. BENFIQUISTA DE GAIA14/4/15 17:42

    POIS e o SHADOWS eu a 7 ou 8 dias falei disso ..porque o nosso advogado PAULO GONÇALVES opunha-se ferosmen-te contra o fim dos fundos...

    ResponderEliminar
  8. Também eu tenho uma opinião bastante negativa em relação aos fundos e existem várias questões que podem ser dúbias...

    1) Contribui para fazer um 'nivelamento por cima' e aumentar a competitividade da Liga? Se falarmos em casos individuais, o Benfica, o braga, o porto, então tenho que considerar que os fundos têm permitido que estes clubes tenham possibilidade de contratar jogadores de qualidade e construir planteis fortes. Mas se pensarmos em termos gerais, o dinheiro vindo dos fundos tem contribuido mais para afastar estes clubes dos restantes clubes da I liga do que para aproximar estes clubes dos mais ricos clubes europeus.

    2) branqueamento de capitais? na América do Sul, os carteis usavam as transferencias de jogadores para branquear o dinheiro proveniente do tráfico de droga, armas e prostituição. O mesmo se pode passar com os fundos. eles entraram precisamente no futebol devido à crise financeira que muitos clubes enfrentavam, e portanto estes não se importavam com a proveniência do dinheiro. Ao não ter um 'rosto', os fundos, e mesmo os proprietarios dos clubes podem usar as transferências para inflacionar os passes e branquear capitais.
    A TRACFIN elaborou em 2012 ou 2013 um relatório que descrevia como este esquema era feito. "O clube A, em dificuldades financeiras, é comprado pelo fundo de investimento 1, com sede num paraíso fiscal (“País Alfa”). O clube consegue, dessa forma, evitar a falência iminente. Uns meses mais tarde, o clube B, na América do Sul, compra um jogador do clube A por 15 milhões de euros. Este clube B é detido pelo fundo de investimento 2, igualmente domiciliado num paraíso fiscal (“País Beta”).

    Na sequência das investigações, a TRACFIN descobre que os dois fundos de investimento em causa (1 e 2) estão associados diretamente à mesma pessoa (o Senhor X, com ligações ao mundo do crime organizado de um país da América do Sul). Sob a capa de uma transferência entre dois clubes, o Senhor X movimentou desta forma uma soma importante de origem duvidosa, colocando-a numa praça financeira europeia."

    VR

    ResponderEliminar
  9. eu sou contra fundos sediados em offshores e detidos por desconhecidos porque nada de bom pode advir de tal combinação

    sem fundos os clubes têm de encontrar formas de financiamento diferentes e acima de tudo não podem viver acima das suas possibilidades... o que é positivo para o Benfica mesmo podendo perder alguma competitividade na europa

    ResponderEliminar
  10. Sou completamente a favor dos fundos ou de algo semelhante que permita a clubes com menor poder económico, adquirir jogadores de qualidade mesmo que tenham que partilhar futuras mais-valias; desde que estejam completamente delineados todos os valores e todas as partes, não vejo problema!
    Normal é os lagartos e os grandes clubes Europeus serem contra, pensem bem:
    Os lagartos pretendem que o SLB e os Corruptos percam qualidade a nível de plantel, se existir mais dificuldade em adquirir jogadores no patamar de 6/7/8 Milhões, tem que se adquirir por valores mais baixos, correndo naturalmente um risco maior!
    A estratégia de BC é mais que previsível.
    Os grandes clubes Europeus, detidos por Milionários, pretendem, naturalmente, que a diferença entre os clubes seja cada vez maior, principalmente para terem a Liga dos Campeões como “ montra” mundial; ou seja, não pretendem que clubes menores se intrometam, que lhes retirem protagonismo! TB é óbvio.
    A moral da proveniência do dinheiro….é assunto sem interesse pois o “verdadeiro” futebol esta há muito tempo morto!!
    Desde a lei Bosman que está tudo desvirtuado!
    Faz algum sentido o nossos clube já ter jogado alguns jogos com 11 estrangeiros?
    Faz algum sentido grandes países mundiais, com anos e anos de tradição futebolística terem ficado afastados da Europa do Futebol ? dos grandes palcos ?
    Principalmente os Países do Leste Europeu que sempre tiveram grandes equipas e grandes jogadores, praticamente já não tem qualquer expressão quando o valor do Dinheiro começou a contar para tudo; antigamente o que tinha valor era o clube, os jogadores originários do país desse clube, as formações jovens e capacidade de formar grandes jogadores…..etc etc.
    Hoje em dia basta um Árabe qualquer, ou um Russo qualquer, comprar um clube e investir milhões e milhões e, de um dia para o outro, está na Champions e nos grandes palcos Europeus!
    Exemplo: Para mim, história é o Ajax de 95 ser C. Europeu com 11 jogadores da formação; Estrela Vermelha de 91 C. Europeu etc etc. Estes e outros foram clubes que “ trabalharam “ para chegar a este patamar;
    Agora um City ou um PSG que de um momento para outro tem equipas do outro mundo só pq são comprados por milionários…..
    Atenção, esse dinheiro, tb mts vezes não sabemos de onde vem, mas é aceite com normalidade!
    Portanto, tudo aquilo que possa beneficiar o SLB para nesta luta desigual, sou sempre a favor!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que enfim, alguém que entende o cerne da questão.. muito bem explicado.

      E, obrigado por me ter aberto os olhos para a intenção do BdC... está bem pensado.

      Acabar com a influência dos Fundos para assim tentar (tentar) enfraquecer os rivais SLB e FCP.
      Não é má ideia.. nivelar os clubes rivais por baixo para ficar igual a eles!!!

      MPV Pinto

      Eliminar
    2. Se não houver fundos os jogadores de mercados emergentes serão mais baratos.

      Sem fundos o Benfica teria pago menos de 7M pelo Ramires e vendido pelo mesmo ou mais. Teria comprado por menos porque o clube brasileiro não tinha vendido antecipadamente ao fundo. O Benfica e o clube brasileiro fariam mais valias financeiras muito superiores.

      Os fundos só servem para retirar dinheiro do futebol. Facilitam o endividamento à custa de uma dependência cada vez mais intensa. No inicio os fundos tinham cerca de 20% e ultimamente chegam a ter 80%.

      É uma mentira que os fundos permitam aos clubes mais pequenos fazer melhores investimentos. O que acontece agora é que devido aos fundos o mercado está desvirtuado. Porventura o Benfica tem comprado jogadores a grandes clubes?? Tem comprado em mercados emergentes.

      Eliminar
    3. Ainda por cima quando assumem que não podem ter um orçamento superior a 25 Milhões, convém, como bem disseste, nivelar por baixo!!
      É só analisar os grandes jogadores que vieram para o SLB e FCP com ajuda dos fundos....algo que sem os mesmos é impensável!!
      A questão dos Donos tb é pertinente, mas mais pertinente e actual, pois já esta há mt estabelecida, é o facto de os jogadores (normativa proveniente da Lei Bosman) poderem assinar por ouros clubes seis meses antes do término do contrato em vigor!!
      Não faz sentido nenhum, pois esse jogador pode ter papel fundamental na decisão de um campeonato para a futura equipa!!
      Um pequeno exemplo real:
      Época 2006-2007- Ultimo jogo do campeonato para decisão do campeão; FCP recebe o Aves e necessita de ganhar!! Acaba campeão com 1 ponto a mais que os Lagartos!!
      Ao intervalo estava 1-1 e, segundo crónicas da Época, P. Costa foi á zona dos balneários no referido intervalo, fazer o que??? especulem!!!
      Quem é o G. Redes do Aves ??? Nuno Espirito santo….Que na época seguinte iria representar o FCP e, que naturalmente a 20 Maio de 2007 já sabia o seu destino!!
      Faz sentido um jogador estar nesta situação, ou seja, impedir com uma grande exibição que o seu futuro clube seja campeão ??
      Não vamos na conversa do profissional bla bla bla…
      Imaginem que me oferecem um contrato de 3 anos a ganhar muito, etc etc etc, ia pensar no Aves??? Por favor!!
      Ainda por cima, como ficou provado, a sua ligação ao FC Porto e Jorge Mendes rendeu e rende mt….actualmente esta no valência á conta do J. Mendes!!
      Imaginem que lhe pediam para facilitar no citado jogo??? ELE DIZIA QUE ERA PROFISSIONAL E TINHA AMOR PELO AVES!!! EHEEHEHEHEHEHEHE Deve ser deve!!
      Resumindo: estes cenários podem sempre acontecer





      Eliminar
    4. 71460, podes ter alguma razão quando mencionas que havendo mais procura (os fundos a isso ajudam) naturalmente que quem vende aumenta o preço, é a lei da oferta e procura!
      Agora no resto estás errado!
      Com as receitas que os clubes portugueses obtêm nunca na vida podíamos ter jogadores que tanto o FCP como o SLB tiveram nos últimos anos!
      -Como é que o FCP “ arranjou” 13 Milhões para comprar a maça podre?? e obter a mais valia desportiva e financeira ?
      -Como é que o FCP comprou Falcão, James, Mangala, Defour , Braihimi etc etc
      - Se analisares as nossas contas nos últimos anos, achas que podíamos comprar jogadores como Javi Garcia (veio de um grande), Rodrigo (de outro grande), Di Maria, Witsel, Saviola, etc etc etc sem “ ajudas”?
      E como analisas as declarações do Presidente do AtL Madrid Que diz que sem os fundos era impossível ter o plantel que tem!!
      Foram campeões contra barça e real, algo quase impossível e estiveram a poucos minutos de serem campeões da Europa contra o Real Madrid, algo tb quase impossível!
      Se alguém dissesse, com antecedência, que uma equipa Espanhola, iria fazer isso ao real e ao barça….diziam que era louco!!
      Se ele diz que sem os fundos era praticamente impossível, que melhor exemplo se pode ter!
      Mas tem havido mts debates sobre o assunto, aqui vai uma pequena amostra:
      Marcos Motta esteve presente num debate do Football Talks, no Estoril.
      Marcos Motta, sócio fundador da empresa de advogados da "Bichara & Motta Advogados", esteve presente num debate acerca da partilha de passes de jogadores por fundos de investimento. Acérrimo defensor da opção que permite dividir passes entre clubes, agentes e terceiros investidores, o brasileiro explicou que estes últimos são importantes no crescimento das equipas.
      "Sem o apoio de sociedades de investimentos o Cruzeiro não seria campeão em 2013 e 2014. Os maiores ativos dos seus clubes são os jogadores, ao contrário do que acontece na Europa, onde as receitas representam grande parte. O mesmo acontece em Espanha ou Portugal. Não teríamos o Atlético de Madrid campeão se não houvesse a participação de terceiros", começou por dizer.


      Eliminar
    5. a maioria dos jogadores que foram comprados com ajuda de fundos já eram de fundos... e foram os fundos que inflacionaram o seu valor

      o FCP e outros clubes são barrigas de aluguer para promover os jogadores que eram desconhecidos e incógnitas antes de chegarem ao futebol europeu

      sim os fundos servem para desvirtuar a capacidade momentânea de determinado clube porque os fundos também servem para isso... para beneficiar uns em detrimento de outros

      Mas o Atlético Madrid só foi campeão porque tem um bom treinador e escolheu bons jogadores... o que é possível sem fundos. Porque sem fundos para todos não há nada a desvirtuar. Neste momento os fundos favorecem uns quantos que são os que têm sido as melhores barrigas de aluguer.

      até parece que os fundos têm permitido que os clubes comprem jogadores de créditos firmados lol

      Eliminar
  11. Nao é so o dinheiro meus caros, é jogadores de equipas adversarias que afinal vai-se a ver e têm o mesmo dono,

    São defesas a marcar avançados e têm o mesmo dono, quais acham que são as indicações do fundo ao defesa? Que deixe ou não o avançado marcar golos?

    Rui Pinto
    Valongo

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking