O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 16 de março de 2015

Jesus: Teimosia da boa... e da má!

. 47 comentários

É indesmentível que Jorge Jesus é dos melhores treinadores do Mundo, porém dos que tem maior capacidade de auto-destruição.

A teimosia de Jesus fez com que ele, por acaso é certo, tivesse descoberto um lateral moderno como o Coentrão, porém que sempre se viu que muito incompleto a defender, motivo pelo qual não se consegue impor fora de Portugal. Foi Jesus também que "transformou" Enzo Perez, Matic e Pizzi, os dois primeiros já todos sabemos no que deram, o último está a revelar-se uma fantástica surpresa.

Notem que não estou a falar de ter transformado "merda em ouro". Desiludam-se! Isso não existe... talvez só mesmo o Mourinho e mesmo assim não consegue "enganar" muito tempo. O que Jesus fez foi ver o que mais ninguém viu e ajustar as características de um grande jogador a outro espaço / função no terreno e transformá-lo num jogador ainda melhor.

Estamos a falar de jogadores que acabaram por valer mais de 100M€ em transferências e que talvez nas suas posições de origem ainda hoje fossem apenas bons jogadores do SLBenfica.

Depois há a teimosia, também boa de se impor a adeptos como eu que nunca acreditaram que o Julio Cesar ou o Jonas viessem a demonstrar tamanha solidez, tamanha qualidade de jogo e influência.

Do lado da teimosia má, podemos falar da insistência em Ola John e Talisca (via-se a léguas que só se destacava enquanto estivesse com mais rodagem que os outros por vir de um campeonato já em andamento), da falta de aposta no Gonçalo Guedes, de não ter tentado pegar no Oliveira, Bernardo ou no Cancelo... enfim.

O saldo é claramente positivo, não tanto como o Jesus apregoa, é certo... mas muito mais do que muitos lhe reconhecem.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

47 comentários

  1. agora, imagina que estavas todos os dias nos treinos a trabalhar com os jogadores, ías perceber mais sobre a "teimosia" dos adeptos que pensam que sabem mais sobre jogadores, posições, tacticas e afins.
    JJ não é teimoso. É competente. Tem falhas, como qualquer outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P. Faleiro16/3/15 17:30

      Ganhaste. Grande post.
      Falar e opinar é a coisa mais fácil do mundo, mas mtas vezes, até em casa tomamos "decisões falhadas".

      Eliminar
  2. Caro GB,

    Não leves a mal, mas permite que ponha os acentos nos iis!!

    Admito perfeitamente que gostem do JJ. Admito que o defendam... mas por favor, a que propósito e baseado em que parâmetros, indicadores se
    possa dizer de modo grátis que JJ é um dos melhores treinadores do Mundo? Quer dizer, só por ser treinador de um clube da Capital de um País
    cujo futebol não tem expressão ao nível de Espanha, França, Itália, Alemanha, Inglaterra.. sejamos realistas. Admito perfeitamente que se faça
    um Post a elogiar as qualidades de um treinador. Mas, caramba, só porque é do nosso clube já é um dos melhores do Mundo?! Faz-me sempre
    lembrar a estória das corujas, para quem os seus filhotes são sempre os mais maiores grandes, lindos, bonitos do Mundo.

    Com toda a sinceridade, e por favor não levem a mal este meu desabafo... mas deixem-se lá de exagerar, sempre que o assunto, seja ele qual for
    tenha a ver com o SLB. Sim, JJ é um bom treinador. Mas, daí a ser dos melhores do Mundo? não exageremos. A não sr que o Mundo comece em
    Alverca do Ribatejo e acabe em Alcácer do Sal ou no Pinhal Novo!!!!

    Coentrão fez-se, cresceu como jogador com CQ na Selecção, no Rio Ave e Saragoça e, claro no Benfcia. Fez todo um percurso, uma aprendizagem. Mas
    não vamos agora dizer que foi JJ quem o descobriu. Matic para ser contratado pelo Chelsea em 2009 já devia ter algum valor?! ou não?! E se foi JJ quem
    o 'descobriu' e fez dele jogador, porque é que ele nunca jogou antes? e se o Javi Garcia não tivesse saído, ainda hoje Matic era suplente no Benfica!
    A verdade é que são os próprios jogadores que se fazem a si próprios e que sonham, almejam, trabalham para ir mais além. Ramirez, Di Maria, David Luiz,
    Matic foram eles que se impuseram e a prova provada é que por cada um que JJ 'potencia'.... falha em 10!! Só Defesas Esquerdos, foram mais de 20 que
    JJ falhou!!

    Sejamos realistas, o Jonas é um bom ponta de lança e tem 10 golos no Campeonato. Não vamos já dizer que foi JJ quem o 'descobriu. Só que entre
    um Jonas, um Derley e um Jara é óbvio que JJ optava pelo Jonas!!! E o Julio César veio buscar a reforma dourada e ainda não foi posto à prova. E,
    se estiverem atentos, ele até sofre golos com facilidade, quase frangos, golos inglórios. Sim, o JC já foi um grande g.r. mas, por favor.. também não
    exageremos.

    Pizzi?! contra quem jogou o Pizzi?! contra o Estoril, Arouca, Braga... eu quero ver o Pizzi é contra o Porto, o Real Madrid, o Bayern, o Chelsea!!!

    Sim, GB, JJ é um bom treinador. Mas essa mania de exagerarem e de lhe dar o mérito no fabrico dos jogadores, a mim, não engulo, nem com molho
    de tomate. Assim ao calhas, só de memória.. Capello, Ancelloti, Benitez, Simeone, Van Gaal, Mourinho... e os Treinadores das Selecções dos Países.
    A não ser que ao falar em um dos melhores do Mundo se refiram a um ranking de 100 e JJ esteja em 73º lugar ou 82º lugar!!!

    Tiago Videira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porra
      Metes mesmo nojo.
      Não há blogosfera azul que te ature?!
      Xiça penico
      RA

      Eliminar
    2. Caramba!!! Num texto tão grande não consegues escrever um frase sem dizer uma asneira????!!!!! Em que Mundo vives tu?
      h.meireles

      Eliminar
    3. Impressionante, mais um nick do Blueeyes, Viper, PInto, etc. Este tipo é igual a uma infestação de ratos. Qual a ideia, pensa ele na sua indigência mental que afecta ou defende a sua corrupto clube? O resultado é precisamente o contrário, de cada vez que abre a boca a impressão fica cada vez mais forte que aquilo não passa de uma chusma lavada à mioleira pela propaganda do capo.

      Eliminar
  3. Olá!

    Por acaso eu até acho que dos laterais esquerdos do Real Madrid o Coentrão é o que melhor defende.

    ResponderEliminar
  4. BENFIQUISTA DE GAIA16/3/15 18:32

    dizer que o julio cesar que e bom guardaredes meu deus.....para ja so estamos fora da L C.e da Tde PORTUGAL por causa dele e o campeonato a ver vamos ...uma coisa e certa os adversarios ja sabem que tipo de guarda redes esta no BENFICA ..por isso e que o BENFICA treme na baliza..quando sao jogos mais fortes e que sao elas..o jogo de ontem foi do melhor que vi ..e porque o julio cesar esteve numa esplanada..a defesa preocupou-se em nao deixar rematar..crusar..etc....ponham os olhos no guarda redes do porto....alguma vez o j.c.ou o artur fazia aquela defesa??????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira16/3/15 19:44

      Mas tu és mesmo benfiquista? Realmente, ponha-se os olhos no Fabiano que ontem foi expulso sem necessidade, ele é que é bom!

      Eliminar
  5. Curioso, ontem e hoje canta-se loas à dupla Samaris& Pizzi, toda a Imprensa escrita e falada o faz, e eu pergunto. contrataram Samaris que era 8 para a posição 6, contrataram o Pizzi que era ala, para a posição 8, todavia omite-se que ambos custaram 22 M€, isto é, investiram "apenas" 22 M€ em dois adaptados? Por "apenas" 22 M€, porque não contrataram 2 atletas para as suas posições de origem? Enfim, coisas de ricos Clubes, ou Clubes ricos e abastados ...

    Em contraste, o FC Porto contratou em 2013 o médio Herrera por 8 M€ e nem o requalificou como ala, mas joga sim na sua posição de origem!


    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este ano compraste um central de 8 milhões e adaptaste-o ao lado esquerdo... do banco. Da mesma forma, compraste um ponta-de-lança por mais de 11 milhões que parece andar emprestado ao hospital de São João.

      No Benfica de Jorge Jesus, os jogadores não têm código de barras nem trazem etiquetas, jogam nas posições que o nosso treinador entende e normalmente saem mais competentes do que entram. Mas isso são coisas que os Carroilas não entendem, pois não têm noção do trabalho e conhecimentos que requer ensinar uma posição nova.

      Eliminar
    2. A inveja é uma coisa muito feia! Vê-se a escorrer como baba de ódio pelos cantos da boca.
      O Herrera custou mais do que 8M e não é 100% do Porto. Samaris e Pizzi são 100% do Benfica.

      Eliminar
    3. Carroilas o que acha se vendermos esses mesmos jogadores por apenas 50 M$ ou mais?

      Eliminar
  6. talisca ainda vai calar muita gente. sim, beneficiou de vir com rodagem de um campeonato em andamento. mas agora esta a ser prejudicado por nao ter ferias ha ano e meio. e nao esquecer duas coisas: 1, a idade dele. 2, ha um ano e meio jogava na segunda divisao do brasil. dêem-lhe tempo.

    ola john... eu tb nao sou apreciador. mas o jesus previlegia claramente, e com resultados muito bons, os jogadores com mais tempo de trabalho no treino e mais profundamente conhecedores dos processos da equipa, em vez de apenas aspectos da qualdiade individual de base.

    por esse mesmo motivo, mukhtar e jonathan ainda nem 1 minuto jogaram. o guedes ja teve algumas oportunidades, e mais terá.

    mourinho? mourinho estagnou ha algum tempo e neste momento leva 10-0 do jorge jesus.

    ResponderEliminar
  7. João Lima16/3/15 19:48

    Parei de ler quando dizes "É indesmentível que Jorge Jesus é dos melhores treinadores do Mundo". O que eu me ri quando tu disseste isso.Desde quando?lol Com todo o respeito que mereces porque sei que és mesmo Benfiquista e por isso e só por isso mereces o meu respeito mesmo dizendo baboseiras como Jorge Jesus é um dos melhores treinadores do Mundo.Peço desculpa mas Jorge Jesus um dos melhores treinadores do Mundo é uma bela anedota.JJ é um treinador mediano que serve apenas para consumo interno , porque o campeonato português é muito fraquinho , com a maioria das suas equipas a não terem lugar nem na 3ª divisão espanhola.Dizeres que JJ é um dos melhores treinadores do Mundo é como dizeres que LFV não é mentiroso.Mas é a tua opinião e eu respeito , mas discordo completamente.O que não falta por aí é melhores treinadores que JJ.Mas confesso mais mentirosos que LFV e mais publicidade enganosa à LFV aí sim já é difícil encontrar ou quase impossível.

    Saudações Benfiquistas

    João Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não falta por aí são treinadores com mais ESTATUTO que o Jesus. Mais competentes haverá, mas não são assim tantos...

      Eliminar
  8. Ainda estou para perceber porque é permitido aos adeptos do fóculporto virem para aqui mandar bitaites e são aceites mesmo que servindo só para fazer número,enquanto que os comentários de alguns adeptos do SLB, são enviados para o lixo ...
    Bizarrias difíceis de entender !

    Porteiro do Inferno

    ResponderEliminar
  9. Jorge Jesus é dos melhores do mundo.
    Ponto.
    Não há mas nem todavia nem porém!
    Quem acha o contrário é porque de futebol percebe zero.
    Não se ofendam.
    Não há nada de mal disso. Existem biliões de pessoas na mesma situação.

    São muito úteis na bancada a gritar pelo Benfica!
    Quanto ao resto...

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  10. Publique-se isto abaixo para que o Universo Benfiquista fique a saber a verdade.

    http://www.dn.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=663009

    O Orelhas e suas aventuras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AntiPorKo16/3/15 23:00

      A PJ já veio dizer que esse dossier, que o PC chamou de "Apito Encarnado", é um documento apócrifo, falseado, cheio de mentiras e suspeitas falsas feito com papel timbrado roubado de dentro da PJ com a intuito de desviar as atenções do verdadeiro Apito, o Dourado, com a intenção de acusar o LFV e o Benfica de mentiras. Também se soube que esse documento foi feito por pessoas afectas ao Porto e por ordens diretas de PC. Saiu-lhe mais uma vez o tiro pela culatra que lhe furou os pés.

      Eliminar
    2. Pois é anónimo,
      Tal como tu, essa verborreia escrita também foi baseada numa denúncia anónima... Ah GANDA valentes cheios de coragem que se escondem atrás do anonimato....
      Eu sei, eu sei que vocês têm muita dificuldade em lidar com a verdade, mas é a vida....
      Essa de meter ao barulho a Morgado e o Saldanha Sanches ( que já nem sequer está para se defender) só revela ignorância, pequenez de edpírito etc etc
      Enfim, nada surpreendente
      RA

      Eliminar
  11. Nelson Oliveira, Bernardo Silva e João Cancelo têm sido destaques e TITULARÍSSIMOS nos seus clubes. Todos eles com plantéis galácticos. E deixam no banco craques de alto nível (ou será que estou enganado e mal jogam?).
    Há sempre algo para criticar, mesmo depois de verem a equipa a jogar futebol de grandíssimo nível como foi o caso deste sábado.
    Eu continuo na minha, e prefiro dar o beneficio da dúvida ao grande treinador que tenho no meu clube, do que a bloggers com agenda bem definida, para os quais os meninos têm de jogar porque têm de jogar. Não jogam em lado nenhum para onde vão, mas aqui têm de jogar porque sim.

    No Benfica jogam os que o treinador do Benfica entende, e vão ter de aprender a viver com isso, pelo menos estou descansado, porque enquanto JJ lá estiver, acabaram os lugares cativos decididos por alguns adeptos, as vacas sagradas acabaram. Ou dão o litro ou não jogam. Que o JJ fique por muitos anos, é o que espero.

    P.S.: Depois do magnifico trabalho que está a ser feito com o Pizzi, com muito mérito do próprio, claro, trata-se logo de atacar o Talisca. Já estava a faltar esta. Aguentou uns tempos mas voltam à carga. Até o Ola John atacam. Alguém no seu perfeito juízo pode questionar sequer a qualidade do Ola John?? Não é regular, ainda, é um facto, agora classificar um jogador destes como um flop, tal como o Talisca, que só jogou bem quando tinha andamento... (que tal mencionar que o rapaz está a jogar à ano e meio seguido sem férias?? não conta? quanta desonestidade intelectual..).

    Saudações Benfiquistas
    JorgeGN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm mais ou menos a mesma titularidade que o Coentrao...

      Eliminar
    2. Só que o Coentrão não joga porque ou está lesionado ou porque não tem ritmo de jogo caro GB.....desde que saiu do Benfica o Coentrão fez apenas uma época boa depois tem sido Lesões atrás de Lesões

      Eliminar
  12. LFV é uma das pessoas do sistema com mais influência ou não tivesse ele sido aluno de Pc.São os dois farinha do mesmo saco.

    ResponderEliminar
  13. APÓS DUAS JORNADAS EM QUE O BENFICA
    TEVE 4 PENALTIS 4 GAMADOS, COMO PODE
    UM LORPATEGUI FALAR EM DESIGUALDADES APINTADORAS???

    ÓBVIAMENTE FÁ-LO MANDADO PELA ESTRUTURA
    PARA QUE OS APINTADORES OS AJUDEM E PREJUDIQUEM
    O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Salvio chuta, a bola ressalta no joelho do Lima e bate sem querer no braço do defesa do Braga? Isso é penalty? É pá, tem juízo.

      Eliminar
    2. o primeiro penaly nao existe. mas o segundo existe - o pedro tiba ate mexe um bocado o braço na direccao da bola, ao contrario do primeiro lance.

      Eliminar
  14. Um bom medidor para a qualidade de jogo Benfiquista é a quantidade de andróides que infestam o NGB. Estou a gostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom medidor para a qualidade do jogo portista é a quantidade de vermelhos que vieram a terreiro mostrar medo. João Gabriel, Varandas, Viravinho, Moniz, Rui Gomes, Telmo Correia, Silvio Cervan, Seara, Bagão Felix. Todos eles mostraram medo. Muito medo.

      Eliminar
    2. secretario, domingos, jaime magalhaes, clayton, aguiar, guedes, maniche, sousa tavares, jose manuel ribeiro, enfim, por aí fora. medo? sim: dos tentaculos do teu polvo azul corrupto.

      Eliminar
  15. Quanto ao post, Jorge Jesus é indiscutivelmente um grandíssimo treinador. Ainda bem que tem as falhas que todos conhecemos, porque senão já não era nosso treinador. O meu desejo é que fique por cá muitos anos. Sim muitos anos, porque ainda nos dará muitas alegrias. Porque eu não tenho memória curta, porque eu sei o que foram os anos 90 e 2000, porque eu sei o que foram os anos 80 e porque eu sei o que estão a ser os anos 2010 (passe a expressão). O importante agora é dominar em Portugal, o Bi é importantíssimo, toda a gente sabe isso, até os andróides, por isso é que andam aqui tipo varejas, a impestar. Se fosse nos blogs deles, as nossas opiniões eram logo censuradas, todos sabemos isso. Aqui comentam à vontade, como é apanágio Benfiquista. Eu sou contra, mas percebo, é assim a tradição Benfiquista, a da pluralidade.

    Primeiro o Bi, safoda a fruteira, o Bi tem de ser nosso, o Bi, o Bi, o Bi, o Bi. Para amanhã atacarmos o Tri. Primeiro Portugal, depois deixar marca na Europa. Mas primeiro recuperarmos o nosso lugar de direito cá dentro. É isso que muitos Benfiquistas não percebem e não consigo entender a dificuldade nisso.

    ResponderEliminar
  16. ao benfica em duas jornadas consecutivas
    gamaram-lhe 4 PENALTIS

    E anda o gebo lorpategui a falar
    em arbitragens

    eles falam para cansar os apintadores
    para mamarem como andam a mamar

    e para verem se o benfica é prejudicado
    como o anda a ser (2jogos roubo de 4 penaltis)

    ResponderEliminar
  17. “”P edro Emanuel deixa de fora jogador do Porto. Com o FC Porto não há indignação das virgens! Imprensa desportiva em silêncio!
    «Não dou justificações a ninguém mas vou abrir uma exceção. O Kayembe treinou condicionado durante a semana e para mim a última palavra é sempre dos jogadores. Considerei, depois de falar com ele, não estava a 100% para dar aquilo que pretendo dentro de campo, por isso não esteve presente»
    Declarações de Pedro Emanuel exaltado com a incomoda questão””

    HÁ UM INDIGNADO DE CERTEZA
    É O MESMO QUE PARTICIPOU DAQUELES 2
    JOGADORES DO BELENENSES
    CONTRA O BENFICA
    (só para ver se ganhava alguma coisa na secretaria)
    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEH
    E TAMBEM O SR DA VERDADE DESPORTIVA
    EHEHEHEHEHEHEHEEHEH
    (só o Benfica lhe faz borbulhas. Os outros podem
    fazer tudo)

    ResponderEliminar
  18. Então o Tiago Rodrigues do Nacional viu o 5º amarelo?
    Mais um que não defronta o seu clube... e depois têm lata de falar de colos, e dos jogadores do belenenses?!?!?!
    este assunto deveria ser explorado assim como os arbitros que não apitam o porto há mais de 2 anos, e são internacionais!!!

    ResponderEliminar
  19. Essa é para vocês
    Desde que O Luis Filipe Vieira é Presidente já ganhamos
    3 trofeus inéditos
    Titulo Europeu de Futsal, de Hóquei, masculino e feminino
    e mais não digo quano falaram no referido senhor lavam a boca com sabão
    Mário Roberto Melo

    ResponderEliminar
  20. Dizer que JJ é um dos melhores treinadores do mundo, dizer que Coentrao nao joga no Real porque defende mal e dizer que Pizzi é melhora so pq o JJ o poe a jogar é revelador de gente que nao percebe nem acompanha nada de futebol!
    JJ é treinador mediano, tá provado pelos titulos e pelos jogos perdidos com equipas equiparadas ao Benfica!
    Coentrao nao tem jogado no Real Madrid por ter muitas lesoes com Mourinho por exemplo era titular!
    Isso do descobrir jogadores é mt relativo, por exemplo, o Talisca por muitos minutos que JJ lhe ofereça jamais será jogador de top, tá provado! Eu gostava de ver outros com os mesmos minutos e paciencia dados por exemplo ao Joao Teixeira que na posiçao de trinco nao temos no Benfica jogador com capacidade tecnica igual, tivemos sim um Matic que fazia uma conduçao de bola quase perfeita, já no campo defensivo o mesmo puto da equipa B é tambem bom mas, claro temos as contrataçoes de JJ e esses é que jogam...
    Temos um bom avançado, na minha opiniao Derley nao está a ser bem aproveitado, cobre mt bem a bola, desmarca se mt bem, e trabalha como ninguem em campo espero bem que jogue mais!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "o Talisca por muitos minutos que JJ lhe ofereça jamais será jogador de top". Se calhar já disseste anteriormente o mesmo de Samaris e agora....

      Eliminar
    2. Continuo a dizer, o Talisca é fraquinho!!

      Eliminar
  21. "O que Jesus fez foi ver o que mais ninguém viu e ajustar as características de um grande jogador a outro espaço." "Um grande jogador..", mas no início da época quem é que dizia que o Pizzi era 1 grande jogador? Seriam aqueles que diziam que ele nem lugar tinha no Espanhol e que não compreendiam o porquê de vir para o Benfica e que seria mais uma negociata?

    "não estou a falar de ter transformado "merda em ouro". Desiludam-se! Isso não existe... talvez só mesmo o Mourinho.." Pelo amor de Deus, mas quem é a "merda" que o Mourinho transformou em "ouro"? O Mourinho veio à dias mandar mais uma indirecta para o Ancelotti e dizer que se fosse ele que treinasse o Chelsea na altura em que o Matic veio para o Benfica , não permitia que tal acontecesse. Mas ele, que diz conhecer todos os jogadores e Taliscas e D'Artagnans, porque é que não foi buscar para o Inter ou Real Madrid o Matic quando este estava no Vitesse? E porque é que deixou sair o Garay ou o Rodrigo? E porque é que gastou uma pipa de massa na contratação do Filipe Luis ao Atlético de Madrid e que não é titular. Ou o Salah que agora está emprestado à Fiorentina? Ou o Kevin De Bruyne que brilha no Wolfsburg? E porque é que em vez do Matic, preferiu levar para o Real Madrid jogadores como o Lassana Diarra, o Altintop, o Nuri Sahin ou o Essien?
    Digo mais, não sei porque é que muitos benfiquistas admiram tanto o Mourinho, que não teve carácter na altura em que esteve no Benfica pois após o jogo Benfica-Sporting(3-0) foi ter com o Presidente Manuel Vilarinho e lhe disse que se não lhe prolongasse logo ali o contrato na manhã do dia seguinte já não aparecia para dar o treino. Mas o que é isto? É canalhice, a mesma que demonstrou na reposta que deu ao Jorge Jesus tentando rebaixá-lo ao máximo e nos comportamentos que tem e teve com outros treinadores como Wenger ou Tito Vilanova, a quem enfiou 1 dedo no olho. Óh, se fosse o Jesus a fazer isto tudo, já tinham exigido a sua prisão...

    "Depois há a teimosia, também boa de se impor a adeptos como eu que nunca acreditaram.." Mas por isso é que ele é que é treinador e tu não, ou seja, ele sabe mais da "poda" do que nós todos juntos.

    Talisca "via-se a léguas que só se destacava enquanto...", GB ou muito me engano ou daqui a uns tempos vais ter que engolir mais 1 sapo.

    "falta de aposta no Gonçalo Guedes". Calma, o puto ainda só tem 18 anos, deixem-no crescer naturalmente.
    "não ter tentado pegar no Oliveira, Bernardo ou no Cancelo". Relembro que na altura "apareceram" o Oliveira e o Rodrigo ao mesmo tempo e que no início até foi o Oliveira quem teve mais oportunidades mas, como tem feito até agora por todos os clubes por onde passa, não as soube aproveitar, ao contrário do Rodrigo. Quanto ao Bernardo, poderá vir a ser 1 grande jogador, mas para já estava tapado no Benfica e entretanto surgiu a oportunidade de jogar no Mónaco, o que acabou por ser 1 excelente negócio para todas as partes. Em relação ao Cancelo, meu amigo, enquanto o Super Maxi estiver no Benfica, será dono e senhor da lateral direita. E temos boas alternativas como o Sílvio e o André Almeida.

    h.meireles

    ResponderEliminar
  22. Vamos lá então elencar e dissecar alguns dos mitos que se criaram à volta de Jorge de Jesus. Antes disso há que dizer que muitos destes mitos são criados pelos próprios adeptos do Benfica. São aqueles adeptos acéfalos (sim, também os há no SLB) que vão do inferno ao céu ao ritmo das derrotas e das vitórias. São adeptos que o pouco que sabem de futebol é só adquirido a ver os jogos e a ser emprenhados pelos ouvidos pelos ribeiros cristóvão desta vida. Depois há os que têm a mania que sabem tudo e que treinar uma equipa da dimensão do Glorioso é com eles. A seguir temos os talibans, para quem tudo o que mexe é para abater, criticando cegamente. Por fim, os antis, que recorrem à mentira e à calúnia para denegrir um treinador por quem dariam o cuzinho para terem nos seus deprimentes clubes. Vamos lá então:

    JJ é teimoso - temos ouvido esta frase desde que o treinador Jorge Jesus chegou ao Benfica. Mas vamos lá a ver: é teimoso porque…? Tem ideias próprias e a convicção das mesmas, não se deixando influenciar por fatores externos. Aposta e trabalha nelas até à exaustão, promovendo aqui e ali algumas variantes. Para as levar à prática escolhe os jogadores que pensa interpretarem melhor as suas ideias, mesmo que muitos os achem velhos, gordos, com problemas crónicos. Prefiro ter um treinador «teimoso» na aplicação das suas ideias do que um treinador que faça aquilo que os outros esperam que ele faça, tipo catavento. A teimosia, por si só, não é uma característica negativa. As pessoas que trabalham em investigação, em ciência, em criação (moda, artes, arquitetura, etc.), sabem perfeitamente que a teimosia é essencial para se ultrapassar obstáculos, bloqueios, não nos deixando derrotar pelos fracassos. O que existe também é muita gente que confunde conceitos, além de serem maus juízes de personalidade. Nestas circunstancias a teimosia chama-se assertividade. Mito derrubado: JJ não é teimoso, é ASSERTIVO.

    JJ é arrogante - quantas, mas quantas vezes ouvimos as pessoas a dizerem isto de uma forma arrogante?... JJ é bom, sabe que é bom e por vezes gosta de fazer gala disso. Talvez por ter subido a pulso na sua carreira… JJ tem alguns problemas de comunicação, é verdade. Tem um discurso a que estamos pouco habituados. Mas tenho a certeza que a sua família e os seus amigos não o acharão arrogante. Com a idade que tem já aturou muito e especialmente a nossa comunicação social. Até o Enzo já os mandou à merda! Em Portugal há uma cultura da mediocridade. De uma forma geral, o nível cultural é baixo e a maior parte das pessoas não consegue sair disso e atingir patamares de excelência. Quem o consegue é imediatamente objeto de inveja e a maledicência entra em cena. Vejam, o homem da rua que, mesmo admitindo que JJ é um bom treinador, atira logo de seguida "…mas não sabe falar…", esse sim, está a ser arrogante. Mito derrubado: JJ não é arrogante, é COMPETENTE.

    continua

    ResponderEliminar
  23. continuação

    JJ não gosta de jogadores portugueses - ele já explicou o óbvio. Ele não olha a nacionalidades. Ele olha à qualidade. Quem não perceber isto sem lho explicarem… A verdade é que há poucos portugueses disponíveis para ou no Benfica com qualidade. O SLB, já tendo tido certas nacionalidades a dominarem o plantel, neste momento é bastante equilibrado. Se virmos por este prisma, Portugal é um país bem representado: Brasil - 9, Portugal - 6, Argentina - 3, Uruguai - 2, Sérvia - 2, Holanda - 1, Suíça - 1, Alemanha - 1, , Grécia - 1, Itália - 1. Atendendo que o Brasil é um gigante com 190 milhões de habitantes, não estamos nada mal servidos de portugueses. E este número irá com certeza aumentar, já que existe um clube em Portugal que apostou forte na formação e em breve teremos mais qualidade nos jovens jogadores portuguese. Ah, é verdade, esse clube é mesmo o Benfica! Mito derrubado: JJ gosta de jogadores portugueses de qualidade.

    JJ não aposta na formação - este mito está relacionado com o anterior. A verdade é que o técnico principal de um clube como o SLB não pode ser simultaneamente o formador das camadas jovens. Para isso, os clubes têm pessoas na sua estrutura encarregues dessa missão. JJ recebe os jogadores da formação já formados. A partir daí o seu trabalho é o da integração na equipa principal. Saiam bastantes jogadores da formação com QUALIDADE e JJ apostará neles. O caso mais recente é Gonçalo Guedes. Mito derrubado: JJ aposta na formação de qualidade.

    JJ não potencia jogadores - por vezes lá aparece um engraçadinho a reclamar, dizendo que os jogadores atribuídos a JJ já eram bons antes de passarem pelas suas mão. Mais uma vez ouçam o técnico do Benfica. Ele já explicou por diversas vezes que o jogador tem ou não tem! Se não tem, ele é Jesus mas não faz milagres (e aqui incluem-se muitos dos jovens da formação e alguns barretes que compramos lá fora). Se tem, JJ é capaz de potenciar o que de melhor os jogadores têm. A lista é tão longa que não se compreende como se continua a insinuar que o Nosso Treinador não sabe trabalhar com os atletas. Apenas cito o último: Samaris! Mito derrubado: JJ já potenciou tantos jogadores desde que chegou à Luz que a lista já é fastidiosa de elencar.

    JJ inventa e não aprende com os erros - se não inventasse é que estávamos mal! Às vezes corre mal? Claro que às vezes corre mal! JJ é um criativo, pelo que a invenção está-lhe no sangue. Só inventando pode evoluir como treinador. O Jesus de 2015 é diferente do de 2009. O futebol praticado continua de grande qualidade, excitante, mas diferente. JJ experimenta e aprende com os erros. O Benfica atualmente defende muito melhor do que em 2009, prova de que JJ evoluiu e aprendeu com os erros. Teve que inventar para aqui chegar. Mito derrubado: JJ inventa porque é um treinador criativo e moderno.

    A lista não está completa porque não fui teimoso suficiente e já me cansei de a escrever. Que outros a completem. Força Jorge Jesus!

    Viva o BENFICA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então qual é a tua categoria de adepto? É que não és treinador do Benfica, não vês os treinos todos, não ouves os Cristovaos desta vida, não emprenhas pelos ouvidos e não consegues ter opiniao propria no que toca á qualidade de um jogador, não sabes ver se tem qualidade ou nao com o teu proprio "olho" e ainda por cima é um daqueles que diz amém com o que JJ diz!! A esses chamo os carneirinhos que nao teem opiniao propria e basta ver uma pedra e JJ dizer que é um pau que dizes que é um pau, ou entao quem nao tem a mesma opiniao sãos abutres!! Os Vieiristas têem muitos desses sintomas....

      Eliminar
    2. redwing, vejo que a carapuça te serviu! Revês-te portanto num dos tipos que apontei. Fazes bem. Essa conversa do amén e do carneiro do vieira é mesmo conversa de taliban. O teu comentário, contudo, suscita-me algumas notas, a começar pelo não ter opinião própria sobre a qualidade de um jogador. Não sei onde leste isso no meu comentário, mas eu a essa e às outras considerações respondo-te da seguinte forma: na época transata ganhámos o Poker das competições nacionais e fomos espoliados na final europeia onde chegámos com brilhantismo. Esta época, quando muitos (tu provavelmente incluído) vaticinavam a descida de divisão por termos vendido ao desbarato uma equipa campeã e termos ido contratar jogadores velhos, gordos e lesionados, tecendo comentários como "agora é que o JJ tem hipótese de provar que vale alguma coisa, já que com os ricos plantéis que tem tido, até a minha avó era campeã...", ele aí está! Em primeiro desde o início do campeonato, já tendo ido ganhar ao ladrão, inclusive. Resumindo, a minha categoria de adepto é ter mais de 2 neurónios a funcionar e perceber que JJ tem feito um trabalho extraordinário no Benfica! Se ele está ganhar, a suplantar as expectativas iniciais, só posso continuar a dar-lhe o meu voto de confiança. Se tu não confias no teu treinador vencedor, quem lá quererias? O superhomem? Olha que esse também cometeria erros, assim como JJ. Sim, o JJ erra e falha e por vezes devia estar calado. Mas o que é isso comparado com os sucessos? Com o futebol espetáculo? Com a valorização de jogadores? Com o ter-nos devolvido a capacidade de sonhar? Com novas conquistas? E escusas de vir falar das más prestações na Champions. De todas as equipas em Portugal qual é a que tem tido melhor performance na Europa nos últimos anos? Queremos melhor? Claro que sim. Qual a melhor maneira de o conseguir? Mandar embora o Jesus? Poupem-me!...

      Eliminar
    3. Nao defendo que JJ seja assim tão espetacular, principalmente para quem ganha um ordenado pornografico, com planteis como o de á 2 anos e mesmo no ano passado a exigencia e a logica seria este ano estarmos a lutar pelo tri! Ele deu capacidade se sonhar? Com novas conquistas?? Meu caro o que com ele aprendi foi tudo menos sonhar! Nas horas que deve mostrar que é o melhor falhou sempre só se a tua memoria for como a dos acéfalos como explicas acima, JJ a unica coisa que realmente conseguiu foi um bom futebol o resto os Paulos Fonsecas, os Andres Vilas Boas, Lopeteguis, Vitor Pereiras e o super agente Jorge Mendes no que roca a volorizaçao de jogadores conseguem, ta provado!! Quanto á carapuça que supostamente me serviu nada tenho a dizer, apenas achei interessante a tua acusaçao de que quem pensa diferente é "abutre", quem diz isso é o teu presidente ou nao é??

      Eliminar
    4. O meu presidente? Mas tu não és benfiquista? Então é o nosso presidente.

      http://aivalebujas.blogspot.pt/2014/10/caca-ao-pato.html

      Eliminar
  24. Concordo. Em muitas vertentes, o Mourinho tem que pedir licença ao Jesus, mas bloqueios mentais previnem Jesus de atingir um status que possivelmente o fariam um treinador especial.
    O Pizzi é uma criação fenomenal. Já sabia do potencial do miúdo, mas transforma-lo numa posição que requer qualidades de 6 e de 10- talvez a posição mais difícil em qualquer sistema tático- é de mestre.
    Obviamente e como sempre defendi, esta tática de apenas um médio defensivo, só pode ser utilizada em Portugal. Numa Champions, por exemplo, faz muito mais sentido para mim ver o Pizzi acompanhado por outro médio, num 4-3-3. O 4-4-2 contra equipas com grande qualidae de posse de bola, como o Porto, que utilizam os três médios para construir jogo, obriga o Benfica a recuar linhas e procurar jogar no contra-ataque, algo que vai contra o pedigree do Benfica: De forma simples, mais ou menos isso.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking