O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 7 de março de 2015

Cagufa Silenciosa

. 31 comentários
As últimas semanas no Universo Benfiquista têm revelado em muitos aquilo que eu chamo de Cagufa Silenciosa, e que se revela muitas vezes no relvado nas equipas de futebol, e que fazem um simples segundo ser a diferença entre a glória e o inferno.

É aquela equipa que à partida é mais fraca do que o adversário, mas que consegue marcar um golo e colocar-se na dianteira fazendo uma exibição absolutamente perfeita, sem erros, revelando segurança, organização, confiança, concentração, espírito guerreiro, que faz adivinhar uma vitória inesperada e histórica, mas inteiramente justa.

Mas eis que ao minuto 85 o Golias marca golo e empata o jogo. O Golias cresce no jogo revelando uma força que não se vira até então, o David (a equipa mais fraca) borra-se de medo com a perfeita noção de que os últimos 5 minutos do jogo vão ser terríveis e colocarão a nu toda a sua debilidade, os níveis de concentração descem drasticamente, a organização desmorona-se, cada ataque do Golias cria situações de golo eminente, e o Golias acaba por chegar à vitória naturalmente, com o David já derrotado ainda antes do segundo golo acontecer.

Aquele minuto 85 acaba por ser o clique que consegue mudar todo o ship mental de um jogo. O David, sem que perceba bem porquê, deixou de ser capaz de jogar como fizera durante 85 minutos, e o Golias conseguiu de repente passar a fazer tudo bem, também ele sem encontrar uma explicação lógica para o facto de não o ter conseguido fazer até então.

Fenómenos como este são o sal e o açúcar de um jogo de futebol, e são os porquês da importância da força mental das equipas, e como essa força pode fazer a diferença entre um campeão e um eterno candidato.

É isso aliás que os nossos pais nos ensinam desde pequeninos: Acreditar sempre que somos tão fortes e tão capazes como os melhores mesmo que não o sejamos, nunca virar as costas ao predador, porque no momento em que o fizermos, no momento em que o predador cheirar em nós o medo e os suores frios, lança-se à presa e devora-a num ápice!

Esses David e Golias neste momento chamam-se Benfica e FCPorto. E também aqui vou ser coerente com aquilo que sempre escrevi desde o início de época, aquilo que para mim é um facto e um dado adquirido, de que este ano o plantel do FCPorto é mais forte do que o do Benfica, e que por isso era o FCPorto o grande favorito à conquista deste título.

E como eu sou dos que acredito naquilo que a estatística prova, de que quase sempre as equipas que mais gastam nos ordenados do seu plantel são aquelas que ganham, e como essa equipa que mais gasta é neste momento o FCPorto, eu sou daqueles que encaro hoje com a mesma naturalidade com que encarava no início de época, a hipótese de o FCPorto vir a ser o Campeão Nacional este ano.

Quero com isto dizer que não acredito na vitória do Benfica? De maneira nenhuma! Embora quem mais gaste vença quase sempre, não vence sempre, e o Benfica tem tudo para quebrar essa regra este ano.

Por demérito próprio o FCPorto não foi tão forte no início de época como seria de esperar. No sentido inverso o Benfica conseguiu chegar quase sempre às vitórias mesmo sem quase nunca brilhar, e juntando os dois factos, e um tanto subitamente e contra o prognóstico da maioria, o Benfica conseguiu uma vantagem pontual que lhe fez embalar para o título, mas que nunca serviu para me convencer de que estávamos na frente porque éramos superiores ao FCPorto.

O problema é que muitos acreditaram (e legitimamente diga-se) que a vantagem encarnada traduzia uma superioridade óbvia sobre o nosso adversário. Esses benfiquistas “cresceram” com a vantagem, com alguma arrogância até (tão inocente e tão natural nestas ocasiões) lançaram os foguetes antes da hora e usaram o argumento da diferença pontual para fazer chacota sobre os rivais (que também faz parte), e agora, parecem mais receosos,. Ainda conseguem gozar com os seus amigos dos clubes adversários, mas os músculos faciais já estão mais rígidos.

No fundo, os adeptos da Cagufa Silenciosa reconhecem a força do FCPorto, reconhecimento esse que se traduz num quase desespero para que a vantagem de quatro pontos não se reduza para dois ou um, para que o campeonato se possa decidir tendo o Benfica de derrotar apenas a Uva Mijona  da nossa Liga, sem termos de provar a nossa força derrotando os pesos pesados também.

Os adeptos da Cagufa Silenciosa são pois aqueles adeptos que há três semanas atrás já cantavam vitória, e agora estão convictos de que se a vantagem de 4 pontos diminuir o campeonato estará perdido e acaba em Março, e rapidamente passarão da euforia desmedida ao ataque a tudo e todos, porque a obrigação deste Benfica era ter o campeonato decidido já em Janeiro!

Ora bolas,

Aquilo que eu espero, é que no balneário do Benfica não haja contágio desta Cagufa Silenciosa que se percebe em alguns adeptos! Aquilo que eu espero, e aquilo em que acredito, é que no balneário benfiquista exista a crença convicta de que o Benfica é tão forte como o Golias mesmo que não o seja, e que mesmo que o jogo da Luz tenha de contar (ao contrario dos adeptos da Cagufa Silenciosa que desesperam para que esse jogo já não conte), o Benfica tem TUDO para vencer esse duelo jogado na nossa casa e reforçar a dianteira!

Aquilo que eu espero que exista nos jogadores do Benfica é a profunda convicção da sua força e daquilo que são capazes de fazer, e que a data desse duelo seja uma meta nas suas cabeças que adorariam que chegasse já amanhã, e não uma pedra nos seus caminhos que causa suores frios e insónias profundas.

E eu acredito que existe essa convicção! É isso pelo menos que percebo nas palavras de Jorge Jesus, que sempre minimiza os jogos do adversário, focando toda a sua atenção naquilo que realmente importa, que são os nossos jogos, a nossa força, aquilo que já provámos ser capazes de fazer, o nosso estatuto de campeão.

Mas que caramba! Se por alguma razão a nossa vantagem diminuir, não fomos já vencer ao Dragão? Porque razão não seremos capazes de o fazer na Luz novamente?! Um futuro Bi-Campeão com medo de jogos de campeões, aqueles que todos os grandes jogadores gostam de jogar?!

Haverá forma melhor de provar a todos os detratores e desvalorizadores dos nossos méritos, a justeza do Bi-Campeonato?








Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

31 comentários

  1. Anónimo7/3/15 21:19

    Excelente texto. Está lá tudo. Só faltou dizer, sublinhar 2 coisas:

    1) - Houve muitos, demasiados, descarados 'erros' de arbitragem a favor do SLB.
    A Liga da Verdade do RS prova-o.

    2) - No Dragão, fizeram apenas 2 remates à baliza do FCP e limitaram-se a estacionar
    o Autobus como se fossem uma equipa pequena. Limitaram-se a aproveitar uma
    falha do g.r. Fabiano e a marcar um golo com a anca. Quem jogou futebol e quem
    gosta e percebe de futebol, sabe bem que em 10 jogos iguais perderiam sempre 9.

    Tiago Videira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/3/15 22:05

      " Excelente texto. Está lá tudo "

      Quando leio um comentário de um porko a aplaudir um texto de um adepto do SLB, é porque algo de estranho se está a passar !

      RedMoon, cuidado com os elogios de um videirinho sobretudo quando são frequentadores assíduos deste blog: http://dragaodoente.blogspot.pt/ ...

      https://www.blogger.com/comment.g?blogID=6505374711815584425&postID=8262812438145577032&isPopup=true

      Eliminar
    2. Anónimo7/3/15 22:05

      Acho que o sumo extraído do fruto da videira está a fazer estragos... Vai lá ver os últimos 10 resultados entre SLB e fcp, quantos perdeu o SLB? Não me parece que tenham sido 9... Mas olha, só os burros e estúpidos ė que falam de arbitragens, esta é um mandamento do papa!

      Eterno 29!

      Eliminar
    3. Anónimo7/3/15 22:09

      A liga da verdade do rui santos. ahahahahahahahah

      Eliminar
    4. Anónimo7/3/15 22:22

      A liga da verdade do RS tem tanta validade quanto os comentários que aqui fazes: 0.

      Quem jogou, gosta e percebe de futebol fala sobre o jogo, quem não gosta ou tem outras motivações fala de árbitros - coisa que o teu presidente diz ser estúpida.

      Eliminar
  2. Parei de ler a meio do texto, às vezes quando não se tem nada de jeito para dizer é melhor estar calado!

    ResponderEliminar
  3. "ship mental"???? Barco mental??

    ResponderEliminar
  4. Não gostei da cagufa no jogo com a lagartada!
    E terá sido aí que a cagufa silenciosa se instalou!
    Há que dar a volta!
    Carrega Benfica!
    Toca a dar um salto à Nelson!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/3/15 21:50

    COPIADO
    MAS É BEM VERDADE
    NÃO O INFORMARAM DO HISTÓRICO
    NEM LHE DISSERAM TUDO

    ""Até Lopetegui se descaiu...
    Julen Lopetegui tem encarnado bem o papel de moço de fretes da ordem vigente na Torre das Antas. O papel de lacaio assenta-lhe bem... Chegou convencido que podia fazer tudo à moda dele e depressa foi posto no lugar. Os métodos? Os habituais, foi chamado ao tapete vermelho e foi-lhe lida a cartilha maternal e o discurso dele mudou. Aprende depressa, o espanhol! É um bom lacaio!


    Ontem, Lopetegui, apesar de ser um bom aluno, descaiu-se ao afirmar que esperava um Braga mais intenso. Claro que sim, ele estudou a equipa adversária, mas faltou à aula onde se ensinava o histórico do confronto entre ambos e as relações do eixo Porto x Braga! Honestamente, eu nunca esperei nada dos dóceis Guerreiros do Minho, que quando defrontam o azul ficam muito mais calminhos... Ao contrário de vermelho. Aliás, Salvador já avisou: fazer de tudo para nos vencer!"""

    ResponderEliminar
  6. ANTI-GEBOS7/3/15 21:55

    SÓ TENHO A DIZER
    QUE TEXTO INFELIZ

    TEM ALGUMAS VERDADES
    MAS TAMBEM MUITAS ANÁLISES
    A MEU VER INCORRECTAS

    PS-NÃO PRECISAMOS DE INIMIGOS

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/3/15 22:01

    Oh Redmoon ate te tinha como bom escriba, mas este tipo de texto antes de um jogo tao importante como o de amanha, hoje e que não vem nada a calhar... Talvez na segunda feira e independentemente do resultado seria mais apropriado, mas esta ė a minha opiniao! Parece que estas a sobrevalorizar os jogos do rival, e ontem foi casados vs solteiros, e a desvalorizar os jogos do Glorioso SLB, que com esforço e mérito tem sido capazes de vencer! E essa tua teoria de quem mais gasta vence, é de bradar aos ceus... Atlético de Madrid e Borusua de Dortmund duzem-te alguma coisa? Manchester City diz-te alguma coisa? Sao apenas alguns exemplos para desvirtuar a tua teoria... E olha que existem muitos mais...
    Com cagufa pareces tu...a vantagem diminuir!? Enfim, depois de tanta defesa de taliscass e JJ isso é um tiro no pé, não acreditar na equipa!

    Eterno 29!



    ResponderEliminar
  8. Paulo Geraldo7/3/15 22:05

    Anónimo portista das 21:19, qual é a liga da verdade que vale? A do caracolinhos da verdade desportiva manipulada ou a do Record?

    ResponderEliminar
  9. E pronto, n se pode introduzir realidade, que não sejam loas absolutas ao Benfica que há sempre gente que n consegue lidar com isso! Isso não ser bom benfiquista! É não ter capacidade crítica!
    http://forumluz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Augusto Vald'Anaya7/3/15 22:22

    Muitas vezes o pior inimigo do Benfica são os seus adeptos. Caro redmoon, você é aquele que sofre de cagufa, no seu caso semi silenciosa, e apenas quiz aqui vir exorcizar os seus fantasmas. Tudo o que escreve é apenas uma opinião, nada lhe dá o direito de generalizar. Eu não concordo consigo porque transforma prudência em "cagufa", transforma o fcp num plantel superior o que mostra que é apenas mais um intoxicado pela comunicação social que glorifica quem vai em segundo e menoriza aquela equipa que, não obstante ter perdido bons jogadores, tem talento emergente e uma equipa técnica capaz de a fazer render, contra todas as expectativas. O Benfica vai em primeiro porque é melhor. Tenho pena que seja mais um adepto permeável ao "veneno azuleitão", mas saiba que por cada infectado há milhões que não se deixam abater pelos profetas da desgraça. Et pluribus unum.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/3/15 22:26

    ...um qualquer filho da puta portista não escreveria um texto melhor.....

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/3/15 22:57

    Um texto que dá uma no cravo outra na ferradura. Muita confusão nessa cabecinha, embora acerte am algumas coisas.

    O que perturba essa teoria muito bonita é pensar que o passado se pode extrapolar indefinidamente para o futuro e que este irá ser igual ao passado. Nada de mais errado. O JJ já o disse e o plantel já o provou que o que se passou já são águas passadas, foram etapas no desenvolvimento da equipa que foram ultrapassadas e que nada se passa como antigamente.
    Temos é de estar atentos a golpes exteriores ao jogo, como pagamentos a jogadores, árbitros manhosos e outras coisas semelhantes.

    Para além disso, os porkistas estão todos convencidos que agora já vão ganhar o campeonato e isso deixa-me descansado. Um mês ou mais sem quem lhes meta os golos no estaleiro, vamos ver quem os faz.

    ResponderEliminar
  13. joão bonzinho7/3/15 23:13

    A que horas vão fazer o post a elogiar a formação?

    ResponderEliminar
  14. Só há cagufa silenciosa porque a cultura de vitoria na luz é uma merda. Ou, diria ate, inexistente.

    Mas, como hoje, o que interessa aos adeptos é ter estádios bonitos e museus, e andar todos os dias com o vale e Azevedo na boca, a vitoria passou para segundo plano.

    Quando voltar a existir o tribunal do terceiro anel, acaba-se a cagufa silenciosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/3/15 18:10

      " por cada infectado há milhões que não se deixam abater pelos profetas da desgraça."

      Esta é mesmo à tua medida !

      Invocas o tribunal do terceiro anel para provar o quê ?- Eu estive lá no dia 13 de março de 1955, e voltei a lá estar no dia 15 de Dezembro de 2001, vi o tribunal glorificar muitos jogadores e levar o Glorioso a vitórias tidas como inevitáveis , mas também assisti a muitas injustiças cometidas por esse mesmo tribunal !
      A cultura de vitória sempre existiu e manter-se-á sempre, assim os sócios e adeptos saibam ser dignos do clube que escolheram !

      Porteiro do Inferno

      Eliminar
    2. A culpa é claramente do LFV... O Jotapê podia escrever sempre que a culpa é do Vieira, já que todos os seus comentários vão nesse sentido.

      Eliminar
  15. Benfiquista8/3/15 06:53

    O único com cagufa aqui és tu Redmoon, cheiras a medo por todo o lado, devias tirar uma férias, fazias um favor aos benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/3/15 11:17

      Como disse alguém a exorcizar os próprios fantasmas. E depois fala como se esses fossem os sentimentos de todos os benfiquistas. Vá de retro!

      Eliminar
  16. Anónimo8/3/15 09:15

    Vem para aqui dizer que estamos em primeiro como mais 4 pontos sobre o segundo e que por acaso vai jogar a nossa casa e estamos medrosos! Eh pa isto ultrapassa tudo. Não quer ir a Arouca pôr um cartaz a dizer "estamos com medo do Porto, eles são mais fortes do que nós"
    Mesmo que eles ganhem todos os jogos, inclusive na Luz, só temos de ganhar os jogos em que claramente somos mais fortes do que o adversário!
    Quem tem uma maré vermelha atrás de si só tem medo se for um rato!
    O inferno é onde nós jogamos!
    Vamos a eles rapazes!

    O Irredutível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/3/15 11:18

      Na Luz ganhamos! Eles vêm de peito feito convencidos que nos vêm ganhar e vai-lhes acontecer o mesmo que no antro da porKalhota! E vai ser pelo mesmo resultado, 2-0!

      Eliminar
  17. Jotapê estàs sempre a defender o vale azevedo,
    qual foi o titulo que ele gainhou em 3 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não defendo ninguém, meu caro. Quero é que o Benfica ganhe.
      Vale e Azevedo ganhou tantos títulos quanto vieira em alguns períodos de 3 anos do seu mandato...
      Vês diferença?

      Eliminar
    2. O mesmo que outros em 3 anos. Deixassem-no lá ficar 11, para sabermos ao certo.

      Eliminar
    3. JotaPê, o Benfica ganha e tu vens sempre aqui dizer mal... não percebo. Ah, já sei, a culpa é claramente do LFV...
      Unknown, deixar lá o Vale e Azevedo 11 anos??!! Mas tu és maluco?

      Eliminar
  18. Anónimo8/3/15 15:18

    Caro redmon,

    Já tive oportunidade de te elogiar por alguns posts, mas este de facto considero confuso e acima de tudo com uma apreciação relativamente às exibições de Porto e Benfica que eu discordo em grande parte.
    Numa palavra acho que não estiveste nada feliz nesta tua dissertção.
    Eis as razões pelas quais eu discordo de muito do que escreveste:
    1) O Porto é o clube que mais investiu sem qualquer dúvida, mas não mostrou a nível nacional ter melhor equipa que o Benfica ( para mim ser equipa compreende organização, criatividade e sacrificio)
    2) Não vejo no Benfica, nem nos seus adeptos, uma atitude de medo face ao FC Porto. O que não existe - e ainda bem - neste momento é qualquer sobranceria
    3) O Porto ganhou vários jogos com vantagens minimas e alguns jogando mal.
    4) O Benfica não tendo o mesmos interpretes da época anterior tem feito alguns bons jogos e tem sido pragmatico quenado tem que ser
    Pedro R.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking