O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 16 de março de 2015

Análise à arbitragem: jogos de Sporting e FC Porto.

. 7 comentários

Análise à arbitragem pelo ex-árbitro Reborn:

Marítimo vs. Sporting:
LANCES CHAVE

Min.4 - Fora-de-jogo mal assinalado a João Mário. No momento do passe, João Mário está atrás do penúltimo defensor maritimista. Erro de análise de João Silva. (decisão incorrecta)

Min.17 - Após falta normal de Marega sobre Jefferson, gera-se uma pequena confusão com o 4º arbitro a ter necessidade de entrar no terreno de jogo para acalmar os ânimos. Alega Marega que Nani o pisou. Efectivamente as imagens televisivas dão conta de uma pisadela de Nani, mas parece-me evidente que Nani pisou Marega de forma perfeitamente casual, e sem intenção de o agredir. Fez bem Rui Costa em não tomar nenhuma acção disciplinar (decisão correcta)

Min.30 - Quando já se encontrava dentro da grande área do Marítimo, Jefferson é nitidamente ceifado através de uma rasteira nas canelas praticada de forma imprudente por Raul, central maritimista. Raul, ao tentar cortar a bola, acaba por acertar nas canelas de Jefferson de forma bem visivel. Do lance resultou a advertência de Ruben por protestos. Não verifiquei se Raul foi advertido, mas senão o foi, deveria ter sido pela imprudência da sua acção. Grande penalidade, contudo, bem assinalada por Rui Costa. (decisão parcialmente correcta) 


Min.36 - Após remate de Cedric, Carrilo que havia ficado em fora-de-jogo, é atingido pelo remate do seu colega, mais uma vez João Silva, auxiliar de Rui Costa errou, desta vez ao nada assinalar. (decisão errada).

Min.37 - António Xavier reclama carga pelas costas de Cedric dentro da área do Sporting. Após lançamento de linha lateral, a bola vai parar a Xavier, que tenta controlar a bola, mas é tocado por Cedric que o agarra pela camisola. Contudo, as imagens permitem verificar que o agarrão é reciprocuo, estando também o maritimista a agarrar a camisola do lateral verde e branco, acabando por rematar torto e desiquilibrando-se em seguida. Rui Costa fez bem em deixar prosseguir o jogo, pois não se verificou nenhuma infração. (decisão correcta)

Min.54 - Alex Soares é bem advertido por ter rasteirado de forma imprudente o lateral sportinguista Jefferson quando a bola já nem sequer se encontrava passivel de ser disputada pelo maritimista. (decisão correcta)

Min.61 - Ewerthon tenta fazer um passe para Jefferson por cima de Edgar Costa junto ao banco da equipa do Maritimo. Edgar Costa, não só entra com o pé alto, como ainda corta a bola com o seu braço direito. Como deixou um critério largo nas advertências, Rui Costa acabou por não advertir o madeirense, contudo, devia tê-lo feito, pois Edgar Costa cortou nitidamente uma linha de passe entre dois jogadores com a mão. (decisão incorrecta)

Min.71 - Lance mais contestado do jogo. Após cruzamento para a grande área do Sporting, Xavier, mais vez, cai após contacto com Cedric. As imagens esclarecem que realmente o toque nas costas de Xavier por parte das mãos de Cédric é inegável. Não possuímos um medidor de intensidade para aquilatar da força do toque, contudo, parece que o movimento de Cedric não é suficiente para promover a queda de Xavier e respectiva grande penalidade. Parece mais um aproveitamento do toque, do que um empurrão merecedor de falta máxima. As mãos tocam nas costas, mas não se vislumbra qualquer gesto de empurrão ou impulsão nas costas de Cédric, uma vez que Xavier, inclusivamente cai para trás, e não no sentido oposto. Rui Costa, coerente, ou marcava a grande penalidade, ou advertia Xavier por simulação. Advertiu o maritimista por simulação, e na minha opinião, fê-lo de forma acertada. (decisão correcta)


Min.88 - Cedric é bem advertido após entrada por trás de forma imprudente sobre Edgar Costa. (decisão correcta)

Min.92 - Rui Patrício é advertido por retardar o recomeço de jogo num pontapé livre favorável ao Sporting. (decisão correcta)

SUMÁRIO
Adoptou um critério disciplinar largo. Ainda assim contou com a ajuda dos jogadores para não ter de fazer muitas advertências, falhando apenas na situação do madeirense Edgar Costa. Tecnicamente parece ter decidido bem nos 3 lances existentes dentro da área de grande penalidade. Merece por isso nota positiva.
Quanto aos assistentes, nada a obstar ao trabalho de Miguel Aguilar. Já João Silva, auxiliar do lado dos bancos, errou em duas situações, uma em desfavor e outra a favor do Sporting.

-----------------------

FC Porto vs. Arouca:

LANCES CHAVE

Min.5 - A primeira de diversas infracções de Casimiro. Ao saltar a um lance aéreo com Roberto, Casimiro atinge de forma imprudente, com o seu cotovelo direito a face do arouquense, ficando o mesmo estatelado no chão à espera de assistência. O árbitro marcou e bem a falta, mas devia, pela imprudência clara da situação ter advertido o brasileiro. (decisão errada)

Min.11 - André Claro é rasteirado no seu pé direito, pelo também pé direito de Fabiano quando seguia isolado para a baliza portista apenas com a oposição de Ricardo, e um seu colega do lado oposto. Jorge Tavares interrompeu de imediato o jogo e expulsou de forma correcta Fabiano. Ainda que se advogue que no momento da infracção, André Claro não seguisse completamente sozinho para a baliza azul e branca, a partir do momento em que o GR abandona os postes, e é ultrapassado, Ricardo, que está junto de André Claro passa a ser o último jogador entre o arouquense e a baliza portista, que ficou completamente vazia. Perante esta situação, mais não havia a fazer que não expulsar o GR Fabiano. O lance nem motivou grandes protestos dos jogadores portistas, naquela que foi uma boa decisão de Jorge Tavares, infelizmente, uma das poucas. (decisão correcta)


Min.26 - Dentro da grande área do Arouca, Quaresma, ao levantar a bola sobre Diego, e quando se preparava para a dominar de cabeça, vê o seu adversário levantar o pé em demasia, e atingi-lo em cheio na cara. O contacto é deveras evidente, e no momento em que existe contacto, o jogo perigoso do defesa, passa a pontapé, o que transforma um possivel livre indirecto, numa grande penalidade (nota: jogo perigoso com contacto é punivel com livre directo ou grande penalidade, apenas sem contacto deverá ser livre indirecto) clara. O árbitro errou ao deixar seguir o jogo. Deveria ter assinalado grande penalidade favorável ao Porto e advertido Diego Galo pela imprudência da sua acção (ERRO GRAVE)


Min.28 - Tomás Dabo é advertido. Sinceramente não percebi o motivo da advertência, pelo que não emitirei opinião.

Min.50 - Balliu agarra Ricardo Quaresma quando o mesmo já se esgueirava de forma rápida pelo lado direito do ataque portista. Ao ver-se ultrapassado, o arouquense apenas se preocupa em agarrar o portista de forma ostensiva. O arbitro marcou bem a falta, faltou contudo a advertência que se impunha. (decisão incorrecta)

Min.57 - Em lance que origina uma grande defesa de Helton, após cabeçada de um jogador arouquense, a bola acaba para sobrar para Miguel Oliveira que cruza para remate perigoso de André Claro. Contudo, no momento da cabeçada, as imagens são claras, demonstrando a irregularidade da posição de Miguel Oliveira. Fora-de-jogo que ficou por assinalar por parte de Pedro Ribeiro. (decisão incorrecta)

Min.60 - Novamente Casimiro. Após controlar a bola, Roberto, que estava a meio do meio campo portista, de costas para a baliza de Helton, endossa de primeira a bola para o seu colega Iuri Medeiros. Nesse instante, Casimiro, aproximar-se, e por trás, pontapeia de forma imprudente o jogador arouquense nas pernas, voltando, tal como aos 5 minutos de jogo, a fazer com que o jogador canário tivesse de ser assistido. Foi a segunda vez no jogo que Casimiro cometeu falta para advertência, e foi a segunda vez no jogo que Jorge Tavares deixou passaro brasileiro incólume. Não fosse pela falta em si, Jorge Tavares poderia inclusivamente ter advertido o portista pela persistência com que amiúde foi usando e abusando das infracções. Quando deveria estar a ser expulso, Casemiro ainda nem um amarelo havia levado (decisão incorrecta)

Min.67 - Fora-de-jogo mal assinalado a Iuri Medeiros após passe de David Simão. Mais uma vez Pedro Ribeiro a falhar, Iuri estava em linha com Martins Indi. (decisão incorrecta)

Min.68 - Advertiu, de forma errada, o jogador Balliu do Arouca. Tinha tido oportunidade para o fazer num lance clarissimo aos 50 min sobre Quaresma. Desta feita, novamente sobre Quaresma, Balliu, comete uma obstrução merecedora de punição técnica, pois efectivamente cometeu falta, contudo, a amostragem do cartão é um exagero tremendo do árbitro. Quaresma está rodeado de três jogadores arouquenses sem grandes probabilidades de criar perigo. Talvez pressionado pelos constantes assobios do público, Jorge Tavares acabou por advertir erradamente Balliu (decisão incorrecta)

Min.72 - Advertência correctamente efectuada por rasteira imprudente de Miguel Oliveira sobre Aboubakar, quando o camaronês se preparava para abrir o jogo no lado direito do ataque em Herrera (decisão correcta)

Min.83 - Em lance em tudo semelhante ao de Casimiro, Vuletich do Arouca, entra com o cotovelo sobre Alexsandro de forma imprudente, impactando na cara do portista. O árbitro e bem, assinalou a falta, mas tal como no lance de Casimiro, voltou a ser muito condescendente, e a não advertir o infractor pela imprudência da sua acção. (decisão incorrecta)

Min.88 - Fora-de-jogo mal assinalado a Brahimi. O argelino estava como as imagens comprovam, em linha com o penúltimo defensor arouquense. Erro de Luis Cabral (decisão incorrecta)

SUMÁRIO
Arbitragem muito fraca de Jorge Tavares. Ainda que tenha acertado no lance da expulsão de Fabiano, acabou por deixar uma grande penalidade favorável ao Porto por assinalar, e permitir que Casimiro terminasse o jogo dentro do terreno de jogo, quando o brasileiro fez pelo menos duas infracções passiveis de advertência. Fez no total 6. Conseguiu escapar ao amarelo. Não pecou disciplinarmente apenas com Casimiro, adoptando um critério disforme, onde acabou por ser benevolente com as cotoveladas, advertindo inclusivamente um jogador inadvertidamente, quando teve ocasiões muito mais claras para o fazer. Actuação deveras desiquilibrada do arbitro aveirense.
Contou também com pouca ajuda dos seus auxiliares, quer Pedro Ribeiro, quer Luis Cabral, falharam em demasiados lances (3), dois em desfavor do Porto, e um a favor do Porto. 
Em suma, um trabalho paupérrimo da equipa de arbitragem que viajou de Aveiro.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Até ao momento, nada a dizer das análises, peritagens, aqui muito bem explanadas pelo Reborn.

    E, no que ao FCP concerne e à análise em particular do jogo de ontem, concordo em geral.

    A questão que aqui se coloca é no entanto sempre a mesma. Errar é humano e os árbitros erram,
    enganam-se, falham, sem dúvida. O FCP ganha, perde, empata, joga pouco, joga muito, tem sorte,
    tem azar. Tudo normal. O FCP tem erros a favor, tem erros contra, é prejudicado, é ajudado, tudo
    bem.

    MAS, porquê, porque é que existe um clube que é sempre, sempre beneficiado?! Porque é que os
    árbitros nunca se enganam, erram, falham contra esse clube?! Será que as regras, os regulamentos
    da Arbitragem são omissos, são diferentes para esse clube?!

    Porque é que esse clube mesmo jogando às vezes mal, pouco, quase nada ganha, vence sempre?!

    E os Maxis, Luisões, Jardeis, Samaris, Eliseus, Cristantes, não são expulsos?! será que têm imunidade
    diplomática, vistos Gold?!

    é isso que eu não consigo compreender, perceber, entender.. e, estou a falar em geral, estou a falar olhando
    ao todo e não ao particular.

    A questão é sempre a mesma. Com árbitros estrangeiros ficaram em último e foram a equipa mais castigada
    e indisciplinada da Europa. Com árbitros portugueses vão em 1º e os sues jogadores nunca são admoestados
    como os outros são. Então no Estádio da Capital do Império é um fartote. Vemos os jogadores agredirem e
    nem amarelo levam!!!

    Já no Porto, o Maicon escorrega, entra de carrinho e faz uma falta no meio campo, junto ao 4º árbitro e
    é logo expulso!!! O Fabiano, sai a destempo da baliza, toca no pé do avançado do Arouca e é expulso...
    mesmo vendo nós nas imagens, o defesa direito do Porto, Ricardo a fazer obstrução, a fazer falta sobre
    o avançado!!!

    Essa a questão.. porque os jogadores do Porto são expulsos e os do SLB não?!

    Ou seja, há uma diferença, uma disparidade de tratamento por parte dos árbitros.

    E ISSO vem de certeza de cima, são ordens superiores de quem manda na CA, na APAF!!!

    PMV Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo esta analise tão facciosa. Aliás, percebo e bem. Por esta altura o padrinho já devia ter as contas arrumadas e o tiro saiu ao lado.
      Mandar na APAF e na CA? A sério? Já viste bem de onde são maior parte dos árbitros nomeados para os jogos do Benfica?
      Olha, se quiseres e puderes, responde a estas perguntas que se seguem:
      Porque é que o Indi nunca é expulso?
      Porque é que o fcp pode marcar livres com a bola a rolar?
      Porque é que o fcp pode marcar golos percedidos de1 lance irregular (fora de jogo) e até com 2 lances?
      Porque é que o Casemiro nunca é expulso apesar de ser um caceteiro de 1ª?
      Porque é que o fcp jogou com equipas que jogaram quase no cú de judas (rio ave e estoril) ao fim de 72 horas e não com mais tempo como teve, por exemplo, com os lagartos?
      Porque é que ao fim de 5 jornadas do campeonato, onde já tinham sido beneficiados em 2 jogos, começaram com a história do colinho?
      Porque é que agora são como um pedófilo que é violado e se queixa que é inocente?
      Porque é que falam de arbitragens quando o vosso padrinho disse que só um burro e estúpido é que fala disso?
      Porque é que o teu treinador fala como um marreta?
      Porque é que o arouca não conseguiu jogar 10% do que jogou com o Benfica mesmo estando mais de 1 hora em superioridade númerica?
      Por onde andavas no tempo do donato ramos, josé pratas, carlos calheiros, jorge coroado, pedro proença, carlos xistra, etc.?
      Porque é que a imprensa amestrada não interroga o Casagrande e o Carlos Alberto como o faz com o secretário e outros ex jogadores do teu clube quando têm o cú apertado?
      Porque é que os sorteios da liga dos campeões são sempre "simpáticos" para o teu clube e para o Benfica nunca calha clubes como FC BATE Borisov e Athletic Club?
      Porque é que não te calas?

      Tens uma moral para falar de arbitragens como o sócrates ten para falar de desvio de fundos.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    2. O sr Michael Krueger por certo deve ser de origem árabe. É que responde às perguntas com outras perguntas.
      Isso é típico de quem não tem respostas, de quem quer fugir às questões, de quem não tem argumentos.

      Se o sr M K esteve atento e sabe ler português, eu falei em geral. Tive o cuidado de não me referir a situações concretas.

      Falei que o FCP joga pouco, muito, assim assim e perde, ganha, empata... falei que o FCP também já teve benefícios, já
      teve erros a seu favor. Falei e assumi que os árbitros são humanos e erram, enganam-se.. só que esta época, por sorte
      ou por azar... nunca prejudicam (em geral) o SLB!! falei que o SLB com árbitros estrangeiros ficou em último na LC e foi
      a equipa mais indisciplinada da Europa!!! Tudo isto são factos. Existiram mesmo.

      Ora o sr M K limita-se a despejar baboseiras, a dar simples opiniões, facilmente desmontadas pelos factos. Por ex., o
      Indy não pode ser expulso porque há 8 jogos por ex., que ele não joga, não é titular. As faltas técnicas, necessárias que
      o Casemiro faz são faltas, não são agressões, biqueiradas, como vimos o Gaitan dar a um jogador do Estoril! o Atl Bilbau
      é tão fraco que ganho ao seu clube e ainda recente venceu o Real Madrid!!

      Isto apenas como exemplos... de factos.. despejos de bilis não gosto.

      PMV pinto

      Eliminar
    3. Baboseiras?
      Tu é que te fazes de virgem ofendida e vens para aqui dar uma de tenho bué moral e só dizes e dás opiniões faccciosas.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    4. A questão é sempre a mesma. Com árbitros estrangeiros ficaram em último e foram a equipa mais castigada e indisciplinada da Europa.
      Com árbitros portugueses vão em 1º e os seus jogadores nunca são admoestados como os outros são. Então no Estádio da Capital do
      Império é um fartote. Vemos os jogadores agredirem e nem amarelo levam!!!

      Já no Porto, o Maicon escorrega, entra de carrinho e faz uma falta no meio campo, junto ao 4º árbitro e é logo expulso!!! O Fabiano, sai a
      destempo da baliza, toca no pé do avançado do Arouca e é expulso.... mesmo vendo nós nas imagens, o defesa direito do Porto, Ricardo
      a fazer obstrução, a fazer falta sobre o avançado!!!

      Essa a questão.. porque é que os jogadores do Porto são expulsos e os do SLB nunca são?! Ou seja, há uma diferença, uma disparidade de
      tratamento por parte dos árbitros. E ISSO vem de certeza de cima, são ordens superiores, de quem manda na CA, na APAF!!!

      PMV Pinto

      Eliminar
    5. És um faccioso e não tens moral alguma para te fazeres de ofendido.
      Comparas as expulsões do teu clube com as do Benfica baseando-te em jornalismo rasca. Isso é sinal de que engravidas pelos ouvidos.
      O Benfica foi eliminado da liga dos campeões porque na altura não tinha a equipa que neste momento tem, leia-se forma. Não foi pelos árbitros e nem foi por ter um grupo com Barisovs e Bilbaus.
      Não venhas com histórias da carochinha, porque pareces mesmo um pedófilo que se queixa de ter sido violado. Isto quero dizer que este ano não tem a mama dos últimos 30 anos e por isso é-te estranho haver expulsões e jogos dificeis, algo que nunca tiveram nos últimos 30 anos.
      De qualquer maneira, não vou falar mais, porque discutir com adeptos de um clube assumidamente corrupto é como falar para uma parede!

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
  2. sai daqui o morcao...a tua casa nao e aqui...vai la para o curral dos corruptos...so ves azul e marras no vermelho...cura-te meu cromo...
    OBS:AO SR.QUE DIVULGA ESTE BLOG qual o interesse de ter um ressabiado morcao da ribeira a comentar neste blog...este gaijo ja cheira mal.
    AM

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking