O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Viver no fio da navalha tem de ser o habitat natural

. 22 comentários

Bem, não podemos acusá-los de não terem tentado… Esta é a semana de colocar toda a artilharia no assador, porque se o Benfica vencer em Alvalade, o campeonato pode ficar a um passo. Logo a seguir vem o Porto X Sporting, um deles pelo menos perderá pontos, e depois em termos de jogos grandes ficará a faltar o Benfica X Porto, disputado na Luz e que por isso nos poderá dar alguma vantagem.

Esta é pois a semana do ruído fabricado na imprensa, e não vale a pena criticarmos essa imprensa ou sentirmo-nos perseguidos. Tudo isto faz parte do jogo, parte do espetáculo, e as equipas grandes têm de saber viver com isso. Quem não souber, que procure emprego num clube de meio da tabela, porque para jogar no Benfica, viver no fio da navalha tem de ser o habitat natural.

O ruído da renovação ou não de Jorge Jesus foi um tiro no escuro. Se serviu para alguma coisa foi para colocar benfiquistas contra benfiquistas, porque em termos de balneário, convenhamos, é o prato do dia. A renovação/saída de Jorge Jesus não é assunto desta semana. É assunto dos últimos 5 anos, e em abono da verdade, em termos de balneário, já houve momentos bem mais difíceis em que a renovação/saída do treinador poderia de facto ter algum impacto. Agora?! Não creio.

Se um empresário valorizar publicamente um representado seu, dizendo algo do género de que se o Benfica não quiser não faltará quem queira, é razão de todo este burburinho, então vamos todos acreditar que também em Madrid o rebuliço deve ser o mesmo nesta altura, depois de Jorge Mendes dizer na mesma intervenção, que no dia em que o Real quiser vender, há clubes dispostos a pagar 300 milhões pela máquina de golos Cristiano Ronaldo!

Já hoje a imprensa volta à carga com a notícia de que há colossos europeus atrás de Sálvio. Esta entende-se bem… Se Gaitan não jogar Domingo, o Benfica em termos artísticos resume-se a… Sálvio… É ali que tem que se atacar… Mas também aqui é mais um tiro de pólvora seca, a janela de transferências nem há uma semana fechou, será que o Sálvio vai perder o sono por causa desta notícia? Claro que não vai!

Aquela que poderá de facto ter mais impacto é esta notícia fabulosa, de que o Marco Silva estará a preparar uma estratégia especial para pressionar Artur nos momentos em que a bola lhe for passada para o pé, porque parece que está na baliza o elo mais fraco.

Aqui gostava de me alongar um bocadinho mais. Porque como Jorge Jesus disse (e muitíssimo bem) o Benfica já ganhou em Alvalade muitas vezes com Artur na baliza. E eu diria mais, ganhou em Alvalade com Artur, e ganhou em muitos outros campos, e em muitos deles com exibições fabulosas do brasileiro.

Este Artur, de quem confesso nunca ter sido grande admirador, fez no Benfica uma primeira época fantástica ao ponto de se falar que iria ser chamado à seleção brasileira.

Por isso, este Artur não é nenhum aprendiz pouco habituado a estes ambientes, e tenho a certeza de que estará à altura no jogo de Domingo. Se é por ali que o adversário pensa que a barraca vai abaixo, não creio que esse vá ser o caso.

Artur é a prova provada de que para jogar no Benfica não basta ser bom jogador. É a prova provada de que há muitos melões que chegam à Luz com selo de qualidade, mas que depois a pressão a que estão sujeitos todos aqueles que jogam com a camisola da águia, não os deixa mostrar tudo o que valem.

Poderia aqui ir um bocadinho mais atrás, a Roberto – o flop, a quem ainda hoje consigo perceber a razão pela qual se pensou que estava ali um diamante em bruto!

Guarda-redes alto, possante, jovem, excelente entre os postes, guarda-redes de defesas impossíveis, mas fraco nos cruzamentos. Quem o viu pensou assim: “Bem, o gajo ainda é miúdo, ainda não é um produto acabado, ainda vamos a tempo de lhe corrigir esse ponto fraco, e se o conseguirmos fazer, ficamos com um guarda-redes absolutamente fantástico.”

Só que o Roberto começou mal. Dois frangos nos primeiros três jogos, a imprensa a carregar e os adeptos a desconfiar, e isto no Benfica, e na cabeça de um jovem que está ainda a começar e precisa de um ambiente de confiança à sua volta, pode ter consequências devastadoras.

Para Roberto não houve tempo para aprender nem corrigir defeitos, não houve ambiente na Luz que lhe permitisse ter uma segunda oportunidade! E teve de sair, para que o ruído acabasse de vez!

O grande teste que se pode fazer a um jogador que se quer à Benfica, é como reage ele a estes ambientes, ao ambiente de um estádio cheio em que sabemos que há nas bancadas uma grande maioria de adeptos do nosso clube que nos considera indignos de vestir a camisola, e que estão sempre à espera que falhemos porque não acreditam em nós. Como reagimos nós ao frisson que vem da bancada de cada vez que a bola nos chega aos pés e às mãos!

Há muitos bons jogadores no Benfica que falharam esse teste. Há muitos jogadores que adorariam ter esta característica de Jorge Jesus por exemplo, de alguém que se está absolutamente cagando para aquilo que digam dele, independentemente da situação ou do ambiente!

Roberto falhou este teste, Abel Xavier falhou há bastantes anos atrás, muitos miúdos das camadas jovens falham porque em Portugal há esta atmosfera estranha de que se está sempre à espera que os miúdos falhem, miúdos sabedores que a tolerância aos seus erros é bem menor do que para material importado... E Artur falhou também!

Mas nem todos falham! Há outros que também viveram esse teste na Luz, mas souberam ser superiores aos ambientes negativos e sair por cima. Lembro-me por exemplo de Gaitan e Di Maria, jogadores que tiveram na Luz inícios difíceis, mas sempre tiveram a confiança necessária para nunca se encolherem, continuarem a pedir a bola no pé e a partirem para cima dos adversários.

Artur apareceu na Luz no pós Roberto, adeptos aliviados, e tinha uma tarefa de certa forma facilitada. Porque os adeptos não lhe exigiam muito. Ele só tinha de ser melhor do que Roberto para ser bem sucedido. E foi melhor, muito melhor, grandes exibições e defesas impossíveis, as bancadas da Luz encantadas com o seu talento, e não tenho dúvidas de que o consenso em seu redor fez de Artur um guarda-redes melhor do que era. Artur cresceu com essa confiança.

O problema pois, de jogadores que crescem com a confiança dos adeptos, é que também se diminuem quando o ambiente não é favorável. E foi aí que Artur pecou e mostrou que era fraco mentalmente... Esteve nas nuvens na Luz, falhou em alguns momentos importantes, a desconfiança instalou-se, a desconfiança gerou medo de falhar e falta de confiança, e Artur ficou bem mais perto do erro do que das defesas impossíveis.

A juntar a isto apareceu Oblak. Artur era o titular mas era pelo esloveno que os adeptos suspiravam, e Artur nunca mais superou este quadro mental. Passou a ser um mau guarda-redes?! Acho que não. Artur é um bom guarda-redes, perfeitamente capaz de ir a Alvalade e valer pontos.

E dito isto, acredito em Artur porquê? Porque o quadro mental do brasileiro neste momento já é outro. Artur já bateu no fundo na Luz, Artur já não tem nada a perder, Artur sabe que a saída no final da época é inevitável, Artur sabe que as expectativas dos adeptos em relação a ele estão muito baixas...

Artur já não luta por seleções ou carreira na Luz. Artur luta apenas por sair da Luz com dignidade... 

...Artur luta por um último grande momento de águia ao peito, e Domingo tem a oportunidade de voltar a ser importante.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Faço minhas as palavras deste meu grande amigo e Benfiquista:
    "Artur tem sido assunto em destaque desde sábado passado. Coloque-se a "coisa" em perspectiva:

    Rui Patrício disputará domingo o seu 18º derby. Nos 17 jogos anteriores sofreu golos em 15. No total encaixou 30 golos, o que perfaz uma média de 1,765 golos sofrido por derby disputado

    Artur defendeu a baliza do Benfica em 7 derbies. Terminou 4 deles sem sofrer qualquer golo. No total encaixou 7 golos, o que perfaz 1 golo por derby disputado.

    A percentagem de vitórias de Artur é de 57%. A de Rui Patrício: 11,7%
    Artur perdeu 14% dos derbies em que participou. A percentagem de vezes que Rui Patrício teve que "levantar a cabeça" é de 65%

    Artur tem o problema que todos conhecemos, mas face aos registos, justifica-se tanto falatório?"

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/2/15 15:05

    Muita treta. O habitual.

    Ao invés de carregarem naquilo que devem, não senhor, vem mais um candidato a nobel da prosápia dissertar sobre o Artur.

    O Benfica vai longe com este tipo de escrevinhadores.

    A campanha desta semana organizada por grande parte da CS é uma vergonha. "Não faz parte do espetáculo e só o grande clube como é o Benfica é contemplado com todo o tipo de atropelos". Entre aspas como resposta a algumas expressões no início deste post.
    E isto é que deveria ser aqui denunciado.

    A partir de determinado momento da leitura do post, a conversa torna-se tão fastidiosa e leviana que acabei de colocar o restante de lado.

    Nâo vale a pena dar crédito a este tipo de abordagens. Um blogue com a audiência deste tinha a obrigação de ennaltecer os méritos do Artur e de todos os jogadores e deixar-se destas tretas, para encher chouriços à Rui Vitória.

    Preocupa-te mas é com a estratégia de alguns pasquins desportivos. Mas sobre essas matérias, "tá queto". Cobardemente todos vocês neste espaço, fogem desses temas como do "diabo da cruz".

    O que interessa é "dar uma de Carlos Daniel" ou quejando e olhar para o Benfica com aquela perspectiva e sentimento de isenção benfiqueira que fica sempre bem a um adepto que se preze!

    Ora vão dar banho ao cão como diz o Rui Gomes da Silva. Vão dar banho ao cão, carago!

    E depois o que vemos. Os ruis santos das tv's a usarem e abusarem destas tristes divagações. Esta corja, cheira tudo na blogosfera, mas aproveitam-se deste tipo de abordagens carregando nas teclas que mais lhe convêm, pois denúncias feitas noutros blogues bem mais Benfiquistas e defensores do Clube, como é o caso de muitos que vocês nem a coragem têm de colocar na coluna dos links, pois a isenção é uma cultura que vos está entranhada até ao tutano.

    Colocam aqui comentários de bandos de bastardos afecto ao grémio da fruta e do putêdo e retiram da coluna da esquerda um sem número de blogues Benfiquistas por excelência.

    Redmoon. Isso mesmo. Na Lua, vermelha ou de outra cor qualquer. É a mesma coisa.

    Não se esqueçam se apagar mais este comentário e substituí-lo por um de qualquer andrade corrupto.

    TENHAM CORAGEM E DEIXEM-SE DE CONVERSAS FIADAS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto!
      Mas, deixe me que lhe diga que este post é bem necessário... porque oss Benfiquistas rapidamente se esquecem das boas exibições e dos jogos que o Artur nos 'salvou'... é muito fácil passar de bestial a besta..

      Como disse, concordo em absoluto com o que diz. Este blog devia dar mais enfase a outro tipo de coisas, que se vão vendo noutros blogs...que defendem o Benfica e os ataques que lhes sistematicamente é feito, mas Redmoon, nas suas últimas intervenções neste blog, softemente, tem colocado uns "chavões" aqui e aqulá...

      Mas é preciso mais, muito mais, porque a máquina para destabilizar o clube, adeptos, e por ai fora, está a trabalhar e tem que ser os adeptos os primeiros a nao se deixarem iludir

      Eliminar
    2. Opinioes completamente legitimas e bem vindas, que em nada alteram o facto deste ser um espaco de opiniao no qual cada um fala do que quer...

      Eu falo do Benfica e dos temas que me interessam a mim. Falo do meu benfiquismo, nao falo do teu nem de nenhum outro.

      Quem gosta gosta, quem nao gosta passa à frente. Tão simples como isso.

      Eliminar
    3. Anónimo6/2/15 17:30

      És mais um valentão rapazinho..


      1 - Tanto quanto me apercebo, apenas 2/3 portistas aqui comentam. Logo não são um bando.. muito menos bastardos,
      pois pela parte que toca sei bem quem é o meu pai e a minha mãe.

      2 - Por muitas vezes que gostes de repetir, de te enganar a ti próprio, no Porto somos conhecidos por comer francesinhas
      e tripas.. pois a carne ia para Lisboa. Aprende um pouco de História do teu País.

      3 - Putedo, na minha modesta opinião sempre é melhor haver putedo.. do que haver parques Eduardos VII e Opus Gays.
      E quanto à fruta deves estar a falar das ginjinhas e dos frutos do mar que davam aos Howards Kings para eles vos
      beneficiarem..

      Assim que, rapazinho, cresce e aparece. No FCP não temos Varas, Vales, Veigas, Vibis, Vieiras... nem Duartes Limas,
      Dias Loureiros, Oliveira e Costas...

      Paulo Pereira

      Eliminar
    4. Anónimo6/2/15 18:52

      Caro rapazola ou Tarzan da Cedofeita (tanto faz, é à vontade do freguês),

      1 - Já vi que não és filho de pai incógnito. Só enfia a carapuça quem quer. Tu enfiaste-a!

      2 - Podes comer francesinhas, checas, lituanas moldavas, o que tu quiseres. Em matéria de fruta o teu patrão é muito versátil. Alternadeiras e brasileiras é com ele.

      3 - Não te metas em ruelas apertadas. Para isso já basta a do Almada ou as vielas da Sé. Mas tens azar, porque Lisboa não é a minha terra. Nunca lá vivi, como nunca vivi na tua terra. Para Palermo, já basta a de Itália.
      E vê lá se compras outro bilhete familiar à família do Calheiros, ok?

      Assim, rapazola, tu é que tens de crescer e aparecer. O que tu sabes, já a mim me esqueceu há muito. muito tempo! No teu grémio corrupto tens Mesquitas Alves, Pidás, Madureiras, guardas-Abéis e muitos outros... Portanto não vás por aqui que o caminho estreita outra vez.

      Portanto meu caro rapazola, deixa-te de brincares aos tétés. Isso é lá para as Carolinas e seus Patrões a quem tu engraxas os sapatos.

      Eliminar
    5. Anti Porkos6/2/15 19:22

      Sabes quem é o teu pai e a tua mãe? Presunção e água benta cada um toma a que quer.
      Se tens de explicar quem é o teu pai e a tua mãe então não deves mesmo conhecê-los. Mas podes sempre perguntar ao Reinaldo que ele deve ter entre as suas rameiras quem saiba.

      Um corrupto que não tem vergonha de vir para blogues benfiquistas defender a utilização de rameiras para pagar favores a árbitros, dirigentes da arbitragem, policias, jogadores de futebol, políticos, o que andam a fazer há mais de 30 anos.

      Os benfiquistas não foram educados no meio do putedo e dos seus chulos por isso não és bem vindo e serás tratado conforme mereces, consoante a tua condição de corrupto defensor de tráfico de carne humana.

      Eliminar
    6. Anónimo7/2/15 05:37

      Este blog está a tornar-se numa bandalheira tremenda.
      Quem o viu e que o vê, pois aqui é insultos, ameaças e tudo mais que vier
      à mona de cada um, já parece mais o jornal O Crime que outra coisa.
      Enfim, uma paranóia de balduínos que não se entendem nem por nada.
      Cum caraças, vão pregar pró deserto cambada de esquizofrénicos visto que
      isto por aqui já é tipo Ted Nugent que outra coisa.
      Que pivete dasss...

      Eliminar
  3. Anónimo6/2/15 15:12

    Quanto ao tema estou de acordo em relação ao que ainda falta este é um dos jogos do campeonato mais importante pois decide quase prematuramente em caso de vitória do SLB 1º 2º e 3º classificação directa ou 1º fase da Champions e uma derrota do Benfica beneficiaria todos os outros FCP/SCP e órgãos de comunicação social só se vende falando do Benfica se for mal melhor para eles...
    No que concerne ao Artur a mim pessoalmente não me dá confiança alguma pois sempre falhou nos grandes jogos, mas mais quando vinha a ser titular quando vêm de uma situação que é o 2º Guarda Redes sempre se portou bem, ao contrário do Rui Patrício que quase todos os jogos contra o SLB andou sempre a meter água por todos os lados, portanto o feitiço têm uma probabilidade enorme de se virar contra os feiticeiros, porque para além da situação descrita tem dois centrais mt novos que se encontram pouco rotinados um com o outro.
    No lado do SLB tb existem fraquezas que não vou abordar por razões óbvias.
    Contudo o SLB tem que ter a noção que o SCP vai entrar com tudo, principalmente o Nani pois é um dérbi a nível de carreira em que não tem nada a perder todos os outros mais novos podem assegurar uma carreira ou dizer adeus prematuramente a outros voos a jogos que marcam carreira para o bom e para o mau e este é um deles.

    Ps: Vençam por vós, por nós e pela mística e honra que é vestir essa camisola!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  4. Foi com Artur que na época 2012/2013 estivemos em todas as frentes nacionais, até à última e na final Europeia
    Foi com Artur que na época 2013/2014 (mais ou menos a meias com Oblak) fomos campeoes, ganhamos a taça da liga e a taça de portugal, e conseguimos ir a mais uma final da Liga Europa...
    Foi com Artur na baliza que ganhámos a supertaça, tendo sido na altura muito elogiado por ter defendido dois penaltys...
    Foi com Artur na baliza que ganhámos 2-0 ao Paços de Ferreira, tendo nesse jogo o Artur defendido um penalty, quando o jogo estava 0-0...
    e após esse jogo Jorge Jesus disse em conferência de imprensa

    «Depois das coisas acontecerem é fácil elogiar. Antes da Supertaça, se calhar, 99 por cento das pessoas achavam que não devia ser o Artur a jogar naquele jogo, inclusive a Comunicação Social fez alguma pressão nesse sentido. Eu mantive a confiança nele, porque os jogadores têm períodos, bons e menos bons»

    Com Artur na baliza, ou sem Artur na baliza, é sempre para ganhar! Quem veste o Manto Sagrado, sabe-o bem.
    O importante é ganhar!!!!!!

    DH

    ResponderEliminar
  5. Já agora, "aplaudo" mais um post lúcido, a alertar os Benfiquistas para esta pressão externa que está a ser feita!
    Muitas das vezes é o que falta neste blog.

    thank's RedMoon ;)

    DH

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/2/15 15:20

    Não tem mt a ver com o tema mas é elucidativo do quanto SCP deixou de ser considerado um clube com uma imensa massa adepta, pois só após 11 anos da inauguração do seu estádio é que vai ter lotação esgotada( informação dada pelos ógãos de comunicação social), acredito que o tenham feito no passado volta de lotação de 40 mil já mais do que uma vez e que têm que se contar com a equipa que se recebe, mas acho que é claro que nunca foi por falta de adeptos do SLB que o estádio alvalade XX! não encheu no passado mas sim pela descrença e falta de militância dos próprios adeptos do SCP.


    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  7. "Tudo isto faz parte do jogo, parte do espetáculo, e as equipas grandes têm de saber viver com isso. Quem não souber, que procure emprego num clube de meio da tabela, porque para jogar no Benfica, viver no fio da navalha tem de ser o habitat natural."

    Esta frase resume o post e não posso estar mais de acordo. Só conheço esse Benfica, não o da falácia, do populismo e das negociatas.

    Tem a palavra o maior, em Alvalade, na noite de domingo. Só me resta uma dúvida: será um Benfica à JJ ou à vieira?

    ResponderEliminar
  8. BENFIQUISTA DE GAIA6/2/15 16:39

    qrerem GANHAR O JOGO DE ALVALADE METAM O PAULO LOPES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/2/15 19:40

      Talvez o fabiano fosse mais eficaz.

      b de gaia, és um faz-me rir. Azulybronco, obviamente.

      Carlos dos jornais

      Eliminar
    2. Anónimo6/2/15 22:40

      Jogue quem jogar, vamos ganhar !

      São ambos nossos jogadores.

      Rui Pinheiro

      Eliminar
  9. Anónimo6/2/15 21:10

    Eu fui tão humilhado pelo Isaías no outro post que não só não lhe respondi como assinei com outro nome!

    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Pereira,

      Não se sinta humilhado, que não foi minha intenção. Se o fiz sentir assim, apresento desde já as minhas humildes desculpas.

      Como lhe disse e reitero, será sempre bem vindo e recebido nesta casa. Pena tenho é que ainda não tenha dado resposta ao que coloquei em debate, mas estou seguro que, após reflexão, um dia irá satisfazer a minha curiosidade acerca do assunto.

      Quanto a assinar com outro nome, bom, o Sr. Pereira será sempre bem recebido, qualquer que seja o nome que ostente - no Sport Lisboa e Benfica não discrimina ninguém e a preferência que dá à grafia com que quer que seja endereçado será aqui por nós respeitada.

      Cordialmente,
      Isaías

      Eliminar
  10. Anónimo7/2/15 03:03

    jornais portugueses andam fazer campanha contra o Benfica andam fazer alarido volta do artur guarda redes 34 anos já jogou Itália campeão nacional,,o tobias figueiredo anda de fraldas anda tranquilo segundo mesmos jornais o Benfica devia proibir imprensa toda entrar no estádio tirando dia jogo nem conferencias de imprensa nos temos televisão podemos fazer radio ate jornal desportivo e assim acabávamos com as caganças do record,,,faz lembrar olivedesportos emprestava dinheiro ao porto para comprar jogadores

    ResponderEliminar
  11. Pedro H.7/2/15 12:18

    Bom dia caros benfiquistas.
    Confesso-vos que não estou optimista para o jogo de amanhã. O Sporting é favorito porque conta com o factor "casa" e o apoio do público presente. Além do mais, não é fácil o Benfica ir a Alvalade sem Enzo (vendido em Janeiro), Gaitán (o nosso melhor jogador), Júlio César (estava em grande forma) e Rúben Amorim... Na baliza, até não desgosto do Artur, mas nos momentos decisivos, parece que falha. Não sei se é uma questão psicológica ou de irregularidade de rendimento, mas temo que o brasileiro seja capaz do melhor e do pior. Mas oxalá que cale os jornalistas que estão a tentar condicioná-lo para os próximos jogos. No meio campo, o Benfica está atalhado em remendos. Nem Samaris é um 6, nem Talisca está perto de ser um 8 ou um médio possante. Enzo faz muita falta em jogos desta exigência. Cristante é um jovem com talento, mas não mais do que isso até ver. Pizzi é uma incógnita em jogos desta natureza. Por seu turno, o Sporting vai jogar com o melhor 11 disponível. E é o jogo da vida deles. É o tudo ou nada. Se não ganharem, dizem adeus ao título, até porque têm uma deslocação ao Dragão muito em breve. A partida é importante para nós, mas totalmente decisiva para eles. E isso vai fazer com que eles entrem com todas as "ganas".
    A minha esperança num bom resultado em Alvalade radica na defesa deles que é inexperiente. Tobias e Paulo Oliveira não estão habituados aos grandes jogos. Cedric e Jefferson são laterais pouco acima da média que apenas servem para o nosso campeonato. Em termos defensivos, somos superiores a eles. No meio campo, a história é outra. São eles que aí têm alguma vantagem, porque a direcção do Benfica decidiu abdicar de Enzo e não foi buscar ninguém ao mercado. Um erro crasso, a meu ver, até porque Fejsa dificilmente jogará, com o ritmo desejado, esta época.
    Agora uma coisa é certa - caríssimos benfiquistas, e gostaria de frisar este pormenor - depois do jogo em Alvalade seguem-se 8 partidas (5 em casa e 3 fora - Moreirense, Arouca e Rio Ave) - um calendário bastante acessível. E aí sim, é INADMISSÍVEL falhar! Espero que sejam 8 vitórias, e para nos deliciar ainda mais, há, pelo meio, um Porto-Sporting e um Braga-Porto. O que mais me assusta não é perder em Alvalade (um resultado que historicamente pode ser natural), mas sim falhar nos jogos ditos "teoricamente acessíveis".

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/2/15 15:28

    REDMOON, nem tu te acreditas naquilo que escreves. Até tu te borras todo só de saber que vai estar na baliza. O teu texto é o quê? Tentativa de psicologia inversa? Obrigado, pelas gargalhadas que me arrancaste.

    Pedro Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/2/15 18:10

      " Obrigado, pelas gargalhadas que me arrancaste. "

      O menino pedrinho, já pensou que daqui a 4 horas podemos ser nós a chorar de tanto rir ! ! !
      E agora volte pró curral e aproveite para grunhir um pouco mais com os seus amigos, sobre o jogo em Moreira de Cónegos...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking