O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vida difícil para Hélder Cristóvão

. 21 comentários
No mercado de inverno Hélder Cristóvão perdeu cinco titulares: Fábio Cardoso, Ruben Pinto, Hélder Costa e Rui Fonte saíram emprestados para clubes da 1ª Liga e para o Deportivo... E perdeu Gonçalo Guedes para o plantel principal (pelo menos enquanto o Gaitan estiver lesionado).

Em definitivo perdeu ainda Dolly Menga para um parceiro nas Administrações e nos negocios pessoais, mas um autêntico inimigo dos benfiquistas que visitam Braga. Já lá passei um mau bocado, infelizmente.

São qualquer coisa como seus jogadores que saem da equipa B, o que faz com que o Hélder Cristóvão tenha que refazer totalmente a equipa para a segunda metade do campeonato. A todos os que se apressaram a criticar os miúdos no jogo com o Leixões, espero que tenham esta noção antes de escreverem tantas asneiras como as que li ontem em alguns comentários... E não estou aqui a defender o Hélder porque meneou propriamente um grande admirador dele como treinador.

Tenho imensas dúvidas que algum destes jogadores que saiu alguma vez venha a voltar a vestir a camisola do Benfica, pois apesar de se tratar de bons jogadores, acho que dificilmente chegarão afinque é preciso para vingarem na equipa principal. A única excepção que aqui vejo é a de Rui Fonte que, claramente, mostrou estar num patamar - pelo menos - ao nível do Derley e não só é preterido pelo brasileiro como ainda vê chegar o Jonathan.

Espero e desejo que a lesão de Gaitan nao devolva o Guedes à equipa B, pois o jovem português está claramente a perder o nervosismo e com isso rapidamente renderá mais que Ola John.

Como a chegada do Mukthar, perco também a esperança de ver o João Teixeira subir à primeira equipa e perco até a esperança que seja solução na próxima época, pois para a posição 8 há o Samaris, o Pizzi, o Talisca e agora o Mukthar... Duvido que saia um destes quanto mais dois!

Para a próxima época penso que talvez ainda seja cedo para jogadores como o Renato Sanches poderem subir - apesar de ser um craque em potência - pelo que a possibilidade de termos jogadores da formação no plantel desta temporada e da próxima deverá resumir-se Goncalo Guedes (se entretanto não aparecer uma proposta de venda) e lá mais para meio do ano que vem o Renato ir fazendo umas coisas poucas.

Tenh pena de ver sair o Rui Fonte para o Belenenses. Gostava de perceber como se pode emprestar um jogador que se tinha decidido que seria reforço da equipa A... Mas se me ponho a tentar perceber muita coisa, fico sem saber como é que o Benfica oferece o Menga ao Braga. Percebo que não tenha ido pra Guimarães porque o Julio Mendes meteu o Hernani no FCPorto quando estava na mira do Benfica, mas daí até o meter no Braga... O miúdo tem muito potencial até porque fisicamente parece o Hulk. No Benfica B teve muito pouca regularidade e menos ainda jogos na sua posição.

Como dizia o Redmoon "Made in Benfica, my arse..."
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. o fabio na era titular alias o joão amorim que não mencionas como titular, e tinha quase o dobro dos minutos do fabio este ano.
    desde o inicio que vai muita coisa mal nesta equipa apenas um lateral direito e um lateral esquerdo e não fomos buscar ninguém.
    tínhamos excesso de centrais emprestamos um mas somos buscar outro ficou tudo na mesma.
    continuo sem perceber a utilidade da troca do rochinha por este brasileiro.
    quanto ao fonte já tinha dito noutro post que com a vinda do jonatham ele já não contava para nada se é que contou alguma vez.

    ResponderEliminar
  2. O Menga tem potência. Potencial não.

    ResponderEliminar
  3. "Em definitivo perdeu ainda Dolly Menga para um parceiro nas Administrações e nos negocios pessoais, mas um autêntico inimigo dos benfiquistas que visitam Braga."

    Só maus benfiquistas podem afirmar coisas destas. Sócios e adeptos destes o Benfica não precisa! Deves estar a fazer confusão com os tempos do vale e azevedo...

    ResponderEliminar
  4. "Made in Benfica, my arse..."

    Neste momento, nem atrasados mentais acreditam nessa mentira. Mas há adeptos do Benfica que acreditam...

    ResponderEliminar
  5. "Peñarol "vai receber mais do que o esperado" por Jonathan Rodríguez"

    A defender o Benfica, não há pai para este orelhas...

    ResponderEliminar
  6. JULIO CÉSAR3/2/15 08:48

    « Em definitivo perdeu ainda Dolly Menga para um parceiro nas Administrações e nos negocios pessoais, ».

    A insinuação e a intriga, são as armas dos porcinos... « também tu, Brutus »!!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo3/2/15 09:01

    as criticas ao jogo com o leixoes sao tipicas de quem apenas analisa o resultado, e nao viu o jogo. o vermelho do teixeira deu cabo de tudo.

    tambem sairam o joao amorim e o serginho.

    quanto ao helder... ao treinar uma equipa b, tipicamente, sera este o seu tipo de trabalho. e natural que saiam jogadores a meio da epoca para terem oportunidades a um nivel superior, e isto para o rui fonte e helder costa por exemplo era muito importante.

    entraram tambem o vitali, o david e o flavio, e alguns jogadores ainda com idade junior vao ter mais minutos. é bom e é o verdadeiro papel da equipa b.

    ResponderEliminar
  8. Anti-gebos3/2/15 09:11

    Ontem vendo nas televisões as repetições da última jornada
    e juntando isso à jornada anterior, haveria coisas que se
    poderiam sintetizar da seguinte forma:

    Uma MALA CHEIA de fé
    num PACOTE de emoções

    Já dizia a minha saudosa avó que
    em Pacote era mais barato

    e o meu saudoso avô só para contrariar
    a versão mais corrente
    (do nem sempre o que parece é) tambem dizia
    O que parece é...

    E não é que pensei muito no meu avô
    ao ver um artista a tentar meter uma mão
    à bola dentro da sua própria área, só a tirando
    no ultimo segundo (teve medinho, foi???)

    ao ver um artista agarrar outro
    arrastando-o até ao local mais conveniente
    não fosse o apintador não dar por isso

    e um artista jogando com o vento
    em vez de jogar com a bola

    Enfim, foram muitas emoções em dois
    fins de semana seguidos
    (um quente e frio, um doce e amargo
    quais sobremesas ideais nesta altura do ano)

    Já dizia o grande Raul Solnado:

    ""...mas a minha mãe foi a Évora...""


    ResponderEliminar
  9. O que nós temos observado ao longo dos anos é cenas bizarras, diz-se uma coisa e faz-se outra logo a seguir... em todas as áreas do clube... um à parte, não sei porquê mas desconfio imenso do Jonathan...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é impressão tua... Ao menos agora temos de lhe dar uma oportunidade certo? Parece-me que talvez estejamos todos errados. Pelo menos pelo que vou lendo no meu mail.

      Eliminar
    2. Sim! temos! Nuno, temos e espero E MUITO QUE PARTA TUDO, mas o olhar dele... os olhos são o espelho da alma... coisas de pseudo-sensitivo... caga no que escrevi... vai tudo correr bem...

      Eliminar
  10. O Gonçalo Guedes nao sair se houver uma proposta?! Eu gostava era que ele renovasse contrato antes de se comecar sequer a equacionar esses cenarios.

    E torna se tambem dificil comecar a vislumbrar quem sao os 5/6 da B que estarao na A no proximo ano, como foi anuncio do presidente.

    Mais uma vez, eu nao acho que os 5/6 tenham de estar... O que eu acho é q o presidente nao deveria andar armado em treinador e a fazer promessas que nao pode cumprir.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo3/2/15 09:46

    Prefiro ver Rui Fonte a jogar regularmente na 1ª divisão emprestado, que a passar tempo no banco.
    Vão ser 6 meses que permitirão perceber se aquele talento resulta no contexto competitivo da 1ª divisão. Honestamente, acho que é muito fácil ver e perceber isto, e é uma excelente opção para todas as partes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque haveria de estar

      Eliminar
    2. Anónimo3/2/15 11:31

      "Porque haveria de estar..." no banco? (Presumo que seja essa a pergunta)
      Porque de todos é o que tem menos experiência de 1ª divisão e não é, para já, melhor que Lima ou Jonas. Derlei foi um dos melhores marcadores o ano passado e Jonathan já joga pelo Peñarol.
      Com este empréstimo Fonte vai ganhar minutos de jogo a titular e estímulo competitivo adequado, no Benfica seria sempre opção de banco, e também não seria ajustado expô-lo já à pressão de adeptos.

      Eliminar
  12. Anónimo3/2/15 10:07

    Resumindo:
    Ou o Hélder Cristovão faz uma grande segunda volta, apesar de tantas saídas, e "cala" a direcção demonstrando que de facto existe muito potencial; ou, tem azar e perde muitos jogos, e aqui a direccção conclui que afinal não vale a pena apostar na formação. Mais parece uma tentativa encapotada para acabar com a formação....basta ver as contratações e empréstimos e vendas...

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
  13. BENFIQUISTA DE GAIA3/2/15 10:21

    o mestre da tatica ja sse socorreu do empresario j.mendes para repetir a chantagem...VERGONHA.....nao faltam clubes..disse o j.mendes ...a pressao continua...eu sei que os adversarios querem que ele fique e o presidente tambem ..mas os verdadeiros BENFIQUISTAS estao farto dele....que va para o zalamek f.c.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo3/2/15 10:42

    Leio aqui opiniões que são uma autêntica vergonha. Não me parecem serem benfiquistas o Presidente e o treinador fazem o máximo e nunca tem mérito, tenham vergonha na cara e sejam benfiquistas, por acaso algum de vocês contribui monetariamente o clube????

    ResponderEliminar
  15. Anónimo3/2/15 10:43

    Teorias da treta:

    O que devia ser analisado é que nestas últimas 3 semanas voltou o paradigma dos últimos 30 anos, enquanto na liga de clubes o BC do SCP parecia curvar-se perante LFV esticando-lhe a mão para o cumprimentar, dentro das quatro-linhas assistimos a arbritagens com influência no resultado das partidas a favor de SCP e FCP(será que voltou o pacto tu 1º e eu 2º).
    No entanto o mais relevante foi que depois da choradeira enorme de Lopetegui, o FCP vem sendo beneficiado de forma evidente e vergonhosamente branqueada pela comunicação social, que escutou atentamente um discurso inusitado e totalmente novo de alguém que a data que se refere nem tinha conhecimento do futebol português( portanto a mando da gerência do clube/ enviando uma mensagem clara para a Luz reforçada com a contratação do Hernani por 4,5 milhões ao Guimarães o que me leva a questionar não tinha o Benfica uma relação privilegiada com o clube em questão e mais intrigante não está o mesmo a nadar em dinheiro devido a tantas vendas!?

    Quanto ao tema do post acho que a informação que o LFV veicula pelos orgãos de comunicação social é uma e na pratica o que se faz é outra, parece cada vez mais evidente que o clube precisa de $ como pão para a boca mas para os compradores não lhes cheirar a fragilidades e ficarem eles com o poder negocial se vai passando uma imagem que tudo está bem, imagem mt defazada da realidade com repercussões até na equipa B.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  16. A equipa B não é para ganhar a 2ª liga! Serve para alimentar a equipa A quando houver necessidade e serve também para receber os jogadores que vêm dos escalões inferiores. O JJ assiste aos jogos da B e de certeza que não está a olhar para o resultado. Ele vê coisas que nenhum de nós vê, por isso é que ele é um dos melhores treinadores do mundo. Podemos ter perdido com o Leixões mas até isso pode ser uma coisa boa: avaliar a prestação dos diversos jogadores sob pressão, situações adversas e com árbitros incompetentes. Por exemplo, o Bruno Varela já deu para perceber que raramente passará em qualquer destes testes.

    Mais uma vez repito: apostar na formação não é só pôr miúdos na equipa A. Formar miúdos e depois rentabilizá-los, vendendo-os, também é apostar na formação. Se os que temos não servem, é vendê-los e com esse guito vamos buscar melhores a outro lado. O objetivo final é termos a melhor equipa possível! Ainda recentemente a UEFA considerou o guarda-redes do Benfica, Bento, o melhor guarda-redes português de sempre. Quem o formou? Alguns dos grandes heróis do Clube não foram cá formados. Isso não interessa. E não me venham com as frases proferidas pelo LFV. Muito do que ele diz é "wishful thinking". Acho que isso faz parte das funções de um presidente. Visão, acreditar, motivar. Não se trata de mentir, como muitos insinuam. Muitas vezes uma frase que pode parecer "viajar na maionese" acrescenta aquela pressão extra que vai motivar as pessoas a superar-se e fazer um pouco melhor. Se um qualquer líder dissesse só a verdade baseado nos factos rapidamente deixava de ser líder. Um líder tem que levar as pessoas a pensar e a sentir para além da realidade. Só assim se conseguem atingir objetivos que à partida parecem impossíveis. Basta reparar no SLB de há uns anos e no SLB atual. Provavelmente há 6 ou 7 anos ninguém acreditava que hoje estivéssemos a dominar no futebol e nas modalidades. Como é que isso foi conseguido?

    ResponderEliminar
  17. A equipa B não serve para ganhar campeonatos...serve para continuar a evolução de um jogador e a integração no futebol portugues. Pelo que á jogadores que fez lhes bem o emprestimos, para evoluirem ainda mais.

    Sobre o Rui Fonte, antes jogar numa equipa da 1ª liga do que andar a jogar na II liga, não sendo opçao para JJ. Será bom para ele , e creio que será um dos que volte!

    Relativamente a Teixeira, se JJ nao conta-se com ele, tambem tinha sido emprestado. Acho, que JJ conta mais com ele, atualmente do que com Mukthar...a ver vamos.
    Relativamente a Guedes, se tambem nao interessasse teria sido emprestado...Sulejmani joga 2 minutos e fica cansado...nao ha paciencia para jogadores assim e nao entendo como é que nao foi despachado neste mercado de inverno.
    Ola John, se nao se meter fino, Guedes passa lhe á frente....sem duvida!

    O Dolly Menga, foi vendido a titulo definitivo para o braga, mas fica nos mesmos moldes que o Miguel Rosa, se encontra em Belenenses...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking