O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Futebol português: não há inocentes.

. 24 comentários

O mais recente episódio que é o corte de relações entre o Sporting e o Benfica revela aquilo que é mais que evidente: o futebol português só olha para o negócio do futebol quando se trata de transferências de jogadores e/ou comissões de negócios. Tudo o resto pouco interessa e fazem o mínimo para melhorar este negócio de muitos milhões.

Rui Santos no seu programa "Tempo Extra" trouxe vários pontos interessantes à análise do tema futebol. 

Um deles é a postura silenciosa e comprometida de Fernando Gomes, presidente do orgão máximo do futebol português, a FPF.
Fernando Gomes não se envolve em nenhum assunto que envolva clivagens, conflitos ou medidas de ruptura. Não é um líder mas sim um lacaio de um poder que é quem mais vai lucrar com a ruptura entre os clubes de Lisboa.

Depois temos o presidente da Liga de Clubes, Luis Duque. Um fantoche escolhido por Benfica e FC Porto para ser o testa de ferro das alterações que se querem promover ao nível dos direitos televisivos.
É curioso o facto de o presidente da NOS considerar que a Liga de Clubes agora voltou a ser um parceiro credível quando é liderada por alguém condenado por fraude fiscal num negócio no futebol.

O que torna Luis Duque credível para a NOS? Bem, é que com o antigo dirigente do Sporting a liderar a Liga está garantida a não continuação dos processos/acções que colocavam em causa o monopólio da SportTV, o canal de desporto da NOS detido a meias com Joaquim Oliveira.
Aliás, com a entrada de Luis Duque na Liga, rapidamente essa situação foi ultrapassada por Joaquim Oliveira refidelizando a esmagadora maioria dos clubes até que um novo modelo seja criado.
Também quer a Controlinveste, agora com outro nome, quer a Olivedesportos garantiram logo também os direitos da Taça da Liga, quer televisivos quer comerciais.

(Nesta vertente é conhecida a aliança entre Luis Filipe Vieira e Pinto da Costa. Veremos até quando pois nenhum modelo de centralização terá sucesso sem os jogos do Benfica na Luz. E se Vieira libertar um que seja para passar noutro canal, estará a faltar à sua palavra.)

De resto, os clubes e os dirigentes do futebol português estão-se marimbando para os adeptos e para lhes melhorarem a experiência de ver um jogo de futebol ao vivo. 
Apoiam, directa ou indirectamente, autênticas guardas pretorianas que espalham a violência pelos estádios e que afastam do futebol muitos daqueles que gostam do desporto.

Nunca vimos Luis Filipe Vieira, Bruno de Carvalho ou Pinto da Costa condenarem as acções violentas de adeptos dos seus clubes. E não têm faltado oportunidades para tal.

Se o digníssimo visitante do NGB estivesse com um filho seu na zona de sportinguistas onde caíram os petardos em Alvalade? Tornava a levar o seu filho para um jogo destes?

Se o digníssimo visitante do NGB levasse o seu filho ao estádio do adversário e fosse agredido só por ter ao pescoço as cores do seu clube, como aconteceu a um benfiquista este fim de semana em Alvalade, tornava a levar o seu filho a um jogo destes?

A verdade é que os dirigentes do futebol, de forma hipócrita, limitam-se a colocar nas mãos da polícia a solução para isto tudo. E olham para o lado quando se trata de limitar ou expulsar dos estádios de futebol quem promove a violência.

E os adeptos, os sócios, muitos deles são também coniventes com estas acções criminosas, com a desculpa de que os outros fizeram primeiro. 
Não há inocentes, meus caros.

Isto é como aquele velho ditado que diz que tanto é ladrão o que rouba como o que fica à porta a vigiar. 
Ou condenamos todos os actos de violência, sem excepção, ou estamos a pactuar com os petardos, as agressões e a linguagem que incita à violência.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Não fales em rui santos.
    Esse gajito fala do que lhe convém, mais nada.
    É mais um que mama do futebol e o resto são tretas.
    Não há conversas interessantes nos programas desse pequenino.
    Há uma grosseira manipulação e abordagens convenientes que têm sempre ou quase sempre um alvo - o Benfica.
    Não consigo entender como é que um benfiquistas e aqui é com letra pequena, para não te chamar de benfiqueiro idiota, consegue citar um fulano que faz do Benfica o objecto principal da sua reles velhacaria.
    É pá, acaba com a tua escrita. Tu descredibilizas o Benfica!
    O problema da insegurança nos estádios tem a ver, principalmente com as autoridades e com o Estado. Se este e estas tomarem as medidas ajustadas a esses energúmenos todos, sejam equipados de vermelho, verde, azul ou amarelo nunca mais haveria este tipo de problemas ou possivelmente a sua ocorrência seria residual. Vão ao Reino Unido e aprendam. Só isso chegaria.
    Publica, não te acobardes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso que nisto tudo a tua preocupação é o Rui Santos.

      A primeira responsabilidade é dos clubes que têm de tomar medidas para impedir que gente violenta seja associado do clube. E nós adeptos temos também de demonstrar condenação e desagrado junto das direções de forma a que tomem medidas.

      Eliminar
    2. Estás errado.
      Socorres-te de rui santos para teceres os teus comentários e fazeres o teu post.
      A responsabilidade é do Estado e das autoridades. Thatcher chamou os responsáveis pelo futebol e com eles delineou a estratégia que acabou com o hooliganismo na Inglaterra.
      Percebido?
      Não deturpes, nem invoques um velhaco para justificares as tuas divagações. Esse gajo também precisa de lavar as mãos tal como aqueles que escrevem aquelas barbaridades. Ele incendeia, insinua, especula e só te dou dois dos casos mais recentes. A insinuação que fez sobre a vinda de Júlio César para o Benfica e o atrevimento de ditar normas de conduta para o Presidente do Benfica.
      Mas o gajo anda a brincar com coisas sérias ou continua a brincar como a garotada no recreio?
      Recorre, quando tiveres necessidade disso à credibilidade e não a um catraio que é um anti-benfiquista primário, básico.
      Sê objectivo e Benfiquista. Certo?

      E para que foste buscar rui santos, hã? Porquê?
      Deixa a cretinice desse anão-jornalista e não te ponhas a sonhar!
      E recomendo-te que leias na blogosfera espaços que desmontam com clareza esse jogo obscuro e velhaco do rapazola.

      Eliminar
    3. Claro que a segurança nos estádios e demais recintos públicos terá que ser sempre da responsabilidade das entidades policiais (ESTADO).

      Os clubes não tem autoridade nem meios para exercer acção punitiva ou disciplinar sobre adeptos ou cidadãos, dentro dos seus recintos desportivos.

      Que eu saiba o Benfica tem feito inúmeros apelos aos seus sócios e adeptos para não usarem materiais explosivos dentro dos estádios.

      Tanto quanto tenho sabido a coisa iniciou-se com a presença de elementos da JLeo com tshirts provocatórias ( morte na croacia) a que foi respondido com a tarja very light feita à pressa. Guerrilha de claques, aproveitada pelo brunalgas para se garantir no lugar, apesar das derrotas desportivas no adeus ao campeonato e outras que se seguem.

      Carlos dos jornais

      Eliminar
  2. Concordo em absoluto! Parabéns pela análise! Como cidadão tenho vergonha de adeptos que utilizam um episódio vergonhoso como foi o very light, para atacar os adversários! Como Benfiquista tenho vergonha de uma direcção que perante isto se remete ao silêncio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A direção não pode continuar a assobiar para o lado.

      Eliminar
  3. É por isso que, depois de dezenas de anos a acompanhar o futebol, confesso que já há meses que faço questão que praticamente tudo o que lhe diz respeito me passe ao lado...

    Alimentar vigarices, defender desonestos e criminosos apenas e só porque têm as "minhas cores", fazer de conta que há bons e maus, quando, no máximo, apenas há uns ainda piores que outros... sinceramente, para mim, obrigado, mas não... já chega de ser idiota!

    Quem ainda consegue conviver com tudo isto, vibrar e depois ignorar tudo o resto, está e estará sempre no seu direito, mas é um mundo, um ambiente e um espectáculo muito pouco recomendável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futebol é um desporto fantástico mas precisa de ser expurgado da violência e de tudo que ultrapasse a normal rivalidade entre clubes.

      Eliminar
  4. Aqui está um boa posta.
    Devia dar um case study como se baralham uns quantos assuntos, não se diz grande coisa e se passa uma mensagem confusa.

    A questão da segurança nos estádios é uma questão de segurança publica. É um problema de estado. Se não há competências nos diversos organismos do estado para resolver esta questão que peçam ajuda aos ingleses ou aos alemães.
    O que se passa por cá é um pouco o que se passa em França.

    Enquanto se pensar que isto é um problema do futebol e que deve ser resolvido pelo futebol, como está aqui explicito nesta posta, não se chega a lado nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro o conteúdo do post é muitíssimo confuso e falta.lhe objectividade, eu acho mesmo que isto se resolve é com o corpo de intervenção dentro dos estádios um policia para cada 10 cidadãos... parece-lhe bem???
      É claro que as estruturas do futebol em articulação com as autoridades já tinham resolvido o problema... mas depois a certa altura não era necessário policiamento e isso é uma chatice, ou os stewards eram desnecessários... uma chhatice para muitos...

      Eliminar
    2. Caro Nuno, objectividade falta aos dirigentes para resolverem este tema.

      Em Portugal tudo é mandado para as costas do Estado. Só o Estado é que tem deveres.

      E nós cidadãos? Onde está a mobilização por um desporto livre de arruaceiros?

      Onde estão as medidas dentro dos clubes?
      Onde estão as medidas para limitarem as claques caso não saibam estar em sociedade?

      Como disse no post, os dirigentes são muito eficientes e ágeis quando se trata de tratar de comissões e negociatas.
      O resto... os adeptos que se danem.

      Eliminar
  5. Os principais responsáveis por o futebol estar neste estado são os Dirigentes! De todos os clubes, da Liga e da FPF, bastava que os clubes perdessem pontos se houvessem tarjas, petardos ou Cânticos insultuosos, bastava que essas pessoas fossem identificadas e irradiadas... aliás nem só eles, os paineleiros facciosos alimentam esta turbe violenta, alimentam ódios mesquinhos e parcialidade desonesta... ouvir programas de paneleiros é ouvir de uma maneira geral desonestidade intelectual mínima... e falo de todos os clubes... a hipocrisia sempre latente e a falta de vergonha na cara manifesta nos paineleiros portistas, mesmo gajos inteligentes do Porto vendem-se à mentira por um alinhamento obrigatório.´com o status quo... e vendem-se deve ser a palavra certa...

    ResponderEliminar
  6. que confusão vai nesta cabecita
    se for ao café, saltar com um golo do Benfica na tv e for agredido pelos tipos da mesa do lado, vou queixar-me à direcção do Benfica?
    no café ou no estádio, na rua ou no pinhal, a segurança dos cidadãos é da responsabilidade da polícia
    em vez de conversa de merda, porque não apresentam um pedido de esclarecimentos na psp?
    a falta de inteligência conduz sempre à confusão
    LC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LC são iniciais de Lenta Compreensão?

      Eu referi-me aos estádios e imediações onde a responsabilidade está repartida, até por nós adeptos que temos de deixar de fingir que não vemos quando alguém hostiliza outros só porque são de um clube diferente.

      O estádio pertence aos clubes. São eles os responsáveis por quem permitem que tenha acesso aos mesmos.

      Eliminar
  7. O post começa mal... não foi o corte de relações entre o Sporting e o Benfica. Foi o corte de relações unilateral do Sporte para com o Benfica.

    Posto isto. E depois de uma tirada (no facebook) (???) de mau-empatar do chefe da claque os calimeros resolveram cortar relações com o Glorioso num comunicado em que omitiram as suas responsabilidades. O habitual.

    Ao escriba do facebook, foi dada a devida resposta. Ao comunicado do corte (no site) também... e ficaram a falar sozinhos.

    O Benfica não se guia pelas atitudes dos seus adeptos e muito menos pelas dos adeptos (claques organizadas) e dirigentes folclóricos dos adversários. Ainda há organismos a quem dar contas das tomadas de posição face a ocorrências nos estádios provocadas por adeptos.

    Carlos dos jornais

    ResponderEliminar
  8. Há ocorrências que só as autoridades cabe resolver e/ou assinalar nas instancias próprias.

    Não é um Brunalgas qq e numa rede social que se fazem acusações a uma instituição como o Benfica.

    Carlos dos jornais

    O Presidente do Benfica, ainda bem, que (não é chefe de claque) age ou reage junto de quem de direito.

    ResponderEliminar
  9. podem não haver inocentes, mas há uns mais culpados que os outros, e esses, são os adeptos. Acham que os BdC desta vida, agem assim, porquê? Porque os adeptos fanáticos gostam que lhes atirem areia para os olhos, assim como na politica. O carneirismo, a falta de opinião própria, permite que continuem a querer fazer todos de parvos, mesmo os que têm 5 dedos de testa. A medida do presidente lagarto, é politica, cai no goto dos lagartos anti-benfica (que é a maioria dos seus adeptos), desvia as atenções e permite-lhe reinar à sua vontade. Quando acordarem, não serão 13 anos sem vencer mas 20 ou mais...assim como neste país de m*erda. Faço porque me fizeram primeiro, LOL

    ResponderEliminar
  10. Surpreendentemente um post com o qual concordo! O mundo deve estar para acabar :-D

    ResponderEliminar
  11. ESTE assunto já Cheira mais do que mal....

    1- O Presidente do SCP é um individuo que tem mts telhados de vidros, só para começar é um ex- membro da Juve-Leo, como actual presidente do clube já ameaçou processar Sócios/simpatizantes do clube, ameaçou o próprio treinador (Marco Silva) do clube com a demissão e fez campanha para isso através de José Eduardo.

    2- O responsável pela segurança do jogo SCP- Benfica é do clube da casa e respectivas forças de segurança. Obviamente que é condenável tanto de um lado como do outro as respectivas tarjas e intimidação constante mas tudo teria repercussões mt menores se os responsáveis dos clubes contivessem a sua incontinência verbal.

    3- O fosso de Alvalade é uma das maiores vergonhas do futebol Português, uma vez que já aconteceram vários incidentes no mesmo e nenhum dos dirigentes actuais e anteriores até a data não resolveram a situação, é algo indesculpável devido ao valor monetário em causa para resolver um problema para proteger vidas humanas.


    Vários Links de quem têm encorajado a violência com palavras mt pouco próprias para quem é o órgão máximo de uma instituição com mais de 100 anos de história desde que chegou ao Sporting clube de Portugal:

    http://youtu.be/9O9t804yCeA (Chamando palerma ao treinador da equipa adversária o ano passado) meio ano de mandato

    http://youtu.be/njij8L5uumI (Retirar o vermelho da bandeira nacional e respectivos cantigos da Juve Leo) meio ano de mandato

    http://youtu.be/cHKSCxKvvuY (Ainda não era Presidente já autoritário a dizer que se deve ou não deve ver num núcleo do clube)

    http://youtu.be/9AGtKgPBgVU (sintetiza a personalidade da figura, pois quem se Zanga com o aVô pelo o Sport Lisboa E Benfica fazer parte da história do SCP demonstra todo o ódio que a figura têm pela nossa instituição).

    Exemplo de quem não respeita os símbolos do clube/ ex dirigentes/ profissionais que tantas glorias deram ao clube, só voltando atrás quando se sente entalado e a perder popularidade:

    http://youtu.be/NmpzXHRqK4M


    Ps: Espero que deixem de dar protagonismo ao BDC pois este até ver pelo nome " Nova Geração Benfica" ainda é um Blog para falar assuntos do Sport Lisboa E BENFICA e não de outras agremiações que nem se sabem respeitar a eles próprios quanto mais os outros.

    Bastava termos uma Comunicação social isenta e com memória para ir buscar todas as comunicações da figurinha e confrontar com as do presidente do SLB nesse mesmo período e ficaria a nu a campanha vergonhosa do BDC do SCP uma vez que existem quase todos os dias um programa desportivo com N comentadores a encher chouriços.

    Ass: MAdskinn

    ResponderEliminar
  12. Caro Shadows,

    Totalmente de acordo a 100% com o post.

    Se me dão licença com alguma pena minha vou-me abster de fazer mais comentários neste blog com muita pena minha, porque desde que o comecei a fazer nas últimas 24 horas recebi ameaças que encaminhei para as instâncias judiciais adequadas a solucionarem o problema. Infelizmente quem tem uma vida está sempre refém de quem não tem.

    Continue o seu bom trabalho. Tenho a certeza que todos os verdadeiros adeptos de todos os clubes sentem-se identificados com este texto. Tal como se sentiram reconhecidos aos adeptos do Futebol Clube do Porto, portistas e verdadeiros desportistas, que assobiaram o vergonhoso modo como os superdragões( que são o equivalente da Juve Leo e os No Name lá do burgo) não respeitaram o minuto de silêncio ao senhor Manuel Galrinho Bento.

    Moral da história? Nós os verdadeiros adeptos percebemos sempre a linguagem uns dos outros, e aprendemos a respeitarmo-nos. O problema destes fascistas é que usam métodos que são intimidatórios,e a malta ganha medo, porque tem família e profissão. Se eu não tivesse vida profissional dedicava-me a ser um blogger, assim sendo limito-me a escrever textos na primeira pessoa, porque nunca suportei os cobardes.

    Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
  13. BENFIQUISTA DE GAIA11/2/15 14:56

    acabou o blakout veio o folclore.....isto nao e provocaçao ?????sejamos sensatos...independente do que se passou esta frase e provocatoria...ao menos calavam-se...nota:.estas noticias no norte e MEL...a verdade e esta .....esta direçao aqui no norte com vieira a cabeça ja começa a ser acarinhada pelo trabalho que teem feito ...SINAIS DOS TEMPOS

    ResponderEliminar
  14. Eu pessoalmente como benfiquista sinto vergonha destes semi-humanos que fazem estas tarjas e tem estes comportamentos ... Hoje em dia ir a um estádio de futebol tornou-se um perigo e um sítio muito pouco recomendável para levar crianças ... Então uma pessoa educa uma criança com valores e educação e deve pôr tudo em causa por causa de um jogo de futebol?? Não ... Eu um dia que tenha um filho ( se tiver ) nunca quero que ele interiorize num estádio de futebol um sentimento de ódio e má educação em relação aos outros ... Simplesmente não quero que ele tenha essa influência ... Julgo que nesta questão devemos ser muito pragmáticos ... Irradiar esta escumalha dos estadios de futebol ( seja de que clube forem ) ou então caso isso não aconteça acabar com o futebol ... Prezo mais os valores da liberdade e do respeito que o futebol e se o futebol não consegue acompanhar essa evolução da sociedade então não representa um bom exemplo para a mesma ... Por isso só há duas opções ... Ou se defende o futebol e acaba-se com esta raça ou o futebol irá acabar ... Porque um dia quando houver muitas mortes as pessoas vão acabar por se fartar ... Enfim ... Este é um daqueles casos em que a liberdade de expressão não existe ... Quando a tolerância que essa liberdade dá é usada para deturpar os valores dessa mesma tolerância incitando à quebra dos mais basicos direitos humanos como o direito à vida tem de se responder com acções muito duras contra esses anormais ... Independentemente das consequências ... Porque numa sociedade livre não vale tudo ... Senão não era uma sociedade livre ...

    ResponderEliminar
  15. https://www.youtube.com/watch?v=hg1bzgQaN_M#t=201

    Não há mesmo inocentes. Os nossos neo nazis não são nem melhores nem piores, são iguais, só um idiota não vâ isso.

    É absolutamente patético e ridiculo o tom com que o blogger GB neste blog se tenta braquear os actos destes nazis. Quem é conivente com estes bandidos para mim está exactamente ao mesmo nível deles. Tenho dito.

    Saudações desportivas,

    Pedro Soares

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking