O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A resposta tem que vir do presidente.

. 12 comentários

João Gabriel produziu uma curta declaração ao jornal Record onde se refere ao que Bruno de Carvalho escreveu no facebook após o jogo de domingo.

É nisto que o Benfica demonstra o amadorismo em que vive a comunicação do clube e até mesmo algumas posições institucionais.

O Benfica não tem que entrar em trocas de bocas com ninguém. 
Deve sim pautar a sua actuação por uma postura inatacável e sempre que se justificar intervir energicamente em defesa do clube e dos seus valores. E ter a humildade de admitir e corrigir quando há algo menos correcto do seu lado.

Neste caso, a resposta deveria ser colocada por escrito e ao nível do presidente, pois seria uma resposta dada ao mesmo nível. Não no Facebook mas por um comunicado divulgado à imprensa.
Não algo que acicate ânimos mas sim coloque um ponto final em vários temas e coloque a bola do outro lado.

Por exemplo, uma comunicação que revelasse a condenação por parte do clube de quaisquer tarjas ou palavras de ordem que não sejam de apoio expresso ao clube, incluindo aquela infeliz e vergonhosa tarja que invocava a morte do adepto do Sporting no Jamor. Assim como condenar e prometer acções enérgicas para banir quaisquer adeptos ou grupos de adeptos do Benfica que usem petardos ou semelhantes.

Mas depois da mesma forma condenaria a perseguição que é feita a qualquer adepto do Benfica identificado fora do estádio de Alvalade antes e depois dos jogos.
A forma como não é promovido o policiamento eficaz que proteja o espectador pagante e que se desloca ao estádio do adversário para poder ver o jogo.

Até porque na Luz, salvo muito raras excepções da responsabilidade de atrasados mentais que deveriam ser banidos do futebol, qualquer adepto pode andar identificado com as cores do seu clube que não tem a animosidade que encontra no Dragay ou em Alvalade.

O esquema de policiamento na Luz e imediações promove a proximidade dos adeptos e da polícia e dissuade pela sua presença esse tipo de acções.
Em Alvalade isso não acontece. E no Dragay também não.

Resumindo, uma comunicação eficiente vale muito mais que comunicação amadoras e infelizes no Facebook como faz o presidente do Sporting, ou que umas frases de alguém que sendo um simples colaborador não tem nível nem estatuto para responder a outro presidente. 
Aliás, para alguém que ainda à alguns anos atrás gozava com quem gostava de futebol, João Gabriel anda muito interessado no desporto rei e "muito benfiquista". Sinais dos tempos.

Um clube que movimenta milhões de euros e com SAD cotada em bolsa não pode ter este tipo de comunicação de repentismos e orientada por um simples colaborador.

Ou será que também nisto Luis Filipe Vieira prefere ficar no "balneário"?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Acho bem que seja o João Gabriel que é o director de comunicação a falar. O presidente não pode ser o palhaço "Faz-Tudo". Chama-se a isso delegação de funções que o escriba pelos vistos não faz a mínima ideia do que seja.
    O que também podiam fazer era se fizessem um comunicado apresentar uma foto com as tarjas tão indignas como a outra, que adeptos do Sporting mostraram no estádio e num jogo organizado por eles.



    ResponderEliminar
  2. Subescrevo... e concordo com a expulsão de recintos desportivos (para sempre a não ser que sejam menores de idade - nesse caso poderão ao atingir a maioridade solicitar a anulação da pena) de todos os cidadãos que através de tarjas, cânticos, petardos ou tochas provoquem mal estar nos outros cidadãos que querem assistir a um espectáculo tranquilamente. E qualquer pessoa de bom senso se está a cagar que sejam adeptos do Benfica, do Porto ou do Beira-Mar... e essa situação deve ser aplicada a todos os escalões, nos escalões de formação muitos pais são responsáveis por situações de enorme mal estar. Quem anda stressado faça corrida artes marciais yoga meditação marcha pesos o que bem entender...

    ResponderEliminar
  3. Paulo Gomes10/2/15 12:39

    "Um clube que movimenta milhões de euros e com SAD cotada em bolsa não pode..."

    1 - "Robertadas".
    2 - vendas com prejuízo (Garayzadas)
    3 - aumentar o Passivo
    4 - pagar 4 milhões ao treinador
    5 - comprar cepos
    6 - jogar para o 0-0
    7 - etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abelourinha10/2/15 14:18

      Di Maria cepo
      David Luís cepo
      Ramirez cepo
      Matic cepo
      Java Garcia cepo
      É. Claro que não se pode acertar em tudo, para isso temos as estruturas do Sporting e Porto, acertam sempre em tudo.

      Eliminar
  4. Totalmente em desacordo com a tua opinião em referência ao assunto do post.
    Porque o Facebook é uma plataforma de comunicação individual de cada um e utilizado para algumas instituições para analisar o seu nível de popularidade, a informação normalmente veiculada pelo BDC é constantemente dirigida para mandar farpas séjá para interior do seu próprio clube como para fora, mas tanto o faz como presidente do SCP como o de mero adepto. Exemplo: a declaração que os jogadores não mereciam a camisola que envergam." Quanto ao João Gabriel ou outro dirigente do clube tem se referido a vários assuntos como simples adeptos, basta leres a forma como certas declarações são proferidas por uns e por outros.

    Simplesmente porque o que BDC quer é atenção e protagonismo, o Rui Gomes da Silva está certo quando diz que BDC procura é imediatamente renovar o poder que lhe foi dado pelos sócios do SCP e assumir/ atropelar competências de outras áreas do clube e para o conseguir têm que atiçar as rivalidades e so on, Um simples exemplo é as ameaças constantes dos processos em tribunal contra adeptos rivais e do próprio clube e depois temos a situação José Eduardo que fica em água de bacalhau.

    Temos que ter a noção que até para um adepto do Sporting a afirmação "Acabou o blackout e voltou o folclore." é uma opinião que mt deles comungam, é verdadeira e merecida. Os que vivem na ilusão e constante esperança, até esperam que o BDC finalmente encaixe o ridículo das suas afirmações e postura que em nada prestigia a instituição que representa.


    Ps: Tb podias ter ido buscar a notícia do mesmo desportivo no qual os jogadores do SCP encontravam-se em lágrimas com o empate no final do jogo.

    Piada breijeira: Um jornalista off the record tb comentou que presenciou uma das situações mais comoventes num estádio de futebol, que decorreu ao minuto 93 a quando do golo do Benfica, um adepto Benfiquista tb soltou uma lágrima, mas foi pelo recto, vulgar designada Bufa com molho, mas prontamente um adepto da casa deixou cair um cachecol verde e branco e tudo foi feito no devido local "WC" e em condições de higiene bastante elevadas.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  5. Filipe Almeida10/2/15 13:16

    Do ponto de vista de gestão de comunicação, é exactamente ao contrário. No dia em que o Benfica, através do seu Presidente, resolver responder ao adepto do SCP que actualmente ocupa a cadeira de presidente, deixo de pagar quotas, isso sim, seria descer ao nível das conversas de café do Bruno no Facebook, e mesmo enviar o Gabriel para o efeito é dar demasiada importância a quem sabe que só sobrevive em antagonismo com o Presidente do SLB.

    ResponderEliminar
  6. O departamento de comunicação do Benfica só aparece quando não deve.

    Quando é para desmentir as alianças com a corrupção e as negociatas, ninguém aparece.

    Desde que haja negócios, vieira dispensa saber do Benfica...

    ResponderEliminar
  7. ALTIFALANTE.10/2/15 14:02

    Claro!!!!!! É para isso que os Departamentos e os directores de comunicação de todos os clubes de futebol mundial foram criados...

    É para os Presidentes, brincarem aos Calimeros/crianças/bastas e andarem em trocas de palavras como adeptos de segunda.

    Ai Benfica, Benfica... agora, querem o Presidente a fazer de papagaio ( esquecem que para isso já existe a oposição, que consegue fazer mais mal ao clube, que até os porcos e as osgas ).

    ResponderEliminar
  8. João Santos10/2/15 15:59

    Eu gostava de saber porque atribuem ao Bruno de Carvalho tanta importancia. Quem é esse senhor para "condicionar" a agenda e o tempo do Vieira? Aliás, quem é esse senhor para sequer se comparar a nosso presidente? O departamento de comunicação, penso eu de que, serve para, entre outras coisas, para este tipo de situações. Agora é o presidente que tem de responder a comunicados? Não fazia mais nada vida, se tivesse que responder a todos os que o Bruno de Carvalho faz.

    ResponderEliminar
  9. Zé das Quinas10/2/15 16:47

    o sporting e o seu presidente deviam de andar era preocupados com o problema do fosso do estadio! é todos os anos a mesma historia! cai la sempre alguem! deviam mandar tapar aquilo mas era! em vez de andarem com conversinhas da chacha!

    isto é engraçado! somos todos charlie mas depois toca a carregar e a criticar em quem faz tarjas "provocatórias"! Viva a liberdade de expressao nao é sombras?

    ResponderEliminar
  10. Nao concordo com o teu texto. Acho que deve ser exactamente o dep de comunicação a responder. Dessa forma atribui se a verdadeira importância das palavras alheias.

    ResponderEliminar
  11. John Bastos10/2/15 17:26

    cut the crap! Mas tu queres um Benfica bem gerido ou um Benfica presidencialista à pinto da costa ou à bruno de carvalho? O departamento de comunicação é para alguma coisa olha que cena. O presidente nao tem nada que comentar estas panhonhices esverdeadas! Eles deviam de andar era preocupados em gerir os 7 pontos de atraso em vez de andarem preocupados connosco! Deixa-os tar. Enquanto o campeonato deles for apenas e só tentar ganhar ao Benfica estamos nós bem! Fez-lhes bem descer a terra quando mamaram o golo do empate!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking