O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O "Arrumar da Casa"?

. 12 comentários

Há algum tempo que não se via um SLBenfica tão activo no mercado numa perspectiva absolutamente estruturada e sustentada.

A confirmarem-se as notícias que a imprensa tem divulgado, integram três jogadores de qualidade, mas acima de tudo de grande potencial, da equipa B para surprimir a saída de segundas opções (e uma primeira, Enzo) que sairão no mercado de Inverno por não terem estado à altura. Reparem:

Saem: Nelson Oliveira, Enzo Perez. Poderão sair: Bebé, Jara e eventualmente Benito e Sulejmani.

Entram: Guedes , João Teixeira e Rui Fonte

A solução para a saída de Enzo Perez já estava no plantel entre Talisca e Pizzi (eu claramente que gosto mais da opção Pizzi) e sobe João Teixeira para lutar pela posição e ser uma opção de rotatividade, para já.

Nelson Oliveira e Jara saem e Rui Fonte sobe. Na verdade ter dois a "decorar" o plantel já estava realmente a mais e com isto reduz a apenas um e com a subida do Rui temos 4 jogadores para duas posições, o que é perfeitamente adequado. Porém, ao contrário do que o Jesus pensará, eu entendo que o Rui Fonte é superior ao Derley, ou pelo menos tem demonstrado ser, para ser mais justo.

A recuperação de Sílvio coloca Benito na porta de saída. Não temos qualquer necessidade de manter o suiço que nunca convenceu. E a subida do "diamante" Gonçalo Guedes, claramente num nível competitivo elevado e de grande potencial, retira espaço a Sulejmani cuja ausência praticamente desde Maio de 2014 transforma-o num jogador sem ritmo competitivo e cuja recuperação dificilmente será mais produtiva que a aposta no Gonçalo.

Talisca quando chegou vinha com a rodagem pela do campeonato brasileiro que estava a meio. Com a chegada de Novembro e com a consolidação dos níveis físicos dos companheiros e adversários, a vantagem que destacava o brasileiro desapareceu... não me sai da cabeça a comparação com o Bruno Cesar. Um início auspicioso, mas depois... vou "perdendo gás" e foram desaparecendo as notícias que davam conta de observações de clubes de topo.

Por isso, ou o brasileiro realmente "dá a volta", o que me parece pouco provável, sendo mais de esperar uma evolução mais gradual, ou vamos assistir na segunda metade do campeonato ao aparecimento de Pizzi e João Teixeira, isto sem esquecer, noutras zonas do campo o Sílvio, Guedes e Rui Fonte como reais opções capazes de acrescentar valor em alguns jogos.

Curiosamente, como já aqui referi, esta "arrumação" na equipa principal terá um impacto muito significativo em cascata também nas equipas B e de Juniores (e até de Juvenis) com atletas da ganharem minutos que não tinham e a acontecerem transições e subidas de escalão para integrar uma nova etapa de crescimento. Onde é que eu já tinha ouvido falar parecido com isto... Se calhar a ideia até nem estava assim tão longe do que pensa quem realmente percebe disto!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Sim estou a gostar de "tudo"... e até os dois ou três nomes que aparecem são interessantes... o Mukhtar deve ter sido bem fisgado... o único com o qual tenho a pulga atrás da orelha (falo unicamente a título intuitivo) é o tal Jonathan...

    ResponderEliminar
  2. Rui Benfiquista7/1/15 16:47

    eu penso que ainda mais novidades vão chegar, se calhar o Van Ginkel ( o Milan devolveu-o )vem ai emprestado pelo Chelsea para garantir opção pelo Talisca....

    ResponderEliminar
  3. “Talisca quando chegou vinha com a rodagem pela do campeonato brasileiro que estava a meio. Com a chegada de Novembro e com a consolidação dos níveis físicos dos companheiros e adversários, a vantagem que destacava o brasileiro desapareceu... não me sai da cabeça a comparação com o Bruno Cesar. Um início auspicioso, mas depois... vou "perdendo gás" e foram desaparecendo as notícias que davam conta de observações de clubes de topo.

    Por isso, ou o brasileiro realmente "dá a volta", o que me parece pouco provável, sendo mais de esperar uma evolução mais gradual, ou vamos assistir na segunda metade do campeonato ao aparecimento de Pizzi e João Teixeira, …”

    Escreves tanto sobre futebol e não fazes ideia do que falas:

    - Não viste o que aconteceu com o Brahimi? Os treinadores são todos burros? Achas que as movimentações e a fantástica capacidade técnica do Talisca passavam despercebidas? Não achas que todas (ou quase) as equipas na preparação dos jogos vêm resumos das jogadas do Talisca para evitarem serem, comidos? Não te apercebes que agora quando o Talisca pega na bola os adversários fazem marcação dupla? Não reparas que quando passa o primeiro o segundo faz sempre falta?
    -Por outro lado não aprendeste nada com o Marcovic? Não sabes que ninguém, muito menos um puto, consegue estar sempre em forma? Muito menos quem está sem férias à ano e meio!
    - Não queres antes escrever sobre a fantástica técnica de remate do Talisca? Já reparaste que as bolas rasteiras quase sempre batem no chão junto ao GR? Já reparaste na potência de remate (faz remates fortíssimos de muito longe) com aquelas perninhas fininhas? Como rematará daqui a 1,2 anos, após o trabalho de fortalecimento muscular que certamente estará a fazer? Não ficas impressionado com a facilidade com que passa pelos adversários? Porra o Talisca faz já muitas coisas, que poucos no Benfica (Gaitan, Salvio, Enzo (porra este já não conta)?) fazem!
    - Achas que se a vantagem fosse só de um melhor preparo inicial do Talisca, tinha tido elogios como os que teve do JJ, do J Mendes e do Mourinho, enfim perfeitos imbecis, no que competência futebolística diz respeito, ao pé do GB?
    - Gabamos tanto e todos os dias (e bem) capacidades mostradas pelo Gonçalo, nos juniores e nos B e desprezamos capacidades demonstradas já ao mais alto nível de outros nossos jogadores?
    - Não queres falar sobre as consequências para a evolução do Talisca por em 6 meses no Benfica ter jogado como PL (9), 10, 8 e médio esquerdo (11) e 6 (4 do JJ)? 5 posições?
    - Não queres escrever sobre o lugar em que estaríamos sem os golos do Talisca?
    - Custa pensar antes de escrever?

    Não queres parar (desculpa a expressão) de marrar no Talisca? Ainda não percebeste que será a curto prazo, depois da inevitável saída do Gaitan, a nossa maior estrela? Implicas com o Talisca desde que chegou, apesar do que fez e dos elogios dos grandes no futebol. Pareces o Shadow em relação ao Vieira e ao Jesus: Está sempre mal, porque sim, porque não e porque talvez! Doentio!

    Gloriosos cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/1/15 17:20

    O Talisca não perdeu "gás"... o Talisca tem jogado sempre com a mesma intensidade (baixa e muito baixa para 8 na minha opinião), no inicio é que tinha marcado alguns golos! isto do arrumar a casa é muito bonito... mas vamos deixar acabar janeiro, cá para mim vamos assistir a compra de + alguns " sul ameriacanos" e emprestar os "cromos" antigos...mas a qualidade e lacunas do plantel vão continuar
    Ass: Luís

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/1/15 17:30

    O pizzi é melhor que o Talisca? O talisca é world class. Abre os olhos!

    ResponderEliminar
  6. jorgen807/1/15 17:51

    Esse teu parágrafo sobre o Talisca deve ser encaixilhado para futura lembrança. Comparar Talisca ao Bruno César é muito mau de se ler. Muito mesmo.
    Se me dissesses que não se pode dar a posição de 8 num esquema de dois médios a um miúdos de vinte anos, oriundo do Brasil, aí concordaria contigo. Agora, duvidar da qualidade e potencial dele....

    ResponderEliminar
  7. Dispensar Sulejmani é quase tao criminoso como emprestar Djuricic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, aliás não percebo a titularidade do John na lesão do Sálvio, para mim claramente seria o Sulejmani.

      Eliminar
  8. Anónimo7/1/15 18:36

    Por favor, não batam mais no GB, seus ingratos! Como ele bem destaca a vermelho, se a direção do SLB não tivesse lido aquilo que ele escreveu e agido em conformidade,esta arrumação não teria sido possível. Esta época e as próximas estariam comprometidas irremediavelmente.
    Salvé, GB! Obrigado, pá!

    João A.

    ResponderEliminar
  9. E a culpa de tão boa "arrumação" é do........ 'malandro' do LFV
    Só duas notas:
    Não se pode dizer que o Fonte já demonstrou ser melhor do que o Derley visto jogarem em ligas completamente diferentes;
    O Talisca tem 20 anos e o Bruno César tinha bem mais, logo, outra comparação escusada.
    No resto estou de acordo. o Benfica está a trabalhar bem.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo7/1/15 20:01

    Leio a tua visão do tema e respeito a mas em alguns pontos não concordo. Na questão do Talisca, ja pelos argumentos apontados por outros nem vale a pena escrever. Mas o que mais me tocou foi a questão do Derley vs Fonte... então dizes que fonte é superior a uns dos melhores marcadores do campeonato passado, que este ano por meras más opcoes técnicas, não tem tido muitos minutos, e comparas o com um rapaznque joga na segunda liga?o que faria então Derley se joga se na 2 liga!!! Não tiro o mérito ao fonte mas ainda lhe falta muito (jogos na 1 liga) para se comparar ao Derley que num Maritimo fez o que fez....mas são opiniões e respeito a tua. Cumpz
    Aisenik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/1/15 15:31

      Concordo, acho o Derley um excelente avançado. Pena não jogar mais vezes, mas digamos que o Lima e o Jonas tem estado a um bom nivel.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking