O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Jovens a caminho da emancipação

. 22 comentários

Lindelof, Hélder Costa e Gonçalo Guedes são esperados esta semana em Barcelos para tentar ajudar o Gil Vicente a garantir a permanência. Aos dois primeiros, que esta segunda-feira ainda vão estar à disposição da equipa B para o dérbi com o Sporting, juntar-se-á o terceiro - ontem fez a estreia pela equipa principal, ao substituir Lima em cima do final - na viagem para o norte do país. 


Os três futebolistas chegarão por empréstimo do clube da Luz até ao final da época, na sequência do evoluir dos contactos estabelecido entre os dois clubes:

O trinco Lindelof, de 20 anos, natural de Vasteras, na Suécia, clube em que fez a maior parte da formação, que completou no Benfica, cumpre a segunda época na II Liga, com um total de 18 jogos na atual época, a que acresce mais um pela equipa principal, frente ao Covilhã, para a Taça de Portugal. 

O ala Hélder Costa, formado do Benfica, também de 20 anos e a cumprir a segunda época na II Liga, leva sete golos em 20 jogos, 

O atacante Gonçalo Guedes, de 18 anos, tem quatro golos em 17 jogos na II Liga, assim como uma participação da Taça de Portugal (Covilhã) e uma na Liga (Penafiel).

in O Jogo

Qual a opinião dos nossos leitores sobre este, alegado, empréstimo?

A confirmar-se esta noticia (não há qualquer informação oficial nesse sentido), da minha parte três observações:

- Concordo com a ida de Lindelof e de Helder Costa para o Gil Vicente, pois Manuel Mota é um treinador capaz de transmitir valores e dar oportunidades. São dois jogadores já com alguma maturidade de jogo e emocional, pelo que a distância não deverá causar problemas.

- Já no caso de Gonçalo Guedes, com 18 anos acabados de fazer, ainda em idade junior, penso que seria mais proveitoso um empréstimo que permitisse ao jogador manter-se junto da familia de referência, próximo do SLBenfica para poder continuar a ter um acompanhamento personalizado.

- Tanto quanto foi dado a conhecer nas notícias dos desportivos, Lindelof termina contrato esta temporada e, que se saiba, não renovou (ainda) o respectivo contrato. Será que o jogador foi/ vai ser emprestado nessas condições? não creio... O que levanta duas informações que já vi "circular" e que, necessariamente só uma estará certa: a) não será emprestado e não renova - no futuro conta como jogador formado no SLBenfica para efeitos de compensação em transferências; b) vai renovar antes de ir para o Norte.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Anónimo6/1/15 08:13

    - Bons empréstimos de Lindelof e Helder Costa, não pelo treinador que é ridículo, mas por irem para um clube da 1ª liga onde em princípio serão titulares, onde a exigência irá aumentar e enfrentarão diferentes desafios que os farão crescer como jogadores.

    - Quanto ao Guedes eu acho que não vai ser emprestado e que irá ficar no plantel principal. Se há neste momento jogador da formação em quem JJ vê potencial e qualidade é o Guedes.

    - O Benfica tem como política não emprestar jogadores em final de contrato, pelo que acredito que a ser emprestado terá renovado. Lembro que a renovação de Luisão só se soube pelo relatório e contas não tendo sido anunciada.

    - Haverá mais jogadores da equipa B que poderão ser emprestados, casos de Ruben Pinto e João Amorim, abrindo assim espaço para os jovens Nuno Santos, Renato Sanches e outros que agora terão mais tempo de jogo.

    Labreca

    ResponderEliminar
  2. Mas não aparece um outro jornal desportivo a dizer na primeira pagina que orge Jesus pede para Gonçalo Guedes ficar no Benfica? Ou é convenientemente preferível afagar as notícias desse pasquim anti benfiquista que todas as semanas poe um painel de ex arbitros de honradez duvidosa a dizerem unanimemente que o Benfica foi beneficiado? Deve ser isso, interesses superiores deste blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ATF, queres mesmo falar em interesses?? Vê lá se queres mesmo.

      Eliminar
  3. No record vem a dizer que o Goncalo nao vai.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/1/15 10:11

    Concordo contigo quanto ao Gonçalo Guedes. Provavelmente um empréstimo a um clube geográficamente mais próximo fosse melhor. Mas também resta saber se existia interesse de mais clubes, e se teria tanto espaço como no Gil. Na minha opinião podia encaixar como uma luva num Belenenses, uma boa equipa este ano. Dos jovens que temos ao nosso dispor, não tenho dúvidas que os craques do futuro serão o Guedes e o Bernardo Silva, os outros tenho dúvidas que venham a atingir o mesmo patamar.

    Saudações
    Jorge GN

    ResponderEliminar
  5. A ser verdade é mais um tiro nos pés do Helder Costa e do Guedes.Dois jogadores atacantes que no Gil Vicente vão ter de conviver com uma pressão extrema da descida de divisão na cabeça deles , além que vão passar os jogos todos a defender.O que é antitese do jogo normal do Sport Lisboa e Benfica que em Portugal passa os jogos todos a atacar.Mais uma vez não existe nenhum critério nos empréstimos.O puto Guedes com 18 anos devia evoluir perto da família e não ir para o Norte e ficar sem qualquer acompanhamento com esta pressão toda.Uma coisa é a pressão para ganhar.Outra é a pressão tremenda de ir para uma equipa que está com a corda da garganta e deve tar com um ambiente de cortar à faca.Mais uma vez é tudo feito sem nexo , sem projecto desportivo para os jogadores.Tenho pena desses míudos que vão ser carne para canhão sem qualquer apoio.Quanto ao Lindeof é um bom empréstimo.Ele é defesa central ou Trinco , logo vai passar quase os jogos todos a defender se tiver qualidade alguma coisa vai evoluir.Dos 3 só Gonçalo Guedes talvez um dia terá oportunidades no Benfica.Mas vamos ver.Mas com esta estratégia para Guedes até esse são capazes de estragar.Enfim mais uma Brincadeirinha de mau gosto de LFV e seus muchachos.

    P.S: Porque só emprestamos jogadores a clubes com Presidentes manhosos?

    ResponderEliminar
  6. concordo a 100% com o que dizes... deve ser a 1ª vez... lol... ano novo vida nova :D

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/1/15 11:31

    o josé mota é um dos piores treinadores portugueses de que me lembro. as equipas que treina invariavelmente apresentam uma qualidade de jogo digna dos distritais. tem depois aquela arzinho de superioridade típico dos que fizeram e fazem carreira às custas da cunha e do tacho. é um péssimo treinador enviar para uma das suas equipas por um minuto que seja qualquer dos nossos jovens jogadores é um risco tremendo tanto do ponto de vista desportivo (podem facilmente desaprender tudo o que sabem) como do ponto de vista da saúde dos atletas (podem facilmente partir uma perna num dos treinos).

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/1/15 11:37

    Recuso-me a especular sobre material com origem num pasquim porta-voz dos porkos do pintelho da costa.


    Toniba Temuma

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente, emprestar jogadores para evoluir a uma equipa do José Mota é contradição. Vão aprender o quê? A jogar no autocarro? Era melhor irem a um Estoril, Paços, marítimo ou até nacional, sempre são treinadores mais capazes se evoluir jogadores sem se jogar no método ridículo do autocarro

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/1/15 11:40

    O Jogo diz,
    A Bola "desdiz":
    "Além do avançado, também Gonçalo Guedes – esteve para ser emprestado ao Gil Vicente – vai continuar às ordens de Jesus, enquanto João Teixeira passará a ter mais oportunidades. "
    ...
    DH

    ResponderEliminar
  11. Sinceramente, emprestar jogadores para evoluir a uma equipa do José Mota é contradição. Vão aprender o quê? A jogar no autocarro? Era melhor irem a um Estoril, Paços, marítimo ou até nacional, sempre são treinadores mais capazes se evoluir jogadores sem se jogar no método ridículo do autocarro

    ResponderEliminar
  12. Zé Luís6/1/15 11:43

    A ser verdade e o jogo quase nunca falha quando é assuntos nossos.Pk será??? lol é uma vergonha.Então vamos emprestar o Gonçalo que é 6 vezes melhor que o Bebé e o Bebé fica no plantel.Andam mesmo a gozar com os Benfiquistas e mais não digo que LFV já mete nojo.

    ResponderEliminar
  13. Se a noticia for verdadeira, na minha opinião, será uma oportunidade proveitosa para os três jogadores. Sobretudo por causa do que o GB disse acerca do Rui Mota, mais acrescento, que estando o Gil Vicente na posição em que se encontra, terá que encarar os jogos até ao fim do campeonato de forma atacante e de forma a querer vencer os jogos, pois só vencendo uma parte boa deles conseguirá o seu objectivo que é a manutênção (vejo aqui uma boa oportunidade para os jogadores de cariz atacante terem muitas oportunidades de jogar).

    Percebo a opinião do GB acerca do Guedes mas não concordo. Ás vezes parece tudo muito fácil (era só empresta-lo a um clube mais perto e fazer o seu acompanhamento de perto e já está!!!) não é bem assim... primeiro era preciso saber se esses tais clubes (Belenenses, Estoril) estariam interessados em o ter lá, se realmente tendo-o lá iria ter oportunidades de jogar, quer num caso quer noutro não prevejo grande utilização pois são duas equipas com os princípios de jogos bem assentes e com o 11 base definido!

    Se realmente fosse um jogador que fizesse falta lá, eles teriam entrado em contacto com o Benfica no sentido de o levar para lá... agora tentar um emprestimo "imposto" só para tar mais perto de casa, e com isso ser "queimado" nesses clubes não vejo algo de benéfico nisso.

    O Rui Costa com a idade dele ou pouco mais velho tb foi emprestado ao Fafe... e muitos outros exemplos existem por esse mundo fora! Por isso acho que não é por aí....

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/1/15 12:13

    Que se saiba, e nada está confirmado até hoje, só irão os dois primeiros. Lindelof e Helder Costa. Quanto ao Gonçalo Guedes pelo que se sabe JJ não o deixa sair pois acha que o menino precisa de continuar com a equipa principal para poder evoluir pis até ainda é Junior A.
    Portanto, mais uma vez procura-se falar ou escrever adiantado para mais tarde se dizer que "deram" a noticia em 1ª mão. Caso não se acerte então dir-se-à que se não tivesse falado ou escrito não se tinha evitado a saida. É uma no cravo e outra na ferradura.

    PS - Ah e tal até os reis da formação levaram nas orelhas com a equipa que foi ganhar a Guimarães.Acho ????? que o SLB devia fazer o campeonato com a equipa B e só usar os "A" nos jogos contra lagartos e porquistas.
    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
  15. Manuel Mota = Arbitro ,José Mota =Treinador do Gil Vicente!
    Quanto aos empréstimos concordo com o do Hélder Costa pois permite-lhe ganhar outro traquejo que na segunda liga ainda assim não lhe dá servindo o mesmo para o Lindelof, embora se termina contrato ainda não renovou não devia sair. contudo já li algures que quem iria n seu lugar seria outro central Marcos Valente! é esperar para ver! O Gonçalo devia ainda este ano seguir o seu caminho entre equipa A e B e para a época seguinte logo se definia o que seria melhor para ele.

    ResponderEliminar
  16. A Bola, pág 4: Gonçalo, Teixeira e Fonte no plantel.
    Não leias pasquins.
    Já começo a ficar desiludido com o NGB. Só trazes notícias do correio da manha e do jogo.
    Esperava mais deste blog.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo6/1/15 14:47

    Especulação jornalística. Nada está decidido. No domingo o Benfica tem jogo com o Porto B.

    ResponderEliminar
  18. Pedro A.6/1/15 14:58

    Benfica GB

    Segundo o que sei foi pedido ao Benfica em regime de emprestimo 3 jovens, Helder Costa Lindelof e Guedes, mas desses 3 o Benfica só se disponibilizou a emprestar 2 de imediato que foram Helder Costa que já tem 2 épocas de senior nas pernas (na época passada fez parte da equipa B) e LindeLof que tb já leva 2 ou 3 épocas de senior nas pernas...Guedes não foi recusado nem aceite pelo que ouvi o JJ irá ter a ultima palavra e apenas irá ser dada no inicio da semana que vem, pois JJ vê em Guedes um jogador que pode evoluir em 2 posições distintas....como Extremo e como 2º avançado....e é por isto que JJ está renitente na cedência.

    Helder Costa será emprestado e é uma solução bem esgalhada, é um puto que é um extremo competente, mas que desenrasca tb como lateral, mas que tem problemas naquilo que é "jogar contra gente grande" pois desaparece constantemente de jogo......e tenta individualizar ainda em demasia, terá então uma prova de fogo no Gil Vicente, pois ali terá mais oportunidades de se afirmar a tempo inteiro contra graudos e acima de tudo terá um treinador bastante mais evoluido tecnica e táticamente que o Helder, a ver vamos se não sairá dali um outro Coentrão....pelo menos pés tem para isso e muito mais.

    Lindelof está já na fase final da sua formação, e ainda não se conseguiu afirmar nem como Trinco (posição para a qual vinha rotulado de jovem promessa) nem como lateral direito (onde foi depois adaptado já em Portugal) nem como Central (outra posição que durante a sua formação ainda na Suécia era considerado como excelente jogador de futuro), ou seja, já experimentou 3 posições diferente mas em nenhumas delas se conseguiu "libertar" será emprestado com possivel promessa no bolso da parte do Benfica....caso consiga singrar nesta equipa do Gil Vicente possivelmente poderá ter a sua oportunidade de renovar.

    Guedes toda a gente sabe que é o Prodigio do JJ, o homem até se baba quando fala no miudo, e JJ ainda não usou o miudo com mais tempo porque o puto não renovou, existe um medo quase que de morte de que após 1 jogo bem conseguido algum tubarão leve o miudo, por isso existe esta aparente "incoerencia" naquilo que o Treinador diz e aquilo que faz, sendo óbvio que aqueles parcos 2 minutos que o JJ deu ao miudo contra o Penafiel tenham se calhar a tal pressão de quem sente que precisa de contar com o miudo mas que existe quem lhe meta entraves, acredito que o miudo após a renovação terá mais minutos do que aqueles que tem tido...

    ResponderEliminar
  19. Pedro A.6/1/15 14:58

    Continuação:



    Num aparte coloco tb outros jogadores, Bébé aos poucos desapareceu, não porque deixou de ser aposta, mas porque deixou o de ser no imediato, todas as Crenças nele parece que se mantém intactas à uma esperança de fazer dele "jogador da bola" mais doque em Djaló.

    Jara.... já lhe meteram o laço....esperam perceber apenas a quem o endereçar :)

    Sulejmani....existe algo mais ali....algo que não vi a época passada, o jogador parece mais intenso, mais activo e mais interveniente, e apesar dos poucos minutos de utilização claramente nota-se que está bem mais mexido e pelo que parece está para ficar.....agora descaido sobre a direita.......relembro que Sulejmani foi jogador revelação na Holanda onde fez 2 excelentes épocas sendo depois vendido por 16 milhões ao Ajax onde começou a sua guerra contra as lesões, e quando saiu do Ajax deixou transparecer que ele não vinha apenas em baixo de forma vinha tb mentalmente em baixo e com muita descrença no seu real valor, e como no Benfica houve sempre um condão de recuperar os irrecuperáveis, aconteceu com Giovanni que era apelidado de soneca, com Miccoli que era apelidade de pequeno Bombardeiro, com Reyes que era estrela num Arsenal antes de ir para um galáctico Real que o "dilacerou" mentalmente, e por ultimo com Aimar que cujo o ultimo report médico o dava como dificilmente recuperável para a prática desportiva, ou seja, no Benfica de tempos a tempos consegue-se verdadeiros Milagres e quem sabe se o Sulejmani ter estado lesionado este tempo todo e ter visto que o Benfica lhe dará incondicionavelmente todo o apoio possivel para que ele volte a prática desportiva não lhe terá tb aliviado aquela pressão de já no momento de ser um Super Jogador mas que pode ser já para começar "mais um grande valor" para a equipa e que depois de recuperar todos os seus indicies fisicos e psicológicos ai sim poderá ser o tal "Super Miki" como era tratado na Holanda....lá está o tempo o dirá.....

    A verdade é esta...a equipa do Benfica está neste momento com meia equipa de Reservas e meia equipa titular, no 11 principal e tem pelo menos 1 equipa inteira nos lesionados........será que o nosso plantel será assim tão fraco como se apregoa...????

    A razia foi grande sim...mas acho que esta equipa ainda tem muito sumo para tirar, e não vejo o JJ dormir descansado sem ganhar jogos com nota artistica....o homem vive disso....é aquilo que o caracteriza....

    ResponderEliminar
  20. Anónimo6/1/15 16:34

    Boas equipas para emprestar o Guedes,o Teixeira e o Costa seriam por exemplo o VItória de Guimarães, Estoril, Belenenses e até o Paços, do meu ponto de vista são equipas com bom futebol ofensivo.
    Já para o Lindelof e Fabio Cardoso, equipas como o Rio Ave, Belenenses, equipas consistentes a defender e com alguma projeccção atacante.
    Agora emprestar jogadores com muita margem e capacidade de progressão a equipas sem tática e que defendem constantemente com 11,só vão desaprender.

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
  21. Lindelhof tem um potencial enorme... não percebo este "desinteresse no jogador"... faz sem dificuldades lateral direito, central e trinco, enorme disponibilidade física, joga simples, mas com mais capacidade técnica que Javi... um mistério para mim...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking