O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

É protagonismo, Jesus?

. 22 comentários
Uma nota prévia: considero o Jesus um enorme treinador. Alguém que, com outra forma de lidar com algumas questões e com mais vontade de aprender fora de campo, seria talvez o melhor do Mundo, ou dos melhores do Mundo!

Porém há uma questão que inquieta muitos e o Redmoon tocou nela, na sua perspectiva, e que eu gostaria de levantar de novo:

- apostar nos jovens de fora VS apostar nos jovens da formação 

Ou seja, assumindo que falamos de jogadores de qualidade seja em que caso for, Jesus não hesitou entre Mukhtar, que diz não conhecer bem, e Bernardo Silva, por exemplo. Entre Samaris e João Teixeira, etc.... Jesus escolhe sempre os de fora.

A ideia com que fico é que Jesus tem uma preferência: aposta em quem ninguém (ou muitíssimo poucos) conhece.

Quando chegaram à Luz, grande parte dos jogadores em que Jesus apostou, a maioria dos benfiquistas talvez nunca os tivesse sequer visto em vídeos. Sim, estou a falar de Matic, Enzo, Rodrigo, etc.. 
(Já sei que os "yes man" ja conheciam todos enate antecipavam o sucesso de todos e mais alguns... Já sei! Estava a falar para as pessoas com cérebro!)

E a história repete-se sempre como o Mukhtar, que o próprio Jesus pouco conhecia, mas sabe que tem qualidades que podiam ser trabalhadas, porque temos uma excelente prospecção, e nisso de melhorar os bons jogadores ele é craque... Não é o único que o sabe fazer, como muitos acreditam, mas é bom a fazê-lo

Mas esse factor "desconhecimento" parece mover o Jesus. "Ninguém o conhecia e eu fiz dele um bom jogador..." Eis o que parece ser o Nirvana de Jesus. Isso até permite criar o mito que, porque ninguém conhece determinado jogador, logo não será um craque, mas chegou ao Jesus ele transformou em tal como que por magia... A tal magia que falha em casos como os de Djalós, Bebé ou Cortez (só para referir dois ou três recentes). Falha, porque obviamente e ao contrário do que muitos acreditam... Ele não faz milagres!

O problema dos jovens portugueses e da formação parece ser então o alarido! Jornais, revistas, fóruns, blogues, redes sociais... Toda a gente diz que fulano é bom, que beltrano tem potencial, que cicrano vai ser craque... 

... Está-se mesmo a ver não é? Mas então o que sobra para o Jesus?

Ser "apenas" o treinador? Então e o "toque de Midas"? Não pode ser... Esses se são bons, como ele diz, é para vender. 

Já repararam que toda a gente falava do Bernardo, do Ivan, deste e daquele... E quem é que chegou primeiro à equipa A? O André Gomes que ninguém (ou quase) sabia quem era. Bernardo, Ivan, Cancelo etc e quem é que teve minutos na pré-epoca? João Texeira... Toma!

Claro que esta ambição de "ser o maior da minha rua" também tem os tais casos caricatos como os Djalós, Cortezes, Bebés e outros em quem o "toque de Midas" não foi capaz de transformar lata em ouro... Mas que rapidamente há quem venha dizer que são compensados pelos outros, estes sao os "collateral damages", são as vezes que o Jesus quer acreditar que faz magia com todos, apenas porque fizera algo de bom antes. 

Transformar "lata em ouro" é então algo que na verdade nunca aconteceu com Jesus (nem ninguém o faz!!!). Reparem que jogadores como Enzo que quando chegou era internacional A argentino, o Marko idem pela Sérvia, o Matic ja tinha sido contratado pelo Chelsea, o Rodrigo era titular na selecção espanhola Sub21 etc.... Mas com Jesus passaram de possíveis bons jogadores a certezas que nunca tinham mostrado. Que fique claro que há aqui muita qualidade de Jesus em tirar deles o que têm para dar é que ele (ou a prospecção) viu que lá estava.

Talvez só o Mourinho tenha transformado "lata" como Paulo Ferreira, Maniche ou Nuno Valente em ouro que valeu milhões... E mesmo assim se excluirmos o factor "máquina de lavar euros" do FCPorto e do russo de Londres, nem o Mourinho o fez.

A pergunta que se coloca então é: É por protagonismo, Jesus?

Se for, caga mas é nisso, porque essa conversa pode "enganar" alguns algumas vezes, mas nunca "enganará" todos para sempre. E na verdade tu tens tanto para dar ao Benfica, ao futebol e a esses miúdos com qualidade que o protagonismo será a menor das imensas boas consequências que o teu fantástico trabalho pode ter.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Augusto Vald'Anaya22/1/15 20:13

    Agora também já sabe o que o JJ conhece ou desconhece? Mas isso é extraordinário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Augusto, mas não quero ficar com créditos que não me pertencem. Na verdade foi o mister JJ que disse o que conhecia publicamente, e bem aliás.

      Eliminar
    2. Verdade, foi JJ que assumiu que não conhecia o jogador. E assim sendo, como podem escrever que ele escolheu/preferiu um jogador que não conhece? Leram na bola de cristal?

      Eliminar
  2. Vira o disco e toca o mesmo...

    JorgeGN

    ResponderEliminar
  3. Jesus aposta em quem ninguém conhece. Jonas, jovem que ninguém topava, é a última aposta no escuro, mas, vá lá, parece estar a sair-se bem...

    João A.

    ResponderEliminar
  4. os portugueses não têm é a paciência que o Jesus exige...

    ResponderEliminar
  5. Benfica By GB, podes ter muitas ideias sobre JJ, agora não correspondem é á realidade. Vamos a factos: JJ já afirmou várias vezes em público que ele só pode ajudar a potenciar as qualidades dos jogadores, mas se eles não as tiverem, nada pode fazer. A ultima referência que fez a este facto reconhecido publicamente por ele, foi sobre Enzo. Mas esta realidade é reconhecida igualmente e publicamente por jogadores como Aimar, Enzo, Rodrigo, F. Coentrão, D. Luiz, Matic, Garay, Siqueira, Di Maria entre tantos outros. Todos eles reconhecem que se tornaram muito melhores jogadores depois de trabalharem com JJ. Como tu disseste JJ não é milagreiro, mas consegue fazer aquilo que muitos poucos fazem, que é potenciar o natural talento dos jogadores... e quando vemos nesse lote um jogador como Aimar, que já apanhou JJ em fim de carreira... esta tudo dito.

    Evidencias

    ResponderEliminar
  6. Com essas perguntas como título, até parece que o JJ, vos lê... Quando é que começam a perceber, que ele pensa pela sua cabeça, e o tempo em que o Benfica era dirigido de fora para dentro, já passou? Onde estaríamos se a direcção fosse atrás de certas propostas como a venda do Gaitan, ou a não contratação do Jonas ou do Júlio César?

    ResponderEliminar
  7. "Ou seja, assumindo que falamos de jogadores de qualidade seja em que caso for, Jesus não hesitou entre Mukhtar, que diz não conhecer bem, e Bernardo Silva, por exemplo"

    Mas como fazer uma afirmação destas... ou será que o Mukhtar já é titular no Benfica e eu não dei por isso!!!
    Já para não falar que as qualidades de ambos não são comparáveis.

    "Entre Samaris e João Teixeira, etc.... Jesus escolhe sempre os de fora."

    Esta tua comparação, mostra bem que tu tens um dogma contra JJ derivado do dogma que tens sobre o futebol de formação do Benfica.
    Então queres comparar um jogador internacional Grego, acabado de regressar de um Mundial, titularissimo do Olimpiakos, um jogador maduro e experimentado em jogos altamente competitivos e habituado á pressão que é jogar num clube de Top Grego... com o jovem João Teixeira!!!!

    Repara bem o que eu escrevi quando comparas o Mukhtar com o Bernardo; mas está do João com o Samaris é completamente ridícula.

    Evidencias

    ResponderEliminar
  8. Estranho alguns palpites aqui apresentados.....Matic qd chegou era refugo, outro flop q nao chegava aos calcanhares do Javi.......agora ja é visto como internacional........mesmo q jogasse noutra posiçao, isso é apenas pormenor.......

    Rodrigo qd foi emprestado era mais uma daquelas apostas do Presidente q nada percebia de futebol........agora ja é visto como internacional sub-21.........

    Enzo era um tosco q nao valia meio Salvio e era um disparate investir nesse jogador.......agora ja reparam q tb ja era internacional.........e mais uma vez o facto de jogar noutra posiçao é adorno.....

    Realmente o Mourinho transformou em ouro alguns jogadores, é so ver o q eles deram nas vistas dp de sair de ca pra perceber q nem banho de ouro era, talvez banha da cobra.......sera o Deco q saiu pro Barça por 15M+Quaresma e dp foi vendido por 5M pro Chelsea q acabou por dispensar-lo a custo zero......um tal de valorizar sem duvida.......ou o Maniche, saiu pra Russia, q o emprestou ao Chelsea, e acabou aos caidos por ai........ou talvez Nuno Valente, q saiu pra um colosso do futebol mundial e nunca mais se ouviu falar dele.......outros bons sem duvida, tal como Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, mas a maioria serao Derlei's, Costinha's, Seitaridis's e outros flops q por aqui passaram.

    Se formos pela conversa dos internacionais, o Bébé e o Djalo se nao me engano tb o foram.......o primeiro ainda pode chegar a algo, se o emprestimo for proveitoso como foi em outros casos de sucesso, ja o segundo é um caso perdido. Cortez era um jogador emprestado, foi um risco calculado, nao deve ser medido da mesma forma.

    A critica q aqui se apresenta constantemente é q alguem vindo de fora é sempre pior q qualquer jogador da formaçao, isso sem sequer ver jogar como é o caso aqui apresentado do Mukhtar, ainda nao jogou mas é aqui descrito como bem pior q outros da formaçao. Eu vejo-o como um jogador do Benfica, defendo-o como outro qualquer, e so terei opiniao depois de ver varios jogos com ele em campo.

    Acredito q tenha razao qd fala q a magia por vezes falha, com esses de q falou, assim como o Miguel Vitor, Roderick, Nelson Oliveira e outros q até tiveram oportunidade e demonstraram ser muitissimo inferiores a outros "vindos de fora", até o velho do Jonas, acabado q so podia ser uma nodoa pq nem no Valencia tinha lugar.......

    O problema da discussao entre formaçao e aquisiçoes sera sempre o mesmo, qualquer puto q jogue nas camadas jovens é sempre craque a jogar contra outros putos da mesma idade........dp chegando a senior em competiçao a doer, alguns viram jogadores e outros serao apenas mais um e nao darao o pulo.......falta é coerencia nos comentario pra nao endeusar quem ainda nao mostrou, ou apenas mostrou noutro cenario. Centenas de jogadores promissores nunca chegarao a mais q jogadores medianos, e nao terao lugar na alta roda do futebol.

    Mais um topico disfarçado......ha e tal o JJ é muito bom, mas dp de ler o conteudo todo do topico, nao passa de mais uma critica.

    Nelson.

    ResponderEliminar
  9. O Jesus já é dos melhores do mundo!
    É triste que em nossa casa não seja tratado como tal (salário à parte, claro!) mas isso são outros 500.

    Agora deixa lá que para o ano, para alegria da plebe, talvez gramemos com o "fazedor de jovens" Vitória e, aí sim, vamos poder deliciar-nos com todas as pérolas da nossa formação no plantel principal.... e o Benfica a 20 pontos do líder!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente!!! Afinal não é o que se tem passado com a lagartagem???? Nuno Ramalho

      Eliminar
  10. Tanto disparate junto num só artigo!!

    ResponderEliminar
  11. Entretanto no país dos brinquedos

    http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/40302/language/pt-PT/Futebol-Formacao-Seis-Juniores-renovaram-contratos-ate-2021.aspx

    ResponderEliminar
  12. Quando o jesus acerta, exemplo talisca, até o mourinho se vem pendurar, quando o jesus falha lá está o 3 anel pronto para criticar.
    Para minha felicidade o nosso presidente não vai em conversas... por mim o jj fica por muito tempo.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  13. Patric, José Shaffer, Roderick Miranda, Sidnei, Miguel Vítor, Airton, Fellipe Bastos, Urreta, Felipe Menezes, Éder Luís, Alan Kardec, Roberto Jiménez, Júlio César, Fábio Faria, Lionel Carole, José Luis Fernández, Franco Jara, Mika, Emerson, Bruno César, Nolito, Nuno Coelho, David Simão, Rodrigo Mora, Miguel Rosa, Michel, Luisinho, Bruno Cortez, Steven Vitória, Funes Mori. Isto significa uma de duas coisas, ou a prospecção do Benfica é má ou o Jorge Jesus não valoriza os jogadores como muito se gosta de dizer.

    Não gosto do JJ como treinador nunca gostei e talvez nunca venha a gostar, não acho que ele seja mestre de coisa alguma e muito menos da táctica, não acho que ele valoriza o plantel do Benfica, jogadores como o Di Maria, David Luís, Ramirez, Matic entre outros já eram bons jogadores antes de terem o JJ como treinador. Outro treinador com as mesmas condições que o JJ tem no Benfica faziam igual ou melhor que ele. É fácil pegar num jogador já feito e fazer ele render muito no clube e depois vender por vários milhões, o difícil é fazer o mesmo com jogadores que venham da formação e que ainda tem alguma coisa para aprender.

    É claro que o JJ quer é protagonismo isso dá para perceber quando ele mexe a boca nas conferências de imprensa, no Benfica é o JJ e mais 11.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Loki aponta sff um treinador que tenha feito melhor no Benfica nos últimos 20 anos?

      Eliminar
    2. Eu escrevi que; outro treinador com as mesmas condições que o JJ tem no Benfica faziam igual ou melhor que ele. Não me lembro de nos últimos 20 anos o Benfica ter dado as mesmas condições que dá actualmente ao JJ a outro treinador.

      Eliminar
    3. Loki, quais condiçoes ? As q o proprio JJ criou ?
      É q o inicio das grandes vendas começou com encalhados q ja estavam no Benfica e o JJ ajudou a projectar........era bom reparar q DiMaria, David Luiz e Coentrao ja eram jogadores do Benfica qd chegou o JJ.
      As condiçoes nao passam de reinvestimento dessas vendas.
      É ignorancia ou má fé falar de condiçoes qd essas ja existiam anteriormente sem qualquer tipo de aproveitamento, nem desportivo nem financeiro.......

      Nelson.

      Eliminar
    4. Loki......essa lista de jogadores q aqui colocas é de bradar aos ceus.......percebes tanto disto como eu de costura.

      Até o Fabio Faria metes na lista qd por infelicidade de ter problemas cardiacos acabou a sua carreira com 23 anos.......queria o q ? q o JJ virasse curandeiro ?????

      David Luiz era bom, na equipa dele da 3ª divisao.........era tao bom q o Quique teve a possibilidade de o meter a jogar e nao o aproveitou. DiMaria tb andava encostado no plantel, afinal so passou a ser bom qd chegou o JJ pq o Quique nao viu nada nele.........o Coentrao era um extremo emprestado, pq nao tinha valor pra estar no plantel..........e so o JJ viu algo nele.......

      Jogadores ja feitos dizes tu..........tu é q queres protagonismo mas nao acertas uma, o JJ vai acertando algumas.

      Nelson.

      Eliminar
  14. jorgen809/2/15 20:03

    Bom texto que nos faz refletir verdadeiramente sobre as razões que levam Jesus a rejeitar ensinar miúdos da cantera.
    Não deves estar muito longe da verdade- Jesus quer reconhecimento.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking