O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 3 de janeiro de 2015

As incógnitas de 2015

. 8 comentários

Por motivos diferentes, acredito que entre estes 14 nomes teremos várias incógnitas em 2015. De todos, apenas um estou certo que sairá por motivos de grande encaixe financeiro, porventura um dos maiores de sempre, para um dos maiores mágicos de sempre: Gaitan.

Paulo Lopes aos 36 anos e sem qualquer espaço, sendo um grande benfiquista poderá assumir até outras funções na formação, algo que eu penso que seria muito proveitoso, nomeadamente como elo de ligação entre a equipa B e o plantel principal.

Os restantes são indiscutivelmente jogadores de valor e com qualidade. Porém, por uns motivos ou por outros tardam em mostrar qualidades (Bebe, Derley, Cesar, Lisandro ou Ola John) ou começam a mostrar cada vez menos qualidades (Lima ou Artur) ou a ter cada vez menos espaço (Jara, Steven e Sulejmani, Sidnei, Benito). A sua permanência é uma incógnita para 2015 e o final da temporada pode ditar a saída de alguns.

Em sentido inverso, outros poderão querer afirmar-se e para isso o que falta da época vai ser fundamental para eles poderem convencer Jesus e a estrutura do SLBenfica:

Para quem não os conhece: Bernardo Silva, João Cancelo, Ivan Cavaleiro, Nelson Oliveira (todos emprestados em França, Espanha e Inglaterra actualmente), Rui Fonte, Gonçalo Guedes, Helder Costa, Bruno Varela, João Teixeira e Lindelof, Dawidowicz, Rochinha e Vitor Andrade.
Isto sem esquecer o João Nunes, Renato Sanches, João Carvalho, Fabio Cardoso, Nuno Santos ou Romário Baldé, para não descer sequer ao plantel junior e de juvenis de onde já começa a despontar imensa qualidade. Só para quem não acompanha aqui vai a classificação dos juniores ao momento:

sim, são 16 pontos de diferença para o SportingCP em 17 jogos...

PS- Para quem não sabe, o Mukthar que ao que parece será contratado pelo SLBenfica tem 19 anos e foi o "carrasco" de Portugal na final do último Euro Sub19 ao marcar o único golo da vitória da Alemanha na final. Já agora, só para a estatística, o SLBenfica foi o clube mais representado da prova com 5 atletas, tal como o FCPorto e com mais um que o SportingCP. Caso único entre os clubes reconhecidos na Europa.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. BENFIQUISTA DE GAIA3/1/15 10:30

    estamos no fim do mundo....comparar LIMA ..com o artur ..meu deus....

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/1/15 10:54

    não sei pra quê andar com essa dos 16 pontos de avanço... quando esse avanço vale zero pontos na 2ª fase da prova. Benfica e sporting infelizmente dominam estas fases iniciais e não têm adversários à altura.

    Por acaso o ano passado ficamos nós com um atraso semelhante mas nos mesmos 17 jogos já tínhamos mais golos marcados (+8).

    Se os sub19 convencem ou não convencem jesus não me interessa pois o contrato termina e espero que não seja renovado. Interessa isso sim consolidar o modelo de jogo global independentemente do treinador principal tal como faz e fez a alemanha. Como não somos o barcelona nem o real madrid em dinheiro, temos de apostar nos nossos.

    Gonçalo Guedes, Helder Costa, Bruno Varela, João Teixeira e Rui Fonte são jogadores da equipa principal e devem treinar na equipa principal, não podem ser desprezados como têm sido até aqui. Bernardo Silva, João Cancelo, Ivan Cavaleiro não me parece que tenham o V de volta.

    EMI

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/1/15 11:26

    o sidnei ainda é jogador do benfica?

    ResponderEliminar
  4. Dos do plantel principal acredito que só ficam Lima , César e Ola John... talvez Derley...
    Dos da formação sinceramente não faço a mínima porque JJ tem demonstrado total desinteresse... se percebemos que a grande maioria dos jogadores do plantel não têm demonstrado qualidade, a Taça da Liga seria interessante para lançar jogadores como Lindelhof, até João Nunes (meia dúzia de minutos), João Teixeira, Rúben Pinto, Guedes, Sanches, Costa e Menga... para mim o polaco é um mistério... vi-o jogar alguns minutos e pareceu-me muito bom, mas nada... bizarro... o Vitor Andrade observa-se que tem enorme potencial, mas é tacticamente muito indisciplinado... honestamente dos que saíram acredito que só voltem o Cavaleiro e o Cancelo... se conseguirmos que o Cancelo passe a jogar simples ganhámos um fortíssimo lateral direito caso contrário (está perdido),... o Cavaleiro é um óptimo suplente... ou supranumerário... tipo um Cavungi... :)... intuitivamente esse Mukhtar e o Karius ... parecem-me que sim...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/1/15 16:07

    Artur em último ano de contrato, ou é vendido em janeiro ou sai a custo 0
    Lizandro, na minha opinião deve continuar na equipa
    St Vitória, que seja vendido...se o ordenado é elevado para um clube em Portugal, inferior ao Benfica, que vá para o estrangeiro, que provavelmente ainda ganhará mais...mas, parece que o jogador não tem muita vontade em jogar e prefere por cá continuar para receber o ordenado até ao final do mês
    Sulejmani deveria continuar. Com a lesão de Salvio e a instabilidade de Ola John deveria jogar...
    Derley, se até ao final da epoca não crescer de rendimento, acredito que seja despachado
    Gaitan...rezemos para que saia só no final da temporada
    Sidnei...emprestar, vender...despachar..
    Lima..na minha opiniao que fique até ao final da temporada, mas não sendo já o mesmo, é um dos que devido á idade qualquer encaixe já é bom
    Paulo Lopes, concordo quando diz em que ele assuma funções na formação do Benfica.
    Ola John...tem tanto talento, mas aquela cabecinha...faz-me lembrar o rodrigo, tanto que nos desesperou que a certa altura explodiu e foi vendido...este, espero, que seja igual, já não há muita paciencia.
    Jara...mas ainda aqui está???
    Benito...daqueles que não entendo! Fez uma boa pre epoca, teve um jogo menos positivo com o Covilha, mas de resto, quando tem oportunidade não tem deixado a desejar. Merecia, na minha opiniao, jogar mais. Enquanto Almeida, nessas vezes, deveria ter jogado no meio campo.
    Tiago (Bébé)...deveria jogar a avançado!!! Acredito que ia render a bastante como avançado. Olho para ele e penso no Cardozo...cardozo aquele avançado de área alto, com forte remate, que o Benfica tinha. Corria pouco ou nada, mas marcava. Em muitas vezes fez nos perder a cabeça, mas mais foram as vezes que nos salvou e deu alegrias! O Tiago é alto, tem forte remate, é veloz (o que para o contra ataque é fantastico (algo que cardozo nao tinha), e tem alguma tecnica...Tiago não é extremo, é avançado...
    César, o flop que a UEFA colocou num dos 11's ideial de uma das jornadas, merece o meu respeito. Enquanto uns continuam a preferir apontar o Lizandro como sendo titular, vejo o César a ter esse caminho. Não tem deixado nada a desejar nestes jogos que tem sido titular. Alias, quando Luisao regressar de lesão, ponham lhe o César como dupla!

    Referente a equipas B e falando dos que cá estão. Falou se por ai em emprestimos e acho que alguns faria lhes bem ser emprestados, para continuarem a evoluir.
    A equipa B serve para isso, é claro, mas jogar contra Freamunde, Oliveirense, Feirense, Covilhã, etc não é a mesma coisa que jogar contra um Guimarães, Braga, Sporting, Porto...pelo que considero positivo um emprestimo de alguns jogadores da equipa B a um Gil Vicente, Academica ou Arouca, onde tenham a possibilidade de ter outra realidade da primeira liga e deste modo integra-los na proxima equipa na equipa principal. Guedes, Helder Costa, Varela, Lindelof, Rui Fonte e Ruben Pinto.
    João Teixeira já há muito que deveria fazer parte da equipa principal.

    O que é feito de Sílvio??
    Supostamente já estava recuperado, sentou -se no banco no jogo contra o Bayer Leverkusen e, por surpresa minha, acabou por não ser convocado no jogo da taça da liga onde poderia ter começado a ganhar ritmo de jogo... Afinal estava ou não recuperado?

    DH

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3/1/15 19:24

    Boas,

    O César se jogar com alugma regularidade/frequência será defesa central de topo não tenhp dúvidas.
    Basta ver o rendimento que ele já tem em comparação com o Jardel e o Luisão quando estes chegaram ao Benfica.

    O G. Guedes é "menino d'oiro"... um dia ainda vai ser capitão do Benfica...se não for vendido "muito cedo"

    Saudações

    J. Sousa

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/1/15 01:40

    Diz-me quem é o treinador e digo-te já o grupo que não conta !

    Rui Pinheiro

    ResponderEliminar
  8. jorgen804/1/15 03:36

    Varela; Comprar guarda-redes; Júlio Cesar.

    Defesas direitos: André Almeida e Cancelo, apesar de este último ser muito indisciplinado taticamente. Mas daí, teremos o Sílvio( Caso Maxi não deseje renovar);

    Centrais: Os mesmos desta temporada. Jesus tem que apostar no Lisandro;

    Defesas esquerdos: Eliseu e Sílvio;

    Trincos: Fejsa e Cristante( Acredito muito neste italiano);

    Médios: Amorim, Pizzi, Teixeira, Bernardo Silva, Talisca- Não acredito no potencial do Samaris. Vende-lo seria boa medida;

    Extremos direitos: Salvio e Cavaleiro- Tem estado bem em Espanha. Hoje mais um golo;

    Extremo esquerdo: Ola John, se explodir esta temporada, e contratar alguém caso Gaitan saia;

    Avançados: Lima por causa do balneário; Derley porque, acredito, pode dar mais do que tem dado; Nelson Oliveira, caso deixe boas indicações na Inglaterra( O talento está lá) e Jonas. Gostaria de ver Bebe trabalhado nesta posição, mas o Jesus não faz nada por isso. Possivelmente perder-se-á a médio direito, já que é uma posição muito exigente no sistema tático do Benfica, e o Bebe, como já disse Jesus, só vê a ele e À bola. Uma pena.

    E no fim, ter-se-ia onze portugueses no plantel, todos eles com qualidade. É uma questão de haver treinador para por estes miúdos a trabalhar. Rui Vitória seria lindo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking