O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

As expectativas de Vieira e de Jesus

. 26 comentários

Eu não tenho duvidas que Jesus e Vieira gostariam de continuar a trabalhar juntos nas próximas temporadas. Tenho também poucas dúvidas que Jesus seja o melhor treinador que o SLBenfica pode ter, ou melhor que pode pagar (é possível pagar menos, mas também são inferiores... é possível pagar mais e nem assim ter melhor).

Não tenho, por outro lado, qualquer dúvida que se Vieira decidir quebrar o vínculo com Jesus é bom que haja um motivo muito forte para assumir o risco de substituir um treinador há seis anos no clube.

Sim, é verdade que há muitos momentos em que Jesus nos irrita profundamente e se tenta transformar a si próprio num "todo poderoso" que ainda não percebeu que só prejudica o seu trabalho.

Também é verdade que havia Benfica ganhador antes de Jesus, e continuará a haver vitórias e Benfica depois de Jorge Jesus sair do SLBenfica seja lá isso quando for.

Mas que não haja dúvidas, vamos passar pelo mesmo que o Manchester United está a passar... Um ou dois anos de necessidade de introdução de novas formas de pensar, estar e trabalhar o treino e o jogo. Porém não tenho dúvida que possivelmente iremos também ganhar de forma breve noutros aspectos, porém menos relevantes para o que os adeptos realmente querem: vitórias.

Do meu ponto de vista a situação é a seguinte:

- Luis Filipe Vieira gostaria de manter Jesus no Benfica por muitos mais anos, mas não tem capacidade para lhe melhorar o contrato nem para lhe melhorar a possibilidade de trabalhar com jogadores de craveira europeia já cimentada e que lhe permitirão fazer mais nas provas europeias, nomeadamente na Champions, ou mesmo nas fases mais adiantadas da Liga Europa. Por outro lado, os sócios, a estrutura e o público em geral reclama pela concretização da estratégia de aproveitamento do Caixa Futebol Campus não apenas a nível financeiro, mas principalmente a nível desportivo.

- Jorge Jesus também acredito que queira ficar muito mais anos no SLBenfica porém, legitimamente, ambiciona trabalhar com jogadores consagrados durante dois ou três anos e poder ambicionar a ir longe nas Liga dos Campeões ou, no mínimo, ir à terceira final da Liga Europa, mas desta vez com sucesso. Não tendo isso, uma melhoria salarial era benvinda. Ao nível da formação, Jesus nunca escondeu que tem outras ideias.

- Os benfiquistas, genericamente, creio não estar a fugir muito à realidade se disser que também preferiam manter Jorge Jesus do que ver a substituição do treinador. Porém demonstram incómodo na dimensão "galáctica" do vencimento e reclamam pela oportunidade aos jogadores da formação, especialmente quando vêem chegar à Luz todos os anos jovens de 19/20 anos estrangeiros ou ouvem o treinador dizer sobre alguns desses jogadores que "estão a aprender".

Já repararam o ponto onde estamos?

Esta conjugação de vontades não é fácil de conseguir! Jorge Jesus sabe disso e, por esse motivo, "chutou" para o final da temporada a discussão deste tema, segundo referiu Vieira, na expectativa de que outros interessados possam alterar a posição do Presidente. Já Vieira sabe que não tem capacidade para dar mais dinheiro ao treinador (nem para ele, nem para jogadores) e "carrega o tom" na utilização dos jogadores da formação.

Eu diria que dificilmente alguma situação alterará a posição de Luis Filipe Vieira, mesmo acreditando que talvez o próprio gostasse para poder encerrar este dossier de forma favorável para todos. A única via possível talvez fosse, a este nível, aumentar os prémios de jogo em caso de vitória de competições.

Porém, do lado de Jesus há um cenário a ter em conta: Tal como o próprio refere, sem conquistas europeias e pelo contrário com uma bastante má prestação na Champions, as portas da Europa de topo com dinheiro fecham-se - e eu acredito que os mercados "abertos" a Jesus já não fossem muitos (Espanha, França e Itália). Dito isto,  Jesus pode perfeitamente acreditar que é preferivel aceitar um "novo projecto" no SLBenfica para formar jogadores do clube e ir buscar alguns até à fasquia dos 4 ou 5M€ que possa também trabalhar, apontando a uma ou outra contratação mais sonante... do que ir para campeonatos menos atractivos tipo os da Ásia, onde poderá ser bem pago.

O treinador tem "a faca e o queijo na mão" no que diz respeito ao futuro! Talvez Vieira "perca a cabeça" se Jesus lhe entregar, como todos desejamos, o bi-campeonato e entrar na "galeria dos notáveis" mas as finanças "estão curtas" para isso e o potencial de ir buscar jogadores que rapidamente entrem na rota dos muitos milhões, num mercado europeu que está a contrair cada vez mais.... também dificultam essa via.


Em suma, quando estiverem realmente irritados com o Jesus pelas suas atitudes, lembrem-se que o SLBenfica desta temporada vai na frente porque os jogadores estão a executar na perfeição um trabalho "de casa" notável do treinador que impõe aos seus jogadores um domínio muitíssimo exigente das várias variáveis do jogo ou, como ele costuma referir "dos momentos do jogo". É verdade que, apesar das limitações, é legítimo pedir mais à qualidade do jogo, porém como dizia o Trapattoni, se não conseguimos ganhar como gostaríamos, é importante que pelo menos ganhemos.

Este "trabalho de casa" tornou-se num modo de treinar, estar e jogar em campo por parte dos jogadores. Podem render mais uns que outros, mas Jesus EXIGE que todos saibam em campo o que ele quer, o que pensa, o que ele define. Se o souberem, a probabilidade de vencer é grande... se o souberem e forem grandes jogadores... vencemos com nota artística.

É por isto que, apesar de tudo o que me irrita em algumas decisões do Jorge Jesus, eu sei que esta vertente transforma a mudança de treinador num processo que, como todos os outros, se ultrapassa com maior ou menor dor e impacto conforme o sucessor escolhido... mas se eu tiver como evitar, então prefiro isso, porque mais do que me identificar com o treinador... eu identifico-me com as vitórias do Sport Lisboa e Benfica, que amo incondicionalmente.

Sabendo que a aposta na formação é um imperativo da Direcção, pelos motivos já expostos pelo Presidente, espero que esse motivo não seja forte o suficiente para Jesus não aceitar um "novo projecto" na Luz para trabalhar a matéria prima existente no Seixal.

Notem bem que, tal como tem sido várias vezes mal interpretado, o que está em causa não é fazer um 11 com jogadores da formação /equipa B, num exercício muito básico, se isso tivesse sido aplicado este ano, seria termos alguns destes exemplos:

João Teixeira ao invés de ter investido 6M no Cristante. O suplente do Maxi ser o Cancelo ou o André Almeida ter sido a escolha que evitava o investimento de 10M€ em Samaris. O Rui Fonte ou o Nelson Oliveira ter sido a escolha para o lugar de Derley. O Ivan Cavaleiro ser o suplente rotativo de nas alas atrás de Gaitan, Salvio ou mesmo Ola John. Lindelof ser o 4º central ao invés de César. Bernardo Silva disputar oportunidades como alternativa nos suplentes para a esquerda ou atrás do avançado juntamente com Talisca.

Ou seja, estamos a falar de não ter ido buscar Cristante, Benito, Derley, César e Bebé, nem feito regressar Jara. No limite não ter contratado Samaris.

Será que o SLBenfica num projecto onde as segundas linhas sejam prioritariamente escolhidas a partir da formação (eu disse prioritariamente e não exclusivamente), seria assim tão mais fraco do que temos tido esta temporada? Entre Jara, Cristante, Benito, Derley, César e Bebé estão acumulados cerca de 2.500 minutos. Qualquer coisa como cerca de 420 minutos por jogador... não chega sequer a 5 jogos completos (4,6 concretamente) a cada um... quando já se disputaram cerca de 25 jogos.

Agora façam as contas, num cenário desses, a aproximadamente 6+2+1+2+3M€=14M que estão investidos nestes jogadores este ano (fora salários). Possivelmente dariam para contratar um jogador de qualidade na Europa por ano para colmatar saídas estratégicas ou para fortalecer a equipa.

Não creio que a estratégia advogada pelo Presidente seja abdicar de ter jogadores titulares como Gaitan, Enzo, Luisão, Maxi, Julio Cesar, Rodrigo, Ramires, etc. mas sim que as alternativas a estes sejam trabalhadas para renderem desportiva e financeiramente quando houver oportunidade, fomentando essas oportunidades e evitando a necessidade de contratações para o banco ou para a bancada.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Fã number one do Duque do Leitão5/1/15 16:41

    O Terror o Drama da próxima temporada.

    A próxima temporada vai ser linda para quem gosta de filmes de Terror e de Drama muito Drama.

    Se esta temporada já está a ser uma bela trampa.Humilhações ( mais uma ) na Liga dos Campeões.Onde fomos gozo da imprensa internacional e batemos todos os recordes negativos que eram possíveis bater.Com a saída da Taça de Portugal logo no inicio e com o futebol que jogamos (ou não jogamos ) que mete dó e dá sono ao adepto mais ferveroso do Benfica.

    Na próxima temporada sem Gaitán

    que vai sair com a desculpa que não queremos vender jogadores mas não os podemos ter contrariados.Vendemos assim o nosso último craque de mão cheia.O nosso melhor jogador e o único actualmente que consegue fazer a diferença individualmente.

    Junta-se a isto a saída de Maxi.LFV não gosta da personalidade do Urugaio e quer despacha-lo.Não vai renovar.

    Salvio se alguém o quiser também é vendido ( sempre que jogou esta temporada fez trampa ).

    Luisão cada vez mais velho e cada vez com mais lesões e com desejo de acabar a carreira no Brasil

    Adivinha-se uma temporada linda para quem gosta de Terror e Drama.

    Com Lima a ir para outras paragens (pode até ser já em janeiro )

    Num espaço de ano e meio despachamos todos os jogadores que nos deram o triplete.

    e ficamos com os cepos e os flops chamados Bebés e companhia.

    Sem craques , e sem dinheiro para comprar bons jogadores o futuro do Benfica é negro muito negro.

    Nada que faça admirar os verdadeiros Benfiquistas e as pessoas que percebem e estão atentas ao fenomeno futebol.


    As próximas temporadas desportivas do Benfica vão ser lindas para quem gosta de perder e perder e de levar com humilhações atras de humilhações e vergonhas.

    Não foi por falta de aviso de grandes Benfiquistas como o Duque do Leitão ou do grande Paquito Vermelho ou do grande Gouveia.

    No presente estamos a destruir o futuro , o estranho é que quem se diz Benfiquista apoia de pé e a bater palmas isto.

    Depois não digam que não foram avisados.

    Sem grandes jogadoes e sem dinheiro para contratar bons jogadores só nos vai restar os cepos.

    o Benfica entro esta temporada numa espiral de regressão.Em vez de melhorarmos nas próximas temporadas vai ser só regredir e ir para baixo.

    A culpa é vossa por apoiarem e votarem num Presimente que nem Presidente podia ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que teve a coragem de dizer a verdade.As próximas temporadas vai ser sofrer a bom sofrer quem gosta do Benfica.A coisa ta preta e não se vê luz ao fundo do tunel

      Eliminar
  2. Domingos5/1/15 16:54

    Concordo em absoluto

    ResponderEliminar
  3. Domingos5/1/15 17:12

    atenção concordo com o post,não com essa quantidade de disparates ditos pelo duque do leitão

    ResponderEliminar
  4. Benfica By Gb com todo o respeito e educação em que planeta vives em que realidade??? Por 4 milhões ano e não encontras melhor treinador que JJ.Até bem mais barato arranjas.

    A verdade é que para o ano não temos dinheiro para contratar nem um cepo , e como perolas só temos Gaitan que vai ser vendido a coisa vai ficar preta.

    Vamos apostar na formação porque não temos outra hipotese.Sem craques e sem dinheiro para comprar jogadores só nos resta os putos da formação.Ou isso ou termos um plantel apenas com 16 ou 17 jogadores lol

    A verdade é que fomos gastando o que não podiamos em cepos e pés de barro agora nem dinheiro temos para esses cepos e pés de barro.

    Estamos na Bancarrota.Com uma divida de curto prazo astronomica que nos vai fazer perder vários campeonatos de futebol nos próximos anos.Porque não temos graveto e sem graveto não trazemos bons jogadores.

    Andamos a gastar pipas de massa em Bebés , Pizzis e agora não temos nem centimos para gastar.

    Vendemos uma equipa inteira porque LFV não renogicou sabe-se lá porquê a divida de curto prazo do Benfica.

    Sem essa renogocição LFV hipotecou várias épocas desportivas no futuro.

    TRaduzindo por miudos.Vamos andar mais 4 épocas ou 5 a chuxar no dedo e a ver os outros a serem campeões.Esta vai ser a nossa realidade nos próximos anos.

    Tudo o resto é areia ao bom estilo de LFV mandada pos olhos dos adeptos e sócios.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/1/15 17:18

    "João Teixeira ao invés de ter investido 6M no Cristante"

    Em 1.º lugar, Cristante custou 3 M e não, 6.

    Em 2.º lugar, são jogadores completamente diferentes.

    Teixeira = 1.78 cm
    Cris = 1.86 cm
    E, como sabemos o JJ quer/precisa de jogadores fortes no miolo do terreno: Javi Garcia (1.86), Matic (1.94), Fejsa (1.85) e querem colocar o "João Pinto" a trinco???

    A 8 talvez, mas nunca a 6.


    Ass. Stromberg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=4103298,

      mas eu mantinha o Cristante (ele vale os 6 milhões! - vai ser vendido por 30) e trocava o Samaris pelo Teixeira!!!, na boinha...

      Eliminar
    2. Tambem acho Teixeira mais 8 que 6.

      Mas olha que no Cristante já pagámos 2.744 M e faltam pagar agora 3.000 M.
      Logo o custo será de 5.744M fora o restante até aos 6.000M que será para o empresario.
      Vai ver o RELATÓRIO INTERCALAR 1º TRIMESTRE 2014/2015

      Eliminar
    3. Visto melhor acho que tens razao quanto aos 3M de Cristante :)

      Eliminar
    4. Anónimo5/1/15 19:36

      Assino por baixo. Mas quem escreve aqui não pensa. Em consonância com os donos do blogue.
      Nunca li tanto disparate junto!

      Eliminar
  6. Porque é que se fala tanto na substituição de JJ e não se fala nunca na destituição do maior cancro da historia do clube?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/1/15 07:00

      Com saudades dos Damasios e Vales Azevedos?

      Eliminar
    2. Cá está a cartilha vieira e a força da propaganda. Sem o rei sol, o Benfica já tinha acabado!

      Relativamente às saudades, depois do que tenho vindo a assistir nos últimos 15 anos, não noto diferenças entre qualquer um deles... Até sinto vontade de dizer que Vale e Azevedo, ao pé desta gente, era um menino.

      Eliminar
    3. E a tua cartilha é qual?

      Eliminar
  7. O Jorge Jesus não quer saber de nacionalidade, cor ou religião como ainda ontem ele referiu. Ele só liga a qualidade.

    Quando os jogadores da formação/equipa B tiverem qualidade serão aposta tal como o André Almeida e ou André Gomes o foram.

    Faço mais uma vez a pergunta que os críticos de Jesus não querem responder. Quem foi a promessa que ele desaproveitou? E não me falem dos emprestados que esses ainda são do Benfica. E não se desculpem com as faltas de oportunidades que impediram o desenvolvimento porque isso é treta. Quero é que me digam quem é a promessa que agora está numa equipa de top? É que é isso que exige para o Benfica.

    Concordo com a ideia em abstracto que as alternativas deviam ser jogadores da formação. Mas quando os jogadores da formação querem sair porque não querem ser apenas alternativas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correio da Manhã5/1/15 19:40

      Não ligues, este gajo mais parece estar-se a fazer a um tacho no CM tal é a quantidade de especulação! Nada bate certo. Escreve sempre no dia seguinte da saída dos números do Euromilhões. Acerta sempre! Que tipo mais falhado!

      Eliminar
  8. O Jorge Jesus tem méritos... mas prefiro Marco Silva, ou até eventualmente Rui Vitória, mas quanto a este tenho mixed feelings...
    JJ vale no máximo 1 milhão de euros limpos ano!, e já é um ordenado estúpido!
    Aposto que a próxima paragem chama-se FCPorto!, a não ser que apareça algum clube espanhol ou inglês, que pode muito bem aparecer... mesmo que vencessemos o campeonato... apostava em Marco Silva (é mais que certo que vai ser despedido- vai ganhara Taça e mais nada...).

    Tenho um feeling (intuição) que Marco Silva fará muito melhor que JJ e estará disponível para apostar de forma séria e equilibrada na formação.

    O que escrevi são umas parvoíces sem nexo ou sustentabilidade...

    ResponderEliminar
  9. GB como JJ é exigente os jogadores têm uma fase de aprendizagem um bocado maior que o normal, por isso esse somatorio de minutos actual das contratacoes pode mudar na segunda metade do campeonato. Claro que alguns jogadores é quase que sabido que vao ser encostados.

    Quanto à aposta dos jogadores da formação, ainda me lembro bem de se iniciar uma epoca com Nelson Oliveira, Miguel Rosa e David Simao como bandeiras e no fim da epoca nem um minuto fizeram. Está visto que tem de ser ver para crer.

    ResponderEliminar
  10. GB, queres que o pessoal comente o conteúdo dos posts mas depois escreves autênticos testamentos... sintetiza lá isso. Eu vou sintetizar a minha opinião: JJ não me irrita profundamente; não acho escandaloso o vencimento dele (em comparação com o mundo do futebol, claro); tenho total confiança nele para decidir quem deve jogar e em quem deve apostar (formação ou não). Podemos ir buscar outro treinador, mas este Benfica como o conhecemos há 6 anos a esta parte deixará de existir, tenham bem a noção disso.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/1/15 20:57

    Começas bem mas depois a meiodo texto enterras-te.

    Apenas refiro a parte em que dizes que era escusado ir buscar o Samaris e o Cristante porque temos o Teixeira e o Almeida para a posição 6. É que o Cristante joga a 6 e o Teixeira a 8. Depois o Almeida não tem qualidade para jogar 1 época inteira a 6 no Benfica. O Almeida vai fazer carreira no Benfica como 2ª opção nas laterais defensivas e como 3ª opção para 6. E o próprio Almeida sabe disso e tem essa noção.

    Labreca

    ResponderEliminar
  12. Por mim Jorge Jesus se for campeão este ano será para manter a todo custo, desde que isso não implique um ordenado superior ao que já aufere.

    Acho que qualquer Benfiquista minimamente imparcial (sem ódios estúpidos por não gostarem da personalidade ou Português do treinador) percebe que o treinador que fez o que não se fazia há 30 anos (Bi) tem que se manter, desde 94 que não estávamos todos os anos a lutar pelo campeonato (ganhando ou perdendo) e isso é o grande mérito de Jesus, tornou uma equipa que vinha de 4 3ºs lugares noutra que disputa o título todos os anos (tirando 2011).

    Quanto á eterna questão da formação acho que o grande problema é que se avaliam os jogadores da formação pelo que mostram contra competição muito mais fraca que aquela que vão apanhar nos A's. Por isso na maior parte das vezes exagera-se e chega-se ao cúmulo de apontar 8 ou 9 jogadores da B como potencias jogadores para o Benfica A. O carinho normal que temos pelos jovens da cantera leva-nos a um constante exagero das capacidades desses jovens e é assim que acabamos com Pepa's, Rui Baião's e Mawete's.

    Neste blog cheguei ao ponto de ver apontar Menga para a equipa A. Ora este jogador nem na pior equipa da primeira liga seria titular, como não seriam todos os jogadores da B tirando Gonçalo Guedes, Fonte e Hélder Costa (dúvidas no Lindelof e no João Teixeira).

    Exageram na valorização dos jogadores na cantera e desvalorizam os jogadores da A. Muitos jovens que chegaram este ano e ainda estão a tentar entrar nas rotinas da equipa.

    César por exemplo tem caraterísticas técnicas e físicas que nenhum jogador da B chega perto de ter. Este miúdo se aprender os comportamentos táticos tem tudo para ser um central de qualidade. Jogadores com a sua altura velocidade e técnica são raros e basta aprenderem a posicionar-se e abordarem os lances para serem top. David Luiz demorou 2 anos e meio. O César não vai precisar de tanto.

    Falando em centrais na equipa B não há um único que possa sequer ser tão bom como o Miguel Vitor, é tudo entulho.

    Cristante foi outra excelente contratação em termos futuros. Com a qualidade técnica, capacidade de passe e estrutura física pode tornar-se um grande trinco, demora é um pouco porque é o primeiro ano dele nos Seniores. Mas tem potencial para ser um grande 6, coisa que o João Teixeira nunca terá (ainda para mais neste esquema de JJ).

    O João Teixeira é outro que é sobrevalorizado. Nunca será jogador para ser mais valia no Benfica (no máximo um jogador de rotação), nunca será tão bom como o Rúben Amorim por exemplo (que não é nenhum craque mas com a idade dele já se destacava mais no Belém da primeira liga que o João na segunda). Médio centro de qualidade pode ser o Renato, este sim tem 10x mais potencial que o João e tem as características certas para ser o 8 no sistema do JJ.

    Cavaleiro? A sério? Comparar a qualidade de Cavaleiro com a do Ola John ou Sulejmani é simplesmente parvo. Além disso na B temos o Gonçalo Guedes que é bastante superior, o Hélder que também é melhor como ala e o Nuno Santos e o João Carvalho que têm 10x mais potencial. Cavaleiro simplesmente não é jogador para o Benfica.

    Mas também tens razão nalgumas coisas. Para mim tanto o Nélson como o Fonte são melhores que o Derley e até ver o Benito parece um grande flop, o Bebé é outra contratação parva.

    Outro jogador que se exagera no seu valor é o Cancelo (fez 1 único jogo no Valência e parecia que o Benfica tinha dispensado o novo Cafu). No entanto é dos poucos que pode ter nível para o Benfica se evoluir.

    Para concluir vejo qualidade nestes jogadores para o futuro do Benfica: Rúben Dias, João Lima, João Carvalho, Cancelo, Nuno Santos, Rochina (não percebo como joga tão pouco) e talvez o Yuri Ribeiro. Jogadores da formação que não tenho dúvidas que podem ser craques se bem aproveitados são 3: Bernardo, Gonçalo Guedes e Renato.

    Agora isto demora tempo, para o ano só Bernardo, Cancelo e Gonçalo podem ser úteis no plantel os outros podem demorar 1 ou 2 anos ainda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kdurt excelente analise!
      Concordo absolutamente com tudo, menos com o ponto do Menga, que acho que é um jogador com enorme potencial, mas precisa de ser trabalhado porque parece que ainda vai para o campo como quem joga na rua.

      Eliminar
    2. Anónimo6/1/15 06:57

      Kdurt excelente, vê-se que percebes de futebol, acho dentro dos potenciais sem ser craque mas um jogador interessante e que pode ser útil e melhor que o Cancelo é o N. Semedo, este sim, a curto prazo será o sucessor do Maxi.
      Menga e o Bebé são jogadores com muito potencial mas sem escola, com muita paciencia talvez cheguem a jogadores interessantes.

      águia Vermelha

      Eliminar
    3. Pois eu concordo com tudo o que o kdurt escreve. Talvez subvalorize um pouco o Helder Costa que me parece um jogador com uma polivalência interessante.

      Eliminar
    4. O Lindelhof dará um grande central... o joão nunes quero ver a sua evolução... o Hélder veremos... de resto concordo em tudo... quanto a um nome que mencionaste vou observar os próximos jogos... o João Teixeira será sempre um bom suplente no mínimo... estou expectante quanto ao Ruben Pinto no Paços... mas seria sempre um dos 25... volto a lembrar o lendário Cavungi que andou uns 5 anos no plantel ( e terá jogado uns 25 jogos )... no plantel cabem sempre uns Cavungis... só jogam uns 18 de maneira regular... ;)

      abraços... gosto desta troca de ideias... de observar excessos (da minha parte)... gosto mesmo!

      Eliminar
  13. Eu acho genial quando algumas pessoas dizem!!, tu és um burro! não pensas! em que planeta andas! és infiltrado és vieirista! anti... e por aí fora!!! Eiiiiiiiiiiiii PESSOAL E QUE TAL RESPEITARMOS IDEIAS DIVERGENTES e que tal darmos aos outros a oportunidade de serem burros à vontade? Já me chamaram estúpido por no início da época ter dito que o Ola falhava no capítulo da decisão hoje andam todos a berrar, a dizer que o gajo é estúpido! e que tal lermos com tranquilidade opiniões alheias e vislumbrar-lhes um mínimo de mérito em vez desta violência parva? hum...ora foda-se heim... e que tal sermos benfiquistas, sempre fomos um clube democrático... porra... apre ... ;) :)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking