O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Jorge Jesus culpado de quê? De ser fiel às suas ideias?

. 42 comentários
Há gente para quem, em termos de conhecimento de futebol, Luís Filipe Vieira tem tanto como o dono da padaria que compra o Record e a Abola todas as manhãs.

O único momento em que LFV percebe realmente de futebol  é quando anuncia qualquer boa nova da formação, tipo a nova bomba que corre a Europa do futebol neste momento, de que, imagine-se, no próximo ano estarão 4 ou 5 elementos da formação do Benfica no plantel principal!

Isto sim, notícias das frescas, notícias das boas. Não houve ajuntamento no Marques do Pombal na hora do anúncio porque o São Pedro não permitiu, porque senão, é certo e sabido que teria havido festa da rija e muitas olheiras na hora de entrar no emprego de manhã.

Claro que, para quem vai defendendo há muito esta coisa da Formação, e o lançamento dos meninos na equipa principal do Benfica, lançamento que tem de ser feito porque sim, independentemente da qualidade que se tem, estas são as pequenas vitórias que atenuam, por assim dizer, anos a fio de tiros no escuro.

Depois há duas coisas extraordinárias que resultam da discussão deste tema da formação neste blogue:

Uma delas é o desígnio que se tenta dar a pessoas como eu – inimigos da formação. Inimigo porquê? Inimigo porque se é contra a entrada de qualquer elemento de qualidade da formação no plantel principal do Benfica? Evidentemente que não. Pessoas como eu são inimigas da formação porque não reconheceram ao longo de 5/6 anos (ou confiaram na competência de quem decide estas questões) a qualidade que outros peritos viram em dezenas de jogadores que nem a um nível mediano chegaram nas suas carreiras.

Pessoas como eu são inimigas da formação porque nunca vão ser capazes de entender os sonhos desta miudagem, a ilusão de jogar com a camisola principal do Benfica. O que conta pois são os sonhos da miudagem. A qualidade? A capacidade? A mentalidade? Mas isso importa para alguma coisa? Os miúdos sonham, como sonhou o Edgar, o Hugo Leal, o Pepa, o Maniche, o Jorge Ribeiro, o Rui Baião, tudo miúdos cheios de sonhos e de pedigree Made in Benfica. Deixemo-los pois realizar os seus sonhos! Darem-nos um Chute Made in Benfca? Alguma vez? Ora essa!!

Mas a segunda coisa extraordinária de quem participa nesta batalha há anos em defesa dos sonhos da miudagem, é como se apagaram 5/6 anos de tiros no escuro de miúdos anunciados como diamantes por lapidar que nem à mediania chegaram.

Esses longos anos de avaliações completamente deturpadas apagaram-se, porque a Geração Made in Seixal só começa agora. Para trás não conta porque nem estádio tínhamos. Esqueçamos pois os Danilos, os Mários Ruis, os Davids Simões, os Rodericks, os Moreiras, os Oliveiras, os Rosas, os Migueis Vítores, os luíses Martins que se anunciaram, porque isto só começa a contar a partir de agora.

Mas como a batalha tem sido realmente esta, muita poeira levantada mas pouco ou nada para mostrar, as pequenas vitórias são estas: um anúncio do presidente LFV, como se isso, só por si, valesse alguma coisa, tivesse algum valor factual, como se fosse alguma opinião atestada e com selo de qualidade de quem percebe realmente do assunto. 



Feita a introdução, volto então para o essencial das declarações de Luís Filipe Vieira, à luz da qual elas devem ser vistas na minha opinião. Eu posso vê-las com realismo, porque eu – inimigo da formação – não tenho a bandeira da formação para vender.

1. São declarações que mais uma vez visam e pressionam o treinador Jorge Jesus, como se treinador e presidente estejam em lados opostos  da barricada. Este é o erro número 1. Se Jorge Jesus não serve, se Jorge Jesus não tem a mesma opinião de LFV quanto ao real valor de algumas pérolas da formação, troque-se de treinador e deixemo-nos desta guerra surda e ridícula que nada de positivo traz ao clube.

2. É no juízo de LFV que devo acreditar e não no de JJ? Onde estão os erros de avaliação de Jorge Jesus para mostrar? Há algum? Se não há, onde estão os argumentos para que se desconfie das suas avaliações?

3. 4/5 jogadores da formação, anunciados no plantel principal do próximo ano, serão promovidos por bandeira de LFV? Jorge Jesus conhece esses 5 elementos? Estão identificados? Jorge Jesus defende essa integração? Ou serve apenas para cobrar JJ se a integração não acontecer?

4. LFV já assumiu publicamente a mudança de paradigma do clube, a aposta clara na formação, mesmo que tal aposta nos prejudique em termos de resultados desportivos? LFV já assumiu a responsabilidade da aposta e que Jorge Jesus estará a salvo de qualquer despedimento resultado de possíveis maus resultados, consequencia dessa aposta na formação?


Tais anúncios só servem pois para pressionar o treinador, e para que daqui a 8 meses estejamos aqui a cobrar, porque só entraram 2 e não 5. Estas integrações não se anunciam. Acontecem. O plantel forma-se, os jogadores integram-se, e jogam ou não jogam como todos os outros. No Benfica, num Benfica ganhador, têm e terão sempre de jogar os melhores, venham eles de onde vieram. Ponto final. Muito satisfeito ficarei obviamente, se os melhores vierem do Seixal.

Se Jorge Jesus é hoje visto por alguns como inimigo da formação é por causa desta guerra surda provocada por LFV que não sabe ficar calado quando deve, que vive na batalha da auto promoção, pondo em cheque na sombra aquele que sabe demasiado de futebol para que tenha “tomates” para prescindir dele.

Se não serve, que se mande embora de uma vez por todas! Jorge Jesus é culpado de quê? De ser fiel às suas ideias?! Jorge Jesus no Porto não seria seguramente o inimigo da formação, como André Vilas Boas não foi, Vítor Pereira não foi, Jesualdo não foi, nunca alguém o foi.

Talvez a Norte do Douro exista a sensibilidade que na Luz não há para gerir estes assuntos, e a noção de que a vida de um treinador de futebol já tem espinhos suficientes, sem ser preciso que seja o próprio presidente  a tornar a sua missão ainda mais difícil, até, imagine-se, junto dos próprios adeptos.




Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

42 comentários

  1. A última frase "... a noção de que a vida de um treinador de futebol já tem espinhos suficientes, sem ser preciso que seja o próprio presidente a tornar a sua missão ainda mais difícil, até, imagine-se, junto dos próprios adeptos." diz tudo.
    Cada um de nós tem a sua visão sobre a questão da formação. Ponto. Concordem, não concordem, acho que aqui ninguém pode censurar qualquer que seja a opinião. Eu sou a favor da aposta na formação; sou totalmente contra a contratação dos Djalós e Fariñas desta vida; mais também gosto muito de ter o Gaitan, Salvio e muitos outros do mesmo calibre que estão e que já passaram pelo Benfica, porque são esses que nos dão os títulos.
    No entanto, acho que a esta (não) questão sobre a formação, está a fugir um pormenor importantíssimo: o pessoal justificasse que Jorge Jesus não aposta nos miúdos... Acho que é uma visão errada. Porquê?!
    Ponto 1 - Jorge Jesus tem é de ganhar títulos.
    Ponto 2 - Jorge Jesus tem capacidade mais que suficiente para poder potenciar os nossos jovens da formação.
    Ponto 3 - Jorge Jesus pode continuar a ganhar títulos, tendo um Bernardo Silva, Hélder Costa ou um João Cancelo, em vez dos Djalós, Jaras e Emersons desta vida.
    Ponto 4 - Apostar nos jovens significa apostar naqueles que a breve prazo serão verdadeiras mais-valias para o Benfica, como serão quase sem dúvida alguma Gonçalo Guedes e Renato Sanches. Não podemos querer que qualquer miúdo que está no Seixal vá parar ao plantel principal.
    Ponto 5 - A aposta nos miúdos se deve a questões financeiras, vamos ter miúdos em barda na equipa principal e assim Jorge Jesus já não vai conquistar títulos e não é o treinador indicado... Pergunto: mas qual será então o treinador que será capaz de conquistar títulos no Benfica, nestas circunstâncias?! Não se iludam...

    Sugestão para o escriba: façam um post com uma lista dos jogadores que estão na Equipa B e que são melhores do que os que estão na Equipa Principal. E tirem conclusões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JR
      ... o Fonte talvez (talvez) seja melhor que o Nelson Oliveira, o Ola John precisa é de algum incentivo... mas é extremo...
      ... o Renato é mais construtor de jogo vejo-o como um Enzo com muito mais chegada à frente...

      Gostava de ver o Fonte e o Oliveira com os minutos do Lima e do Derley... e ver os resultados, golos que fariam... mas colocaria sempre um ou outro com o Lima ou o Derley...

      Eliminar
    2. Rusty,

      Concordo com quase tudo, e estou de acordo, que depois de ver o resultado final de certas contratações, bem melhor teria sido apostar na prata da casa.

      Mas a minha "guerra" não é essa. A minha guerra é contra esta pressão ridicula feita em Jorge Jesus por parte... do seu presidente. Isto é que nao faz sentido.

      Querem fazer a aposta na formação? Façam-na sem anuncios. Que aconteça apenas.

      Jorge Jesus serve para o projeto? Continue. Não serve? Substitua-se.

      Como dizes e bem, JJ foi contratado para ganhar títulos. Não foi contratato como monitor do Jardim- Escola.

      Eliminar
  2. Estou de acordo com muita coisa. Vieira é um visionário, vê muito à frente, tem feito por isso, tem realizado muito do que sonha e quer que esse futuro seja já amanhã. Isso é impossível. Temos de dar tempo ao tempo e acho que JJ tem gerido bem o processo.

    Vamos com calma, quem tiver de entrar entra, que não tiver não entra. Os empréstimos de Cancelo, Cavaleiro e Bernardo estão dentro desse espírito, se mostraram qualidade voltam para entrar. Se não provarem serão emprestados outra vez ou vendidos.

    Talvez entrem 3 ou 4 da formação e isso já seria muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de louvar a aposta de LFV nas infra estruturas da formação. Mas algo que foi bem feito, está a ser usado pelo presidente como forma de pressionar o seu treinador. Isso é que nao faz sentido!

      LFV que colha os louros depois de lançar uns craques. Que não tente colhe-los antes, porque LFV talvez perceba de infra estruturas, mas não é seguramente a pessoa indicada para garantir a qualidade dos jogadores que saem do Seixal.

      Eliminar
    2. Foda-se, se Vieira é um visionário, o emplastro é o Einstein!
      Com gente desta, não admira que o orelhone chegue aos 83%.
      Já só é enganado quem quer. Carrega, orelhone, que os otários gostam da tanga! Vivó Alverca!

      Eliminar
  3. Este post apenas retrata uma opinião que é: a formação do Benfica é constituída por incompetentes. Se assim for en tão acabe-se com ela. O que penso que não faz sentido é comprar camiões de jogadores medíocres e não dar hipótese de os miúdos com quem tanto dinheiro gastamos de mostrarem se valem alguma coisa. Tenham é coragem de decidir o que querem. Apostar na formação não quer dizer deixar de comprar BONS jogadores, apenas significa maior critério e exigência na contratação de jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebes alguma coisa de futebol ou de scouting? Pela conversa não percebes nada, por isso exiges tanto. O que tu queres é que as pessoas nunca errem! Isso é impossível! Toda a gente comete erros e em contratações de jovens jogadores é onde isso tem a maior probabilidade de acontecer.

      Eliminar
    2. Incompetente é este comentario.

      A formaçao do Benfica so pra proxima epoca pode ser equacionada para a equipa principal.

      So agora os jogadores atingiram a maturidade necessaria para ingressarem no plantel, logo nao havia decisoes a tomar, tinha-se simplesmente q esperar e continuar a trabalhar.

      O critério sera daqui pra frente.......mas ha papalvos como o Tóno q querem meter ontem putos q ainda nao estao preparados.........

      Eliminar
    3. Mais uma vez António, eu não contesto a formação. De amanhã o Guedes ou outro for integrado pelo treinador, eu vou confiar na decisão com a mesma coerencia que confiei quando Rodrick ou Luis Martins foram dispensados.

      O que eu não aceito é o uso da parte do presidente desta bandeira da formação, como forma de pressão sobre o seu treinador.

      Se os jovens nao forem utilizados vamos pedir contas a quem? A LFV? Ou a Jorge Jesus?

      Anunciar é fácil - o que LFV faz.

      Ganhar com eles é que é mais dificil - o que se pede a Jorge Jesus.

      E quem é LFV para garantir a qualidade dos produtos que saem do Seixal? Que garanta a qualidade das infra estruturas? Aceito isso? Mas a qualidade do produto?! Não lhe reconheço competencia para tal!

      Eliminar
    4. Em relação aos comentários dos anônimos nada hà a dizer, pois demonstram que não sabem ler.
      Redmoon concordo que está pressão de LFV é populista e não faz sentido ser feita em público. Mas em relação à formação temos de decidir se é para apostar ou não, pois os miúdos que têm qualidade só poderão continuar a evoluir se começarem a jogar com jogadores melhores que eles. Obviamente que este número será sempre reduzido pois o que se exige a um jogador do SLB não é para todos.

      Eliminar
  4. O Vilas boas saiu por 15m, o Vitor Pereira o Bicampeão nacional (ao Benfica de JJ) Saiu para as arábias, é para veres a defesa e sensibilidade que existe a norte do douro. JJ safava-se no porto porque teria alguém para parar a sua cabeça dura e levar pelo melhor caminho.
    Se a formação não serve, pelo menos tapava buracos e poupava-se Milhões com jogadores escolhidos por jj, como o Bébé, o candeias, o luis filipe, o cesar, eliseu, benito.
    Claro que o jj que está bem em colocar a jogar um lima quando um Nelson talvez fizesse mais, mete um cristante e samaris a serem adaptados... sem falar nos GR. O JJ não aposta nos portugueses porque não sabe formar jogadores, simples.
    Quanto a LFV é populismo puro, porque perdeu a europa e sente que o 3-1-50 pode não se concretizar (apenas duvido na primeira parte)

    ResponderEliminar
  5. O homem não disse que eles iam jogar, disse que iam integrar o plantel principal. Se jogam ou não fica ao critério do treinador. acho que é seguro dizer que o Seixal tem jogadores com qualidade suficiente para criar a segunda e terceira linha do plantel principal e assim evitar contratações como as de César, Airton, Mori, Djaló, Luis Filipe, Jara, Dawidowicz, Bebé, Steven Vitória, Candeias, Benito, Roberto, Emerson, Filipe Menezes, Shaffer, Eder Luis... vocês sabem! Quanto maior fôr a participação da formação na composição do plantel principal mais dinheiro vai sobrar para se fazerem contratações de jogadores, estrangeiros ou não, que tenham qualidade indiscutivel e peguem de estaca na equipa principal para ajudar a conquistar titulos com o manto sagrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a integração dos jovens é alguma vitoria se for para nao jogarem?! Nestas idades, o que importa é jogar em clubes que os ajudem a evoluir, seja no Benfica ou noutro clube qualquer?

      Ou se esses 4/5 jogadores fossem emprestados para evoluirem, significaria que a aposta na formaçao nao estava a ser feita?

      Eliminar
    2. Para o anónimo que coloca nomes de jogadores, mas que pelo visto quem ignora como alguns chegaram ao Benfica é o próprio. Já para não falar que alguns deles podem vir a ser um Matic, Enzo, Javi ou um Talisca por exemplo.
      César: ainda nem meio ano de Benfica e Europa tem. Era pretendido por alguns dos melhores clubes do Brasil
      Airton: Saiu do Flamengo como campeão estadual e do Brasileirão. Não ficou no Benfica, não foi por falta de qualidade; queria era mais borga que futebol.
      Mori: Destacou-se no Mundialmde sub-20
      Jara: Chegou ao Benfica numa altura que chegou a internacional A pela Argentina; era pretendido por vários clubes europeus, Alemães e Italianos eram os que mais tentaram.
      Dawidowicz: É jovem cheio de potencial; ainda não tem nem seis meses de Benfica.
      Bebé: Vamos esperar e ver, mas na época passada foi um dos melhores jogadores da Liga.
      Benito: Internacional Suíço; quem não se lembra do Wass, hoje pretendido por vários clubes de top europeus... na altura também não,valia nada e só deu a ganhar 3,5M ao Benfica
      Roberto: hoje no Olimpiacos.
      Filipe Menezes: Jogador acima da média em termos técnicos; aposta falhada mas poderia ter sido por exemplo um Talisca.
      Eder Luis: Na altura um dos melhores jogadores a jogar do Brasileirão; pretendido pelos melhores clubes do Brasil... só,que queria ser titular por decreto.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada5/12/14 22:26

      "mais dinheiro vai sobrar para se fazerem contratações de jogadores, estrangeiros ou não"

      E menos dinheiro de comissões entram nos bolsos de muita gente...E isso eles não apreciam... Logo...

      Eliminar
  6. Gustavo Val-Flores5/12/14 12:59

    Nem um artigo a falar do Rosa e do Deyverson? É que não há ligação com o Benfica ao contrário do João Mário (ex-Académica) ou Tozé (Estoril).

    Nós só queremos o Benfica Campeão. Não interessa como mas só nós queremos o Benfica Campeão!

    Envergonhado se Rosa e Deyverson não jogarem.

    ResponderEliminar
  7. «Benfica é, de longe, o maior clube de Portugal»
    - Brian DeaneRedação A- A A+

    Brian Deane, antigo avançado inglês que passou pelo Benfica em 1998, não esquece a passagem pelo clube encarnado.

    ResponderEliminar
  8. A sensibilidade do norte ja nao apresenta um jogadores das escolas ha quanto tempo ?????

    So ver a idade do jovem Antonio da equipa B da fruta pra perceber o critério de formaçao.........

    A formaçao so na proxima epoca pode vir a dar jogadores logo as aquisiçoes desta epoca estao fora de cogitaçao......mas é muito pro teu cerebro........

    Nelson Oliveira ????? Pensei q estivessemos a falar de jogadores de futebol.......esse gajo é uma nodoa.......

    Populismo puro é querer a força meter jogadores da formaçao qd os mesmos nao valem um crlh simplesmente pq sao da formaçao, e fazer crer q é igual jogar nos escaloes do q na primeira liga.........

    ResponderEliminar
  9. O grande problema de quem critica as opções do Jorge Jesus em não encher a equipa principal de jovens da formação, é que não têm um único caso de jogadores da formação que não foram aposta do Jorge Jesus, e que tenham tido sucesso indiscutível noutro lado. Exigem-lhe resultados, ele não está ali para zelar pelo futuro dos rapazes da formação, está ali para colocar sempre os melhores a cada momento, para ter resultados.

    Estou-me nas tintas se o Benfica joga com 11 chineses ou com 11 meninos da formação. Quero é o Benfica forte, seja com quem for. Se os melhores forem formados no clube, óptimo, se não forem, são outros. Não quero é ser um clube coitadinho, que joga com o que aparece da formação, sujeito a melhores ou piores colheitas. O Benfica é o maior clube português, por mais dificuldades financeiras que se possam colocar, tem de ter sempre as opções alargadas, procurar sempre os melhores para a nossa bolsa, e não estar limitado a uma fornada de jogadores que sai da formação, à espera de um craque que pode surgir ou não. Se algum miúdo tiver qualidade inegável, tenho a certeza que terá oportunidades. O André Gomes teve oportunidades, o próprio André Almeida tem oportunidades, o Sílvio sempre teve, portanto não existe nenhum complexo anti-portugueses da parte do treinador. Agora se não são melhores do que os outros, não têm de ter tratamento privilegiado. Para além disso não há nada de errado se o clube fizer encaixes financeiros com a venda de alguns jogadores da formação que não sejam indiscutíveis no Benfica, é uma forma de financiar a formação, não vejo o porquê da obrigatoriedade de todos jogarem no Benfica.

    Todos eles sonham jogar no Benfica, até ao momento que surgem as ofertas do estrangeiro. Tivemos no passado bastantes casos dos queridos meninos da formação que morderam a mão de quem lhes deu de comer, por isso é pensarem em nomes como Hugo Leal ou Manuel Fernandes, entre outros portugueses não formados no Benfica, e que à mínima oportunidade tudo fazem para sair.

    Não tenho a mínima dúvida que o Jorge Jesus é o melhor treinador que podemos ter neste momento, e era dar imensos passos atrás substituí-lo agora. Pode-se questionar o que ganha, mas nunca a sua competência. A não ser que se tenha memória curta, ou má fé.

    Se a sondagem deste blog revela equilíbrio, e tendo em conta a presença massiva de anti-benficas no mesmo, é revelador que a realidade deve ser na ordem dos 90% ou mais a favor da continuidade do Jesus, porque os adversários adoravam vê-lo sair.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo com a tua opinião.

      JJ

      Eliminar
    2. Fiz um comentário no mesmo sentido do teu último parágrafo num post anterior mas parece que houve pessoas que não perceberam ou não quiseram perceber. De facto, o JJ ter neste blog mais de 50% de apoio significa que, no mundo real, a esmagadora maioria dos benfiquistas quer a sua continuação. Ainda bem!

      Há aqui alguém que diz que JJ não sabe formar. Pois bem, essa não é a sua missão. Façamos um paralelismo com o mundo académico: os jovens que saem da formação serão os licenciados das faculdades. Depois vem a etapa dos estágios, onde eles vão testar no mundo real tudo aquilo que aprenderam. Por fim chega a fase dos mestrados e doutoramentos. É aqui que entra Jorge Jesus. A função dele é lapidar, monitorizar, apoiar e guiar os jovens licenciados numa especialização, num apurar de conhecimentos, no fim, na emancipação como jogadores de futebol. E eles ou têm ou não têm... a matéria prima necessária. Muitos têm-na mas não a sabem/querem usar (Nelson Oliveira), outros agarram a oportunidade com unhas e dentes (Talisca?) e, com o supervisionamento do seu professor (Jorge Jesus), terminam a última etapa da formação, tornando-se jogadores de corpo inteiro (Matic).

      Resumindo, o treinador principal tem de estar atento às escolas do clube, mas só irá integrar quem ele achar que tem valor e potencial. Tudo o resto (palavras do presidente incluídas) não passa de intenções, de «wishful thinking», de esperança. Tenho a certeza que não há qualquer pressão de LFV sobre JJ. Eles são amigos e sabem que não é a mandar recados pela imprensa que as coisas se resolvem. E o mais importante é o jogo deste sábado!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  10. Muitos pontos interessantes, Redmoon. Muito bom. A formação terá que ser importante, como acontece no Bayer, Barcelona, Ajax e por aí fora. Devemos é ser equilibrados no julgamento sobre o eventual potencial de um jogador. Se por cada dois anos, ficar um jogador da formação no plantel, ficarei extremamente contente. E não me chamem anti- formação. Apenas estou a ser realista.
    Desta época, por exemplo, apenas gostaria ter visto Bernardo Silva com as nossas cores. De resto, tanto o Ivan como o Cancelo- muito, muito verde, defensivamente- seriam muito bem vendidos, caso oferecessem 15 milhões cada um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que se faça essa aposta na formação. As estruturas sao boas. O "produto" que de la sai ainda esta por ver.

      Pelo que aprece, LFV ja avaliza a qualidade da "mercadoria". Mas quem é LFV para avaliar o quer que seja?

      Quer apostar? APoste! Sem ondas! Sem fazer do seu treinador responsavel se essa aposta nao vier a ser feita por falta de qualidade dos artistas.

      O erro aqui é inverter os papeis. É JJ quem tem de avaliar os jogadores, não o presidente!

      SE LFV discorda da avaliação, substitua o treinador. Que contrate um visionário da formação, mas que assuma a responsabilidade se a brincadeira correr mal.

      Eliminar
    2. Sem dúvida. Daí, face ao que temos visto, a decisão ser muito fácil de tomar assim que acabe esta temporada, sejamos campeões, ou não: Saída de Jesus. Não é, está visto, senhor para miúdos de formação. Demasiado senil para tal.

      Eliminar
  11. Isso é entrar no campo das especulaçoes, e tambem aqui, nestas coisas da avaliaçao que fazes do valor de certos jogadores, eu vou confiar no juizo do nosso treinador, que felizmente, nao tem muitos erros de avaliaçao para mostrar no seu curriculum

    ResponderEliminar
  12. O titulo: "Jorge Jesus culpado de quê? De ser fiel ás suas ideias" deixa-me um pouco confuso...

    Uma pessoa que seja fiel ás suas ideias, não pode ser culpabilizado, se para isso houver motivos????

    Ou seja, basta defender com unhas e dentes as minhas ideias, levá-las até ao fim, sem nunca ponderar ou escutar outras ideias, se as houver, que jamais me poderão culpar dos meus insucessos profissionais????

    Gostava que pudesses explicar esta tua ideia...

    Jose Inacio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não José... E a ideia explica-se facilmente...

      É facil culpar JJ da nao aposta na prata da casa (se bem que os dois Andres provam o contrario), e assumir desde logo que nao aposta porque nao gosta deles, em vez do mais obvio, que é nao apostat por nao lhes ver ainda a qualidade suficiente.

      Esta é a luta, não é nenhuma outra.

      JJ nao tem apostado (e repito, apostou nos Andres), porque é fiel às suas ideias.

      As suas ideias estão erradas? Com base em que podes dizer uma coisa dessas? ALgum daqueles que nao foi aposta mostrou que JJ se enganou no sua avaliação?

      Que eu saiba nao, e se nao, culpas o JJ de que? De nao apostar em quem nunca mostrou qualidade para tal?!

      Eliminar
    2. O André Almeida e o André Gomes são "prata da casa"?
      É para rir, certo?

      Eliminar
  13. O Artur ganha demais para ser suplente, deve sair no Verão O Bruno Varela tem estado bem na equipa B.

    Temos no plantel o Jara. Podimaos ter o Ivan Cavaleiro.

    Temos no plantel o Cristante (que mostrou ZERO). Podiamos ter o João Teixeira (excelente pré-época).

    Temos a treinar com a equipa principal o Gonçalo Guedes.

    O Bernardo Silva, pelo que está a mostrar, tem que ficar no plantel da próxima época.

    Parece-me que 4 ou 5 da formação no plantel de 2015/2016 pode ser feito. Ninguém falou em serem titulares indiscutíveis. Mas destes alguns são tão bons ou melhores que quem os está a tapar.


    "Onde estão os erros de avaliação de Jorge Jesus para mostrar? Há algum?"

    Isto é piada? Roberto e Emerson chegam, ou é preciso mais?

    ResponderEliminar
  14. O artigo está muito bem escrito em todas as suas premissas. Todas.
    Sobre a formação... todos os anos num plantel de 26/27 jogadores aí uns 7 ou 8 quase não chegam a calçá-las... talvez 7 ou 8 seja exagero... mas se é malta para as não calçar que sejam os "putos da formação", poupam-se prái uns 26 milhões de euros... todos os anos...dinheiro que dá para pagar o serviço da divida... parece-me absolutamente razoável o que escrevo. reparem que parto do principio que são todos Rodericks... mas não faz mal eles não estão lá para jogar ou serem geniais, "só estão lá para fazer número"... usei ironia mesclada com objectividade... que vos parece?

    ResponderEliminar
  15. desculpem... quem não está a calçar este ano são:
    César, Steven Vitória, Benito, Cristante, Pizzi, Bebé, Sulejman, Jara = entre os custos dos passes e os ordenados certamente que se lá estivessem, nesses lugares... Lindelhof, João Nunes, Bruno Gaspar, Ruben Pinto, João Teixeira, Hélder Costa, Guedes e Rui Fonte... ficaria muito mais barato e daria a energia da paixão pelo Benfica ao plantel principal... seria o plantel principal uma coisa mais ou menos assim...
    Artur, César, Lopes, Maxi, Almeida, Luisão, Jardel, Lisandro, Lindelhof, Nunes, Silvio, Eliseu, Bruno Gaspar, Salvio, Ola John, Gaitan, Ruben Amorim, Fejsa, Enzo, João teixeira, Samaris, Hélder Costa, ... creio que me fiz entender... um abraço a todos... e creio que aquilo que escrevi faz sentido e é razoável...

    ResponderEliminar
  16. Águia Preocupada5/12/14 22:19

    Confesso que só li até:

    "para quem vai defendendo há muito esta coisa da Formação, e o lançamento dos meninos na equipa principal do Benfica, lançamento que tem de ser feito porque sim, independentemente da qualidade que se tem"

    Porquê? Porque destesto que brinquem com a verdade e muito menos com a minha liberdade ou capacidade intelectual.
    Nunca, NUNCA! li neste ou noutro qualquer blogue e já por aqui viajo há muito, alguém defender o lançamento de jogadores da formação, só porque sim... Sempre por aqui li, que sim senhor, há miúdos com muito valor e só a estes, repito SÓ a ESTES, deveriam ser dadas as oportuniades que a outros, que nada conhecem do nosso país, da cidade de Lisboa, do Benfica e têm as mesmas idades são dadas.
    Penso que é nada difícil ser-se honesto e verdadeiro. O Benfica merece e os benfiquistas apreciam!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tambem nao vou comentar o teu texto, porque só li a primeira linha.

      Eliminar
    2. Uma excelente resposta, Redmoon! E escrevo-o sem qq tipo de sarcasmo! :-D

      Eliminar
  17. Nem é para ti em particular Redmoon, mas também eu penso que há coisas no Benfica que não batem certo.
    Nomeadamente os "críticos". Criticar é bom e necessário e as responsabilidades tem de ser assumidas.
    E se falarmos um pouco da responsabilidade deste blog e dos escribas ? Vocês que tem aqui uma janela aberta ao mundo, qual é a vossa responsabilidade no que não esta bem no Benfica ?
    Um critico é alguém que ama uma arte e que sabe apontar com o dedo o que esta bem e/ou mal. Alguém que passa o tempo a criticar sem mostrar amor e paixão e incapaz de ver o bom, como se chama ?
    Um puto qualquer no mundo que vai a procura de informações e que cai aqui, NUNCA subscreve como adepto.
    Perguntem se uma vez só, quanto futuros adeptos fugiram a correr do NOSSO BENFICA por terem passado por aqui. So a potencial probabilidade faz me medo.
    JFK disse: "Don't ask what your country can do for you, but what YOU can do for your country" Qual a resposta aqui do blog a mesma pergunta ?

    Amigo Redmoon, porque não um ponto 5 ao teu raciocínio ? Um ponto tão evidente que nem quiseste escrever, caso não sirva o teu objetivo que é descredibilizar o LFV . OS COMENTÁRIOS DE LFV FORAM FEITOS EM TOTAL COORDENAÇÃO COM JJ !!!

    Mas não, isto seria ir contra a linha editorial que aqui "não existe" que coincide em bater em tudo e todos que fazem o Benfica, menos no Benfica (whatever that means)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Um puto qualquer no mundo que vai a procura de informações e que cai aqui, NUNCA subscreve como adepto.
      Perguntem se uma vez só, quanto futuros adeptos fugiram a correr do NOSSO BENFICA por terem passado por aqui. So a potencial probabilidade faz me medo."

      Isto é tao ridiculo que nem vou comentar. Pergunto-te apenas: FOi por leres aquilo que les, neste blogue todos os dias, que deixaste de ser do Benfica?

      FOi por leres o que les que deixaste de vir?

      Eu nao iria a esse ponto, de insultar a tua inteligencia.

      Eliminar
    2. Percebo, é muitíssimo mais fácil mandar a bola pá linha que assumir responsabilidades.

      Eliminar
  18. MAS QUE CARA*** DE RAIO VOS FAZ DIZER A TODOS QUE TUDO NÃO SE PASSOU EM PERFEITO ACORDO MUTUAL ENTRE LFV E JJ ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    NADA !!!!!!!!!!!!!!!!! SÓ O VOSSO PEQUENINO ESPÍRITO CRITICO SEM VIDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. o mais certo é fazerem parte do plantel como faz o nelson oliveira faz mas não conta para nada. ficam todos contentes o presidente porque tem o jogadores no plantel e o treinador porque não os põem a jogar.
    o treinador não tem muitos erros de avaliação no curriculum é de jogadores não aproveitados por ele mas que o são por outros, mesmo assim este numero já foi bem menor, agora a quantidade de gajos que ele achou que eram muito bons, e a quantidade de jogos que lhes foram dados de oportunidades apesar de só ele achar que eles davam, essa é já bem extensa.

    ResponderEliminar
  20. BENFIQUISTA DE GAIA6/12/14 12:23

    ideias ?????qual ideias?????

    ResponderEliminar
  21. "Há gente para quem, em termos de conhecimento de futebol, Luís Filipe Vieira tem tanto como o dono da padaria que compra o Record e a Abola todas as manhãs."

    A esta citação, respondo-te com outra:

    "Não percebo nada de futebol".

    Sabes quem disse isto? Luis Filipe Vieira.
    Por isso, caro Redmoon, não somos só nós que achamos que LFV não percebe nada de futebol; ele próprio admite isso.

    E esta, hein?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking