O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Os direitos televisivos

. 44 comentários

O tema da centralização dos direitos televisivos é o tema que já marca e irá marcar a actualidade do futebol português.

Também aqui no NGB é uma tema recorrente desde que começaram "as conversações" sobre a renovação ou não do contrato da Olivedesportos com o SL Benfica. Fomos os primeiros a defender a passagem dos direitos do Benfica para a Benfica TV.

Ontem publicamos 2 posts sobre o tema, um do Benfica Eagle, outro do BenficabyGB.

Quer um quer outro provocaram muitos comentários interessantes sobre este assunto, que talvez revelem o quanto algumas cabeças pensantes mudaram para se aceitarem algumas coisas no Benfica de hoje.

Como sempre aqui dissemos, e em primeira mão, o objectivo do golpe de estado na Liga era os direitos televisivos. O seu controle e o estabelecimento de um novo paradigma que não deixe morrer a Olivedesportos e o seu controle do futebol português, em benefício do FC Porto.

A Olivedesportos assinou, no tempo das vacas gordas, contratos chorudos com o FC Porto e Sporting, pagando o que não podia e o que FC Porto não vale. Lembro neste ponto a clausula que permitia ao FC Porto subir os valores a receber até 80% dos valores do Benfica, antecipando uma renegociação.

Na verdade, depois da renegociação com a Olivedesportos em 2003, a empresa de Joaquim Oliveira esteve 10 anos a reter para si mais de 2/3 do valor gerado pela marca Benfica. 
A empresa de Joaquim Oliveira não se limita a comprar os direitos televisivos. Fica também com a publicidade estática do estádio do clube em dias de jogos. E isso dá-lhe um encaixe adicional significativo.

O que fez Joaquim Oliveira com essa fatia de leão? Usava para cimentar a sua influência. Esses direitos garantiram-lhe liquidez para financiamentos, que por sua vez usava para comprar os direitos de tudo o que podia ser considerado desporto e para impedir que surgisse qualquer outro 'player' no mercado.

O que mudou? Bem, a Olivedesportos ainda tem quase tudo o que tinha. O que perdeu? Os jogos do Benfica em casa e a Liga Inglesa.

O que mudou nos seus resultados? Passou a prejuízo e vai aprofundando esse resultado negativo. 
Então se a Olivedesportos até transmite ainda os jogos do Benfica fora, porquê esta diferença?

A questão é que a "galinha dos ovos de ouro" é o Benfica e principalmente os jogos na Luz. Quer pelo valor que geram em receitas de venda de direitos como em publicidade. A marca Benfica vende e a marca Estádio da Luz também.

Como somos um mercado pequeno e o português não vive tempos abastados, dá-se uma migração óbvia de assinantes da SPortTV para a Benfica TV e está aí a segunda metade da pancada na Olivedesportos.

Tudo isto somado ao fim do "financiamento sem fim" no BES, a Olivedesportos neste momento está ligada às máquinas esperando por um milagre ou por que lhe desliguem a ficha.

O papel da Olivedesportos sempre foi o de influenciar e manter na linha os clubes. Até mesmo na FPF, cujos directores andavam até à pouco tempo em carros cedidos pela Olivedesportos.

Com as mudanças trazidas pela BTV, não resta outra alternativa a Joaquim Oliveira senão a de conseguir de novo ter como aliado a marca Benfica, a única que gera receitas assinaláveis e que permitirá à Olivedesportos continuar a cumprir os contratos com FC Porto e Sporting bem como o serviço de dívida gigantesco que assumiu para ter todos os conteúdos.

O que esperar do Benfica neste tema? Que seguisse o seu caminho e não perdesse uma oportunidade para matar o cancro que tem minado a verdade desportiva.

O que estamos a ver? Exactamente o contrário. O Benfica está claramente alinhado com FC Porto e Joaquim Oliveira e mais uma vez Luis Filipe Vieira, ingenuamente ou não, vai dar a mão aqueles que tudo fizeram para nos destruir.

Ao contrário do que li, o mercado em Portugal é pequeno mas nunca a SportTV terá argumentos para "secar" a BTV.

Ao contrário da SportTV, o SL Benfica tem uma legião de adeptos e sócios. E são esses que fizeram o sucesso da BTV logo no primeiro ano. 

Ao obter a cooperação do Benfica, Joaquim Oliveira está a jogar e a vencer em 2 tabuleiros. Garante a sua sobrevivência nos tempos mais imediatos até que seja produzida legislação que lhe permita recuperar o poder total. Ou acham que os seus meninos no PS/PSD/CDS andam quietos?

O que é mais triste nisto tudo é que ver benfiquistas defenderem acordos com a Olivedesportos. 
Com o FC Porto cuja corrupção é comprovada. 
Cujos senhores que a fizeram continuam a ser os mesmos que hoje são considerados sérios para se negociar.

Ver o SL Benfica dar a mão a gente é algo que não tem explicação. Até no mundo dos negócios tem que haver valores não sacrificáveis a nenhum preço.

O que pesará mais neste momento? As ligações de amizade ou o interesse do Benfica e do futebol português?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

44 comentários

  1. Os resultados do grupo olivedesportos já vinha em queda ainda o Benfica lá era transmitido.
    Andar a associar prejuízos de um grupo de média com a questão do Benfica, é assim um bocado para o tola. Convém ler primeiro, aprender. Assumir uma discussão séria com base numas bocas por palpite é meio caminho andado para a asneira.

    Sendo que a principal que está aqui neste texto é a "Fomos os primeiros a defender a passagem dos direitos do Benfica para a Benfica TV". Não foram nem os primeiros, nem os últimos. Limitem-se ao vosso conhecimento e digam que defenderam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno sem querer ser o advogado de ninguém; inclusive sabendo que desde sempre que houve pessoas dentro e fora do Benfica que nunca concordaram com a alienação dos direitos do Benfica a Joaquim Oliveira e os mesmos quando isso aconteceu sempre defenderam que este ficassem em posse do Benfica e que fossem sendo negociados caso a caso; posso-lhe afirmar que o grande rombo nas assinaturas da Sport TV coincidiu com a exploração dos jogos do Benfica em casa pela BTV; inclusive acrescento, que estudos auxiliares de mercado mostram que cerca de 90% da saída de desistentes da Sport TV correspondeu a uma igual % de subida BTV. Também lhe posso afirmar que a BTV tem muito mais a ganhar, mantendo mais ao menos estabilizado o preço da assinatura entre os 10 e os 12 euros; do que o aumentar e melhorar a oferta que tem; pois esse sempre foi e continua a ser um problema da Sport TV que se agravou quando perdeu o monopólio dos jogos do Benfica; oferecem uma grande e diversificada oferta a um preço que á partida é justo tendo em conta a oferta, mas que se torna caríssimo, pois normalmente cada assinante vê os jogos do seu clube e pouco mais; o que faz que o racio preço real consumo seja extremamente elevado.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
    2. Caro Nuno, já vinham em queda mas o seu buraco foi claramente cavado pela BTV. Dizem os números de assinantes e de proveitos.

      Publicamente fomos os primeiros a assumir esta opção e já nessa altura houve quem defendesse a Olivedesportos, mesmo dentro do clube.

      Eliminar
    3. Mas qual primeiros, deixem de se colocar em bicos de pés! Neste tema ninguém pode afirmar que foram dos primeiros!

      Eliminar
    4. TMAT, incomoda-te assim tanto...?

      Eliminar
  2. Figueiredo17/11/14 12:50

    Certíssimo, nada me daria mais prazer que ver o oliveira e o cancro da sportv seguir o seu natural fim por alimentar o sistema, os corruptos e eles próprios durante 30 anos.
    Foi uma palhaçada pagarem 7M ao slb e mais do dobro aos outros e ainda contrato dos 80% que demonstra o favorecimento.
    Merecem é cair com estrondo. Fdp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cancro da Sport TV não só minou o futebol como o mercado de TV por subscrição; pois funcionou durante anos num monopólio de facto; o engraçado é como mais uma vez o clubismo a muitos cega; é que se em termos clubisticos o Benfica foi o,principal prejudicado; numa análise abrangente os mais prejudicados foram os consumidores e os contribuintes portugueses. Por exemplo eu fico,perplexo quando leio consumidores da Sport TV a dizer que ficaram prejudicados porque antigamente pagavam mais ou menos o mesmo e tinham os jogos todos do Benfica e agora tem que pagar mais dez euros para terem os mesmos jogos, incluindo os da Liga Inglesa... a isto chama-se passar a eles próprios um atestado de estupidez... então eles não percebem que a Sport TV é que deveria ter ajustado o preço para baixo e não o fez!!!!

      Analista de Sistemas

      Eliminar
  3. Jovem explica-me como è que era a queda da Sporttv. Falas muito, mas nunca te vi a explicar o que mudava se o Benfica não tivesses nesta soluçao na Liga. Vamos ver, Liga dos Campeoes e Liga Europa pertecem à Sporttv e a Uefa nunca deixaria passar para a BTV pelo facto de pertencer a um club. As outras equipas tem contrato com eles, a federação tambem.
    Ou seja, o benfica nao apoiava ninguem e a Sporttv cai.... Como???
    Se és benfiquista como disses pega e esclarece as pessoas senao cala-te de uma vez. Para dizer asneiras ou lançar areia para as pessoas está calado.

    luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a pedir-lhe mais do que ele é capaz de dar. A única coisa que ele faz (com o GB) é isto - agitar a bandeira da Santa Aliança.
      Explicar como se faria diferente e quais seriam as consequências, explicar como é que apoiar Mário Figueiredo resultaria numa vantagem para o Benfica, isso já é pedir demais. Eu já o pedi inúmeras vezes, mas eles não são capazes.
      Temos que aceitar as limitações intelectuais de cada um, pronto. Isso também significa que nada desta porcaria que eles escrevem é para levar a sério. Pageviews, pageviews, é o que importa.

      Eliminar
    2. Luis a queda da Sport TV já está em marcha é precisamente isso que outros interesses muito mais poderosos e de fora do mundo do futebol estão a tentar evitar; colocando o seu peão de Brega á cabeça das negociações para encontrar um ponto de equilíbrio entre a BTV e a Sport TV de forma a que nenhum deles venha a ser prejudicado; inclusive encontrar um solução que seja realmente muito mais vantajosa para a BTV, sem que o Benfica alguma vez abdique dos seus direitos de transmitir os jogos do SLB. A grande preocupação de JO é de não ficar de fora de esta solução abrangente; pois pode rapidamente a fazer parte do lote dos descartáveis... já esteve mais longe de acontecer. Hoje por incrível que pareça JO está em muito dependente da estratégia do Benfica ou a apoia ou no mínimo não lhe faz oposição declarada, pois arriscasse a ficar sem nada. O Benfica só tem que ficar atento aos movimentos da cobra do JO... por alguma razão o Benfica não deixa fugir do,seu campo de visão.

      Analista de Sistemas

      Analista de Sistemas

      Eliminar
    3. Luis, em relação a essa história do papão que a a UEFA etc... nunca deixariam uma TV de um clube transmitir as suas competições por isto e por aquilo... só te digo que isso é mentira; até porque aquilo que esses contadores de histórias querem fazer passar é a falta de independência da BTV em relação ao Benfica... mas diz-me lá; então não é isso que acontece com a Sport TV que é propriedade do maior accionista individual da FCP SAD e da NOS que tem uma grande presença em termos de patrocínio em alguns dos clubes do futebol em Portugal... e então é os outros que não são patrocinados pela NOS é que JO não tem participação accionista... Também não fica posta em causa a sua independência? Para terminar; mesmo que assim fosse bastava ao Benfica tirar a BTV da esfera do seu grupo empresarial e o assunto da dita independência formalmente ficava resolvido; portanto não te deixes encantar com as histórias do menino papão.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
    4. Caro Luis,

      Mas desde quando é que a BTV poderia estar interessada na Champions ou na Liga Europa? Não defendo nada disso.
      Além do mais, no post que escrevi depois deste já desmistfiquei essa tanga de que tudo se esgota na SportTV. Temos outros canais que sem preços inflacionados pela SportTV conseguiriam absorver as várias competições.

      A SportTV, sem os rios de dinheiro das linhas de crédito da banca, nunca conseguiria ter centralizado tudo o que é desporto em si.
      A SportTV sem a conivência do poder político nunca teria conseguido agir num monopólio asfixiante.
      Tudo o resto é areia para os olhos dos adeptos, que pagam e sustentam isto tudo com a sua paixão pelos clubes.

      Rui, tu é que insistes em falar no Mário Figueiredo. Mas já que o puxas, digo-te que nunca saberão quem realmente estava neste momento por detrás dele. Digo-te sim que foi uma oportunidade perdida para caminhar para outra realidade no futebol português.
      Ele não era o homem certo mas seria o intermediário para outra solução.

      Expulso como foi, tens lá agora uma marionete.

      Mas eu aceito as tuas limitações intelectuais, de quem só fala dos outros mas é incapaz de produzir uma ideia, um raciocínio.

      Eliminar
    5. Tu e o GB transformaram isto numa espécie de Vilar dos Perdizes dos blogs do Benfica. Só acreditam em bruxaria (conspirações) e não fundamentam nada, zero. O GB anda praí a proclamar sobre direitos desportivos e ignorava um aspecto essencial sobre esses direitos. São uns ignorantes com um "microfone".

      Nem vale a pena perder tempo convosco. Vocês representam o obscurantismo no que diz respeito ao Benfica. No fundo, estão muito mais ligados ao Pinto da Costa do que são capazes de admitir. Até sonham com ele. Que par de tristes. Arrastam os mesmos assuntos post atrás de post, sem serem capazes de oferecer mais do que esta visão do papão do Pinto da Costa. Tenham juízo e, já agora, vergonha.

      Eliminar
  4. Shadows, tens ai alguns equívocos.

    Confundes SportTV (canal desportivo) com Olivedesportos (onde Joaquim oliveira tem os direitos televisivos).
    Uma SportTV tem de existir sempre, até porque a BTV não pode comprar direitos nacionais a outros clubes "directamente".

    A Olivedesportos não é necessária e o objectivo é passar os direitos televisivos para a SportTV, enquanto ainda valem alguma coisa. Isso só não avançou porque a Autoridade da Concorrência bloqueou a operação porque a PT entraria também na SportTV.

    Se existir centralização a Olivedesportos deixaria de ter os contratos actuais e como tal perderia imenso.
    Com a centralização também a Benfica TV correria riscos de perder os seus conteúdos e o projecto ficaria inviável como pay-per-view.

    Esqueceste o facto de que a Controlinveste foi "salva" e oliveira passou de 100% para 27%.
    Agora na Olivedesportos o principal "activo" também vai ter de sair dessa empresa, ou para a SportTV ou para a Liga, de forma ser "salva".

    Joaquim Oliveira ser "salvo" significa pagar o que deve à banca e perder muito do poder que tinha.
    Afirmar que ele só perdeu os direitos televisivos do benfica e da liga inglesa denota desconhecimento das reais perdas que Joaquim Oliveira tem tido, aliada à queda de 2 parceiros (BES e PT).

    Neste puzzle todo ainda existem as movimentações das plataformas de distribuição ZON+OPTIMUS, e agora PT, com um denominador comum angolano. A este nível Angola ganhará influencia e Oliveira perde.

    Dos negócios para a política do futebol: Ao nível da LPFP e FPF, a maioria absoluta de oliveira e pinto da costa terá de acabar.
    O poder terá de ser partilhado nos próximos anos.
    Neste puzzle o Sporting nem "cheira". Não tem direitos desportivos geridos por si e tem pouca influência política.

    Das 2 facções o norte tem de perder na economia e na politica do futebol.
    O Benfica ganhará na economia do futebol (é o "líder" financeiro dos 3 grandes) e poderá ganhar na política do futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: Neste momento, nenhum clube isolado consegue ter maioria absoluta nas estruturas do futebol, devido ao novo regime legal das federações.

      Eliminar
    2. Caro Benfica Eagle já estava cansado de picar pedra sozinho Lol. É o que dá olhar para estes assuntos condicionados com o pensamento redutor no mundo da bola :) há muito que a realidade que o Shadows escreveu deixou de existir. Hoje o que Acontece é que JO Oliveira luta para sobreviver á tona de água; e tem medo que aqueles que lhe deram aquelas bóias para os bracinhos se fartem dele ou que cheguem á conclusão que o homem já não serve para nada e que lhe retirem as pipetas das ditas e o homem afogasse de vez. O velho peidoso senil, tb já compreendeu que dali já não pode esperar muito mais... dai andar mais mansinho e caladinho que o habitual. Agora o Benfica ainda tem muito trabalho,pela frente; pois o sistema não acaba nem morre de um dia para o outro; agora que os pressupostos são outros essa é a mais evidente das realidades. E o Bemfica só tem que ser pro-activo e inteligente de forma a levar a água ao seu moinho e não ficar á espera que lhe seja apresentado um cenário que nunca será do seu agrado.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
    3. Óbvio Analista de Sistemas, é pena que os factos que eu apresento, e que tu também já apresentaste não são comentados pelo Shadows e pelo Benfica By GB. A "Economia" do futebol está e vai condicionar a "Política" do futebol.

      Eliminar
    4. " é pena que os factos que eu apresento, e que tu também já apresentaste não são comentados pelo Shadows e pelo Benfica By GB. "

      Mais depressa vou ver judeus comer carne de porco do que esses dois Illuminatis darem a mão à palmatória ...

      Porteiro do Inferno

      Eliminar
    5. Eagle, assim arrasas facilmente os teus comparsas :) Tens que tirar o lugar ao sportinguista Domingos Soares dias. Sempre que leio o que escreves, fico com uma noção exata do que realmente se passa. Muito bom.

      Eliminar
    6. B.E., tem calma que a resposta vem sempre! :)

      Não confundo a SportTV com a Olivedesportos. Ela que se que confunde naturalmente com a empresa de Joaquim Oliveira, como os seus critérios editoriais demonstraram ao longo dos anos.

      Tu confundes a entrada da PT com os direitos televisivos. Essa entrada da PT visava acima de tudo proteger o status quo, pois nessa altura a PT não era mais que um instrumento do BES, o grande aliado de Joaquim Oliveira.

      Como já escrevi, a SportTV está longe de ser a única solução para a transmissão de desporto. Muito longe mesmo.

      A centralização não fará Joaquim Oliveira perder. Vai-lhe permitir renegociar contratos que neste momento estão muito acima do que o mercado paga. Em especial os de FC Porto e Sporting.

      No teu raciocínio seguinte sobre a Liga Inglesa e os jogos na Luz és tu que baralha Oliveira e SportTV. E Controlinveste.

      Termino pedindo-te para me explicares como é que Joaquim Oliveira e Pinto da Costa perdem quando têm na FPF Fernando Gomes e Tiago Craveiro. E na Liga um fantoche.

      Eliminar
  5. Assino em baixo!
    Que rebentem com estrondo e que não fique pedra sobre pedra.
    Todos os corruptos deste País, mas eles em 1º lugar.
    mf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ignorância sempre foi a mãe, a fonte de todas as coisas... já dizia Camões e Bocage assinava por baixo.

      Actualmente, Joaquim Oliveira (sportinguista) detém apenas 27% da Controlinveste.

      A Sport TV é um canal por cabo, o primeiro canal de acesso condicionado produzido em Portugal, cuja programação se foca no desporto nacional e internacional.
      Nasceu a 16 de Setembro de 1998, e é produzido pela Sport TV Portugal, uma joint-venture entre a NOS Publicidade, holding da NOS, e a Controlinveste Media.

      Ou seja... continuam a falar da Olivedespertos... como se ainda estivessemos há 10 anos atrás.

      Hoje, quem manda na Contyrolinveste e na NOs são os Angolanos... e se calhar daqui a pouco, também vão mandar na PT... como já mandam na GALP!!!

      Mas, para os pardalitos, aves de arribação e cucos (muitos).. continuam a falar do que não sabem com uma certeza frenética.


      Eh pá... dediquem-se a falar do Talisca, do Guedes e do Bernardo... e deixem lá o resto para quem sabe.

      Quantas vezes vai ser preciso dizer que o J O (sportinguista) já não manda nada na Sportv?!

      Porra, irra, chiça...

      Cumptos GB

      MPV Pinto - Coimbra







      Eliminar
    2. MPV não vamos também ser ingénuos ou querer fazer figura dos adeptos do Fruta Com Putas, ou seja de parvos. Joaquim Oliveira de facto tem como clube de eleição o Sporting; mas tem a alma e a escola de quem ele foi um dedicado aluno, a escola criminosa de corrupção e ilegalidades do Velho Peidoso Senil do Pinto da Costa; se não sabes JO foi durante anos o homem de mão de mão de Pinto da Costa para contactar e entregar as famosas pastas de dinheiro aos árbitros corruptos ao serviço do Fruta Com Putas; isto numa altura que JO não passava do desconhecido irmão de Antonio Oliveira; JO a partir de determinada altura teve a inteligência e a visão de criar a Olivedesportos e começar explorar um negócio que durante anos era explorado pela RTP Comercial; mas que foi subtraído a esta em primeiro pela influência que Pinto da Costa exerceu em determinados clubes e em seguida pela compra de favores a quadros da dita empresa para negociarem contra eles próprios... Alguns deles ainda hoje são quadros da Sport TV com salários obscenos para aquilo que realmente produzem... depois é o que desabe o monstro ultrapassou o criador, e passou a ser este ultimo que lhe começou a comer na mão... Mas sempre com claros benefícios para o Fruta Com Putas; pois esta associação criminosa e o seu presidente continuaram a ser os aliados de eleição para os esquemas corruptos de JO e o vice-versa tb é verdade. Portanto é bom não desvalorizar estes factos que levaram a que JO seja hoje o maior accionista individual da SAD do Fruta Com Putas. Agora tb é verdade que no futuro os contratos do FCP terão que ser revistos bem em baixa; pois a famosa cláusula dos 80% de alavancagem pelos contratos do Benfica deixou de existir e os estudos de mercado mostram bem que aquilo que o FCP recebe é mais de 45% ao seu real valor de mercado... é bem mais baixo que o valor da SCP por exemplo e esta recebe bem menos.

      Analista de Sistemas.

      Eliminar
    3. Analistas de Sistemas,

      O MPV é um conhecido adepto do clube da corrupção. Dos fanáticos. Não percas o teu tempo. Aliás, imagino-o a ferver por via das tuas referências ao "Fruta com Putas".

      Eliminar
  6. Caro Shadows costumo acompanhar mas não participar nas discussões deste blogue; tenho-o feito nesta altura e de forma bastante activa porque acompanhei de perto desde sempre todo esta temática dos direitos TV dos clubes e a forma como se empurrou todos os clubes sem excepção a alienar os seus direitos a uma empresa que os sugou até ao tutano e como tu referes bem, serviu para sustentar a máquina do sistema criminoso que há muito comanda e define os destinos do Futebol Português. Posso até confessar que este foi o único combate em que o aldrabão do Vale e Azevedo teve sempre razão e a lei pelo lado,dele, que infelizmente e por razões várias, não aquelas que tu pensas, levaram primeiro Vilarinho e depois LFV a ter que amouchar e continuar a parceria com a Olivedesportos e a retirar os processos que entretanto estavam em tribunal e que mais tarde iriam dar razão ao Benfica porque eles de facto eram nulos segundo a legislação europeia; o que levou a que mais tarde surgisse uma empresa que acima de tudo serviu para enquadrar legalmente a anterior ilegalidade; estou a falar da Sport TV em concreto. Posso afirmar que foi este primeiro processo iniciado por Vale e Azevedo e que por incrível que pareça levou a Olivedesportos a lançar-se para os braços de gente muito mais poderosa e com um leque de interesses e muito mais variado do que o pequeno mundo do Mundo do Futebol. Mas este foi o preço a pagar por Joaquim Oliveira, para poder legalizar o que era ilegal e assim continuar a explorar os direitos de TV de todos os clubes. Em conclusão tudo o que acabaste de escrever foi verdade e estava circunscrito ao controle do poder do mundo do futebol por parte do corrupto sistema; mas a partir do aparecimento da Sport TV; um projecto criado pela PT á medida da Olivedesportos, tudo se alterou; este controle das estruturas do futebol; sem dúvida que era do máximo interesse para JO e Pinto da Costa; mas ainda era mais interessante para todos os poderes e interesses que controlavam directa ou indirectamente a Sport TV; pois desta forma a estrutura de sanguessuga dos clubes já estava montada; o que levava a que os lucros continuassem a ser fabulosos tendo em conta os custos da matéria prima que lhes dava origem. Em conclusão, o próprio JO acabou por cair e ficar refém de uma rede muito maior e mais poderosa que ele; passou a ter que servir determinados poderes consuante as regras destes e para isso foi constantemente financiado de forma atingir os objectivos destes poderes; o que JO fez e tenta continuar a fazer é sobreviver da melhor forma dentro deste sistema e claro de tentar levar a água ao seu moinho. Agora não tenhas a menor dúvida o que está por detrás destas movimentações são interesses mais abrangentes e poderosos que nada têm a ver com o Mundo do Futebol; mas sim que só,querem aproveitar e conseguir o melhor que puderem retirar dele; e se possível controlar... JO não passa hoje de mais um dos seus peões de brega. Agora é bom que o Benfica saiba bem e pelos vistos sabe o que está verdadeiramente em jogo e com quem realmente está e deve negociar de forma a defender os seus interesses de forma intransigente; retirando dai grandes vantagens futuras e estratégicas. (Continua)

    Analista de Sistemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora sim vejo-te escrever algo muito próximo da realidade!

      Mas não coloques o JO muito abaixo na cadeia alimentar. Ele está no topo, mesmo tendo que ir alimentando por sua vez seres com tanto ou mais poder que ele.

      Eliminar
  7. Sobre o pioneirismo da BTV, opinião sobre conflito de interesses?

    Desde imagens ampliadas, a outras branqueadas?

    As famosas "linhas obliquas" da BTV, determinam uma realização séria e isenta?

    A SportTv tem uma linha Editorial conotada com o FC Porto? Pedro Henriques e Freitas Lobo, vestem a camisola do FC Porto como comentadores?

    E na BTV os comentários do Calado, do Rola e afins, são 100% isentos e sérios?

    Como será num sumarissimo, tendo como interveniente um jogador do benfica na Luz?

    Será normal e natural, um Clube poder negociar direitos televisivos com clubes que disputam Campeonatos profissionais, Ac Viseu e Farense?

    Nesse processo negocial com outros clubes, poder o benfica ceder direitos desportivos de um qq dos 105 jogadores vinculados, não poderá ajudar a desempatar batalhas negociais de direitos televisivos? Será essa uma prática concorrencial leal?

    O que dizer sobre promiscuidades? Onde começa o clube, e acaba o Operador televisivo?

    Esta ideia inovadora porque será que não tem na Europa ou no Mundo de Futebol outro exemplo analogo?

    O que terá a UEFA/FIFA para dizer sobre estas questões? Irão essas Entidades que tutelam o Futebol preservar e defender a verdade desportiva?

    Qual o papel da Liga de Clubes neste processo? Já alguém ouviu o q quer que seja, por parte dos responsaveis da Liga sobre este assunto!

    E a ERC, Reguladora para a Comunicação Social, irá também "engasgar" tal como acontece quando os nossos politicos tem protagonismo?

    Será que este processo nada sinuoso chegará às Instancias Europeias, e com responsabilidades na regulação dos media?

    Será que os Tribunai Civis irão intervir?


    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por esse raciocínio bem podes apontar o caso da Gazpron um dos principais patrocinadores da UEFA e da LC e do Zenith por exemplo... Ou quando NOS é um dos principais patrocinadores dos três grandes: ou JO é o principal accionista da FCF SAD a título individual etc... Uma coisa é independência outra é isenção; mas legalmente é fácil dar a volta a estás questões basta criar empresas que formalmente não estejam ligadas aquilo que para ti ou outros não deve haver ligação.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
    2. Enzo já apanhou um sumaríssimo com as imagens da BTV! Quando foi a ultima vez que um jogador dos nossos rivais teve um?
      Rui Nein

      Eliminar
  8. Este texto faz me lembrar quando se afirmava com conhecimento de causa, com as famosas fontes, que O Vieira ia renovar com a Olivedesportos...

    ResponderEliminar
  9. (Continuação) Shadows por acaso sabes ou já te questionaste como é que Joaquim Oliveira conseguiu tomar posse de todo universo de empresas pertencentes ao grupo PT e que deu origem á Comtrolinvest; quando este não tinha nem capital para adquirir 5% das mesmas e quando havia propostas muito superiores á sua? Ou como por exemplo foi possível o estado português não só ter colocado cobro, como até ajudou e potenciou a que a Sport TV fosse uma empresa que funcionasse em pleno monopólio? como achas que foi possível que após Ano após ano a Sport TV açambarcasse tudo o,que era direitos desportivos a nível nacional e internacional; alguns deles com a colaboração da empresa 100% de capitais públicos RTP de forma a não dar o mínimo de hipótese a surgir um projecto alternativo á Sport TV com graves consequências para o interesses público e dos Portugueses que assim nunca tiveram realmente por onde escolher? Porque é que achas que de tempos a tempos a Autoridade da Concorrência, contra tudo o que deveria ter sido feito para não agravar esse monopólio; dava autorização á exploração de mais um canal da Sport TV de forma a esta poder não só escoar a multiplicidade de direitos entretanto adquiridos; mas acima de tudo para os rentabilizar; pois na prateleira é que não geravam dinheiro nenhum. Como pensas que durante anos e anos os projectos ruinosos de JO de um momento para o outro eram salvos da bancarrota com providenciais financiamentos? Como pensas que quase foi possível e após o,aparecimento da BTV e a sua exploração pelos direitos TV do Benfica... que a Sport TV viesse a ser partilhada pela ZON, PT e Sportinvest; o que iria agravar o monopólio da Sport TV; mas para mais passava a ser controlada com tudo de mau que isso seria para o mercado pelos dois maiores operadores de subscrição? Quando analisares estes assuntos e outros que tais; vais por fim entender que hoje não só JO é um simples peão de brega de alguns poderes e interesses que estão realmente interessados em controlar o máximo possível os direitos de TV dos clubes, e que a cada dia que passa JO tem menos por onde se mexer; pois a PT e principalmente o BES já não são os seus garantes de sobrevivência. Hoje JO está numa posição tão frágil que vai ter que se sujeitar aquilo que lhe quiserem dar... mesmo que para isso tenha que deixar cair o seu mentor, depois aliado e a determinada altura até subordinado... o velho criminoso e peidoso senil do Pinto da Costa. O Benfica só tem que ser inteligente e saber mexer-se para que um dia mais tarde ou mais cedo o sistema caia de podre, por já não ter por onde se agarrar.

    Analista de Sistemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos falar de nomes que hoje estão na ERC e que foram essenciais para a RTP ter cedido direitos que eram seus ao preço da uva mijona. Instrumentos e verdadeiros peões.

      Joaquim Oliveira soube tornar-se em algo mais que um peão. Soube ser e controlar um grupo de comunicação social capaz de produzir "informação" que servia os interesses dos seus financiadores.

      O que ele fez não foi mais do que a Sonae quis fazer com a PT. Comprar algo para o qual não tinha fundos, dando logo de início como garantia a sua partcipação na empresa.

      O que acho é que o Benfica não vai sair bem deste jogo de interesses. Pelo contrário.

      Eliminar
  10. Não percebes nada deste tema.
    Melhor seria que estivesses caladinho.
    Falas de benfiquistas que defendem acordos com a olivedesportos. Se tiveres coragem e não te acobardares, cita-os aqui nos posts, diz os nomes.
    O Benfica não dá, nem dará a mão a ninguém. Não insinues.
    Continuas com a obsessão "Luís Filipe Vieira". Ela cega-te e insinuas, insinuas, insinuas, especulas, especulas...
    O que é um facto e isso não podes nem contestar, nem insinuar o contrário, é que foi o Presidente do Benfica que levou à criação da Benfica TV e definiu a estratégia que colocou a Benfica TV no patamar onde se encontra.
    Vives momentos de paranóia sucessiva que te toldam o discernimento e que te levam ao desespero.
    Prestas um péssimo serviço ao clube de que dizes que és.
    Bem, mas um fulano do teu calibre que diz que o seu 2º clube é o 2º "maior" de Lisboa, define claramente a sua personalidade e o seu carácter.
    Uma coisa te digo para terminar. Muitos dos que aqui vêm, são Benfiquistas atentos ao inimigo que se constitui no interior do Clube e ao qual tu pertences de corpo inteiro. Mas como sabes, os traidores internos em tempos de mar encapelado são os primeiros a cair e essa "limpeza" será feita em devido tempo.
    Nunca passarás disso mesmo, de um TRAIDOR ao serviço de quem tu falas - os teus amigos de lá de cima, da terra do gajo das bufas!
    Publica. não sejas cobarde, não tenhas mêdo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, tenho pena de ti.

      Eliminar
    2. Agora, vou dizer-te aquilo que tu dizes a alguns intervenientes.
      Quando não há argumentos é assim que se responde.

      Pena tenho eu de ti, rapaz!

      Eliminar
  11. BENFIQUISTA DE GAIA17/11/14 16:08

    a amizade intima esta em primeiro....o BENFICA que se foda....

    ResponderEliminar
  12. Rui Fernandes17/11/14 16:16

    Shadows, em vez de especulares sobre todas essas parvoíces fazias melhor em analisar os relatórios e contas da Benfica sad e se tiveres acesso as do clube também.

    ResponderEliminar
  13. Shadows, realmente seria de esperar que matássemos o cancro e não o contrário (que se está a ver). Mas parece-me evidente que LFV não é ingénuo nenhum.

    Se LFV está a alinhar nisto, de certeza que houve algum argumento muito forte para o fazer. Aqui o blogue acaba por passar a ideia de que nós (Benfica) temos a faca e o queijo nas mãos... mas de certeza que está a escapar alguma coisa. De certeza que a Olivedesportos tem algum argumento forte do seu lado para ter uma palavra a dizer nestas negociações.

    Agora a questão é descobrir qual é que será este argumento!?!?!?

    Para além desta, só poderia haver outra explicação para este "dar a mão": seria o LFV ser de facto um Cavalo de Tróia do FCP dentro do Benfica (porque a parte da ingenuidade acho que está fora de questão). Mas nisso eu não acredito... isso já são teorias da conspiração absurdas.

    Ou seja, voltamos ao tal ARGUMENTO FORTE...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jean Michel17/11/14 21:06

      E qual é o tal argumento forte?

      Eliminar
    2. Michel,

      O argumento forte, na minha opinião, passará pela legislação a produzir sobre o tema dos direitos televisivos. Aí Joaquim Oliveira tem já deputados a moverem-se por esses temas.

      Eliminar
    3. Jean Michel, isso tb eu gostava de saber.
      Shadows, essa é uma hipótese! Não percebo é como é que há deputados a moverem-se por esses temas, mas não há outros deputados a moverem-se contra esses temas...

      Eliminar
    4. Jean Michel18/11/14 13:47

      Vocês que passam por bem informados, informem então como sabem que o JO já tem deputados a moverem-se por esses temas! Isso é que é importante informar os benfiquistas.

      Eliminar
  14. Não há legislação sobre direitos que possa colidir com as leis da UE relativas à concorrência. Desse ponto de vista, a UE é um enorme obstáculo a qualquer tentativa de deixar os clubes, individualmente, sob a pata de quem não é o "produtor". Não acredito que JO tenha deputados a moverem-se no que quer que seja, até porque as leis nacionais têm de respeitar a legislação europeia no que diz respeito à concorrência.

    Obviamente do Shadows tinhamos que esperar o abanar do espantalho das conspirações.

    ResponderEliminar
  15. Eu ainda quero crer que o nosso Presidente ande lá pelo meio daquela malta corrupta, para lhes dar o beijo da morte!
    Será que sou muito crédulo?

    Será que estando à nossa mercê a corda e o cadafalso, para os autores dos xistrema que durante os últimos anos tanto nos roubou sem dó nem piedade, ainda lhe vamos dar ...o sopro da vida?
    Ai Jesus!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking