O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 16 de novembro de 2014

Onde é o céu Anderson Talisca?

. 6 comentários
Que viagem meu Deus! Em 4 ou 5 meses, chegado à Luz vindo do modesto Bahía, promovido à titularidade no Sport Lisboa e Benfica, consagrado como goleador máximo da Liga Portuguesa (até ao momento), jogador decisivo em muitos pontos no 11 de Jesus.

Pelo meio, fama que se espalha além fronteiras, notícias de colossos europeus interessados todos os dias, chamada à seleção principal do Brasil, e centro da polémica numa troca de piropos entre Mister Jesus and Mister Special One!

Sim, foram na verdade 4 meses apenas o tempo que levou a que tudo isto acontecesse na vida de Anderson Talisca!

Exagerado todo este mediatismo? Talvez, um pouco, aliás como sempre acontece no Sport Lisboa e Benfica, onde as virtudes são exponenciadas ao máximo e as más, também, antecipando o fim do mundo e um buraco negro do qual é impossível sair...

Pode o Benfica controlar este tipo de notícias e elementos de desestabilização?
Não creio. O jornais precisam de vender, e o Benfica vende. Essa é a lei!

Mas é por isso também que jogar no Benfica não é como jogar em outro clube qualquer... E é por isso que para jogar no Benfica não basta ser capaz de dar uns pontapés jeitosos na bola... Não, no Benfica, é preciso também ter mentalidade para lidar com todo este circo...

É preciso ter os pés na terra, é preciso ser humilde, é preciso continuar a trabalhar com a certeza de que ainda se tem muito para aprender, é preciso ter a maturidade suficiente para se dizer as palavras certas à imprensa no momento certo, imprensa ávida de explorar qualquer passo em falso, quer para o bem quer para o mal, é preciso ter a noção que para jogar no Benfica não basta fazer uns bons joguitos de vez em quando, mas sempre!

E neste aspeto, Talica tem sido... exemplar! Tem feito aliás, muito mais do que lhe era exigido neste seu estágio de evolução.

Lançado às feras, fruto das debilidades do meio campo encarnado, peça fundamental no 11 de Jesus, sem ter tido tempo de se ambientar e adaptar às ideias da equipa, jogador decisivo em muitos jogos, jogador que também já teve de aprender a lidar com a exigência (assobios) de alguns adeptos, porque perde muitas bolas, ou por isto ou por aquilo...

Sim, é verdade, muitos esquecem-se que tem apenas 20 anos de idade e que foi OBRIGADO a assimilar tudo muito rapidamente, inclusive jogar com a responsabilidade de ser o segundo homem do meio campo, numa equipa que joga quase sempre no limite do risco, com dois avançados, e em que os erros têm quase sempre consequências devastadoras.

E Talisca tem feito isto tudo, exemplarmente no campo, e até agora, exemplarmente também fora dele. Com defeitos evidentemente, mas há jogadores completos aos 20 anos de idade?

Vai ser craque? Evidentemente que sim! Os grandes jogadores têm a capacidade de queimar etapas, e Talisca tem-no feito indiscutivelmente.

Acabei de ler há alguns dias a autobiografia de Roy keane, em que ele dizia algo com que muito me identifiquei: “Que muitas vezes os adeptos não percebem nada de bola, e que os ídolos das bancadas não são necessariamente os jogadores mais apreciados dentro do balneário. Os jogadores têm outra noção do papel de cada um, e são muito mais exigentes na apreciação que fazem dos colegas.”

Arrisco-me a dizer que Roger e Sabry caberiam perfeitamente nesta análise de Roy Keane.

Mas arrisco-me também a dizer que este não é o caso de Talisca. Ali está um diamante em bruto, até agora sem mostrar grandes ares de vedetismo apesar de todo este folclore em seu redor... Talento, humildade e maturidade, estes são os ingredientes do sucesso!

Até hoje, tínhamos de lidar com as notícias de jornais cá do sítio, capazes de desestabilizar à escala pequena... Mas agora temos também de lidar com uma chamada à seleção brasileira, e de repente, Talisca está no foco do mundo, e o Benfica pouco pode fazer para abrandar a marcha do carrossel!

Pés no chão Talisca é o que se pede... Esta é a hora em que muitos explodem e outros muitos se perdem...

Felizmente, acho que estás em boas mãos. Inserido num balneário com homens com muitos anos de casa, e sob a orientação de um treinador que não te deixará seguramente adormecer.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Redmoon,

    O Talisca não precisa de se auto-vender porque já tem quem o faça por ele. Se formos a ver bem, este já tem o destino traçado e esse destino não será ficar no Benfica por muito tempo (no máximo mais uma temporada, mais só se houver um problema, por exemplo, uma lesão). Ele está bem agenciado. Não precisa de fazer publicidade a ele próprio.

    Existe claramente um "hype" à sua volta e sinceramente, espero que assim continue, pois o modelo de negócio do Benfica assim o exige. Somos hoje em dia uma das maiores montras de jogadores para os clubes de topo do futebol europeu. É esse o nosso ganha pão principal. Basta percebermos isso quando olhamos para os relatórios de contas anuais da SAD. Como tal, que os jornais ajudem a espalhar os nomes dos jogadores do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo em parte. Talvez para o benfica seja bom o circo, mas se calhar nem tanto.

      No Porto o circo foi sempre bem mais pequeno ao longo dos anos, e nao foi por isso que os jogadores deixaram de se vender.

      E isto nao é uma critica ao benfica. O benfica nao controla a imprensa.

      Mas acho que no Porto, os jogadores teem de mostrar mais para serem eleitos pela imprensa à escala dos deuses.

      No Benfica, é preciso pouco para que a imprensa monte o circo, e uma vez montado o circo tambem nao tenho duvidas que isso nao traz qualquer facilidade ao trabalho dos treinadores, especialmente em fases em q os jogadores ainda estao a aprender.

      Eliminar
    2. Eu concordo em parte com os dois; só acrescento o seguinte o Circo da imprensa como constrói, destrói; na verdade só a realidade se impõe. Talisca até agora tem sido um bom exemplo do que escrevo; o Circo montado por alguns e projectado por toda a imprensa uma mais que outra; incluindo blogueiros e comentadeiros profissionais, tudo fez para destruir Talisca; mas este contra ventos e marés a todos eles vem demonstrando que também ele sabe rir da cara dos ditos palhaços; claro que tudo,isto,só,tem sido,possível; porque foi preparado e protegido por quem não decide conforme aquilo que os palhaços do circo querem, mas sim que decide conforma as suas convicções, no caso JJ

      Analista de Sistemas

      Eliminar
  2. Disse desde o início que tive o feeling que o Talisca iria ser a revelação do campeonato. Tudo malhava no rapaz, mas continuo com a mesma opinião. Há outros grandes jogadores no campeonato, mas ao nível das expectativas, que no caso deles foram colocadas bem lá em baixo, tem respondido com personalidade e os números não mentem.

    Infelizmente para a sua evolução, o estar na selecção principal do Brasil, vai abrir-lhe as portas de Inglaterra, e penso que perante uma grande proposta, pode ser um encaixe valente, com lucro enorme ao fim de apenas uma época ou nem isso. Digo infelizmente porque penso que tal como aconteceu com o Markovic, penso que deviam ficar no Benfica mais uma ou duas épocas até terem a maturidade necessária para vingar na premier league. No entanto tanto um como o outro é apenas uma questão de tempo, pois são ambos grandes jogadores e com enorme potencial.

    Mais um bom trabalho da prospecção do Benfica, isso tem de ser dito.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso cabeca nesta altura. Porque a selecao brasileira permite deslumbramento.

      E ha jogadores que chegados a este patamar acham que ja sabem tudo. Este é agora o desafio, tambem para jorge jesus.

      Pq n é facil um treinador treinar alguem em quem ainda ve montes de defeitos, e q por fruto do mediatismo acham que ja sabem tudo.

      Oxala Talosca nao seja desse tipo, porque Sabry ou Roger por exemplo, eram no seguramente.

      Eliminar
  3. Mentalmente, até pelas entrevistas que dá, denota uma tranquilidade fora do comum para alguém tão novo. É dos tais, raros, imune a pressão. Ainda não é um jogador de eleição ou seleção. Taticamente ainda tem que se estabilizar numa posição que retire todo o seu potencial- Para mim, poderá ser um excelente avançado- joga bem de costas e tem golo-, segundo avançado- coloca bem a bola- ou médio 8- tem físico para tal. Precisa é da tal estabilização. E a partir daí, veremos um Talisca mais assertivo quanto ao posicionamento dentro de campo. Nestes primeiros meses, vimo-lo demasiadas vezes perdido.
    E depois há o faro para o golo. Talisca tem a personalidade e a calma que Rodrigo nunca teve e nunca terá frente À baliza.
    Um autentico diamante.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking