O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


O Benfica deve vender em Janeiro?

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Avatar

Formação: Há aqui qualquer coisa que não faz sentido

 ●  + 13 comentários  ● 

Para os que fazem parte de uma organização empresarial ou mesmo que gerem uma, tentem lá identificar o que não faz aqui grande sentido? O organigrama foi feito POR MIM e reflete a organização funcional que percebo do SLBenfica e do modo como funciona a liderança dos diferentes pelouros - ou seja, não se trata de um organigrama formal (caso contrário o JJ não poderia aparecer ali) e faltariam outros pelouros.

Antes de cairem na tentação de "bater" no Domingos Soares Oliveira por ter muitos pelouros e por haver administradores que não têm nada, eu aviso já que não tem nada a ver com isso, até porque o Domingos é um funcionário remunerado e a tempo inteiro, tal como o Rui Costa, e os demais não o são.

Dito isto, e tentei com assunto do tópico direccionar-vos logo a questão, eu diria que o problema está na linha de reporting de Jorge Jesus, mas especialmente de Armando Jorge Carneiro.

Há muito que um dos factores que, em meu entender, é causador de maiores problemas e dificuldades para o SLBenfica, é a sua organização deficiente na SAD e uma distribuição de pelouros que criou um "DDT" dentro do Benfica (Domingos Soares Oliveira), curiosamente lá plantado pelo "verdadeiro DDT", e um treinador supra-estrutura que tal como diz ele e o presidente, acede e decide directamente com o Presidente - obviamente que o Rui Costa faz parte mas em pé de igualdade, se não for em inferioridade com o treinador.

Ora, dito isto, volto a dizer que o maior problema que mina a qualidade do trabalho de muitos profissionais do Benfica (treinador e Presidente incluidos e talvez até como principais vítimas) é a organização da SAD. Há muito que advogo (sem mexer nas pessoas) algo mais parecido com:


A SAD é uma empresa que tem como core business o futebol. Isto parece-me claro! Ora, nesse contexto, tem que ter como homem-forte, o administrador que lidera o futebol e este tem que ser responsável por todas as dimensões do mesmo: Profissional, Formação, Prospecção, e Comunicação, etc.

Depois, deve haver um gestor profissional empresarial, alguém que não lidera mas gere! Gere os recursos financeiros e os segmentos comerciais, de marketing e os serviços partilhados. Volto a repetir: Não lidera... gere! Cabe-lhe gerir os recursos de modo a que o core business continue sempre a ser o focus e que os recursos facilitem e potenciem o futebol.

A BenficaTV chegou, indiscutivelmente e por mérito do seu mentor (Domingos Soares Oliveira) a um ponto onde é preciso agora dar mais um salto. Não precisa de um Administrador a tempo inteiro, porque deve ter um director geral com poder de gestão, mas deve ter um administrador que agora que é um projecto em velocidade-cruzeiro, possa acrescentar valor.

Por fim, um elo de ligação da SAD com o Clube, com a Direcção do Clube, com os sócios, com as modalidades (partilha de recursos e dimensão), etc.

Tudo isto, sob a responsabilidade de um líder que deve cada vez mais delegar a autoridade sobre os diferentes pelouros... não a responsabilidade. Ou seja, o líder e Presidente da SAD deve ser responsável por todos os pelouros, mas delegando autoridade nos seus Administradores para a execução da estratégia corporativa. Esse líder é e deve ser Luis Filipe Vieira.

Se não tenho dúvidas que o Domingos Soares Oliveira deve ser o Gestor Profissional do SLBenfica, porém com áreas de actuação/pelouros totalmente revistos, também não tenho dúvidas que Rui Cunha e José Eduardo Moniz podem dar mais ao clube, tal como Rui Costa que deve ser o líder do futebol - a não ser que alguém queira lembrar-se de que existirá alguém com mais perfil para tal no SLBenfica - eu não me lembro de ninguém...

No entanto, já os lugares de Ricardo Palacin e de Armando Jorge Carneiro me parecem extremamente discutíveis. Nem me passa pela cabeça questionar a idoneidade de cada um deles ou sequer o profissionalismo. Porém, penso que a BTV porventura já carece de uma liderança mais abrangente onde, inclusivamente a Ricardo Palacin terá lugar, na minha óptica, mas não como Director Geral.

No caso da formação, os recentes casos trazidos a lume pelo Correio da Manhã (Desmentir ou Despedir? ;Desmentir ou Demitir (parte II)) e não desmentidos pelo SLBenfica, que pela gravidade teriam que ser desmentidos, fragilizaram obviamente o actual director. Não obstante a sua competência e/ou adequação ao cargo (que não vale a pena discutir), uma coisa é certa: Ter a formação, a equipa B e a Academia sob a responsabilidade do Administrador/Gestor Financeiro não faz absoluto sentido.

A formação deveria ter um pelouro forte, fortíssimo, a reportar ao mesmo Administrador que o Futebol profissional e que, como já disse acima, funcionasse como uma espécie de CEO (Administrador Delegado) da SAD, a reportar ao Presidente. Esse nome seja ou não Armando Jorge Carneiro, uma coisa é certa... tem que estar sob a liderança do futebol e nunca como actualmente está que deve ser uma espécie de "case study" mundial na forma como está agora.

13 comentários via blogger

  1. Voces apelam sempre ao desmentir, e bem, mas quando alguem desmente têm de publicar.
    Foi emitido um comunicado a desmentir a Santa Aliança, nem um post sobre isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro amigo, eu sobre isso o desmentido diz muito pouco.
      Estou a espera para ver ate que ponto as coisas virão a ser assim... até lá, mantenho para mim (e é UMA OPINIÃO PESSOAL) que há uma Santa Aliança.

      Desmentir uma questão relacional é diferente de desmentir acusações de FACTOS lesivos para pessoas singulares e colectivas.

      Eliminar
    2. MAIS: depois de decadas a malhar no homem lá de cima, espero muito mais que um comunicado daqueles para me demonstrar que não houve uma aliança.

      Ainda te lembras do "Confiem em mim que sei o que estou a fazer" sobre o apoio a Fernando Gomes? olha onde nos levou..... há duvidas?

      Eliminar
    3. Por fim: queres comentar o tópico ou apenas criticar o que (não) faço?

      Eliminar
    4. Apenas disse que era um acontecimento de que nao devia ser deixado em claro depois de tantos posts acerca do assunto.
      Nao sou defensor de LFV. Sou a favor de uma mudança de direcção tal como fui à 2 anos. Esta gestão baseada em 400M de empréstimos e 20M em juros por ano só nós leva para um caminho que não é nada bom. Apenas acho que a eleição da liga pouca influencia terá.

      Quanto ao teu post, acho que faz todo o sentido haver uma alteração na estrutura do clube. E a tua proposta é o que tambem me parece mais acertado. Moniz com a sua experiencia a gerir a BTV. E Rui costa a gerir tudo o que se refere ao futebol era a melhor forma de termos formação e prospecção a trabalhar em conjunto com as necessidades da equipa principal.
      Mas com JJ como treinador isto nunca vai ser possivel. Apenas nos resta apoiar para que esta equipa ganhe o campeonato e na proxima epoca espero que chegue Rui Vitoria com sangue novo da formação e talvez 1 ou 2 jogadores chave do Guimarães.

      Eliminar
  2. Mas para isso seria preciso que JJ fizesse o report a alguém. Não faz! Nem a LFV. Aliás, o presidente é refém da competência de JJ, no lugar de existir uma hierarquia clara, onde Rui Costa é, puramente, decorativo. Afirmar o contrário é tapar o sol com a peneira. Rui pode fazer muita prospecção, mas não tem influência nenhuma no futebol profissional. Aliás, colocar um técnico abaixo de um administrador prova esta situação!

    ResponderEliminar
  3. Harvey Dent03/11/14, 13:02

    De resto será excelente saber o que fazer JEM no SLB. Qual a sua influência...

    ResponderEliminar
  4. Benfica By GB, claro que o organigrama que é da TUA EXCLUSIVA AUTORIA não faz o mínimo sentido, como de resto muitas das tuas ideias pre-concebidas sobre a realidade do Benfica também não fazem:) mas não sei se sabes o mais importante do que uma organização ter um organigrama que faça sentido no papel é ter um que seja realmente funcional e onde as funções de cada departamento e pessoas estejam bem definidas. Isso sim é importante, cada um saber os seus limites de actuação e quem a eles reporta e a quem tem que reportar ( hierarquia funcional e responsabilidade ) portanto na minha opinião não faz sentido criticar ou apoiar um organigrama sem se saber em concreto quem é e quem faz o quê. Em conclusão mais interessante era lançares aqui uma discussão sobre o REAL organigrama funcional do Benfica e não sobre as tuas ideias pre-concebidas de algo que realmente NÃO EXISTE se não na tua cabeça.

    João Santos

    ResponderEliminar
  5. um treinador que ignorou durante 15 meses um enorme talento como o Bernardo Silva e que se prepara para repetir a dose com o Guedes e até com o Sanches...

    Temos todos de nascer 10 vezes para perceber a lógica de quem manda!

    EMI

    ResponderEliminar
  6. Inventa organigramas para neles malhar e propor alternativas?!
    O exercício ficcionista que aqui (muitas vezes) se pratica está a atingir um nível surrealista notável.

    João A.

    ResponderEliminar
  7. Para quando um post a desmentir a vossa BOMBA, EXCLUSIVO, e outras tretas, que o Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, e o João Cancelo, estavam vendidos? Bem posso esperar sentado, pois não querem que mais uma bomba vos caia nas mãos. São com a corja amiga da comunicação social. Primeiro lançam umas mentiras para desestabilizar e depois quando a verdade não vos convém, toca a esconde-la. Não é toa que os temas tratos na merdia amestrada, são os mesmos que neste blogue.

    ResponderEliminar
  8. A formação é uma treta, pois o que realmente interessa são os seniores.

    Eu sou favorável à contratação de grande craques brasileiros.

    Isso já foi anteriormente feito no tempo do Gaspar Ramos e com muito sucesso.

    ResponderEliminar
  9. Benfica by GB esse organigrama que apresentas tem algumas faltas de informação. Se quiseres mesmo saber como funciona a estrutura do futebol profissional passa pelo nosso estádio, comenta e ainda podes ganhar 2 bilhetes para o jogo amanhã com o Monaco!
    olhosnabola.com

    ResponderEliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.

artigos recentes