O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ainda o tema dos direitos da Champions e a RTP.

. 24 comentários

Não deixa de ser um sinal destes tempos menos democráticos e mais "austeros" que assim que alguém levanta perguntas sobre temas mais incómodos aparecem logo alguns a apelidarem questões de teorias da conspiração.

No caso dos direitos da Champions, o tema levantado ontem pela suposta oferta da RTP muito acima do valor de mercado levanta as questões do costume quanto à actuação da RTP e sobre a verdadeira intenção dos seus responsáveis, caso se confirmem estes valores.

Nada me move contra a RTP, até porque foi dela que vieram a esmagadora maioria dos grandes profissionais de TV que Portugal conheceu e conhece. 
(O problema, caro amigo Jaime Amores, não são os trabalhadores da RTP mas sim os seus decisores.E já agora, o JAC é tudo menos um menino do coro).

Para quem tem memória e recorda o que se passou aquando da passagem dos direitos detidos pela RTP para a mão da Olivedesportos, estes episódios levantam questões legítimas.

Num post de 07/09/2012, relembrei para os mais esquecidos que ao contrário do que julgam os ingénuos, os dirigentes no sector público não são colocados nos lugares de gestão que têm pelos seus lindos olhos. 

Basta recordar as palavras do então secretário de estado da Comunicação Social, hoje vice-presidente da ERC(Entidade Reguladora para a Comunicação Social), que citei nesse post:

"ARONS de Carvalho, secretário de Estado da Comunicação Social, quer que a RTP evite negociar directamente com o Santa Clara os direitos sobre os jogos que, na próxima temporada, o clube açoriano vai disputar, em casa, frente aos três grandes. ”Para não afrontar a Olivedesportos”, justifica Arons de Carvalho.

Poderia ser prejudicial que a RTP se metesse com a Olivedesportos. O que ganharia no negócio com o Santa Clara poderia perder em muitas outras coisas”, frisou, embora sublinhasse que ”é possível” a negociação directa entre vendedor (Santa Clara) e comprador (RTP). ”Mas acho difícil que possa haver uma declaração de guerra da RTP à Olivedesportos. Provavelmente era o que os canais concorrentes gostariam que houvesse”.

Depois, o governante lembrou que a ”Olivedesportos já tomou conta do negócio”. ”Tem os direitos de todos os clubes, com a excepção do Benfica e Alverca; tem uma participação na Sport TV; tem a publicidade estática; tem acordos com a FPF sobre os jogos da própria Federação. A RTP tem os jogos da selecção porque está de boas relações com a Olivedesportos”, acrescentou.

Record sabe que a RTP está interessada em transmitir os jogos que o Santa Clara efectue frente ao FC Porto, Benfica e Sporting, conforme confirmou quinta-feira o editor de desporto da televisão pública, Miguel Prates. A RTP, todavia, não contactou o clube açoriano. A Olivedesportos já apresentou uma proposta aos dirigentes da equipa treinada por Manuel Fernandes." - Record, 04/06/1999.

Um rápido exercício de pesquisa indicará onde estão hoje alguns dos nomes que naquela altura tomavam as decisões. Ou quem foi o director da RTP que negociou a passagem dos direitos de transmissão do futebol para a Olivedesportos.

Dizia Rui Cartaxana em 14/09/2008, numa citação encontrada aqui

"Está à vista de toda a gente, embora toda a gente (bem, quase toda a gente) finja que não vê. E que é evidente. Num dos extremos do negócio, os clubes, legalmente os seus detentores, estão todos falidos. 
No outro extremo, as TV privadas lá se vão safando, mas a RTP (José Eduardo Moniz), enquanto os comprou ao sr. Oliveira, só agravou o seu défice crónico (que chegou aos mil milhões). No meio, o sr. Joaquim Oliveira - cujos méritos devem ser assombrosos - diria, em síntese, que passou de homem pobre a homem rico, através do mais gigantesco transvase de dinheiros que conheço no futebol europeu."

Isto são tudo menos teorias da conspiração. São factos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Cristóvão Colombo20/11/14 12:13

    Podias ter sido mais directo, não precisavas de dar tantas voltas, a tua intenção foi atingir o vice do Benfica José Eduardo Moniz, sei bem onde queres chegar, mas omites como sempre o que não te convém, como por exemplo, ter sido o José Eduardo Moniz a conseguir os direitos televisivos da Liga Inglesa para o Benfica, as tuas teorias da treta não valem nada, realmente não deves ter nada para fazer ou então és pago para andar aqui a envenenar os benfiquistas.

    Era bom que não te esquecesses que o pessoal que frequenta este blog continua a aguardar o balanço da época passada que foi prometido por ti, continuamos todos à espera de como vais dar a volta ao POKER e a todas as tuas teorias falhadas, esta que acabas de escrever é só mais uma delas que não tem ponta por onde se pegue, podias era dedicar-te à pesca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Cristóvão, aka João Santos, aka outros tantos nicks:

      Eu não pretendo atingir ninguém. Mas se este exercício de memória te incomoda, é sinal de que faz sentido realizá-lo. José Eduardo Moniz é um nome entre muitos outros que surgem neste caminho de Joaquim Oliveira.

      Para tua informação, e como insistes em ser burro ou mentiroso, os direitos da Liga Inglesa foram cedidos por Rui Pedro Soares, e o JEM não tem nada a ver com isso. É como a tanga de que o JEM é que coordena a BTV.
      Como vês, quem deve ser o gajo pago para andar a escrever mentiras na net és tu.

      Mais uma vez te vou convidar a consultar o arquivo do blogue e encontrares o post onde falei da temporada passada. Ou as minhas conclusões não te agradam...?

      Não rebates um único facto. Será que a tua avença só dá para isto, gajo dos múltiplos nicks?

      Eliminar
    2. Cristóvão Colombo20/11/14 12:35

      Sempre o mesmo tipo de respostas, os burros e os "gajo dos múltiplos nicks" são todos aqueles que expõem as tuas teorias falhadas, sabes sempre tudo, mas quando não te convém atiras com o barro à parede para ver se cola.
      Se escreveste o tal post que ninguém viu, faz lá o favor de deixar o link, pois ninguém o consegue encontrar e ao contrário do que dizes, eu só tenho um nick, se calhar existem é muitas pessoas que partilham a minha opinião, mas tu és daqueles que tens sempre o mesmo discurso, os anos passam, as coisas mudam e tu lá continuas parado no tempo a pensar que o mundo é quadrado.

      Eliminar
    3. Oh Shadows não estranhas a Olivedesportos andar caladinha no meio disto tudo, não estranhas que após a "cacetada" da ERC passados 1 ou 2 meses a RTP aparece com a galinha de ovos d'ouro, não estranhas que apenas a TVI tenha se queixado mesmo como timidamente afirmando que algo ou alguem está por trás da tal "galinha de ovos d'ouro" da RTP.....

      Rui Pedro Soares "entregou" a liga inglesa à Benfica TV para de certo modo dar uma chapada de luva branca à PT empresa da qual sai do lugar de administrador.
      José Eduardo Moniz é o homem do projecto BTV, é ele que vai trabalhando o desenvolvimento do canal e foi como ele que Rui Pedro Soares negociou os direitos da Liga Inglesa, Rui Pedro Soares não cedeu nada, pois tb nada lhe pertencia, ele usou sim dos seus contacto por dentro e fora das negociações para saber o preço ideal a ser oferecido e depois passou essa informação a Moniz que com a faca e o queijo na mão aproveitou o negócio de uma vida.

      Segundo reza as más linguas está em marcha um plano de partilha de programação entre a RTP e a BTV tal como a BTV poderá se chegar à frente para comprar alguns jogos da Champions...

      Não esquecer que Moniz sai de candeias às avessas com a TVI, que se falava em ser comprada pela PT, não tendo esse assunto chegado a bom porto por ter havido alguns problemas de parte a parte, um dos administradores da PT que estava a negociar essa aquisição era somente....Rui Pedro Soares, o mesmo que após a entrada de Moniz para director da Benfica TV se apressou a negociar as condições de ter a Benfica TV como canal exclusivo MEO, não conseguindo alcançar esse acordo porque a MEO já tinha participação na Sport TV, Rui Pedro Soares tentou então ganhar a Benfica TV pela programação conseguindo alguns contratos de publicidade e de programação (Liga Inglesa) que muito valiosa tornaram a BTV, entretanto a PT sabendo dessa negociação paralela de um dos seus administradores com um canal concorrente a um dos Canais que eram Exclusivos da Operadora (no qual tinham participação) obriga a que Rui Pedro Soares se demita do seu cargo (se se demitiu ou foi demitido existem muitas versões), tendo depois tentado "matar" a Benfica TV com a aquisição conjunta com a NOS (antes Zone) da Sport TV algo que ERC considerou ilegal.......


      Vamos esperar pelas cenas dos próximos episódios

      Eliminar
    4. Pois é oh Sombras,
      Eu sou mais um daqueles burros, infelizmente, ninguém me paga para escrever o que escrevo, nem uso muitos bucks, o meu é sempre o mesmo ANÓNIMO assinando sempre RA.
      Também estou curioso que opines sobre o POKER do ano passado. Mas parece que vou continuar à espera sentado...
      E a tua Intifada continua contra tudo e contra todos inclusivamente o meu GLORIOSO BENFICA
      RA

      Eliminar
  2. A sério, Shadows, tu és um caso clínico. Fazes um post a dizer nada, mas a insinuar, como fazem os tipos que atiram a pedra mas esconde a mão, porque em insinuações e teorias da conspiração és especialista. Foste tu que escreveste que RTP começava a desempenhar o seu papel. Quando te perguntaram que papel,não respondeste. Quando te perguntaram que relação tem os direitos de tranmissão em canal aberto com a SportTv / Olivedesportos, não respondeste.

    Este comportamento não admira. Tu sempre foste assim. Tens a mania que sabes umas coisas, sugeres que sabes umas coisas, acusas os outros de serem ignorantes, mas quando instado a concretizar, o que sai? Nada, nada, nada.

    Bom, deste vez, para além da treta da suposta falta de democracia, trazes uns "recortes" de jornais de 1999!!! 1999!!

    Não vale a pena dizer mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Foste tu que escreveste que RTP começava a desempenhar o seu papel. Quando te perguntaram que papel,não respondeste. Quando te perguntaram que relação tem os direitos de tranmissão em canal aberto com a SportTv / Olivedesportos, não respondeste. "
      No final de contas é isto... num espaço visitado por, pelo menos, 5 mil pessoas por dia, posts vazios de conteúdo, mas plenos de intenções. Não querendo duvidar das boas intenções do autor, pena é que, como diz o Rui,"quando instado a concretizar, o que sai? Nada, nada, nada."

      Eliminar
  3. Mas agora o Moniz ja e mau?Pois eu ja tinha percebido isso a muito tempo,talvez seja ele o Padre de algum "casamento" ainda que alguns sejam contra.Mas por alguma razao tiveram de meter o homem la dentro,gostava eu de saber qual?Sem esquecer e claro que a pouco tempo ele foi o rosto da oposicao,felizmente nunca chegou a Presidente como alguns queriam, nao e Shadows?

    ResponderEliminar
  4. Isto é mais do mesmo. Pimenta no cu dos outros. Mas os benfiquistas gostam, apontando logo as virtudes aos criminosos.

    Se isto fosse a norte, não faltaria. Ui Ui...

    Se pinto da costa um dia fosse candidato a presidente do Benfica, pela mão de Vieira, era eleito "de goleada"! E os últimos 30 anos eram prontamente " apagados" pelos benfiquistas.

    Envenenar os benfiquistas, dizem eles... Hahaha. So continua a ser enganado quem quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP
      Não seria mais honesto da tua parte escreveres aqui em MAIÚSCULAS qual é o teu clube? Pois do Benfica não és certamente...
      RA

      Eliminar
  5. Lol lol lol... Shadows já te explico as minhas gargalhadas, mas em primeiro lugar tenho que dar os parabéns por este teu post; pois não é mais que um pequeníssimo resumo da triste realidade de tudo o que aos longos dos anos o poder político em primeiro lugar e depois o económico tudo fizeram e protegeram para que Joaquim Oliveira conseguisse sem custos de maior obter o monopólio dos direitos televisivos a que ao futebol diz respeito; isto numa altura que nem por lei europeias lhe era permitido negociar tais direitos; mas todos fizeram vista grossa a começar mais uma vez no poder político e acabar no poder político; mesmo que este monopólio fosse construído á custa da destruição do valor da RTP, ou seja do erário e interesse público... SEM DÚVIDA UMA VERGONHA... a todos os níveis; mas por isso é que estou sempre afirmar a discussão e negociações sobre os direito do Benfica; ultrapassam e muito a marioneta J. Oliveira e os interesse menores do mundo da bola nacional.
    Quanto a José Eduardo Moniz; posso afirmar igualmente duas coisas; enquanto director da RTP; nunca olhou a custos, infelizmente para o contribuinte, para manter a RTP na liderança e a todo o custo evitar o crescimento das privadas e enquanto lá esteve conseguiu com mais ou menor sucesso os seus objectivos... liderança da RTP... mesmo comprando conteúdos que hoje muitos deles continuam na prateleira do arquivo da RTP e que nunca viram, nem virão a ser emitidos... mas o objectivo era o mesmo da Sport TV... secar o mercado de conteúdos. Em conclusão se alguém sempre defendeu os direitos do,futebol na RTP, foi Moniz... Mas como se sabe quem nomeia os administradores e condiciona no mínimo as suas políticas de gestão é o poder político.
    Agora vamos ás minhas LOL... Posso-te afirmar que o João Santos (um SENHOR e um grande BENFIQUISTA, que por acaso até não gostava do LFV ) que penso que a esse que tu te referes, frequentemente participa neste blogue, não é o Cristóvão ou outro qualquer participante com outro nome. Foi ele que me deu sei saber a conhecer o NGB, numa discussão que eu, ele é outros sócios tivemos um dia em pleno estádio da luz e que em determinado momento foi referido inclusive o teu Nick... foi a partir desse dia que comecei acompanhar mais este blogue e como recentemente aqui, afirmei foi este assunto dos direitos de TV que pessoalmente sempre critiquei e combati e que profissionalmente me faz desde sempre ter um conhecimento profundo do que se passou, passa e perspectivar o que se vai passar em relação a este assunto, e assim pela primeira vez participei e escolhi um NICK bem a propósito de tudo que envolve este assunto: ANALISTA de SISTEMAS

    Analista de Sistemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Analista, certamente que não será ao teu amigo que me refiro. Se é grande benfiquista e um senhor com letra grande, não será esse João Santos a que me refiro. Até porque existem vários a assinar com o mesmo nick. Se comentassem com um nick registado as confusões já não aconteceriam.

      Eu bem me parecia que estava com as orelhas a arder quando estava nas bifanas no Alto dos Moínhos...! :)

      Eliminar
    2. Bom bom era assumirmos todos quem somos... sem medos. Talvez assim o nível subisse, pois haveria vergonha de escrever tanta coisa...Eu não tenho medo do meu Benfiquismo...

      Eliminar
    3. "quando estava nas bifanas no Alto dos Moínhos."

      Quem diria... hein !
      Armado em "macho man" quando sabemos que a Salsicha Toscana é o teu petisco preferido ... :)

      E não vale a pena dizeres, que tu gostas mesmo é de gaijas, porque já ninguém acardita ...


      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
    4. Por acaso não é meu amigo; mas temos amigos em comum :))) agora se é o mesmo ou não, aí já não posso afirmar.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
  6. Então os direitos da Liga inglesa foram cedidos por RPSoares???? essa para mim é novidade. Então o SLB não participou num leilão tendo feito a melhor proposta, apanhando a Cosmostv desprevenida? aguardo esclarecimentos

    ResponderEliminar
  7. O autor do post, esquece ou ignora o papel em que o futebol é aproveitado politicamente para iludir, ou passar para segundo plano,
    problemas politicos que o poder (governos e pr) têm dificuldades em explicar ou debater com tempos de antena, com contraditorio assegurado.

    Dá-se 15 m para anunciar uma pseudo transferencia e nem 1 m para a oposição argumentar contra a taxa (irregular) do IRS. Porquê?

    Carlos dos jornais

    ResponderEliminar
  8. Cada post é mais rebuscado que o anterior e não acrescenta qualquer relevância ou atualidade. Qual o interesse?

    ResponderEliminar
  9. Estava farto de ver a Champions na TVI. Além de comentadores horríveis a qualidade de imagem é intragável com o 4/3 do século passado. Certamente que a Champions dará lucro à RTP. :)

    ResponderEliminar
  10. BENFIQUISTA DE GAIA20/11/14 15:28

    o cristovao....estamos a falar de favores que se fizeram e que todos nos pagamos ( quem trabalha)....todos nos deviamos condenar sejam de que club forem...quanto ao poker ve la se disfarças melhor...que de BENFICA pouco percebes.....

    ResponderEliminar
  11. Fala se tanto de alianças, direitos televisivos e etc. E não houve um único post que fizesse referência à grande vitória Europeia da equipa de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica

    ResponderEliminar
  12. Para todos os envolvidos neste debate; é bom esclarecer que RUI SOARES nunca comprou os direitos de transmissão para Portugal da Liga Inglesa; estes foram colocados directamente a Leilão que foi ganho pela BTV que fez a melhor proposta contra a outra única concorrente Sport TV. O que RUI SOARES comprou logo após de sair da PT com uns bons milhões de euros no bolso, foi os direitos da Liga Espanhola que entretanto foram comprados pelo Paes do Amaral que os ia incluir na oferta do novo canal que ele queria lançar; mas como entretanto perdeu para a Olivedesportos o Leilão da LC. E depois quando viu que não tinha condições para comprar os direitos dos jogos do Benfica pelos valores publicamente falados; colocou um preço para venda dos direitos da Liga Espanhola; que a Olivedesportos veio a comprar, não directamente, mas sim novamente por intermédio dos espanhóis. ESTÁ FEITO O ESCLARECIMENTO. Só gostaria de acrescentar que foi com o dinheiro da venda dos direitos que detinha da Liga Espanhola que RUI SOARES veio a tomar a posição de controle da SAD do Belenenses.

    Analista de Sistemas

    ResponderEliminar
  13. Mas a relação da RTP com a Olivedesportos não foi fomentada pelo Adriano Cerqueira em 1992 uns anos antes do Moniz assumir o mesmo cargo? Mas o Moniz não saiu da RTP em 1998?? Antes da RTP fundar a Sporttv com a PT e a olivedesportos? Será que o Moniz não foi forçado a sair da RTP para permitir esse negocio? E não foi a seguir à sua saída que foram feitos contratos (ainda) mais prejudiciais para a RTP?? (Contratos paralelos rendem à Olivedesportos 10 milhões. O TC fala ainda em contratos paralelos, estabelecidos entre a RTP e a Olivedesportos, e que terão rendido à empresa privada valores da ordem dos dez milhões de euros nos anos de 1999 e 2000.)

    Não estou com isto a defender o Moniz... só acho é que muitas vezes são usados uns bodes expiatórios para desviar a atenção dos verdadeiros culpados... Ou seja neste post só se falou do Moniz e não do seu antecessor e do seu sucessor... e provavelmente esses fizeram bem pior!

    ResponderEliminar
  14. que a rtp foi, e será, um instrumento do poder politico não existe , nem nunca existiu, nenhuma duvida.
    que ela esteve, esta, ao serviço de determinados interesses, e vai continuar a estar no futuro, directamente ou por via dos políticos isso também não deixa duvidas.
    agora o que não se consegue ver é a relação que este caso tem com os interesses referidos e o que eles ganham com isso coisa que nunca ficou demonstrado nos teus dois post.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking