O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O dia em que percebemos que já nada faz sentido...

. 27 comentários

Então ontem li aqui no blog uma opinião que só faltava dizer que o Benfica "não serve para o Jesus"?

Coitado do treinador do Benfica que, do alto de toda a sua altivez, afinal é vítima de um Benfica que não aguenta os melhores jogadores muitos anos e com isso os adeptos estão sempre a cobrar-lhe o que ele não pode dar, por isso deveria ter saído o ano passado e dado lugar a sangue novo.

Eu ainda tentei dizer que o "problema" do Jesus é não ter liderança que o suporte... mas não, houve logo quem me explicasse que o Jesus não carece de liderança pois, imagine-se, é o topo da pirâmide.

Quando temos um clube que é vítima do passado e uns dirigentes e profissionais que são... vitimas do clube, acho que já não me falta ver mais nada para perceber que a mentalidade dos benfiquistas mudou mais do que eu sou capaz de aguentar.

Porém, não deixam de ser curiosas as contradições: Jesus "sofre" com as flutuações no plantel, mas tirando um ano em cinco... fez sempre pontuações que em condições normais poderiam ser de topo de tabela. Mau... pelos vistos o homem tem tido ano após ano matéria prima para fazer boa figura e até tem jeito para tal.

Ora bolas, lá se vai a teoria que o homem não é penalizado pelas flutuações do plantel... Então mas se assim é, porque é que o Jesus continua a ter um factor tão crescente de cobrança pelos benfiquistas e continua a ser vencedor de maratonas (campeonatos), sem conseguir brilhar em provas curtas (jogos contra as melhores equipas)?

Precisamente pelo que tentei explicar ontem: FALTA LIDERANÇA AO FUTEBOL DO SLBENFICA!

Dei ontem aqui o exemplo de que Jesus está para o contexto de grande treinador como Matic estava para o Benfica:

Quando aqui chegou Matic já seria bom jogador, caso contrário não teria sido contratado pelo Chelsea, mesmo que não estivesse a render. Porém, nunca tinha tido um treinador com capacidade ou conhecimentos e vontade de lhe corrigir os erros, potenciando a qualidade que já tinha e transformando-o quase num jogador novo.

O que Jesus precisa é de um líder na SAD, um líder de Jorge Jesus e da sua equipa. Alguém que conheça o futebol, o Mundo do futebol e seja um gestor de pessoas, de activos. Claro que se coloca uma questão importante: Tem Jesus a humildade de ter um líder que lhe imponha as regras de acção e lhe restrinja a área de actuação ás quatro linhas do campo de treinos e de jogo?

Na falta de competência de gestão desportiva, o SLBenfica apoiou-se 100% em Jorge Jesus que passou a ser o treinador, o director desportivo, o manager... Uma liderança à inglesa que se alargou pela equipa B, colocando um treinador-dummy. Demasiado poder, para alguém com tão pouca capacidade de ser líder.

Jesus acaba assim vítima da sua própria ambição e será, aqui sim concordo com as opiniões, a única vítima em tudo isto. Se tudo correr como penso que poderá acontecer, Jesus não saiu campeão no ano passado, mas possivelmente sairá campeão este ano.

O Benfica irá buscar Rui Vitória, José Peseiro, Frank de Boer (estou só a "mandar nomes pró ar"), que passarão pelo calvário da comparação com Jorge Jesus a cada momento. Passarão pelo mesmo problema de Jesus de terem falta de liderança de topo na gestão desportiva e porventura aguentarão menos tempo saindo ao cabo de um titulo e um falhanço.

Tudo isto porque o Presidente continua a pensar que o melhor é ser ele, que não percebe patavina de futebol nem de gestão desportiva, o homem-forte do futebol. Depois, como não é capaz nem sabe, espera que o treinador resolva tudo... O Jesus resolveu muito, mas não resolve tudo e o desgaste faz com que resolva cada vez menos até ao desastre final.

Eu estou totalmente à vontade para falar sobre isto porque há mais de tres ou quatro ano que digo que o maior problema da falta de hegemonia desportiva do SLBenfica é precisamente... a falta de liderança desportiva.

No dia que o SLBenfica tiver um lider do futebol como Galliani foi no AC Milan (e ainda é, mas agora tem que se limitar a gerir o futebol de um clube que tem um presidente sem influencia e sem capacidade financeira de outros tempos), possivelmente qualquer treinador de qualidade será capaz de criar um período de hegemonia no futebol português... sim, claro, ajudará se o Presidente depois não "entregar os pontos" e andar a fazer "Santas Alianças".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Lucidez, no meio de tanto disparate! Eu ontem tb li algures no FB um pateta a dizer, num grupo que se diz de apoio ao Benfica, que devemos aplaudir de pé o presidente! É o velho argumento do "lembram-se como estávamos em 2001?"... Com JJ é o mesmo. No dia que este sair, muitos se irão jogar da ponte. Ou pior: no momento em que ele sair será um técnico odiado. Como o era quando estava em Braga,,,,

    ResponderEliminar
  2. «Juntos seremos mais fortes, contra tudo e contra todos» - LopeteguiRedação A- A A+

    «Enquanto se canta não se assobia». A mensagem lançada pelo FC Porto na antecâmara do jogo com o Nacional, no Estádio do Dragão, foi o tónico perfeito para a exaltação do espírito portista por parte de Julen Lopetegui.

    «Respeitamos os nossos adeptos. A mística do FC Porto mostra que o clube sempre esteve unido nas adversidades e assim tem de continuar. Juntos ( ACRESCENTAMOS NÓS COM O APINTADOR DO BRAGA-BENFICA) seremos mais fortes, contra tudo e contra todos. Queremos todos (INCLUINDO ALGUNS SOPRADORES) que o FC Porto seja campeão e cada vez maior», vincou o treinador, em conferência de Imprensa.

    ResponderEliminar
  3. Já o disse e volto a dizer: é INADMISSÍVEL falar-se noutros treinadores quando JJ ainda está a cumprir contrato e independentemente de toda a "pressão" que falam estamos em 1º lugar!
    Irá bastar as novelas que a partir de janeiro irão ser feita em torno da sua renovação de contrato ou sucessão por parte dos jornaleiros!!!

    O que realmente estou à espera é de uma publicação sobre o NELSON OLIVEIRA!
    Houve quem enxovalha-se o Ruben Amorim por ter ido representar o Benfica num "evento" e ter tido a infelicidade de sorrir para uma foto, mas não se fala aqui na foto que o jovem Nelson publica onde se vê ao fundo uma casa de banho??!!!

    DH

    ResponderEliminar
  4. supostamente o homem forte do futebol no SLB deveria ser o Rui Costa... pode é não ter estaleca para isso...

    ResponderEliminar
  5. 100% de acordo.
    Tb o digo há anos!
    Adiante.

    ResponderEliminar
  6. Então, mas foi o Benfica que afastou o Carraça e o Rui Costa? Pois eu cá acho que foi o JJ? E aqui é o cerne da questão, o JJ como funcionário do clube deveria acatar ordens e zelar pelo interesse geral do clube e não pelo seu interesse particular. No entanto, mais fraco é na direcção quem apoia estas tomadas de decisão do JJ.
    O presidente e demais responsáveis defendem uma aposta na formação, o JJ simplesmente diz que não têm categoria e que têm de nascer 10X.
    O JJ diz que é o responsável por todo o futebol, então e os flops contratados? Ninguém lhe assaca responsabilidades?
    Então só de ver a cara do JJ a olhar para o banco e a constatar que não tem soluções, é deprimente! Não foi ele que os escolheu? Ah e tal o Silvio, o R. Amorim e o Fejsa estão lesionados. Mas andamos a brincar ou a colar cartazes? As lesões de Silvio e Fejsa já vêm da época passada!
    Onde estão os substitutos de Oblak, Cardozo, Garay e Fejsa? Porque razão Pizzi ainda não teve mais minutos? Porque razão a insistência em Eliseu e Lima,ou até a adaptação de Samaris a trinco? Quantas oportunidades já teve o Steven Vitoria com o JJ? não acredito que seja pior que o Jardel!
    Também já por aqui se falou do péssimo treinador de GR que temos... Já para não falar da preparação de jogos, se temos observador de equipas adversárias não se nota, pois todas as semanas somos surpreendidos por este ou aquele sistema de jogo que não estavamos à espera.

    O problema é que LFV não percebe puto de futebol e deixa-se levar pelo Mister 4Milhões, quando deveria deixar-se levar por Rui Costa ou até mesmo pelo Hélder Cristóvão que tão bom trabalho tem feito.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que aqueles que nada percebem de futebol, na época passada mandaram os entendidos como tu POKERALHO. E só não foi um PENTARALHO porque fomos mais uma vez roubados na final da liga Europa de forma escandalosa.

      PRO-POKERALHO

      Eliminar
    2. Tens piada anónimo das 21:23!
      Mas já vi que contentas-te com pouco... Ok, tudo bem?
      Ainda não percebeste que:
      Em 5 campeonatos apenas ganhamos 2 ?!?
      Em 5 Taças de Portugal apenas ganhamos 1 ?!?
      Em 5 Supertaças possíveis apenas ganhamos 1 ?!?
      Em 5 anos de competições europeias temos 1 meia final perdida para o Braga e 2 finais perdidas
      E não me venhas com a Taça da Liga, que mais parece o Torneio do Guadiana...!

      Mas fizemos os maiores negócios de sempre, o JJ potenciou grandes craques (esqueces-te que praticamente todos já eram craques, e quer estivesse o JJ ou o Chalana eram seguramente vendidos pelos mesmos milhões)

      Mas continua a aplaudir quem se ajoelhou no Dragão!!!!!

      Eliminar
  7. Para isso era preciso que no Benfica houvesse quem perceba de bola... Mas quando tiras Jesus, o que fica é... Nada.

    Mas tambem nao era agora que ias alterar estrutura nenhuma... Quer-se dizer, tu chegas a uma empresa, os teus patroes nao percebem nada da coisa, e de repente tu poes a empresa a funcionar e, imagine-se, ate a dar resultados.

    E de repente chega o patrao e diz ao mentor daquilo tudo (a ti) que afinal ja nao mandas o que mandavas e vai ter que comecar a obdecer a quem provavelmente percebe da coisa muito menos do que tu. Que farias tu senao mandar o patrao às malvas!

    O que tu defendes nao é errado. Mas era preciso que quando um treinador chegasse à luz a estrutura ja existisse.

    Como nao havia, sujeitas-te, e muito menos vais alterar a meio da caminhada uma formula que mal ou bem tem funcionado.

    E ja nem vou falar no desautorizar um treinador a meio da caminhada...

    Simplesmente nao se faz, em clube nenhum do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se queres o jesus tem de ficar como esta.

      Se nao queres manda-lo embora, crias a estrutura primeiro, e depois sim contratas o treinador sabendo de antemao ao que vai.

      Eliminar
  8. Percebo a comparação entre o percurso do JJ/Matic... Na sua carreira o Matic teve a sorte de ter o Jesus, que segundo ele esteve a ser trabalhado para aquela função durante cerca de um ano, mas se calhar, e mais importante, teve também uma janela de oportunidade que para nós, Benfiquistas, foi um pesadelo, que foi a saída do Javi e do Witsel. Na carreira do JJ aconteceu o contrário, ou seja, apareceu-lhe primeiro a janela de oportunidade que foi vir para o Benfica, mas não encontrou uma estrutura que tivesse a coragem de lhe corrigir os erros, estrutura essa que depois ficou refém do treinador...

    E do que depreendo das tuas palavras, além do JJ, também o LFV precisa de orientação... Quem seria capaz de ser esse lider? O Rui Costa? Já está lá, e os defeitos do JJ persistem, portanto se nunca se impôs até hoje, também não o vai fazer agora... O José Veiga? tem muitos anticorpos no Benfica... Humberto Coelho? foi um grande lider enquanto jogador, mas parece muito mole como dirigente. António Simões? era capaz de ser uma voz forte, mas seria uma solução para poucos anos...

    Um abraço
    VR

    ResponderEliminar
  9. O Presidente não percebe nada de futebol? Ele percebe mais de futebol a dormir do que todos os entendidos neste blogue que não passam de pretenciosos mas na realidade ignorantes. E o mesmo se pode dizer para o JJ.

    "o maior problema da falta de hegemonia desportiva do SLBenfica é precisamente... a falta de liderança desportiva".
    Mais um pedaço de propaganda e de branqueamento do sistema e de todas as suas influências como ficou bem vincado ainda há apenas 4 dias em Braga.
    Não é ignorância nem má memória é mesmo má fé e vontade de branquear os crimes.
    Mas nós percebemos, querem preparar o terreno de acordo com a vossa agenda que já aqui foi denunciada: mudanças nas próximas eleições! Bem podem esperar sentadinhos!

    ResponderEliminar
  10. O que não faz sentido algum é esta conversa. Estamos em primeiro, na época subsequente a termos ganho um POKER! Porque não se calam, como dizia o outro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque calados não destabilizam. Quando mais especulação mais ruído quanto mais ruído mais confusão quanto mais confusão mais divisão quanto mais divisão mais destabilização quanto mais destabilização menos apoio quanto menos apoio menor assistências quanto menor assistências menor bilheteira menor apoio e maior chance de perdermos.
      Está tudo previsto.

      Eliminar
    2. Pedro Simões31/10/14 12:20

      Não faz sentido estas conversas de pânico e especulação constante.
      Estamos em 1º no campeonato. Ganhámos 4 títulos no ano transacto. Temos a melhor situação financeira de todos os clubes de futebol em Portugal. Somos o clube mais ecléctico do país. Estamos em todas as frentes no que diz respeito às várias modalidades desportivas.

      Andam a dormir em vez de serem benfiquistas.

      Eliminar
  11. Águia Preocupada30/10/14 23:18

    Off topic... ou não!
    Vale a pena ouvir ABolatv e a questão de um árbitro de Beja, chumbado nos testes, para entrar um... tam...tam...tam... do Porto!
    Vejam que é interessante... Nós já sabiamos, mas isto é mais esclarecedor do que o "Apito Dourado"!
    É que pelo menos mas tem linguagem codificada...

    ResponderEliminar
  12. um bom presidente po benfica seria o joe berardo assim quando ficava zangado mandava como mandou o rui costa "fuck him" hahahahahahhahaahhahaha ke palhaçada de clube e tao facil enganar carneiros nem precisa ser muito esperto nem perceber nada de futebol como demagogo lfv memememe o povo e como os carneiros onde vai um vai todos atras carneiristas vieristas jesuitas tudo igual mwmwmemememmeemmeememmememememe doutor ze francisco

    ResponderEliminar
  13. Mas o disco não muda?
    Não há paciência!

    Pedro R.

    ResponderEliminar
  14. Toni Maravilha31/10/14 02:15

    Para os que defendem LFV e JJ apenas tenho a dizer isto

    Muito gostam vocês de perder.
    Muito gostam vocês de apoiar a mediocridade.
    Muito gostam vocês de apoiar a incompetência.
    Muito gostam vocês de fazer figuras tristes na Liga dos Campeões e serem mesmo os Palhaços dessa competição.
    Muito gostam vocês de quererem à força toda fazer do Benfica um clube pequenino
    Muito gostam vocês de ilegalidades
    Muito gostam vocês de mentiras
    Muito gostam vocês de brigas e empurrões a figuras do Benfica (Shéu e Rui Costa)
    Muito gostam vocês de apoiar ladrões ou " corruptos "
    Muito gostam vocês de apunhalar os valores e os princípios do nome Benfica.
    Muito gostam vocês de maltratar o Benfica.
    Muito gostam vocês que digam mal do Benfica sem ninguém da direcção defender o bom nome do Benfica.
    Muito gostam vocês de fazer do Benfica apenas o 2ª melhor clube Português.Sim o melhor é o Porto (tem um total de títulos superior ao nosso , utrapassados na vigência do grande incompetente LFV)
    Muito gostam vocês de ver o clube falido.

    A todos vocês digo.Aprendam a saber , a viver e a sentir o que é o Benfica.Porque vocês não fazem uma pequena ideia do quanto grande é o nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta alarvidade junta!! Deve ser mais um que enche a boca com os valores, a história, as "vergonhas" mas depois de espremido nada de nada. Deve ter 4 ou 5 anos de vida, já que etsas são as grandes vergonhas a que assiste.Até porque o nosso mueseu está cheinho de taças Uefa e dos Campeões que vencemos nos anos 90 e 2000!!! . Acham-se os únicoa e grandes Benfiquistas quando nem devem por os pés num pavilhão, não fazem ideia do que vence nas "amadoras", do que se foi e se é. Talvez seja dos que até vai ao estádio. Exigir, pois claro, assobiar e desancar em tudo e todos que os outros são carneiros e vieiristas!
      E sim, faço uma pequena ideia da enormidade do meu querido Benfica. Suficientemente para ter adeptos desta estirpe, estes sim uma vergonha!

      Eliminar
    2. maravilha
      mas no reino dos escarevelhos.

      O SLB não pertence ao teu reino.

      Eliminar
  15. a diferença é que o matic é um gajo inteligente que sabe as suas limitações e esta disposto a aprender com quem sabe mais que ele e o pode ensinar.
    o contrario do nosso treinador que arrogasse de que ninguém sabe mais do que ele, não sabe nem admite os seus defeitos e logo não esta disponível para corrigi-los.

    ResponderEliminar
  16. Pedro Marques Lopes
    em artigo num jornal escreve:

    ""Ao Benfica foram perdoados 2 penaltis""

    Esta afirmação mostra CLARAMENTE que ele sabe
    que o Benfica foi GAMADO nos famosos 6 penaltis
    e as agressões foram mais que muitas

    É uma afirmação para fazer contra-informação

    e é prova provada de de que tempera são feitos estes comentadores

    POR MAIS VOLTAS E REVIRAVOLTAS QUE ESTES TIPOS DÊEM
    ESTE JOGO FICARÁ COMO UM DOS MAIORES ROUBOS FEITOS AO BENFICA

    Para quem enche a boca em Calabotes e outros então comparativamente
    tivemos uma boa meia dúzia deles à solta na pedreira

    O BENFICA FOI GAMADO PORQUE O SISTEMA ASSIM O DESEJOU

    ResponderEliminar
  17. A minha opinião sobre o futebol é a seguinte:
    A cada dia que passa cai mais na minha consideração;
    O futebol é o desporto mais viciado que se conhece;
    È liderado por gente sem escrúpulos, ladrões, mafiosos, desonestos etc..INTERNO E EXTERNAMENTE..
    È um desporto que já não dá pica, pois sabe-se a partida que o jogo está viciado.
    Se todas as pessoas fizessem o que já comecei a fazer, das duas uma, ou acabava ou ia aos eixos.
    Grandes sacanas e é que conseguiram fazer com que deixa-se de gostar de uma coisa que eu adorava e transformaram-na nu monte de lixo.
    Mário Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo tudo isso Mário, letra por letra....mas apesar de já ter tentado não o consigo fazer. O vicio, amor, doença, sentimento irracional, chamem-lhe o que quiserem, que sinto pelo Benfica impede-me de desligar do futebol. O desporto e clube que aprendi a amar, são os de finais de 80, inicio de 90, mas deixar de acompanhar o Benfica é impossivel.

      Mudando completamente o tema, e em relação ao assunto em causa, o tempo de Jesus chegou ao fim, independentemente dos resultados. Acho que até o próprio já percebeu isso, espero que o presidente perceba também. Fica até final da época, e mesmo que seja campeão, seguirá a sua carreira por outro lado. Já não dá para aturar mais a bazófia, a teimosia, o ego, a falta de humildade, os erros repetidos, a falta de criatividade e coragem para mudar e evoluir.

      Eliminar
  18. Hoje no jornal "Correio da Manhã" pode ser lida uma noticia (na contra capa ou verso) sobre o FC Porto + SAD, em que são obrigados a fazer 100 millhões de euros de receitas na próxima época (2014-2015) para cumprir o fair play financeiro exigido pela UEFA. Alguem sabe dizer até que ponto este jornal especulativo está longe ou perto da verdade financeira do FCP?

    Abraço ao NGB. Carlos Colaço

    ResponderEliminar
  19. Comunicado

    A verdade da mentira

    Uma mentira, mesmo que repetida por comentadores de gravata e por jornalistas em peças cuja base é apenas a mais pura das especulações, não deixa de ser mentira.

    Em função de uma situação de emergência vivida no Futebol português e que não se podia arrastar por mais tempo, sob pena de comprometer o Campeonato Nacional da I Liga, foi encontrado um consenso alargado a nível de clubes.

    Não houve, como não há, nenhuma aliança do SL Benfica com o clube A ou B, o que houve foi um entendimento a favor do Futebol nacional.

    Este é o facto que interessa destacar, a partir daí, por interesse ou por ignorância, há quem insista na ideia de uma aliança que não existe.

    O Sport Lisboa e Benfica está focado na defesa dos seus interesses, mas não se exclui de procurar defender a indústria do Futebol, como fez em sede da Liga de Clubes.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking