O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Luis Duque veio para suportar também a BenficaTV, dizia-se!

. 29 comentários
Duque referiu-se depois à questão dos direitos televisivos, sendo bem claro: "Sou a favor da negociação centralizada dos direitos televisivos. Está provado que o modelo dá resultados e só Portugal e Espanha resistem. Mas ninguém avançará com uma mão cheia de nada. Vir para aqui falar apenas em aumentar receitas é irresponsável. Temos de reduzir custos sem perdas de eficiência. Na Liga não estará gente que aceite por aceitar e que não lute por melhorar. A Liga merece mais e vamos trabalhar para muito mais. É bom que se saiba que estamos mais fortes e confiantes do que ontem".

O meu amigo, companheiro e grande benfiquista BenficaEagle não quis concordar comigo quando eu lhe expliquei por A + B que a sua teoria estava (infelizmente) errada. Dizia ele:

Perante este aparente acordo entre as duas "facções" mais poderosas do futebol português, o que é que está em causa em termos práticos? 

- A Benfica TV vai poder continuar a gerir os seus direitos televisivos, evitando a centralização (da transmissão) de direitos televisivos na Liga, o que colocaria em risco a viabilidade do canal do clube. 



- A SportTV (próxima do FCPorto) evita males maiores, atendendo às queixas da Liga junto da Autoridade da Concorrência, que têm colocado em causa o seu quase monopólio. Mas para evitar males maiores a SportTV teve de apresentar nos últimos dias a iniciativa de alterar algumas clausulas dos actuais contratos com os clubes, removendo clausulas abusivas e anti-concorrenciais.


Eu expliquei em diversos que comentários que a solução Joaquim Oliveira, perdão Luis Duque, tinha como único móbil a defesa dos interesses de quem andava a perder dinheiro e queria continuar a mandar no futebol para continuar a financiar o Sistema.

Enfim, benvindo ao benemérito Luis Duque que não quer receber salário. Eu sempre fui da opinião que quem renuncia a ser pago pelo seu trabalho é porque não vem fazê-lo ou que recebe de outra forma ou por outra entidade.

Não tem vergonha de assumir que de uma Liga mais forte resultará numa FPF mais forte (...) Sei que na Federação encontraremos um parceiro forte e com os mesmos objetivos.

Pelo menos não esconde nada...! Ao menos assim...
Assim já todos sabemos ao que vem... só não precisava era de confirmar logo tudo aquilo que escrevi que ele vinha fazer.

O dia não podia ficar mais belo sem vermos Pinto da Costa a defender a posição do SLBenfica, defendendo-se a si também. Foi comovente a forma como deu como exemplo o Sporting para defender um afastamento do Benfica que todos sabem que não existe.

Mas da próxima vez que quiserem conter os danos da "Santa Aliança", o melhor é nas reuniões dizerem aos papagaios para estarem calados:

Benfica e FC Porto convocam reunião para encontrar candidato
A BOLA revela que Benfica e FC Porto convocaram uma reunião entre os líderes dos clubes que participam na Liga e Liga 2, de forma a tentar encontrar um nome consensual para se candidatar à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. A reunião acontecerá na próxima segunda-feira, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

A Santa Aliança avança! Mas são só dois...

E depois o epílogo fantástico qeu também nada teve a ver com a "Santa Aliança" diz o Pinto da Costa:

O nome de Luís Duque para a presidência da Liga foi avançado pelo Benfica e pelo FC Porto, como sublinhou Tiago Ribeiro no final do encontro. "O nome foi apresentado durante a reunião. FC Porto e Benfica trabalharam nesse sentido. É um homem com uma vasta experiência no futebol profissional. Tem todas as condições para conduzir este processo", afirmou o dirigente do Estoril.
"Santa Aliança" disfere golpe duro em Bruno de Carvalho

Esta "Santa Aliança" eu já aqui tinha dito que me fazia recordar o passar de perna de Pinto da Costa a Manuel Damásio (como o jejum que resultou daí)... mas hoje não só fez recordar, como o assumiu sem qualquer preconceito.

Será de, tal como aconteceu com Artur Jorge, ainda vamos ver Jesus ser campeão este ano e ser despedido como foi Toni para iremos buscar o Villas Boas ou Vitor Pereira para o SLBenfica? Para reviver o "Golpe de 93/94" só faltava isso mesmo...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Mário Figueiredo também defendia a centralização e foi aqui defendido. Em que ficamos, então? Consegues explicar porque quando o Mário Figueiredo defendia isto, estavas a apoiá-lo, agora já te faz impressão?

    Em lugar de postares como uma teenager excitada, devias ter cuidado e mostrar alguma coerência. Vamos ver quando e como avança a centralização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Oliveira28/10/14 09:36

      Era uma pergunta que eu também gostava de ver respondida aqui pela malta.

      É que existe uma situação que impede a centralização dos direitos televisivos e essa situação são todos os contratos entre os clubes e a olivedesportos até 2018.

      O que Mário Figueiredo queria fazer era anular esses contratos para poder de vez avançar com a centralização dos direitos televisivos. E por enquanto não existe nenhuma operadora para além da Sportv para ficar com esses conteúdos.

      O que interessa mais ao Benfica neste momento é manter as coisas como estão. Com o Benfica a ganhar dinheiro e a Sportv a perder até rebentar de vez.

      Eliminar
  2. É pena que não saibas interpretar o que outras pessoas escrevem:

    "- A Benfica TV vai poder continuar a gerir os seus direitos televisivos, evitando a centralização (da transmissão) de direitos televisivos na Liga, o que colocaria em risco a viabilidade do canal do clube. "

    Uma coisa é a centralização da negociação.
    Outra coisa bem diferente é a centralização da TRANSMISSÃO.

    Se não sabes a diferença entre centralizar negociação e centralizar transmissão, podias tentar perguntar antes de escrever sobre um assunto que aparentas desconhecer ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehe.
      Tá bem, abelha.

      Eliminar
    2. E o Pai Natal existe mesmo?

      Eliminar
    3. Amigo,
      Tu já percebeste, que eu sei, que este tipo é um embuste do Oliveira para safar o couro.

      Eu interpreto mal várias vezes as coisas e não tem mal nenhum nisso. Tu próprio me disseste algumas coisas que interpretei mal e estavas certo.

      Desta vez, quiseste acreditar que este tipo tinha benefícios para todos - foste crente que todos são como tu, honestos.

      Mas infelizmente para se estar neste futebol português não se pode ter espinha e este tipo vem para manter o Benfica sob controlo e o Sporting longe. O plano até era o inverso, por isso ele estava no Sporting com o Godinho, mas como não resultou... Mete-se o homem na Liga e vira-se a amizade para o Benfica.

      Lembra-te das palavras sábias do Marinho Neves, o Papa nunca ganhou de costas voltadas aos dois.

      Eliminar
    4. Já agora, então que raio ganha o Benfica com essa negociação centralizada, dado que temos os nossos próprios direitos?

      O plano até podia ter sido bom quando foi contado ao Presidente... Mas aquilo é gente que não tem espinha, amigo.

      Já reparaste nas palavras dele hoje? Está tudo bem à vista!

      Eliminar
    5. "Uma coisa é a centralização da negociação.
      Outra coisa bem diferente é a centralização da TRANSMISSÃO."

      Em português há uma clara diferença, em termos reais não é assim tão fácil percepção. Podes explicar?

      Eliminar
    6. A ideia do Eagle funcionaria se o Oliveira n os estivesse todos na mão.

      Ou seja a Liga negociava as verbas e depois as transmissões seriam feitas em multi-plataforma, ficando o Benfica com os seus próprios jogos.

      Isto faria sentido se a BenficaTV pudesse e quisesse ir a jogo para comprar jogos com audiência: do FCPorto e Sporting (o resto é palha). Mas nem uns nem outros vão querer isso

      Na prática, a aliança só beneficia o Oliveira.

      Eliminar
    7. Pedro, estive um dia inteiro a explicar essas questões no post http://geracaobenfica.blogspot.com/2014/10/financas-liga-benfica-tv-sporttv-o-que.html

      Benfica By GB, se sabe a diferença entre centralização da negociação e centralização da transmissão... então não entendo como é que confundiste no post a estrada da beira com a beira da estrada.

      Afirmo mais... nenhum dos chamados países evoluídos em direitos televisivos faz centralização da transmissão dos conteúdos, já que isso até pode incorrer em ilegalidades ao nível da Autoridade da Concorrência.

      O que alguns "espertos" pretendem é na verdade defender a centralização da negociação, para depois centralizar a transmissão unicamente na SportTv. Na maioria dos evoluídos, a negociação é Centralizada, mas depois existem pelo menos 2 PACKS para serem comercializados por mais do que 1 canal pay-per-view.

      ESCRITO a 22 de OUTUBRO:

      Benfica Eagle22 Outubro, 2014 11:35

      Este tema é complexo e dado a equívocos.

      O Benfica rejeita a centralização da negociação e a centralização da transmissão num único operador.

      O Benfica poderia aceitar a centralização da negociação desde que existissem packs de jogos transmitidos em vários canais (incluindo a Benfica Tv).

      A solução ideal é o Benfica continuar a gerir os seus próprios direitos televisivos e transmitir no seu próprio canal (e era esta opção que estava a ser atacada).

      continuando a explicação....

      O Benfica aceita a situação tal como está, ou então a situação de centralização da negociação e a obrigatoriedade de comercialização de pelo menos 2 packs de conteúdos para canais pay-per-view diferentes.

      Entendeste agora Pedro?

      Com as 2 situações defendidas pelo Benfica a SportTV perde sempre o monopólio, viabilizando 2 canais pay-per-view em Portugal.

      Na Grécia, por exemplo, em 2009 existiu uma situação intermédia, onde a maioria dos clubes aceitaram negociar de forma centralizada, e 2 clubes preferiram continuar com negociação individual (Olympiakos e Xanthia).

      "Os clubes da primeira liga Grega chegaram a acordo quanto à venda dos seus direitos televisivos por cerca de 162 milhões de Euros para as próximas 3 temporadas, de 2009 a 2012. Este contrato significa a divisão de 54 milhões de Euros anuais, pelos 14 clubes que aceitaram a venda colectiva. Embora dois dos 16 clubes da liga (Olympiakos e Xanthi), ainda não tenham acordado a venda dos seus directos televisivos colectivamente, o canal televisivo NOVA irá transmitir entre 5 a 6 jogos todas as semanas. Enquanto a ALPHA que recentemente foi adquirida pela RTL, irá transmitir os resumos dos jogos."

      Eliminar
    8. UPDATE: (August 2014)



      Superleague and NOVA have agreed to extend the current collective TV agreement covering the 2015 -2016 and 2016-2017 seasons. Out of the 18 teams, 17 of them ratified the agreement. Panathinaikos Athens declined to be part of the collective agreement for the 2015 – 2016 and 2016 – 2017 seasons.

      No actual contrato com 18 equipas, de 2015 a 2017, na Grécia agora foi a vez do Panathinaikos não aceitar a negociação colectiva.

      Eliminar
    9. E como é feita a distribuição da receita por cada clube?
      E BTV pode transmitir outros jogos que não apenas os do SLB?

      Eliminar
    10. Pedro,

      Ponto 1) a centralização da negociação até pode avançar em Portugal, e tal como na Grécia (Olympiakos numa fase inicial, e agora Panathinaikos) o Benfica nem ficar envolvido nessa negociação centralizada, e envolver apenas 17 clubes da Primeira Liga.

      Ponto 2) A aquisição directa e individual de direitos televisivos, por parte do Benfica, com outros clubes da mesma divisão poderia levantar problemas junto da UEFA e da FIFA, e duvido que aceitassem isso. Aliás já existiu um "recado" recente sobre essa situação. Seria uma situação pioneira a nível mundial, e essas entidades não veriam isso com bons olhos.

      Ponto 3) A negociação colectiva de PACKS, com regras claras, onde qualquer canal possa concorrer, e exista mais do que 1 PACK (de jogos diversificados da Primeira Liga) para ser transmitida em mais do que 1 canal, é algo que me parece viável e desejável em Portugal, e nesse cenário faz todo o sentido que a BTV, a SportTv e outro qualquer canal pay-per-view possam concorrer a esses packs. É a concorrência de vários operadores que tem feito aumentar o valor global dos direitos de tv nos países mais desenvolvidos.

      Perante esta complexa situação, o Benfica tem várias hipóteses:
      - Aceitar a negociação centralizada, desde que existam vários canais a transmitir jogos da superliga (incluindo a BTV).
      - Ficar alheado da negociação centralizada dos restantes 17 clubes (tal como acontece na Grécia) e no nosso caso, continuar a transmitir os próprios direitos televisivos na BTV.
      ... O que o Benfica nunca poderá aceitar é a 3ª opção da negociação colectiva dos 18 clubes da Primeira Liga, para depois vender a um único operador (SportTv). A "centralização" da transmissão, seria até "anti-concorrencial", e tal cenário não acontece em nenhum dos países mais desenvolvidos.

      Uma coisa é centralizar a negociação, que pode envolver todos os clubes, ou apenas a maioria dos clubes.
      Outra coisa é centralizar a transmissão dos conteúdos num único canal, algo que não acontece em nenhum país. Nem sequer na Grécia há disso.

      Eliminar
    11. ADENDA:

      Nos clubes que entram na negociação colectiva por norma existem 3 verbas (com percentagens distintas)
      1) verba fixa distribuída de forma igual a todos os clubes
      2) verba de acordo com a classificação no campeonato
      3) verba de acordo com a audiência ou número de adeptos de cada clube.

      Na minha óptica, se 17 clubes quiserem centralizar a negociação, para o Benfica poderá ser mais vantajoso alhear-se dessa negociação centralizada e continuar a transmitir os seus próprios direitos de tv, na BTV.

      Eliminar
    12. Volto à mesma questão que te coloco desde o início: então porque raio aparece a Santa Alianca?

      Onde está a necessidade do Benfica de a integrar nesse quadro que tão bem tratas? Apoiar um tipo que tudo fará para tal 3a via? Isso foi estupido!!!

      Eliminar
    13. Eagle, obrigado pelas respostas.
      Mas, se basta ao SLB ficar de fora das negociações pq isto tudo?

      Eliminar
    14. Em última instância poderia surgir um decreto governamental a obrigar a centralizar a negociação como aconteceu em Itália... no entanto considero que um governo que afrontasse o Benfica no dia seguinte estava demitido ;)

      Eliminar
  3. Tá bonito tá,a velha história dá liga como trampolim para a fpf também pensei nisso.ora se o poder não tá na liga duque foi para lá porque sentiu se o messias salvador,claro que é por alguma coisa.o benfica tem de lutar pelos direitos televisivos custe o que custar.duques e cenas tristes.bom post.Miguel Gomes

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada27/10/14 22:25

    Tudo isto é muito preocupante! Demasiado preocupante! É que este processo está tão cheio, tão minado de esquemas, de joguinhos, de interesses tão alheios ao futebol, que arrepia pensar no que aí virá!
    Ouvir ontem o mastodonte lambe botas do Fernando Santos, Fernando Guerra, Pedro Santos ou o nome que melhor lhe convier a cada momento, é ficar com a certeza de que algo de muito grave e prejudicial ao Benfica se estará a engendrar! A forma como esse personagem se demitiu ontem, contrariamente ao habitual, de defender o Benfica e colocar a nu todas as incidências do jogo, mostra claramente que recebeu ordens e indicações para se moderar. Quem não acredita, ouça as intervenções deste asco. Em vez de realçar a forma soez como o Benfica foi maltratado e vilipendiado, achou mais importante elencar uma série de "erros" que na sua óptica deram a vitória aos nossos vizinhos! Quem ouviu o asno e não viu o jogo, diria que em Alvalade não houve futebol mas sim batalha campal com o Sporting como protagonista da violência!
    Grave, muito grave, quando realçamos possíveis erros dos outros para não falarmos dos nossos! Foi isso que ontem aconteceu. E com ordens de quem lhe paga e o colocou ali.
    E é isto que nos deve preocupar. O Benfica não tem quem o defenda. Todos, TODOS venderam a alma ao diabo!
    E depois de ouvir e ver este animal a ruminar de forma tão inquietante, nada mais elucidativo da anormalidade da situação que as declarações do peidoso da madalena!
    A cereja no topo do bolo!
    Preparemo-nos para o que aí vem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já compraste munições e encheste a dispensa de mantimentos e água? Vê lá, prepara-te para o que aí vem, tu que já nasceste preocupado. Nasceste com uma úlcera dentro do cérebro! Tenho pena!

      Eliminar
  5. Página negra na história do clube.

    Daqui só pode resultar uma assembleia geral para que a direcção explique o que se passou.

    EMI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ter este fantasma fruteiro a falar pelo Benfica sem ser desmentido ou posto na devida ordem deixa-me sem palavras.

      EMI

      Eliminar
    2. Já começaste a recolha de assinaturas?

      Eliminar
  6. Quem não recebe ordenado é porque está a pensar ir busca-lo a outro lado. Ninguem trabalha a borla!

    http://goingnorthtilnorway.blogspot.pt/2014/10/coisas-que-vou-sentir-falta.html

    ResponderEliminar
  7. E quem foi o cabecinha deste golpe.!!!

    A anunciar que ia haver um golpe foi o 33º presimente e depois...

    nota principal da eleição do duque : A operação "a boia para o olibeira" está realizada ;)

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  8. Realmente e de acordo com o descrito neste blog parece que anda tudo doido e que sem se perceber porquê o Benfica já foi vendido aos Oliveiras, aos Duques, aos Salvadors, aos PC's !!!!!!!!!!
    Pois é o Benfica com LFV à frente conseguiu transmitir jogos da equipa através da BTV e agora vai dar tudo de mão beijada!!
    Mas será que a ficção é superior à realidade?
    Haja paciência!
    Esperem para saber o que realmente vai dizer o presidente e depois sim, critique-se ou concorde-se. Expeculação é que já basta.
    Pedro R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual especulação ó profissional,pedro do r.
      Vai chamar o almeida s f f ou então troca os nomes anónimos...
      Chegamos ao ponto das brigadas para limpar as orelhas até poderem ser do clube arco íris
      Se for preciso mudas de canal e até fazem ressuscitar o alverca :)

      Já não há tempo!!! o Sport Lisboa das sad´s está minado pelas "tuas" forças das conveniências e nem que seja preciso vender a mãe !!

      nota: quantos trabalham ai. O gordo que troca os nomes ainda não saiu????

      BTT

      Eliminar
  9. "Mas ninguém avançará com uma mão cheia de nada. Vir para aqui falar apenas em aumentar receitas é irresponsável."
    Benfica By GB em vez de salientares a afirmação anterior a esta a Azul; era esta que deverias ter sublinhado a Vermelho bem vivo. Luis Duque para quem não sabe ou não quer saber foi indicado pelo Benfica; mas para ter o apoio dos clubes mais pequenos teve que dar a ideia que a centralização dos direitos TV era a sua ideia, ou seja, estava de acordo com os clubes mais pequenos,,, mas como qualquer bom político que se preze; defende uma ideia é eleito por essa ideia e logo seguir de ser eleito; não a rejeita, mas coloca um mar de condições necessárias que tem que ser executadas em primeiro lugar antes de avançar com aquela que lhe deu realmente a vitória; só que são tantas e cada vez mais que esta nunca é colocada em prática. Já agora para entenderes um pouco mais de jogos de bastidores; posso te informar que Luis Duque é também o eleito do meu SCP, mesmo que este se tenha somente abstido e não rejeitado a sua candidatura; e sabes porquê? Fica atento aos desenvolvimentos no processo que a direcção do Sporting colocou a Luis Duque enquanto dirigente... no fundo este está preso por cordas por Bruno de Carvalho e Luis Duque sabe muito bem disso; portanto é bom portar-se bem com o SCP. Em conclusão tudo parece que foi realizado a favor do sistema; mas desta vez o Benfica e Sporting jogaram e muito bem em conjunto.... nem tudo o que parece é.

    Juba de Leão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juba de Leão, não tem qualquer fundamento o Bruno de Carvalho não se opôr a uma pessoa que dobrou a espinha perante o Pintino e que tem enormes culpas no cartório, nos últimos anos do Sporting.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking