O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O plantel é melhor ou pior?

. 21 comentários
Agora sim o plantel está fechado. Eu já tinha dito que não esperava que esta contratação se confirmasse, mas seja como for, vamos lá ver as alterações:

Saiu Oblak, entrou Julio Cesar
Saiu Garay, ascendeu Jardel e entraram Lisandro e Cesar
Saiu Siqueira, entraram Eliseu e Benito
Saiu Markovic, entrarei Bebe e regressou Ola John
Saiu André Gomes, entraram Talisca e Pizzi
Saiu Matic (em Janeiro), entraram Samaris e Cristante
Saiu Rodrigo e Cardozo, entraram Derley e Jonas, regressaram Jara e Nelson Oliveira

Na minha opinião, na defesa saímos a perder a toda a linha. No meio campo, não conheço o Samaris e o Cristante para ter opinião, mas no que toca ao Talisca e Pizzi serão melhores que o André Gomes, mas não têm futebol para mais do que o André representava na equipa (um jogador de rotação). Nas alas saímos novamente a perder e na frente, descontando Jara e Nelson que creio que serão "para fazer número" o Jonas é um jogador de muita qualidade mas inferior ao Rodrigo e o Derley não tem nada a ver com o jogador de área que é Cardozo, pelo que a comparação seria desleal para o Derley.

Dito isto, eu não creio que estejamos mais fortes, mas com as últimas entradas estaremos mais perto do passado, mas entendo que temos argumentos sólidos para vencer com solidez o título de campeão nacional. E vocês?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Acho prematuro e especulativo estar a fazer comparações, estamos a comparar maçãs com pêras, quando os jogadores ainda agora chegaram e não conhecem o modo como a equipa joga ou o JJ quer. Este tipo de apreciações só fazem sentido passado seis meses ou mais quando os jogadores já estão integrados na equipa e percebem o que o treinador quer para podermos compara com jogadores que saíram e já estavam integrados no sistema e na ideia de jogo da equipa.
    Estar a fazer apreciações sobre jogadores que inala gora chegaram é injusto para os jogadores pois todos eles irã mostrar uma melhoria temporal. O Benfica não ganha nada com especulações, afinal uma das coisas que os benfiquistas mais criticam nos pasquins. Porque o fazem aqui?

    ResponderEliminar
  2. Pior sem qualquer duvida, quer em qualidade quer em jogadores de classe pura, mas depois das saidas não era de esperar que fosse de melhor qualidade, mas os resultados ditaram melhor a qualidade deste plantel ou não.
    O mais grave é que ninguem percebeu a politica do clube, ninguem explicou nada e daquilo que explicaram, que podia ser uma das varias razões, foi desmentida passados pouquissimos dias ao comprar-se o Samaris( que até pode ser bom jogador, nem questiono isso) por 10 milhões de euros, depois o Julio Cesar um jogador carissimo, o Cristante por 6 milhões parece que para suplente, ou ele ou o Samris o que se for este ainda agrava mais a situação, pois são 10 milhões a marinar no banco e agora o Jonas que de barato nada tem, e se alguem pensa que jogadores em fim de contrato são baratos é por engano, têm sempre ordenados altissimos e premio de assinatura, sendo que Julio Cesar e Jonas o retorno é zero, financeiramente falando, veremos o rendimento desportivo para ver se compensa, o que contraria a politica desportiva do clube, e que talvez demonstre má planificação da epoca.
    Mas venham de lá bons resultados, que no fim é o que as pessoas todas querem

    ResponderEliminar
  3. Das entradas vamos ver o que cada um deles vale...
    Julio Cesar - Ao que parece não está nas melhores condições fisicase hoje muito provavelmente será o Artur.
    Defesas centrais - O Cesar ainda é demasiado verde e sem tarimba, o Lisandro precisa de oportunidades, o Jardel já é da casa e não inventa.
    Eliseu e Benito - 1 bom titular e um suplente cumpridor e que irá progredir bastante (não sentiremos a falta do Siqueira)
    Bebe e Olah John - Não têm a qualidade do Markovic mas se o JJ for casmurro (leia-se apostar com frequência) com estes, poderão surpreender-nos pela posisitiva, principalmente o Bébé.
    Talisca e Pizzi - Aqui o brasileiro vai dominar as oportunidades tem mais corpo que o Pizzi que irá passar a época entre a bancada e o banco.
    Samaris e Cristante - Vamos ver se jogam os 2 e no caso de apenas jogar 1 , como será essa situação. Por exemplo para o Cristante que saiu do Milan por não jogar
    Jonas parece ser daqueles brasileiros rotulados de craque e que fazem na Europa as primeiras épocas muito boas e depois dá-se o eclipse e a decadência, o Derley acho que merece oportunidades o ano passado marcou muitos golos e de todas as maneiras o Lima não tem marcado. O NO é a conversa do costume.

    Duriense

    ResponderEliminar
  4. Se a comparação for feita entre o plantel que iniciou a época 2013/2014 e o que vai iniciar a época actual, não consigo dizer qual será o mais forte, porque não conhecia o valor dos sérvios, nem do Siqueira, tal como este ano não conheço o valor de grande parte dos reforços, por isso mantenho a opinião que tinha no ano passado por esta altura, ou seja, foi construido um plantel equilibrado, com 2 ou mais jogadores por posição, embora altamente inflacionado no que a extremos diz respeito. E não nos podemos esquecer que no ano passado à terceira jornada havia lenços brancos, fruto de uma derrota na Madeira é uma vitória nos descontos na Luz. Não nos podemos esquecer que quase todos nós diziamos que o Rodrigo tinha acabado para o futebol com a entrada de um jogador português que actua no Zenit. Não nos podemos esquecer, que para muitos de nós o Oblak era apenas um miudo, que não merecia a camisola do Benfica porque andou desaparecido durante a pre-epoca, e muitos diziam que ele estava em transito para um clube vizinho do velho Salgueiros.
    A minha opinião portanto é a de que temos cerca de 10 a 12 jogadores de qualidade superior, que seriam titulares ou lutariam pela titularidade nos nossos principais rivais. E o Trapatoni não precisou de tanta qualidade para ser campeão. Temos algumas boas alternativas e se os jogadores de banco corresponderem então temos claramente plantel para juntar uma ou outra taça ao bi-campeonato.

    VR

    ResponderEliminar
  5. Teoricamente estamos mais fracos: perdemos três jogadores de TOP - Garay, Cardozo e Markovic. Jogadores daqueles que resolvem jogos. Depois perdemos tb Rodrigo que deu muito jeito. Matic foi uma perda atenuada por Fejsa. Oblak era TOP mas acredito que JC irá fazer com que não sintamos a falta dele. Os três jogadores contratados mais recentemente terão que jogar e comprovar os elogios que recebem. Se forem mesmo bons penso que temos um excelente meio campo e um ataque decente para o campeonato nacional. Se chega para ganhar? No final saberemos...há demasiadas variáveis para além da qualidade do plantel.
    A grande diferença para o passado é que os jogadores de então deram imediatas garantias de qualidade e rendimento enquanto que em relação aos actuais estamos à espera para ver. Esse sentimento faz toda a diferença.

    ResponderEliminar
  6. Apenas isto, no inicio da época passada achava que o Rodrigo, o Markovic, o Oblak, o A. Gomes e o Siqueira (só para citar estes) eram bons reforços ou jogadores com a importância que acabaram por ter como acha agora dos novos jogadores desta época? É que estes que mencionei apenas apareceram em grande a partir de Janeiro. Nada de conclusões precipitadas e acredite no trabalho com os jogadores, que o resto é só teoria....

    Saudações

    RM

    ResponderEliminar
  7. O André Gomes é um jogador "de rotação"? O André Gomes excepto no lançe golo que marcou ao Porto para a taça ( a única coisa de jeito que lhe vi fazer) foi sempre um jogador preso de movimentos, receoso, nervoso, a errar passes sistematicamente, em que as velocidades eram o "devagar, o devagarinho e o parado". Até pode vir a ser um bom jogador no futuro, mas foi sobrevalorizado pela imprensa e vendê-lo por 15 M (sem provar ainda nada) foi um óptimo negócio. Rotativo é o Pizzi... Já o Talisca, é verdade que não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira12/9/14 15:36

      acho que não compreendeste. rotação = rodar a equipa. ou seja, não é um jogador do 11 base mas entra quando é preciso alguém descansar

      Eliminar
  8. Embora nada tenha a ver com este tema ( colateralmente tem ) deixo uma dica para verem no youtube o tema"Bruno de Carvalho explica o fundo de investimento e responde a acusações" . Aqui se pode ver o que ontem era verdade... hoje é mentira.
    C Moura

    ResponderEliminar
  9. Santo Tirso12/9/14 12:05

    Caros participantes: para mim o plantel do Benfica não está melhor em relação á época passada,mas com atitude e concentração pode suprimir a falta de qualidade que tem determinados jogadores.
    Atenção aos bastidores pois creio que parte do sucesso ou insucesso passará por aí e com os investimentos que os nossos adversários fizeram,vai ser uma época com muita pressão e como só uma equipa será campeã,as outras ficarão numa situação muito difícil.
    Reparo que o Benfica continua a recrutar jogadores sem os colocar a jogar como o Bebé e César e com isso a dar razão aqueles que dizem que é preferível ter jogadores que entrem de caras na equipa e a não ser assim, dar lugar aos atletas vindos da formação.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. GR:

    Oblak = Julio Cesar. Oblak tem um grande futuro, mas acho que a curto prazo o Julio Cesar pode dar as mesmas garantias que Oblak. Agora temos que despachar o Artur o mais rapidamente possivel!!!

    2013-14 = 14-15

    DEFESA:

    Perdemos um dos melhores centrais do mundo, Jardel não pode ser titular numa equipa como o Benfica, o Lisandro é uma incognita... Esteve nos 30 pre convocados da Argentina, portanto tem que ter valor, tenho a esperança que possa vir a ser um excelente central. Cesar no lugar de Steven... uma estupidez gastar tanto dinheiro num 3-4 central.

    Na LE, Siqueira era melhor, mas Eliseu tem dado boas garantias... Benito pode ser boa solução, mas ainda precisa de bastante tempo.

    2013-14 > 2014-15

    MEIO CAMPO:

    Para mim somos melhores que no ano passado.
    Andre Gomes foi das melhores vendas de LFV, não vale nem de perto nem de longe 15M.
    Samaris é mesmo bom, Cristante espero que seja craque.
    Pizzi não sei, nunca o vi jogar nesta posição, vamos ver.
    Talisca tem boa tecnica, mas falta lhe ainda muito para ser um bom jogador...
    Ficamos com Enzo (até janeiro pelo menos...), e ainda temos Fejsa e Amorim.
    Ou seja : Andre Gomes+Matic vs. Fejsa+Samaris+Pizzi+Cristante+Talisca. Mais e melhores soluções, mesmo tendo em conta a grande qualidade de Matic.

    Nas alas, adora o Markovic, mas jogou muito na epoca passada porque o Salvio se lesionou.
    Bebe tem que ser trabalhado, mas tem potencial.
    Ola John é que esta a desiludir... mas pronto ainda é jovem.
    Temos muitas o boas soluções com Gaitan, Salvio, Bebe, Pizzi (tambem pode fazer esse lugar), Ola John, Sulejmani... Portanto a saida de Markovic não é assim tão grave.

    2013-14 < 2014-15

    ATAQUE:

    A maior preocupação... Jara não tem lugar nesta equipa, nem Nelson Oliveira.
    Derley não sei, mas fez boas coisas frente ao Valencia, e depois teve poucas oportunidades. Pessoalmente, acho que será umas das boas surpresas desta época, se jogar claro. Gostava muito de o ver jogar no Maritimo. 15-20 golos já seria bom.
    Jonas é bom jogador, mas fisicamente não esta pronto e é inferior ao Rodrigo.
    Temos mais soluções no ataque, mas claramente com menos qualidade.

    2013-14 > 14-15.

    No final, acho que temos um plantel pior que no ano passado, porque perdemos 2 jogadores importantissimos (Garay e Rodrigo) que não conseguimos substituir. Agora temos mais soluções, mas nem todas com grande qualidade e ainda muito jovens...

    ResponderEliminar
  11. Red Power12/9/14 13:41

    Até ao momento pelo que vi o plantel está mais fraco embora sem saber o que Samaras, Cristante e Jonas podem dar á equipa é difícil nesta fase tirar grandes conclusões.
    Na baliza nem era preciso comentar mas Artur já resolveu, dar dois pontos ao SCP (até tremo só de pensar que ainda tenho que levar com este frangueiro pelo menos mais uma temporada a defender as redes do glorioso). JC será uma opção mais segura mas em relação ao Oblak acho que é menos completo e em fase descendente da carreira,.
    Na defesa Eliseu parece que vai fazer esquecer Siqueira, substituto ao nível do Garay é que não estou a ver , só mesmo se for o Lisandro.
    No meio campo o Cristante e o Samaras devem colmatar a saída do André Gomes sem problemas em pouco tempo, Talisca talvez futuramente de momento ainda tem que ter a liberdade de errar para aprender a fazer essas missões, Pizzi!? Que granda LOL, nunca foi sem será 8, é sim um grande barrete de mais uma negociata nojenta e lesiva.
    No ataque é que acho que estamos bem mais fracos, saiu Cardozo, Markovic e Rodrigo e entrou Jonas que acaba por ser a troca mais directa dos dois últimos, Derley mais para o Cardozo, depois é preciso ver que o JJ apenas conta realmente com o recém chegado e Lima que cada vez está pior, praticamente nem desequilibra e acerto pela baliza nem ver, talvez um GPS ajude...

    Não estou muito optimista mas para o campeonato nacional acho que dá, é preciso é ter alguém que dê confiança na baliza e tb alguém que marque golos, na europa passar a fase de grupos da champions já será bom , não espero grandes feitos.

    ResponderEliminar
  12. É cedo demais. É recuar um ano e ver o que se escrevia aqui, sobre a equipa, sobre o presidente e sobre Jesus.

    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2013_09_01_archive.html

    É cedo demais. E até agora? Estamos já melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! E Não estou a defender ninguém. Nem gosto de Vieira, nem particularmente de Jesus.

      Eliminar
  13. Na minha opinião, nenhum, repito NENHUM dos jogadores que entraram podem sequer comparar-se com os que saíram, talvez à excepção de Júlio César que, apesar de estar em idade de reforma, ainda se pode aproximar da categoria de Oblak.

    Este ano, só não vê quem não quer, o porto tem muito mais equipa (já se vai provando não só na classificação mas também em futebol jogado), muito mais soluções e muito melhores jogadores. E nem vão precisar de favores.

    O Benfica tem um plantel mediano, época pessimamente preparada em termos de contratações e o Sporting não vai contar para o totobola mais um ano, mas fará ombro a ombro connosco.

    Pensando com o coração, seremos campeões. Olhando para a razão, não passaremos do sonho.

    PS: Neste momento ainda nem sequer olho para as saídas de Janeiro e que já todos sabemos quem serão...

    ResponderEliminar
  14. Jorge Vieira12/9/14 15:39

    eu posso colocar a questão de outro prisma.

    A longo prazo, esta equipa é melhor ou pior que a do ano passado?
    Parece-me que olhando para como começámos a época, está semelhante. Temos jogadores de qualidade para todas as posições. Agora, olhando para o potencial dos jogadores para evoluir no futuro, parece-me que a do ano passado era superior.

    Não vejo nenhuma promessa flagrante como o Oblak e o Markovic, por exemplo. Não vejo nenhum jogador que se diga que pode explodir a qualquer momento como o Rodrigo (talvez o Cristante, vá).
    Vejo acima de tudo um 11 base mais sólido e experiente (Jonas, Eliseu são jogadores já com idade e experiência).

    ResponderEliminar
  15. O Markovic o ano passado começou no banco, entra na equipa por lesão do Salvio e na 6 e 7ª jornada sai aos 46 e 27 min de jogo... ou seja se analisássemos o comportamento do Markovic só por um punhado de jogos no inicio de época nunca diríamos que era um indiscutível no final...

    ResponderEliminar
  16. BENFIQUISTA DE GAIA12/9/14 17:45

    DESPACHAR o artur isso e impossivel ...e muinto amor.........

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking