O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mea culpas: os que fazem e os que não fazem sentido

. 24 comentários


Depois de anos a discutir-se o tema “formação”, há quem ainda não tenha percebido a génesis do problema:

As pessoas opinam, não baseadas no conhecimento que julgam ter mas precisamente no reconhecimento de que não o têm, e porque partem do principio fundamental (e óbvio) que não sabem mais do que o treinador, ou seja lá quem for que decide estas questões.

Isto é bem diferente de quem opina no campo oposto, no campo de quem julga saber sempre mais do que o treinador, que encontra sempre razões extra futebol para justificar quando as ideias dele e as do treinador se desencontram, e que depois não tem sequer um exemplo por mais pequeno que seja para dar, de um jogador que tenha de facto confirmado com outra camisola as mirabolantes teses e as qualidades que se reclamaram durante anos.

Quando Jorge Jesus decidiu ir buscar André Gomes aos B e decidiu por exemplo mandar o Luís Martins porta fora, os adeptos não estavam em condições de avaliar nenhuma das decisões. O que os adeptos fizeram foi confiar no treinador Jorge Jesus, tão simples como isto, e ao confiarem no treinador acreditaram que Luís Martins não tinha valor para estar no Benfica, aliás, como se tem confirmado.

Eu posso ter uma opinião sobre o jogador Cardozo depois de o ter visto jogar com a camisola do Benfica mais de 100 vezes. Mas como posso eu ser fundamentalista ao avaliar um jogador como Cancelo, se embora já o tenha visto jogar noutros escalões, nunca o vi jogar com regularidade numa primeira divisão?! Que base tenho eu para sugerir um erro de avaliação da parte de quem trabalha diariamente com ele e que o conhece bem melhor que eu? 

O que eu acho verdadeiramente hilariante é assumir-se agora um mea culpa, mea culpa esse que serve para dizer o quê? No fundo para dizer que sempre se esteve certo e o treinador pensava como ele! A ironia deste mea culpa é ser precisamente o oposto do mea culpa!

Mea culpa seria ter dito que se esteve errado o ano passado, quando se escreveu dezenas de vezes que a chamada de Cavaleiro aos A foi uma obrigação resultado de uma evidência à qual Jorge Jesus não mais poderia fugir, tal era a qualidade que ali estava. Um ano depois parece que já se chama a Cavaleiro um “dano colateral”, e um jogador assim-assim, e que de facto Jorge Jesus tem bem melhor!

No outro lado da barricada está o mea culpa que se exige agora aos outros, esse sim um verdadeiro mea culpa, que as pessoas assumam que erraram nos juízos que fizeram em relação a certos jogadores. Mas que juízos?! Mas alguém dúvida neste momento do valor do Gonçalo Guedes por exemplo?! O que as pessoas podem discutir aqui não é o valor, é o projeto de carreira e poder achar-se que um empréstimo para jogar mais possa ser melhor em certa altura, como o fazem dezenas de clubes!

Pois da minha parte, e pelas razões acima descritas, não há evidentemente mea culpa nenhum para assumir. Porque entendo que não há mea culpa para assumir por quem afinal sempre defendeu que o treinador estava certo quando decidiu como decidiu diversas questões.

O verdadeiro mea culpa tem é de ser feito por quem durante anos e anos opinou em relação aos Mários Ruis, aos Luis Martins, aos Davids Simões, aos Rosas, aos Moreiras, aos Oliveiras, e quem insinuou sempre razões extra futebol para a não aposta nestes jogadores.

Porque agora, e se o que foi escrito no post anterior é realmente verdade, este é um documento importante que tem forçosamente de ficar registado para memória futura.

Não mais se poderá dizer que o JJ não aposta em certo jogador só porque é português ou vindo dos escalões de formação. Terá forçosamente de se passar a dizer que não se aposta por razões físicas, técnicas, táticas ou psicológicas, em suma pelos critérios com que se avalia todo e qualquer jogador!

E ao assumir-se isso, tem também de se assumir que se esteve errado em relação ao valor vislumbrado em dezenas de outros jogadores, estrelas emergentes que nunca passaram da cepa torta.

Depois do que foi dito, o que não faz sentido nenhum é acreditar-se que o GB reconhece agora que o Jorge Jesus afinal esteve sempre certo... mas apenas em relação ao Bernardo!


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Eu acradito no jesus e sei que de bola sabe ele.em Portugal dá baile a qualquer um e se não nos fizerem a folha nós iremos ganhar muito deixem. O Benfica trabalhar anos miudos crescerem e depois veremos.para já quero é ganhar ao estoril e ver as paelhas a sair com força e a lagartagem a afundar-se.força Benfica.miguel gomes

    ResponderEliminar
  2. O trabalho de JJ,LFV e Rui Costa esta a vista de toda a gente.So que existem algumas pessoas que vivem no passado e pensam que isto ainda estamos nos anos 60.Cometem erros mas sabem mais de futebol do que todos os que aqui escrevem e comentam juntos.Os empresarios sao o cancro do futebol e deviam ser banidos.

    ResponderEliminar
  3. Águia Preocupada22/9/14 22:01

    Não concordo e não gosto desta disputa entre os escribas do Blog. É feio e contraproducente esta profusão de blogs em que um bloger responde ao outro...
    Pensava eu, que cada escriba escrevia sobre um tema a colocar aos visitantes para opinarem...
    O que se esta a passar aqui neste blog, está a parecer-se muito com um Benfica-Sporting. Parece-me que não é isso que pretendem, ou é?
    Quanto à formação, eu que acompanho este blog há muito tempo, acho que o que se tem defendido e na minha opinião bem, é a facilidade com que se dão oportunidades aos jogadores estrangeiros desconhecidos da maioria de nós e não se usa do mesmo critério com os jovens da formação.
    Dizer-se que vão embora e não demonstram qualidade, parece-me pouco sério e má vontade!
    Assim sendo, quantos foram os jogadores que vieram de outras paragens e não se adaptaram? Dou um exemplo: Kardec! Acho que o mal do rapaz até nem terá sido falta de qualidade... Parece que a adaptação é que foi impossível. Logo, aos miúdos também poderemos e devemos dar o benefício da dúvida.
    Por muito que se argumente, por muitas teses, teorias, opiniões, uma coisa é certa: Há muita má vontade em relação à formação e são colocados muitos entraves e muitas dificuldades em dar oportunidades aos jovens da formação. Porquê? Porque há muitos outros interesses em equação!
    Que diabo! Para que serve a formação se não se aproveita nenhum? Da duas uma: Ou trabalha-se mal e isso é culpa da estrutura ou os miúdos são bons enquanto nas camadas jovens e perdem-se depois na profissionalização... O que não deixam de encalhar ambas na mesma culpa: Falha na preparação sobretudo mental. Logo, pode-se concluir que no Benfica trabalha-se mal!

    ResponderEliminar
  4. Formacao do benfica em 20 anos: Rui Costa e Paulo Sousa. Alguem mais? Nop. E o scp e o fcp? Textos e mais textos de bla bla bla

    ResponderEliminar
  5. Diz-me lá uma coisa: eras a favor ou contra a Escócia "partir naquela estrada"? Isso é o que quero saber!!! :D

    ResponderEliminar
  6. Não perdes pela demora, meu caro.

    Isto sem sequer ler o que escreveste

    ResponderEliminar
  7. Teses, teorias, opiniões sobre a formação são imensas e tão divergentes. O Benfica trabalha mal!? Na minha opinião não, lideramos nas diversas categorias ( não sendo o mais importante), sinal indicador que somos bons, somos o clube mais representado nas selecções dos diversos escalões, sinal que temos qualidade, brilhante desempenho na youth league, sinal que trabalhamos bem. E então o que falha na transicção ?, porquê não chegam à equipa profissionais? Primeiro porque a taxa de aproveitamento é baixíssima e aqui o problema não é só do Benfica, se de cinco anos em cinco anos dois ou três jogadores tivessem sucesso na equipa A era excelente, todos os anos um, um sonho!
    Fala-se que preferimos apostar em jogadores jovens estrangeiros, tudo bem , mas agora existem sanguessugas que sentem o cheiro a dinheiro, no sucesso da formação dos clubes e tratam imediatamente de agenciar os jogadores com maior potencial, de forma pouco séria enganam os miúdos, prometendo dinheiros e dinheiros, boa vida logo aos 18 anos, nunca tivemos tantos emigrantes da bola, muitos em equipas de campeonatos "desconhecidos" mas com ordenados impossíveis de serem praticados em mais de 80 % dos clubes nacionais. Vejam Danilo Pereira, optou pelo Parma em detrimento de renovar com o Benfica, e como Danilo existem outros, não sendo um "brilhante" exemplo da nossa formação André Gomes alguém concordaria em pagar o que aufere no valência.?
    Eu também gostava de ver o Cancelo no plantel, adoro o futebol perfumado do Bernardo, adoro a classe deste miúdo, e tenho seguido o Guedes, que portento de técnica , força e velocidade, agora chega ali um agente fifa qualquer e promete este mundo e outro, !? Como o Benfica ( e não só) poderá defender-se destes tipos!?
    A estrutura do Benfica que comanda e ou supervisona a formação ( volto a frisar) é de excelência, agora as restantes estruturas federações, uefas, fifas deveriam criar mecanismos legais para evitar as habilidades destes sanguessugas.
    O futebol é um negócio, verdade tenho que concordar, mas deverá ser a única actividade profissional, em que todos ganham muito, e a entidade empresarial é a que ganha menos.
    O que desejo é que a formação seja um complemento importante á nossa politica desportiva para o futebol, e quero acreditar que o Bernardo ainda é nosso, e que ele e o Guedes serão uma dupla de sucesso no Benfica, Jesus poderá ter muitos defeitos e de certeza que não dispensaria por vontade dele jogadores como o Bernardo, e lanço um desafio de todos os jogadores que Jesus não apostou, e ou dispensou teve sucesso!? Nenhum, e se existe algum , o homem não é Deus,não pode falhar? Falha assim tanto que nos leva ao desespero!? Tipo o Lima que ontem levou-me ao desespero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada23/9/14 00:29

      Claro que não é só JJ a falhar! Ele está há 5 anos no Benfica, Vieira vai em 13 e em quase 200 contratações... E destas, quantos jogadores vestiram a camisola em campo, sem ser para se apresentarem?
      Não falemos de erros, porque não o são. São sim, conveniências e oportunidades pessoais!
      Para quê dourar a pílula?

      Eliminar
  8. Pronto já li.

    Ora bolas então eu pensava que tinhas escrito alguma coisa interessante, na verdade encheste o tópico de mentiras e desvios de conversa para veres se foges à situação.

    Entretanto, até já concordas que o Bernardo é bom e devia ter ficado COMO O JESUS QUERERIA.

    Engraçado como o teu dogma se criou com uma posição de alguém que não conheces - eu nem disse quem foi - e que poderia até ser mentira só para te gozar.

    A figura ridícula que farias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando contra-opinas com opiniões até gosto de rebater... Quando inventas para não assumir as falhas... Aí ficas a falar sozinho

      Eliminar
    2. Procura lá o post em que eu alguma vez disse que o Bernardo não era bom... Aí sim, começaremos a falar

      Eliminar
  9. Que tristeza… fdx…
    Ao ponto que este blog chegou… Lutas infantis pelo controlo e domínio do "recreio"!!!!!

    Vejam mas é se crescem, rapazes!

    Se é para ler desavenças entre comadres, prefiro o "Querida Júlia" na TVI, o mesmo canal onde o Brunito de Carvalho vai mandar umas pastilhas de Omo lava a Dona branca…

    Egos exacerbados, e carreiras literárias frustradas não alimentam "clicks" e "readers"…

    Só se for dos "reader's INdigest"

    Grow up boys!

    Jose inacio

    ResponderEliminar
  10. epah, mas tu és um dos que acha que o JJ acerta/faz/opina/decide/comenta/afirma tudo aquilo em que se mete, de forma categórica e positiva e acertada????

    O JJ é falível, tens noção disso? ou não?
    E ninguém ma fará mudar de opinião, acerca da sua embirrância com certos assuntos e ou jogadores!
    E ninguém me fará acreditar que "SEM JORGE JESUS O BENFICA JÁ TINHA MORRIDO!!!! " FDXXXXXX FDXXXXXX

    Tenham mas é juízo… é um excelente treinador, mas jamais será um "insubstituível"… Nem um 4 em 5, também…

    Pouca exigência, e fácil contentamento é o que se passa no MAIOR CLUBE DE PORTUGAL! onde somos felizes por ganhar 2 em 5… a história recente diz que este é o topo da felicidade… 2 em 5

    Pois eu sou do tempo em que isto era o mínimo dos mínimos… 2 em 5??? fdxxxxx

    menos de 4 em 5 era derrota, em termos de campeonatos, na minha altura de criança…

    Que tristeza de "ambição" é esta que nos satisfazemos com 1 ou 2 títulos de campeão em 5 anos, e nos sentimos os maiores de sempre!

    Até o Toni (Grande Benfiquista) fez o mesmo, com planteis de "3 sandes mistas"

    De resto… SEMPRE A APOIAR ESTE BENFICA! ESTE TREINADOR! E ESTES JOGADORES!

    Ninguém aqui, presumo eu, quer menos a vitória do Benfica, porque o seu treinador aposta mais ou menos nos "putos" ou joga em 4 3 3 ou 4 4 2…


    <todos queremos GANHAR!!!!!!!!!!!!!!

    José Inacio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha o Viper/BlueEyes/Quid infiltrado e a passar-se por benfiquista. O estilo de escrita é inconfundível.

      Eliminar
  11. Completamente de acordo com o post e com a lógica do mesmo. Pensei exactamente o mesmo, a tentativa de branqueamento dos milhares de posts sempre a malhar no mesmo quando agora são obrigados a reconhecer que estavam errados. A hipocrisia por parte de alguns bloguistas faz mal aos olhos.
    Criticar é fácil quando a ignorância impera e não se sabe do que se fala.

    ResponderEliminar
  12. Harvey Dent23/9/14 09:18

    É, no mínimo, redutora a análise feita. Ora bem, é um gosto falar-se da lógica da não aposta nos jovens, com o falacioso argumento de nenhum outro clube pegar neles até agora. É que aqui há uma falha gritante: 1º O Benfica está em Portugal e em Portugal, mesmo nos demais clubes tb não se aposta nos jovens. Mesmo assim: a qualidade de alguns está aí: Miguel Rosa, Danilo Pereira e David Simão são esteios dos seus clubes. Em 2º lugar, o Belenenses, o Marítimo e o Arouca não são o Benfica. Talvez não. Mas e o que dizer de Luís Felipe, Franco Jara ou Mitrovic? Só para citar alguns das largas dezenas de estrangeiros que vestem a nossa camisola, têm oportunidades e no entanto todos veem que não têm a mínima categoria para jogar no Benfica. Porque será que os "anti-formação" não atacam esses? Onde é Luís Felipe é melhor que Cancelo ou Jara melhor que Nélson? Em país nenhum do Mundo, nem é preciso acompanhar os treinos para o saber... O Luís Martins. Mais uma vez, o autor é falacioso. O português fez um excelente percurso no Gil Vicente, tendo saído para Espanha, onde decerto terá um contrato melhor. A falácia onde está? Em Emerson, o manco. Em desespero, JJ colocou Martins a jogar c/ o Basileia para a CL. O puto estava a fazer um jogo sem comprometer. Mas como JJ é alérgico, só pode, tirou aos 60 e tal minutos. No entanto, Emerson jogava, jogava, jogava.... E Melgarejo?! Tantos o defendiam. E onde está ele agora? Num desterro da Rússia. Atrevo-me a dizer: melhor está o Martins. Outra falácia: nenhum grande clube do Mundo aproveita os nossos miúdos. Não. Porque primeiro são os naturais de lá... A extensão da falácia deste autor e outros que simplesmente não compreendem a formação, nem que NÃO se pretendem um 11 100% formado na Luz, chega a Barcelona. Os catalães têm das melhores, senão a melhor cantera, do Mundo. Quantos jogadores foram aproveitados fora do Barça, vindos da Catalunha? Assim de repente... dois que chegaram ao topo. Fica à esperteza de alguns quais! E é por isso que a cantera é má?!

    ResponderEliminar
  13. "O verdadeiro mea culpa tem é de ser feito por quem durante anos e anos opinou em relação aos Mários Ruis, aos Luis Martins, aos Davids Simões, aos Rosas, aos Moreiras, aos Oliveiras, e quem insinuou sempre razões extra futebol para a não aposta nestes jogadores."

    Que grande tiro no pé Redmoon, que grande tiro no pé.

    Estes jogadores que mencionas são piores que Emerson, Cortez, Menezes, Benito, Luis Filipe, Fernandez, Jara e tantos outros estrangeiros contratados por milhões que tiveram muitas oportunidades e rapidamente se viu não valerem muito?




    ResponderEliminar
  14. Manuel Afonso23/9/14 10:11

    Você aqui está completamente errado. Repare:

    -Tem a preocupação de fazer sentido. Aqui está completamente errado.
    -É coerente e tem uma linha de raciocínio. Aqui está completamente errado.
    -Em oposição, não muda de direcção conforme lhe bate o vento. Aqui está completamente errado.
    -Não tem a necessidade patológica de dizer mal de tudo e mais alguma coisa e também do seu contrário. Aqui está completamente errado.
    -Não sente a necessidade de explicar a cada comentário o quão brilhante é. Aqui está completamente errado.
    -Não tem a necessidade de explicar a cada comentário a nova forma enviesada de provar que tem sempre razão. Aqui está completamente errado.

    A verdadeira questão não é saber se numa discussão com o GB você ganha de 1000 a ZERO. Isto nada diz sobre a sua capacidade intelectual, diz sobre a dele.
    A verdadeira questão é saber o que anda aqui a fazer.
    E não me interprete mal. A minha interrogação tem por base princípios totalmente egoístas.
    É que eu passo por aqui de quando em vez para me rir com os comentários costumeiros. E você estraga-me a diversão.

    ResponderEliminar
  15. Harvey Dent23/9/14 11:25

    Rir, rio eu com a defesa deste texto como verdade absoluta...

    ResponderEliminar
  16. Sendo um recente e assíduo leitor (faz 2 semanas que leio o blog todos os dias) estive ao fim de 3 dias para fugir para bem longe deste blog, isto porque vejo mais "brigas" entre benfiquista que uma demonstração de força por parte de quem ama o clube.

    Aceito e compreendo que tenhamos opiniões diferentes, contudo julgo que esta forma de se expressarem uns contra os outros no blog não é o mais indicado para os leitores.

    Penso que deveriam responder e colocar tudo para fora na resposta ao post.

    Vocês lá sabem...

    el Açor

    ResponderEliminar
  17. REDMOON, haja alguém com bom senso e capacidade de interpretar o lógico...

    Parabéns pelo texto!!

    ResponderEliminar
  18. Ricardo Matos24/9/14 16:28

    Obrigado por publicarem o meu comentário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Matos25/9/14 15:20

      Eu falava do comentário anterior a este!
      Um grande e crítico...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking