O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

É só Paulo Bento o culpado?

. 30 comentários

Na minha opinião, não. 

Paulo Bento é o reflexo de uma estrutura virada para o negócio e não para o futebol jogado, para os resultados desportivos. 

Ora se assim não fosse, seriam os dirigentes a impor desde logo a proibição da entrada de agentes no hotel da selecção. Não só não acontece, como algumas das vezes até são eles que os acompanham.

Se assim não fosse, quaisquer favorecimentos ou deferências especiais dadas a clubes estrangeiros seriam proibidas. O que não acontece.

Se assim não fosse, jogadores com condutas questionáveis não seriam autorizados a integrar os trabalhos da selecção. O que não tem acontecido.

Se assim não fosse, Paulo Bento no final do Mundial do Brasil teria sido dispensado, por incapacidade clara em escolher uma selecção capaz. Paulo Bento não foi capaz de se mostrar imparcial quanto toca a escolher jogadores. 

Na realidade, o comprometimento entre os vários "poderes" do futebol pouco quer saber dos resultados da selecção. A promoção de jogadores na selecção vem desde Scolari e é a única coisa realmente importante quando olham para a selecção.

Tenho muita pena que Humberto Coelho se disponha a dar a cara por isto.

Mas todo este descalabro tem uma face dupla: Fernando Gomes e Tiago Craveiro, a liderança bicéfala da FPF.

Depois de dizer que "fomos incompetentes", o que dirá agora Fernando Gomes? Ou será que está sem tempo, preocupado com as suas ambições pessoais e com o garantir do monopólio do amigo Oliveira, que a Liga colocou em causa?

Paulo Bento tem a sua quota de culpa, sem qualquer dúvida. Mas está longe de ser o único culpado.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Não... mas a selecção estar mal é só algo muito positivo porque queremos o Fernando Gomes fora.

    E a minha selecção é o Benfica.

    Já agora... para aqueles que dizem que a selecção é do Benfica, o André Gomes e o Ivan cavaleiro saiem do Benfica e jogam logo... curioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troza, então pergunto-te isto: "queremos" o Fernando Gomes fora significa o que^? Nós, os adeptos? Nós o Benfica?

      Saem do Benfica e passam para a alçada do Mendes, por isso jogam!

      Eliminar
    2. Nós os adeptos.

      E quanto aos jogadores, até pode ser isso. Mas é porque há o mito de que o Benfica manda na selecção e isso é falso.

      E a selecção estando mal também será meio caminho andado para afastar muito abutre do futebol português.

      Eliminar
    3. Nunca ouvi falar nesse mito, até porque não tem qualquer cabimento.

      E se os adeptos querem, o que deve querer o Benfica?

      Eliminar
    4. Nunca ouviste falar no mito de o Benfica mandar na selecção? Basta ver as declarações do Duda há pouco tempo...

      O que deve querer o Benfica? O melhor para o Benfica. Eles têm mais informação que nós e eles têm de saber medir as consequências das hipóteses que têm à frente. Coisa que eles sabem ou deveriam saber e eu não. De certeza de que um quebrar de ligações bruscas com Fernando Gomes pode causar danos que nós não sabemos... além de que eles têm a máquina para deturpar tudo e fazer o Benfica sair mal na fotografia... ou pelo menos proteger o presidente da federação (se eles conseguiram abafar o apito dourado...).

      Mas como adepto e do que vejo escrito em muito lado, todos nós queremos quem está lá fora. Portanto, como adepto muitas vezes ignorante, se a selecção estiver muito mal, pode sempre haver uma limpeza ali por força das circunstâncias. Não vamos esquecer que a selecção estando bem, implica que esses gajos fiquem lá sempre. Até podemos mudar para outros iguais, mas se formos rodando, havemos de parar em alguém decente.

      Eliminar
  2. BENFIQUISTA DE GAIA8/9/14 10:27

    o vieira tambem tem culpa por ter apoiado um dos seu amigos para a federacao......

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão que a estrutura é peça fundamental, na engrenagem que faz qualquer selecção e qualquer clube funcionar. No entanto se tiveres um treinador forte, ninguém entra no balneario, ninguém se impõe ao que ele quer fazer. Tens o caso do nosso Jesus. Faz o que quer e não o que lhe mandam fazer.

    A selecção precisa de alguém que saiba bater com o punho na mesa, não alguém que deixa o Bruma de fora, chama o 3º Guarda Redes para o Banco e nem sequer sabe responder ao jornalista.

    Foi engraçado, para fazer a transição Queiroz europeu, mas já no mundial devíamos ter tido outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua última frase é lapidar. 100% de acordo.

      Já quanto à primeira parte, penso que um treinador tem que ter no seu balneário o seu "forte", mas nunca será uma ilha. Ou seja, é contratado para um lugar, para fazer o seu melhor, mas sempre para obedecer a uma estrutura e a objectivos claros e não para ser ele o topo da pirâmide.

      A selecção precisa, acima de tudo, de alguém que chame os melhores do momento, não importa onde joguem. Precisa de um seleccionador que passe os seus dias a ver jogos e jogadores por esse país fora e que não escolha com base em relatórios alheios ou pedidos.

      Eliminar
    2. A selecao precisa de um treinador com carisma e que quando fale,diga alguma coisa.
      Entre outras coisas....

      Eliminar
  4. Anónimo8/9/14 10:32

    Só em Portugal é que um seleccionador diz que tem responsabilidades na má prestação do mundial mas não vê razões para se demitir. Esta semana tem o desplante de afirmar "Fiquei menos competente depois do Mundial" e não há ninguém que o mande embora. Daqui a 1 mês a não ser que apareça um super ronaldo como aconteceu na Suécia, enfardamos na Dinamarca e depois sim, xau Laura, P.Bento sai da mesma maneira que entrou.
    Ontem nos programas da bola, a propósito dos problemas balneario com carvalho, bosingwa, danny, falou-se de ter havido um problema com um jogador num treino que foi-se sentar no banco suplentes numa semana que tinha sido dificil para ele por motivos pessoais e o mesmo nao tinha sofrido consequencias. Sabem que jogador era?

    Ricardo Fontes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi essa referência. Não sei quem é. Mas talvez isso se resolva.

      Eliminar
  5. Caro Shadows, quando falas numa estrutura incompetente e excluís Humberto Coelho, se calhar por ser benfiquista, vemos que é difícil alguma coisa mudar. A selecção deveria ser superior aos clubes, deveriam ser convocados os jogadores em melhor forma e não aqueles que só por vestirem determinadas camisolas são investidos de uma qualidade extraordinária. Que moral existe numa federação que tem na sua estrutura um vice-presidente - João Pinto - que foi condenado por fuga ao fisco? Como é possível um titular da selecção não ter um minuto de jogo esta época como é o caso do João Pereira!! Agora já não serve o André Almeida? E o André Gomes - logo no dia em sai uma notícia que existiu uma proposta de 18 milhões - que fez para merecer ser titular (jogou 45 minutos no Valência), por exemplo, em detrimento de Adrien? Se calhar um é agenciado pelo Jorge Mendes o outro não! As convocatórias apenas são o espelho da podridão que reina no nosso futebol, que favorece alguns, em detrimento de todos. Era fundamental uma cultura de exigência e uma limpeza de mentalidades. O futebol em Portugal, apesar de poucos se terem apercebido disso, é bem mais que 3 clubes e jogadores agenciados pelo Jorge Mendes.
    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, pelo contrário. Daí ter mencionado Humberto Coelho pelo nome e lamentado que ele permaneça a dar a cara por isto.

      O problema começa logo nos dirigentes que são coniventes e participantes em negócios, directa ou indirectamente. Portanto, como podem dirigentes destes escolher alguém imune às pressões?

      Eliminar
  6. Futebolmente falando-Paulo Bento =culpado!

    ResponderEliminar
  7. Não, não é só Paulo Bento o culpado: o maior é o Jorge Jesus que não ligou nada à formação e não apostou como devia no André Gomes e no Ivan Cavaleiro e agora que era preciso, chegou-se à conclusão que nem sequer para uns albaneses chegavam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tas enganado, o bento escolhe as piores equipas e faz mas escolhas.
      O JJ nao tem nada a ver com as escolhas do paulo tanso.

      Eliminar
    2. Tim, quando quiseres discutir este tema com seriedade, volta que és bem vindo.

      Eliminar
  8. Santo Tirso8/9/14 12:02

    Caros Benfiquistas: tenho estado ausente com as minhas opiniões sobre os temas colocados,mas continuo a ler todos os comentários e no caso relacionado com a nossa Seleção direi o seguinte: há falta de jogadores com qualidade e não vejo num horizonte próximo,substitutos á altura para compensar as saídas daqueles que deram muito á seleção e até o Ronaldo está numa fase descendente o que é normal.
    Espera-se o aparecimento de novos valores com melhor qualidade do que aqueles que no momento podem der o seu contributo á Equipa das Quinas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como esses valores surgirão se as portas dos grandes clubes, com uma excepção, estão fechadas aos jogadores portugueses?

      (Saúdo o teu regresso aos comentários!)

      Eliminar
  9. Anónimo8/9/14 13:08

    Acho que a Selecção tem vários problemas...
    Desde logo que terminou o Mundial, e toda a gente com responsabilidades assumiu fracasso mas continuam lá exactamente os mesmos à excepcção do médico, como se o médico fosse responsável pela táctica, se os jogadores estavam lesionados convocavam-se outros, quem não tem cão caça com gato! Agora nos treinos até exigem que a ambulância esteja o mais próxima possível dos jogadores (isto é o cúmulo do ridículo)!!
    Depois temos o Ronaldo com declarações lamentáveis no Mundial e após o Mundial, acham que isto cria bom ambiente?
    Destes novos convocados, o sonho de um deles não era ser chamado e jogar... Era conhecer o Ronaldo em pessoa!!!
    Já é tempo de sentarem o Patrício por uns tempos, não dá segurança à defesa (tipo Artur - a qualquer momento pode dar frango).
    O João Pereira e Ricardo Costa titulares?!?! O André Almeida e o Neto servem para quê?
    William de Carvalho está uns furos abaixo, também já se acha a última bolacha do pacote - O Adrien está em muito melhor forma!
    Não se percebe como o Bruma é trocado por um GR, foi contra este tipo de equipas que Pauletas e por aí adiante, marcavam muitos golos e faziam os jogos das suas vidas! O Bruma mete o Cavaleiro num bolso em técnica, força, remate, etc (aqui talvez o Cavaleiro será melhor tacticamente)
    Não sei quantas estreias nos convocados, para apenas se estrear 1 durante o jogo...
    Paulo Bento nunca foi nem será bom treinador e/ou seleccionador, nem tão pouco líder de um grupo, e isso tem-se provado!!!

    Duriense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As opções de Paulo Bento são mesmo um fracasso. Mas e a estrutura não soube confrontar o seleccionador no final do mundial, se tinham intenções de o manter no lugar? De o questionar se seria capaz de mudar de rumo?

      Eliminar
  10. Anónimo8/9/14 13:52

    Não Paulo Bento não é o único culpado, mas é um dos culpados.

    Falando só do jogo de ontem...

    Que sentido e vantagem teve ele tirar ao intervalo Vieirinha e meter Ivan Cavaleiro? O que é que o Ivan fez a mais que o Vieirinha não tenha feito?! (reparo: eu gosto do miudo Ivan, mas factos sao factos...)

    Que sentido fez tirar Ricardo Costa e meter Miguel Veloso (um jogador que ainda nem 90 minutos jogou pelo seu clube)

    A entrada de Ricardo Horta mexeu com o jogo...mandou uma bola á barra!
    De resto...é sempre os mesmos vedetas
    o mesmo esquema tactico

    Que fez o Eder em campo?! ..o gajo até tropeça na bola!
    Havia necessidade de perante uma equipa tao fraca (segundo diziam, mas que ganhou) ter um meio campo com 3 medios?
    Porque nao apostou num meio campo com William e Adrian (nao sou sportinguista, obviamente, mas ao menos estes 2 jogadores jogam juntos na mesma equipa, ja se conhecem , e digamos ...Adrien é melhor, atualmente, que o Moutinho)..

    Na frente de ataque jogava com 2 avançados. É o que um treinador faz quando quer ganhar o jogo!

    Por fim, Joao Pereira, que esteve na iminência de ser dispensado do Valencia...joga na selecçao nacional...mas o Andre Almeida, que tanto joga a médio ou a lateral no Campeão Nacional, nem sai do banco...

    Sexta joga o MAIOR.

    DH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Mas não te parece que pendurar o Paulo Bento na forca não será uma solução insuficiente?

      Eliminar
  11. Anónimo8/9/14 15:20

    A culpa é do Jorge Jesus, do Filipe Vieira e do treinador de GR do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, já descarregaste o teu neurónio por hoje.

      Eliminar
  12. Bento nao inspira ninguem, nem tem o minimo de conviccao para me por a olhar para ele sem me sentir desinspirado
    A unica pessoa que acredita nele sera mesmo ele proprio.
    Sa cristao na igreja seria ideal pa aquela carinha de pato bravo que demora 3 minutos pa dizer 2 palavras sem ter ideia nenhuma da merda que disse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se inspira ou não não sei. Até porque no Euro 2012 a restação foi muito boa. O que parece claro neste momento é a incapacidade do Paulo Bento de fazer diferente.

      Eliminar
    2. Nao sabes mas sei eu,no euro correu bem mas ficou-se por ai.
      As qualificacoes foram o fadinho do costume.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking