O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Aproveitamento da Formação: E se a culpa não for do Jesus...?

. 25 comentários
Pois é, mais um braço a torcer aqui pelo GB...  Mas infelizmente não será só para mim, mas também para todos os que acham que o Jesus não aposta na formação porque não têm qualidade.

Eu sintetizaria tudo numa frase: "Um verão onde o "todo o poderoso" ditou o que deveria ser o Benfica".
Tanto quanto foi possível com quem conhece bem o esquema do "Todo Poderoso", foi ele que decidiu fazer a cabeça dos jogadores contra o que estava no plano de Jesus para esta temporada, que integrava João Cancelo e Bernardo Silva, contudo era um plano que o empresário dos jogadores entendeu que não defendia os seus interesses - tremenda estupidez! - e encontrou uma solução para a saída destes através do fundo Meriton.

Ivan Cavaleiro foi um dano colateral que Jesus, compreensivelmente, não se preocupou por não se tratar de um jogador difícil de substituir, porém útil e poderia ficar na Luz.

Já Gonçalo Guedes está desde o início da temporada identificado para ser chamado à equipa principal quando completar 18 anos - neste aspecto o SLBenfica irá defender os seus interesses pelo facto de ainda só ter 17 anos, ao contrario do que fez o Sporting com o Bruma, por exemplo.

Ou seja, o "todo poderoso" entendeu meter na cabeça dos miúdos que poderiam ganhar mais dinheiro se aceitassem sair do Benfica e que, principalmente, poderiam jogar com mais regularidade. No SLBenfica, Jesus iria ter mantê-los na "sombra" de Maxi, Enzo, Salvio e Gaitan, mas sabia que iria chegar o momento deles, até porque estes "craques" não iam durar sempre e os jovens estavam no primeiro ano no plantel principal do Benfica.

Porém, o "todo poderoso" teve uma acção fundamental e com isso levou esses três jogadores da Luz, sobrando o Gonçalo Guedes (que não lhe pertence) e que já está a trabalhar integrado com regularidade para poder estar pronto para "ir jogando" quando fizer 18 anos.

Quanto a Nelson Oliveira, o "problema" não é - como muitos advogam - a falta de trabalho ou o vedetismo. O "problema" é a concepção de jogo do jogador ser muito diferente daquela que tem o treinador. O dito "problema" já eu aqui também o referi muitas vezes que é a forma individualista de o. Nelson Oliveira ver o futebol. O Nelson só será jogador de futebol se acontecerem uma de duas coisas: 1) Se não continuar a pensar como o Ibrahimovic... Só que o Ibra é um fenómeno, ele não é; 2) Se tiver um treinador que acredite nele e o mude como Jesus mudou o DiMaria que também parecia que jogava futebol sozinho e se tornava inconsequente.

Seja como for, o Nelson Oliveira será, se nada mudar, a próxima iniciativa de afastamento de um jovem da formação do Benfica. O "todo poderoso" irá procurar levá-lo ao que tudo indica para o Zenit quanto estes tiverem uma vaga de estrangeiros.

O SLBenfica tem imensos jogadores de qualidade a despontar na formação. Nuno Santos, Renato Sanches, Romário Baldé, Guga, Kevin, João Nunes, Fábio Cardoso, Nelson Semedo, etc. Entre estes estarão seguramente jogadores que poderão integrar futuros planteis do Benfica... Desde que o "todo poderoso" não lhes meta na cabeça que não devem esperar (e ganhar menos) durante um ou dois anos, irem jogando até ao momento em que se tornam definitivos.

Portanto, a opção correcta era a opção 15... E isto vai obrigar a dois tipos de "mea culpa":

1. O meu!
Que não acreditei quando Jesus publicamente afirmou - e bem - que os jogadores saíram para irem jogar com mais regularidade do que o Benfica lhes poderia proporcionar este ano, tapados pelo Maxi, Gaitan, Enzo e Salvio. Jesus foi claro quando disse que os empresários fizeram com que eles não permanecessem na Luz.

Se o plano de Jesus seria lançar esses jogadores ao longo do ano, gradualmente e conforme fosse possível rodar a equipa, aos quais ia juntar o Guedes quando completar os 18 anos e ficar "blindado" dos interesses externos... Então o Benfica by GB tem mais é que valorizar esse plano porque era o tal plano que sempre foi pedido e defendido por mim... E que afinal era o que estava na cabeça do treinador, o tal que NÃO ESTAVA a aligeirar responsabilidades quando publicamente assumiu os motivos da saída dos jogadores.

Jesus esteve bem e foi honesto! O Benfica by GB duvidou... e mal.

2. O vosso!
Porém... Sempre que aqui defendi a integração destes jogadores no plantel (Cancelo, Ivan, Bernardo) muitos foram os que defendiam que não, porque não tinham qualidade. Muitos defenderam a saída dos jogadores, não pelos verdadeiros motivos, mas porque não tinham qualidade.

Pelos vistos estavam errados! O treinador contava com eles porque tinham qualidade, agora obviamente não poderiam era ser opção na frente dos quatro titulares, experientes de grande qualidade.

Eu fui capaz de fazer o meu "mea culpa". Veremos quem é capaz de fazer o seu...

E esta hein, como vão agora os nossos criticos da aposta na formação "descalçar esta bota" de que afinal o Jesus até concorda com muito do que aqui tem sido escrito, porém injustamente apostado ao treinador como ele não valorizando???
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Quanto ao ser verdade ou não o que o JJ disse não sei, mas já disse aqui... tu às vezes davas a ideia de querer as coisas à força e não é bem assim. Se for esse o plano, eu estou de acordo. E mais... se der para o torto (leia-se, os jogadores serem piores do que aquilo que aparentam ser ou não mostrarem ter futuro) eles não têm de ficar só por que sim... da mesma forma que, se tiverem maior potencial que aparentam, tem de se fazer tudo por eles (menos por os interesses do Benfica à frente).

    Já agora, parabéns por este texto: não só pelo conteúdo mas principalmente pela forma que expuseste a tua opinião desta vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. troza, eu NUNCA disse que a integração dos jovens deveria ser numa óptica de canibalizar os melhores jogadores nem mesmo boas oportunidades de mercado de contratação de jovens jogadores de qualidade...

      Eliminar
    2. Eu não disse que disseste. Disse que davas a ideia.

      E vai ler o que escreveste e vais ver que, por vezes, bem davas a ideia de que tinha de ser para ontem e que era uma obrigação...

      Já vi que era mais forma de escreveres do que a tua ideia mesmo. Mas davas mesmo a ideia de que tinha de ser e era para ontem e que tinha de ser independentemente das coisas.

      Tu desta vez escreveste e só cometes um erro: falas dessa hipótese de terem feito a cabeça aos jovens como se fosse 100% verdade. Até pode ser, mas sem provas é uma hipótese como aquelas coisas que se diziam que os jogadores não podiam com o JJ (até nem deves ter sido tu porque eu nem sempre olho para o nome do autor por estar a ler os textos onde não devo). E assim dás a tua opinião perante aquilo e, pela primeira vez, mostras alguma confiança naqueles que trabalham todos os dias para levar o Benfica aos títulos (repito o que disse: talvez pela forma como escrevias, era a ideia que tinha é que havia uma grande falta de confiança em quem estava na frente).

      Daí ter dado os parabéns pela forma como escreveste. Escreveste menos agressivamente que a maior parte das vezes. E só por isso, finalmente se percebeu que tu acabas por defender o que a maioria defende... pelo menos da minha parte.

      Eliminar
    3. Sub-escrevo na totalidade o comentário do Troza22 em relação ao Benfica By GB e acrescento mais; infelizmente muitos dos textos que são aqui colocados por alguns dos escribas deste blogue, tem como base a pura especulação; ou são mesmo um exercício altamente especulativo realizado pelos próprios, principalmente se a especulação serve para sustentar as ideias pré-concebidas dos autores dos textos e assim poder atacar e dizer mal desde LFV, a passar, imagine por Rui Costa e acabar em JJ. Infelizmente tudo serve para denegrir todos aqueles que actualmente servem o Benfica, logo o próprio Benfica.

      João Santos

      Eliminar
  2. Como é que sabes que essa é a história verdadeira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela (grande) proximidade com o todo o poderoso, por parte de quem a proferiu

      Eliminar
    2. E quem a proferiu? Gostava de saber para até perceber melhor o post. Foi alguma noticia que saiu ?????. Obrigado

      Eliminar
  3. Voces aqui fazem-me lembrar uma altura da politica mundial que teve por nome de Guerra Fria e as campanhas de propaganda existentes dos dois polos em choque, parecem cassetes riscadas sempre a repetir a mesma lengalenga sem perceber que tudo em exagero cheira mal.
    So li a parte do Bruma e da parte que comparam com Guedes, e mais uma vez tenho que fazer uma simples contextualizaçao da historia recente ja que parece que apagam isso e transformam essa mesma historia à vossa medida, mas tu queres me dizer que o Bruma subiu ao plantel principal do Scp so pelo simples facto de ter talento, ou et foi pelo caso de NECESSIDADE da propria equipa?
    Tentas ser serio, mas nao o consegues ser.
    Saudaçoes.

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada22/9/14 20:47

    Argumentação muito rebuscada... A menos que o escriba By GB seja alguém da estrutura e deite cá para fora o que lá dentro não lhe aceitam... Só assim se entende o colocar palavras como ditas por A ou B!
    Porque isso de dizer que alguém ouviu... é muito aldeão!
    Eu, acredito no que ouço e vejo! Porque tudo o resto, não passa do diz que disse!

    ResponderEliminar
  5. Bom texto,este mendes vai ajudar a acabar com o futebol ou com a paixão por ele.os fundos São neste momento um grande problema mas também uma grande solução em Portugal,senão nem na liga europa um clube português se aguentava.bem acredito sobretudo que o Bernardo o João e o ivan tenham que crescer e se o rui costa foi para o fafe então estes também podem ser emprestados.no Benfica estariam no banco.miguel gomes

    ResponderEliminar
  6. Há muito tempo que sei que não se pode conhecer a verdade só olhando para um lado da história. Recentemente também ficou claro que o Danilo só não continuou no Benfica porque não quis... ele e o seu empresário, claro. A desculpa na altura foi que não era uma aposta. E depois foi uma aposta de um clube italiano para ser emprestado a um clube cipriota... mas quem está preocupado em não ser aposta e escolhe um clube onde também não é "aposta"?

    Também nunca disse que os jogadores Cancelo, Ivan e Bernardo não têm qualidade. Aliás, defendi que emprestar jogadores não é desvalorizar os jogadores ao contrário de outros que parece que acham que só são emprestados os que não têm valor (e também o Jesus pensa o mesmo quando deu o exemplo do Rodrigo). Sempre achei que quer estes deste ano quer o Nelson nos últimos anos saem porque é uma decisão dos mesmos e dos seus empresários, mais do que da SAD. Aliás, as escolhas dos jogadores são muitas vezes as mais erradas para a sua progressão profissional mas excelentes opções para os empresários (mas o campeonato inglês não tinha sido melhor para o Nelson o ano passado?). Além disso, o Jesus nunca escondeu que quer jogadores que estejam de alma e coração no clube.

    Por isso mesmo, jogadores que fiquem a pensar que vão ser titulares, quando têm pela frente jogadores de créditos firmados, só mesmo para depois ficarem contrariados. Agora, jogadores que trabalhem e tenham qualidade terão sempre as suas oportunidades. É mais do que óbvio que o Jesus não quer saber de nacionalidades. E muito menos que tenha algo contra os seus compatriotas.

    Jesus quando apostou em jogadores portugueses eles invariavelmente chegaram à selecção. Quer no Benfica quer noutros clubes (Ruben Amorim, Rolando entre outros). E não é por não dar a titularidade a um jovem que não gosta dele e que não acredita no seu valor, como é exemplo disso o Eliseu.

    Um treinador está intimamente dependente dos seus jogadores para ter sucesso. Já um empresário não está quase nunca dependente de um jogador nem do seu sucesso desportivo. Aliás até há uns que ganham mais se eles passarem o tempo a saltar todos os anos do que ficarem sempre no mesmo clube. Por isso já era altura de alguns jogadores prestarem mais atenção em quer que eles sejam melhores porque isso é bom para todos, do que nos que só querem lucrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo e acrescento mais, hoje infelizmente é habitual de ver nas bancadas dos jogos dos escalões mais jovens... e não estou a falar dos juniores, uma quantidade de agentes que já tem em carteira ou preparam-se para ter muitos desses miúdos que alindam estão a dar os primeiros pontapés na bola. Então ex jogadores profissionais, hoje metidos a agentes é ao pontapé. E tenho a certeza que o Benfica By GB, que pelos visto acompanha de perto está realidade, sabe-o bem; ou alguém pensa que aquelas constantes declarações infelizes do Nelson Oliveira enquanto andava emprestado e agora mais recentemente as do Ivan... foram pensadas pelos próprios.

      João Santos

      Eliminar
  7. Não sei se acredito muito nisso. Até pode ser verdade mas apenas aproveitou o facto de JJ apostar pouco nos jovens. Foi com essa realidade que o todo poderoso pode ter convencido os jovens jogadores...pq de resto tenho sérias dúvidas. Tivesse JJ hábito em apostar nos putos e nenhum deles saia do SLB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que idade tens? Deves ser ainda uma criança; pois se fosses adulto, saberias bem que as ultimas grandes apostas em jogadores formados no Benfica desde os anos 70, aconteceram em três ocasiões distintas: 1) lançamento do jovem de 17 anos de seu nome Chalana; a seguir houve uma ou outra tentativa... Cavungi, Tueba e mais um ou outro jogador que a maioria do pessoal nunca ouviu falar... depois foi a aposta no talentoso, mas fisicamente fraco Samuel... até se chegar á 2 aposta com a primeira geração campeã mundial de sub-20 e depois com a segunda, o que faz TRÊS consistentes apostas nos últimos 40 anos. JJ só é treinador do Benfica há cinco anos. Fica sabendo que o ultimo treinador do Benfica que por mote próprio ia tentado lançar um ou outro jogador vindo dos juniores era Inglês, um SENHOR e dava pelo nome de John Mortimore... Sabes quem é e quem foi?

      João Santos

      Eliminar
  8. Vou fazer aqui uma excepção ao silêncio que prometi acerca deste e de outros assuntos que emanam da pré-epoca do nosso clube este ano. Tudo isto escrito assim é muito bonito e perfeito para justificar uma mudança de opinião baseada segundo percebi numa outra informação presumo eu de fonate mais fidedigna que as que o Geração by GB teria anteriormente. Mas nada disto teria acontecido se o Benfica realmente tivesse querido manter os jogadores no plantel. E eu não acredito que o Benfica tivesse tido uma parte tão fraca neste negócio.
    Pois! NEGÒCIO! E que ninguém duvide disto nunca.
    E agora vou voltar para a caverna onde estava em retiro que eu gosto mais de os ler a vocês do que me ler a mim próprio.

    ResponderEliminar
  9. Nao ha qualquer mea culpa a fazer pelo menos por aqueles que apenas sempre se recusaram a aceitar um preconceito de Jesus para com jogadores portugueses ou da formacao e se limitam a confiar nas opcoes tecnicas de quem trabalha diariamente com os jogadores.
    Ricardo Gouveia

    ResponderEliminar
  10. O The Guardian fala numa suposta investigação ao Jorge Mendes pela Fifa.

    ResponderEliminar
  11. a historia até pode ser verdade mas duvido muito, se no caso do cancelo e do cavaleiro até acho que seria fácil convencer os jogadores a saírem no caso do bernardo acho isso muito mais difícil até porque se o clube dissesse aos jogadores vocês ficam porque vão jogar eles tinham ficado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me leves a mal, mas pelo teu comentário vê-se bem que não sabes como se processa o mundo dos bastidores do... ia escrever do futebol profissional; mas corrijo para o mundo do desporto altamente profissionalizado.

      João Santos

      Eliminar
    2. pelo teu comentário quer dizer que tu conheces então diz lá para quem trabalhas.

      Eliminar
  12. Adorei! Ai se o spilberg te mete a vista em cima....

    Tu realmente tens muita lata!

    Sendo por momentos lerdinho e faZendo de conta que tudo o que escreves são verdade (algumas são) não achas que é muito mau chegares aqui e dizeres "alto lá pessoal que as milhe tas fontes (hahaha fontes) que eu fui tendo ao longo dos tempos estavam erradas mas agora é que é"?

    Depois queixas-te de as pessoas vêm aqui só para atacar os escribas e não o conteúdo! De que estão vocês a espera? Que os outros não tenham memória?

    Tudo isto seria muito bonito se tu realmente desta vez até tivesses mesmo boa informação! Infelizmente não tens!

    Já tive várias vezes oportunidade de escrever alguns comentários em que ficava óbvio que vocês aqui não têm info nenhum! Na altura da apresentação do avançado, em que aqui se jurava que o campbela assinaria no ultimo dia passei por ca e disse que sabia que era falso. Assim foi! Na altura da assinatura do Jonas escreveram vocês que ele já tinha exames médicos feitos e que assinaria no dia seguinte. Vim aqui e expliquei que tinha havido um problema boa exames e que teria que os repetir, como tal não assinaria no dia seguinte e só assinaria se tudo estivesse ok. Assim foi!

    E vocês continuam!

    Nem vou comentar grande coisa deste post porque é uma grande treta!

    Ainda assim deixo-te uma pergunta: se o Nelson Oliveira tivesse qualidade que permitisse esse negócio com o zénite achas que não teria já acontecido o mesmo que dizer ter acontecido com o cancelo e b silva? É que o homem já foi emprestado 4 vezes....não faltaram oportunidades de lá ficar! Porque será que nunca ficou? Porque é um visionários que apenas tem o problema de ver o futebol de forma diferente!

    Haja saúde!

    Benfiquista atento

    ResponderEliminar
  13. Não é que se trate de te dar razão. A verdade é que insististe tanto na questão, que se tornou em algo banal. Se Jesus iria apostar ou não, só Deus sabe o que se passa naquela cabeça. O cerne da questão é que a maioria das pessoas só estava farta de bateres sempre na mesma tecla.

    Eu pelo menos gostaria de estar a ver o Bernardo ao invés do Talisca.

    ResponderEliminar
  14. Ricardo Matos24/9/14 10:25

    E aqui está o motivo porque este blogue continua a atrair muitas visitas mas continua sem verdadeira credibilidade!
    Ontem as fontes eram umas, hoje são outras. Há meas culpas mas, pelo caminho, as insinuações e acusações gratuitas foram tantas que vocês poderiam ser levados a tribunal.

    Quando há uns posts atrás respondiam às vossas acusações dizendo que a única palavra oficial sobre o assunto era de Jorge Jesus vocês continuaram a afirmar que ele mentia.
    Ele que disse que eram os empresários que andavam a fazer os jogadores queimarem etapas de formação e vocês aproveitaram a frase para afirmar que ele obrigava os jogadores a queimarem etapas sozinhos, distorcendo o sentido do que foi dito.
    Isto que vocês agora escrevem era tão óbvio que só viciados em serem contra o nosso treinador é que não o compreenderam.
    Eram preciso fontes? Não, bastava olharem sem preconceitos para o que disse Jorge Jesus.

    Falharam e continuam falhados porque vocês ainda não chegaram ao âmago da vossa própria realidade.
    Se as pessoas vos respondem com argumentos extremados - e, talvez, errados - é porque vocês se colocam a jeito e usam de pseudo-argumentos (porque sem sustentação real) extremados para acusarem quem trabalho no e pelo Benfica.
    Isso sim é que é caso para um mea culpa, mas vocês ainda não conseguiram reflectir sobre essa parte do vosso comportamento.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking