O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Os euros podiam esperar

. 30 comentários
Oblak fugiu há um ano. Na altura entendi. Bem, o puto já viu que no Benfica nunca mais calça, anda de empréstimo em empréstimo a clubes pequenos que não fazem parte das estatísticas da bola, e achou por bem ir à sua vidinha.

Voltou por intervenção diretiva (julgo), esperou a sua oportunidade, quando ela chegou segurou-a com as duas mãos, e nunca mais largou a baliza encarnada... Mas... Voltou a fugir. E ninguém foge assim sem alguma promessa e futuro assegurado.

E se da primeira vez entendi a fuga, desta segunda vez já não entendo tão bem. Não está em causa a saída. Pode ter ambição, querer um outro campeonato, mais dinheiro... Mas podia ter escolhido sair com dignidade, e isso não fez...

Luís Filipe Vieira disse que Oblak foi oferecido de volta ao Benfica mas que... Vieira não quis. Não sei se foi ou não oferecido, mas acredito que terá sido, direta ou indiretamente, não acho que LFV fosse suficientemente maluquinho para inventar uma coisa dessas mas, seja como for, aqui estou de acordo com o Presidente...

Oblak não merece o Benfica, e acolhê-lo de volta seria abrir um precedente grave na minha opinião, e mostrar ao mundo que o nome Benfica serve até para ser gozado e abusado por um “chavalo” que até hoje, no mundo da bola, fez muito pouco.

Eu bem sei que Oblak tinha o apoio da massa associativa encarnada. E nela me incluo. Defendi, como quase todos os Benfiquistas o seu regresso à Luz quando andava de empréstimo em empréstimo... para jogar. E jogou. E o Benfica teve uma época formidável, e o Oblak nunca perdeu um jogo, e teve pouquíssimos golos sofridos...

Mas... E aqui vem o meu “mas”... As estatísticas são magníficas mas...

Tal como escrevi neste texto de 16 de Fevereiro Oblak pede para sair para poder evoluir , foram muitos os jogos ganhos pelo Benfica sem ver Oblak tocar na bola. Houve jogos que esperei ansioso para que as equipas adversárias do Benfica fizessem qualquer coisa ofensivamente para eu poder ver Oblak fazer uma grande defesa.

Oblak poderá ter trazido confiança à equipa, mas há que dizer, o grande mérito da excelente performance defensiva do Benfica na segunda metade da época passada não foi mérito de Oblak. Foi muito mais mérito de Garay e Luisão, que tiveram uma época extraordinária, quer a atacar quer a defender, que não permitiam sequer que a bola chegasse perto da nossa baliza.

Foram muitos os jogos em que vi o Benfica vencer sem que Oblak tocasse na bola… Pelo caminho vi-o dar um ou dois “franguitos”, coisa normal atendendo à idade… E vi-o fazer 3 ou 4 daquelas defesas que eu chamo “do outro mundo”… Mas essas até Artur as faz de vez em quando... Para analisar as capacidades de um guarda-redes é preciso vê-lo à prova num período mais longo de tempo... Contra a Juventus Oblak foi grande mas… foi tudo, e mais não vi.

Quero com isto dizer que Oblak não é tão bom como alguns pintam? Não sei… O que quero dizer é que ainda hoje não sei ao certo quanto vale Oblak…

Os sinais que chegam de Madrid dão conta de que Simeone não parece muito satisfeito com o esloveno, que prefere um consagrado como Valdés… Fala-se em empréstimo, e se Oblak for emprestado, duvido que o seja a um clube de topo como o Benfica com presença certa na Liga dos Campeões…

Jorge Jesus nunca falou de Oblak como se tivesse um génio na baliza… Preferiu sempre muito mais valorizar a performance defensiva da equipa do que o mérito do seu guarda-redes… Mas agora parece que o “grande” Simeone pode também não achar que está ali um génio das balizas, e se calhar, por ser o Simeone a achá-lo já alguns vão dar mais crédito ao Jorginho do Céu e dar-lhe alguma razão e legitimidade para as suas dúvidas. Sim, porque ele via-o a treinar, coisa que nós não víamos.

Como disse, não sei quem está certo no meio disto tudo, o próprio Paulo Futre levantou algumas dúvidas em torno do futuro de Oblak com as suas recentes declarações mas, será seguramente um jogador cuja carreira vou acompanhar de perto para perceber ao certo até onde o seu talento permitirá chegar.

Acho que Oblak errou. Ter ficado na Luz mais um ano com titularidade garantida e Liga dos Campeões para jogar, teria sido mais uma etapa importante para o seu crescimento e para dissipar as dúvidas quanto ao seu valor que ainda há…

Se for titular em Madrid terá valido a pena mas, se ficar como suplente terá andado para trás… Se for emprestado a um clube de meio da tabela mais para trás terá andado ainda…

Terá seguramente a conta mais recheada de euros, mas imagino que não deixe ainda assim de olhar para trás de quando em vez, para recordar a oportunidade que tinha na Luz, e talvez perceber que cometeu um grande erro…

Esta era a hora de provar o seu talento... Os euros podiam esperar.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Confesso que fico espantado como a lucidez e o bom senso de quando em vez aparecem nos posts deste blog. Desafio a todos que reflitam no que aqui está escrito. E apliquem esta mesma lucidez e bom senso em todos os escritos que aqui publiquem. Obrigado.

    Viva o BENFICA!

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo.

    16M€, e suponho que a pronto, seria sempre um grande negocio.

    ResponderEliminar
  3. Redmoon, concordo +/-. A ideia deste post está excelente, é um facto, mas não te esqueças de que o Benfica o ano passado teve um equipa brutal e era normal ganhar os jogos independentemente do placard, jogando a seu bel-prazer, gerindo a partida, sem que o Oblak tocasse na redonda. A melhor equipa que tivemos, a seguir à de 2009/10.
    Mas, e aqui vem o meu mas :) Oblak teve defesas em determinados jogos determinantes para o seu desfecho e, muito provavelmente, também contribuiu decisivamente para termos sido Campeões mais cedo, concentrando-nos nas restantes competições.
    Comparando com o Quim, Roberto e Artur e, tirando o facto de ter sido mal batido em Barcelos e de quem foram as duplas de Luisão-David Luiz ou Luisão-Garay, viste ele fazer alguma vez aquelas saídas fora de tempo à Quim, frangalhões à Roberto ou paragens de cérebro à Artur?! Eu não vi e acho que estou certo.
    E, tendo em conta a posição determinante que é a de GR, mesmo sendo os 16 Milhões, eu não tinha vendido. No entanto, já se percebeu que ele quis sair e forçou a saída. Portanto, não se pode culpar LFV disto. Digo eu... E, sendo verdade que podia ter voltado, inserido num negócio ou isoladamente, não sabemos, também não tinha aceite. E, mais uma vez, sendo verdade, que não sabemos, LFV esteve bem.

    ResponderEliminar
  4. Também acho o posto bem construído e dou-lhe inteira razão.
    O Oblak sempre o senti, vai ser um flop ou perto disso. Foi desviado pelo seu empresário, leiam o que ele disse quando ele fugiu da primeira vez, ele é o verdadeiro culpado de tudo!

    ResponderEliminar
  5. Seja como for ele já não está no Benfica. E é triste porque desde Preud'homme que eu não gostava tanto de um GR como de Oblak.

    ResponderEliminar
  6. nao concordo nada com este texto.

    Oblak ao contrario de Artur transmite confianca a' sua defesa...aos 4 jogadores que estao a sua frente, nao so pelo total dominio da pequena e grande area como na total confianca e seguranca nas saidas a cruzamentos.

    Seria uma surreal coincidencia que num jogo em que Artur ja tinha sofrido 2 golos (olhanense) e no qual se lesionou dando entrada ao Oblak que praticamente nao mais sofremos golos....muito menos golos de bola parada nos ja famosos livres laterais que as equipas pequenas adoram contra o Benfica nem em cantos onde Oblak domina por completo.

    Se entao tirarmos as jogadas onde Artur mais sofre golos.....livres laterais, bolas pingadas pra sua frente, defesas incompletas pra frente e cantos onde raramente sai da linha...ai temos a razao da nossa defesa se ter tornado imbativel apos o jogo em Olhao....

    ResponderEliminar
  7. Caro Redmoon, não poderia estar mais de acordo com o teu post. O Oblak foi um jogador que a imprensa endeusou desde o primeiro momento, foi uma espécie de happening de marketing. Nunca fez nada de extraordinário, mas foi catalogado como um dos melhores da europa. A verdade é que foi vendido como tal, agora falta saber se é tão bom como o pintam. Se repararem, ninguém viu o pato que levou em Barcelos, mas todos viram a grande exibição em Turim. Assim se "fabricam" jogadores.
    Por analogia, que me parece bastante pertinente, passa-se o mesmo com o Jorge Jesus. Toda gente diz que é um treinador de top, um dos melhores da Europa, mas se olharmos para sua carreira, constatamos que pouco ou nada fez para gozar desse estatuto e já tem 60 anos.

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  8. Muito bom este post.
    Antes de Oblak já o Benfica tinha ganho titulos na Europa e em Portugal e já tinham passado pelo Benfica quarda-redes de excelência.
    Quanto ao Oblak, direi apenas que mostrou que não merece vestir o manto sagrado!
    Pedro R.

    ResponderEliminar
  9. kuando comecei a ler o texto precebi logo ke nao era trabalho do benfica by gb nem do shadows, esses so sabem dizer mal ,sao piores ke as velhas!!!!

    ResponderEliminar
  10. Que avançado gostariam de ver no benfica ?

    ResponderEliminar
  11. Excelente post! O Oblak podia e devia ficado para crescer e evoluir. Foi o meu guarda redes até ter assumir a ruptura, assim deixou de ter espaço para voltar a vestir o manto sagrado.

    ResponderEliminar
  12. Grande postadela RedMoon concordo com quase tudo,excepto no fim se Oblak for para um clube do meio da tabela e andar andar para traz julgo que nao porque se jogar num clube com menos qualidade as bolas vao-lhe chegar\ a baliza muito mais vezes e aqui sim vamos ver todas as potencialidades que ele tem coisa que nao acontece jogando numa equipa forte como e o Benfica e Atletico,eu recordo-me jogava ele no Rio Ave salvo erro ou leiria o Benfica espetou-lhe meia duzia por isso meia duzia de vezes que jogou pelo nosso benfica com uma defesa de aço com Garay e Luisao ate a Juventus inquietou-se para nos marcar um golinho.

    ResponderEliminar
  13. Saudações Gloriosas
    Bom post!
    Penso que o grande trunfo de Oblak foi a perfeita integração com os centrais, Oblak defendia em função dos atacantes e dos centrais, conseguindo este posicionamento o resto parece fácil. Assim de repente lembro-me da diferença de Vitor Baía jogando no crac e no barcelona, conhecendo os centrais, no crac estava sempre no caminho da bola ( depois dava os seus perús ...), no barça só dava perús !
    Veremos agora no atleti ...

    Força Benfica

    ResponderEliminar
  14. Na minha opinião não é só o Oblak deveria pedir para sair, o LFP deverá fazer o mesmo... Uma gestão vergonhosa onde vende tudo e " todos"... A saída a " rebeldia" do Oblak só comprova aquilo que se já especulava na Gestão da SAD do SLB, que quanto a mim conjuga com muitos verbos, egos e super egos. Uma criança quanto nasce, em termos normais numa fase mais avançada da vida ( na fase de aprendizagem) uma das coisas básicas que apreende é respeitar aos outros, reconhecer a importância das coisas... Entretanto se o mesmo, não assimilou durante a aprendizagem esses valores é porque a mensagem não passou, ou não teve bons pais. Se o mesmo não teve bons pais porque estão a reclamar?... De facto toda ação tem uma reação... E a reacção do SLB não é benéfica para o clube, para os sócios, e adeptos e só prova ser frágil e oportunista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh rapaz tu deverias chamar-te avc em vez de acv, pois o que pretendes é destuir!
      Baixa-te e deixa passar a brisa fresca e acaba com a conversa mole da mensagem que passa ou deixou de passar.
      Ainda não percebeste que estás a incomodar?

      Eliminar
  15. BENFIQUISTA DE GAIA22/8/14 15:42

    MUINTO falam em negocios....preocupen-se com a equipa.....os bons tem de ficar o OBLAK era um deles....UM exemplo ...sabem quantos anos teve o helton na baliza....ja disse e repito durante 10 anos abaliza do benfica mais parece um circo.........teve sossego durante 6 meses..por causa de uma simuluçao do artur querido do jesus.....

    ResponderEliminar
  16. Finalmente textos interessantes e com cabeça e espinha dorsal. Não apenas para atacar este ou aquele, mas para dar uma opinião construtiva!

    Onde andaste tu Redmoon quando estes últimos meses (o defeso quase todos) tivemos que levar com textos viciados, com uma agenda clara (que so os mais distraídos benfiquistas não perceberam) todos os dias!

    Desde dizer mal da direcção por isto e por aquilo...até dizer mal do treinador de GR...enfim. So faltou mesmo dizer mal da Águia...em como ela tinha falhado com o clube nas vezes que não aterrou e até como um belo dia fugiu. Não se pode admitir isto numa águia do benfica! Mais vale apostar numa águia da formação e não comprar mais nenhuma! lol

    enfim. Obrigado Redmoon...pode ser que o motivo que levava muitos benfiquistas a seguir este blog o voltem a fazer....se mantiverem alguns posts tranquilos e bem construídos...mm que intercalados com outros que todos sabemos que objectivo tem!

    Rui Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto.
      Ser-se do benfica é muito mais do que tentar que a actual direcção e especialmente LVF se assemelhem à caixa da Pandora!

      Eliminar
    2. Jorge Vieira22/8/14 22:23

      precisamente!

      Eliminar
  17. Completamente de acordo... O oblak até pode vir a ser um grande guarda redes, porque ainda é novo, mas por enquanto não passa de uma esperança, como era o patricio quando apareceu... esse também dava os seus frangos, e diziam os especialistas que era proprio da idade... hoje continua a dar frangos e pouco evoluiu... vamos ver como estará o oblak daqui a uns 5 anos...
    VR

    ResponderEliminar
  18. Grande post.

    Nem mais. Ele até pode ser o melhor do mundo mas há ali qualquer coisa que não bate certo... e afinal não é só o JJ a achar isso. Nós não sabemos mas o facto de não se apresentar a horas dois anos de seguida diz algo sobre aquilo que não se vê.

    Mas veremos. Não espero o melhor nem o pior para ele. Espero apenas que o Benfica siga o seu caminho e que tenha sempre avançados capazes de lhe espetar uns quantos golos se os caminhos se cruzarem. Se bem que até me pareceu um bom guarda-redes e acho que ainda vai ser dos melhores do mundo.

    ResponderEliminar
  19. ... " Oblak poderá ter trazido confiança à equipa, mas há que dizer, o grande mérito da excelente performance defensiva do Benfica na segunda metade da época passada não foi mérito de Oblak. Foi muito mais mérito de Garay e Luisão, que tiveram uma época extraordinária, quer a atacar quer a defender, que não permitiam sequer que a bola chegasse perto da nossa baliza." ...

    Até que enfim que alguém tem a lucidez e o bom senso para mostrar a verdade dos factos.
    Uns por equívoco e outros por pusilanimidade, fecharam os olhos àquilo que estava ao alcance de qualquer benfiquista com dois dedos de testa ...

    " A informação que temos não é a que desejamos. A informação que desejamos não é a que precisamos. A informação que precisamos não está disponível”

    ResponderEliminar
  20. Hmmm deixa ver se percebi ;) ... como não se fala do vieira (mal) é um excelente post. Ok. Vieira é assunto tabu para os benfiquistas. Quando o blog põe o dedo na ferida vai por aqui um chorrilho de asneiras que até irrita.

    Quanto a Oblak não percebo o problema. É um excelente guardaredes, bem melhor que o Artur e o PL mas o Atletico pagou a clausula de 16ME não pagou? Logo ele sairia sempre independentemente de uqerermos ou não. E os 16ME já cá cantam! Ou será que não cantam. É que eu lembro-me do roberto e dos negócios com o Atletico. Se alguém aqui os percebe , que mos explique.

    rl
    rl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um excelente post porque faz uma análise correta sobre o comportamento errático do Oblak face à entidade patronal, e repõe a verdade dos factos perante o endeusamento que alguns " treinadores jubilados " fizeram questão de demonstrar, ignorando propositadamente factos tão simples como o comportamento exemplar de toda a nossa linha defensiva com particular relevo para a dupla de centrais que desde os tempos remotos do Germano e do Raul, do Humberto Coelho com o Eurico, e por último do Ricardo Gomes com o Mozer, nunca mais tinham aparecido centrais com tão elevada categoria. Falar do Roberto Gimenez sem falar da miserável campanha orquestrada pela C.S.que se instalou ao seu redor, em comunhão com alguns adeptos e sócios ( pausa para ir vomitar ) do S.L.B, é o mesmo que falar do Pinto da Costa e não falar do Apito Dourado... fui claro não fui ?

      Eliminar
  21. É engraçado ver estes bloguistas torcerem o nariz. Afinal não sabem tudo, e muitas vezes opinam sem conhecimento de causa.

    O Oblack não entrou mais cedo na equipa por falta de capacidade mental (queria crescer depressa). É um excelente GR, mas agora vai ter provas a sério. O AM não é o Barça ou o RM; ali vão mais bolas à baliza. Veremos se não será mais um Vítor baia que era tao bom no fecepe, e depois foi pro Barça, e cada bola que ia à baliza era golo, levando-o a ser recambiado pro clube da merda novamente.

    Eu acredito que o AM o tenha tentado incluir em negocio para levar o Gaitán ou o Enzo, mas o Vieira não queria esse tipo de volta.
    Podem criticar o Vieira do que quiserem, mas não me parece assim tão aldrabão quanto o pintam. (NAO SOU DEFENSOR DO VIEIRA, DEFENDO SEMPRE O BENFICA)

    ResponderEliminar
  22. RedMoon, estou completamente de acordo contigo.
    Se há algo em que os portugueses em geral e os benfiquistas em particular são exímios é em fabricar heróis e vilões, veja-se o caso de Oblack, fez cerca de 20 jogos com a camisola do Benfica no entanto foi endeusado por uma grande maioria de benfiquistas colocando-o em muitos casos em pé de igualdade com grandes guarda-redes que defenderam a baliza do SLB durante épocas a fio, casos de Manuel Bento com mais de 600 jogos pelo Benfica e Michel Preud'homme este último chegado ao SLB já com 35 anos ainda fez mais 200 jogos com o manto sagrado.
    Na minha opinião Oblack ainda tem que provar que é de facto um guarda-redes de top, não são 20 jogos que o demonstram, para mais que a presença de Oblack na baliza do SLB coincidiu com o melhor período da defesa do SLB, os defensores de Oblack argumentam que essa solidez defensiva deve-se ao facto de Oblack transmitir confiança á equipa, mas a minha opinião é precisamente a contrária, Oblack (e sobretudo a equipa) beneficiaram de a dupla de centrais (Luisão/Garay) terem a época passada efetuado a melhor época ao serviço do Benfica, aliás no campeonato houveram jogos em que o Oblack não foi sequer posto à prova.
    Já o Júlio César ainda nem se estreou com a camisola do SLB, e já está rotulado de velho, (chegou ao SLB mais novo que o Preud´homme) frangueiro (sim, sofre frangos como todos os guarda-redes, mas não esqueçam que foi eleito o melhor guarda-redes do mundo em 2010, e no recente campeonato do mundo Brasil os críticos apenas se lembram do 7 golos sofridos contra a Alemanha, mas esquecem que Julio Cesar no jogo dos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faltou parte do cometário anterior, que deveria terminar com; mas esquecem que o Julio Cesar foi eleito o melhor em campo no jogo Brasil vs Chile para os oitavos de final do mesmo campeonato do mundo

      Eliminar
  23. Redmoon e antes não estavam lá os mesmos centrais? a equipa não era a mesma? já reparaste quantos golos sofriamos, em quantos jogos ficamos a zero?
    Oblak foi decisivo para a epoca do Benfica e não reconhecer isto, a meu ver é fazer uma má analise das coisas. Num clube grande não queremos um palhaço à baliza, mas queremos alguem que quando for chamado a intervir seja decisivo e isso ele foi, apenas foi mal batido em Barcelos a partir dai, foi quase sempre zero.
    Depois há que reconhecer que a equipa do Benfica melhorou muito no aspecto defensivo e isso fez a diferença em relação ao ano anterior, e digo-te eu com o Oblak não tinhamos perdidos aqueles 3 titulos.
    Quanto a mim Oblak ou por falta de caracter ou por ser mal aconcelhado, acho que se precipitou olhando para a sua idade, pois tinha tempo mais que suficiente de jogar noutros campeonatos, até porque a carreira do GR é mais longa que os jogadores de campo, e com isso fechou a porta do Benfica, apesar de não devermos dizer nunca.
    Mas o mal é que no Benfica não se aposta nos jogadores mais jovens, por A mais B falta-lhes sempre qualquer coisa, o Lopetegui, lançou um puto que nem pela equipa B passou, foi directo dos juniroes para os seniores, não sei se é bom ou mau, pois não o vi jogar, mas isto tambem tem a ver com o tipo de treinador, Lopetegui é alguem que aposta nos miudos pois vem de lá, JJ não é treinador para apostar em miudos, se quisermos tirar partido da formação ou de miudos de outras equipas, só com outro tipo de treinador, se ganharemos mais ou menos, isso já não sei, mas com o passivo que temos ha anos que o digo, não é de agora, que deviamos apostar mais no mercado nacional e nos miudos, aqui ao contrario de muitos não me refiro apenas à nossa formação, pois há por ai muito miudo noutras equipas e divisões com qualidade, apenas precisam que apostem neles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira22/8/14 22:29

      acho engraçado que ninguém veja a ligação com a saída do Matic. O sérvio é um EXCELENTE jogador (e gosto muito dele) mas ia muitas vezes para áreas ofensivas, não conseguindo recuperar em contra ataques rápidos. O Fejsa é muito mais posicional e consegue destruir muitas jogadas de ataque. A melhoria de rendimento dos centrais mais um jogador à sua frente que realmente evita que a bola chegue à área teve muito impacto nos números do Oblak.

      Eliminar
  24. O Oblak já cá não está, quem não está não faz falta, a vida continua e o Benfica é eterno. Parece que o rapazinho geriu mal o seu futuro (pelo menos o futuro imediato, pelo que estamos a ver), o problema é dele. Amanhe-se com as suas manhas e garganices. Fosse eu o presidente, também não punha cá mais os pés, nem que viesse pintado de ouro. Quanto à sua real valia, temos tempo para ver qual será.
    Post oportuno. Gostei.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking