O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 19 de julho de 2014

Carta Aberta ao Jorge Jesus...

. 45 comentários

Já deu para perceber que, calhando, ainda ficarás sem mais uns quantos, Gaitan e Enzo enchem as medidas a meia Europa (e muito mérito teu há nisso, especialmente no Enzo que acreditaste quando ninguém pensou possível), Artur, Cardozo e Maxi assim haja propostas tentadoras e serão boas hipóteses para baixar bastante a folha salarial com jogadores cujo percurso agora será sempre a descer. Depois já jogadores que não te convencem como o Steven e o Jara, ou mesmo o Lisandro.

Portanto, se já saíram alguns... No pior cenário podem sair mais uns 5 a 7 jogadores, sendo que preocupante mesmo serão o Nico e o Enzo, mas eu e tu sabemos que há sucessores já identificados e até negociados. Não estou preocupado.

Não estou preocupado com o rendimento que conseguirás dar aos jogadores novos, especialmente aqueles que escolheste como o Candeias, Cesar, Talisca, Derley e Djavan. Tenho mais duvidas sobre os que te trouxeram, não porque não tenham valor - no Benfica hoje em dia o processo de prospecção já é bem cuidado para minimizar flops (mas claro que haverá sempre), mas porque és teimoso que se farta...

Também não me preocupo, por isso, com o desempenho da equipa. Não estou a espera de uma final da Liga Europa ou dos 1/4 final da Champions este ano, mas do próximo ano já não te livras... Estou certo, e sei que pensas da mesma forma, que estás focado num único objectivo: o bi-campeonato! Tudo o que vier a mais, será bom. Da minha parte, é só isso que te peço em termos de resultados desportivos, o bi-campeonato - sim porque tu metes o Lopetegui e a armada espanhola do "todo o poderoso" no bolso... Não podes é ter a cagança irritante das entrevistas do final do ano passado. Cura lá isso, oh JJ! Ao fim de 5 anos se não aprendeste... Pede um colaborador para estar ao teu lado e te ajudar "fora do campo".

Mas se esse é o pedido que te faço em termos de resultados, há outro que não posso deixar de o fazer como benfiquista: aposta nos nossos putos!

Tu deste dimensão europeia a jogadores como o Fábio Coentrão, Matic, Javi Garcia, Enzo Perez ou Rodrigo. Claro que eles sabiam jogar, tinham muita qualidade e potencial ainda maior, mas quantos se perdem com essas características por não terem a sorte de terem "um maluquinho da tácticas" como tu, que transforma o que eles sabem fazer bem... Em resultados para a equipa?

Tu não conquistaste os 33 títulos do Benfica, apenas os últimos dois... Mas não tenho duvidas que, possivelmente, esses últimos dois teriam sido complicados de atingir, no contexto do futebol corrupto em Portugal, se não fosses tu. Tu não deste dimensão ao Benfica, porque o Benfica é muito maior que tu e que Portugal, mas ajudaste o "gigante" a voltar ao seu lugar. Estamos hoje noutro patamar que não estávamos há cinco anos, não foste só tu a ajudar, mas há muito de ti...

... Agora queremos que sejas também tu a chegar a outro patamar, o do "toque de Midas", o dos treinadores que entram na galeria dos que fazem parte da história do futebol e isso, depois de tudo o que já está feito, será atingido quando decidires pegar nos putos da formação e... Fazeres tu os 10 partos que eles precisam para "nascer 10 vezes".

Vai custar? Sim vai... 
Vai ser frustrante em alguns momentos? Sim vai...
Vais duvidar se consegues? Sim, quer dizer, tu não...
Vão parecer-te, alguns, com tamanha cagança que parecem não merecer? Sim vão...

Mas quando correr bem, só te peço uma coisa: olha para a bancada! Olha para nós, ali sentados na bancada do Estádio da Luz e repara no brilho especial dos nossos olhos quando virmos um golo destes nossos meninos, quando virmos uma assistência brilhante, quando virmos uma jogada "à Jesus" feita por eles, quando forem eles a segurar um resultado...

Golos são golos, mas há golos que o são mais que outros e quando o sucesso está nas botas dos jogadores que sentem o Benfica desde as fraldas, sentimos na bancada como se fosse o filho de cada um de nós a marcar um golo pelo nosso Benfica.

A "magia" que está por detrás da formação é esta! Não é "por ser da formação" é por serem parte de nós, por "nascerem Benfica". 

Não te vou dizer se será o Cancelo, o Varela, o Guedes, o Bernardo, o Ivan, o Ruben, Oliveira, o Nunes, o Teixeira, Baldé ou outro qualquer... Aí o mestre és tu! Por mim, sinto-os todos como produto deste meu amor pelo Benfica, são todos meus "filhos" e sim, quero que joguem todos no meu Benfica. 

Dizem-me que possivelmente não será possível... Mas bolas, nós temos-te a ti. "Ele já provou que consegue!" costumo eu pensar... Porque raio não teima em conseguir também com estes.

Leva estes meninos para o futebol Europeu, leva-os para a luta contigo e orgulha-te de, depois de vencerem no Benfica, um dia vestirem a camisola das melhores equipas da Europa e sabes porquê? Não porque nasceram bons, mas porque tu os transformaste.

Tens duvidas da dimensão que será pegar num menino como o Guedes ou o Bernardo e dar-lhe uma dimensão que não têm que, se calhar sem ti, nunca terão tanto grande quando poderiam vir a ter? Sabes o que representa "domar" o Cancelo ou "educar" o Nelson Oliveira?

... Representa entrares na galeria dos génios do futebol mundial.

Não quero, nem vou, desvalorizar o que significa dar dimensão europeia ao Rodrigo ou ao Marko... Mas oh Jesus, e "agarrar" no Cancelo um vê-lo campeão a ser transferindo por 20M daqui a uns tempos?

Pensa nisto, mister... Este ano mais do que que nunca, serás um pilar fundamental do nosso sucesso, eu acredito que lá chegas, a minha única dúvida é se queres chegar ainda mais adiante e teres a tua própria nota artística. Matéria prima não te falta, podes começar por dizer ao Presidente para recusar os mais de 30M€ pelo Bernardo, Cancelo e Cavaleiro.

Uma nota final: Talvez a solução para tudo isto se tornar mais fácil, passe por um projecto desportivo de futuro que não comece na equipa B, mas sim no segundo ano de Juvenil. Talvez seja necessário que comeces, enquanto treinador da equipa principal, a ter uma palavra a dizer nos métodos de trabalho das equipas a partir dessa altura, a ser ouvido (não necessariamente a decidir) sobre os recrutamentos desde essa idade, a haver um comité que te inclua (não precisas de mandar, aprende!) para gestão do futebol a partir do ultimo ano de juvenil...

Um abraço, Jorge

Eu confio, e tu?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

45 comentários

  1. Eu também confio no Jorge Jesus. O problema é que só confio nele no Benfica. Confio na sua capacidade de fazer evoluir técnica e taticamente os jogadores e na sua capacidade de trabalho fazendo-o com paixão, que é muito importante para obter resultados. Mas Jesus não é definitivamente um treinador que goste de trabalhar jovens portugueses, a não ser que o obriguem. Mas a estrutura está tão refém de Jesus que ninguém o obriga a fazer nada. Quando ele sair vai ser o caos, muito pior que a saída de 7 ou 8 jogadores. Jesus não é perfeito, mas é o mais perfeito que temos. Qualquer um que coloquemos no seu lugar será sempre para piorar, por isso digo: a melhor contratação de início de época seria a renovação com Jesus.
    Miguel Carmo

    . Não confio em mais ninguém do benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Deus, como é possível escrever algo tão choninhas? Voltámos ao infantário?
      Deixem de tratar os outros como atrasadinhos mentais.

      Eliminar
    2. O meu texto era para o post e não para o comentário do anónimo.

      Eliminar
  2. Gostei, sem mais comentários!

    ResponderEliminar
  3. O Goncalo se nao for no SLB sera em outro lado qualquer de certeza.So espero que seja com o "Manto Sagrado".

    ResponderEliminar
  4. Ha muito tempo que nao te via a escrever tao bom texto.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom...subescrevo totalmente!

    ResponderEliminar
  6. Boa gostei fico esperando que o JJ leia o texto e que sinta ganas de fazer mais e melhor metendo os putos de vez quando na equipa principal.

    ResponderEliminar
  7. NauBenfica19/7/14 18:53

    Se fosse necessário, assinava por baixo. Um texto de quem só pode ser benfiquista.
    O momento é o ideal para olharmos para os jovens que formamos (estamos em tempo de vacas magras) para rentabilizarmos desportivamente os melhores.

    ResponderEliminar
  8. João Oliveira19/7/14 18:58

    A aposta na formação tem estado aí para quem quer ver. Se calhar muitos queriam 4 por ano a lá chegar. Por enquanto temos de nos contentar com 1/2 jogadores por época. André Almeida já fez uns poucos de jogos nas champions, já esteve em 2 meias-finais europeias e numa final europeia. André Gomes já foi titular contra Porto, Sporting, em Barcelona ou em duas meias-finais europeias. Ivan Cavaleiro já defrontou também Porto e Sporting e já jogou na champions e até numa meia-final europeia. Nelson Oliveira também já jogou nuns oitavos e nuns quartos de final da champions. Acho que aposta não tem faltado apesar do que se fala. Parece é que andam todos desatentos.

    ResponderEliminar
  9. GOSTEI assino em baixo tudo menos uma coisa o Benfica é um clube nao é maior que PORTUGAL PORTUGAL é uma NAÇAO com quase mil anos cuidado com o que escreves eu sou Fanatico por o BENFICA mas sou Portugues acima de tudo e nao venham com coisas sff misturar nacionalidade com futebol é uma coisa doentia perdi familia na guerra do ultramar eu e muitos outros cuidado com o que escreves ps so espero que o ENZO fique no Benfica e tenho muita fé no JJ porque foi o treinador que melhor futebol meteu o nosso grande clube a jogar nas ultinas decadas tambem tenho total confianca num grande Homem chamado LUIS FILIPE VIEIRA que alem de ter "salvado" o Benfica ja nos deu muitas alegrias e vitorias quem sonhava a 10 anos ter uma tv no clube?? eu nao SILVA

    ResponderEliminar
  10. Este é o mesmo BY que tem postado neste blog, principalmente depois do TRIPLO SECO ?????

    Ou isto é um texto para publicar no "Inimigo Publico"?

    ResponderEliminar
  11. Gonçalo Guedes e um melhor jogador da sua geração!

    ResponderEliminar
  12. aquele luis filipe e muito mau meu deus, parece o emerson a unica diferença eque este joga no lado direito, muito mau incrivel. maxi silvio e andre almeida sao melhores logo devem ser opçoes para esse lado,
    o benfica tem 3gredes e qual deles o pior?
    artur mediano serve pa2guarda redes mas se sair melhor.
    paulo lopes como e possivel um gredes q sempre foi de qualidade reles estar no plantel do benfica a uns2 anos?
    varela muito fraquinho,.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns dx. Num único jogo, de estreia e na pré-época, consegue chegar à conclusão de que Luis Filipe é muito mau. Meu Deus...

      Eliminar
  13. bom parece que o pessoal se encobardou sobre ir para a frente com a assembleia geral. pois voltaram a engolir a poeira de vieira mais uma vez.
    ofereçeram-lhes dinheiro?
    foram ameaçados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual pessoal? O paquito vermelho?

      Eliminar
    2. Não percebo, como é possivel acobardar tantos milhares de fervorosos benfiquistas?
      Ainda por cima com tantas e claras razões como motivação.
      Só pode mesmo ser obra do Bicho Papão!

      Eliminar
    3. o pessoal não se "encobarda" sócio...
      O pessoal tem ideias próprias, que podem ou não ser as mais correctas, nem aquelas que tu defendes, mas não é por o Benfica ter ganho ontem ao Estoril, que esse mesmo pessoal se iria ACOBARDAR e mudar de opinião!

      Entendes, sócio?

      Benfica a vencer, sempre, é o que todos nós queremos (tu se calhar confundes Benfica com o Vieira, eu não...)

      E sim! Continuarei a defender a realização de uma assembleia geral, até que me provem que sermos elucidados (os sócios) não é necessário.


      Jose Inacio




      Eliminar
    4. João Oliveira19/7/14 23:10

      dx. Será que ainda não reparas-te que metade dos comentários que por aqui aparecem é de malta infiltrada? Queres pedir assembleias com adeptos do Sporting ou Porto? Olha que assim não dá...

      Eliminar
    5. hahahha
      tens de parar de ver o CSI ou o Duarte e Companhia
      Sou sócio há 38 anos
      e tu?

      Jose Inacio

      Eliminar
    6. Oh Zè, Inácio, queres assembleias gerais ordinárias ou das extraordinárias ? .... E a talhe de foice, já alguma vez tiveste a feliz ideia de ler os estatutos do nosso clube?
      É que isso de atirar foguetes, tem muito que se lhe diga... tem muito boa gente que vai para a festa de peito feito, e depois chega lá e a tesão (do mijo) desaparece como que por encanto ...
      Estás a perceber onde eu quero chego com este lero-lero?

      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
    7. Zé, agora ao sentires que eras visado com a boca do João (que passe o exagero tem razão) fiquei mesmo na duvida se és um infiltrado ou se sendo benfiquista precisas de ensino especial para te considerares esclarecido.

      Mas também não tenho nada a ver com isso!
      Só com bocas que oiço há anos nos blogues é que nunca vi nenhuma assembleia convocada.
      Dévem ser sócios benfiquistas muito activos mas só no teclado.

      Eliminar
    8. Oh Catedrático, já li os estatutos do nosso clube, sim! E quem é que atirou foguetes, sejam lá eles porque razao seja?

      Eu quero uma assembleia geral extraordinária! Está previsto nos estatutos, como tu bem saberás, e serve para elucidar os sócios acerca das mais variadas temáticas do nosso clube.
      Se os sócios quiserem questionar, a seu tempo e no devido lugar, a actual direcção do Benfica, qual é o problema?

      Há medo? Há nojo? Há alguma questão que impeça a realização de uma assembleia geral extraordinária, a pedido dos sócios, como está regulamentado pelos estatutos?
      Se A ou B lá chega com medo ou tesão do mijo, na altura de questionar a direcção, isso não sei… Sei é que NENHUM PRESIDENTE É MAIOR QUE O BENFICA!!!!

      NENHUM PRESIDENTE É O SALVADOR DA PÁTRIA!
      NENHUM PRESIDENTE PODE FAZER O QUE LHE APETECER, SEM PODER SER QUESTIONADO PELO MAIOR PRESIDENTE DO BENFICA!!! - OS SÓCIOS!!!!

      ok???

      José Inacio

      Eliminar
    9. ... " NENHUM PRESIDENTE É O SALVADOR DA PÁTRIA!
      NENHUM PRESIDENTE PODE FAZER O QUE LHE APETECER, SEM PODER SER QUESTIONADO PELO MAIOR PRESIDENTE DO BENFICA!!! - OS SÓCIOS!!!! " ...

      Oh Zé Inácio, quem te disse que eu sou surdo mentiu-te, e se lestes os estatutos sabes tão bem como eu que uma assembleia extraordinária para ser convocada tem que existir razões de fundo para dar " substância " á dita cuja; sendo assim, e porque a realidades dos números entra pelos " olhos adentro " e aqui para que percebas estou a referir-me aos números do últimos plebiscito eleitor, que não deixou margem para quaisquer dúvidas, e porque não tens a categoria de um " Manuel " para te chegares à frente, só papo-furado dos blogs não chega meu caro, é preciso ter a confiança da Banca e sobretudo aquilo com que se compram os melões...
      E agora, adeus que se faz tarde, por a noite ainda é uma criança, e há muito mais vida lá fora, para lá das tretas dos periquitos porque nem para papagaios tem categoria :-)))

      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
    10. Oh Catedrático da Picheleira

      O caps-lock não te era destinado, embora hajam por aqui muitos surdos e cegos… mudos é que ha poucos
      Quanto á noite ser uma criança, tens razão… fui, vim, tornei a ir e já voltei, e passados 13 anos ganhei 3

      Para uma assembleia ser convocada, tem de se respeitar os estatutos: Numero minimo de votos dos associados! (nao menciona "razões de fundo" quaisquer para o efeito)

      No que respeita ao numero de votos obtido numa eleição anterior, isso apenas legitima essa eleição, nesse momento. Não legitima possíveis actos lesa-pátria que venham a ser tomados no dia seguinte a essa eleição.

      Quanto ao resto, tens razão… Será preciso alguém de confiança! Alguém de confiança da banca e alguém que INSPIRE (as minhas desculpas, já sei que não és surdo…??) confiança nos sócios!

      E para finalizar, já que como dizes, a noite é longa… De aves raras está o inferno cheio, assim como dos teus bicos!

      :)

      Jose Inacio

      Eliminar
    11. ..." Para uma assembleia ser convocada, tem de se respeitar os estatutos: Numero minimo de votos dos associados! (nao menciona "razões de fundo" quaisquer para o efeito) " ...

      Oh Zé Inácio, afinal não leste bem o que dizem os estatutos do S.L.B. concretamente no Artigo 55º e nos seus pontos 3/4/5 :

      " 3. As reuniões extraordinárias da Assembleia Geral podem ser da iniciativa do
      Presidente da Mesa, a pedido da Direcção ou do Conselho Fiscal, ou de um
      número de sócios efectivos no pleno gozo dos seus direitos, cujos proponentes,
      na sua totalidade e com observância dos demais preceitos estatutários, perfaçam
      pelo menos dez mil votos.

      4. O pedido dos sócios previsto no número anterior será entregue ao Presidente
      da Mesa e, para ser considerado, terá de " conter cabal fundamentação dos
      assuntos a sujeitar à discussão" .

      5. As reuniões da Assembleia Geral a pedido dos sócios, nos termos dos números
      anteriores, só se realizarão se estiverem presentes sócios requerentes que
      representem pelo menos dois terços dos votos exigíveis no no 3. " ...

      Percebes agora o que eu queria dizer quando referi no meu comentário quando escrevi que, e passo a citar « tem que existir razões de fundo para dar " substância " á dita cuja »

      Tens que aprender a conhecer melhor a sabedoria do povo, porque segundo ele " de boas intenções está o Inferno cheio " ...

      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
  14. Rui Soares19/7/14 19:50

    Assino por baixo. O João Teixeira mostrou que é jogador. Vi um vídeo no youtube do Kevin Oliveira. Alguns minutos. Ou nem isso. E pensei: "este é jogador". E que história de vida se o Kevin conseguir conquistar um lugar no Benfica. Estou certo que outros vão precisar de mais tempo.

    Acho que o JJ não acredita no Bernardo. Colocá-lo a jogar 15 minutos não vai ajudá-lo. Entra ansioso. Sem confiança. Também não é um oito.

    Já todos conhecemos o Paulo Lopes. O Varela não merece uns minutos? Se não, o melhor é emprestá-lo.

    O Hélder Costa não parece ser aposta. Mas, o Jara tem direito a minutos? Que flop. É um cepo. Não percebo nada de futebol. Mas, sei o suficiente para identificar alguém que corre desmiolado. Pode ser agressivo a defender. Mas, mais nada do que isso.

    Não podem jogar todos. Alguns estão a chegar agora à equipa B. Empataram com o Oriental. Não são todos craques. Se fossem, goleavam o Oriental. Mas, também precisam de alguém mais capaz que o Hélder. E, peço desculpa se não vejo essa competência no Hélder. O Benfica acima de tudo. No ano passado, vi jogos da equipa B. E a defesa era um buraco. Ou melhor, que defesa?! Depois admiram-se que o Cancelo não tenha evoluído em termos defensivos. Numa equipa que não tem qualquer organização defensiva?!?!

    Um dos méritos que reconheço ao JJ é a capacidade para reconhecer um erro. Fez um erro de avaliação em relação ao Oblak. Mas, depois manteve o Oblak como titular. O que peço ao JJ é que avalie os jogadores da formação à luz desse erro. E o mesmo se aplica ao polaco e ao alemão que estão na equipa B.

    É inaceitável que haja uma guerra entre o scouting e o treinador do Benfica. O lema do Benfica é de todos, um. Não podemos cometecer o luxo obsceno de gastar dinheiro em jogadores com talento que não sejam aproveitados.

    O Lisandro?! Que raio? Custou cerca de 5 milhões?! O scouting e o treinador que se entendam. Ou o melhor é varrer tudo e encontrar alguém que lidere a gestão desportiva do Benfica. Por muito competente que seja o JJ, eu quero um treinador de clube e não um treinador de carreira. Se esse treinador for o JJ, melhor. Mas, acima de todos, o Benfica.

    O treinador tem que liderar o scouting e a formação. E precisa de planear as equipas do Benfica através de ciclos de médio e longo prazo e não apenas o planeamento de curto prazo dum treinador de carreira. Por muito competente que seja, não quero um treinador de carreira no Benfica.

    Eu acho que o JJ e o Benfica precisam de decidir isso. Se o JJ é um treinador de carreira. Ou um treinador de clube. O Benfica não tem dinheiro para deitar dinheiro no lixo. O Lisandro é um exemplo. A caricatura é o Capdevila. É inaceitável e um insulto aos sócios e aos adeptos.

    Por fim, que RAIO! O Benfica B anda a jogar e não mostram os jogos na Benfica TV. Mas, ando a pagar BENFICA TV ou BTV para isto? Existe alguma justificação inteligível para não passarem os jogos na BTV?

    ResponderEliminar
  15. Caro BENFICA BY GB,

    Com a sangria que estamos a assistir no Plantel (dos que saíram e de quem ainda sairá, totalizando os tais 8 titulares mais alguns suplentes(cardozo,djuricic, s. vitória...) e apesar de estarmos ainda a cerca de 40 dias do fecho da janela de transferências e de acreditar que o SLB ainda irá ao mercado buscar algumas "trutas" no mínimo (Redes, Trinco e P. Lança), parece-me que o grau de exigência dos sócios e adeptos para com JJ, irá reduzir-se substancialmente !
    JJ é um excelente treinador, tem potenciado muitos jogadores, mas muitas vezes, no plano da comunicação, espalha-se ao cumprido.
    O seu post é muito pertinente e o SLB terá de conseguir um equilíbrio difícil, i.e, manter uma equipa competitiva, pelo menos a nível nacional, e ir lançando as jovens promessas da formação.
    Para o efeito, subscrevo a constituição do Plantel com 20 jogadores "TOP", mais 5 jovens da Formação, de preferência PORTUGUESES, por exemplo (Bruno Varela, Cancelo, B. Silva, H.Costa, I.Cavaleiro).
    Provas como a Taça da Liga, as primeiras eliminatórias da T. Portugal e em alguns jogos onde o resultado já esteja "feito" seria importante para lançar os miúdos.
    Contudo, vejo alguma relutância no perfil de JJ, para subscrever esta minha medida.

    Saudações Benfiquistas.

    Mário Leal

    ResponderEliminar
  16. "...sendo que preocupante mesmo serão o Nico e o Enzo, mas eu e tu sabemos que há sucessores já identificados e até negociados...". Juras? há semanas que ouço isso. Onde estão eles? E já agora...o Salvio fica? Coitado, mandam os argentinos todos fora e ele fica? Não acho justo. Quero que ele saia também. Gosto de ver os vieiristas contentes. Mas que "ganda" receita vamos ter, uns verdadeiros campeões. Mas não é isso mesmo o Benfica actual? Um entreposto comercial? Viram a entrevista do Vieira à "Mistica". Não? então vão ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado F.L.
      Vão aparecer aqui uns "iluminados desENCOBARDADOS" que te vão criticar por teres opinião própria, e neste caso, contrária á dele(s)...
      Quem não "venera" o presidente e quem não se ajoelha perante a sua doutrina, não merece ser Benfiquista (é o código que ele(s) seguem)

      Jose Inacio

      Eliminar
  17. Concordo. Quero jogadores da formação, jogadores portugueses que eu possa acompanhar no Benfica ,e depois na seleção,que são os que realmente sentem a camisola. Já não posso com estrangeiros que se revelam sem carater, pensando sempre em dinheiro e para onde vão a seguir ao Benfica. Eles não vêm para o Benfica porque querem represntar o nosso grande clube, mas para se servirem do clube como montra para irem para outro clube. Mas o Benfica cada vez mais é apenas uma marca, uma empresa de negócios: compra , valorização, e venda. Cada vez mais sinto a minha paixão pelo clube a desfalecer-se ano após ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até podes simpatizar com o Glorioso, mas não és Benfiquista do coração. A estes a paixão nunca desfalece.
      James

      Eliminar
    2. João Oliveira19/7/14 23:17

      O André Gomes veio da formação. E não foi preciso mais de meia-dúzia de jogos para ser vendido. Se são bons e oferecerem bom dinheiro por eles acabam por sair. Tão simples quanto isso. O mesmo vai acontecer com Bernardo Silva ou Ivan Cavaleiro assim que começarem a dar nas vistas.

      Eliminar
  18. Achas que qualquer miudo da formação se lhe aparecer um clube endinheirado que lhe ofereca mais que o SLB ele não vai sem olhar para trás?
    Lembraste Edgar?
    Onde é que ele sentia mais a camisola que um qualquer estrangeiro?

    ResponderEliminar
  19. Subscrevo por inteiro o teor deste post, e dou os parabéns ao Benfica by. Todavia, se o tivesse escrito, titulava-o de outra forma : "Uma carta ao Menino Jesus", e em subtítulo, pedia o Bi Campeonato, coisa que já tem 30 anos. Se é possivel? É, nada é impossivel, mas com tantas indecisões, tantas incertezas, tanta sangria, e em contraste, tanta qualidade a norte, e estes com o plantel quase fechado, só faltará chegar o mexicano Jimenez, e o "portero" que o Golpe_Tegui reclama, creio que estarão a pedir ao Menino Jesus uma prenda inacessivel.

    Agora, se é certo que a transfiguração do Benfica tem um nome, sem dúvida o Menino Jesus, se o Campeonato passado a teimosia e coragem de Vieira tiveram também mérito, aliada à capacidade do Menino Jesus, nesta temporada que brevemente se iniciará, se o Peter e o Murphy se cruzarem, não responsabilizem o Menino Jesus, mas sim o sócio tri-color!

    Manuel Oliveira

    ResponderEliminar
  20. Ricardo tens dois João Filipe e o João Virgínia que mandaram a camisola do Benfica às malvas e foram para o United

    ResponderEliminar
  21. O Benfica não deve pensar nos jogadores por nacionalidade mas sim por qualidade. Para mim vale mais um jogador como Luisao que o é capitão do que André Gomes que esteve 2 anos connosco apesar de um ser português e o outro não. Lembro-me de grandes jogadores estrangeiros do clube que sempre nos honraram e outros portugueses que foram uma vergonha ou tiveram atitudes vergonhosas para o clube.
    Já para não esquecer os jogadores de Moçambique que são a alma do clube e isso só mostra que o clube é multicultural, multirracial ou seja um clube do Mundo.
    Também quero que o JJ aposte nos jogadores da formação não por serem portugueses mas sim porque são bons

    ResponderEliminar
  22. A carta é aberta e o selo poderia ser este,
    «A "magia" que está por detrás da formação é esta! Não é "por ser da formação" é por serem parte de nós, por "nascerem Benfica"»
    Mas para concretizar o "made in Benfica" o exemplo tem que vir de cima... E pelo caminho percorrido a conversa pode ser uma... na pratica, os de fora é que têm ficado maduros... nos melões é fundamental dar minutos com aquela camisola, de preferência a Vermelha do Sr Ferreira e do Sr Mário ;)

    Nota: nos sinais da teimosia, o fumo tem sido negro... e estou "quase" a adivinhar que a comunicação vai ser produzida pelos mesmos 2 protagonistas do passado recente... Ou seja, "uma no cravo , outra na ferradura" e nunca perdem, potencializam-se na Força do Benfica !!
    .
    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  23. Corvo Preto20/7/14 12:43

    Entretanto blog do Eugénio Queirós:

    Conta Paulo Teixeira, amigo de Rolando:

    "Muita gente perguntando o que ocorreu na sexta-feira 11 no saguão do hotel Tiara Park Atlantic, na cidade do Porto, após a notícia veiculada pelo jornal Correio da Manhã. Vou contar a minha versão dos fatos. Seguinte:

    Peppino Tirri, mandatado pela AS Roma , João José (o Jota), representante de Rolando e eu, uomo-mercato desta operação, traçávamos uma deliciosa feijoada no restaurante Alto Astral, contíguo ao hotel. Na impossibilidade de encontrar o diretor-geral do FC Porto, Antero Henrique, para lhe apresentar a proposta do clube italiano, sugeri ao Jota:

    - Já que o presidente Pinto da Costa te disse que ele tomou o comando desta operação e não queria Anteros nela, liga então pra ele.

    Jota saiu do restaurante e ligou pro homem.

    Voltou lívido.

    - Liguei e disse ao presidente que estávamos a almoçar aqui ao lado, que tinha um clube e precisava falar com ele. Ele perguntou qual era o valor da proposta, falei 4 milhões. Ele respondeu que o Rolando só saía por 10.

    Fomos para o hotel, Jota e eu sentamos no saguão. Pouco depois, Alexandre Pinto da Costa e seu fiel escudeiro (e sócio) Pedro Pinho, entram e dirigem-se à nossa mesa. Fiquei surpreso. Quem os tinha chamado? A cidade do Porto tem 371 hóteis repertoriados, como souberam que estávamos neste?

    Primeira cobrança do fiel escudeiro, dirigida a Jota:

    - Porque é que o mandato do Besiktas veio em nome do Paulo Teixeira (efetivamente, no início de junho o clube turco autorizou-me a fechar o Rolando e esse mandato eu havia-o transmitido ao Alexandre).

    Explicação dada, dirigi-me ao Alexandre:

    - O Peppino tá descendo do quarto.

    Segunda cobrança (Alexandre), desta vez dirigida ao Peppino:

    - Então tu vens a Portugal e não me dizes nada?????

    Resposta do italiano:

    - E tu, quando vais a Milão, ligas pra mim? Não vou com a tua cara, és muito arrogante.

    A conversa prosseguiu por quase duas horas, versando sobre Antero Henrique e seus supostos negócios paralelos, seu agente de confiança Mohamed Afzal e - muito - sobre o atacante colombiano Jackson Martinez.

    Alexandre:

    - O Pompeo (empresário do Jackson) não foi sério. Reunimos-nos todos naquela noite (janeiro) no vosso hotel, fechamos um acordo e depois ele foi-se juntar ao Afzal. Mas fiquem a saber de uma coisa. Ele ainda vai ter que vir comer na minha mão, porque o último a assinar a saída do jogador é o meu pai.

    Sobre Rolando, disse o Alexandre:

    - O jogador faltou ao respeito ao meu pai. Foi-lhe dito que ia ser o capitão, que o clube contava com ele. O Porto queria renovar-lhe o contrato por mais quatro anos, imaginem a comissão.

    Resposta do Jota:

    - Rolando não faltou ao respeito a ninguém. Teu pai foi educadamente informado que ele não queria ficar mais, que o ciclo dele no clube estava encerrado. Pelos vistos, ninguém o quis ouvir...

    Pra fazer a história curta, já em tempo de despedidas.

    Alexandre:

    - Então digam lá ao Afzal que traga 10 milhões e depois vá resolver com o meu pai.

    Afastou-se e voltou, repetindo a mesma coisa. Afastou-se de novo e retornou, dedo em riste, dizendo a mesma coisa.

    O sangue subiu, meu fio cruzou, entrei em curto. E falei:

    - Olha aqui, Alexandre, tu és um mentiroso do caralho. Em janeiro pediste-me que te trouxesse o agente do Jackson, que tinhas um clube na Inglaterra pra ele. Eu trouxe. Tu tinhas porra nenhuma.

    Entrou na dança o fiel escudeiro, empurra pra lá, empurra pra cá. Briga é assim mesmo, se dá e se leva. Solicitei as imagens do circuito interno de segurança, tira-teima.

    Mas o pior foi na rua, pra onde os arruaceiros foram levados pela segurança do hotel. Enquanto o fiel escudeiro me chamava de 'preto' o predador intelectual urlava:

    - Na minha cidade???? Eu mando aqui quatro tipos pra acabar com ele.

    Consta lá na queixa-crime.

    Entretanto, tocou o celular e o Alexandre gritava:

    - Pai, não sabes com quem o Jota se meteu. Com uns V-A-G-A-B-U-N-D-O-S!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois êh.... É como com o Salgado, "quando o leão está no chão, até o burro lhe da pontapés".

      Eliminar
  24. Apesar de ser sportinguista reconheço que neste momento o Benfica tem uma bela fornada de jogadores no Seixal para lançar na equipa principal, acho que em relação ao Sporting o Benfica e o Porto não sabem lançar jogadores na equipa principal, parece que os adeptos não têm paciência com os miúdos, mas de qualquer maneira gostaria de ver estes jogadores serem lançados na equipa principal, infelizmente no meu clube parece que vamos pelo mesmo caminho.

    ResponderEliminar
  25. Tu não sabes mas eu sei que Jorge Jesus te conhece perfeitamente e a importância que ele dá ao que aqui escreves é a mesma que ele vai dar a esta carta aberta. Adivinha.

    ResponderEliminar
  26. Carta ao Pintinho da Costa

    Caro Pinto

    Este ano é sem firula e sem as asneiras e azelhices do ano passado. É para limpar tudo e passar a ferro quem nos surgir à frente.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking