O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 7 de junho de 2014

Porque não concordo com as vendas!

. 39 comentários
O Benfica poderá perder neste defeso diversos jogadores: Rodrigo e André Gomes já foram, Garay e Enzo penso serem inevitáveis, Gaitan na minha opinião também, sendo que há que junte a este lote o Markovic que eu penso que vai ficar. Depois ainda os jovens Cancelo, Bernardo e Cavaleiro que podem sair num negócio semelhante ao do Rodrigo e André Gomes e ainda o Cardozo e Artur Moraes que sairão por "falta de espaço" para as suas ambições. A estes eu junto o meu receio que poucos querem querer mas que eu não consigo deixar de pensar que os 20M são um pechincha que é o Oblak.

No total... no pior cenário (e aqui não vou incluir o Marko) poderão sair 11 jogadores. Uma equipa inteira, da qual quatro a cinco são titulares indiscutíveis - meia equipa. Dois seriam dispensas esperadas e até desejadas. E três serão. como o André Gomes, bons negócios apenas no curto prazo, tendo em conta que no futuro penso que terão muitissimo potencial para serem jogadores de nível europeu (desde que alguém os queira "potenciar").

Vamos a números: André e Rodrigo (45M€), Garay (20M max), Enzo (30M max), Gaitan (30M), Pack Formação (45M), Oblak (20M) e dispensados (12M). Num total de cerca de 200M€!

Inacreditável receita ou... impensável por não haver necessidade de tanto?

Há factos aos quais ou creio que não podemos fugir: As saídas de Rodrigo e André por já estarem fechadas e as do Enzo, Garay e Gaitan porque terão atingido o ponto onde estão na plenitude da dimensão europeia para um contrato que o Benfica nunca lhes poderá dar.

É minha convicção que estes Enzo, Gaitan e Garay ficaram na Luz este ano com a promessa de este ano não lhes "cortarem as pernas" depois de uma boa campanha europeia.

Ora, neste contexto o SLBenfica fará 45M já fechados, 30M que acho que devemos ser inflexiveis face ao Enzo pela importância que tem, 20M no Garay pelo mesmo motivo do Enzo e depois 25 a 30 com o Gaitan porque é "apenas" o jogador mais talentoso do futebol português - pena não jogar na posição que lhe abriria as portas do mundo: a 10.

Portanto, feitas as contas, o Benfica poderá encaixar (sem alternativa) cerca de 100 a 120M€ o que, na minha perspectiva é mais do que suficiente para os indicadores financeiros que têm sido aqui apresentados no blog por quem efectivamente percebe dessa vertente.

Isso deixa-me intolerante às restantes quatro vendas: Oblak, Cancelo, Cavaleiro e Bernardo.

O primeiro, no momento imediato do final da temporada, deveria ter sido alvo de um aumento significativo do seu vencimento - muito significativo e, portanto, condizente com o seu valor e papel fundamental que teve nas conquistas do campeonato. Com isso, uma revisão da clausula de rescisão, como já aqui defendi há muito, para níveis que permitam ao SLBenfica negociar o momento e valor da saída. Volto a dizer que por 20M€ que se diz ser a cláusula, o Oblak é um investimento seguro e com retorno desportivo garantido por mais de 10 anos para um clube de topo endinheirado.

Os restantes três porque são, finalmente, a matéria prima "Made in Benfica" que permitirá ao Jesus demonstrar que não potencia apenas jogadores que chegam já com rodagem, com qualidade acima da média, mas apenas a precisar de aprender a usá-la.... mas que também é capaz de FORMAR grandes jogadores com base no seu potencial de base, ainda com poucos jogos nas pernas.

João Cancelo, Bernardo Silva (especialmente este) e Ivan Cavaleiro são, indiscutivelmente, jogadores com elevado potencial. Porém, neste momento, são também jogadores sem capacidade para serem opções regulares no plantel principal do SLBenfica, por motivos diferentes:

- O João Cancelo tem que ser muito trabalhado defensivamente e mentalmente. Especialmente esta última parte. Não há dúvidas que tem um talento impressionante para ser um lateral moderno.
- O Bernardo Silva precisa de ser trabalhado físicamente para as exigências da I Divisão e Europa. Porém para isso têm que lhe permitir ser em campo o puro sangue que é. Talvez mais adiantado como jogava Saviola? possivelmente...
- O Ivan Cavaleiro, porventura com o processo mais adiantado, é o que precisa de ser guiado tecnicamente para se superar e não ficar só por aqui. Ou o "esticam" ou não passará disto...

Olhando ao que ainda falta fazer, 10 ou 15M€ por cada um destes dois jogadores pode ser visto como um bom negócio. Venha o dinheiro e quem quiser que faça esse trabalho...

... porém, se formos nós a fazer esse trabalho, é minha convicção que iremos não só ver estes jogadores um dia evoluirem com a camisola da Selecção A, como um dia não conseguiremos resistir à venda dos mesmos... mas por valores bem superiores aos que agora são projectados.

Termino com uma questão: Porque não terá o Benfica disponibilidade para desenvolver as capacidades do Cancelo, Cavaleiro e Bernardo, mas tem para o fazer pelo Friesenbichler ou do Dawidowicz ou agora do Gerhardt, que juntos custarão ao Benfica bastante mais em salários e transferência do que os três da formação...?

Que sinal estaremos a dar aos próximos valores como o Gonçalo Guedes, Nuno Santos, Varela, João Nunes, etc.?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

39 comentários

  1. João Carvalho7/6/14 19:58

    Tanta especulação já cansa! Já dão como vendidos o Oblak, o Gaitan e o Enzo. Se me perguntarem nenhum sai! O Enzo poderia sair se baterem a cláusula e contra isso não podemos remar. Mas também não acredito.
    Quanto aos 3 por 45M, se for verdade é de vender, nem podemos hesitar com tantos já a seguir-lhes as pisadas.
    O papão do passivo é pago num instante. Então não falam nisso?


    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/6/14 20:22

    O Único que poderá sair é o Enzo e ou o Markovic...

    1º caso porque tem 28 anos, e estamos dependentes do que acontecer no Mundial!! Ganhando a titularidade, numa selecção com Messi, tudo pode acontecer.. Não.. não acredito que vá para o Valência. A torneira do Lim em relação jogadores nossos vai fechar brevemente.

    Markovic, porque é uma situação que não controlamos totalmente o seu futuro... Uma proposta de 25M€ e o sue empresário ter´ao poder de dizer sim ou não!!

    Quanto ao Gaitan, só quem não conhece o Gaitan é que pode achar que ele vai sair... só se lhe mandarem ir embora. Não é a toa que o seu melhor amigo é o Maxi Pereira.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/6/14 20:23

    Vender o Bernardo Silva seria uma desilusão! Não é apenas um enorme talento, é benfiquista de gema, vive o Benfica.
    Sinceramente a ser verdade o Benfica está a seguir um caminho estranho onde muita coisa vai mal.

    30M pelos 3? cheira a lavagem de dinheiro, cheira mal cheira a esturro!!!

    João Machado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/6/14 21:45

      João Machado, cheira a esturro porquê? Lavagem de dinheiro é comprar um LD por 20 M, em que 8M foram pagos em comissões e depositados em uma off shore, sem se saber de quem é realmente a conta. Cheira a esturro é quando se compra 50% do passe do Hulk por 5M com opção de comprar os restantes 50% por mais 5M e no final, acaba por custar mais de 20M. Ou vender parte do passe de Moutinho por cerca de 2M e passados três meses recomprar menos 10% do que se alienou por 3,5M. Isto sim parece que é lavagem de dinheiro.

      Detecta Filhos da Fruta

      Eliminar
    2. Anónimo7/6/14 23:19

      Comprar por 20M o Danilo e pagar 8M em comissões não é lavagem de dinheiro, trata-se de roubar o clube em questão!

      Não quero saber o que se passa na casa dos outros, a mim preocupa-me o Sport Lisboa e Benfica!!

      Repito, vender Cancelo e Cavaleiro seria estranho, vender Bernardo Silva seria uma desilusão enorme!

      Se você detecta "Filhos da Fruta", então fá-lo mal!
      O meu problema é ter noção da realidade e saber fazer algumas contas!

      João Machado

      Eliminar
  4. O Benfica é um clube vendedor e precisa de vender todos os anos. Já não digo para obter lucro mas sim para apresentar contas equilibradas. Os resultados operacionais sem atletas tem sido praticamente sempre negativos (http://11-contra-onze.blogspot.pt/2014/05/resultados-operacionais-sem-atletas.html) e a prospeção e formação são o caminho para obter lucros em futuras vendas (http://11-contra-onze.blogspot.pt/2014/06/a-prospecao-e-formacao-como-salvacao.html)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/6/14 23:21

      Se é vendedor que venda os jogadores depois de estes darem lucro desportivo ao clube! Não é vender miúdos que ainda mal respiram, ainda por cima por preços suspeitos!

      Carlos Barbosa

      Eliminar
    2. Anónimo7/6/14 23:33

      E como sabes se vão dar lucro desportivo? Adivinhas o futuro?
      João Rabelo

      Eliminar
    3. Anónimo8/6/14 09:09

      João Rabelo,

      Você acha mesmo que o negócio por estes três miúdos faz sentido?
      Não tem capacidade de análise/critica?

      Agora percebo porque o Vieira ganha com 90%

      Carlos Barbosa

      Eliminar
  5. A venda do Oblak já foi negada. As outras são só rumores.
    Sofrem por antecipação com cenários que nem sequer fazem sentido.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/6/14 20:52

    O Gaitan não sai. A entrevista (encomendada) vai nesse sentido.
    Dizem-nos que o Gaitan não sai para "amortecer" a saída um ou outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/6/14 22:43

      "Amortecer" o quê? O que significa isso trocado em miúdos?

      Eliminar
  7. A CMVM já recebeu o comunicado? É que o Maior envia as contas, contratos, vendas, etc, sempre a tempo.

    ResponderEliminar
  8. Apenas comentar as vendas da formação. Acho não seria o fim do mundo, tirando talvez o Bernardo. Ora vejamos Andre Gomes pode vir a ser um bom jogador PODE mas tem muita falta de atitude os 15 milhões foi uma venda que a grande maioria dos benfiquistas nem acreditaram.
    Cavaleiro não parece ser um fora de serie, nem é bem um extremo é um avançado e penso que terá dificuldades no sistema de jogo do Benfica é uma questão de os números serem muito apelativos ou não.
    Cancelo , não tenho nada contra o rapaz apesar de manifestar aqui mais que uma vez esta opinião, se o Jesus conseguir fazer dele DD então consegue ensinar qq um. As duas ultimas épocas do Cancelo para mim foram muito más, mais do que não saber eu acredito que ele não tem a mínima vocação defensiva, não é natural nele correr atrás de um adversário fazer uma marcação etc etc. Falha em todos os conceitos básicos da defesa mas tem um poder ofensivo brutal, um para um magnifico por isso se calhar estava na altura de avançar no terreno. Teve azares na vida que podem (compreensivelmente) ter afectado a sua evolução mas tem sido dos que mais me desiludiu e diria que os seus jogos por vezes são sofríveis. Caso muito difícil de avaliar o que é melhor para o jogador, vendido ou não, acho que não devia ficar na B precisa de novos ares a ver se ganha novo alento.
    Bernardo claramente o que não vendia e que todos depositamos mais esperanças porque para alem do talento em grandes doses como o colega de cima tem uma vontade e uma raça muito grande. Também acho que para o ano (como não deve ter lugar na A) devia ser emprestado a um clube da primeira liga para evoluir como jogador.
    Para alem disso encontrar o Bernardo a ir ver jogos fora como um adepto da logo outro pinta. Aqui temos um formado que sente o clube.
    Acho que se alguém tivesse a dar 15 milhões pelos Friesenbichler ou do Dawidowicz tb os vendíamos logo. É uma questão de rentabilidade se sem calçar pelo Benfica valem 15 milhões então podemos passar aos próximos, claro que se resultarem pronto já foi mau negocio e podíamos ter vendido por 30 mas tb daqui a uns tempos podem estar a ser dispensados do Benfica. No meio disto preferia ficar sem o Cavaleiro e Cancelo e ficar com o Enzo, mas percebo que o próprio jogador esteja no auge (28) e queira da o ultimo grande salto (financeiro).
    No Oblak nem quero ouvir e vou fingir que não li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim Moura8/6/14 02:16

      Tiago Santos,

      De acordo.
      Sobretudo no que refere ao Cancelo. Vi alguns jogos dele na equipa B, esta época, simplesmente desastroso a defender.
      Quanto ao Cancelo e a sua evolução como jogador, eu digo o mesmo que já escrevi sobre o Nelson Oliveira. Nos dias de hoje, um grande jogador de futebol para jogar ao mais alto nível (equipa A do Benfica) tem de ter, principalmente, um atributo que falta a qualquer um deles: INTELIGÊNCIA.

      Eliminar
  9. Seguindo a ideia dos jornais acho que até vamos vender o plantel todo.....

    Até ver apenas "saiu" o Siqueira. Tudo o resto não passa de pasquinadas habituais. Acho que o exemplo do Cardozo serve bem. Ele que já deve ter sido vendido umas 40 vezes até hojedesde que está no Benfica.

    A saída do Siqueira parece-me simples. O jogador pretendi um ordenado elevado que lhe era oferecido em Espanha e que o Benfica não "podia"suportar. E não podia, porque depois viriam os outros (Luisão, Maxi, Enzo, etc) pedir aumentos!

    Jácontratámos um lateral esquerdo (Djavan) pelo que até goar está tudo bem.

    Há que ter paciência e esperar. A época passada também ia sair a equipa toda....

    ResponderEliminar
  10. Se hoje desmentiram a proposta pelo Manolas e não desmentiram a venda dos 3 jovens (Cancelo, Bernardo, Ivan Cavaleiro) há esturro!
    Que se atrevam a vender os 3 jovens por menos de 45M€!!! Que se livrem!!!
    A vida ficaria mais difícil para a SAD, e não é uma suposta parceria internacional a anunciar na 2ª feira que os vai safar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica Eagle Ivan Cavaleiro , Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro estão incluídos no pacote dos 15 milhões pelo André Gomes.Pelo menos foi o que uma fonte muito bem informada da Sad me disse

      P.S: A PARCERIA INTERNACIONAL QUE SE AVIZINHA É SÓ PARA ESCAMOTAR O QUE SE ANDA A FAZER E OS TOLINHOS MAIS UMA VEZ VÃO CAIR QUE NEM TORDOS

      Eliminar
    2. Pimenta, onde é que 4 craques iam custar 15M€???? Deixem-se de invenções.
      Que os 4 putos possam estar a ser negociados há muitos meses, acredito.
      Agora dizer que os 4 jovens seriam vendidos por 15M€ é ridículo.

      Eliminar
    3. Anónimo7/6/14 22:46

      Benfica Eagle não ligues aos gajos lá de cima que andam aqui a lançar a confusão. Não vês que é um gajo desses? Sentem-se pelo cheiro!

      Eliminar
    4. Gonçalo8/6/14 00:51

      Benfica Eagle não acordes para a vida não.Tu ainda és daqueles que acredita no Pai Natal de Renas a descer a chaminé??

      Eliminar
  11. Anónimo7/6/14 21:07

    fabuloso. aqui comentam-se rumores sem base como se fossem verdades absolutas. ainda so vendemos rodrigo e andre gomes. e foi na epoca passada, nao conta para essas contabilidades que fazes.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/6/14 21:42

    Esqueceste de mencionar a venda do Maxi, do salvio , do Rúben Amorim, do Lima, do André Almeida...
    Santa paciência.
    O melhor será dedicares à agricultura

    ResponderEliminar
  13. Anónimo7/6/14 21:45

    A venda destes três miúdos seria uma desilusão e a confirmação de que as coisas não estão bem.
    Cresci no tempo em que o Benfica perdia sempre para o FCP e mesmo assim permaneci Benfiquista mas são vendas como esta que mostram que estão a matar o Benfica. Prefiro que se venda o Gaitán, algo que é natural, do que estes miúdos!

    António Abreu

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/6/14 21:49

    Enquanto o dito negócio não for confirmado e sem se saber os detalhes da dita operação; nem deve ser discutido; pois será sempre especulação sobre especulação. Depois venham dizer que os merdia isto, os merdia aquilo, quando vocês fazem precisamente o mesmo.

    Tomás Gouveia

    ResponderEliminar
  15. Rui Soares7/6/14 21:59

    Assino por baixo, no caso do Bernardo Silva. A qualidade do artigo foi uma surpresa, depois de alguns artigos confusos.

    ResponderEliminar
  16. Não há nenhum benfiquista a sério com doença terminal que queira acabar a sua vida e ficar lembrado como o verdadeiro salvador do SLB? Se sim, que dê um tiro nos cornos do gajo que ninguem sabe quando recebeu o emblema dos 25 anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, quando se é um cobarde nojento pedem-se cordeiros sacrificiais. Vai-te curar pá!

      Eliminar
    2. Esqueci me que estamos em ditadura, e é crime dizer coisas negativas sobre o regime, viva Coreia do Norte... ou Benfica, neste momento é igual

      Eliminar
  17. Bom espero que deixem passar este meu comentario. So quero dizer que ainda nao vi nenhum comunicado à CMVM sobre esas vendas todas. Se calhar tambem descobriram que o JM, o BES e a Olivedeslortos e o Vieira MANDAM na CMVM. Agora a serio, deixem-se de tanta paranoia e desfrutem do Mundial de Clubes que so vos vai fazer bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem que o Benfica fosse campeao europeu 10 anos seguidos seria suficiente para quem quer questionar tudo e utilizar qualquer espulacao para criar cenarios castatroficos.

      Eliminar
    2. Tenho visto na Benfica TV os jogos da equipa B e dos Júniores, e ao contrário do que muitos afirmam, não vejo nenhum jogador da equipa B com capacidade para entrar a curto prazo na equipa principal. A longo/médio prazo talvez o Bernardo Silva e mesmo assim não sei.
      Será que todos os responsáveis do Benfica não se sentirão orgulhosos se o maior número possível de equipas em todas as modalidades apresentarem as conquistas dos respectivos campeonatos e das provas em que participem?
      Eles é que lidam com os números e devem saber melhor que ninguém escolher o melhor caminho. É certo que dificilmente acertarão sempre, mas sabem mais que todos nós, pois têm dados que nós desconhecemos.
      Deixem-se de insinuações, palpites e julgamentos prematuros.

      Eliminar
    3. Joaquim Moura8/6/14 02:06

      Concordo. Pelo que vi esta época na equipa B, só o Vitor Lindelof revelou maturidade e qualidade para merecer uma oportunidade na equipa A. É inteligente a jogar e quando joga a médio defensivo, procura jogar simples (em um dois toques) e raramente perde uma bola. Além disso é fisicamente dotado e tem a agressividade que falta ao André Gomes. Mas ainda pode e deve evoluir mais.
      na equipa de Juniores A, existem 2 jogadores muito promissores. O João Nunes e principalmente o Gonçalo Guedes (que só tem 17 anos). O Gonçalo Guedes (já foi chamado é equipa B contra o FCP) revela muita qualidade e vejo nele potencial para entrar na equipa A dentro de 2 anos. Pelo que vi, é sem dúvida o jogador mais promissor da formação.

      Eliminar
    4. Noname o problema é que não ganhamos um competição europeia há mais de 50 anos, e não vejo fim na porra das finais perdidas

      Eliminar
  18. Anónimo7/6/14 23:51

    ja chega de tanta especulacao por parte dos benfiquistas...acreditem nas noticias que o SLB faca sobre a contratacao de jogadores e nao com nas CS que ja se sabe vive a custa do SLB...um de tal Manolas ja foi desmentido pela SLB,agora o Nojo ja fala num Cesar qualquer...amanha o SLB desmente outra vez e vem logo outro nome qualquer para continuar a manter esses jornais da treta...
    Acreditem no que o SLB nos diz e mandem esses tipos trabalhar no duro...
    Antonio Macedo

    ResponderEliminar
  19. Ah peço desculpa de discutirmos aqui as circunstâncias actuais e futuras das contingências de gestão do plantel.

    Da próxima vez pedimos autorização ao Presidente para falar ou escrever destes assuntos, pois pelos vistos agora só o que o Presidente é que alguns aceitam que seja assunto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas de pedir autorização para escreveres aquilo que quiseres, era só o que faltava. Mas pelo menos clarifica que são meras suposições e construções sobre hipóteses não demonstradas.

      Eliminar
  20. ....se o BEN10 for comprado por um fundo é um assalto "à mão armada".
    Já não chegou o assalto ao Nelson, o Danilo Pereira para observarem como é o caminho ???

    nota: Sabem o que é que a juiz (espanhol) disse no caso do gil e gil do atlético madrid, quando ele foi de saco???

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  21. Podem vender tudo se virem as equipas menos faladas com atenção e decidirem quem vão poder comprar e pedir emprestado.
    Exemplo: Campbel -C.Rica- emprestado pelo Arsenal ao Olimpyacos; Montero do Equador, joga no México, Gago, etc., etc, por enquanto.
    Mas atenção, para mim, OBLAK é meia equipa do Benfica futuro, por isso precisava duma muito maior cláusula de rescisão e nunca ser transferido. Vejam os jogadores surpresa do Mundial, mesmo que sejam jovens e de equipas com nomes modestos e comprem. A partir daí podem vender tudo, incluindo o Cavaleiro mas o Cancelo, o Bernardo Silva e o André Almeida, por enquanto, também não. Não entendo também porque razão o Enzo Peres também não tem uma cláusula de rescisão maior. Nisso, o Presidente do Zbording, está certo e, pelo menos, faz figura. Escrito por Francisco Pereira

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking