O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Será um gigante a sair da Luz pela porta pequena

. 17 comentários
Oblak ou Quim? Ia para Oblak.

Siqueira ou Coentrão? Coentrão.

Luisão e Garay ou Luisão e David Luís? Difícil. Futebolisticamente ia para Garay mas David Luís carregava a mística e representava os adeptos no relvado.

Maxi ou Maxi? Eu ia para Maxi com menos 4 anos.

Fesja e Enzo ou Javi e Aimar? Eu iria para a segunda sem pensar duas vezes.

Sálvio ou Ramirez? Ramirez, para mim um dos melhores médios do mundo.

Gaitan ou Di Maria?  Di Maria, mais regular, mais explosivo, mais trabalhador, mais sangue na guelra, muito mais novo quando se revelou.

Rodrigo ou Saviola? O Saviola de há 5 épocas atrás era muito mais completo e decisivo.

Lima ou Cardozo? Eu escolho o Cardozo...

Isto para dizer o quê? Que aceito que o plantel da temporada agora finda tinha um banco bem mais rico do que o de há 5 anos atrás, mas quanto à qualidade do ONZE, aí, para mim, o do penúltimo título era muito mais equipa e rico em individualidades!

Bem sei que levámos com o slogan do melhor plantel dos últimos 30 anos... Enfim, aceito quem defenda esta teoria mas, discordo... O mais caro? Sim, de longe! O melhor, só se for pelo banco, pelas opções. Aliás, jogadores titulares novos em relação à época anterior há apenas Siqueira (emprestado), Oblak (já era nosso), Markovic (porque Sálvio estava aleijado), e Fejsa (que jogou pouco e ainda assim veio substituir um jogador melhor que saiu). Tudo o resto, os grandes obreiros dos triunfos deste ano, já cá estavam.

Isto para ir mais uma vez para Jorge Jesus... Sim, há quem goste e quem não goste do homem, e todas as opiniões são legítimas...

Mas eu mantenho o que sempre disse:

Jorge Jesus, para lutar pelos maiores títulos europeus, ao contrário de outros “grandes” treinadores do mundo, não precisaria de contratações de 30 milhões nem de aniquilar os orçamentos dos magnatas do petróleo do Médio Oriente.

Precisaria apenas de um clube capaz de manter de ano para ano os seus melhores jogadores, e ir reforçando aqui e ali, com outros jogadores que vai descobrindo... Isso sim, é o que se chamaria de projeto de continuidade.

Mais uma vez se voltou a falar do futuro, do sai não sai de Jorge Jesus...

Jorge Jesus ficou, e para mim bem (para o Benfica). Bem, porque acredito que com melhores ou piores ovos, Jesus fará sempre melhores omoletes do que 90% dos treinadores mas...

Numa perspetiva de carreira (e aqui falo da desportiva e não financeira), esta permanência  de Jorge Jesus é um risco enorme para o próprio...

Os mesmos que este ano o levaram em ombros serão os mesmos que ao próximo falhanço não hesitarão em chamar-lhe os nomes mais horríveis... Para aqueles que nunca gostaram dele, o rosto de um eventual falhanço será sempre só um...

E a verdade é que, e mais uma vez, e ao fim de 5 anos, Jorge Jesus vai ter de recomeçar do zero...

Os melhores jogadores continuam a sair... As contratações têm de ser em conta e são jovens ainda verdes... Os miúdos da B reclamam um lugar na equipa principal  e há quem exija ao técnico essa aposta, e é neste contexto, mais uma vez, que Jorge Jesus terá de ganhar tudo no próximo ano..

Sim, porque a exigência aumentou como aumenta sempre a cada vitória...

No próximo ano, ganhar menos do que tudo em Portugal será sempre sinónimo de fracasso e gente a mandar Jesus para Felgueiras, e Benfica menos do que finalista da Liga dos Campeões será sempre sinónimo de treinador sem estofo europeu... E os meios ao dispor do treinador?! Mas alguém se lembrará disso?

Jorge Jesus queria sair? Talvez sim, talvez não mas, ainda que a resposta seja sim, há alguém que no seu perfeito juízo tenha o desplante de o censurar?

Projeto de continuidade? Que projeto? A única coisa que se mantém de um ano para o outro é o treinador e os jogadores em menor destaque... Tudo o resto tem de ser construído de novo! Todos os anos!

Tem de ser assim, dirão alguns, toda a gente sabe que os clubes portugueses têm de vender!

Pois sim, estou de acordo mas, convenhamos que a maior vítima desta politica só poderá ser, mais cedo ou mais tarde, aquele que menos culpa tem: o treinador.

Não saindo agora, em alta, sairá quando? Infelizmente para Jorge Jesus, será mais um grande treinador (dos melhores que tivemos) a sair da Luz pela porta pequena.




Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Vieira é um Presidente ilegal; não preenche estatutariamente os requisitos para ser Presidente. Um benfiquista que aceita ter um Presidente ilegal, que olha para o lado neste assunto, é diferente de um portista que aceita ganhar com corrupção em quê?Conseguem-me explicar?


    P.S: Que projecto??LFV alguma vez teve algum projecto desportivo para o Benfica??Alguém o conhece???É um projecto fantasma INEXISTENTE

    simplesmente vendemos todos os anos os nossos melhores jogadores alguns deles a preço de saldo , fazemos as negociatas robertianas que envergonham e mancham o nome centenário do SPORT LISBOA E BENFICA , pedimos empréstimos obrigacionistas e mais emprestimos obrigacionistas para podermos sobreviver e pagarmos o emprestimo obrigacionista anterior , compramos uns 30 jogadores esperando que dois ou três sejam bons e desses 30 contratados emprestamos imediatamente uns 15 e nunca mais ouvimos falar deles nem eles do Benfica

    Com este belo projecto ganhamos 1 campeonato de 4.5 anos em 4.5 e vamos aumentando o passivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É esse o comentário a este texto?!?
      Parecem cassetes, fdx!
      Não dizem nada de novo...

      Eliminar
    2. José Fonseca29/5/14 23:41

      É o que eu chamo projecto "Alverca vamos fazer-te companhia nas distritais "

      Eliminar
    3. Ingrato.
      Negativo.
      Ignorante
      Bipolar.

      Eliminar
  2. WTF QUAL PROJECTO? O DE AUMENTAR TODOS OS ANOS O PASSIVO DE MANEIRA A FICARMOS DE TAL MANEIRA ENDIVIDADOS QUE VAMOS FAZER COMPANHIA AO ALVERCA

    José Manaça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Fonseca29/5/14 23:43

      Eu chamo ao projecto de LFV para o Benfica " Alverca vamos-te fazer companhia nos distritais: Mais uns anos com LFV e vamos ver o Benfica a ter de alterar uma beka o nome e a ter de começar nos jogos da inatel

      Eliminar
  3. Witsel não foi campeão pelo Benfica ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto e já tinha alterado. Era o Aimar que queria dizer.

      Eliminar
  4. Para ti, futebol, é chinês do século primeiro antes do big-ben!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nós aqui no blog, aqui vivemos dia após dia, aguardando por esse momento mágico em que nos ilumines com a tua sabedoria.

      Eliminar
  5. Caro Redmoon estou de acordo com muito do que escreveu, mas não na totalidade. Na verdade o plantel do primeiro ano de JJ, tinha um maior número de jogadores Top e decisivos do que deste ano por exemplo; Aimar, mesmo em fase descendente era um jogador de nível mundial; Saviola, chegou ao Benfica com toda a sua qualidade e com a idade na qual um jogador já no pleno em maturidade; o que falta ainda e muito ao Rodrigo por exemplo que tem muito para crescer; Ramirez era e continua a ser um dos mais completos e melhores médios do Mundo. Depois havia jogadores com a qualidade de um Di Maria, F. Coentrao e D. Luiz, mas ainda muito imaturos e em fase de crescimento; já tínhamos o Luisao e o Máxi; mas sem dúvida nenhuma que este plantel desta época em termos médios qualitativos e em termos de soluções, foi o mais completo desde que JJ é treinador do SLB e sem dúvida um dos melhores planteis dos últimos anos.

    Sara Sampaio

    ResponderEliminar
  6. Red, um plantel é isso mesmo um plantel.20 e tal jogadores e não apenas 11. Quando se diz que este é o melhor plantel é exactamente por isso, por ser o melhor plantel, por o SLB ter banco de luxo.

    ResponderEliminar
  7. Nada contra o que foi dito, só quero deixar a seguinte ideia: sou daqueles que defende que tivemos o melhor plantel dos últimos 30 anos, sim, porque isso não significa que tivemos o melhor 11 em campo, como ficou bem explicado no início do texto. É essa a diferença, olhando para o banco tínhamos boas soluções, algo que não aconteceu em anos anteriores, mesmo no ano do último título.

    ResponderEliminar
  8. Vejam o que o Luís Filipe Vieira fez pelo Benfica. Tirou o Benfica da mediocridade e construiu um império.

    ResponderEliminar
  9. Mais ponderacao ajudara a relembrar que muitas equipas, em Portugal e na Europa, ja derrotaram ou empataram com o Benfica de jj beneficiando dos erros do mesmo. Teimoso, inventor, estatico nas substituiçoes. É o jj e nao o midas. Huey

    ResponderEliminar
  10. Nao te preocupes, o slb vai-se reiventar a ele proprio, como o temos fazendo nos ultimos anos.
    Quando saiu o david luis o mundo ia acabar.
    Quando foi o matic pediu-se a cabeca e o dedo pequenino do vieira.
    isto nao e novo e vamos como sempre adaptarmo-nos a nova situacao como trabalho arduo e honestidade.

    ResponderEliminar
  11. Que o jesus nao vao ficar ate ao fim do mundo ja sabemos, e que um dia vai seguramente treinar o porto, tambem ja percebi e nao tem absolutamente nada de mal e nao seria o primeiro funcionario do benfica a ir para o norte.

    Ficando mais uma epoca, poe seguramente um peso extra nele as as pessoas vao exigir tudo ou quase tudo.

    Possivelmente se nao ganhar saira com o fadinho do costume com meio mundo a falar mal dele e a escolta policial estar la quando houver maus resultados.

    Na minha memoria ficara um coach de grande nivel que nao se da muito bem com as merdas de camaras a frente, mas trabalhou e fez milagres como poucos.

    O tempo cura as feridas e depois os fanaticos do slb vao olhar por cima do ombro e reduzir-se a sua insignificacia e perceber o quao injustos podem ter sido.

    Ele pode sair pela porta pequena e olhando para o espectro dos nossoas adeptos, ja percebi que se falhar vai mesmo sair com insultos e nomes a sua mama e papa, possivelmete saira mesmo pela janela da casa de banho dos deficientes.

    Depois quando ele tiver a ser campeao pelo porto, toda a gente torce a orelha e nao sai nada.

    No norte o pessoal nao liga a estas merdas da gramatica como o pessoal de Lisboa que so vivem para a imagem e para os casacos de cabedal e oculos raibanetes, vao de carro po cafe a 500 metros e possivelmete nao mudaram de cuecas, depois a noite vao pa casa das mamas, comer o que a velhota cozinhou com a parca reforma.

    Vamos deixar de pegar no homem.
    Nao esqueco que eu proprio ja fui um grande contestador do JJ, hoje em dia acho graca a este homem timido e honesto que demora tempo a escolher as palavras certas num mundo de pessoas que so olham pa merda da imagem...ate mete nojo !!!

    Sera que eset pessoal tem alguma coisa boa pa dizser do homem?

    Que comece de ves em quando um blog a falar nas coisas boas dele, senao nao ha pachorra.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking