O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O dia em que vi nascer um grande jogador de futebol

. 54 comentários
A transmissão da final da Liga Europa na SIC meteu-me nojo. Nojo ao ponto de me fazer a páginas tantas mudar para a ITV4 em Inglaterra onde também transmitiam o jogo.

Confesso também que nunca morri de amores por André Gomes, mas aquilo que esses pseudo comentadores fizeram ao longo dos 120 minutos foi um assassinato ao jogador. O problema não é o assassinato em si, é o facto apenas de que aquilo que foram dizendo ao longo da partida só é possível em alguém que de futebol percebe muito pouco.

André Gomes foi o jogador mais novo no relvado, convém lembrar. Tem 20 aninhos. Partiu para esta época talvez como o quinto elemento do meio campo, atrás de Matic, Enzo, Fesja e Rúben Amorim. Ontem não havia Matic, nem Enzo nem Fesja, e só um lunático podia esperar que a equipa carburasse da mesma maneira jogando uma final de Liga Europa sem o 1º, nem o 2º nem o 3º homem do meio campo...

Aliás, o Benfica acabou o jogo com o 4º, o 5º e o 6 meio campista (André Almeida, embora jogando a lateral), 3 portugueses que numa seleção portuguesa com um meio campo simplesmente banal, não calçam.

A juntar a isto, não havia Markovic, não havia Sálvio, Sulejmani acabou cedo, e Gaitan não existiu. E também não houve uma arbitragem isenta, porque a haver, a música teria sido provavelmente outra.

E que vi eu? Vi um Benfica com estas condicionantes todas, levado ao colo durante os 120 minutos do jogo, por Maxi Pereira e... André Gomes!

O miúdo perdeu bolas sim senhor... O miúdo tem ainda muito para melhorar... Os comentadores da SIC preferiram ver apenas as bolas perdidas que puseram a equipa em dificuldade algumas vezes... Pois eu vi um rapazito de 20 anos, que num palco especial, quis pegar na batuta do jogo e não teve medo de o assumir...

Quase sempre foi ele a levar a equipa para a frente... Quase sempre ele sem medo de ter a bola no pé, a fazer a equipa respirar... Sem medo dos duelos individuais... Sem medo do corpo a corpo... Sem medo de fazer de Enzo Péres e tentar fazer funcionar um meio campo preso por arames.

Falhou passes? Falhou sim senhor... Mas o Benfica de ontem existiu ofensivamente por causa dele... e Maxi Pereira. Ontem foi o dia que eu percebi que André Gomes vai ser um grande jogador de futebol... Terá coisas para corrigir, claro... Mas já mostrou a Jorge Jesus algo que este exige acima de tudo: personalidade, algo que por exemplo Djuricic e Ola John nunca mostraram! Desconfio que André Gomes, mais um ou dois anos nas mãos de Jesus, e seria mais um a sair por 30 milhões!

Sobre o jogo, sempre achei que Matic ia fazer falta quando saiu. Foi ontem o dia. Impossível não pensar que com Matic, a história do jogo teria sido outra. A Direção tem culpa nisto. Se financeiramente não dava para aguentar mais, pois que se venda. Mas é um contra senso vender em Janeiro o melhor jogador da equipa (o que só acontece em clubes pequenos) e chegar-se a Maio a chorar baba e ranho porque não se foi capaz de ganhar tudo.

Bem sei que para alguns, hoje é mais um dia para se bater no treinador. A mim só me apetece dizer: Que fantástico treinador o Benfica tem.

O Benfica de Jorge Jesus habituou mal muita gente. Alguns continuam a achar que este Benfica individualmente é uma super equipa. Não é! Essa é a verdade, apesar de haver no balneário alguns jogadores de grande qualidade.

Ontem menos ainda, onde repito, jogaram 3 jogadores portugueses sem lugar na Seleção Nacional! Mas este Benfica foi igual a si próprio: Sempre por cima do jogo, sempre na procura do golo, sempre sem virar a cara à luta, sempre a jogar à Benfica!

Perguntavam esta semana a Ricardo Araújo Pereira o que era ser do Benfica. Uma das coisas que ele respondeu foi que "no Benfica não chega ganhar. É preciso ganhar jogando à Benfica." E este Benfica de Jorge Jesus joga de facto à Benfica, seja em que circunstância for, ganhando ou perdendo, mesmo que seja nuns quartos de final da Liga dos Campeões em Londres a encostar um Chelsea às cordas com apenas 10 jogadores.

Eu não aceito que comparem o Benfica ao Sevilha. Porque um Benfiquista não aceita que o Benfica jogue uma final da Liga Europa todo encolhido e borrado de medo, com um qualquer Carriço (Bynia) a dar trancada no meio campo, à espera dos penalties contra uma equipa que entra em campo sem os seus 4 ou 5 jogadores mais importantes!

Eu ao Benfica exigo que jogue à Benfica, que ganhe e perca jogando à Benfica, que perca procurando sempre a vitória seja sob que circunstância for, que lute até à última gota de suor, e que saia do campo sempre com a cabeça levantada. O Benfica de Jorge Jesus dá-me isso tudo.

Culpar Jesus pela derrota é tão injusto como culpar André Gomes pelo falhanço de ontem.

Desfalcado ou não, o Benfica foi sempre (ou tentou ser) igual a si próprio, e Lima ou Rodrigo tinham a obrigação de ter metido uma ou duas lá dentro...

Há gente que não percebe que um treinador monta uma equipa, cria os automatismos, mas que no relvado é muitas vezes a sorte ou o azar, e a qualidade dos jogadores a fazer a diferença...

Peçam a Ancelotti que jogue a final da Liga dos Campeões sem Ronaldo, Modric e Xabi Alonso... E depois veremos se é o ordenado de Ancelotti que fará o Real jogar mais ou menos.

Ou deem 30 milhões a Jorge Jesus, e digam: “Aqui tens. Traz-me um avançado que faça golos e que não trema nos momentos decisivos.” Garanto que ele o arranja. “Toma mais 30 e arranja-me um meio campista maduro, que chegue amanhã e pegue de estaca.” Garanto que ele escolhe um craque já amanhã.

Agora assim? A ver constantemente sair os seus melhores jogadores, e a ter de ir à luta com André Gomes, Amorim e Almeida?!

E as pessoas querem um Benfica a jogar à Barcelona?! Um Benfica que ganhe tudo?! Querem ópera sem solistas?! Milagres sim, mas não exijam o impossível!



P.S. Que grande jogo fez Luisão ontem. Um jogo à Capitão do Benfica!! Dentro e fora do campo. Um exemplo!

  

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

54 comentários

  1. Obrigado por este post! Ha muito tempo que sigo este blog e é a primeira vez que comento, porque é exactamente isto que eu penso.

    Rui Serra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. red eagle (barreiro)16/5/14 04:58

      Redmoon este é teu melhor post que li! E o melhor que li neste blog que já sigo vai para 4 anos! Os meus parabéns...nesta altura é muito fácil criticar o Jesus, alguns jogadores, o presidente...gostaria de destacar o André Almeida que entrou de forma personalizada e jogou com raça!
      Nenhum benfiquista está contente com a derrota ontem, e ontem não ganhámos por causa da arbitragem, da nossa finalização ( o Lima estava numa noite pouca inspirada) do cabrão do Beto, do Platini e da Uefa (o Markovic devia ter jogado), talvez o Jesus pode-se ter feito algo diferente (meter o Cavaleiro aos 118 minutos é confiar muito na sorte)!

      Domingo à uma final para ganhar e sermos a 1ª equipa em Portugal a fazer a tripleta (Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga) e depois ganhar a supertaça para completarmos o Poker das competições nacionais referentes à época 2013/2014!

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
    2. O Cavaleiro nao entrou para mudar o jogo. Entrou para os penaties. Grande penalty ele marcou no Dragão

      Eliminar
  2. Só te faltou falar do alemão, do resto subscrevo tudo, com as condicionantes k tivemos fizemos um grande jogo, faltou marcar...

    ResponderEliminar
  3. Isto é das análises mais lúcidas que eu vi hoje. Quase tudo o que eu pensei está aí escrito. Acima de tudo faltou um pouco de qualidade no meio campo, com Matic e Enzo isto tinha sido peanuts. Ao André ainda lhe falta algumas coisas, mas aos 20 anos quem fazia melhor? E não havia mais ninguém porque o Almeida estava a defesa direito. E mesmo assim chegava para ganhar se fossem assinalados os penaltis na 1º e na 2º parte, ficando eles a jogar com menos 1 ou 2 jogadores. E se chegamos mais uma vez à final foi por causa de JJ, só lhe vão dar o devido valor quando ele sair (daqui a muito tempo, de preferência). Não tenho nada a apontar à equipa ontem, correram, deram tudo, tentaram sempre ganhar nos 90 min e nos 120 enquanto o Sevilha queria ir para os penaltis. Aí chegamos já sem convicção, estava à vista o que iria acontecer. A Europa está a dever-nos pelo menos um troféu, espero que chegue já para o próximo ano.

    ResponderEliminar
  4. UEFA = BANDALHOS CORRUPTOS15/5/14 22:35

    O André Gomes em especial na 2ª parte foi dos melhores e que mais tentou, mas como é preciso encontrar bodes expiatórios vai de escolher o puto porque é mais fácil, está na moda e desde que foi á seleção tem tido a podre comunicação vendida toda em cima, algo semelhante ao que aconteceu com o Nelson Oliveira. Criticar o André e não falar pela negativa do Amorim, Gaitán, Lima ou Rodrigo é mesmo comédia, só pode.
    Gostava tb de ver aqueles que ainda hoje culpam o Nelson Oliveira por uma eliminação contra o Chelsea por não ter dado a bola ao xaló que façam agora o mesmo ao Lima que de angulo difícil prefere rematar (e mal) em vez de passar a bola ao Rodrigo que sem marcação tinha a baliza aberta! Existe aquele magnifico pontapé no ar tb a desperdiçar uma das melhores situações, mas tudo bem ele é engraçado na passa nada...

    Esta final injustamente desfalcados, mesmo com o Almeida, Amorim e Gomes tinha tudo para ser nossa, mesmo com algumas opções não tão boas do JJ, bastava a UEFA não ser um antro de bandalhos corruptos, dinossauros que recusam as novas tecnologias porque querem ter á mão o factor erro humano para favorecer ou prejudicar a seu belo prazer, nem sempre resulta mas que muda e muito as probabilidades muda, ontem teve um boche amestrado já com historial de erros grosseiros ao serviço e isto é que marca a diferença entre ganhar e perder, A ROUBALHEIRA ontem foi tão grande que estar a discutir algo mais acaba por ser peaners.

    O que esses fdugp da UEFA merecem é que quando for a final se enfeite as imediações do estádio com dizeres á altura dos bichos. CORRUPTOS DE MERDA

    ResponderEliminar
  5. Boas

    O André Gomes foi só o pior jogador do Benfica. Confirma na estatísticas http://jogodirecto.blogspot.pt/2014/05/benfica-sevilha-estatistica-e-opiniao.html . Ele é novo mas o Oblack também e não comete tantos erros como ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehe...
      um guarda redes é o que tem menor margem de manobra de toda a equipa. De preferência ZERO.
      Quanto mais longe se está da própria baliza, maior a margem de erro.
      Comparar a margem de erro do André com a do Oblak, é estúpidez!

      Eliminar
    2. João Carvalho16/5/14 11:05

      Chamar-lhe estupidez é estar a fazer um elogio.

      Eliminar
  6. Vi o jogo num canal alemao Sky e os comentarios nao foram assim tao maus como a imprensa portuguesa o pintou! Incrivel a campanha que se tem feito ao Andre Gomes, nao so neste jogo, mas em outro jogos tambem. Ricardo Horta

    ResponderEliminar
  7. Respeitando a tua opinião, não sei se estiveste na final ou não, mas na minha opinião ao vivo, o Andre Gomes, apenas começou a jogar quando o Sevilha deu o estoiro ai a meio da 2ª parte, até lá não se viu nada de relevante do Andre, aliás cometeu um numero excessivo de percas de bola e algumas delas deram origem aos lances perigosos do Sevilha no jogo, depois sim ele começou a sobressair sem chegar a ser excelente, mas isso só sucedeu quando o ritmo baixou bastante e que vai de encontro à opinião que tenho dele, bons pés mas demasiado lento, precisa de trabalhar e muito a velocidade.
    Quanto ao Gaitan, a seguir ao intervalo já não andava, Gaitan apaga-se sempre nestes momentos, e logo ontem quando a equipa estava já desfalcadissima, se derem 20 milhões por ele é deixa-lo ir, o Benfica deve ser mais selectivo nos jogadores a vender, vender aqueles que menos mossa causem na equipa e Gaitan, na minha opinião é um deles.
    O Benfica começou a perder esta final na eliminatoria com a Juventus, depois perde-a por ter sido incompetente ao longo de 120 minutos, incompetencia essa que foi não aproveitar uma só oportunidade das para ai 10 que teve todas flagrantes.
    Depois a acrescentar a isso houve uma arbitragem que foi uma vergonha, 3 penalties por marcar, explusões perdoadas, a do Suleijmani é uma vergonha como alguem que faz uma entrada daquelas pode continuar em campo.
    Não fizemos o trabalho de casa no desempate por penalties, porquê? vão ver o desempate por penalties na eliminatoria com o Betis do mesmo Sevilha, se o tivessemos feito, os jogadores já iam prevenidos e com atenção à movimentação do Beto e quando o nosso jogador fosse apontar o penalty, parava e avisava o arbitro e a partir dali o Beto ficava logo condicionado para os restantes penalties, isto é mau trabalho da estrutura do clube, é preciso estar a atentos a todas as situações que podem decidir um jogo e muito mais uma final, pois os penalties eram uma das situações que poderiam acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo inteiramente da analise que fazes do andre gomes. quanto ao gaitan acho precisamente o contrario é nestes jogos que ele normalmente aparece e nos de menos interesse anda a pastar mas ele desde que voltou da lesão que esta a jogar mal, não sei se ainda está condicionado ou se simplesmente perdeu a forma.

      Eliminar
  8. Depois o Benfica pode fazer uma exposição à UEFA a demonstrar todos os erros que sucederam nas duas finais da Liga Europa, e como esses erros foram nefastos para nós, ou seja 1 golo limpo ao Cardozo o ano passado com 0-0, 3 penalties por marcar e varias expulsões perdoadas, e a situação dos penalties com o Beto e demonstrar à UEFA e ao Platini, quão inutil é ter aqueles incompetentes daqueles arbitros assistentes que nada fizeram.
    Não vale a pena estar a tentar a arranjar culpados, temos que ser mais eficientes e mais eficazes, não se pode falhar tanto golo numa final, e não podemos ficar satisfeitos por jogar finais e perder, não tenho orgulho nenhum em ser o clube com mais finais perdidas na UEFA, nem ficar satisfeitos com rankings, porque os rakings como diz o JJ são peanuts.
    Eu sempre acreditei que era ontem que traziamos a taça para LIsboa, pensei mesmo que seria nos penalties, vendo como o jogo decorria, nunca pensei perde-la, porque acho que o Benfica ja merece ganhar uma competição europeia, a epoca passada foi muito sofrida, e que os fabulosos adeptos do Benfica já merecem uma alegria dessas, muito maior que ganhar qualquer campeonato ou taça com todo o respeito por isso e por quem festeja isso, agora não sou é daqueles que acham que somos os maiores do mundo, que temos os melhores adeptos do mundo, que somos isto e mais aquilo e aprendi com os anos e com as derrotas que nunca devemos ser fanfarrões, e infelizmente existem muitos gabarolas e fanfarrões no clube e depois somos alvo de gozo quando estar derrotas sucedem, temos que aprender a ser mais humildes, no mais não tenho muito interesse em falar no Benfica, porque é quase como estar doente, e o dia em Turim estava a ser magnifico, praticamente toda a cidade estava a torcer por nós, a ida dos adeptos do centro da cidade para o estadio, foi simplesmente fabulosa e apoteotica, pareciamos uma comitiva de estado ou a propria equipa do Benfica, tal o aparato da cena com os carabineri a parar completamente o transito e as pessoas na rua a dizerem-nos adeus, incentivarem e a desejar a vitoria, mas o regresso foi penoso, no avião nem um suspiro, um silencio suprucal de 2h30 até Lisboa, não quero saber de futebol para nada, a epoca para mim acabou ontem em Turim, ganhar ao Rio Ave no domingo não muda nada, para mim é apenas um cumprir de quase uma obrigação para o Benfica, pois ao contrario do nosso treinador e muitos adeptos, para mim a competição mais importante é a competição europeia, só depois vêm as outras, desde miudo que sou assim, ainda não foi desta que vi o Benfica ganhar uma competição europeia e já vi 5 finais irem à vida e 4 delas ao vivo que ainda doi mais

    ResponderEliminar
  9. Não concordo com a análise ao jogo do Gomes, de resto concordo... Benfica chegou muitas vezes á frente de forma atabalhuada e por rasgos de Maxi, o Gomes sumou imensas perdas de bola na fase de construção que deram origem a várias ocasiões do Sevilha, se por fazer isto é poderá ser um grande jogador então muitos poderão ser grandes jogadores... Mais vale não assumir no 1x1 naquelas zonas do terreno e jogar a um toque, porque seria muito mais fácil chegar á frente e não colocava a equipa em risco... Se no futuro MUITO bem trabalhado pode ser um bom jogador? sim pode, mas neste momento acho que não é jogador de plantel principal do Benfica, falta-lhe intensidade, que esta época só demonstrou no jogo contra o Porto na luz e falta-lhe capacidade de ler o jogo mais rapidamente e não primeiro tirar um jogador da frente e depois pensar é que pensa o que vai fazer á bola...

    Para mim o Gomes foi o pior jogador do Benfica ontem, se bem que melhorou nos ultimos 10 minutos da partida, também porque a pressão do meio campo do Sevilha já era quase nula... E se falas no jogão do Luisão ontem, eu penso que deves falar primeiro em Garay, aliás Sr. Garay... Melhor central dos últimos largos anos do Benfica, tem uma inteligência abismal na leitura dos lances... Melhor em campo para mim no jogo de ontem...

    Filipe

    ResponderEliminar
  10. Redmoon infelizmente para ti de futebol percebes zeroe por isso mesmo não devias escrever num blog.Se depois quiseres explico o porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora explica aí o porquê, fiquei curioso.

      Eliminar
    2. O Telmo explica... Mas só depois... Deve estar a convidar me para ir beber um café... Escreve muito mas não diz nada

      Eliminar
  11. Zé Mário15/5/14 23:28

    Post ridiculo de mais um Benfiquista que gosta de perder e fica contente com vitórias morais.Até deves ter ido festejar para o Marquês e tudo e amanhã vais visitar o museu onde está mais uma papelinho a dizer vitória moral na Liga Europa 2013/2014.Enfim mentes tacanhas.Para ti só tenho a dizer um qualquer Emery dá 300 a zero ao JJ.Basta isto para começares a ver futebol com olhos e nao com paulas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No proximo jogo a ver se tiro as Paulas. As paulas e os manéis

      Eliminar
    2. João Carvalho16/5/14 11:08

      O Emery? O tal que vinha com a táctica pronta para ajudar a dizimar a equipa do Benfica? E conseguiram com o Sulejmani e o Siqueira que ficou condicionado todo o jogo? Que ganhou com a táctica batoteira do guarda-redes?

      Eliminar
  12. A única coisa que concordo é que não se admite a venda do Matic a meio da temporada.Todos os clubes que tem objectivos de vencer a tentar reforçar a equipa e nós a enfraquece-la.Mas isso é o hábito de LFV.LFV é 1 péssimo Presidente mas vocês votam nele então agora vivam com isso e vejam o Benfica a perder e a perder e a voltar a perder.A culpa é vossa

    ResponderEliminar
  13. É isso mesmo. O Benfica jogou à Benfica e teria ganho normalmente, se estivess completo.
    Não que conte, mas ainda agora vi um vídeo de um programa com aí meia dúzia de comentadores espanhóis e eles contaram 3 penalties mais o roubo flagrante na defesa do penalty de Cardozo.
    Tenho orgulho nesta equipa. Benficaaaaa!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Luigi SLB16/5/14 00:59

    Muito bom, só tenho mais isto a acrescentar.
    Se o jesus sabia que ia colocar o André Gomes a Titular em Turim o porquê de o colocar a jogar a titular no Dragão os 90m, notou-se uma sobrecarga no rapaz demasiado óbvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ORA CÁ ESTÁ ! Nem mais. Sobre isto nem uma palavra.
      Que gestão do plantel foi essa ? Se era para dar ritmo e entrosamento ao puto, não era preciso estar em campo 90 minutos para, 3 dias depois, jogar novamente.

      Eliminar
  15. Excelente análise! !

    Finalmente alguém põe os pontos nos is..

    ResponderEliminar
  16. Desculpem.mas o Andre Gomes fez um péssimo jogo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Carvalho16/5/14 11:09

      Pelo menos corre pois foi quem mais correu, 17km.

      Eliminar
  17. os comentadores de bola que temos na tv portuguesa sao quase todos tao ignorantes em futebol como o povão.

    andre gomes ainda tem muitos defeitos, pois claro, mas acho que de facto e na posicao 6 que ele vai brilhar. tem que perder o vicio de transportar tanto a bola no pe em situacoes de aperto, porque asism perde muitas bolas, como perdeu neste jogo, e verdade. mas as melhores transicoes do benfica neste jogo passaram quase todas por ele.

    ResponderEliminar
  18. Bom post em defesa do Benfica. Muitos que aqui andam a enterrar o Benfica quando perde sao aqueles que gostam de dizer quando o Benfica ganha que o Benfica joga à Porto. Ressabiados, pa. O Benfica joga sempre à Benfica e quando perde tem ssmpre por cada 1 adepto que o rebaixa 100 adeptos prontos a acarinha-lo. Eis a diferença.

    ResponderEliminar
  19. COLOQUEM-NO A JOGAR COM TODOS OS TITULARES E VERAO O RENDIMENTO DELE. GRANDE CRACK EM PERSPETIVA. ELE E O JOGADOR DO BENFICA QUE MAIS RAPIDO PENSA E EXECUTA,DAI ALGUNS PASSES ERRADOS MAS,COM MAIS TEMPO,TODOS IRAO VER UM DOS MAIORES TALENTOS A EMERGIR NO FUTEBOL MUNDIAL.. FORÇA ANDRE. EU ACREDITO EM TI.. DOMINGOS VIEIRA

    ResponderEliminar
  20. O William de Carvalho com 21 anos é o patrão do meio campo do Sporting...

    ResponderEliminar
  21. Tenho batido nessa tecla. Fomos superiores mesmo a jogar desfalcados.
    Acho que o André Gomes fez muita merda (às tantas tentou fazer uma roleta à Zidane a tentar sair perdendo a bola perto da nossa defesa a um minuto do fim) mas nota-se que ele tem classe um pouco ao estilo do Tiago.

    ResponderEliminar
  22. Ridículo. Como li alugres no SB, se querer pegar na bola e assumir o jogo independentemente de toda a cagada e prejuízo para a equipa fosse sinónimo de bom jogador, o Quaresma era o melhor do mundo!

    Enfim. É este o Benfica que temos. Que se contenta com "peaners".

    ResponderEliminar
  23. fartei-me de me levantar no estadio e insulta-lo, porque é inacreditavel perder-se tantas bolas, errar tantos passes e pouco responsavel! Ainda não vi o jogo na tv, muito menos um resumo, mas no campo não sei se passou para a tv mas amorim, luisão, garay, maxi e até o siqueira passaram o jogo todo a pedir a a.gomes para ter calma, para jogar pela certa, para não inventar, etc! O lance em que a.gomes rodopia sobre a bola dando no contra-ataque do sevilla, e o lance que da a melhor oportunidade do sevilla são claros na maneira como abordou o jogo! A.Gomes não tem culpa de ter jogado, a.almeida daria muito mais!

    ResponderEliminar
  24. Eu, como não gostava de ouvir aqueles xomentadores , simplesmente tirei o som à TV e vi o jogo em condições. Não tenho necessidade de ouvir disparates ou teorias de conspiração porque cada jogo é um jogo, e nada tem a ver bela Gutman ou estatísticas. Canso-me só de ouvir essas coisas nos comentadores, e como me acho minimamente capaz de perceber táticas e disposições de jogo dos jogadores, dispenso os comentários de gente insignificante e que pouco percebe do que fala.

    Quanto a André Gomes, convém realçar que teve num mau dia, mas não foi só ele. Por isso, não se deve culpa-lo pelo que possa ter sucedido em campo. Falharam muitos jogadores, principalmente o meio campo, mas também na postura tática.
    Ora, se o Sevilha apostou em vários jogadores no meio campo e pressão em tal sitio para impedir o Benfica de sair a jogar, alguém da frente deveria descer um pouco para equilibrar e pegar no jogo. Isto foi o que o André Gomes e o Amorim tentaram fazer, mas sem êxito, porque os médios do Sevilha, em maior número e com pressão constante, conseguiram sanar essas investidas. O Sevilha chegou a ter 5 médios para somente 2 só Benfica com uma pressão alta. JJ não mudou e insistiu no 4 4 2 porque achava que marcava mais cedo ou mais tarde, mas desta forma também poderia sofrer.

    No âmbito geral, acho que o Benfica teria ganho se quisesse, mas aparentemente, o resultado estava feito ainda antes do jogo começar.
    E acho incrível como é que 2 árbitros não vêem o guarda-redes adiantar-se...

    Não estou feliz com esta derrota, nem dou os parabéns à equipa do Benfica, pois acho que foram fracos na finalização; mas também não me vou voltar contra eles.
    Estou ferido no orgulho, mas não deixo de acreditar na equipa.

    ResponderEliminar
  25. Ainda a história do Matic? A Direcção é culpada por termos perdido a Liga Europa porque deixaram sair o Matic de livre e espontânea vontade? Continua a dizer-se aqui com cada baboseira. É preciso lembrar que foi o próprio MATIC que QUIS SAIR PARA O CHELSEA? Não ouviram as entrevistas dele? Ficaram com amnésia? O que é que a direcção poderia fazer mais? O Benfica queria mantê-lo mas ele quis ir embora. Jogadores contrariados no plantel normalmente dão muito rendimento não dão? Especialmente com um treinadorzeco como o Mourinho a zumbir-lhe ao ouvido. Curem-se!
    Nós não ganhamos porque tivemos uma equipa inteira de arbitragem contra nós! Com pénalties por assinalar!
    Ficamos privados de 4 jogadores importantes! Tivemos que improvisar com o que tínhamos!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica quis mantê-lo mas o jogador é que quis sair?! Heheh E como quis sair o benfica compromete os objetivos da época? Cada um acredita no que quer!

      Conheces o avancado do Atletico de madrid, o tal que tb quer ir para o chelsea? Ele ir vai, no final da epoca (como acontece nos grandes clubes) depois de participar nos objeticos do atletico de madrid!

      Eliminar
    2. João Carvalho16/5/14 11:12

      O Matic saiu porque EXIGIU sair em Janeiro contra a vontade da direcção. Isso foi dito pelo próprio. Quem não sabe isso não devia escrever sobre o assunto.

      Eliminar
    3. Realmente não deves ter visto ou ouvido o que saiu da boca do próprio Matic. É sempre mais fácil criticar a direcção.

      Eliminar
  26. Incrível como se utiliza o justificativo da idade para argumentar o que quer que seja. Este é o mesmo André Gomes que foi elogiado pela incrível maturidade no jogo do Porto na Taça e no jogo da 1ª mão com a Juventus.

    André Gomes não esteve bem neste jogo. Esteve aliás muito mal. Ponto final, parágrafo.

    Argumentar que o rapaz foi o principal obreiro dos nosso lançes de ataque é no minimo uma falta de respeito, pela entrega de jogo de Lima ao meio campo para ajudar no apoio, pelas arrancadas do Maxi ou mesmo pelos passes de ruptura de Ruben.

    Não vamos crucificá-lo como único responsável da derrota, mas o treinador deverá urgentemente tentar corrigir, tanto o posicionamento do jogador em campo, como explicar-lhe que partir para o drible requer um jogador mais tecnicista (Gaitan) ou então que após a primeira finta deve levantar a cabeça do chão e libertar a bola com critério (e não partir em mais momentos fantasiosos achando que consegue fintar meia equipa do Sevilha).

    Andre Gomes povoava uma zona nefralgica do terreno, em que cada perca de bola era quase "morte certa". Por 8 vezes (contei-as eu), as suas percas de bola originaram lançes de contra-ataque perigosos bem explorados por Moreno e Rakitic. Quiseram os Deuses que os mesmos não dessem em golo.

    Agora querer pintar o André Gomes como um dos melhores miudos da Europa na sua posição é no minimo caricato... Estes são os mesmos que descobriram que o mesmo existia quando Jorge Jesus foi "obrigado" a colocá-los após a venda dos seus direitos desportivos, de forma a rentabilizar....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida !
      É um puto, blablablabla...não o vamos crucificar nem é disso q se trata, mas...temos de ser objectivos.
      De qualquer forma, no fim a responsabilidade foi de quem o pôs a titular e de quem não o retirou ao ver que estava perdido.

      Eliminar
  27. João Carvalho16/5/14 11:02

    Dois apontamentos, concordo inteiramente com o post, além disso o André Gomes correu mais de 17KM.
    O Matic saiu, não porque a direcção do clube quisesse, mas porque o jogador O EXIGIU! E contra isso nada se pode fazer.

    ResponderEliminar
  28. O André Gomes há muito que é bom jogador. Independentemente dos interesses envolvidos, só um jogador fora do comum pode, em pouco mais de 1 ano, fazer a transição dos juniores para a titularidade numa final de uma competição europeia. Matic, quando saiu, avisou que já tinha sucessor, que não era preciso procurar mais: André Gomes.

    Ontem, fruto de muitos factores, estivemos longe de ver o melhor André Gomes. A equipa não ajudou, o treinador muito menos. Fiou-se na crença bacoca que o miúdo ia recuperar do jogo nas Antas só porque tem 20 anos e foi o que se viu: passou a fase final do jogo, literalmente, a andar. Aquilo que leva um treinador a arriscar da forma como JJ arriscou numa 30.ª jornada que já não contava para nada para defrontar uma equipa tradicionalmente violenta, só o treinador saberá explicar. Eu, confesso, só vejo 2 razões: prepotência e receios bacocos de vir lá de sacola cheia, típica de um treinador conservadorista quer em termos abstractos (táctico), quer na aplicabilidade do concreto (aposta de jogadores).

    O Benfica não perdeu por causa do árbitro, do Enzo nem do Guttman. Perdeu porque assenta o seu jogo na qualidade individual de cada um dos seus jogadores (um Manel até disfarça, 2 aquilo já começa a emperrar), falhando ao nível de muitos fundamentos do jogo - como muitas equipas, é verdade, mas isso não justifica que se falhe só porque outros também falham.

    Se é verdade que uns jogadores são mais habilidosos que outros, também é inegável que a interpretação do sistema táctico, da disposição da equipa em jogo, do seu sentido posicional, esteve longe da habitual (para pior) – linhas distantes, principalmente a média e avançada; jogo directo que meteu a equipa a correr mais do que podia e devia; perdas de bola frequentes e em zonas proibitivas; decisão dos tempos e zonas de passe deficitária… Tudo isto agravou o nervosismo dos jogadores que, fruto da sua imaturidade, começaram a apostar em mergulhos e em reclamações junto do árbitro (analisem o jogo e revejam o Gaitan. Não há um lance em que vá ao chão em que não reclame com o árbitro, mesmo nos que marcou falta).

    São estas ocasiões que, no campo técnico, definem o bom do grande. Imaturidade, quando sinónimo de juventude e pêlo na venta, pode ser bom: trás aquele factor imprevisível e carismático ao jogo. Mas desde que devidamente canalizado. E foi também isso que falhou. Faltou classe a esta equipa para saber jogar este jogo. Quando sentiu que não ia esmagar e que o golo tardava, pareceu a Juventus, só que com menos argumentos – e o treinador a ver.

    André Gomes, com juízo e a felicidade do seu lado, será grande. Tem porte físico e talento para isso. Tem aquele ar ingénuo e, ao mesmo tempo, um discurso terreno e sereno que mostra estar uns anos à frente da sua idade. A câmara gosta dele, tem boa pinta, e hoje em dia também isso conta. Será a principal referência futura da selecção, não tenho dúvidas. É um jogador transaccionável para qualquer campeonato europeu, evidenciando de sobremaneira as suas qualidades em 4-4-2, sistema muito apreciado em terras de Sua Majestade.

    Quanto ao relato… Tenho sempre dificuldades em engolir comentários fáceis e populistas – começaram a encontrar bodes expiatórios no árbitro para acabarem no André Gomes. Especialmente vindos de comentadores com discurso forçado, a piscar o olho aos benfiquistas, quando eles mesmos são tudo menos isso. Pareceu e foi forçado. Em Portugal, para meu lamento, não se sabe comentar “à inglesa” – Gabriel Alves foi o último e, por isso mesmo, ainda hoje deixa saudades. À falta disso, que se mostre sobriedade e conhecimento de causa mas isso, hoje em dia, é raro.

    Essa do JJ, dos milhões e do jogar à Benfica tem muito que se lhe diga… mas fica para outra altura.

    Basculações Intelectuais, Margem Sul

    ResponderEliminar
  29. Lá está. Benfiquistas contra benfiquistas. Não o vejo dessa forma. Critico o André Gomes, como o Garay, o Jesus ou o Passos. Com isso não quero dizer que seja mau, péssimo ou um coxo, é simplesmente uma crítica. Respeito as opiniões dos outros, mas a realidade é que o puto (sim é puto, e inexperiente) fez muita asneira, embora tenha melhorado para o final, quando o Sevilha simplesmente já não cobria o meio campo.

    Critico a exibição do André Gomes, mas sobretudo de quem foi responsável pela presença contínua dele em campo. Se o puto - como qualquer outro, e basta ver o que o Jesus já fez com o Djuricic e outros - estava em dia não, a tremer, ou simplesmente a falhar naquilo em que era preciso para a equipa, então o seu "chefe" tinha de ter tomado decisões a bem da EQUIPA.
    Pode vir a ser uma estrela de nível mundial, como pode vir a ser uma estrela de nível do Sbordem, mas se ele - ou qualquer outro - não estava a dar o que a equipa necessitava, então tinha de haver mudança. Não há volta a dar.
    Reforço, não sou anti-André Gomes nem anti-Jesus nem anti-nada no que ao Benfica diz respeito, muito pelo contrário, estou simplesmente a fazer uma constatação.
    Acho que aqui já foi referido (? ou talvez noutro comentários), incluíndo um comentário meu que, pelos vistos não agradou o suficiente para ser publicado - e não tinha NADA de ofensivo; o André Almeida (ou mesmo o Maxi) devia ter ido para 6 e o Rúben para 8, a partir talvez dos inícios da 2.ª parte. Para o seu lugar tinha entrado o Ivan Cavaleiro que, com algum grau de certeza na altura em que as duas equipas começavam a "dar o berro", e o Benfique demonstrava sinais de falta de imaginação (fruto do cansaço quer físico quer mental) tinha espevitado o jogo. Tinha acelerado o jogo com a sua irreverência e velocidade.

    De resto, concordo com tudo como é óbvio. Fomos espoliados, fomos isto fomos aquilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo. não se trata de mandar abaixo o rapaz, mas se somos todos tão expeditos a elogiar quando as coisas tão bem, também devemos ser racionais o suficiente para fazer critica construtiva quando está mal.!

      Eliminar
  30. porquê perder tempo por 1 jogador que já não é nosso no final do próximo jogo?
    perder tempo mas é falar naqueles que realmente deram o litro, naqueles que mostraram grande regularidade e que jogaram 1 jogo de uma maneira incansavel como oblak, luisão, garay, amorim e siqueira! todos os outros não deram o máximo! djuricic teve grandes pormenores no dragão e podia ter ocupado o lugar de a.gomes na 2ªparte de prolongamento dando velocidade ao jogo e pelo menos 2 ou 3 passes certos, visto que a.gomes de 30 passes errou cerca de 20!

    ResponderEliminar
  31. benfiquista do coração16/5/14 21:52

    assino por baixo

    ResponderEliminar
  32. Andre gomes não vai dar jogador ,joão Moutinho,Miguel veloso quando jogavam com a sua idade jogava o triplo de andre gomes

    ResponderEliminar
  33. andre gomes não vai dar jogador , miguel veloso e joão moutinho jogava o triplo deste quando tinha a sua idade

    ResponderEliminar
  34. Não me lixem...

    Que defesa é que tem um jogador que, sistematicamente, quer sair a fintar desde a meia lua da sua grande área, muitas vezes rodeado de três adversários?

    Ele não se fartou de perder bolas por azar, fartou-se de perder bolas porque é burro.

    ResponderEliminar
  35. coragem ja virou burrice , sempre a aprender .

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking