O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Made in Benfica? Que futuro...

. 21 comentários

  • Bernardo Silva
  • Ivan Cavaleiro
  • João Cancelo
  • Helder Costa
  • Bruno Varela
  • Fábio Cardoso
  • Ruben Pinto
  • Victor Lindelof
  • Nelson Semedo
  • Raphael Guzzo
  • Gonçalo Guedes
  • Romário Baldé
  • Nuno Santos
  • João Teixeira
  • João Nunes
  • Rochinha
  • Rafael Gomes
  • ...
A lista é imensa! A obra está feita e tem um grande mérito de quem recrutou e tem trabalhado com estes jovens na sua evolução. Poderiam estar melhor preparados, porque entendo que o SLBenfica não faz um bom trabalho na fase final de "acabamento" da formação destes jovens...

Mas ainda assim estamos a falar de quase 20 jogadores entre os 18 e os 20 anos com um potencial de qualidade futebolística muito acima da média.

Jovens como Thiago Alcantara, Janujaz, Gotze, Hazard, Isco, Lamela, Lukaku, Markovic, Morata, Oscar, Pogba, Rodrigo, Sterling, Tello, Varane, Alaba, Courtois, Lucas, Eriksen, Schurrle, El Shaarawy, Nastastic, Draxler são, entre outros, vários nomes que se começaram a afirmar por essa Europa fora com essa idade e são hoje aos 20/21 anos jogadores com estofo de craque, com experiência já assinalável e um valor seguro no futebol.

Num momento em que o SLBenfica tem todos estes jogadores com potencial entre os seus planteis de juniores e equipa B, não será o momento de começar a olhar para a possibilidade de investir claramente no desenvolvimento deles sob a batuta de Jorge Jesus, usando a equipa B para que eles imponham em campo o trabalho semanal do treinador e integrar até no plantel principal e nos convocados semanais aqueles que melhor interpretarem esse trabalho?

Obviamente que não estou a dizer que o deveremos fazer com os 17 ou 20 jogadores... mas será que Bernardo Silva, Cancelo, Ivan Cavaleiro, Helder Costa, Romário Baldé, Gonçalo Guedes e Nuno Santos não poderão ser esses jogadores? Jogadores que façam parte do plantel principal, que joguem semanalmente na B enquanto estão integrados nesse trabalho com Jorge Jesus e que possam ir igualmente evoluindo no plantel principal quando o treinador entenda que estão a reagir bem aos estimulos e ao trabalho do treino e/ou quando o treinador considere que o jogo/adversário o possibilite?

Será que o Guedes não pode ir sendo lançado na equipa principal em jogos das Taças ou sendo suplente utilizado em alguns jogos? E o Nuno Santos? Será que o Bernardo não poderá ser uma peça que permita ao Jesus abordar alguns jogos em 4-2-3-1? Será que o Cancelo não poderá sendo colocado como alternativa ao Maxi em jogos mais acessíveis e onde possa trabalhar melhor o seu aspecto defensivo? Será que o Romário não pode ser uma opção ao segundo avançado em alguns jogos? Será que o Helder Costa não pode acrescentar o sangue a velocidade a alguns jogos onde isso seja diferenciador, permitindo até injectar disponibilidade física nos titulares?

A minha opinião é que se a ideia for continuarmos a apostar em jogadores como Salvio, Gaitan, Enzo, etc e termos um banco ao mesmo nível... estes jogadores devem ser emprestados alguns e outros devem ser integrados normalmente na equipa B. Agora se, como me parece, houver a necessidade de realizar a venda dos principais jogadores e recomeçar com uma estrutura salarial mais baixa e que com uma equipa que, com os alicerces dos anos anteriores possa ganhar a dimensão a médio prazo que esta ganhou... então creio que alguns destes miúdos deverão fazer parte activa desta equação...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Bernardo Silva
    Ivan Cavaleiro
    João Cancelo
    Victor Lindelof
    Helder Costa
    1 _vão ter ou ja tiveram a sua oportunidade...
    Rochinha
    Raphael Guzzo
    Gonçalo Guedes
    Romário Baldé
    Nuno Santos
    2_estes tem potencialidade mas tem de mostrar primeiro algo na equipa B, contra séniores!

    Bruno Varela
    Fábio Cardoso
    Ruben Pinto
    Nelson Semedo
    Raphael Guzzo
    João Teixeira
    João Nunes
    Rafael Gomes
    3_estes tem que mostrar algum potencial para se manterem até na equipa B...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta asneira que nem sei por onde começar... Então o Guzzo e o João Nunes ainda têm que mostrar valor para poder ficar na B? Percebes mesmo ZERO desta merda

      Eliminar
    2. Um cego a chamar cego a outro?

      Eliminar
    3. és tu que percebes muito para meter o bruno varela, fabio cardoso ou ruben pinto como jogadores com futuro! faz como eu e assina benfica tv e ve os jogos todos da equipa B!!!! Muitos dos que estão aqui jamais poderão chegar à equipa principal, visto nem sequer se sobressairem numa pobre 2ªliga! E ja cancelo meto-o como jogador com potencial porque a direção esta pra aí virada... porque basta ter visto que cancelo este ano foi dos piores da equipa B

      Eliminar
    4. E Varela e Ruben pinto fizeram boas épocas.
      Mais Curioso é continuar a ouvir sempre Cancelo como alternativa a maxi. Realmente o ponto forte do Maxi não é a defesa deve ser por isso que dizem alternativa, ou então não viram um único jogo da equipa B.
      Ps: tb existe a 3º opção que é eu não perceber nada disto ao achar que o Cancelo fez mais um época má. Mas gosto de acreditar que um Defesa Direito ainda tem de ter a mínima noção do que é defender.

      Eliminar
    5. a vossa super equipa a ser humilhada mais 1 vez numa final por uma equipita brasileira!!!! são tão bons para a A, que assim nem para a B servem! Rua com o treinador dos juniores!

      Eliminar
  2. Tanta esperança! Esta crise financeira pode até nem vir de todo contra o nosso benificio...

    naomefodasbenfica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Na equipe a este ano não devem ficar mais que dois jogadores. ..quatro ou cinco para emorestar e evoluir na primeira liga pra o resto na b...
    Acredito que desses uns cinco ou seis possam jogar na equipe principal, mas se queremos manter o nível,é bom ter consciência que esses jogadores ainda não estão preparados. ..só daqui a dois/três anos os que estão na linha da frente começarão a disputar um lugar no onze...

    ResponderEliminar
  4. Se fossem colocados em equipas espanholas ou inglesas sempre valorizavam,aqui perdem-se então no Benfica se o campeonato for renhido não se irá apostar nos jovens apenas em jogadores de empresários e com experiência.

    ResponderEliminar
  5. • Bernardo Silva
    • Ivan Cavaleiro
    • João Cancelo
    • Helder Costa
    • Bruno Varela
    • Fábio Cardoso
    • Ruben Pinto
    • Victor Lindelof
    • Nelson Semedo
    • Raphael Guzzo
    • Gonçalo Guedes
    • Romário Baldé
    • Nuno Santos
    • João Teixeira
    • João Nunes
    • Rochinha
    • Rafael Gomes

    Realmente esta e uma lista impressionante em tamanho e em talento. A maioria desta lista sao jogadores que irao fazer parte da equipa B e apenas uma pequena elite ira fazer parte da equipa A mesmo que jogando pela B.

    Na minha opinião a equipa B para o ano será composta por Varela, Fábio Cardozo, Lindelof, Cancelo, Nelson Semedo, Bruno Gaspar, João Teixeira, Bernardo Silva, Ruben Pinto, Hélder Costa, Lolo e Rui fonte que transitaram e o Thierry Graça, João Nunes, Alfaiate, Rafael Ramos, Rebocho, Rochinha, Estrela, Guzzo, Gonçalo Guedes, Romário Balde e Nuno Santos que subiriam dos juniores. A este grupo poderão se juntar mais um ou dois jogadores como o Kevin e o Dawidowitz.

    Com o investimento feito na nossa formação não faz sentido o nosso plantel principal não apresentar espaço para os mais jovens. Antes de discutir nomes acho que podemos discutir posições no planter.

    Um Plantel formado para um 442 e normalmente composto por 3 GR, 2 DD, 2DE, 4DC, 2Mdir, 2Mesq, 4 a 5 MC e 4 AV o que da mais ou menos 2 jogadores por posição. Na minha opinião dos 3 Gr um deveria ser da B, dos 4 laterais um devia ser da B, dos 4 centrais um devia ser da B (Steven Vitoria fez 2 jogos este ano pelo Benfica. Fara sentido ocupar o lugar de um jovem?), dos 5 medio centros um devia ser da B, dos 4 extremos um devia ser da B e dos 4 avançados um deveria ser da B.
    Isto implicaria que todos os anos ou de 2 em 2 anos iria haver espaço para a afirmação de jogadores made in Benfica, implicaria também a injeção de uma forma de estar made in Benfica no plantel e um abaixamento de custos com o plantel sem baixar demasiado a qualidade e aumentando o dinheiro disponível para atacar o mercado.

    Este ano, seguindo esta estratégia, subiriam:
    Gr: Varela
    Dlat: Cancelo
    DC: Fabio Cardozo ou Lindelof
    MC: Bernardo e/ou Ruben Pinto
    Extremo: Ivan Cavaleiro
    AV: Funes e/ou Bernardo Silva

    O grande obstáculo a que isto aconteça não me parece que seja o LFV nem o Jesus mas sim o excesso de jogadores nos nossos quadros e uma falta de paciência dos adeptos. Impossível esquecer o que li escrito sobre o Roderick por exemplo.

    ResponderEliminar
  6. To de acordo.
    Pequeno reparo seria que qualquer um destes miudos jogando uma epoca inteira ou pouco mais iam sair imediatamente para os arsenais e manchesteres deste mundo.
    Sera impossivel ter uma equipa so de tugas, mas sera possivel ter uma equipa forte com 3 ou 4 destes miudos e alguns enzos e gaitans.
    Se optarmos o ajax e psv style ficaremos na segunda divisao da europa.
    O slb jamais conseguira ter uma cantera barca ou madrilena porque dinheiro por estas bandas nao abunda.
    Mas a ideia cativa a mente a pensar e seria bonito.
    A realidade esta longe.
    Vamos todos sonhar juntos e rezar ao pai natal.

    ResponderEliminar
  7. Blasfêmia! Descrentes! O Sr presidente da instituicao (que merece ser professor doutor honoris causa) ja disse que a formacao é o futuro! Acham que ia mentir? alguma vez mentiu? ou mentiria? hereges a quem só falta pensar que ha ligação entre o passivo monstro, comissoes, empresarios diretores, fortuna nos mais ricos de Portugal, comprar para emprestar, oportunidade de negócios, etc. Huey

    ResponderEliminar
  8. Acho que tudo também vai depender da forma de como os rivais se vão reforçar. Acredito que se o William Carvalho for embora e o porto perder o Fernando e o Jackson o Benfica vai dar mais vaga aos miúdos.

    ResponderEliminar
  9. Todos os mais utilizados da equipa B podem à partida fazer parte da equipa na pré temporada. Se farão parte do plantel dependerá e muito da concorrência e da sua resposta. Espero que o Bernardo seja um deles mas se calhar o Cancelo tem mais hipóteses precisamente devido a necessidade de dar concorrência ao Maxi.

    Há jogadores que em determinado momento poderá ser melhor serem emprestados (ou vendido com recompra) a um clube de 1ª divisão. Isto porque nem todos poderão assumir um lugar de destaque na equipa principal aos 20-21 anos. Mas isso não implica que não sejam muito úteis um pouco mais tarde. Até com os estrangeiros isso tem acontecido.

    O que eu espero é que não se compre jogadores de valor duvidoso que tapem por completo os mais promissores. Mas também que não coloquem em cima deles uma responsabilidade de assumir uma titularidade. Num clube estável quem tem qualidade acaba por a demonstrar mais tarde ou mais cedo.

    ResponderEliminar
  10. O futuro irá ser o mesmo de muitos outros...foi bem claro ao longo dos anos que o Benfica não aposta na formação! Um link interessante que por muito que nos custe, mostra bem a forma desastrosa como treinadores, scouts, presidente, têm gerido o nosso Benfica...

    http://www.transfermarkt.pt/benfica-lissabon/alletransfers/verein/294

    ResponderEliminar
  11. Isto sem contar com a equipa de Juvenis que é claramente aquela que mais se destaca a nível nacional pois limpa tudo e mete sempre 8 ou 9 nos sub 17.

    Desta equipa gosta muito dos centrais (não me recordo do nome), que têm ambos boa qualidade técnica e capacidade a sair a jogar, algo incomum nestas idades, formam uma dupla muito boa.

    O Yuri Ribeiro pareceu-me um lateral muito competente, o direito não gostei do que vi.

    No meio campo estão dois dos maiores diamantes do Seixal, o Renato Sanches e o João Carvalho.

    O primeiro se tiver mesmo 16 anos (acredito pois te m cara de 'puto') pode ser um box to box de grande nível, técnica e capacidade física fantásticas. Pode perfeitamente ser um jogador do género do Manuel Fernandes (esperemos que não tenha a mesma cabeça),

    O João é um 10 á antiga com uma técnica brutal e grande inteligência, nesta posição de 10 a nossa formação está a um nível muito bom com Bernardo, Rochinha e João Carvalho, tendo em conta que já saíram Diego Lopes (não tinha espaço) e Ronny (pena porque é muito bom mas prefiro o Bernardo), é algo fantástico termos tantos virtuosos na formação.

    No ataque acho que o Diogo Gonçalves pode dar um bom extremo, mas nada de extraordinário, já o Buta é daqueles que na formação dá muito nas vistas pois corre mais que os outros, nos seniores terá sorte se for jogador de 1ª Liga.

    E ainda há o Guga, que faz lembrar o Moutinho.

    Nos outros escalões os sub 19 têm 4 ou 5 jogadores de grande futuro, o Nuno Santos e o Gonçalo Guedes são dois alas que têm tudo para virem a ser titulares no Benfica no futuro, deposito muito mais esperanças nestes 2 que no Cavaleiro... O Rochinha é bom jogador mas estará sempre tapado pelo Bernardo (este é bem melhor), o João Nunes tb tem muita qualidade. O Romário é um caso diferente pois é muito á base da força.

    Agora há que apostar nestes miúdos de uma forma sustentada. Os que estiveram este ano na B seriam emprestados a equipas da primeira liga (Boavista, por exemplo), para onde subiriam os Juniores e mesmo os melhores Juvenis (algo normal no Barcelona onde Deulafeu e Messi começam na equipa B com 16 anos) ficando o Bernardo no plantel disputando minutos com Djuricic (acho que faria bem melhor) e o Cancelo para aprender a defender com o JJ ficava como alternativa a Maxi na direita enquanto o Sílvio (que deveríamos tentar o empréstimo) não recuperar.

    O Hélder e o Cavaleiro deviam ser emprestados, pois o Ola Jonh e o Pizzi dão mais garantias caso saia um dos extremos. O Lindelof podia ficar tb no plantel tendo em conta a lesão do Fejsa. E o Varela deveria ser um dos GR, ou então emprestá-lo se for para jogar.

    Depois para o ano ficariam no plantel aqueles que mais se destacassem nos empréstimos ou da equipa B. Não pode ser de repente mas de forma sustentada podemos ter em 3 ou 4 anos 5 ou 6 jogadores do 11 da formação.

    ResponderEliminar
  12. Xavier Reis29/5/14 03:47

    Antevê-se espaço para Cancelo, Bernardo Silva, Rúben Pinto, Hélder Costa e Ivan Cavaleiro.

    Com a saída de Sílvio, acredito que Cancelo fique como alternativa ao Maxi.
    Bernardo Silva e Ruben Pinto devem ter espaço no meio campo, já que André Gomes não vai continuar, Fejsa está lesionado até Outubro, Enzo não se sabe se continua e Rúben Amorim tem problemas com lesões.
    Hélder Costa deve ocupar a vaga de Gaitan, ficando como suplente de Salvio e Markovic, atrás de Sulejmani.
    Ivan Cavaleiro penso que terá espaço como avançado talvez, já que se prevê uma reviravolta na frente de ataque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cancelo foi aquele que jogou contra o porto e o jogo para a taça de portugal que nem se viu dentro do campo? Ruben pinto na equipa principal, a serio? Para extremos temos Salvio, Markovic, Cavaleiro, Sulejamni, Candeias e Pizzi... e ainda ves espaço para helder costa!

      Eliminar
    2. Acho que JJ ira adaptar alguns jogadores a outras posições...
      Cavaleiro, Markovic e Sulejmani poderão subir para o ataque (ja tem alguma experiencia nessa posição!), visto que para extremos temos candeias, pizzi, salvio, ola john e para o ataque só ficaremos com lima,... nelson oliveira não sei se não tera a sua oportunidade!
      Defesas Esquerdos e Médios é o que falta a meu ver...

      Eliminar
  13. O futuro viu-se agora... com a 2ª humilhação é serem banalizados por uma equipita do brasil... depois de perdermos o campeonato em casa do 4ºclassificado, agora somos banalizados desta maneira! Quanto à mini-champions ao menos tiveram oportunidades de golo na final... Jogadores que não se sobressaem com jogadores da sua idade tão cedo se irão afirmar com jogadores mais velhos e com estaleca duma 2ªliga!!!! Que diga helder cristovão depois de perder 5/6jogos seguidos com equipas mediocres da 2ªliga!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking