O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 9 de maio de 2014

E vai uma...

. 7 comentários


Portugal 9 de Maio de 2014

E vai uma... Taça para o Museu Cosme Damião, na que foi a 1ª de 3 finais que arduamente conquistamos o direito a estar presentes. Apesar de, em termos de importância relativa, esta Taça da Liga ser a 4ª (1º campeonato, 2º Liga Europa, 3º Taça de Portugal) parece-me importante registar algumas observações.
A primeira é que a nossa equipa entrou mal no jogo, ou em alternativa, o Rio Ave entrou muito bem. Como em quase tudo na vida, a verdade deverá estar no meio e o Benfica não entrou bem porque nos últimos tempos existiu muito desgaste mental associado a diminuição de concentração (por final do campeonato, eliminação da Juventus, festa de homenagem, etc.), e o Rio Ave entrou bem porque são conhecedores do desgaste do Benfica e tentaram tirar partido disso na parte inicial do jogo, aquela onde é mais fácil apanhar a nossa equipa “distraída”.
Felizmente temos um guarda-redes seguríssimo e a estratégia do Rio Ave não funcionou. Contudo ficou o aviso...
Parece-me pacifico reconhecer que o nível de jogo do Benfica subiu ao longo dos 90 mn, o que para mim em particular foi um alivio por verificar que a equipa continua a saber marcar golos, não se limitando a gerir empates de 0-0, que sendo muito bons no contexto da eliminação do FCP da Taça da Liga e da Juventus da Liga Europa, não servem para as vitórias que desejamos nas 3 finais (agora duas). Porque para ganhar as Taças temos de marcar golos. E não estávamos a marcar!
Jorge Jesus abordou o jogo com a que considera ser a sua melhor equipa em face do 4-4-2 losango que sistematicamente utiliza, e foi bem sucedido mas apenas no que toca ao resultado. Ficou-me mais uma vez a ideia que a velocidade de Lima e Rodrigo não resultam quando a nossa equipa, por força da movimentação ofensiva, empurra o adversário para o último terço de terreno, deixando toda a gente à espera que se invente uma linha de passe. Nesse cenário, a velocidade não serve para nada e como se viu, o 1º golo nasceu de um ressalto que foi parar aos pés de Rodrigo, e noutro, um erro do guarda-redes adversário ajudou em mais de meio golo. Velocidade nas jogadas dos golos? Não existiu e quando existiu, falhamos sempre.
Claro que se fosse Cardozo a falhar alguns golos simples como vimos, teríamos de escutar os protestos dos adeptos e teríamos de ler os blogues dos “habituées” a pedirem a venda de Cardozo. Como são outros, parece estar tudo bem. Mas não está. Se queremos ganhar as duas taças que faltam, e se queremos apostar na velocidade de Lima e Rodrigo, então temos de criar dinâmicas de jogo que permitam corrida aos nossos avançados. Neste caso, a presença de um 6 “puro”, um 6 que não sobe muito no terreno é fundamental. Porque com o seu posicionamento puxa a equipa para trás, o que permite a realização de transições rápidas aproveitando o encaixe do adversário no nosso figurino de jogo.
Se contudo apostamos num meio campo mais pressionante (Enzo+Ruben, Enzo + André Gomes), então temos de jogar com 1 avançado posicional na área, e o único que temos e realiza bem esse papel, mesmo quando não marca golos, é Cardozo. Viu-se a sua utilidade no jogo com o Setúbal no golo do André Gomes.
Contudo, isto são conjecturas de um simples observador que dá a maior importância à estrutura da equipa, mas que de tácticas apenas percebe o que vê e consegue relacionar com resultados.
O lado positivo da final da Taça da Liga, para além da vitória sempre motivadora para o jogo seguinte, é que me pareceu que a equipa se re-encontrou com os padrões de rigor e entrega que estavam um pouco arredios com tanta festa e homenagem. Pareceu-me ver uma equipa a funcionar como um bloco, pareceu-me ver jogadores a re-encontrarem-se com as jogadas de golo (em particular na 2ª parte, quando o Rio Ave subiu as linhas para tentar o empate)... em suma, pareceu-me ver uma verdadeira equipa campeã...
Assim sendo, e a manter-se este espírito, estão reunidas as condições para fazermos um bom jogo na Final da Liga Europa. E penso que todos estaremos de acordo que ganhando a Liga Europa, a Taça de Portugal também não nos escapará, com todo o respeito que o Rio Ave nos merece.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. No primeiro jogo contra a Juventus a presença do Cardozo em campo foi fundamental, não só pela dinâmica ofensiva oferecida pelo facto de ali estar um ponta de lança com as suas características, mas também porque é criado um primeiro tampão defensivo muito diferente do que proporciona a dupla Lima/Rodrigo.

    ResponderEliminar
  2. 1 offtopic!
    Falar de bilhetes vs sócios!
    O nosso clube orgulha-se de sermos quase 300000 sócios, e disponibiliza bilhetes apenas para os fundadores, centenarium e redpass total! Até aí de acordo porque sou sócio, e por hierarquia tem de ir aqueles que pagam mais do que eu para o clube!
    O problema que me traz aqui é a impossibilidade de quem não é da grande lisboa em adquirir bilhetes quando estes só são vendidos na bilheteira do estadio! Mesmo sendo sócios fundadores doutra parte do país, se quiserem tem de ir a lisboa!
    Para turim tivemos 8000 bilhetes, todos eles como esperado esgotaram-se num ápice!
    Na net existem cerca de 10000 bilhetes dos quais ja foram vendidos cerca de 75%, bilhetes esses com a identificação dos compradores!
    Compradores esses todos da 1ªfase convictos, numa equipa italiana e até a equipa da casa! Nenhum adepto da juventus, do napoles, e ate de turim quer ver a final, daí colocarem-nos logo na 1ªoportunidade na VIAGOGO, TICKETBIS, EBAY entre outros!
    Como sou apenas sócio e como não sou de Lisboa tive de abrir os cordões à bolsa, e como eu milhares de benfiquistas do país, da europa, do mundo, que tiveram de se remediar atendendo às restrições impostas!
    Não existe ninguem aqui do blog que faça chegar a minha preocupação à direção do clube!
    Preocupação essa que se deve ao facto da eventualidade de 3000 a 5000 benfiquistas e ate sevilhanos ficarem à porta do estadio, contribuindo para que no seu interior apareçma grandes clareiras!

    ResponderEliminar
  3. estarei presente na final eu e outros milhares que compraram o bilhete na internet mesmo com outro nome, arriscando mesmo assim ficar à porta mas de tudo faremos para entrarmos e apoiar-nos o benfica do 1º ao ultimo minuto, mesmo sendo 1 jogo dificilimo atendendo às baixas!
    Eu apostaria em oblak, maxi, luisão, garay, siqueira, amorim, fejsa, gaitan, rodrigo, djuricic e lima! Rodrigo a extremo e djuricic no apoio ao lima e a completar o meio campo! Djuricic tem talento e falta principalmente jogar com a equipa titular e não com os suplentes onde o tem feito! Quando jogou ao lado da equipa principal contribui com golos e assistencias!

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada9/5/14 21:51

    Vi o jogo pela televisão o que nunca dá a panorâmica completa do que realmente se passa.
    Mas tenho também a opinião expressa no post.
    O Benfica entrou mal mas recompôs-se! Foi tal qual como quando vamos a conduzir e nos dá o sono, mas fazemos uns trejeitos e o sono vai-se e o perigo apaga-se!
    Foi bom. Mas fiquei com a sensação que se o Rio Ave fosse mais atrevido e soubesse aproveitar a dormência temporária do Benfica, as dificuldades teriam sido algo acentuadas.
    Neste jogo, achei o Rio Ave uma equipa medrosa, nada condizente com o que mostra no campeonato. É que isto de finais... Não é para todos... Lembro-me da final contra os corruptos em que eles deram baile mas acabaram por perder por 1-0...
    Espero e anseio que na final da Taça no Jamor o Benfica esteja de soslaio e não deixe que o Rio Ave rectifique o que agora correu menos bem!

    mpcp!

    Não precisas de intermediários! gabpresidencia@slbenfica.pt
    Mas sim, acho que este ano a coisa foi muito mal organizada. Parece que gostam de alterar para mal o que num ano fizeram bem! O ano passado não houve estas cenas circenses!


    ResponderEliminar
  5. pois não águia comprei no ano passado na internet e este ano na mesma... em amesterdão não houve problemas, mas em turim vai haver! Que me engane muito ou vai haver confusão e da grossa, porque pensam que estarão a lidar com centenas de adeptos mas quando virem milhares nesta situação vai ser o Caos!
    Quanto ao jogo da taça da liga não gostei muito mas tem de se dar mérito ao Rio Ave, que também queriam ganhar o seu primeiro troféu da época... o benfica neste momento tem maturidade e é matreiro e quando foi preciso marcaram golo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada10/5/14 01:09

      Fui a Amesterdão, comprei cá o bilhete sem filas e sem problema... Tenho Titulo Fundador e o ano passado a venda foi mais faseada!
      Também acho que vai haver sarilhada da grossa... Temos que ver que são duas finais com contornos bem diferentes:

      - Final no estádio do auto ganhador/vencedor antecipado...
      - Misturas com adeptos do Torino...
      - Dois finalistas latinos e com muito sangue quente...
      - A confusão dos bilhetes...

      A UEFA terá que repensar a divisão dos ingressos... Não se compreende que para uma final num estádio que leva 42.000 espectadores, cada clube só receba 8.900... Pouco mais de 1/5 da lotação... Para onde vão os outros?

      Eliminar
  6. Expliquem me só uma coisa, qual a diferença entre o RedPass Total, RedPass Premium, RedPass Claque, Titulo Centenarium, Titulo Fundador? Via internet apenas há hipotesse de adquirir RedPass Normal e o Total, os outros é apenas no estádio?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking