O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A triste realidade de um jogo e do momento.

. 89 comentários

Quem consultou o NGB nos últimos dias percebeu que me tenho abstido de grandes comentários ou posts. Tudo para esperar por este dia. Este dia era importante demais e não quis que voltassem a acusar o NGB ou o Shadows de serem desestabilizadores. 

Tenho dito e repetido que o treinador Jorge Jesus não tem dimensão para liderar um Benfica europeu. 

É fácil colocar no árbitro a culpa da derrota face ao Sevilha. Assim como em Portugal eles têm as costas largas e são o alibi para muita incompetência.

O Benfica teve oportunidades flagrantes para marcar. Falhou-as todas.

O Benfica falhou nos penalties. O Sevilha marcou-os.

O Sevilha também teve oportunidades. Valeu Oblak.

Nunca se viu durante os 120 minutos um Benfica claramente superior. 
Jorge Jesus perdeu na batalha táctica, mais uma vez. Nunca tivemos superioridade no meio campo, nunca secamos o joker do Sevilha, o Rakitic. Raramente ganhamos segundas bolas. Raramente conseguimos jogadas com princípio, meio e fim.

E perante este cenário, Jorge Jesus não refrescava a equipa e só foi capaz daquilo que qualquer treinador mediano sabe responder: não é por teres muitos avançados que vences. Tirou o Siqueira e colocou o Cardozo sem qualquer efeito prático. 
Colocou o Ivan tarde demais, quando o deveria ter feito muito mais cedo.

Emery foi mais um treinador que soube liquidar as ideias de Jorge Jesus. Assim já o tinha feito no Spartak. 
Soube colocar o Sevilha a jogar com o relógio e a gerir o jogo de acordo com os seus interesses.

É inquestionável que o árbitro podia ter apitado uma ou duas penalidades a nosso favor. Como poderia ter assinalado uma contra nós. Foi contemplativo face a algumas entradas duras sobre jogadores do Benfica, assim como o foi com entradas de Siqueira, já amarelado, por exemplo.
Jorge Jesus afirmou na conferência de imprensa que foi uma boa arbitragem.

Ficaram várias coisas evidentes esta noite:

- temos uma massa adepta fantástica, que numa altura de crise sacrificou-se e gastou milhares de euros para estar a apoiar o Benfica em Turim

- temos um plantel que merece o nosso respeito, apoio e sincero encorajamento

Quanto ao treinador, terá no domingo a sua chance de vencer a Taça de Portugal.
Após isso, pode apanhar o avião para Milão, se ainda o quiserem lá.

5 anos a perder nos momentos decisivos, que são os que ficam para a história.
5 anos em que apenas consegue o título de campeão quando o FCP não dá luta e fica em terceiro lugar.

Muito bom a humilhar os 'Rio Aves' e outros, mas um permanente derrotado face a inúmeros treinadores por essa Europa fora que têm um vencimento muito inferior e que não têm nem de perto nem de longe a qualidade de que Jorge Jesus dispõe.

Vitórias morais não enchem museus. Vitórias morais foram os troféus exibidos no outro lado da Segunda Circular durante anos e que tanto criticamos. Vitórias morais é apenas o que esta equipa técnica caríssima tem para oferecer quando se trata de vôos mais altos.

5 anos disto é suficiente. O Sevilha, equipa claramente inferior quer em estatuto quer em dimensão, vence 3 provas europeias em menos de 10 anos. O FCP vence 3 provas europeias em 10 anos. Nós continuamos a festejar o quase, enquanto os outros acescentam história.

Nós, sócios e adeptos, continuamos a gastar milhões de euros todos os anos em nome do nosso amor pelo clube. Os que amam o clube passaram horas ao relento para obter o papel mágico.

Os que viraram as costas ao Benfica como Pacheco ou Miguel viajaram como convidados do clube.
Quem destruiu um Benfica campeão e apoiou Pinto da Costa para a Liga, de seu nome Manuel Damásio, também seguiu à custa dos benfiquistas.
Para culminar esta pequena lista de benfiquistas de ocasião, viajou também Joaquim Oliveira como convidado especial do Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Este ciclo chega ao fim no domingo. Espero que todos possam entender isso.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

89 comentários

  1. A realidade pode ser vista de muitas maneiras. JJ fez o Benfica passar a maior humilhação da sua história: perder uma meia final europeia com o Braga (sim, labregos, queriam que fosse a derrota 5-0 com o Porto? isso não aquece nem arrefece). Mas levou-nos a duas finais europeias onde se portou bem com o que tinha à disposição.
    Seja como for, falta uma coisa para tornar este Benfica mais capaz, se quiserem por as coisas assim: os adeptos. Sim, os adeptos. Há dezenas de milhar que passaram anos, e continuam, a alimentar o polvo invejoso e matreiro do norte, pagando o dízimo da TVzinha. É estúpido demais para ser verdade, mas pensem lá quantos morcões é que assinam a BenficaTV?

    E, de cabeça fria, é de pensar bem quem manda no patrocinador oficial, e se vale a pena mudar para uma concorrência mais livre de interesses, e quem sabe uns petrodólares não eram bem vindos.

    Por mim, venham mais 8 finais perdidas ou não, ou mais 48 anos, continuo a sentir que esta é a minha casa e se voltasse atras nunca escolheria outra.

    Se se sentem tristes, mas não azedos, não zangados, não angustiados, não contra ninguém, então isso tem uma palavra que rima com o nosso Benfica: grandeza.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. só não tens razão quando dizes que o sevilha teve oportunidades valeu o oblak, as melhores oportunidades deles foram ao lado, o oblak esteve bem muito seguro mas não fez nenhuma defesa de grau elevado apenas algumas de media dificuldade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não foram tão flagrantes quanto as nossas, sem dúvida.

      Eliminar
  3. Shadows, as tuas palavras vão contra ti: "Tenho dito e repetido que o treinador Jorge Jesus não tem dimensão para liderar um Benfica europeu". Pergunto quem é que devolveu o Benfica às rondas finais e até às finais das competições europeias?

    Depois, ignoras os contextos. Nunca em 9 finais o Benfica foi o favorito à vitória. Foram sempre os adversários. Finalmente, à 10ª final o Benfica pode ser considerado favorito. Mas, coincidências das coincidências, chega a este jogo sem Enzo, sem Salvio, sem Markovic, sem Silvio. A meio da 1ª parte perde Sulejmani. Mesmo assim, vamos contar as oportunidades flagrantes de jogo para as duas equipas... Sevilha teve duas e o Benfica teve cinco. A culpa dos jogadores não as meterem na baliza é do Jesus?

    Quanto a alguns convidados que viajaram à custa do Benfica, concordo ctg, e isso sim é uma vergonha e uma prova de que LFV tem muitos defeitos e muita coisa para corrigir quando, de uma vez por todas, perceber o que é o SL Benfica e definitivamente colocar os interesses do clube à frente dos seus próprios interesses pessoais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, não podes olhar apenas para o que Jorge Jesus conseguiu fazer e os outros não. O que é facto é que nenhum outro teve nas mãos a qualidade que ele teve. Nenhum outro nos últimos 20 anos.

      Não tivemos todos os ases ao dispôr? E o Sevilha que só tinha um? Nós continuamos a ter um plantel vasto com opções que Jorge Jesus mais uma vez escolheu não utilizar, recorrendo à formula mais que gasta do 'mete o Cardozo'.

      O que critico, e que é sempre a falha do JJ, são as suas opções nos momentos críticos. Ontem, mais uma vez, não soube ultrapassar uma equipa que diga-se o que disser não é superior ao Benfica em nada.

      Eliminar
    2. Shadows, cada vez mais me convenço que não tens puta ideia para que serve um treinador. podes comparar com o Quique Flores. Tanto um como outro tinham bons jogadores, mas um dava as ferramentas adequadas aos jogadores e ganhava (Jesus), outro não dava e perdia (Quique). Depois tens de meter na cabeça que se o adversário tem melhor jogadores que tu e um treinador competente é difícil ganhar, como aconteceu com o FCP. Depois desvalorizas muito mas muito os percursos. Diz-me, tirando a super equipa dos 60's, quantas vezes o SLB esteve sempre tão perto das decisões europeias seguidas? Anda, dá valor a quem o tem e deixa de te armar em aziado que pensa que a obrigação do SLB é estar sempre na final da champions.

      Eliminar
    3. A tua análise é completamente injusta e imparcial. Não gostas do JJ desde sempre e não perdes uma oportunidade para cascar no treinador que, contra tudo o que tu próprio dizes, devolveu o Benfica às grandes decisões internas e externas. Ignoras tb o ranking construido pelo Benfica de Jesus desde que entrou no SLB que é somente a prova irrefutável deste trabalho desenvolvido. Não foi a partir da entrada do JJ que o Benfica investiu bastante mais do que com outros treinadores, lembra-te que o primeiro ano de grande investimento foi com o Quique Flores, com resultados que se viram.
      Tenho a juntar à lista de ausentes no jogo contra o Sevilha, o Fejsa (esqueci-me!) que a somar aos outros perfazem 5 baixas de vulto. Consequências disto? O JJ fica de mãos atadas porque as alternativas ficaram ainda mais reduzidas, o que num jogo desta envergadura é altamente prejudicial e redutor para a capacidade da equipa. Ignoras isto, achas que o Cardozo não é solução e que os Cavaleiros seriam capazes de resolver, numa final, o que nunca resolveram os jogos do dia-a-dia, não porque não possam ter capacidade, mas porque nesses jogos do dia-a-dia não houve lugar para eles por força da presença de jogadores mais capazes que são os titulares e substitutos que ontem não puderam dar o seu contributo. A ingratidão é a pior arma que podes arremessar a quem quer que seja. Um dia vais saber o que isto significa, só espero que não seja à conta do Benfica.

      Eliminar
    4. Unknown,

      Nos finais dos anos 80 e principio de 90 o Benfica foi a 2 finais da CL em 3 anos, não da taça UEFA, acho que tem mais mérito do que ir a 2 finais da LE, porque não se foi minimamente competente na CL!

      Mas se calhar ainda não eras nascido nessa altura e por isso não te lembras!!!

      EMRF

      Eliminar
  4. Wishmaster15/5/14 03:19

    Hoje perdemos porque simplesmente o nosso valor individual foi significativamente menor do que é habitual, mesmo assim tivemos a oportunidade de matar o jogo, só não o fizemos por azelhices. Um jogo ridículo de André Gomes; pontas-de-lança com poder de decisão equivalente a um calhau;

    O trabalho do treinador está lá, não me esqueço que varreu o Tottenham como quem varre um Arouca qualquer, eliminou o tri-campeão em título, com sofrimento é certo...

    Emery bateu Jesus em Moscovo, quando a equipa se refazia das saídas de Javi e Witsel mas na Luz levou tamanho banho, só não foi goleado porque mais uma vez Cardozo falhou um penalty... Tivesse a lotaria dos penalys dado para o nosso lado (como deu no dragão) e já seria o maior.

    Não me esqueço de ser eliminado pelos Getafes ou de terminar fases de grupo com 1 ponto.

    Tivesse eu no lugar de LFV e hoje mesmo proporia a renovação de contrato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque, face ao jogo fraco que fez o André Gomes, JJ não agiu? Deixou que se passasse o jogo todo sem corrigir um dos problemas que afectou a fluidez do nosso jogo?

      Eliminar
    2. Tenho de concordar com o Shadows!!!
      Todos falam no jogo miserável do André Gomes!! que lá jogou o jogo todo.
      Porque é que a meio da 2a parte, JJ nao tira André gomes, mete IVAN para a ala, e coloca André almeida no meio campo, para tentarmos ter algo que faltou o jogo todo, controlo de bola a meio campo???
      AG

      Eliminar
    3. 33 vezes campeão15/5/14 16:07

      Sim, André Gomes jogou mal, mas quem é que punham no lugar dele? Já repararam que, à excepção do Sílvio, todos os jogadores indisponíveis eram do meio-campo? Salvio, Enzo, Markovic, Fejsa... é tudo jogador do meio-campo, e depois há lesão do Sulejmani.

      Eliminar
    4. Que tal ter metido o Cavaleiro ou o Djuricic na posição direita, mantendo o Maxi como defesa, e colocar o André almeida na sua posição natural que é o meio campo?

      Eliminar
  5. Wishmaster15/5/14 03:20

    PS. Em relação a esses convidados, toda a razão.

    ResponderEliminar
  6. Entao a culpa foi de Jesus???

    É ele que tem a culpa de Enzo, Markovic e Salvio estarem suspensos, Fejsa e Silvio estarem lesionados, e já agora (pk parece k todos se esqueceram) de não ter o melhor jogador do campeonato na ultima epoca Matic. Já agora tb tem culpa de Sulejmani ter-se lesionado no inicio da partida (qd ja tinha sacado 2 amarelos ao sevilla) do Sequeira ter dado o berro e do Cardozo ter uma hernia que não lhe permite regressar à sua forma!
    O Benfica jogou claramente desfalcado e com uma equipa remendada, se em Janeiro dissessem que ias entrar na final da liga Europa com um meio campo de Andre Gomes e Ruben amorim, com Maxi a Médio Direito e André Almeida a defesa direito e que como opções ofensivas terias Cavaleiro, Djuricic e Cardozo (cambado) estarias à espera de vencer? Para ajudar terias um arbitro Alemão que no seu campeonato marca golos que a bola nao entra!Olha que açorda que estaria feita! Foi isso mesmo que aconteceu!

    Já agora Jesus tambem tem culpa nas outras 6 finais europeias em que fomos derrotados?
    Eu tenho 25 anos e até chegar JJ nunca tinha visto o benfica jogar futebol, via uns capangas (como Paulos Madeiras, Tahars ou kandaurovs) a correr rodeados de alguns cracks (como Joao pinto ou Poborsky) mas jogar futebol era para um canudo!
    Lembro-me por exemplo de levarmos 7 em Vigo, perder com o Beitar de Jerusalem, de cada jogador que marcava-nos um golo irmos buscar (como Sabry ou Karadas)!
    O Benfiquista não deve ter a memoria curta é verdade que nao se vive do passado mas não o devemos esquecer.
    Se o ciclo de JJ no Benfica estará perto do fim: Talvez sim talvez não, mas nunca nos devemos esquecer do que era o Benfica antes de JJ e o que é hoje!
    Se o ciclo de Vieira no Benfica estará perto do fim: Talvez sim talvez não, mas nunca nos devemos esquecer do que era o Benfica antes de LFVieira e o que é hoje!

    Quanto ao pessoal que ia nos avioes (100% de acordo contigo).. mas se calhar como a viagem era ate Turim esperavam que acontece-se o mesmo que aconteceu na viagem de regresso aquando o Turino foi jogar À luz! A diferença é que desta vez o Futebol não perdia nada!

    Andre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro André, tens 25 anos e daí entendo todo o teu comentário. Eu tenho mais alguns anos que tu e vi e vivi outros Benficas, antes desses que mencionaste. Vivi por exemplo o Benfica do Valdo, do Ricardo Gomes, do Isaías, do Paneira, do Elzo, do Stromberg, do Thern, do Rui Águas, do Humberto Coelho, do Nené, do Chalana, entre outros.
      Por isso percebe que não ache a 7ª Maravilha do Mundo a prestação de Jorge Jesus como treinador do Benfica.

      Não acho e estou convencido de que continua a engasgar nestes momentos. Ontem não meuxeu no jogo, na equipa, e quer-me parecer que os jogadores não íam sequer preparados para as grandes penalidades. Não foi um cenário que se achou possível, tal a diferença de qualidade entre as 2 equipas.

      O Benfica antes de JJ era já o Benfica do actual presidente. A mudança foram as condições exceppcionais concedidas a JJ, que nenhum outro antes teve. Em especial no investimento no plantel.

      Eu não desassocio todos estes factores.
      Obrigado pelo teu comentário!

      Eliminar
  7. Ou benfica mersia tudo ..que grande equipa parabems

    ResponderEliminar
  8. JPBenfica15/5/14 03:33

    Vai-te catar caralho!! Foi o Jesus que com um meio campo remendado ( e que mesmo assim esteve muito bem na maior parte do tempo) falhou golos feitos!? És um grande pascácio!! Vir bater na hora da derrota tem um nome, sabes qual é? É o que tu és. Tenho orgulho em ser do Benfica hoje e SEMPRE!!

    ResponderEliminar
  9. Eu entendi nao estou de forma nenhuma de acordo com esses convidados especiais que tganto dano fizeram ao nosso querido clube enquantos os zes da esquina fizeram um sacrifico enorme para irem ate Italia e vao ter que se alimentar com joaquinzinhos e arroz durante o resto da semana.
    Shadows me revejo no teu post gostei,mas na realidade fomos espoliados pelo arbitro,ate nos penalties falhados do Cardoso e Lima o Beto adiantou-se em ambos reduzindo o espaco a quem os marcou deviam ser reptidos ambos quanto a mim o arbitro foi sacana, cometemos erros claro que os cometemos houve jogadores que nao renderam nada nadinha e e JJ os manteve ate ao fim mais do mesmo ja estou cansado de ver tanta final perdida i give it up.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunto o seguinte: face o caro avanço do Beto, porque os jogadores ou o capitão não reclamaram esse facto ao árbitro? Não te pareceram claramente desconcentrados ou descrentes na hora dos penalties?

      Eliminar
  10. Eu acho que devemos todos uma vénia ao Shadows, ele fez tudo pra não desestabilizar, ele foi responsável, ele foi benfiquista, bravo caralho.
    Todos juntos, todos comigo a gritar, SHADOWS, SHADOWS, SHADOWS, SHADOWS, SHADOWS, SHADOWS, SHADOWS.
    Tu és mesmo demais, és brilhante, percebes de caralho de futebol.
    Esta final sem as palavras do SHADOWS nem era uma final. O meu maior medo era o SHADOWS não emitir a sua opinião depois desta final. Perdermos era o menos, ficarmos privados da opinião do SHADOWS isso sim seria grave.
    Posso ser teu amigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário a rebater a heresia do que escrevi não me deixa outra alternativa seão implorar mesmo a tua amizade...!

      Eliminar
  11. Devias ter vergonha deste post...

    Que culpa tem o treinador de Enzo ter sido expulso na meia final?
    Que culpa tem o treinador de lançar um jogador (salvio) meia hora num jogo e este ver um amarelo estupidamente que o poe fora da final?
    Que culpa tem o treinador que um jogador que está no banco seja expulso e tenha ficado impedido de jogar hoje?
    Por acaso a par de garay e oblak são só os nossos melhores jogadores. .
    Mas como se não bastasse ainda tinhamos fejsa lesionado e perdemos sulejmani com 20 minutos de jogo...que culpa tem o homem?
    Chama-se jesus mas não faz milagres. .
    Já o responsabilizei por muita coisa,mas hoje nae deu pra mais..até porque gaitan,lima,siqueira por exemplo fizeram exibições miseráveis. ..
    Meter cavaleiro?só por piada...nem estaleca tem pa jogar na primeira liga pelo nosso clube quanto mais num jogo destes. ..
    Este post é criticar por criticar...talvez hajam erros para corrigir, mas hoje não se pode apontar nada a Jesus...ganha juízo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se o Cavaleiro não tem estaleca o que estava lá a fazer? O que tem estado a fazer no plantel principal? E o Djuricic? E porque não se moveu o André Almeida para o meio e retirou o André Gomes que fez um jogo medíocre?
      Qual foi a solução para todos estes problemas? Foi jogar na mesma táctica, que o Sevilha soube contrariar, e esperar que o Lima ou o Rodrigo marcassem.
      E meter o Cardozo. Não te parece pouco? Não viste o treinador do Sevilha a mexer na equipa enquanto JJ esperou, esperou,esperou desgastando todos os que estavam em campo?

      Márcio, acho que Jorge Jesus não fez tudo o que podia.

      Eliminar
  12. Não crucifico ninguém. Mas respeito o que dizes. E mais que isso, este jogo doeu demais... este jogo era para destruir. O Sevilha é FRACO e jogamos a dormir, deixamos chegar aos penalties que eles QUERIAM e marcamos sem garra, sem inteligência. O porco do beto ate passos a frente deu e os nossos viravam as costas.

    este era O jogo. Campeonato sim, obrigado mas era so ao sevilha que tinham de ganhar. Ate podiam perder com rio ave... mais uma final perdida. Inaceitável. E nao culpem o coitado do guttman.

    epa. Tenho vontade de pedir desculpa a juventus... tiramos lhes a final para ir perder com uns merdas. Uns merdas duns espanhois e anti benfiquistas.

    ResponderEliminar
  13. Porque é que o Jesus não apontou hoje o dedo ao Cardozo no final do jogo como este fez no Jamor há um ano?

    Fosse o JJ um merdas como é esse paraguaio e talvez o fizesse

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gb, e quantas vezes já não se apontou o dedo ao Cardozo pela forma displicente como marca os penalties? Quem é que o escolheu ontem? Não foi o próprio JJ? Então ía-se queixar de quê?

      Eliminar
    2. Fala mas é na batotice do beto ao avançar 2/3 metros e assim diminuir o ângulo com a conivência dos nazis. nunca defendia o penalty de cardoso nem do rodrigo. e o derrube ao gaitan, penalty e expulsão. e a rasteira ao lima, penalty, 2º amarelo e expulsão. tens vergonha de falar nisto. o teu clube? foi vigarizado aos olhos do mundo (há um vídeo de um canal espanhol a analisar a partida, e dizem que o que aconteceu ontem se fosse num Portugal-Espanha a favorecer Portugal, até o embaixador de Portugal era chamado a pronunciar-se) e no fim ficaram incrédulos com as capas dos pasquins portugueses sem nenhuma referência ao ESCÂNDALO DE TURIM!

      Eliminar
  14. Tens razão em muitas coisas;) Isto a quente ou a frio vai parar a mesma coisa, mas vou ter que dividir por partes que se misturam na importância ;)
    Cada vez mais gosto de Finais. São o tempero das emoções ;)
    1ª parte, se analisares bem tanto a espanha ( dividem pelos clubes a estratégia federativa), como o fcpoto faz cá no nosso quintal, dão muito importância aos srs. das decisões ;)
    http://www.abola.pt/africa/ver.aspx?id=455775 , foi no decorrer da temporada ;)
    Parece-me que este arbitro alemão validou aquele golo que entrou pela manha lateral nas primeiras jornadas da liga alemã ;) Vieram cá mais do apito, e se me lembrar que na outra visita a Turim, me senti ainda mais prejudicado. Isto entre o villar e o molina vai parar aos mesmos interesses “latinos” internacionais;) Hoje não foi uma arbitragem com colhões e arrastou para emoção das penalidades. E mesmo aí, não foi rigoroso. Quem arriscou na ilegalidade petiscou. Não critico o Oblak, mas não foi "rato" como se costuma dizer ;)
    Lembrar os Gloriosos Lampiões que veremos por uma ultima vez esta grande dupla de centrais;) Estiveram ao nível dos grandes cracks brasileiros dos anos 80/90 ou do Grande Germano. Para o Amorim nem encontro palavras , se tivesse lá ao teu lado outro a construir melhor, a história também podia ser outra ;) Com tanta contrariedade, o Matic que se perdeu em janeiro fez-nos falta ... não vencemos esta final pelo cansaço do "miolo" e uma certa ansiedade... Como já deves ter notado, as partes misturam-se, porque face ás ausências, o JJ ao colocar o Mini Max na ala( com aquela falta de velocidade) ia vencendo o jogo táctico. Com a ironia do destino tivemos 3 avançados a marcar penaltis, as paradinhas falharam, coisa que o Néné, rei das paradinhas fazia com confiança ;) E não me estou a esquecer da Bella parte psicológica da pressão ;)
    É óbvio que custa um bocado ber os convidados ;) Mas não espanta, politicamente os "outros" só com olho são donos da indústria do pontapé na bola. Não vão em tangas e fazem como os espanhóis ;) Conta lá as vitórias a todos os níveis ali dos "nuestros"... e que como é lógico percebem O Futebol ;) Dobradinhas europeias, do mundo e arredores sem messi ;)
    …ao fim do 57º jogo do Benfica, senti no Natal… não entrou ninguém e emergiu um Amorim à Benfica, mas tivemos muito aquém na construção do jogo neste jogo europeu. Principalmente alguém a fazer de 10 naquela coisa do box to box ;) Como a “manta” ficou curta, também o JJ sofreu com as opções, perante o adversário mais débil das 10 Finais Europeias do Glorioso, mas já venceu 3 vezes a divisão mais baixa do futebol europeu ;)
    Outra parte. A psicologia e as memórias que a História transporta, os Lideres trazem “auréolas” do passado. Cá para este imbecil, já um dia quando o Veloso falhou um penalti, ouvia a história do Bella . Passados estes anos , tive um “impulso” na época passada, um desabafo ontem, hoje somos livres e portanto aqui vai outra profecia, e sem querer ser ingrato,
    “ Quando o modelo empresarial tiver um Presidente Desportivo à Benfica , o Povo Benfiquista mata o galo desportivo europeu ”
    Nota: Há convidados que dão galo, principalmente porque já fizeram outra história ;)
    Anexo: Foda-se, Domingo é uma oportunidade única para comer uma Dobradinha com feijão branco. Oh xistra não nos fodas , porque tu entre prejudicares o Benfica e o spoting. Com os “outros” tens muito “rabo-de-palha”. Mas argumentaram eles que foi o melhor esta 1ª temporada dos profissionais. Foda-se (2 vez,), vai haver calor e cansaço, o Jamor mesmo as 17 é quente e só se os “outros”, que a sadBenfica apoia, não poderem desportivamente… ;)

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  15. Só uma questão: nem um comentário ao orelhas, para além do convite ao amigo corrupto? Ou só é líder nas vitórias?

    PS: Na minha televisão, ao contrário da da maioria dos benfiquistas, o Benfica não jogou nada. Nada. Perante, possivelmente, um dos adversários mais acessíveis (para não dizer "fáceis") de uma final europeia de que há memória, o Benfica voltou a claudicar...

    Não me fodam: para mim, a maldição Guttman é esta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Filipe_Vieira

    ResponderEliminar
  16. "Tenho dito e repetido que o treinador Jorge Jesus não tem dimensão para liderar um Benfica europeu." - Para ti até hoje só 1 treinador o teve. Bela Guttman.

    "O Benfica teve oportunidades flagrantes para marcar. Falhou-as todas." - Foi o Jesus que as falhou....

    "O Benfica falhou nos penalties. O Sevilha marcou-os." - Sacana do JJ que não foi marcar as 5 grandes penalidades.

    "Nunca se viu durante os 120 minutos um Benfica claramente superior. " - Mas porque é que o Benfica teria que ser claramente superior?? O Sevilha estava lá só para picar o ponto????

    "Jorge Jesus perdeu na batalha táctica, mais uma vez. Nunca tivemos superioridade no meio campo, nunca secamos o joker do Sevilha, o Rakitic. Raramente ganhamos segundas bolas. Raramente conseguimos jogadas com princípio, meio e fim." - Pois, isto de jogar sem Enzo e Fejsa até faz alguma diferença e quando quem tem que entrar é o Amorim e Gomes. É que para a nossa liga ainda vai chegando mas quando o nível é superior vê-se claramente a diferença, ainda para mais qunado ainda somamos os castigos de Salvio e Markovic.

    "Após isso, pode apanhar o avião para Milão, se ainda o quiserem lá." - Felizmente não mandas nada no Benfica.

    "5 anos a perder nos momentos decisivos, que são os que ficam para a história." - O que são para ti momentos decisivos? o jogo em Turim com a Juventus não foi um momento decisivo? O jogo na Luz com o Porto para a Liga não foi um momento decisivo? E outros tantos ao longo da época que foram decisivos, mas para ti decisivos só os que se perdem.

    "Muito bom a humilhar os 'Rio Aves' e outros, mas um permanente derrotado face a inúmeros treinadores por essa Europa fora que têm um vencimento muito inferior e que não têm nem de perto nem de longe a qualidade de que Jorge Jesus dispõe." - Conte diz olá a isto....

    "O Sevilha, equipa claramente inferior quer em estatuto quer em dimensão" - O estatuto e a dimensão não vencem jogos. Esta tua bazófia de que ser Benfica basta para vencer jogos é ridícula!!!! Este Sevilha espetou 4 no Porto, mas pronto o Shadows diz que é fraca.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este Benfica também não eliminou esse FC Porto 2 vezes com 10?

      Eliminar
  17. so disparates. nao tem dimensao? entao quem tem? 2 finais seguidas + meias + quartos + quartos da champions. os factos desmentem-te.

    nao fou jesus quem falhou as oportunidades. e as defesas de oblak... foi 1!!!! uma! dificil.

    oportunidades de golo? 10 a 3!!! nao sei que jogo viste tu.

    OBRIGADO JORGE JESUS POR TUDO O QUE TENS DADO.

    ResponderEliminar
  18. Este sevilla é uma eequipa com valor mas perfeitqmente ao alcance do Benfica, tinhamos a obrigaçao de ganhar este jogo mesmo desfalcados mas como sempre nos momentos cruciais o Jesus borrou se todo e como sempre foi comido taticamente. Uma final europeia é de facto um excelente momento para improvisar e por o Maxi a extremo! Em vez de reforçar o meio campo, foi ahi q perdemos o jogo. Tinha a esperança de ganhar para ver se alguem levava o Jesus mas parece q ainda o temos d continuar a gramar... Esta epoca é igual as outras o campeonato foi ofrecido o porto dest ano foi uma anedota, nao ganhalo seria o cumulo e taças ao rio ave nao admito perde las.
    O futuro vai ser muito dificil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos gostaram do que viram. Como JJ, ficaram satisfeitos de ver uma final europeia com o Benfica.

      Eliminar
  19. "O Benfica teve oportunidades flagrantes para marcar. Falhou-as todas"
    "O Benfica falhou nos penalties. O Sevilha marcou-os".
    "O Sevilha também teve oportunidades. Valeu Oblak"

    -E o Jesus quantos golos falhou?.
    -Q Jesus falhou algum penalti?
    -O BENFICA jogou sózinho?

    Ó Shadows poupa-me....

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  20. Texto reles e oportunista. Um gajo que gosta mais de (tentar) provar que tem razão do que do Benfica, não é benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Ferreira15/5/14 10:46

      Completamente de acordo. Um texto vergonhoso de uma pessoa que não tem qualificação.

      Eliminar
    2. Deves ser tu benfiquista, como aqueles que batem no peito pelo Benfica e depois vivem da publicidade nos seus blogs à custa do nome Benfica.

      Eliminar
    3. Há por aqui bem por perto quem muito tenha ganho á conta do Benfica e não foi em publicidade ;)

      Eliminar
  21. A mim não me preocupa o facto de ter ou não o Jesus. Acho um bom treinador e concordo em o manter. O que me preocupa mais é que equipe iremos ter para a próxima época. Será que não vai haver muitos jogadores a quererem sair? Isso sim é que preocupa... O resto é trabalhar e acreditar nos objectivos a que o SLB se propõe. Há muito que não via o Benfica como está, forte e a querer ambicionar mais e mais. Este ano secamos os adversários internamente e na Europa também. Ontem tivemos azar. Foram várias as circunstâncias que nos levaram a perder esta competição. Desde o afastar de jogadores importantes, lesões, golos falhados no decorrer do jogo, penaltis por marcar (pelo menos dois), as defesas do Beto que se fosse um árbitro competente, indicava nova marcação de penalti. Ainda ontem via-se um banco do Benfica algo fraco, o que me levou a perguntar, se não deveríamos ter mais jogadores para tantas jogos que o Benfica fez. Domingo é para ganhar e mostrar que em Portugal o Benfica é que manda!!

    Viva o Sport Lisboa e Benfica!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O SLB tem que fazer, no mínimo, 50 milhões neste mercado de Verão. Conta com pelo menos 3 ou 4 saídas.

      Eliminar
  22. Como tu dizes... já estavas a ficar desesperado por não chegar este dia!!! Noto uma imensa satisfação de veres o Benfica perder, ajuda-te a teres menos medo das tuas sombras!
    Enquanto não souberes lidar com as "shadows" que o JJ te cria, não tens qualquer credibilidade nos teus comentários, para além de demonstrares que de futebol és um pouquinho leigo.
    Limita-te a criticar a gestão do clube, porque aí estás um furo ou outro acima do que percebes de futebol.

    Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito pelo contrário. Devias era perceber a tristeza e amargura de ver o Benfica perder sucessivamente nos momentos chave. Isso sim devia-te preocupar. O que seria se este ano o FCP tem-se aguentado até ao jogo no Dragão? Já te questionaste porque um treinador tão bom e uma equipa tão forte são sucessivamente eliminados na fase de grupos da Champions, apareça quem aparecer?
      Enquanto não aprendermos que só podemos exigir aos outros se nós tivermos feito o melhor que estava ao nosso alcance, não vamos passar disto. Alguns triunfos caseiros quando os outros estão em baixo.

      Eliminar
  23. É nestas alturas que tenho vontade de crucificar o Jesus - anda a poupar jogadores há 2 semanas e depois não podem com "uma gata pelo rabo"; não teve coragem para arriscar mais quando o Sevilha estava encostado às cordas; guarda uma substituição para os 117 minutos (!!!!) e substitui o jogador errado e finalmente, ao contrário do Sevilha, não preparou minimamente a equipa para o desempate por pontapés da marca de grande penalidade (irrita-me profundamente a ideia que é a "sorte" ou "lotaria" a decidir - por alguma razão a Alemanha só perdeu uma vez assim e já foi no distante ano de 1972!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vês alguém preocupado com esses pormenores cruciais ao mais alto nível?

      Eliminar
  24. NauBenfica15/5/14 10:06

    Não acredito em maldições, mas 8 finais perdidas, em 10, começa a ser caso sério. Certo, certo, é que sorte não nos acompanhou na maioria delas e, para se vencer finais, a componente sorte não é, de todo, para desprezar. Ontem, uma vez mais, a fortuna não quis nada connosco.
    Que equipa não se ressentiria da ausência de 4 ou 5 jogadores nucleares e da perda de outro jogador que estava a ser fundamental no jogo pelo lado direito (ainda decorriam 20 minutos), tudo isso somado a uma arbitragem (e as arbitragens que influem no resultado têm de contar, meus amigos!) daquelas, e também à desinspiração de Lima, de Gaitan, de Cardozo e de Rodrigo na hora de decidirem?
    O presidente e o JJ têm culpas em todos estes factos?
    Quanto aos convidados, estou de acordo que há gente não convidável. Convidá-los é um insulto ao sentimento de todos os benfiquistas. No futuro, o presidente do nosso clube deverá abster-se de convidar jogadores-traidores (os Pachecos desta vida, que deveriam ter vergonha de aparecer e ir mamar aos clubes para onde fugiram) e demais gentinha que só nos tem feito mal. Aí, concordo a 100ª, ó Shadows!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde é que me viste culpar o presidente pela derrota de ontem? O que aponto ao JJ é o mesmo de sempre: face a equipas mais fortes e em momentos decisivos falha.
      Não agiu, não mudou o que não estava a correr bem e viu-se claramente que não preparou a equipa para os penalties pois embarcou na ideia de que o jogo estava ganho.

      Eliminar
  25. Não coloco em causa o facto de seres benfiquista porque não te conheço.

    Já o escrevi aqui, como comentário a um post teu, que na ansia de descascares no JJ e LFV te desvias do essencial.

    Tens razão a 200% nas críticas aos convidados.
    Nós temos que ter memória e, não podemos tratar bem que nos tratou mal.
    E se o Pacheco tinha salários em atraso, esse não foi o caso do Miguel.
    E que dizer do JOliveira e da sua televisão, inclusivé a não cedência das imagens dos jogos (TP e Europeus), quando os outros canais o fazem.

    Quanto ao resto, este é dos posts mais baixos que já li num blog do Benfica.
    Pelo seu conteúdo e, pelo "timing", não me vou alongar porque, com as limitações originadas pelas lesões e pelos castigos...
    Tivemos no banco o "Estiven" por falta de opções e, estava com medo de lá ver o FMori.

    Jogámos limitados pelo Clattenburg e pela UEFA (inclusivé o Byrch) e vens é bater nos teus "animais de estimação".

    Fica tranquilo que é a última vez que comento um post teu porque, a partir de agora e a bem da minha sanidade mental vou deixar de os ler.
    É um facto que tenho que apanhar com o titulo mas, ao ver que é escrito pelo Shadows, vou passar por cima.

    Abraço e Viva o Benfica
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde me vês descascar no LFV? Descasco no que é óbvio e no que tu próprio concordaste.
      Quanto ao resto, pergunta-te porque o tal plantel completo não conseguiu ultrapassar a falta de 2 titulares. 2 em 11.
      O fácil era dar vivas a todos e ignorar o que foi mal feito. Isso deixo para os outros. Não me importo que discordem, porque a minha opinião não está presa a ninguém.

      Grande abraço João!

      Eliminar
  26. Na minha opinião não temos dimensão europeia fazemos o que podemos, mas não temos estofo para jogar na europa o benfica não é talhado para jogar em finais europeias

    ResponderEliminar
  27. Shadows, só li os dois primeiros parágrafos, mas bastou-me para perceber que não viste o mesmo jogo que eu ontem à noite...

    ResponderEliminar
  28. Manuel Guerreiro15/5/14 10:51

    Um post vergonhoso de alguém que não gosta do Benfica. Um texto espanhol que coloca as coisas no seu devido contexto:


    "Jorge Jesús: Siento lástima. Supongo que más allá de festejar la alegría sevillista y española, la gran familia futbolística, respetuosa y hasta romántica, tendrá una sensación parecida. Sin entrar en la eterna maldición que convierte al Benfica en un club perdedor por decreto histórico tras sumar su octava final en blanco, la cita turinesa volvió a serle esquiva, a reírse de sus intenciones y a denostar sus ambiciones. Primero fue más atrevido que su rival, segundo acabó mejor ambas mitades, tercero sumó más acciones de peligro y cuarto, y más importante, tuvo un correctísimo engranaje colectivo que demostró ser un grupo trabajadísimo. Repliegue perfecto, dinamismo ofensivo, capacidad de peligro en acciones a balón parado y hasta atrevimiento final cuando llevó la batuta y la inercia vencedora a su lado en la prórroga. El míster, que seguramente estuvo ante su última cita de nivel internacional antes de cambiar de club, ejemplifica ese desaliento doloroso en la mente de todo benfiquista. Otra vez más no sirvió su receta ambiciosa, atrevida y atractiva. No desistáis, sois grandes."


    Uma lição de alguém que não é benfiquista.


    ResponderEliminar
  29. Post típico de abutre que estava à espera de ver este dia. Penso que deves ter ficado mais feliz com a derrota para poder escrever mal do JJ, o homem que nos fez reerguer na Europa, do que vencer. Ridículo

    ResponderEliminar
  30. Concordo com as críticas aos convidados, esses personagens deviam ter o mesmo tratamento que tem tido paulo sousa, ou seja, longe da porta. Quanto às críticas ao treinador penso que são injustas para não dizer doentias e ignorantes (segundo a pt.wiktionary.org/wiki/
    ignorante é quem critica algo sem conhecer, ou que desconhece o assunto) pois o Sevilha jogou com todo o seu plantel disponível ao contrário do Benfica que não contou com rapazes como Salvio, Enzo ou Markovic e até o seu substitudo foi enconstado às tábuas ao fim de 8 minutos! Não é coisa pouca e não devia ser ignorada, nem tão pouco os erros de arbitragem que nos prejudicaram (os comentadores falam em 3 penaltis claros, alem da defesa irregular do Beto) e tinham obrigação de fazer o seu trabalho sem ser necessário o Benfica estar a recorda-lhes as regras.

    ResponderEliminar
  31. Que opinião tão pateta e contraditória. Se não fossem estes 5 anos nunca teríamos chegado aqui, ou seja, nunca terias motivo para escrever este post.
    Estou mais orgulho de toda esta estrutura de futebol do Benfica que nunca.
    Carrega Maior do Mundo!!

    ResponderEliminar
  32. Caro Shadows, o Jesus não tem, ou não provou dimensão europeia, não pelo jogo de ontem mas por aquilo que, normalmente, faz na Champions. O jogo de ontem foi bem conseguido, tivemos oportunidades, houve momentos de muito bom futebol, mas lá está....não chegou.
    No entanto, não posso deixar de me surpreender com a justificação para o desaire: falta de sorte! Tudo se resume a isso, à sorte ou azar! Simples, não é! E a competência? O Sevilha, uma equipa de 3º ou 4ª linha europeia, naquela que infelizmente se encontra o Benfica, em 3 finais da Liga Europa venceu...as três. Foi sorte? Não tiveram competência! Quando somos remetidos ao nosso meio-campo e a"aguentamos" o jogo dizemos que sabemos sofrer, que fomos enormes, quando são os outros a fazê-lo....tiveram sorte.
    O Sevilha bateu-se bem, esteve sempre bem organizado, tentou jogar no erro do Benfica, assumindo que este era claramente superior, e o Benfica fez um bom jogo, prejudicado pela arbitragem, é certo, mas voltou a claudicar na finalização. E aqui que entronca a dimensão europeia do Benfica. A falta de eficácia não é uma opção para uma grande equipa europeia.
    Posto isto, a época não deixa de ser um sucesso e o Jesus fez parte desse sucesso. Não me parece ser altura para haver este tipo discussões. No final da época faz-se o balanço das 5 épocas e decide-se o melhor.
    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,

      Não te pareceu evidente que o Sevilha estava bem preparados para os penalties e o Benfica não?
      Não te pareceu que o Oblak nunca foi preparado para dar uns passos adiante como o Beto fez e faz?
      Em competições europeias, os pormenores ditam tudo.

      Acho também extraordinário que se justifique tudo pela ausência do Enzo. Então uma equipa inteira, um plantel com o custo do Benfica, não suporta a ausência de um ou dois jogadares? Que craques tinha o Sevilha além do Rakitic?

      Qualqur treinador consegue bloquear a táctica de Jesus. Daí que na Champions, onde não estão equipas da Liga Europa, a coisa corre mal.

      Eliminar
  33. Caro Shadows,

    Este seu post e os respectivos comentários ESTÁ TUDO DITO...
    O que tenho vindo aqui alertá-lo.........
    Se isto é ser benfiquista... então EU NÃO SOU....
    Sou "outro" benfiquista que não regozijo com as derrotas do meu clube, apenas para ter razão em algumas opiniões críticas que eventualmente possa ter.
    Nem sequer um pouco de RESPEITO por tantos e tantos benfiquistas que nesta hora de dor, um pouco de respito, repito, eplo menos neste período de NOJO ("nojo de luto", entenda-se).
    Viva o Benfica, independentemente do Treinador que lá esteja... independentemente do Presidente que lá esteja....

    RA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro RA,

      Não vejo onda encontra aqui o regozijo pela derrota do Benfica. Encontra sim uma amargura brutal por continuar a não ver em Jorge Jesus capacidade para lidar com momentos destes.
      Eu sou benfiquista e só benfiquista. O clube está acima de qualquer pessoa e por isso se não reconheço em alguém que lá está mérito e capacidade para exercer o cargo de treinador, não espere que o glorifique como alguns fazem.

      Eliminar
    2. Caro Shadows,
      Eu também tenho algumas críticas a fazer ao JJ... há muita coisa nele que não me agrada ver e ouvir como treinador do MEU CLUBE. Mas também não são só defeitos... eu tenho memória, e lembro-me muito bem (infelizmente) o que era o Benfica antes dele...

      Em reação ao LFV digo exactamente o mesmo do que acabei de escrever a respeito do JJ.

      E para concluir, independentemente de todas as críticas que se possam fazer HÁ MOMENTOS PARA TUDO..... e este não o é certamente, até porque ainda temos uma final importante para disputar (é evidente que não estou a pensar que o JJ e/ou os jogadores se irão destabilizar pelo que se escreve na blogosfera) e penso que é nas derrotas e nos momentos maus que a família benfiquista se deve unir mais que nunca... pois nas vitórias é fácil, as palmadinhas nas costas quando se está por cima, não me dizem absolutamente nada.

      Daí eu ter referido ao RESPEITO e período de nojo.... enfim, cada um terá as suas opiniões e nós só as temos que respeitar.

      Saudações benfiquistas

      RA

      Eliminar
  34. Mais uma vez falta de eficácia nos momentos que decidem. Já foi assim o ano passado. Assim podemos ir a mais finais que não ganhamos nada. O Benfica só se pode queixar de si próprio. Que tremenda desilusão

    ResponderEliminar
  35. Estavas a ver que o Benfica não perdia uma competição para poderes aproveitar para cair em cima de alguém! Neste caso em particular o Jorge Jesus. Mas que grande iluminado. Tenho que te dar os parabéns. Fizeste uma leitura que mais ninguém conseguiu fazer! Aos teus olhos quem determina o desfecho do jogo não é o árbitro ou os jogadores, que eu próprio julgava serem os principais intervenientes, é mesmo o treinador! É ele que falha golos, é ele que não assinala pénaltis que ficam por marcar. Precisas de um ano sabático.
    Foi com Jesus que voltaste a ver o Benfica Europeu meu grande ingrato. Cada vez me convenço mais que existe uma agenda por detrás de muitos escribas espalhados por essa blogosfera fora. Os teus textos e os teus timings não enganam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não meu caro. Eu vi um Benfica Europeu com João Santos. Em 3 anos fizemos 2 finais da Taça dos Campeões Europeus. E vi 5 anos antes o Benfica na final da Taça UEFA. Isso sim era um Benfica verdadeiramente europeu.
      Jogava e disputava competições com os melhores.

      Aquilo não eram Sevilhas. Nem Olympiakos ou Spartaks. Mas provavelmente tu é que não fazes ideia do que isso era.

      Eliminar
    2. Claro só tu sabes o que era isso.
      Lamento que tenhas ficado parado no tempo e não compreendas que a realidade dos dias de hoje está muito distante daquilo que era nesses belos tempos.

      Como te disse foi com Jesus que voltaste a ver o Benfica a um nível Europeu. Há quantos anos isso não acontecia? De forma consecutiva? Tu que tens a história toda na ponta do teclado, elucida-me lá!

      Eliminar
  36. Agora disseste tudo: "Tudo para esperar por este dia."
    O dia em que infelizmente o glorioso perde um jogo, nas grandes penalidades diga-se.

    ResponderEliminar
  37. Bruno do Benfica15/5/14 13:24

    Este post foi escrito pelo shadows antes do jogo ou se calhar antes da época começar e teve que esperar que perdessemos em penaltis na final para poder metê-lo online.

    Es um triste shadows. Se fossemos todos como tu não iamos a lado nenhum.

    Espero bem que censures o meu comentário para provar que tenho razão :)

    ResponderEliminar
  38. Concordo, com Shadwos!É a 2º final consecutiva e os mesmos erros a serem cometidos, independentemente dos roubos pelo arbitro, fifa e seus afins.
    Sou Benfiquista de coração desde que nasci, Mas os mandatos do LFV, tem sido uma tristeza? Perguntarão porquê?
    Não se pode amar a DEUS e ao diabo! vejam as suas relações com certas individualidades e aí chegarão
    à vossa própria conclusão!
    Quanto ao Seu Benfiquismo não tenho a menor dúvida disso, antes pelo contrário. É GENUÍNO e quer o Seu
    BENFICA apto para vencer em todas as provas . Isso é um facto. E é tambem o meu grande desejo!
    Por isso que seja sempre o ECO dos descontentes com todos os que se contentam com vitórias exporádicas
    como foi este ano.
    Por isso força,Shadows!
    mf

    ResponderEliminar
  39. Sim, existiram 3 penaltis a favor do Benfica (árbitros de baliza servem para…?).
    Sim, as ausências verificadas no Benfica pesaram na produção da equipa.
    Sim, o relvado estou certo de que é óptimo para cultivar pepinos, mas ontem nem para isso servia.
    Ah e sim, parabéns à UEFA que, numa final em que os bilhetes cedidos aos clubes foram poucos e esgotaram num ápice, conseguiu o brilhante feito de ter 7 a 8 mil cadeiras por ocupar no estádio.

    Tendo dito isto, não contem comigo para falar de azares, maldições, cabalas, lotarias ou caça-fantasmas. Não dou para esses peditórios.

    Os benfiquistas são, por norma, tão pródigos em dar tiros nos pés como em encontrar bodes expiatórios. Há uns anos foi o Roberto, o ano passado o Artur, restando saber ao certo se a culpa da forma como, desta feita, desbaratou (não perdeu, desbaratou) mais uma final de uma competição é do árbitro, do André Gomes, do Guttman ou da humidade relativa que à altura do jogo se fazia sentir.

    Não demorei muito a perceber o que o jogo de ontem ia dar. Especialmente a partir da lesão do Sulejmani. E porquê? Porque este Benfica joga como sempre jogou, assentando essencialmente a qualidade do seu jogo naquilo que, individualmente, cada um dos intervenientes consegue isoladamente produzir. Exemplo: se se retira Salvio para colocar Markovic, a produção decresce. Se este último der lugar a Sulejmani, o jogo da equipa ressente-se ainda mais. Se este sair para dar lugar a Cavaleiro, começa o jogo a passar todo pelo lado esquerdo. E se, por calamidade dos destinos, se optar por colocar ali um defesa/ala direito (que era extremo, é certo, mas que desceu no terreno precisamente por não ser nada de transcendente naquela posição) com mais jogos nas pernas que Amorim e Gomes juntos, então estamos perante um caso de masoquismo.

    Perdeu-se como por vezes este Benfica perde (nomeadamente, contra equipas de dimensão igual ou superior) e ganha-se como muitas das vezes se ganhou: a atropelar equipas de menor orçamento, em “contragolpe” e aos repelões com as restantes. Umas vezes corre bem, outras nem tanto. Ontem, nem tanto. O que não me parece coerente é assentar uma determinada posição em relação à equipa ou ao treinador com base num resultado: é isso que, no essencial, se queixa a maioria – o resultado. Essa é outra das cantigas na qual não vou. E é também isso que tanto mal tem feito ao Benfica. E é por isso que não vou falar (para já) do futuro da direcção, treinador ou jogadores. Vou sim falar do que vi ontem.

    Se dúvidas houvesse sobre a má preparação do jogo, bastaria ver a ansiedade que os jogadores revelaram: bolas lançadas de forma directa e indiscriminada para os avançados, sem fio de jogo, perdas de bola em zonas inconcebíveis do terreno, uma equipa para quem a posse de bola (porque não a sabe fazer) é barata, total ausência de pensamento quanto à decisão dos lances e aos ritmos do jogo, contantes mergulhos e reclamações com o árbitro e um treinador atónico face ao desenrolar dos acontecimentos, sem conseguir responder ou, pelo menos, tranquilizar.

    Ou seja, não houve o saber e a sabedoria suficientes para saber como jogar aquele jogo. Não precisava de se esmagar, sequer de ser claramente superior. Bastava, face às limitações que acusou, ser competente e paciente, esperar por aquele golo que obrigaria o Sevilha a abordar o jogo de uma outra forma. A avaliar pelas inclusões de Almeida, Gomes e Cavaleiro no jogo da 30.ª jornada de um campeonato já ganho, resultariam 2 conclusões óbvias: ou existe uma frescura de salutar no plantel ou estes não seriam titulares neste jogo. Afinal, havia ainda uma 3.ª: o treinador, como todos, não muda.

    “Respeitou-se” em demasia o Sevilha, que teve a manha necessária para se aguentar e nem passou tão mal quanto esperaria. Parabéns ao Sevilha e, tal como não há vitórias morais a retirar desde ou qualquer outro episódio, também não me permito entrar em comparações bacocas relativas aos títulos de outros. Do Benfica espero maior exigência e que, das palavras, passem aos actos.

    Basculações Intelectuais, Margem Sul

    ResponderEliminar
  40. Na minha terra diz-se: "borra a tua cara com merda e faz-te à vida". Abutres como tu, há às pazadas nos corruptos! Sombra assinas tu, devias assinar anti-benfiquista.
    Aposto que festejaste efusivamente a perda do título só para poderes destilar veneno!

    ResponderEliminar
  41. 15 milhões pelo André Gomes?? A ser verdade e não um novo negócio "à Roberto" é o negócio do século. Não percebo como jogou o jogo todo.

    ResponderEliminar
  42. Caro Shadows.... vou tentar meter-lhe algum juízo na cabeça... começo a achar que é mais complicado isto do que deixar um tripeiro triste por as suas vitórias serem todas compradas (já que eles não admitem) mas não custa tentar.

    E peço desculpa se começo pela primeira frase: "Quem consultou o NGB nos últimos dias percebeu que me tenho abstido de grandes comentários ou posts. Tudo para esperar por este dia. Este dia era importante demais e não quis que voltassem a acusar o NGB ou o Shadows de serem desestabilizadores". Ora... tu escreveste que contra a Juventus é que era e tal... por isso é que não escreveste nada. Desculpa estar assim mas a verdade é que nós limpamos o sarampo à Juventus mesmo com um penalti roubado e a expulsão do Enzo exagerada... Ou seja, sem isso era baile certo. Por isso tu não disseste nada. O JJ fez-te engolir o último post que fizeste sobre ele... e, sinceramente, parece que apenas estavas à espera da próxima derrota ou do próximo falhanço para falar... Eu hoje já sabia que ia ter um post teu que, curiosamente, faltou depois dos jogos contra a Juventus (principalmente).

    Vamos ao jogo... o Benfica falhou as oportunidades? Sim. E aqui começa logo a tua primeira falha... tu defendias o Cardozo fora... e agora que estão os tais avançados que faziam melhor que ele e que tu sempre defendeste... a culpa é do treinador porquê?

    Vamos ao jogo... o Benfica tinha de ser claramente superior ao 5º lugar espanhol só porque sim. Uma equipa que ganhou uma eliminatória a duas mãos ao porto por 4-2 quando nós ganhámos uma por 3-2... isto mostra que o desequilíbrio não era tão grande. E nós tivemos várias ausências de peso: faltou-nos 3 dos 4 jogadores do meio-campo mais o suplente de um deles: Fesja (ou Felja ou que raio), Enzo (mal expulso contra a Juventus), Salvio e Markovic (um deles é suplente). Não deixa de ser curioso que aqui estão dois dos 3 melhores jogadores do Benfica: Enzo e Salvio (quando está em forma joga tanto). Para além disso, aos 8 minutos de jogo, o Sulejemani (ou que raio... o nosso nº8) sai lesionado...

    E aqui começa uma grande incoerência: a entrada do André Almeida foi o ideal para não mudar a estratégia logo ao início e de forma a fazer a primeira coisa essencial de uma final: não sofrer golos.

    A entrada de Cardozo não foi para por muitos avançados... Entrou Cardozo, Rodrigo foi para a ala direita, o Maxi desceu para defesa direito e o André Almeida ficou a defesa esquerdo... estares a dizer que ele pôs avançados só por ter muitos é falso...

    E demorou a refrescar a equipa... até o treinador do Sevilha demorou com as substituições porque o prolongamento não dá direito a mais... mas pelos vistos teria sido melhor arriscar e acabar com 10 por causa de uma lesão.

    O Benfica este por cima do jogo o tempo quase todo. Tirando a parte em que o nosso nº8 se lesionou e a equipa teve de se reorganizar. A partir daí foi controlar (para não rebentar as pernas dos jogadores não? Ou isso agora já não interessava?). A verdade é que nós até começamos a atacar com tudo quando reparámos que o Sevilha também já estava sem muitas pernas e mais preocupado em manter o 0-0.

    Por fim... falas que nos roubaram 2 penaltis como se isso fosse algo leve. São só dois penaltis (3?) contra 1 deles, mais o Beto a defender fora de linha... e agora aqui ou escolhes: ou te queixas dos árbitros e perguntas porque é que nós não fizemos batota como eles, né? Por mim qualquer uma servia... Aqui podes criticar porque é que nós temos sempre o azar de jogar contra o boi de preto... mas já vi que nós, apesar de tudo, temos de ganhar né?

    ResponderEliminar
  43. Por fim... nós jogámos com a equipa "B" (se quando faltam 3 jogadores aos nossos adversários desvalorizam logo os nossos jogos) e quase ganhámos uma final contra 12 (ou 14... ou, 18 com os 4 palhaços que estão no fundo do campo). Tivemos o azar do jogo, o azar das lesões e perdemos roubados neste jogo e consequência de outros roubos... mesmo assim a culpa é do JJ porque tem de jogar com 3 suplentes no meio-campo e mesmo assim tinha que dominar o Sevilha como se fosse uma equipa amadora... e não uma equipa que até já tinha 2 ligas europa nos últimos 10 anos (e duas de seguida), onde jogam vários jogadores que seriam titulares no Benfica de ontem (e, no caso do Reyes, talvez não só ontem).

    Ganha juízo e perde lá a embirração com o treinador porque só te fica mal.

    ResponderEliminar
  44. acho piada a quem argumenta que não é o treinador que falha as oportunidades e que não marca os penalty, e tem razão é verdade ele não faz nada disso, mas depois são os mesmos que quando os jogadores jogam bem marcam golos argumentam que é mérito do treinador porque trabalha bem os jogadores porque fez este e aquele como jogador. tudo o que de bom os jogadores fazem é inteiro mérito do treinador o que fazem de mal ele não tem a culpa de nada grande argumento de facto.

    ResponderEliminar
  45. Shadows, tenha vergonha na cara e retrate-se,já não acredito que seja tão benfiquista como eu e outros que pensam como eu.Vá ao médico e conte a verdade,diga que o ódio a JORGE JESUS E AO PRESIDENTE está a consumi-lo e que precisa de tratamento.VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  46. Obrigado por tudo JJ mas pede para cagar e segue o teu caminho .

    ResponderEliminar
  47. desculpa o desabafo, Shadows, mas esta publicação era previsível...
    Saudações benfiquistas,
    Mohammed (um mouro do norte)

    ResponderEliminar
  48. Shadows és sempre o mesmo! Só sabes criticar o Benfica e o Jorge Jesus. Até parece que te dá gozo o Benfica perder só para poderes malhar no Jesus. Eu tenho 45 anos e já vi o Benfica ser roubado indecentemente em demasiadas ocasiões e perder títulos e finais muito por esse motivo. Por que não dizes que o Benfica além de ter jogado bem melhor que o sevilha, mesmo sem metade dos titulares, foi roubado mais uma vez e por isso perdeu de novo uma final? Se até os espanhóis concordam e dizem isso mesmo! Vê lá o que vários dos teus colegas bloguers do Benfica publicaram e comenta. Por exemplo aqui: http://mastergroove2010.blogspot.pt/2014/05/tv-espanhola-arrasa-arbitragem-da-final.html. Custa muito perder assim e ver ainda benfiquistas, sim porque não duvido que o sejas, embora pareças ter um agenda secreta só tua. Não espero que publiques este comentário, como não publicaste outros antes, mas sei que o vais ler. Abre os olhos e sê justo. Viva o Benfica! A.Ferreira

    ResponderEliminar
  49. Obrigado A. Ferreira,

    Os portugueses (já nem sequer falo de certos "benfiquistas" tipo Shadows) na sua generalidade (mesmo correndo o risco que as generalizações implicam) são mesquinhos, invejosos e com um complexo de inferioridade atroz.....
    Até os próprios espanhóis admitem o vergonha que foi o jogo, a contrário da maioria da CS que se intertém a elevar a herói um batoteiro e manhoso (nisso os "portugueses" são os maiores), basta recordar os 4-1 que o Leixõs apanhou em pleno estádio do mar contra o FCP) ou então falar dos beijos da boca do carriço e da mulher dele a dizer que é muito macho.... e no meio desta porcaria toda os Shadows deste muito lá vêm com a tal mesquenhice típica a malhar nos mesmo.... e ainda por cima TEM A DISTINTÍSSIMA LATA a dizer que não tem agenda nehuma, pois não, está-se a ver.... Estes preferem os Vale e Azevedos e afins, que estavam em todas as finais nacionais e europeias...

    Sou do Benfica e sempre serei, idependentemente do presidente ou do treinador que temporáriamente lá esteja.

    RA

    ResponderEliminar
  50. Eu não concordo com tudo o que escreves, mas concordo no ponto de Jorge Jesus, não ser um treinador de nível europeu. Quer dizer, não é bem concordar. Para mim Jorge Jesus, não falha nos momentos decisivos, falha no que Scolari, referia por “mata-mata”.

    Ao longo destas 5 épocas, Jorge Jesus, fez evoluir o Benfica a níveis não vistos nos anos 90 e na primeira década do século XXI. Excepção feita à época de Vilas Boas, onde acho que o ego de Jesus deitou tudo a perder. Não foi o Porto que ganhou tudo, foi Jesus com o seu ego que mandou tudo abaixo. E é por aí que ele peca.

    Não obstante a desilusão de perder a UEFA, mesmo que afirmem que tínhamos jogadores de 20 anos, ou sem 3 ou 4 jogadores, isto estava ao nosso alcance e Jesus é o principal culpado.

    Cada vez que temos um jogo “mata-mata” Jesus treme. Se as coisas não correm como ele achava que iam correr, ele treme. Tremeu com o Porto o ano passado, num jogo que não poderíamos perder (não foi o Estoril, foi o Porto), treme com o Chelsea, e treme com o Sevilha este ano.

    Acho incompreensível, que sabendo que não ia jogar com Enzo nem Fejsa, não tenha poupado contra o Porto (num jogo a feijões) o André Gomes e o André Almeida. Acho incompreensível, que se um jogador saí lesionado, porque arranca dois amarelos devido à sua velocidade, se suba um lateral ao invés de se colocar outro jogador rápido. Sim Maxi jogou bem, mas um jogador veloz ali teria arrancado mais amarelos. Também acho incompreensível a entrada de Cardozo, quando a defesa contrária já fraquejava de caimbras. O que era necessário era velocidade e não um cepo que nem sequer ganha bolas de cabeça para a altura que tem.

    No fundo parece-me que Jesus, não arrisca o tudo por tudo, no mata-mata. Tem tanto medo de perder, que eventualmente acaba por perder. No resto é dos melhores que aí anda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chapeau Ricardo Fernandes,

      Concordo em absoluto a 100% com os seua cmentários.

      Saudações benfiquistas

      RA

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking