O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 22 de abril de 2014

Já chega de festa...por enquanto.

. 24 comentários

Foi uma festa como nenhuma outra. As imagens na TV, embora fantásticas como aquela do drone da SIC, não se aproximam da emoção que foi estar lá, a viver a festa.

Recordo um episódio com 6 adeptos do Barcelona, 3 casais já perto dos sessentas, que completamente surpreendidos pela festa gigantesca se perguntavam o que aconteceria se o Benfica vencesse a Champions? Mais curioso ainda foi ver esses 6 cidadãos seniores, a saltar e a gritar 'campeões' quando passa o autocarro do Benfica! Priceless! :)

Mas já passou. O Sport Lisboa e Benfica é campeão, merecido. 
A análise à performance de Jorge Jesus como treinador no campeonato sairá por um destes próximos dias. 

O que posso desde já adiantar é que nada mudou. Por enquanto. Jorge Jesus continua sem provar ao mais alto nível que aquela qualidade que demonstra em muitos aspectos do jogo, do treino, se sobrepõe às suas limitações e curtas ambições.

O treinador do Benfica continua sem provar que perante adversários realmente complicados consegue vencer. Mas não teremos que esperar muito para ver se também isso está a mudar. Quainta-feira é já uma dessas oportunidades frente à Juventus.

Ter este plantel, ter todas as condições que o Sport Lisboa e Benfica oferece aos seus profissionais tem que ter mais resultados. 
Vencer o campeonato é muito bom. Vencer a Taça de Portugal ainda tornará mais saborosa esta temporada. Juntar-lhe a Taça da Liga será um fantástico epílogo.

Mas, caro Jorge Jesus, falta-lhe mostrar que consegue vencer alguns dos melhores. 
Ainda esta temporada os resultados na Champions, com este mesmo plantel, foram decepcionantes. E só apanhamos um dos melhores, o PSG.

E para nos entitularmos os melhores, temos que vencer os melhores. Quando se fala em meias finais de competições europeias, nesses 'records' do Benfica hodierno, com Jorge Jesus estamos sempre a referir-nos à Liga Europa. Uma competição onde até o Braga já foi finalista. É preciso mais que isso.

Quinta-feira frente à Juventus Jorge Jesus terá uma chance de demonstrar que finalmente está a dar aquele salto qualitativo. Fazer justiça à qualidade deste plantel será vencer a Juventus de Pirlo e companhia, num ano em que a final desta competição é no seu estádio. Isso sim será uma demonstração de força e qualidade.

Fazer justiça à tão elogiada competência de Jorge Jesus será dar um banho táctico a uma equipa de topo italiana. 

A festa fica em pausa. Até que chegue a próxima oportunidade.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. "O treinador do Benfica continua sem provar que perante adversários realmente complicados consegue vencer."

    Obviamente que eliminar o Porto a jogar com 10 uma hora não entra para os feitos do JJ... nem como dominar, este ano, todos os clássicos em casa... Há melhores em Portugal?

    Ah... e aquele clube da galinha em cima da bola... o totequalquercoisa... um clube pobre, que não investiu nada este ano...

    Fazer 10 pontos na champions, ser eliminado quando um penalty do tamanho do mundo não foi assinalado frente ao Olympiacos na nossa pior fase da época é mau.

    Aliás... a Juventus que tem obrigação de ganhar a liga europa... acho que fazer 6 pontos num grupo com Galatasaray e Copenhaga (e só ganhou um jogo) é muito melhor... Mas não os vejo a fazer este choradinho.

    Já agora... foste festejar o quê? Pelo que estás a dizer não fizemos mais que a obrigação... citando o grande filósofo Balotelli: "quando o carteiro entrega uma carta festeja?". Então devias fazer como ele e não festejar...

    E agora é um treinador com curtas ambições... quando diz que quer ganhar é basófia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troza, estás a falar dos ingleses que perdem com qualquer um?
      Às campanhas do Benfica na Champions com JJ? Que interessa 10 pontos quando alguém fez melhor? Vamos escudar-nos num penalty ou nos resultados todos, em que o Benfica deveria ter mesmo feito melhor?

      Ninguém tira o mérito dessa eliminação do FC Porto. Mas chega-te isso? O investimento enorme no plantel apenas tem que se limitar ao mercado interno? Ou a uma competição carregada de clubes claramente inferiores ao Benfica como a Liga Europa?

      Fui festejar o Benfica campeão sim. Obrigação não, mas não é claro para todos que o Benfica tem o plantel mais forte?

      Basófia é querer ganhar e nunca ganhar. Veremos se desta JJ vence um jogo contra um tubarão da Europa. Até agora o balanço é claramente negativo.

      Eliminar
    2. O plantel mais forte que nasceu e criou processos de jogo por intervenção divina.

      Eliminar
    3. O Mourinho é que o Special; com um plantel 10 vezes mais caro e rico que o do SLB de JJ... e é constatar os excelentes resultados alcançados este ano com alguns dos mija das escadas da liga inglesa e na Europa com o Basileia por exemplo.

      Pelo raciocínio do Shadows o Erickson um dos melhores treinadores da história do Benfica... foi uma merda; pois teve planteis e jogadores dos melhores do mundo, nunca teve como presidente um incompetente como o LFV, nas palavras do Shadows, e numa altura que o polvo mafioso ainda não dominava completamente as estruturas do futebol português.... e que eu saiba, não ganhou no Benfica nenhum troféu internacional.

      João Santos

      Eliminar
    4. Estou a falar dos ingleses que gastam e por isso são melhores de um dia para o outro... como o Benfica segundo o que tu costumas escrever. Gastou e de um ano para o outro tem de superar 30 anos de corrupção jogando melhor que os outros o suficiente para os árbitros não nos impedirem de ganhar. Porque com o JJ tens um ano menos bom em que perdeste 3 dos primeiros 4 (todos com influência dos árbitros mas isso pelos vistos não interessa... com a Académica foram só 4 penalties mas pronto... coisa pouca), tiveste uma derrota humilhante (que seria como uma famosa em 86 com árbitros sérios...) e depois só voltaste a perder em Braga quando expulsão o Javi por chutar a bola para longe. Claro que isso não justifica a derrota... nós com 10 temos de ser superiores a todas as outras equipas em Portugal só porque gastámos. Para não falar das épocas seguintes... e o nosso adversário também não gastou nada... mas pronto. Em todos os campeonatos os árbitros contribuem para que a classificação entre Benfica e Porto seja adulterada em 10 pontos a favor do Porto (inclusivé este ano).

      Mas falando nos penalties aí está algo que falha... só o resultado final é que conta, pelos vistos. Queria saber o que acha do Benfica de 04/05. Sim, fiquei contente por ser campeão mas aí sim havia muito a melhorar pelo resto dos resultados. Novamente... podes tirar o pior ano do JJ porque o Benfica nesse ano começou muito bem. Mas como é possível um campeonato com uma derrota e 5 empates é muito pior... zero valor para o adversário... e os roubos são esquecidos novamente... tudo bem.

      E sim... interessa os 10 pontos se alguém faz melhor? Não. Em 3 grupos isso chegava e noutros dois era uma questão de confrontos. E o pior Benfica da época fez 10 pontos, claramente falhando no jogo em casa com o Olympiacos (curiosamente com um erro do árbitro). E o facto de estarmos a melhorar, mesmo com o pior Benfica da época? É que este Olympiacos com quem perdemos não é melhor que o Galinha em cima da bola que gasta 100 milhões. Só o PSG é melhor. E ganhamos em casa, perdemos lá.

      A eliminação do Porto? Não me chega... a forma como foi? Isso quer dizer algo... perdemos 1-0 a jogar com a equipa suplente (ou equipa b como dizem quando nós derrotamos alguém que não joga com alguns titulares) no estádio deles onde lhes perdoaram duas expulsões claras e parece que ainda houve uns lances para penalty. E na luz, com também a equipa "b", dominámos 11 contra 11, tivemos o Siqueira mal expulso (o primeiro amarelo não era falta) e dominámos 10 contra 11... ou melhor, 10 contra 14. Pois foi a primeira vez que ganhámos um clássico com o Proença a apitar e nós ganhámos a jogar com 10.

      E não é só isto que chega. A vitória sobre o Porto no campeonato, a forma como ganhámos ao Sporting na segunda mão, a forma como dominamos as equipas "fracas" da liga Europa e como controlámos as eliminatórias. Há mais que o resultado final. Toda uma evolução da equipa que tu não vez porque tu dizes: se ganhares 28 jogos e perderes dois e o teu adversário ganhar 30 és um falhado porque não ganhaste. Mas pronto.

      E não... não é claro que o Benfica tem o plantel mais forte. Ou melhor, é agora... em Setembro, em Outubro, em Novembro, em Dezembro e até em Janeiro não era claro. Houve alguém que fez isso ser claro e alguém em que tu continuas a duvidar.

      (cont.)

      Eliminar
    5. Por fim... Basófia é querer ganhar e nunca ganhar? Que eu saiba querer ganhar (mesmo que não se ganhe) é ambição, não é basófia. Agora já percebi onde é que este gajo tem a basófia... tudo o que ele diz é basófia... mas tirando essa questão... o JJ agora tem de vencer uma equipa superior à do Benfica para ser bom? Então o Benfica que não pode perder com ninguém com um plantel pior tinha de ter ganho a quem? Ao Barcelona? Ao PSG? Ao Chelsea? Todos clubes que gastaram muito mais que o Benfica? E a experiência que os jogadores da Juventus tem não se compara... tens lá ex-campeões do mundo. Tens uma equipa que teve uns anos em baixo e mais nada... aliás, tens a equipa que é o sistema no seu país. Se temos hipótese? Temos. O JJ tem obrigação de ganhar para ser bom? Nem pensar. A equipa tem de jogar bem. Como jogou contra o Chelsea (liga dos campeões - onde curiosamente também jogámos contra 14... mas, pelos vistos, também tínhamos a obrigação de ganhar - e a final da liga europa do ano passado), Barcelona fora (agora a parte da equipa "B" vai ser válida...), Zenit (também tem menos dinheiro que o Benfica...), PSG em casa este ano, o Man Utd há dois anos... sim, tivemos alguns falhanços mas ainda não voltamos a levar 5 do Olympiacos... mas claro... as equipas aparecem de um ano para o outro e superar os diferentes níveis desde levar 5 do Olympiacos é coisa fácil.

      Mas para ti o Mourinho não presta. O ano passado foi eliminado pelo Dortmund... o gajo deve ser miserável... Para não falar que perdeu o título para o Barcelona... que obviamente não era um adversário à altura...

      O JJ é perfeito? Não... mas tu és casmurro e não lhe reconheces nenhum mérito... O quique é que era bom. E não venhas dizer que não teve os orçamentos do JJ. Começou com ele. E o gajo até ganhou umas competições europeias desde que saiu do Benfica...

      Já o Benfica, desde o JJ... 3 meias-finais europeias (parece fácil porque é a liga europa mas não vejo os outros a fazer isso), jogamos na europa sempre em Fevereiro (também algo a que estávamos super habituados), temos estado sempre a lutar por títulos (e até ganhámos alguns... até 3 taças daquela que não valia nada até este ano), voltamos ao Jamor, somos mais regulares no campeonato e finalmente ganhamos a maior parte dos jogos no nosso campo... Para não falar na quantidade de borregos que ele matou... vitória na alemanhã (contra o fraco Leverkusen... mas ele não ganha jogos difíceis), ganhámos na holanda, voltámos a uma final europeia, etc etc... Mas claro que ele não tem mérito nenhum... no Barça também qualquer um era campeão... olha que isso só é verdade num clube do mundo... o mesmo clube que é o único a não mostrar o cansaço mesmo jogando sempre com o mesmo 11... o mesmo clube que, sempre que joga mal, tem sempre uma decisão do árbitro que impede que eles percam... enfim...

      Eliminar
    6. Caro anónimo...

      O que eu quis dizer não foi isso... Nada disso até.

      Eu não concordo com o shadows mas não vou duvidar que ele até é capaz de ser mais do Benfiquista que eu. Apenas acho que ele está a ver as coisas mal.

      No futebol tudo tem um contexto. E isso conta. Temos de olhar para o nosso caminho e ver que melhoramos muito em relação ao pré-JJ e, como ele tem mostrado, ainda pode melhorar.

      E também acho que o JJ tem méritos que o Shadows não vê ou recusa a ver-se só porque houve alturas em que jogámos contra forças contra as quais não devíamos ter de jogar e outras em que tudo o que tinha para correr mal correu.

      Eliminar
  2. Tão previsível...
    Se não elimina a Juventus, não presta.
    Se não ganha a Liga Europa, não presta.
    Sim, basta olhar para a história do Benfica para vermos que estamos fartos de eliminar a Juventus e devemos ter umas 15 taças Uefas no museu.

    Quais são os objectivos reais para o Benfica voltar a ter a hegemonia do futebol português? Simples. Este ano fazer a dobradinha.
    Para o ano conquistar o Bi.
    Vencer colossos europeus ou títulos internacionais é apenas conversas para entreter aziados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro John. Deixemos os títulos europeus para outros que os queiram mesmo vencer. Aliás, por esse raciocínio nem entendo porque vamos lá. Será que devíamos ir directamente para a Liga Europa?

      Eu não disse que se não eliminar a Juventus não presta. Até pode ser eliminado mas disputando a eliminatória taco a taco. Nada a dizer se assim for. Já se entrarmos em campo como o fizemos contra o PSG, por exemplo, a coisa será diferente. Entendes isso ou finges não entender?

      Eliminar
    2. O Benfica tem jogado taco a taco com qualquer equipa Europeia, vide a final da Liga Europa do ano passado...

      Eliminar
    3. A final europeia foi a excepção e não a regra. Contra os Az's somos os maiores. Tem-se visto na Champions desde que JJ chegou. Até mesmo com o Barcelona, onde JJ ficou feliz de ver o Barça ao vivo mas perdemos, e o Celtic com menos qualidade que nós comeu a relva e venceu. Diferenças? A postura, a atitude da equipa que reflete a mentalidade do treinador.

      Eu acho que JJ não mudou nada, apesar de alguns sinais positivos na segunda parte da temporada. E o que digo é que o jogo com a Juventus será uma excelente oportunidade de JJ demonstrar que realmente evoluiu.

      Eliminar
    4. João Malheiro22/4/14 18:57

      Um CroMagnon a exigir que os outros sejam evoluídos. Alguém que nunca evolui, que devia calar-se para não se enterrar ainda mais! Vá censura que é o que sabes fazer melhor.

      Eliminar
    5. Claro... numa equipa que tinha acabo de perder Witsel e Javi Garcia, quando a prioridade era o campeonato e um ano depois de termos perdido por apostar na champions... o JJ faz o lógico e o que foi pedido neste blog... deu prioridade ao campeonato e não estourou os jogadores num jogo quase impossível de ganhar... mas pronto... foi um crime... enfim...

      Eliminar
  3. Saudações Shadows!

    Estou curioso para ver como Jesus vai montar a estratégia contra o 3-5-2 da Juventus! Espero que não deixe o Pirlo receber a bola pois é por ele que passa invariavelmente todo o jogo ofensivo da Juve. Que tenha atenção ás movimentações do Pogba e do Marchisio.

    Vai ser um excelente desafio táctico para Jesus...vamos ver se está à altura do desafio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje alguém falava disso. O esquema da Juve tem várias fragilidades, que podem e devem ser exploradas. Mas não podemos esquecer esses jogadores cujo espaço deve ser limitado ao máximo. E evitar as faltas para os livres do Pirlo.

      Com a forma que a equipa tem apresentado, e com o 'élan' da conquista espero um JJ diferente, que não faça a equipa entrar receosa como tem sido comum nos embates mais complicados.

      Eliminar
    2. Pois é, várias fragilidades.
      Tantas fragilidades que chegam para ser líder destacado da série A italiana.

      Eliminar
  4. vamos benfica rumo ao triplet a 27 anos ke nao fazemos a dobradinha ha 10 anos ke nao ganhamos a taça de Portugal tambem kero dizer ke po benfica ganhar a hegemonia do fuebol portugues tem de pelo menos como dizem os Americanos ganhar back to back championchips ai concord com o shadows a ke ser mais exigente o benfica nao pode se contentar so com o campeonato Sergio silva quanto a eliminatoria com a juve claro ganhar a liga Europa seria a cereja no topo do bolo mas ja me conteava comer o bolo todo ke seria campeonato taça de Portugal da liga e supertaça Sergio silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora em português, vá é fácil.
      Ainda por cima, estragas duas linguas...

      Eliminar
  5. O Shadows e o Fernando Guerra, cronista do jornal A Bola, são a mesma pessoa, não são? Sempre a bater na mesma tecla. Apre!

    ResponderEliminar
  6. já ganhou muitas vezes aos melhores. ah, e só para ficar claro: o plantel da juve é muito superior ao nosso. mas é preciso arranjar maneira de tirar créditos a JJ... cura isso.

    ResponderEliminar
  7. É bastante interessante que a qualidade só ficará provada se for dado um banho táctico. Uma vitória pela margem mínima num jogo bem disputado e decido num pormenor é pouco relevante.

    Já agora, esta história de andar continuamente a desvalorizar os adversários que nos calham pela frente já enjoa e soa a eco de discurso de jornaleiro.

    Se o tal investimento justifica a normalidade na conquista do título interno, tem de justificar também o brilhantismo quando são eliminados adversários com orçamentos superiores ao nosso. E ao longo destes anos foram vários. Mas lá está, quando isso vem à baila, estamos sempre a falar de equipas que "não ganham a ninguém".

    Porque assim é fácil, temos o sol na eira e a chuva no nabal, mesmo que na realidade o que se anda a apregoar é uma guerra aos moinhos de vento.

    ResponderEliminar
  8. FranciscoB22/4/14 18:10

    Não é possível seguir os seus raciocínios - "Por enquanto. Jorge Jesus continua sem provar ao mais alto nível..." - Passar de 25º classificado na UEFA para 5º não chega?

    "E só apanhamos um dos melhores, o PSG" - Ganhámos ao PSG na Luz? empatámos no Camp Mou? Há, está bem, eles já estavam apurados, jogaram com a equipa B... mas espera aí... nós tb ganhámos ao fócuporco c/ a equipa B... não interessa... e os jogos na Champions dão uns trocos... dava pra pagar o salário ao Ibraimovich e ao Messi... bem, o importante é a gestão do plantel... mas é isso que o Benfica tem feito...

    "Ter este plantel, ter todas as condições que o Sport Lisboa e Benfica oferece aos seus profissionais tem que ter mais resultados" - mas por acaso temos dinheiro para pagar ao Messi, ao Ronaldo, ao Ibraimovich, ao Llorente ou ao Tevez? porque raio tem o Benfica a obrigação de eliminar a Juventus? e se os eliminarmos? temos de ganhar a Liga Europa (era o que faltava...) e a Supertaça ao Real Madrid?

    Neste momento só existe uma hipótese para si - abandone a religião islâmica e converta-se ao Cristianismo - JJesus já era grande qd chegou ao Benfica - agora é um Enorme Treinador (um Treinador com H grande)... Melhor no controlo do jogo do que Trapattoni, a dar espectáculo qd "partimos a loiça" nas "transições" e com a inteligência de por a equipa principal nos jogos no cãopionato português, muito mais difíceis do que os da UEFA...

    Ganha muito dinheiro? o barato sai caro...

    ResponderEliminar
  9. Eu bem me parecia, foi sol de pouca dura, este BLOG, é mais anti-benfica que certos, anti- Benfica, é que nada está BEM, volta Quique Flores que para estes eras o maior.
    José Lereno

    ResponderEliminar
  10. O Benfica precisa de se afirmar na Europa e não o vai conseguir fazer a jogar na Liga Europa, precisamos de jogar regularmente nos campeões e não na Liga Europa, só jogando lá regularmente e passando a fase de grupos poderemos evoluir de forma a nos podermos bater com equipas com orçamentos e planteis mais fortes, eu não acho que nesta altura sejamos uma grande equipa na europa, mas queria e quero que o Benfica se torne nisso, o ranking não é real, e se a UEFA fizesse como se faz no tenis, em que quando os jogadores jogam os torneios importantes, os grand slams, ou seja os cabeças de serie nesses torneios são definidos tendo em conta a perfomance que os jogadores têm quando jogam esses torneios, não ligando à classificação ATP, isto para dizer que a UEFA devia definir os cabeças de serie dos campeões tem em conta as carreiras das equipas na Liga dos Campeões e na Liga Europa tendo em conta a performance das equipas nessa competição, e as equipas que não passam na fase de grupos deviam ser eliminadas das competições europeias, isto é a minha opinião e não tem nada a ver com o Benfica e o JJ, aliás as competições europeias perderam muito daquele carisma que tinham antigamente e as fases de grupos conttribuiram muito para isso, pois as coisas começam realmente quando começam as fases a eliminar.
    Mas agora o que temos a fazer é tentar passar a Juventus e ganhar a Liga Europa e devolver o Benfica aos titulos europeus mais de 50 anos depois, e para o ano tentar ganhar a supertaça europeia e fazer uma boa fase de grupos, que é como quem diz pelo menos chegar nos oitavos de final/quartos de final, a partir dai a coisa pia mais fino, mas podemos olhar para o exemplo do Atletico de Madrid, é possivel chegar lá com menos meios

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking