O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Não fazer a Gala comemorativa é um erro.

. 7 comentários

"Devido ao momento de pesar e luto que vivemos pela morte de Eusébio da Silva Ferreira não se realizará a Gala comemorativa do 110º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, no próximo mês de Fevereiro.

Eusébio faleceu no passado dia 5, deixando profunda saudade em todos os benfiquistas. A Direcção do Clube determinou um ano de luto em memória daquele que foi carinhosamente coroado “Rei” pelos adeptos de futebol." - SL Benfica.

Luis Filipe Vieira decidiu não realizar a Gala do 110º aniversário do Sport Lisboa e Benfica como sinal de pesar e luto pela morte de Eusébio.

Embora entendendo que em especial para os familiares e amigos próximos de Eusébio a dor da perda continuará a ser parte do seu dia a dia durante bastante tempo, mas confundir isso com o próprio clube penso que é um erro.

Um erro porque para a generalidade dos benfiquistas Eusébio nunca foi sinal de tristeza. Eusébio sempre significou o que de melhor o Benfica deu ao mundo do desporto e do futebol. Golos e alegrias sempre foram a sua marca. 
Assim, não realizar uma ocasião de celebração do Benfica que Eusébio tanto amava e por quem tanto se sacrificou durante a sua carreira concerteza que não iria de encontro à própria mentalidade do Pantera Negra.

Também, sempre vi na Gala do Benfica uma oportunidade de 'reunir' as tropas e dar um grande incentivo para a fase crucial das competições. Discursos de motivação por personalidades do Benfica como o famoso discurso de Mário Wilson são momentos únicos para transmitir a verdadeira mística do clube.

Além disso, arrastar o 'processo' de pesar e luto por um ano é demasiado. Eusébio teve as devidas homenagens em vida e tem vários locais de homenagem à sua memória: a Estátua, o seu sítio no Museu e a própria Eusébio Cup. 
Querer ir além disto é não querer limpar as lágrimas e seguir com a vida, como inevitavelmente tem que acontecer.

O que na minha opinião seria correcto, justo e adequado era mudar o local da Gala para, por exemplo, o Meo Arena e lá fazer uma gala diferente, aberta aos benfiquistas, e que desse uma final homenagem a Eusébio, para que daí em diante todos possamos pensar em vida, sucesso e alegrias, assim como Eusébio fez durante toda a sua carreira e vida.

Isso sim seria uma homenagem no momento certo.  


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Sombras deixa começar com um... "deixa de ser cretino" em sentido figurado.
    Apesar de compreender que Eusébio era alegria e era bom momento para reunir as tropas (o Capitão Wilson tb esta mt doente), eu sou obrigado a dar o braço a torcer porque este é daquelas coisas que caso se realizasse talvez estarias a mandar farpas de uma festa no período de luto, este ano (embora excessivo, sabendo que todos já perdemos pessoas queridas e o luto demora o tempo que for necessário) foi decidido pela direcção e respeita-lo não vejo mal ao mundo, menos umas festas para os papa bolos? Pode ser 110 anos mas se tudo correr bem cá estaremos para capicua 111º aniversario.

    ResponderEliminar
  2. Cabeças de vento!

    Estou cansado de tudo o que se passa no Benfica que não tenha a ver com os 90 minutos + descontos, o resto é só cócó!

    Haveria melhor sitio para fazer uma (mais uma) homenagem ao King do que entre a família Benfiquista! Sem os oportunistas dos políticos, sem os "encostas"! Na nossa casa e com os nossos!

    Tristes!

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho que é um erro.
    Muitas vezes seria bonito reconhecer o erro, e não apenas apagá-lo, como aconteceu com o teu anterior post que desapareceu misteriosamente. A ânsia de maldizer e o ódio doentio cegam-nos e precipitam-nos, não é?

    ResponderEliminar
  4. Podiam fazer uma grande homenagem a Eusébio mas pelos vistos querem esquecer rápido.
    Já o prenderam uma estátua em acrílico e agora já não o querem lembrar,estão a perder uma oportunidade única para dar mais força ao nosso Benfica.
    Como dizem muitos colegas meus,é só dar tiros nos pés.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma decisão saloia a exemplo do fecho da estátua ou então, mais grave, não há dinheiro!!!

    ResponderEliminar
  6. Isso de dizerem que não fazem a gala por causa do falecimento do Eusebio é apenas uma desculpa. Ja no ano passado, a única coisa que fizeram no aniversario do Benfica foi um vídeo de 2/3 min que postaram no facebook. Nao houve gala, não houve nada.
    Nao há galas de aniversario do clube e para a entrega de troféus internos, nunca mais houve treinos abertos ao publico (há 3 anos consecutivos que o treino era aberto na época natalícia, este ano isso já não aconteceu), não há jogos de apresentação...sinceramente, gostava de saber porque é que todas estas coisas acabaram.

    ResponderEliminar
  7. É completamente fora do tópico que está aqui em causa, mas alguém viu ontem o programa na Sic Noticias onde está o Rui Gomes da Silva e os restantes opinadores? Deixaram duas insinuações no ar: 1º o jornalista sugeriu (e segundo fonte segura) que o 'Manel' que vai substituir o Matic era o Manuel Fernandes; 2º O Rui Gomes da Silva deixou no ar a hipotese de o Chelsea ter uma clausula de recompra do Matic por 25 milhoões...
    VR

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking