O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A última análise à Entrevista do Presidente... agora by GB

. 28 comentários

Anda tudo a confundir a beira da estrada com a estrada da beira...

Se queremos olhar para a Gestão Desportiva do SLBenfica, podemos aqui ficar muito tempo e muito texto a criticar aquilo que desportivamente pode ser apelidado de um fiasco incomparável ao mais alto nível.

Se queremos olhar para a Gestão Empresarial do Clube e SAD temos que assumir que o SLBenfica cresceu bastante e em diversos vectores nos últimos anos, o que não faz desta gestão algo brilhante, pois na verdade se olharmos aos rivais vemos (copiando ou não) medidas semelhantes.

Se queremos olhar para a entrevista que o Presidente deu ao Jornal A Bola... temos que reconhecer que a mesma foi positiva, não se coibiu de assumir factores importantes, mas obviamente que não se tratou de um exercício de auto-mutilação, era o que faltava o Presidente de uma instituição (seja ela qual for) vir para a imprensa vergastar-se publicamente.

Vamos por partes, então:

- À data de hoje, entendo que não há melhor alternativa para a Presidência do SLBenfica. O único que conheço interessado no cargo é Bruno Carvalho e não me revejo propriamente nas sua forma de actuar. Com o devido respeito, já estou cansado das criticas diárias, muitas vezes repetidas. Pertinentes? Porventura sim, mas tudo o que é demais enjoa.

- Dito isto, ou na verdade aparace quem queira desafiar esta Direcção e para isso tem que se começar a perder o medo de enfrentar a "máquina de imprensa" que necessariamente protege gente que ganhou estatuto e "networking" no mundo do futebol. Se não quiserem perder o medo têm dois caminhos: Ou integram a direcção "vendendo-se" em busca de uma futura "golpada" ou limitam-se a assistir no sofá, com direito obviamente à opinião.

A verdade sobre as alternativas é que nada muito se critica, mas poucos são os que actuam em sentido inverso. Ninguém, verdadeiramente, impede ou pressiona esta Direcção em sentido diferente aquele que está a ser seguido, pelo que não compreendo uma alegada revolta.

- Neste contexto, volto a reforçar que não consigo partilhar da opinião de quem considera Luis Filipe Vieira um "Cavalo de Troia" do Sistema. Considero, legitimamente, que o Presidente é benfiquista e com vontade de levar o Clube às conquistas, contudo demonstra uma efectiva impreparação para o cargo no contexto de gestão desportiva pura. 

Volto, neste enquadramento a considerar que o maior erro de Luis Filipe Vieira é o totalitarismo e a incapacidade de reconhecer a organização da SAD que, aos dias de hoje, na verdade gere todo o Clube.

Luis Filipe Vieira é hoje vitima de um conjunto de decisões que tomou ou, melhor dito, de diversas acções que foi influenciado a tomar. Este é talvez o pecado capital de Luis Filipe Vieira: Tem uma equipa de bons gestores empresariais, que não são mais que amadores gestores desportivos... e o SLBenfica é uma empresa de core business desportivo.

Ou seja, o que aponto ao Presidente e a estas quatro presidências não é o sentido que o Shadows aponta de falhas propositadas ou inusitadas... mas sim o facto de se ter rodeado de um conjunto de gestores desportivos amadores a acreditarem sem humildade que são excelentes gestores desportivos. Isto deu, então, origem a uma imensa feira de vaidades, de necessidades de esconder os falhanços para debaixo do tapete, de andar sempre a disfarçar os erros e criar uma imagem fictícia que justifique as situações e volte a criar alento.

Eu não tenho duvidas que o Presidente quer ver a aposta nos putos... mas deu demasiada corda ao Jesus e hoje em dia não tem mão nele e, pior que isso, já muita terra foi queimada. Mas é apenas um exemplo, muitas são as circunstâncias onde Luis Filipe Vieira ficou refém das atitudes de Domingos Soares Oliveira ou Jorge Jesus que, convenhamos, são excelentes profissionais, mas descontextualizados e com demasiado poder para aquilo que é a base fundamental que deveria sustentar a estratégia do SLBenfica... algo que penso que não existe no SLBenfica ou, pelo menos, não tem como drive a gestão desportiva (e deveria ter).

A dúvida que tenho é se Luis Filipe Vieira irá sair, agarrado a Domingos Soares Oliveira e a Jorge Jesus, ou se quer ficar como um marco histórico do SLBenfica e finalmente mudar o modelo de governance da SAD.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. "que o Presidente é benfiquista"

    É pá...vindo de ti não estava à espera desta. Explica-me então como é que um benfiquista faz as figuras que Vieira fez nos camarotes VIP do Dragão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho duvidas que a ambição do Presidente, nomeadamente quando era um nobre desconhecido, era bem maior que o seu benfiquismo. Podemos censurá-lo por isso? Não creio...

      Isso faz dele um "benfiquista dos puros", claro que não, mas é absurdo dizer que o homem não é benfiquista ou que é um enviado do sistema para nos destruir. Pode não ser um "maluquinho pelo Benfica", para fazer a analogia com a personagem do Sporting que está muito "na berra", mas é benfiquista não tenho duvidas.

      Eliminar
    2. Não tens dúvidas? Isso é grave, muito grave. No futuro irás perceber a gravidade dessa tua crença. Esperemos que não seja tarde demais.

      Eliminar
    3. Anónimo3/1/14 15:07

      Está na fase de negação, mas vai acordar, só espero que não seja de um pesadelo... Sinceramente não esperava ler o que acabei de ler do GB, estou perplexo...!

      Eliminar
    4. Anónimo3/1/14 16:45

      O Benfiquismo mede-se? Se sim, digam-me como.

      Eliminar
    5. Só o facto de se duvidar se o homem é benfiquista ou nao ja diz tudo...
      Algum sportinguista tem dúvidas que o BdC é sportinguista??
      Ja nem vou falat do Pinto...
      Enfim é triste!

      Eliminar
  2. Anónimo3/1/14 12:58

    Belo artigo GB, só faltou a conclusão: o que é que nós simples mortais podemos fazer pra lhe meter juízo na cabeça? Heróis precisam-se, cedo de preferência. Carlos

    ResponderEliminar
  3. Red Army Officer3/1/14 13:03

    este texto, mais uma vez, desculpa tt fracasso. já agora diga-me, a propósito da falta de alternativas, você conhecia LFV antes de vir para o SLB? N me parece! E a ser verdade, pactuar com isso, é falta de benfiquismo!! Portanto n pode afirmar q n há alternativas qd o LFV tomou o clube de assalto, baseando-se numa mentira e no engano, ao vir como DD para agora dizer que nada sabe de futbol! Como pode pactuar com alguém como LFV, amigo de PdC? Que tem as contas no vermelhíssimo e vai para mais um empréstimo? E que n vence nada que se veja!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. companheiro, não conhecia... mas também não digo que não haja alternativas, o que digo é que só conheço uma e não me parece melhor... onde estão os outros, conhecidos ou desconhecidos, aliás, desconhecidos de preferencia, porque de ilustres aquilo está cheio...

      Eliminar
    2. Red Army Officer3/1/14 16:33

      Se não conhecia, talvez deva sublinhar esses aspectos menos claros do Presidente. Como pode apoiar alguém que em tempos foi visita caseira de PdC? Só isto chega-me para não o querer na Luz! E já agora, pedia que respondesse em relação à questão de Vieira ter entrado na Luz como DD, sem perceber nada de futebol. Pode o senhor em consciência apoiar um mentiroso destes, que aceita um importante cargo sem perceber nada do assunto.
      É lógico que não conhece alternativas porque o regime totalitário n o permite. O senhor à cabeça rejeita Bruno Carvalho! Mas não rejeita um presidente que se recusa a um debate. Como podemos conhecer alternativas se um LFV se recusa a um debate e apenas diz que tem um projecto e depois nada concretiza.
      Em mais de 10 anos de presidência, como pode cair nesta trapaça? De um presidente que se ausenta nos momentos difícieis (são muitos para enumerar aqui), mas que nos parcos troféus que conquistou apareceu logo!?
      Deixo-lhe mais uma questão: crê ser normal funções importantíssimas da SAD estarem entregues a n/benfiquistas? Ou será que Vieira, no seu círculo de amigos e de confiança, n possui gente com conhecimentos na matéria?
      E para finalizar, deixo-lhe uma outra questão: se Vieira não cumprir o prometido em relação ao Mandato desportivo e a cabo de década e meia de Benfica, deve-se recandidatar? E se sim, o senhor tinha coragem de o apoiar?

      Eliminar
    3. Anónimo3/1/14 17:17

      Excelente e corajosa analise muito lucida ,nada a ver com certos comentarios paranoicos de quem esta sempre a ver espioes e infiltrados por todo lado.
      Ha coisas Menos bem feitas? Muitas,por exemplo nao consigo entender o porque de arriscar toda uma epoca na tentativa de ganhar a liga europa competicao para equipas ja eliminadas e outras que jogam para o quarto ou quinto lugar,nunca para equipas que lutam para o primeiro a nao ser que a distancia para o segundo seja irecuperavel. Ja sei que alguns pensam que o benfica deve jogar para tudo ,eu proprio penso assim so que o benfica fruto da enorme divida que tem para com a banca mas nao so, nessesita acima de tudo ser campeao nacional varias vezes seguidas para normalizar receitas e vencer um poder instituido de trinta anos.
      Quanto a formacao vamos ter calma porque ha miudos com muita qualidade no CFC mas jogadores que vinguem nas principais equipas com 17ou18 anos,na historia do futebol e a nivel mundial contam-se pelos dedos.
      Quanto a pouca participacao de benfiquistas historicos no dia a dia ja foi muita e nem sempre com os melhores resultados.
      Quem controla a BTV o clube ou a sad ? Faco esta pergunta porque gostava de ver a BTV muito menos amadora e ja agora cotada em bolsa individualmente.
      Carlos palma.

      Eliminar
  4. Em relação às alternativas... batemo-nos contra o sistema actual no futebol português, não nos batemos? E não pensamos nas alternativas, não pensamos no sistema que pode vir a seguir. Simplesmente batemo-nos contra algo que est
    á mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/1/14 15:21

      Pois é, o sistema sempre deu a volta aos benfiquistas, pelo menos desde que me lembro e mais uma vez enquanto muitos coitados têm a esperança de que com a aposentadoria do PC isto acabe, eu tenho outra... Quem não vê é porque não quer, toda esta teia, vai cair simplesmente porque sai 1 homem? É como acreditar que o salvador da pátria é o LFV e que não há ninguém capaz de levar o Benfica ao rumo que todos os benfiquistas desejam e sabem que este Clube tem potencial para. No meio de tantos Benfiquistas não há nenhum que preste para trabalhar para o Clube e não queira se servir dele? Não há nenhum que fale de menos e faça aquilo que os benfiquistas tanto almejam? Não há nenhum capaz de devolver o Clube ao lugar de que merece no panorama desportivo por direito e pela legião que o ama? Aposto que estão montes de lfv's por aí, ou melhores amigos do PC ( "que nem o conhecem, até são inimigos e tal") prontos para assumirem o benfiquismo repentino, para poderem tomar de assalto o SLB, como têm feito...

      Eliminar
  5. "- Neste contexto, volto a reforçar que não consigo partilhar da opinião de quem considera Luis Filipe Vieira um "Cavalo de Troia" do Sistema. Considero, legitimamente, que o Presidente é benfiquista e com vontade de levar o Clube às conquistas, contudo demonstra uma efectiva impreparação para o cargo no contexto de gestão desportiva pura. "

    10 anos como presidente mais 2 como director NÃO prepara?????

    Isto é defender o indefensável, na mesma "onda" de que não pode ser responsável por falta de títulos pois não dá chutos na bola....

    Uma coisa é certa este presidente NÃO é nem de perto nem de longe benfiquista (sim, com letra pequena)

    Como disse Camões: "O fraco rei faz fraca a forte gente."

    ResponderEliminar
  6. "- Neste contexto, volto a reforçar que não consigo partilhar da opinião de quem considera Luis Filipe Vieira um "Cavalo de Troia" do Sistema. Considero, legitimamente, que o Presidente é benfiquista e com vontade de levar o Clube às conquistas, contudo demonstra uma efectiva impreparação para o cargo no contexto de gestão desportiva pura. "

    10 anos como presidente mais 2 como director NÃO prepara?????

    Isto é defender o indefensável, na mesma "onda" de que não pode ser responsável por falta de títulos pois não dá chutos na bola....

    Uma coisa é certa este presidente NÃO é nem de perto nem de longe benfiquista (sim, com letra pequena)

    Como disse Camões: "O fraco rei faz fraca a forte gente."

    ResponderEliminar
  7. Dois pontos sobre este post. O primeiro, de acordo com o Pedro, LFV não tem coluna vertebral, ao ter o tipo de comportamento que teve nos camarotes das Antas, ao alterar os estatutos do Benfica como alterou e ao adulterar o n.º de sócio como adulterou. Entre outras situações. O segundo, tem a ver com o final do post, pelo que deixo uma pergunta: terá LFV condições (como se eles ainda as tivesse...) para continuar se despedir JJ, ou ainda acreditamos no Pai Natal e que desta vez é que vai fazer tudo bem?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/1/14 16:49

      Infelizmente para ti os exemplos que deste mostram exactamente o contrário, que LFV tem coragem e coluna vertebral. Há muita confusão nessa cabeça.

      Eliminar
  8. Quando praticamente se começa um post dizendo isto: À data de hoje, entendo que não há melhor alternativa para a Presidência do SLBenfica, não vale a pena discutir e trocar ideias acerca do Benfica.
    não consigo partilhar da opinião de quem considera Luis Filipe Vieira um "Cavalo de Troia" do Sistema, não é um cavalo de troia do sistema é do Pinto da Costa
    o maior erro de Luis Filipe Vieira é o totalitarismo e a incapacidade de reconhecer a organização da SAD
    Luis Filipe Vieira é hoje vitima de um conjunto de decisões que tomou ou, melhor dito, de diversas acções que foi influenciado a tomar: mas o que é isto? então o chefe supremo da nação benfiquista deixa-se influenciar e pressionar, logo ele que diz que é ele que decide e manda em tudo, não troques mais as mãos pelos pés, aliás és useiro e vezeiro em lhe apontares as culpas e logo a seguir dizeres que são os outros que o influenciam, isso nem os miudos acreditam nisso e quebra qualquer regra de liderança, parece o outro atira-te ao rio e diz que te empurraram
    ou se quer ficar como um marco histórico do SLBenfica e finalmente mudar o modelo de governance da SAD. marco historico do quê? um tipo que foi socio 24 anos do Porto, achas que alguem é socio 24 anos de qualquer coisa sem o querer? um tipo que festejou golos e vitorias do Porto contra o proprio Benfica? um tipo que tem o desplante de dizer em tribunal que era um homem de confiança do Pinto da Costa? já imaginaste dizeres em tribunal que eras um homem de confiança do Sam Giancana, paulo Gambino ou do Michael Corleone, tens noção da gravidade disso?, pergunta aos murcões se algum dia permitiriam isso? isso só acontecia no Benfica em mais clube nenhum, um tipo que adulterou os seus anos de socio do clube, tem um numero de socio falso e que nas ultimas eleições nem ele nem o opositor poderiam ser candidatos? que raio de presidente da assembleia tempos, quando devia ser o primeiro defensor dos socios?, será que não te chega de porcaria? depois disto ainda temos que levar com um passivo monstruoso, um tipo que apenas conseguiu vender um jogador e mesmo assim parece que ha duvidas, pela clausula de rescisão? que fez aqueles negocios brilhantes com o Atletico de Madrid, que fez aquela venda fabulosa do Roberto, um caso digno da PJ? Houve estou farto dele mas não é de agora, é que com o Vale levamos 3 anos, com este levamos com ele há 13 anos, o que de bom fez não chega nem para cobrir metade da trampa que fez, a meu ver não tem condições de continuar mas não é de hoje, é de há varios anos, pois dali não vem nada mais que isto, é natural que se ganhe um campeonato pois com um investimento brutal lá se consegue de 5 em 5 anos meter uma lança em africa e depois já vamos na epoca seguinte e ainda andam a festejar
    Aqui é o unico sitio onde ainda falo sobre o clube, mas chega a uma altura que já enjoa ler certas coisas, o que devemos fazer já nem é criticar porque isso não adianta, eles nem ligam é como o governo com as manifestações, mas tentar ver dentro do universo Benfica se há alguem que esteja disposto a chafurdar no lamaçal em que se transformou o Benfica, é inacreditavel e até doi como foi possivel deixarem fazer isto ao Benfica e como é possivel terem deixado gente desta ter tomado conta do clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu caro fica a saber que este imbecil do luis hibernou a sua condição de sócio precisamente aos 24 e mais uns dias como associado associado, já em dezembro de 2003.
      Podem discordar do meu impulso, mas o azulinho luxemburgues veiga, já em março de 2000 não era "made in Benfica".
      Tolerei 3 anos... mas sadicamente a tripeirada misturava-se com a caldeirada. Caldeira dá para o josé e o adelino...
      Quem são os donos da Sad Benfica. esqueçam por favor os 51% ...com confiança, sistematicamente o 33º não bate em muitas outras portas;)

      B T T

      Eliminar
  9. Anónimo3/1/14 15:47

    " À data de hoje, entendo que não há melhor alternativa para a Presidência do SLBenfica. O único que conheço interessado no cargo é Bruno Carvalho e não me revejo propriamente nas sua forma de actuar. Com o devido respeito, já estou cansado das criticas diárias, muitas vezes repetidas. Pertinentes? Porventura sim, mas tudo o que é demais enjoa"

    O problema é mesmo esse - a indiferença dos benfiquistas. Não se iludam - Vieira é um dos piores presidentes de sempre da história do clube.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/1/14 16:17

    Nada disso, Benfiquistas. Estamos todos enganados e não andamos aqui a fazer nada. Ao homem de confiança do filho da puta corrupto temos de dar mais 12 anos, para ver se acaba de fazer o serviço, se não é que não está já feito...

    CJorge

    ResponderEliminar
  11. Li com alguma atenção o texto, mas para ser honesto o que me prendeu a atenção foi o último parágrafo, sobretudo essa estranha forma de dizer que o que tem que mudar é a forma gestão da SAD.
    " Good governance " não é tão só e simplesmente mudar as pessoas; é um processo complexo, extremamente abrangente, que exige muito empenhamento, muita capacidade,e é matéria para uma discussão muito mais alongada, merecedora portanto de um comentário mais focado no tema.

    ResponderEliminar
  12. Penso que:
    1 - LFV não é nenhum cavalo de tróia.
    2 - Também não será Benfiquista.
    3 - Será alguém que foi "encornado" pelo corrupto-mor num negócio qualquer e teve no SLB a oportunidade de lhe devolver a sacanagem, isto a fazer crer naquilo que LFV aflorou em entrevista passada.
    4 - LFV, como qualquer "self-made-man", tem virtudes, mas também tem muitos "handicaps"! (vejam-se os muitos exemplos da nossa praça!)
    5 - LFV conseguiu levantar do pó o SLB mas agora não sabe como mantê-lo de pé e, pior que isso, fazê-lo caminhar, porque delega poderes em gente que, tal como ele, são também "self-made-mans" (JJ, por exemplo) talvez com mais defeitos que virtudes, pessoas que controlam apenas o que a vista alcança, mas não mais que isso, por falta de visão e de estratégia!
    6 - LFV não será (pelas suas origens) quem o SLB precisa para encontrar o caminho para lá do "Cabo das Tormentas" tendo, repetidamente e quando tudo parece mostrar que o encontrou, voltado à estaca zero.

    Fico deveras constrangido ao perceber que, dum universo de milhões de Benfiquistas, não se apresente ninguém com "tomates" para dizer aos sócios e a LFV que está na hora de, pelo menos, este não sair pela porta pequena.
    Antes me parece que, quem quer que tenha planos de liderar o Glorioso num futuro próximo, conta para isso que o SLB volte às ruas da amargura para poder aparecer como salvador da pátria!
    Ao mesmo estilo da dupla Vilarinho/Vieira!
    O que, para mim, vale ZERO!

    ResponderEliminar
  13. Pedro S.3/1/14 17:40

    "Anda tudo a confundir a beira da estrada com a estrada da beira..."

    Pelos vistos és o único a confundir as coisas!
    Tas a querer dizer que o Alberto João Jardim, Valentin Loureiro ou mesmo Isaltino são autarcas de exelência e que o que os trama é não perceberem de contas e leis??!!
    Tá provado que LFV é um homem do sistema o mesmo que todos por aqui, até tu, reprova, chama nomes e pede que sejam todos presos, mas, quando é para falar do presidente do Benfica chegas aqui e falas que o homem é um bom gestor e que não há igual para o Benfica??? Tas a brincar??
    Mas os meios justificam os fins só porque se fala em LFV um amigo de confiança de Pinto da Costa??
    Não brinques com a inteligência de quem aqui passa!! Um criminoso não deixa de o ser só porque é presidente do Benfica!! Aos criminosos o lugar deles á na prisão sitio onde LFV deveria estar, tá provado amigo não sou eu que o digo!!

    ResponderEliminar
  14. Como ainda é possível algum benfiquista apoiar o Tricolor. Se "despedimos" um Presidente que em 6 anos ganhou 5 Títulos . E preciso nao ter vergonha. ..

    ResponderEliminar
  15. Anónimo3/1/14 19:50

    ao ler certos comentarios de alguns benfiquistas?neste forum,ate me da vontade de vomitar...alguns Benfiquistas sao os proprios detractores do proprio clube,como se ve em certos comentarios.o problema deles nao e o SLB mas sim quem o governa,seja ele a b ou c...nem Cristo agradou a todos como e que o Presidente do SLB ha-de agradar a uma minoria que se diz benfiquista?isto que se ouve agora,nao e novo,ja em outras presidencias,alguns destes mesmos que aqui reclamam faziam o mesmo a outros que por la passaram...comoJoao Ferreira Queimado,Borges Coutinho,Fernando Martins,Joao Santos,Jorge de Brito,Manuel Damasio,Vale e Azevedo,Manuel Vilarinho e Luis Filipe Vieira...nao julguem que eu apoie o actual presidente,ja o apoiei,mas presentemente nao,porque ele ve e sabe que ha algo no SLB que esta mal e nao faz o que devia fazer arrumar a casa e por pessoas certas em lugares chaves na estrutura do futebol...treinadores,directores desportivos etc.etc.
    mas vejo por aqui tantas espertezas,sera que nao havera nenhum com capacidade para concorrer nas proximas eleicoes a presidente do SLB?
    Um abraco a todos e que o ano de 2014 nos traga grandes alegrias...
    Antonio Macedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @sr. antonio Macedo a esperteza está nas sad´s. Quando vou a um ginásio faço ginástica. Referiu e muito Bem outros Presidentes da Instiuição. O problema volto a sublinhar como o seara, as sad´s sr macedo procuram dinheiro de todas a cores.
      O nosso actual 33º presimente bate recordes de permanência e de passivamente vamos "quase" nos 500 Milhões.
      As arrumações não são made in Benfica à muito tempo !!!

      A crise vai fazer o Benfica campeão ainda neste actual mandato O sistema precisa de mais alimento e quer manter a "coisa";)

      Se ave que entrou na turbina tem mandado aquele pássaro de metal ao chão, queria saber qual era a sua alternativa.

      nota vomitada com amor: não convinha ser o meu querido Presidente da Fundação Benfica.
      Preferia um modelo aproximado ao clube de munique. Assim, um Capitão Humberto com um Maestro Rui Costa para alterar a coisa.
      O Benfiquista Macedo, parece-me entendido... acha que o bes investimento (os donos do passivo) aceitam estas coisas???
      Os amigos do 33º presimente dizem-me que não ;)

      Glorioso 2014 para si deste pobre Lampião.

      Benfica Todos Tempos

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking